Política

Moção de Censura é Instabilidade ou simples expressão da democracia?

Primeiro-ministro Patrice Trovoada diz que é normal. PCD considera que é um instrumento Democrático, o Presidente da República que está em Portugal, disse que é exercício da democracia, mas o facto de o MLSTP ter accionado tal mecanismo constitucional, gritos de instabilidade tomaram conta do país.

Nos países democráticos, abundam propostas de moção de censura contra governos, que até gozam de maioria absoluta no parlamento. Se o exercício desta prerrogativa constitucional, nos tais países democráticos, gerasse tanta fúria, e sentimento de instabilidade, como nos últimos dias em São Tomé e Príncipe, tais democracias, teriam simplesmente sucumbido.

O arquipélago que já conheceu dezenas de governos, muitos tombados através de moções de censura, arquitectados por líderes do actual partido no poder a ADI, em parceria com os membros dos partidos que formam a actual oposição, vive actualmente uma febre de nervos, por causa da decisão do MLSTP de apresentar moção de censura contra o actual governo.

O MLSTP que no passado orquestrou junto com a ADI de Patrice Trovoada o derrube do Governo do PCD e do MDFM, liderado por Tomé Vera Cruz, estará agora a contar com o apoio do PCD e do MDFM, para chumbar Patrice Trovoada, e consequentemente derrubar o seu governo da ADI.

Neste jogo de quedas governativas, através da activação do mecanismos legal e constitucional, a “Moção de Censura”, não há “SANTOS” em São Tomé e Príncipe. Talvez para pôr fim a fúria e a tensão que hoje se vive no país, por causa da “Moção de Censura”, com declarações que consideram o tal exercício democrático como sendo instabilidade, talvez os legisladores terão que rever a Constituição Política, eliminando tal mecanismo, e assim talvez ainda, criar um outro regime que será qualquer coisa menos democrático.

«Moção de censura é um instrumento democrático. Está plasmada na constituição política», afirmação de Delfim Neves, Vice-Presidente do PCD.

«Os partidos políticos querem fazer moção de censura, é normal. É um mecanismo que têm», declaração de Patrice Trovoada Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe.

O Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, em declarações a imprensa portuguesa, realçou a Moção de Censura como um exercício democrático, que não pode ser confundido com a instabilidade.

Mas esta sexta feira, algumas pessoas sobretudo motoqueiros, e marcharam pelas ruas da cidade de São Tomé, em manifestação. Pediam a continuidade do Governo, e exigiam mais 5 anos ao Primeiro Ministro, quando o mandato do governo é de 4 anos. Pelo que o Téla Nón apurou em consequência da marcha não autorizada pelas autoridades competentes, o país poderá conhecer nos próximos dias mais marchas e manifestações de maior vulto, pró e contra o governo.

Será que a o anúncio do uso deste mecanismo constitucional por parte de um partido político, a Moção de Censura, justifica a instabilidade ou até mesmo confrontos, que poderão advir nos próximos dias no país?

Abel Veiga

    39 comentários

39 comentários

  1. conceituoso

    27 de Julho de 2012 as 18:25

    Com essa moção de censura tudo indica que estamos mais perto de um barril de pólvora do qualquer outra coisa.
    O povo não aguenta mais. O que reina no país é jogo de interesses.
    Olha que o povo já está estressado com isso.

  2. Pedro

    27 de Julho de 2012 as 18:45

    A Ilha do Príncipe passará a ser capital do País…lolo

  3. josé castelo branco

    27 de Julho de 2012 as 20:11

    Abel Veiga

    É esta uma noticia ou um artigo de opiniao pessoal da tua parte como ente social e com afinidades próprias também?

    • Sensa

      28 de Julho de 2012 as 9:14

      Somente para estar plasmado no “telanon”, manifestação não se autoriza como mencionou no artigo “não autorizada pelas autoridades competentes”…
      E deixemos de tretas k a oposição só ker subir para o poder para lamber o dedo como opinou a praça publica… já se viu k os santomenses estão abrindo os olhos. O povo elegeu para 4… então deixe k isso aconteça, e depois tiramos as conclusões

      • beto

        30 de Julho de 2012 as 6:40

        estou de acordo consigo e o meu questionamento ao Abel Veiga, nao diz o contrário, se realmente me pode entender.

    • Biz

      30 de Julho de 2012 as 14:31

      È este o problema. O Abel não faz do jornalismo mais de politiquice.

      Se não o que é instabilidade politica? Não é inconstancia de um governo? Qual tem sido a cnsequencia de Moção de Censura Não é queda do governo. Quatos governos já trocamos desde 1993? E Cabo verde que iniciou o processo de democracia juntamente conosco quantos governos já tiveram?
      que é que mudanças de governos trouxe de bom para STP? È possivél governar um país em 1 2 anos como tem sido o caso neste país? O que de tão grave está a acontecer que o governo tem que cair? Gostaaria que o Sr. Abel respondesse a essas questões, ele que procura justificar e santificar esta nn mpção de censura e desgraça dos santomenses.
      As dividas que foram feitas para campanha presidencial estão acumulando e os politiqueiros santomenses estão pobre e querem eleções para se tomarem banho e depois sujar o povo com o resto da agua do banho deles?
      Povo santomense abri vista.

  4. Zzzzzzzzz

    27 de Julho de 2012 as 21:02

    Meu caro,

    Perdoa-lhe… é da instabilidade mental.

    • Chacuda

      27 de Julho de 2012 as 22:00

      Epa, respeita quem trabalha com honestidade estas a dar opiniao negativa porque pertences a algum partido politico deixa cada um fazer seu trabalho se nao fosse o Tela non muitas coisas que passam no Pais ficavamos sem saber. E se nao gostas porque le, no fundo gostas de tela non neh, Zzzzzzz, seu xanfrado.

      Forca, Abel, viva Tela non.

  5. Neves

    27 de Julho de 2012 as 21:03

    este mecanismo não deve existir na nossa democracia pelo facto de tipo de politicos existente em STP, viva o modelo de chancelaria em STP. vamos ver aquilo que vai acontecer ……..Borja

  6. ZE CARLOS

    27 de Julho de 2012 as 21:18

    Sejamos coerentes nas nossas atitudes, uma coisa é moção de censura em democracias evoluidas e com politicos responsaveis, outra coisa é moção de censura em S. Tomé onde o MLSTP, PCD e o MDFM ha muito arquitectaram um assalto ao poder a todo custo, porque sabe-se de antemão que esta moção tem mesmo como fim derrubar o Governo

    • Cauteloso

      29 de Julho de 2012 as 8:14

      Caro compatriota concordo em pleno com as tuas palavras.

  7. dPires

    27 de Julho de 2012 as 21:38

    Estão sempre a dissolver o governo… STP não vai para frente porque nunca um governo consegue acabar o que iniciou! Não estou agindo contra nem a favor da «Moção de censura», apenas estou exercendo a minha democracia ligada a liberdade de expressão, ou seja, dar a minha opinião.

  8. luisó

    27 de Julho de 2012 as 21:45

    Em STP existe deficit democrático e portanto falta de cultura democrática, o que também é comum a quase todos os países africanos se calhar porque após as independências terem vivido ou vivem sobre regimes totalitários e absolutistas ou que se libertaram e têm poucos anos de democracia.
    A moção de censura é uma prática nas democracias, ainda há pouco tempo em portugal houve uma proposta pelo PCP e que foi chumbada pela maioria. E se não houvesse maioria? Adeus governo…
    É assim em democracia.
    Não há que ter medo destas moções ou de outras dentro do quadro parlamentar.
    Agora cheira-me a provocação essa dos motoqueiros virem para a rua pedirem mais 5 anos. Como assim?
    Eles não sabem quanto dura uma legislatura? Não, não sabem, nem precisam, basta que alguém lhes pague para o dizer…
    Enfim se o governo cair não vem mal ao mundo nem a STP, ou o PR marca eleições ou faz um governo de iniciativa presidencial com acordo parlamentar de maioria e já está.
    Qual é o problema?
    Patrice não é jesus cristo nem o salvador da pátria, ninguém o é, o povo sim é o dono dos destinos de um País.

    • E.Santos

      28 de Julho de 2012 as 20:40

      O exercício da democracia também faz-se com bom senso. O PCP saba que a moção de sensura seria chumbada. Portugal não se pode dar ao luxo de falhar no seu compromisso. Quiseram sim, chamar atenção do Governo, porque de facto, o não se podem sentir largados.
      Nós também não estamos em condições de nos dar ao luxo de falhar e demonstrar que o país é uma bandalha. Neste momento em que todos estão a fechar os cordões a bolsa, só vai se safar quem se mostrar responsável e fiável.
      É esta a imagem que temos de garantir, deverá ser este o pilar da nossa democracia.

  9. Francisca Delicia

    27 de Julho de 2012 as 23:25

    A maior motivação para esta “monção de censura” é o desespero. Este pessoal da oposição esta todo com a corda no pescoço. O dinheiro que amealharam enquanto estiveram no poder já acabou e a malta esta cheio de dívidas juntos dos bancos, com casas por pagar e por acabar, com guarda roupas a cheirar mofo, porque já não há dinheiro para sair em viagens e comprar na europa. Esta é uma luta pela sobrevivência. Enquanto, não aparecer um grupo de pessoas com poder e vontade de mudar o rumo das coisas, fundamentando a criação de verdadeiros empregos iremos continuar nesta luta e o pais nunca sairá desta “Guerra Civil” sem armas. Não me revejo em nenhum destes partidos políticos. Em S.tomé e Principe nenhum partido tem uma ideologia própria. São grupos de interesse que se fazem e desfazem de acordo com a necessidade de cada um. É por isso, que ora o PCD coliga com MDFM, ora com o MLSTP, ora deputados de um partido da oposição defendem os interesses do partido no poder.

  10. zeme Almeida

    28 de Julho de 2012 as 1:13

    E um artigo de opiniao pessoal.Ate o cego esta ver.

  11. Eliseu Neto Vaz

    28 de Julho de 2012 as 8:41

    se for de opiniao pessoal , nao faz sentido termos o tela non….pq as opinioes sao relativas. gostaria que o abel veiga respondesse a essa pergunta que acho normal.

  12. TVSA-Televisão Santomense Aberta

    28 de Julho de 2012 as 11:17

    Face ao que aconteceu ontem nós queríamos fazer saber o seguinte:
    Num estado de direito democrático,nós achamos normal a moção de censura.Agora os contornos e a maneira em que o ADI está encarando tal situação é que é gravíssima.Vejamos antes falavam sobre manifestação sem rosto! Ora a manifestação de ontem foi organizada sem rosto mas está claro que foi orquestrada pelo Governo,pela TVS e Câmara distrital de Água Grande que pagaram avultadas somas em dinheiro aos motoqueiros,candongueiros e vendedores de comprimidos,embebedando os mesmos com cerca de 4 milhões de dobras tornando-os inconsientes,drogados e totalmente ébrios como pudemos bem observar nas imagens montadas por TVS.E como se não bastasse vejamos:
    Foi entregue ao “KÓDIA” em oferta um viatura TERIUS cinzenta nova mais um montante de 280 milhões de dobras para esta operação que teve início desde a passada 3ª Feira de manhã nos arredores da rotunda perto do palácio dos congressos.O que diz a TVS “MANIFESTAÇÃO EXPONTÂNEA” é apenas uma farsa! Soubemos que antes da manifestação a TVS preparou a Equipa da TVS composta por ÓSCAR, um EDMUNDO FERNANDES que eles lá chamam BABÁ,MARITO um filho de Sr MÁRIO um que Pinto da Costa sempre ajudou na vida,um tal Jornalista chamado JOÃO RAMOS,mais um de Camaramen IURI toda equipa lá de TVS que faz trabalho directo pra ADI e que além de salário de estado também recebem dinhero especial de ADI e de Gabinete de Primeiro Ministro.Qualquer manifestação tem que ter rosto! De ontem não tinha rosto? Tinha sim: Nós vimos.Era rosto de ADI através dessas pessoas de TVS.Nós gostaríamos de perguntar o Sr Comandante Distrital de Água Grande como ele pôde deixar uma situação dessa ser levada a cabo uma vez que indicia desacato de ordem pública uma vez que não teve autorização e já era do conhecimento do Comandante e do Comando da Polícia.Portanto nós os jovens atruibuímos toda e qualquer responsabilidade a qualquer eventual situação de instabilidade que puderem vir a acontecer no País fruto da origem desta situação de ADI está criar agora no país corrompedo os pobres com bebida,donhero e droga para saírem à rua,quando realmente,mentalmente estão fora de sí.Nós conhecemos bem as pessoas que falaram.Estas mesmas pessoas depois disso também já falaram com outras pessoas e explicaram tudo.Por isso nós os jovens que nao temos partido;que já terminamos Liceu há dois anos;estamosaquí atirados à nossa sorte deixamos toda essa preocupação aquí neste fórum de TélaNón que graças a isto nós temos como fazer chegar a nossa voz.Também culpamos a TVS de todo mal social que está a decorrer no País:Nós conhecemos toda gente que trabalha lá,qué cada cada um faz,porquê que faz,porquê que não faz.Eles são maiores causadores de instabilidade no país porque não nos informam com verdade.Já corromperam até jornalistas e comentadores de RDP Africa como Jerónimo Moniz,esse conetador Abílio Neto,Carlos Menezes etc que recebem dinheiro de governo de Patrice,para além deste s de Radio Nacional Como Maximino Carlos etc.
    Viva a Democracia.

    • TVSA-Televisão Santomense Aberta

      28 de Julho de 2012 as 11:25

      Nós esquecemos de também alertar de que o rosto virtual que estava por detrá e também financiou esta desordem é o Libanês “RAMI”.E toda esta operação era do conhecimento de sô Patrice.

    • E.Santos

      28 de Julho de 2012 as 20:45

      Vocês estão desesperados, isso sim. ~Estão a subestimar o povo São-tomense. A manifestação tem rosto sim. O rosto de um povo sofredor, de um povo há 37 8 anos enganado por todos. Este povo que já não está mais disposto a brincadeiras com o país e com os seus destinos. Que já não está disposto a alimentar larápios da sociedade.
      Vão trabalhar e deixem os outros trabalhar. Poder só daqui a 2 anos, na urna.

    • Fruta pão

      1 de Agosto de 2012 as 14:13

      TVSA-Televisão Santomense Aberta:

      Prove que é verdades que todas essas instituições pratrocinaram a manifestção? O povo quer mesmo saber…Se tens a dúvida se é ou não espontanea,vá a rua e fale dos vossos partidos: PSD/PCD e MDFM e vais ver com os teus propios olhos o que acontecerá contigo mesmo…

  13. peter

    28 de Julho de 2012 as 11:42

    sao tome telaaaaaaaaaaa

  14. E.Santos

    28 de Julho de 2012 as 14:56

    a Moção de censura é um instrumento da democracia sim. O problema é que em São Tomé, isto é usado para criar um ambiente de instabilidade e para se conseguir assambarcar o poder. O que os outros partidos fizeram que este não fez, para que se ponha uma moção de sensura? É a primeira pergunta. A segunda pergunta é: Numa altura em que o FMI está a elogiar a execução orçamental do Governo, que fundamento têm para moção de sencura? Porque o Governo está a enganar o povo? Com quê? O que é que nós temos que vamos perder?
    A verdade é que o Povo está farto disso. Seja do ADI ou contra o ADI, o povo está farto de instabilidade. Precisamos ter um rumo. Precisamos de ter tempo para concluir alguma coisa. O que são 2 anos para um governo?
    Nem empresa falida em que se reinveste esperamos que ela se recupere em tão pouco tempo. Qual a fórmula destes senhores afinal?
    Deixem o Governo Governar até ao final do mandato, apresentar as suas contas e aí sim fazemos a avaliação do seu mandato.

  15. ANCA

    28 de Julho de 2012 as 20:39

    Por todos os males que já nos causaram irmãs e irmãos SãoTomenses.

    Lembrem-se, mais de metade da nossa população, está abaixo do limiar a pobreza.

    Na miséria, na fome e na pobreza extrema.

    • ANCA

      28 de Julho de 2012 as 20:42

      É tempo de dizer basta.

      Se têm má pinta, dámos-lhes uma pica, e pômos-lhes á andar, á ir trabalhar, cavar terra.

      • Estudande do profissional em portugal

        29 de Julho de 2012 as 12:33

        Mas Valíamos ficar de boca calada do que estar ai comentando, se notarem bem o governo sempre é que falha, más quem paga sempre somos os peixes piquenos e de uma forma brusca, nunca conseguem resolver os seus problemas como devém ser más vivem sempre tranquilos, nó é que vivemos mal nisso tudo, se hoje reclamo é porque já fiquei muito tempo de boca calada, o nosso Ino começou bem (independência total), nisso temos todos a real certeza, más acaba mal (Hino sagrado de combate) porque vocês peixes grande não lutam pelo melhor do vosso país e julgam que tudo cabe nas nossas cabeças, já confiamos em vocês e colocamos vocês onde estão vê se faz algo por nós e não nós deixe assim nas mãos…O nosso país é muito pequeno pra tudo isso acontecer que pouca vergonha, á vários anos que estamos fora de S.Tomé e o governo nem nos dá a real importância, sempre vai fazer e nunca faz nada, não estou voz pedindo nada uma vez que nem a paz e sossego têm os que estão na terra natal , más eu e os outros viramos só voz peço a tranquilidade e o sossego pra minha terra natal . Espero receber boas notícias ao respeito do tal acontecimento, sou do partido da verdade e sem querer encher os bolços.Gente o poder sem moral transforma-se em tirania, e o melhor guia da razão prática é a moral.

  16. Pidu Mamom

    29 de Julho de 2012 as 6:51

    TVSA-Televisão Santomense Aberta,tenha cuidado com a língua e não ande a falar asneiras.E por favor respeite o Sr Jeronimo Moniz,o único santomense que promove a imagem do país além fronteiras.

  17. Anca

    29 de Julho de 2012 as 10:58

    Onde faltava, água a 37 anos, agora há, onde faltava energia há 37 anos há, onde faltava aulas por causa da energia agora há, a inflação está a diminuir, jamis houve registo de casos de corrupção no País.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

    • Anca

      29 de Julho de 2012 as 11:57

      Aos membros do MLSTP/PSD, e do PCD/GR, damos-lhes uma pica através do voto nas proximas eleições e pômo-lhes a andar, a aprender a trabalhar que nunca sabem ou souberam fazer.

      Pratiquemos o bem

      Pois o bem

      Fica-nos bem

  18. manga dôbôoo

    29 de Julho de 2012 as 11:08

    Meus senhores do Partido MLSTP, PCD, MDFM, por favor deixe o governo terminar o seu mandato…
    Que nós já estamos muito cansado…
    Tenham vergonha nessa puta da cara, senhores ladrões sem carácter…
    JA VI TUDO….

  19. Estamos tramados

    29 de Julho de 2012 as 13:54

    Meus Caros
    Esta manifestaçáo teve grande rosto do ADI. Perguntem ao senhor Leovigildo Mascarenhas que tem a oficina do Estado onde é que ele ia buscar dinheiro para dar ao Zagulido para preparar a manifestação. Nós estamos bem atentos com toda essa gente. Senhor Leovigildo Mascarenhas e o seu sócio Rami. Esse Mascarenhas é um grande vira casacas.

  20. João Kibonda

    29 de Julho de 2012 as 16:46

    Povo Santomense,vamos com consciência analisar o comportamento dos nossos políticos que já passaram pela cadeira de governação. A conclusão chegada é que os verbos foram sempre conjugados só na 1ª pessoa de singular (eu, eu, eu…) Conclusão: os partidos que já lá estiveram e tinham a oportunidade de fazer algo por esse país, nada fizeram.Sou de opinião que esses senhores devem por de parte o orgulho pessoal e egocentrismo em excesso,de modo a deixar o atual governo concluir a sua legislatura. No fim, o próprio povo se encarregará de avaliar a sua governação. S. Tomé e Príncipe não merece ser bola de berlinde.Cada um só pensa em ter mais e mais, marimbando para o Bem estar do Povo e o desenvolvimento do País. O MLSTP/PSD dirigiu o destino deste país cerca de mais que uma dezena e meia de anos, na altura deveriam fazer algo de bom e melhor para o desenvolvimento do País, mas nada fizeram.
    PCD/GR, embora com menos anos de governância, também teve a oportunidade de fazer algo, mas nada fez.
    Fala-se das corrupções, dos alimentos adquiridos já deteriorados, construção da doca que hoje parece um elefante branco,ninguém respondeu por isso. Será que as pessoas envolvidas nesses escândalos estão a ser fiéis, conscientes e honestos para mais uma vez merecerem votos do povo que traíram?
    Se pensarmos um pouco, não é difícil concluir que esses partidos só querem é governar custe que custar, alegando como sempre com a teoria barata, que estão a favor do povo. Se assim fosse, teriam feito algo para que país com 37 anos de idade tivesse outro rosto, no que concerne ao seu desenvolvimento sócio-económico.
    O povo que esteja atento com as manobras daqueles que em seu nome, querem usufruir do bom e melhor. Não pensem que a pessoa que manifestou o seu desagrado pertence algum partido. Esta pessoa não pertence nenhum partido. Simplesmente santomense que orgulha ver esse país desenvolvido. Quando? Só Deus sabe.
    Não se esqueçam que o homem manda com tempo, Deus manda por toda vida.

  21. delta

    29 de Julho de 2012 as 18:56

    Povo de S.Tomé e Príncipe por favor acorda(bili uê)!
    Não podemos estar pávidos e serenos a espera que um grupinho intitulado salvador da pátria, decidam por nós ao seu belo prazer, utilizando a filosofia barata de que estão a favor do povo. Disto, temos a certeza que é pura mentira. Se assim fosse, os do MLSTP/PSD, governou mais que uma dezena e meia de anos, se quisessem trabalhar para o desenvolvimento, na altura que havia ajudas em abundância, teriam feito algo benéfico para este país e por consequente para o bem estar do povo.
    PCD/GR, embora tenha governado menos tempo que o seu compadre MLSTP/PSD, também teve a oportunidade de dar o seu préstimo em relação ao desenvolvimento sócio económico deste país.Infelizmente não fizeram, até parece que quando estão no governo, se esquecem das expressõe: desenvolvimento, bem estar do povo, insenção de corrupção,consciência e a honestidade na gerência da coisa pública. Hoje, fora de governo, apontam dedo a tudo e a todos, fingindo que são os únicos capazes de fazer melhor, o que não provaram quando eram governantes. O que souberam provar é conjugar os verbos na primeira pessoa do singular, utilizando sempre o pronome pessoal eu, eu, eu,eu… Temos tristes exemplos de alguns desses ex-dirigentes envolvidos em casos de corrupções, casos de Doca de Pesca, arranjos de passeios da cidade capital, compra de géneros alimentícios com o financiamento do Brasil, mistérios que envolveram a compra de barco que faz a ligação entre S.Tomé e Prícipe, etc, são os exemplos que nós os povinhos entregue a nossa sorte,devemos meditar, meditar, maditar, antes de depositar os nossos votos aos partidos que subejamente já provaram que traíram a nossa confiança e a nossa expectativa.A pessoa que manifestou o seu desagrado não pertence a nenhum partido. É alguém que orgulha ver o desenvolvimento sócio económico de S. Tomé e Príncipe.Quando? Não sei. Só Deus sabe. Uma coisa é certa, um país só é livre, quando alcançar a liberdade económica.

  22. Anca

    29 de Julho de 2012 as 22:19

    Uma pica e pôlos( os membros do MLSTP/PSD e do PCD/GR) a andar, aprender a trabalhar, a produzir, criar riqueza para o País

  23. Herminia

    30 de Julho de 2012 as 9:12

    Não visto camisola de qualquer partido. Sou um quadro tecncico, como tecnico sinto-me ter estado a dar o melhor para esta Terra Sagrada, que hoje, alguns dito politico, querem a transformar no # inferno# pela defesa do seu interesse pessoal ou em defesa do grupo com o qual tem compromisso. Veja, tem havido comentario que o Governo nada fez e o que tem feito é continuar com projecto de outro governo. Que bobice, que má fé. Pelo menos, estão a continuar com os projectos anteriores, não como outro governos, que distruam tudo, para um recomeçar eterno, de forma aproveitar do projecto.Isso sim é sentido de responsabilidade, sentido de querer fazer, portanto deixe-os fazer. Hoje, podemos ver, uma simples viatura pode chegar ao Porto Alegre; hoje o Governo está iluminando tentanto iluminando todo País,o fluxo de abastecimento de água esta melhorando; situação economica está dando sinal positivo; Meus senhores, os politicos de bom senso deste País, ajudem o vosso Povo. Façam para terem razão amanhã. De consciencia tranquila, eu digo, apenas falta 2 anos, estejam sim atento, mas não deixem que os interesses obscuros vos enfernizem.É preciso que nos liberetemos, o que falta muito aos nossos dito politico,,,falta de liberdade de pensamento, de imaginação, de decisão, de auto-estima, agem segundo a vontade dos outros…isso é que é o mal dos nossos politicos e de alguns santomense.Não agem segundo a consciencia, agem de acordo aquilo que os outros querem que façam. A minha conclusão de tudo isso, é o grande receio de alguns elementos da oposição,que as coisas de factos venham mudar, e se isso acontecer, adeuá congo…o proximo Governo será o ADI.Se isso acontecer, sinal melhores para o Pais, todos nós, os santomenses, benefiaremos com isso, por isso, vamo-nos unir para o bem comum. São Tomé e Principe livre e desenvolvido.
    Viva o Povo de STP
    Viva o MLSTP,Viva ADI, Viva PCD, Viva MFDM.
    Unidos venceremos

    • maria

      2 de Agosto de 2012 as 19:00

      Por favor quero pedir lhe para usar um nome de qualquer coisa ou ja que usa este poe o seu apelido, porque ja esta a causar problemas a outras pessoas que tem nome Herminia.Obrigada.

  24. CAO SEM SORTE 20

    30 de Julho de 2012 as 16:46

    Muito boa tarde, nao percebi bem esta situação k esta a pasar no nosso país, o k os grupos politicos estão a fazer, para mi eles estao a quere confundir o povo coitado k naoa sabe ler nem escrever, ” eles oo politico” quer aproveitar disso para voltar a fazer os seus negacio, como todos ja sabem que em sao tomé, muito enrequece com a campanha, quando vao ao poder esquece de povo, mas como o povo de sao tome é cão sem sorte é por isso que ” eles aproveitão, com isso quero pidir o povo dessa vez para ficar bem atentos com essaa mambras que andam por ai, durante 37 anos que esste povo esta na miseria, só tiram barriga na miseria em dois meses e esqueçam que de quatro anos de mandato de cada governo, isso é se for até o fim, como por exemple que estamos a ver agora,o MLSTP ja governou o que que fez para povo NADA, o PCD ja governou o que que fez NADA, MDFLPL ja governou o que que fez NADA, tambem o ADI ja governou o que que fez NADA: entao eu pergunto o que será de povo de STPque esta sempre em misseria É melhor chamar os estrangeiro para governar esta terra, assim vomos afundar cada fez mas, PÔVÔ DÊ SAN TOMÈ BÎLÌ UÊ ACHÊM NÓ SÁ MALÌ. FUI!!!!!!!!!!!!!até breve, Asinado CAO SEM SORTE.

  25. Germano da Silveira

    31 de Julho de 2012 as 9:48

    Na minha opinião STP já é um pais pobre. já é um país que muitos sucessivos governo não consiguiram dar respostas basicas que um ser humano carece. Todos nós que temos mínimo de conhecimento que em STP só pode haver promessa. Nenhum deles vão resolver nossos problemas.

    Estão la por “poder, dinheiro, fama curricular para ter prestigio nacional e internaciona”. Não há filantropicalidade em todos esses partidos. Ninguem investe avultada soma do dinheiro só por caridade com excepção dos Bills entre outros.

    Daí que importa dizer os seguintes:

    1. Moção de censura é um instrumento constitucional aceite num Estado de Direito e Democrático que o legislador prevê;

    2. Nenhum país atrase porque o governo foi censurado, acontece mesmo com os partidos com maioria parlamentar;

    3. Mesmo em outros países desenvolvidos ou não raramente um partido consegue terminar uma legislatura sem maioria parlamentar;

    4.Este partido que não possui a maioria parlamentar também existe instrumentos para reverter a situação. Como por exemplo em vez de comprar os deputados, desembaraça de arrogancia, e chame a oposição para as grandes questões do país. Exemplo em Portugal raramente o PS e PSD vão na onda doutros partidos quando apresentam moção de censura ao governo. Têm politica diferentes mas,são estratégicos;

    5.Moção de censura não gera instabilidade. Esta não foi e nen será o pensamento legislativo.Tudo isso é mito.”instabilidade e país não avance” O que têm gerado instabilidade são insuficiencia das nossas estruturas, ineficencia do nosso povo e jogo politico também do partido censurado. Nenhum país atrase por causa da queda de um governo.

    Não existe nehuma manifestações espontâneas mas, sim grupos dos individuos que são pagos emanados e monopolizados pelo partido no governo. Isto é grupos de jovens venderores, TVS, esse tal de Abilio Neto também é imparcial.

    4.
    2.

  26. Addy Veiga

    2 de Agosto de 2012 as 21:57

    Se a minha opinião não ferir sensibilidades vejo oportuno relembrar 1ª que este diário digital informa do acontecido e não do imaginário, apesar da minha linhagem sanguínea com o editor acredito que aos olhos de tantos leitores seria quase impossível fictíciar a realidade, mas todas as opiniões são aceitáveis, em segundo lugar e quero talvez aqui deixar ao editor um proposta de interrogação, sem duvida nenhuma que o acto da moção é democrático esta na constituição que vigora e não mais a de se dizer sobre isso porem acho que se olharmos para traz concluiremos ( os letrados ) que a moção tem sido usada de forma indevida dai a pergunta que deixo ao editor que talvez possa ser a mais acertada neste caso é :
    Nos regimes como o Alemão existe o que é chamado de moção de censura construtiva, com a ma utilização deste mecanismo não será? propicio São tome e príncipe alterar a moção de censura actual para uma construtiva????

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo