Política

País entrou numa espécie de pré-campanha eleitoral

Intensas movimentações políticas marcam este fim-de-semana em São Tomé e Príncipe. ADI, está bastante activo desde que tomou conhecimento da fracassada manifestação popular, a oposição também está a redobrar-se em reuniões nas cidades e no interior do país.

A pobreza aumentou bastante nos últimos 2 anos em São Tomé e Príncipe, a par da degradação social, sobretudo a nível da saúde. É verdade e deve ser dita mesmo que doa bastante.

Soluções para os problemas sociais e económicos que enfermam as populações, parecem não existir, ou então não são visíveis. O poder ainda não conseguiu dar um sinal de esperança no atendimento as necessidades básicas do povo. O Chefe do Governo prometeu em Janeiro que o país iria arrancar em 2012. No entanto a carestia de vida agravou ao entrar no segundo semestre de 2012. De concreto o país prometido para arrancar nesse ano, parece ter regredido um pouco mais.

Por sua vez a oposição também ainda não conseguiu apresentar alternativas, para a desorientação social que se vive. O povo diz todos os dias, que a sua vida está cada vez pior. É verdade e deve ser dita mesmo que doa bastante.

A oposição que se manteve calada quase dois anos, para deixar o “Governo Trabalhar” decidiu em Junho último, exercer com mais firmeza o seu papel de fiscalização da actividade governativa, como manda a lei fundamental do país.

Debates sobre as questões de interesse nacional, na casa da Democracia, o parlamento, tornaram-se impossíveis. O poder e a posição, não conseguem se entender sobre a realização daquilo que é a alma da democracia, o debate do contraditório.

Por três vezes consecutivas, a oposição ficou a falar sozinha no parlamento.

A Assembleia Nacional, passou a ser casa para simples aprovação de alguns diplomas. Debates sobre questões de fundo, NUNCA. Mas estamos em democracia, e os actores políticos sempre dizem que são pela democracia e defendem a democracia.

O debate frontal, é ciclicamente suspenso. Prefere-se falar horas e horas, para as câmaras, sem quaisquer hipóteses de haver contraditório. É a nova e moderna democracia, são-tomense. Nos países talvez, de democracia pouco evoluída, o Primeiro-ministro presta contas aos representantes do povo, quinzenal ou mensalmente. Em São Tomé e Príncipe, nos últimos 2 anos, essa alma da democracia, o debate de contraditório, ainda não foi possível revelar-se.

Nesta nova e moderna democracia são-tomense, a oposição é  considerada pelos especialistas desta moderna democracia, como um perigo, “forças do bloqueio”, que pretendem abocanhar os recursos, que de forma honesta, pura e sem máculas, têm sido geridos, pela “força da santidade, do bem, e do progresso”.

O povo, que cada vez mais sofre, é verdade e deve ser dita mesmo que doa bastante, ainda não conseguiu ser purificado pela graça do BEM. Até agora o povo tem vivido das palavras. Aliás como diz a palavra sagrada, “não só do pão vive o homem, mas também de toda a palavra”.

Nesta democracia moderna, em que só 1 deve falar, fazer e desfazer, e outros não devem tossir, para não serem considerados como sendo do contra, ou força de bloqueio, surgiram sinais preocupantes nos últimos dias.

A oposição ousou revelar a alma que a nova democracia, talvez não aceita, “O DEBATE frontal e directo” na casa parlamentar.

Por uma questão de horas de duração do debate, e da distribuição do tempo por cada grupo parlamentar, aquilo que deveria ser o primeiro debate da nova democracia, acabou por cair.

A Moção de Censura proposta pelo MLSTP, logo a seguir, terá sido precipitada. Precipitada, porque pode ajudar a nova democracia a ofuscar a sua inoperância, em termos de solução dos problemas gritantes, que têm a ver sobretudo com a barriga dos são-tomenses.

A nova democracia, poderá encontrar na Moção de Censura, refúgio como VÍTIMA inocente. A inocência no rosto da VÍTIMA, pode gerar sentimento de misericórdia em franjas da população, que apesar da penosa situação de vida, corroborarão na campanha com vista a “deixar a vítima inocente trabalhar”.

No terreno os trunfos da vitimização, já estão a ser lançados. Empresários de campanha, já estão a circular com novas viaturas, dia e noite, ao serviço da nova democracia. Manifestações ditas espontâneas, e também sem rosto, já começaram a surgir. Estas manifestações sim, são consideradas pelos analistas da nova democracia, como legais e democráticas. Outras também sem rosto, que estavam previstas para acontecer, foram condenadas pelos mesmos analistas, por serem anti-democráticas.

No entanto, a oposição também intensificou as reuniões diurnas e nocturnas, nas cidades e no interior.

A oposição, nomeadamente o MLSTP, parece estar de cabeça rija, em relação ao projecto de Moção de Censura. A conquista do poder, o mais breve possível, poderá estar a tirar discernimento ao maior partido da oposição, que com a moção de censura, pode estar também a fazer exactamente o jogo do poder da nova democracia. Ofuscar, o actual desnorte  governativo, com o desviar das atenções para uma crise política.

São Tomé e Príncipe, é assim….

Abel Veiga

    52 comentários

52 comentários

  1. ZE CARLOS

    29 de Julho de 2012 as 15:50

    É um facto de que o Governo tem defraudado as expectativas, mas a oposição ou os opositores também não representam nenhuma solução de momento…. Creio que o melhor seria deixar o Governo completar a lesgislatura e depois daí julga-lo….

    • Carlos Espirito Santo

      29 de Julho de 2012 as 23:24

      Depois da coligacao MLSTP/PCD agora parece que eles tambem ganharam uma imprensa manipuladora com um inico obijectivo. Ajudar na politica de terra queimada para atacar o governo a todo custo. Abel so nos ultimos dois anos a pobreza agravou nas Ilhas?
      Abel. Nao lhe fica bem esse papelao.
      Estamos em democracia onde cada um e livre para defender o seu ponto de vista, mas com verdade. E quando tomamos um dos lados como o tela non tem feito, devemos ser frontais e assumir o nosso lado. Nao nos venha com bandeira de isencao, sendo claramente papagaio e pior tomando parte dum dos maiores corruptos Sao tomenses. Delfim Neves/ STP TRADING.
      Porque acredito piamente que Abel e um grande Sao tomense vai publicar esse comentario mesmo lhe sendo adverso.
      Carlos espirito santo.(quinta de sto antonio)

    • Ôssôbô

      30 de Julho de 2012 as 13:07

      Caro Amigo Zé Carlos!!
      Eu OSSôbo concordo plenamente consigo!
      O melhor é deixar que o governo complete esta legislatura para não mergulhar o país na nova crise política! Assim a oposição continuará a fazer o seu trabalho porque efectivamente, não vejo a oposição como solução para S. Tomé e prícipe principalmente o MLSTP que lá ja esteve e que nada se viu!
      Fuuiiuiuiuiui!

  2. Eusebio Neto

    29 de Julho de 2012 as 16:36

    Abel Veiga, parabens, e excelente o teu artigo. Para os de boa fe, le-se que se trata de uma leitura isenta e pura, feita por alguem bem atento ao que se passa no interior do pais e que nao se perde com coisinhas de nenhuma ou infima utilidade. E de analistas dessa indole que precisamos para entender e contribuirmos para a verdade. Parabens e por favor, faca o que puderes para ajudar os aossos “analistas” politicos poltronados na Europa a encontrarem as palavras e e letras da verdade e da imparcialidade. Urge fazer analises desprovidas de cores e tendencias. Ninguem mais tem dificulades para concluir que os nossos compatriotas que usam, por exemplo, a comunicacao social portiguesa, sao autenticos politicos activos e partidaramente expostos. Nao basta parecer e determinante ser. Reparemos nas intervencoes do Abilio Neto no programa Debate Africano da RDP Afrca. Ele e incapaz de se desassociar dos rancores que lhe movem e de uma indiscutivel afinidade a ADI e ao excelentissimo senhor Primeiro Miniatro Patrice Trovoada. As vezes ate parece que ele fala sob encomenda. Vamos ser esponsavel porque neste momento a verdade esta bem patente: o goveno tem de concluir o seu mandato e depos ser julgado pelo povo santomense. Nada de de censura mas, antes conversacoes serias e criticas para melhorar o que esta mal. Nao ha duvidas, cronistas como Ablio Neto, sio prejudicam as relacoes entre os politicos e torna muito mais dificil o necessario entendimento entre o governo ligitissimo da ADI e a Opsicao parlamentar ligitimada pela maioria da populacao santomense. Deixem os homens conversarem e nao aproveitem os acidentais e normais desacordos entre eles para trazerem ao de cima os odios e rancores particulares de cada um! Viva ADI/Governo/Patrice Trovoada e viva a Oposicao?MLSTP/PCD/MDFM para que viva S. Tome e Principe.
    Parabens Abel Veiga!

    • sandra

      30 de Julho de 2012 as 15:42

      Não é novidade para ninguém que o Abílio Neto tem problemas de recalcamento que limita as suas análises políticas. Mas também é verdade que S.Tomé e Príncipe foi-se construindo neste clima de rancores, recalcamentos, ódios e outros comportamentos que limitam a nossa capacidade de mobilização e solidariedade para a causa de desenvolvimento. Basta ler com atenção os textos de Gastão Torres ultimamamente e as respectivas réplicas.
      Estas pessoas todas e sobretudo o Abílio Neto deveriam saber que serão tantos mais credíveis e respeitados junto dos que os ouvem e lêem se conseguissem fazer um exercício de distancimento nas suas anáilises políticas. No fundo, quem está disposto a ouvir ou ler, com respeito, um recalcado ou ressabiado?
      Um bem haja a todos
      Por S.Tomé e Príncipe mais solidário e próspero
      Sandra

  3. De Longe

    29 de Julho de 2012 as 16:37

    Como dizia o Sócrates:
    _ “O preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por pessoas que te são inferiores”.
    Pelo menos eticamente a palavra “inferior” nesta frase não será mal aplicada por vários são-tomenses que tentem avaliar o que se faz na política do país.
    Todavia, ninguém de boa consciência deverá queixar-se da triste consciência política são-tomense.
    A política seguiu o rumo que se vê porque várias pessoas sérias que ainda existem no país decidiram não participar nela ou calar a sua voz diante do MAL.
    Parabéns Téla Nón por ter mostrado os dois lados da nossa tristeza.

  4. Cidadao

    29 de Julho de 2012 as 16:57

    É fácil perceber-se porque razão há tanta luta pelo poder em S. Tomé, afinal os dirigentes deste País têm no poder a solução para os seus problemas… Pois se a luta fosse de facto para resolver os gritantes problemas do País acredito que a concorrência seria pouca, pois governar dá muito trabalho…

  5. Minuye

    29 de Julho de 2012 as 16:58

    Realmente, se a oposição também não tem alternativas para os problemas que o país vive no momento, seria mais sensato deixar o governo atual terminar o mandato, pois não podemos nos esquecer que a economia mundial está em crise e consequentemente, os países que dependem de apoio internacional vivem uma situação mais difícil. Acredito que um novo governo nesse momento não ajudaria em nada , pelo contrário só prejudicaria ainda mais a economia e o funcionalismo do país.

  6. Argenezio Antonio Vaz

    29 de Julho de 2012 as 17:40

    Deixe o governo continuar e depois veremos. O MLSTP e o PCD fizeram o que fizeram e depois qurem o poder de volta. Esperem as eleições. Agora o PCD transformou em segunda

  7. fia luxinga

    29 de Julho de 2012 as 17:48

    Vitima de tudo isto é população, que passam fome dada má fé de uns, ora se governo deu financiamento para compra de bens da 1º necessidade no valor de 80000€, os responsaveis compra de apenas 30 000€, claro que planeamento não dá certo, por isso mais uma vez pergunto onde esta justiça? A base da democracia é honestidade entre orgãos de Soberania nacional, o que nunca existiu por sermos todos primos

  8. Cidadão

    29 de Julho de 2012 as 18:22

    Ó Tela Nón o que faz uma Igreja na noticia sobre campanha eleitoral.

  9. pagagunu

    29 de Julho de 2012 as 19:25

    Senhor Abel Veiga o Senhor deve criar a sua força Politica , porque o Sr deixou de fazer jornalismo e passou a fazer politica.Parece que inclusive já esta em campanha…

    • Téla Nón

      29 de Julho de 2012 as 19:39

      Respeito o seu comentário pagagunu. A democracia arcaica é assim, mesmo. Diz-se o que se pensa. Este espaço segue a lógica da democracia arcaica. É saudável. A campanha do Téla Nón, é relatar verdades mesmo que sejam amargas.

      • Anca

        29 de Julho de 2012 as 22:58

        Até o “Telá Nón” está desorientado e desnorteado.

        Quem jamais deve jamais teme. Nem esconde a cabeça na areia.

        A casa onde não há pão todos ralham e nínguém tem razão.

        Muitas pedradas faz os Homens careca.

        Porque membros do Partido MLSTP/PSD e PCD/GR, durante 37 anos, atiraram-nos tantas pedradas á barrigas e cabeças/mentes das cidadãs e cidadãos SãoTomenses, ficaram e estão carrecas.

        Hoje reclamam, a pescadinha de rabo na boca.

        Neste momemto, jamais existe, nem existirá, pão para malucos, nem pentes para carecas.

        É altura de dar os membros do MLSTP/PSD e PCD/GR, por todas as pedradas que já nos atiraram como cidadãos e povo Sãotomense, uma pica e pô-los a andar, ir trabalhar á terra.

        Pratiquemos o bem

        Pois o bem

        Fica-nos bem

        Deus abençoe Cidadãos SãoTomenses

        Deus abençõe São Tomé e Príncipe

      • Anca

        29 de Julho de 2012 as 23:06

        Se se o “Téla Nón”, quer fazer política, então de se nomeie ou auto designe, Partido “Téla Nón” ou uma sucursal do partido, MLSTP/PSD.

        Os cidadãos SãoTomenses, os leitores e comentádores, jamais têm que ter as suas consciência, mentes, suas humildades, e seus tempos, a serem influênciado com notícias, com cheiros a campanhas políticas, veiculadas, por meio do jornal “Telá Nón”.

        • Anca

          29 de Julho de 2012 as 23:12

          Pois caros cidadãos, façam uma comparação, entre a fotografia e o título da notícia.

          Já houviram algumas vez este ditado?

          Cordeiro vestido de lobo.

          Tal qual o jornal, que neste momento lêem.

          Abram os olhos, abram as vossas mentes, caros Cidadãos e Cidadãs SãoTomenses.

          Esteja-mos atentos, esteja-mos alertas

          Pratiquemos o bem

          Pois o bem

          Fica-nos bem

          Deus abençõe São Tomé e Príncipe

      • Obama

        30 de Julho de 2012 as 9:15

        O espaço Telanon deveria ser e estar isento de qualquer interesse partidario, politico ou de grupos economicos n identificados para se poder dizer que estamos na democracia.
        Acompanhei e segui de perto a manifestacao a favor do Governo que ocorreu na 6f e posso dizer que o nr de participantes embora n fosse significativo conseguiu transmitir a mensagem e a vontade popular.
        Por toda a praça ouvia-se os populares partilhando a mesma opiniao e o mesmo desejo: a continuacao do Governo.
        Acho que o jornalista Abel Veiga, deveria fazer melhor o seu papel de jornalista, indo a rua, entrevistando pessoas e escutar as diferentes opiniões. Só assim, consegue-se ter uma ideia clara daquilo que se passou na 6f passada.
        Esta é uma critica apenas de opiniao e com espirito construtivo.

  10. o bem

    29 de Julho de 2012 as 19:40

    minha gente, até quando ficamos assim
    nós dizemos que país esta a desenvolver eu digo esta subdesenvolver porque quem é rico torna mas rico e pobre mas pobre
    obs:entrega europa este país outra vez…

  11. paparazzi

    29 de Julho de 2012 as 21:12

    telanon nao responde palavras gratuitas segue em frente seja prural e isenta~ eu apoio

  12. Anca

    29 de Julho de 2012 as 23:30

    Dizer que

    “A pobreza aumentou bastante nos últimos 2 anos em São Tomé e Príncipe, a par da degradação social, sobretudo a nível da saúde.” “É verdade e deve ser dita mesmo que doa bastante.”

    é informar os cidadãos Sãotomenses, sem investigação jornalística, estatítisca, de dados concretos sobre a pobreza na realidade nacional, numa perspectiva diacrónica e sincrónica, desde o passado até então.

    Pois que o trecho da notícia deveria ser;

    A fome, a miséria, e a pobreza extrema, da qual os partidos políticos MLSTP/PSD, e o partido político PCD/GR, no passado recente contribuiram, “aumentou bastante nos últimos 2 anos em São Tomé e Príncipe, a par da degradação social, sobretudo a nível da saúde,” devido a intensificação da crise internacional, e a criação de instabilidade constante no País, derivado dos partidos acima referidos, a falta de visões de empenho no trabalho arduo para o desenvolvimento do País, durante os 37 anos em que o MLSTP/PSD e o PCD/GR, etiveram no poder e muita corrupção pelo meio. “É verdade e deve ser dita mesmo que doa bastante.”

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

  13. dPires

    29 de Julho de 2012 as 23:51

    «Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política, através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões.»
    POIS É! CADA UM FALA, PROMETE E FAZ O QUE QUER! A LEGISLAÇÃO EXISTE PARA ADVOGAR POR NÓS!

    NOTA:
    «O MLSTP que no passado orquestrou junto com a ADI de Patrice Trovoada o derrube do Governo do PCD e do MDFM, liderado por Tomé Vera Cruz, estará agora a contar com o apoio do PCD e do MDFM, para chumbar Patrice Trovoada, e consequentemente derrubar o seu governo da ADI.» Bando de L… sem vergonha, isso chama-se JOGOS DE INTERESSES. TENHO A CERTEZA QUE NÃO FAZEM ISSO A PENSAR EM NINGUÉM. ESTÃO TODOS UNIDOS COM UM SÓ OBJECTIVO: FORNICAR O POVO.

    SÓ GOSTARIA QUE TROCASSEM CERTO MINISTRO.

  14. Safu zedo

    30 de Julho de 2012 as 4:28

    For our own shame we got two persons to compete in Olympic in london, so why the Government doesn’t think to invest in sports so we can have more athletics to participate and people can know our country more, we are a total disgrace of ourself, plus with corruption, in our hearts, so till when we gonna be in this situation ?

    • leucadio

      30 de Julho de 2012 as 9:24

      Meu caro, se esteve atento ao desfile das delegações presentes, STP não é o único país a apresentar este número de participantes.

    • Palerma deixa de exibir com ingles...!

      30 de Julho de 2012 as 12:20

      Deixa de exibir com a lingua estrangeira. Em STP falamos Portugues….Este teu comentario devia ser censurado e eliminado por usares o ingles. Eh certo que 90% de leitores neste espaco nao entende ingles.

      Cresce, aparece e deixa de exibir….

      Fui…….abraco a partir de Londres!

  15. Falar Verdade

    30 de Julho de 2012 as 8:25

    Sou apartidário…Tela Non no seu melhor!…ao seu serviço da oposição!
    Viva Democracia e Viva o Povo Sofredor!
    Fui…

  16. JOSE CARLOS

    30 de Julho de 2012 as 8:28

    Já por várias vezes, questionei a ausencia de imparcialidade do Tela Non em relação a muitos factos, mas em relação a este artigo em particular, acho que estamos de acordo. Para manter a credibilidade é necessário a imparcialidade nas avaliações feitas. Parabens

  17. Aristides Barros

    30 de Julho de 2012 as 8:31

    Estamos caminhando a passos largos para uma democracia à gabonesa ou um pouco mais evoluida, à equatoguinense. Os Ministros até chamam para o seu gabinete, técnicos funcionários do Estado que são dos partidos de oposição para ameaçá-los de transferências e desemprego. Como alguém já disse “um passo pra frente e dois pra tras”.

  18. Rosema

    30 de Julho de 2012 as 8:45

    Abel Veiga está a fazer campanha para o Delfim Neves, seu patrão. Mas, logo cedo, a verdade virá a tona. vocês vão perder.

  19. Santos e Santos

    30 de Julho de 2012 as 8:49

    Senhor Abel Veiga senhor é uma grande jornalista reconhecido pk que esta a deixar levar pelos Politicos? Temos que criar o Habito de quem ganha governa e o povo pede responsablidade e saberá julgar. Senhor esta aborecido de certeza com alguém do poder e alguém que cobre o governo pensa um pouco na sua vida e seus filhos e seu futuro pk assim esta a caminhar como carangueijo, se falhei pelo conselho as minhas desculpas, mas o futuro poderá dizer alguma coisa. Deus nos abençoi de todos os males.

  20. Germano da Silveira

    30 de Julho de 2012 as 8:52

    Meus caros, a censura é um instrumento da democracia.A oposição vai fazendo o seu jogo de luta aparentmente para o fazerem melhor, embora poderá ter outros motivos adjacente.
    Daí que, o governo tem que trabalhar mais. Se o governo tem certeza que têm feito melhor não há motivo para alarme. Poderá até ganhar quem sabe com a maioria absoluta.E queda do governo nem sempre conduz o inicio de uma nova legislatura.
    Mas a verdade é temos que trabalhar com os indicadores de desenvolvimento para podermos ter certeza se progridimos ou regridimos. Outra verdade é que qualquer governo que não detém maioria a absoluta deve despor de arrogancia e dialogar mais com a oposição e nas grandes questões do país também ter o apoio da oposição para terem uma politica de continuidade.

  21. MÉ SOLO

    30 de Julho de 2012 as 8:55

    A oposição, nomeadamente o MLSTP, parece estar de cabeça rija, em relação ao projecto de Moção de Censura. A conquista do poder, o mais breve possível, poderá estar a tirar discernimento ao maior partido da oposição, que com a moção de censura, pode estar também a fazer exactamente o jogo do poder da nova democracia. Ofuscar, o actual desnorte governativo, com o desviar das atenções para uma crise política,

    Gostei imenso deste último parágrafo do acima mencionado.

    Será que o MLSTP, e outros partidos da opisição têm alternativa, uma VARRINHA MÁGICA, para solução dos inumeros problemas que nos aflige? se têm, devem informar ao povo e não quererem o poder e não fazer melhor. Assim , não estariam a pensar no povo mas sim nos seus interesses pessoais e do se grupo.

    NÃO ISTO QUE O POVO QUER, O POVO QUER SOLUÇÕES PORQUE GRANDE PARTE DESTES DIGNOS REPRESENTANTES DO POVO TEM O QUE PRECISA E AINDA SUGAM O QUE É DO POVO.

  22. Fernando Castanheira

    30 de Julho de 2012 as 9:15

    Estou satisfeito por termos Pinto da Costa, pessoa super competente para lidar com esta situacao na democracia. O Povo esta mais que seguro.
    Deixe o rapaz terminar a sua missao depois falaremos na urna.
    Disse.

  23. Moção de Censura

    30 de Julho de 2012 as 9:48

    Gostaria concordar com Eusébio Neto sobre tudo aquilo ele disse sobre ao nosso Comentador na RDP Africa, – Abílio Neto. Abílio Neto parece mais um trabalhador de Patrice Trovoada do que um comentador. Nas intervenções de Abílio Neto, o Nosso Primeiro-Ministro está sempre a acertar (Patrice Trovoada está a cima de tudo = É Deus) e a oposição, o Nosso Presidente da Republica está sempre a errar. Este Abílio Neto parece que não quem conhece STP. Ele deveria aprender com antigos comentares. Ele deveria defender mais São Tomé e Príncipe e não o Patrice Trovoada, que não está conseguindo resorver os problemas da população: Arroz, Estrada, Emprego, mais ainda, até bolsa interna dos estudantes que estão em IUCAI, este Governo não consegue pagar. Este é o Governo de Flassóo. Resolver os problema nada.

  24. conterrâneo

    30 de Julho de 2012 as 10:01

    A EXPOSIÇÃO É BOA.

    PARABÉNS!

    O MLSTO e o PCD anda desorientados, e não sabem sequer apresentar PROPOSTAS ALTERNATIVAS às do governo.

    Para se apresentar ALTERNATIVAS, é preciso ter-se capacidades de TRABALHAR A SÉRIO, PENSAR, COGITAR, coisa que esses politicos não têm.

    JORGE AMADO aparece na televisão de camisa desabotoada e peito aberto como de um marginal se tratasse.

    Esse é o homem que está a representar MLSTP?

    ESSE NEM SEQUER TEVE TEMPO PARA SENTAR E PENSAR, antes de colocar uma MOÇÃO DE SENSURA.

    PENSAR, COGITAR, dá PREGUIÇA!

    Aprensentem PROPOSTAS ALTERNATIVAS que o POVO QUER CONHECER A VOSSA.

    Para avaliar se é a melhor ou não!

    DEIXEM DE FAZER POLITIQUICE, QUANDO SABEM QUE NÃO CONSEGUEM FAZER O MELHOR!

  25. Zé Cangôlô

    30 de Julho de 2012 as 10:06

    Apesar de existir factos reais para uma Moção de Censura, ao meu ver, MLSTP e PCD devem deixar esse governo continuar a fazer a sua Má Gestão. Porque se não, o governo vai-se fazer de vítima e culpabilizando a oposição pela sua Má Gestão e pelo seu Fracasso. No final da Legislativa, de certeza que o povo vai lhes dá devido “CARTÃO-VERMELHO”.

  26. Ôssôbô

    30 de Julho de 2012 as 13:18

    Caros amigos!!
    Já é evidente que STP precisa ser governado por outra geração de gente! Gente nova, que nasceu na era pós independência, com a visão do mundo globalizado, com senso de responsabilidade, que sabe o que é democracia! Que saiba fazer oposição com transparência e em vez de criticar apenas, critica e aponta soluções; gentes capazes de inovar e renovar a democracia no arquipélago!
    Dói-me muito ver e ouvir os estrangeiros a comentarem que no PALOP, STP e Guiné Bissau têm uma gerência e governabilidade que deixam ainda muito a desejar!
    Fui…!

  27. Pinderko

    30 de Julho de 2012 as 14:04

    Tanto o governo como os partidos de oposiçao nao deram sinal claro de boas soluçoes pra STP,mesmo q façamos uma nova eleiçao vem um novo governo,depois vao dizer a mesma conver q este dice antes,no fundo nao camiamos ao lado nenhum,so faltam 2 anos deixa o governo fantasiar no fim o povo sabera julgar os actos dos mesmo,dessa vez vamos tentar fazer a diferença,que é deixar governar o tempo completo

  28. Vagi Ngola

    30 de Julho de 2012 as 14:19

    Eu pergunto; Será que PCD não tem uma identidade própria? Sempre encostar nos outros? O que podemos esperar deste partido e dos outros? Tudo isto é uma luta do interesse. Mas, há tempo pra tudo!

  29. Kebla

    30 de Julho de 2012 as 14:58

    Abel veiga, um texto bastante bom! A verdade deve ser dita.

    Infelizmente em STP, não exitem politicos. Os supostos politicos existentes ,estão desprovidos de ideias.

    O k temos em STP são grupos de pessoas k se aproveitam da oportunidade de se designarem de politicos e em nome do povo, tirarem dividendos para seu sustento.

    Efectuar eleições para fazer o quê???????
    Eleger quem??????

    Temos oposição ou pessoas a espera de oportunidade para solucionarem as suas dificuldades.

    STP felizmente tem mentes pensantes e com soluções possiveis para o problema do País.

    Importa saber se existe efectivamente interesse DO SANTOMENSE em aceitar outras alternativas.

    A resposta é óbvia, NÃO.

    Por isso mesmo o povo um dia fará uma revolução se efectivamente estiver a viver com dificuldades ao ponto do insuportavel.

    Por isso tenhamos esperança k um dia as coisas irão melhorar.

  30. O Analista e Censurador

    30 de Julho de 2012 as 16:53

    É impossível fazer analise de alguns comentários,pois alguns comentaristas, não fazem leitura dos Temas com precisão e a consequência são as besteiras que escrevem sem conteúdo nenhum.Devemos é congratular a iniciativa do Jornal Téla Non, de ter criado esse espaço internacional, dando-nos notícias do País sobretudo das fracturas que os chamados políticos do nosso país têm protagonizado.O necessário é o Abel Veiga não dar ouvido das besteiras que os de pouco conhecimento ou aqueles que têm certos Partidos como cabaz de sustento dizem ou escrevem.O prior de tudo é que nem o partido no poder nem os da oposição estão a esforçar para desenvolvimento do País.Lá vão os 37 anos da Independência e a musica é a mesma de sempre. Se com dois anos de governação as coisas já estão a caminhar para o pior, imaginemos com quatro!…

  31. Carlos Antonio

    30 de Julho de 2012 as 19:21

    Abel tas a servico da oposicao.

    boa sorte

  32. arlindo fernandes

    30 de Julho de 2012 as 19:31

    A solucao nao passa pela mudanca do governo mas sim pela forma de governacao do mesmo .Para este nosso pequeno pais avancar
    e preciso mudar a forma de escolher os ministros para cada cargo.Acho que os ministros tem que ser mas bem formado politicamente e que haja uma censura nos trabalhos realizado por cada um deles e os ministros tem que ser mas tecnicos.Ao longo de 37anos todos os governos foram formados por pessoas doctoradas e o resultado e o mesmo.Queremos obras por isso temos que formar governo com mais tecnicos

  33. tpa

    31 de Julho de 2012 as 2:14

    viver no pais poubre e o que da?tanta luta porque?o PM quer o poder pr poder meter melhor os seus produtos,sem que ninguem lhe toque assim que ele esta a fazer.a droga,o vosso PM e traficante por isso que ele luta o poder,que vergonha doa mais isso e a pura verdade perguntem aoVARELA,ele sabe de tudo,esse governo e de traficantes.

  34. L.Pinto

    31 de Julho de 2012 as 8:59

    Em portugal o governo vai ao debate 15 em 15 dias. porque q em STP isso não acontece? ou será porque o PM está arasca..isso de deixar o governo trabalhar, o povo não pode concordar, porque em dois anos o PM pode muito bem vender o país..o povo tem que analisar bem , se a razão ou não para cair o governo…STP no coração

  35. Gregorio

    31 de Julho de 2012 as 13:11

    Aguardam pelo petróleo, quem sabe ou morrem todos ou todos ficam ricos…….risos

  36. Gregorio

    31 de Julho de 2012 as 13:23

    Vocês costumam votar quando estão bêbados, e agora reclamam porquê ? Param e analisam este é santomense (1º Ministro)? Não vejo nada que o identifica. A cegueira está vos matando lentamente…aguentam, não posso fazer nada, nem sequer votei… só de saber que este monstro ia concorrer.

  37. Gregorio

    31 de Julho de 2012 as 13:27

    Dão ainda mais 2 anos no camarada,só depois pede o mesmo pra prestar contas, já era……

  38. déça kuá táua txila salu

    31 de Julho de 2012 as 15:19

    obrigado Abel Veiga

  39. Deus é Grande e Seja Louvado

    31 de Julho de 2012 as 18:25

    São Pobres e Mal Agradecidos……
    Cambadas de Ipócritas
    Viva Tela Non
    Viva S.tomé e Principe
    Boa Tarde a Todos

  40. nora

    1 de Agosto de 2012 as 9:29

    Afastemos da politica dos politiqueiros, mas a verdade deve ser dita mesmo que doa. A vida dos Santomenses esta cada vez pior graças ao GOVERNO INCOMPETENTE DO PATRICE TROVOADA QUE NÃO ESTA SABENDO DAR RESPOSTA AOS PROBLEMAS GRITANTES DA POPULAÇÃO MAIS DESFAVORECIDA.
    OS MINISTROS DO ADI, ENTRARAM DESGRAÇADOS AGORA ESTÃO RICOS E BEM FEITOS DA VIDA, COMPRANDO CARROS DE LUXOS, E DANDO VIAGENS AS SUAS NAMORRADINHAS. ENQUANTO O POVO PEQUENO TÁ SOFRENDO DAS SUAS INCOMPETENCIAS. DESGRAÇADOS. NEM CONSEGUEM SENTAR NO PARLAMENTO PARA JUNTO COM A OPOSIÇÃO RESOLVEREM OS PROBLEMAS DO PAÍS. DEPOIS O SR. PRIMEIRO MINISTRO VEM A TELEVISÃO DIZER QUE VAI RESOLVER OS PROBLEMAS DO POVO PEQUENO. DESGRAÇADO. MLSTP AGIU BEM GARANTINDO O SENTIDO DA DEMOCRÁCIA PLENA. PARABÉNS SÃO TOMÉ E PRINCIPE.

  41. rs10

    3 de Agosto de 2012 as 9:21

    Curiosidade matou o gato

  42. rs10

    3 de Agosto de 2012 as 9:22

    o único defeito da democracia é q apenas partido q não tá no poder sabe governar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo