Política

MLSTP pede investigação sobre supostos financiamentos do Governo aos Jornalistas de um órgão de comunicação social estrangeiro

Num comunicado da sua comissão permanente, o maior partido da oposição acusa o Governo de financiar as manifestações ditas espontâneas, e pede investigação sobre o alegado financiamento do Governo aos jornalistas de uma rádio estrangeira.

«O MLSTP aproveita a ocasião para solicitar à Direcção da RDP-África que investigue supostos apoios financeiros, concedidos pelo Governo de Patrice Trovoada a alguns jornalistas dessa estação emissora com o intuito de branquear a sua imagem», diz o comunicado da Comissão Permanente do MLSTP, para depois acrescentar que «denuncia a forma parcial como a RDP-África tem se posicionado em relação aos partidos políticos da oposição em São Tomé e Príncipe, dando sequência a uma campanha orquestrada pelos órgãos de comunicação estatais, com a colaboração de alguns jornalistas da RDP-África», refere o comunicado.

Por outro lado, o Governo é acusado pelo maior partido da oposição de ser financiador das manifestações ditas espontâneas. «O ADI  o Patrice Trovoada são os responsáveis pela agitação que se vive hoje. Pois os mesmos vêm pagando as pessoas para se manifestarem a favor do Governo, quando há pouco tempo ouvimos o próprio Primeiro ministro, repudiar a realização de uma manifestação que nem se quer existiu», diz o comunicado, para depois dar conta que estará na forja mais uma manifestação sem rosto « organizada e financiada pelo ADI para receber o viajante Patrice Trovoada em mais uma das suas viagens de negócios pessoais», frisa o comunicado.

Abel Veiga

.

    79 comentários

79 comentários

  1. mudança

    31 de Julho de 2012 as 11:24

    Quem será ele, o Carlos menezes? Abram o jogo por favor.
    Quê kuáaa? RDP está feito com o Patrice? Espero que a RDP diga algo sobre isso imediatamente.
    Misericordia!

    • Calibre 12

      31 de Julho de 2012 as 17:48

      É verdade sim. Tratam-se de carlos Menezes, Geronimo Moniz, Luis Lucena e mais um irmão do òrcar Medeiros.
      Para além disso, convem dizer também que os trabalhadores da TVS estão em vias de sair a rua em manifestação de greve, ao ficarem a saber que todos os meses entra para a TVS uma avultada soma em dinheiro para o director oscar medeiros que por não possuir formação ainda não foi nomeado depois de um bloqueio do tribunal de contas.
      Granmde parte desse dinheiro vai também para o financiamento dos chamados, programas de melhoria e defesa da imagem do governo,
      Na RDP – ao meu ver Carlos Menezes e Geronimo Moniz deveriam ser suspensos de produzir noticias sobre STP.
      De igual forma há informações de que um proprietario de um jornal privado santomense muito sensacionalista também recebe avultadas somas em dinheiro mensalmente da ADI.
      São jogos sujos e isso pode indiciar alguma coisa. É necessário que haja averiguações para estes casos. Uma das formas de averiguação deveria ser na Assembleia Nacional, mas pelos vistos o governo tem estado a fugir todas as interpelações propostas, o que mé muito mau para a nossa democracia e para a transparência da governação.

      • Tiberio

        1 de Agosto de 2012 as 11:26

        Agora so falta andarem aí a dizer que a CNN, a BBC, a TV Globo e por ai fora estao a ser sobornado pelo Patrice Trovoada para falar mal do MLSTP e do PCD!!
        Voces estao aflitos!! Estao a colher o que plantaram!! Este é somente o principio!

      • FLÁ VÉDÉ

        1 de Agosto de 2012 as 17:05

        Senhor Calibre 12 deveria chamar-se “Calibre Zéro”. Trata-se mais é de um tonto que anda por aí a citar nomes à toa. Se uma polícia criminal lhe pedir provas, consegue apresentá-las? O Ministério Público deveria colocar este desbocado em prisão preventiva e interditá-lo de usar meios tecnológicos como a internet. Mesmo que entre os nomes que menciona haja alguém envolvido em corrupções destas, este senhor deve ser mais comedido a expressar as suas opiniões. Ai que falta de maturidade. Melhor é deixar que qum de direito possa esclarecer estas revelações de índole duvidosa. Ninguém sabe a que propósito… Pode tratar-se de algum estratagema com interesses obscuros. Tenha juízo você e os especificamente semelhantes a si!

    • FLÁ VÉDÉ

      1 de Agosto de 2012 as 19:01

      Caros amigos e amigas: Em vez de seguir o caminho das difamações, bom seria pressionar os autores do comunicado em causa a apresentar as provas de suborno no prazo máximo de trinta dias a contar da data do referido documento. Testemunhas devem ser aroladas e juntar-se a papelada que atesta o que denunciam. Caso não o façam, resta requerer medidas punitivas ao Ministério Público e à Procuradoria Geral da República contra os autores da difamação, salvo seja. Basta de intrigas e politiquices. Vamos a factos, ao que é concreto. Deixem-se de subjectividade à laia de manobras de diversão. Se houve suborno para branquear imagem de algum político, que sejam apresentadas provas irrefutáveis e não tenham receios. Senão, toca a punir quem fala a toa porque é simplesmente irresponsável. Tenham coragem. Vejamos se até 31 de Agosto, as provas sejam tornadas públicas. Após tal data, esqueçam a polémica de uma vez por todas se não houver provas apresentas e, de futuro, sejámos equilibrados.

    • Ernestino Santos

      3 de Agosto de 2012 as 1:53

      Certamente está claro a nova investidura da nova colonização, porque o País não afirmou-se como uma Nação cada um entra quando quiser, faz o que quer pelo troco de migália pagam alguns políticos corruptos que põe em causa o desenvolvimento do pais e sobrevivência das pessoas.
      Os políticos têm que ter a noção de responsabilidade saber dirigir um pequeno país com 170 mil habitantes, negociar com parceiros que têm dinheiro e que tem vontade para ajudar a desenvolver o país com novas construções, não faz sentido estar a reparar estruturas velhas.
      Devemos deixar de preocupar com passados e pensar no futuro dos nossos filhos e Netos.
      O Tribunal e o MP têm ser independente para que ajustiça funciona, para que o investidor sinta seguro na Protecção do seu investimento , nas também que pagam o imposto sobre o rendimento.

      Nós somos inteligente, mas muita das vezes, temos falta de coragem para tomar certas medidas. Temos que ter muita atitude, identificar o infiltrado Jornalista, se possível puní-lo , isto é excitar revolta popular e desestabilizar o país. Esteja atentos com corruptos.

  2. JOSE CARLOS

    31 de Julho de 2012 as 11:31

    Apertem o cerco ao Patrice mas com responsabilidade…

    • conóbia cumé izé

      31 de Julho de 2012 as 14:34

      QUANDO NÃO SE TEM MAIORIA PARLAMENTAR O BOM SENSO ACONSELHA GOVERNAR EM DIÁLOGO E COM HUMILDADE.PATRICE TROVOADA SABE O QUE SIGNIFICA MAIORIA RELATIVA.DEVERIA SER MAIS HUMILDE FAZENDO POLITICA INCLUSÃO E NÃO DE EXCLUSÃO.QUEM PROCURA ACHA!!!…O POVO É QUE PAGA…FUI

  3. Védé Mé

    31 de Julho de 2012 as 11:42

    MLSTP deve ter paciência e esperar mais 2 anos para começar a campanha.
    Povo de STP já imaginaram Jorge Amado como 1ºMinistro?Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahaah!!!

    • mudança

      31 de Julho de 2012 as 11:48

      concentremo-nos no tema em referencia :”investigar supostos apoios financeiros, concedidos pelo Governo de Patrice Trovoada a alguns jornalistas dessa estação emissora com o intuito de branquear a sua imagem”

      • leucadio

        31 de Julho de 2012 as 17:07

        Palhaçada!!!! Eu também não entendo que o corrspondente da RDP Africa seja simultaneamente Director da TVS!!!
        Mas, também não entendo que um partido político como o MLSTP/PCD diga no seu comunicado o seguinte:«O MLSTP aproveita a ocasião para solicitar à Direcção da RDP-África que investigue supostos apoios financeiros, concedidos pelo Governo de Patrice Trovoada a alguns jornalistas dessa estação emissora com o intuito de branquear a sua imagem»; Oh MLSTP, então a RDP é que deve investigar supostos apoios financeiros concedidos aos jornalistas da RDP Africa???? Não são vocês que deveriam apresentar provas????!!!!

    • Alcântara

      31 de Julho de 2012 as 12:08

      É pena ver a RDP-Africa metida neste espectáculo. Uma rádio que era referência para todos os Santomenses vai-se meter num espectáculo deste por causa de alguns dos seus colaboradores sem escrúpulos. Ainda por cima em vez de escolherem um analista com mérito e credibilidade foram escolher um analista recalcado, com problemas de ódios por ultrapassar, com falta de alguma preparação em algumas áreas. O que é que querem? Aguenta. Sempre que os Santomenses metem am alguma coisa ou instituição é para dar esta imagem de falta de parcialidade, impreparação, incompetência, etc. Contribuem para estragar tudo, quer dentro do país quer fora do país. Que raio de coisa é esta?

    • Biz

      31 de Julho de 2012 as 13:07

      Isso é que vai ser kaka

    • Maria não dá

      31 de Julho de 2012 as 13:38

      Si isso acontecer, agora é que o buzio vai dar toda gente beijinho, claro com excepção dos Delfins, Jormados FRadiques e mais “desgraçadores desta bela terra”.

      MLSP e PCD mais respeito pelo povo santomense. Nós não somos patetas. Vocês estão a se tornar cegos.

      O que já colheram desta terra e tiraram pão de muita gente já chega. Agora gere a vossa coisa sossegadinho e deixa o país avançar.

      Pelo amor a está linda terra abençoada de Deus. Quidalê ô Ô. Liga non pê son ê ê!

  4. ANCA

    31 de Julho de 2012 as 12:10

    Vão mas é trabalhar dirigentes, membros do partido MLSTP/PSD, dirigentes membros do partido PCD/GR, apreender a ter o gosto e empenho no trabalho árduo, para o crescimento e desenvolvimento sustentável do País(Território, Mar, População), porquanto durante 37 anos, que tiveram a responsabilidade, da Gestão – organização e planeamento do País, é nada fizeram.

    Tenham vergonha

    Apelam á primeiro à vossa consciência e responsabilidade, ao vosso modo de ser, estar e pensar, que em nada contribuiu para modernizar o País(Território/População), pelo contrário, o País(Território/População), é hoje um dos mais pobre, pauperimo do mundo.

    Enquanto os Senhores vivem á grande, com produtos derivados do expolio do bem público do Estado, estado este que pertence ao povo Sãotomense, há grande maioria, mais de 70% dos cidadãos Sãotomenses que nem uma refeição tem, vivem abaixo do limiar da pobreza, com fome, na miséria, na pobreza extrema.

    Tenham um pingo de vergonha

    Tenham um pingo de Consciência

    Caros Cidadã e Cidadãos SãoTomenses

    Vamos dá-lhes uma pica e pô-los a andar

    De nada servem ao País, jamais gostam de trabalhar

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • Só com Cristo!!!

      31 de Julho de 2012 as 15:33

      Sra. Anca
      Gostaria apenas de lembrar a Vossa Execelencia, em caso de memoria curta, que neste 37 anos de independencia o seu partido ADI ja esteve em vários governos. Teve o seu fundador Trovoada pai, 1º Ministro e após isso como Presidente da Republica durante 10 anos. Neste 10 anos deixou cair 3 Governos e colocou o Evaristo (pau mandado) como 1º Ministro num governo de gestão. A sra. ainda tem presente a participação desta Acção tida Democratica Independente no Governo com o MLSTP? Se a memoria não me falha o Trovoada filho para além de já ser Ministro dos Negocios Estrangeiros, já foi assessor do Presidente Fradique, 1º Ministro durante tres meses (graças a Deus que não demorou mais tempo) e este mesmo sr. é primeiro ministro a 2 anos. Sendo que temos 37 anos de independencia e como a sra. disse então este santo de pau oco também contribuiu para a levar o país pra onde ele está.
      Nisto a Sr. quer me dizer que ele é o salvador da patria.
      Vai chamar burro ao outro.

      • ANCA

        31 de Julho de 2012 as 18:48

        Antes de mais quero mandar-lhe um grande abraço irmã ou irmão SãoTomense

        Fique o Sr e todos os outros sabendo, que o meu Partido, é bem, de São Tomé e Príncipe, porque entendo, que tanto o ADI, MLSTP/PSD, PCD/GR, MDFM/PL,, nem aqueles partidos, que nada têm nos assentos na assembleia jamais são considerados por mim, Partidos Políticos Democráticos, por quanto ainda a um longo caminho de maturidade e crescimento político, dos partidos em questão, na apresentação de um programa político da gestão, organização e planeamento do País, submetido a escrútinio popular, na estrátégia de governação/gestão, aceitável a nível do Padrão Internacional/Nacional do País, no concerto das nações livres de deveres e direitos, no modo de ser, estar e pensar, dos membros dos partidos átras referidos.

        Sou serei cidadão nacional, indepente, livre dos jogos daquilo, que a vossas exªs designam de Partido Políticos no País.

        Pois há um longo caminho a percorrer por nós enquanto cidadãos, na nossa sociedade e Pátria SãoTomense.

        Mas, entre o modo de ser estar e pensar dos dirigentes e os membros do partido ADI, em relação aos partidos MLSTP/PSD, PCD/GR, desde assumir aquilo que de mal fizeram na gestão do País, em relação a querer de futuro diferente, visão política de futuro, mediante a UNIDADE, DISCIPLINA e empenho no TRABALHO ÁRDUO, na gestão – organizar, estruturar, planear, investir no País para o crescimento e desenvolvimento sustentável, á nível social, cultural, desportivo, político, económico e financeiro, na justiça, e na envolvência dos membros em casos de Corrupção, como é o caso de STP-TRADING, dentre outros tantos, há uma enorme diferença e é preciso referi-lo.

        Acreditem

        Sejamos honestos, íntegros, sérios, responsáveis,

        Tenhamos postura e sentido de Estado

        Pratiquemos o bem

        Pois o bem

        Fica-nos bem

        Deus abençõe São Tomé e Príncipe

        Bem Haja

    • Frontal

      31 de Julho de 2012 as 15:36

      Vejo que o meu colega não conhece bem a história de STP. Porquanto não diria que o MLSTP e PCD governaram 37 anos. Que fez o cidadão Miguel Trovoada em STP durante 10 anos? Quem e quando foi fundado o ADI?

      Vamos ser sérios e desapaixonados nas nossas opiniões.

      • ANCA

        31 de Julho de 2012 as 19:11

        No regime ditatórial, o Presidente da República, é chefe supremo, tem o poder absoluto.

        O Presidente da República, no regime democrático, qual o nosso jamais tem poder executivo, mas sim de defender á Constituição, defender o País, e poder de arbitragem.

        Faz sentido falar dos anos do poder executivo, legislativo, e jamais dos anos do poderes do Presidente da República.

        Este somente para esclarecer a opinão Pública, e separar as águas da responsabilidades governativa, da gestão -organização, planeamento e investimento estruturação á nível social, cultural, desportivo, político, ambiental, económico e financeiro, na modernização do País(População, Mar, Território).

        Nesta acepção, esse peso da responsabilidade governativa na gestão, organização, planeamento e investimento no País, recai grandemente sobre os membros e dirigentes dos partidos MLSTP/PSD e PCD/GR em parte sobre MDFM/PL, porquanto assumiram e conduziram o País, nas competências executivas, durante alguns anos, sendo a realidade do País, ontem como hoje de Fome, de miséria, e de pobreza extrema.

        Não vale a pena enterrar a cabeça na areia e deixar o rabo de fora.

        A que assumir, ter cultura de responsabilidades, postura e sentido de Estado.

        Acreditem para o bem do País

        O mundo modou

        Há que mudar, a visão política, o modo de ser, estar, pensar e fazer.

        Acreditem

        Pratiquemos o bem

        Pois o bem

        Fica-nos bem

        Deus abençõe São Tomé e Príncipe

        Bem haja

        • leucadio

          1 de Agosto de 2012 as 15:01

          Bravo Anca!
          Eu não poderia dizer melhor.

    • truquim sum deçu

      1 de Agosto de 2012 as 9:13

      Senhor anca, eu lamento a sua fraca mentalidade de lembrar historia de S.tomé que passou bem a pouco tempo. senhor ainda se lembra como era disignado ADI(Ação do diabo no inferno) sabe porquê que o povo os chamavam assim?devido a forma que queriam levar distino deste país. Falando de 37 anos, o senhor não fez boa refleção.foi o ADI na pessoa de Miguel Trovoada, que pôs o pais no estado que se encontra, ele estava no trono durante 10 anos e quando ele veio dizia a mesma coisa que o filhio diz hoje, veio para fazer arancar o país ,pergunto o senhor anca, o país esta arancado? tudo isso é só os do MLSTP?sinceramente…os senhores do MLSTP tem que fazer o seu papel de opsição, mas com a responsabilidade
      ninguem quer que este governo cai, eu pesso os de MLSTP, que deixem o governo trapalhar para concluir 4 anos de mandato a qual o povo os elegeu , mas precionam sim, para que haja tranquilidade
      O tribunal de conta quando iniciou o julgamento de contas, o pís estava a conhecer um outro rumo ja se ovia a falar n responsabilidade ja comessaram ver coisa conmo serio, mas como esse país eles é que mandam ,retiraram o tribunal este direito, a corupção voltou a aumentar mesmo obras publicas havia oportunidade para outras empresas porque era por meio de concurso com trasparencia , mas diceram tribunal ,para ai onde que pensas aque chegas? hoje o tribunal de contas ficou o tribunal faz se de conta . obrigado

  5. Cidadão

    31 de Julho de 2012 as 12:22

    Para o bem de todos os santomenses é melhor convidarmos as Nações Unidas para governar STP durante uns 10anos. Quem sabe assim ficamos livres de algumas “Pragas” da nossa sociedade.

  6. MALABOIA

    31 de Julho de 2012 as 12:25

    Antes melhor mil de jorge Amado, do que um de patrice trovoada

    • Chôrro

      31 de Julho de 2012 as 12:57

      Você está maluco rapaz

      Diringente sem postura, sem sentido de Estado, possuidor de bens públicos, digirnte que toma casa do estado e jamais paga, dirigente que faz conluiu com outros, para jamais levantar imunidade parlamentar, aos amigos deputados, corruptos,…

      Rapaz, de futuro, gente quer dirigentes sérios, honestos, trabalhador, responsável com postura e sentido de Estado, seja ele de nome Pratice, João, António.

      Tenhamos Juízo

  7. carlito

    31 de Julho de 2012 as 12:28

    Guadá cuá shcá bí….

  8. Carlos Soares

    31 de Julho de 2012 as 12:34

    A verdade tem que ser esclarecida, nos ultimos tempos a RDP- Afica tem estado a promover o senhor Patrice Trovoada nas antenas da sua estação com um favoretismo claro.É do conhencido de todos que o amigo da familia Trovoada que é o jornalista Carlos Menes,Geronimo (Gety )Oscar Medeiros e Tambem Abilio Neto.Todos os santomense sabem quem apresentar o primeiro natal dos doente do Centro Hospial de Sao tomé o famoso jornalista de programa nos por lá. comentador Abilio Neto que todos nos sabemos quem é, o amigo pessoal do Patrice Trovoada.Para quem acompanha os debates aos domingos na RDP-Africa quando fala de Sao Tomé o denominado comentador demostra-se que é o membro do governo na deaspora. Se isto venha a confirma estamos perante um atentado da RDP Africa ( Emissora) contra estado santomense.

    Pergunto o seguinte:

    1-Quem financia o programa nós por lá.

    2-A onde que os ditos elementos da cuadrilha tem tanto dinheitro para fazer as ferias contantes nos hoteis de luxo.

    3- RDP Africa esta a serviço do povo santomense ou de cuadrilha.

    4- O povo Santomense precisa de uma explicação mas urgente da Direcção Geral da RDP-Africa em Portugal.

    5-Se nao houver uma explicação da Direcção Geral da RDP-Africa eu aconselho o estado Santomense, assembleia nacional (os deputados) a encerrar a Estação emissora RDP-Africa em S.Tome e Principe mas urgente possivel, e pedido de desculpa do estado português ao estado e o povo santomense.

    • Biz

      31 de Julho de 2012 as 13:17

      E Abel Veigas dança para quem? uem tira as ficelas de Abel? Gostariamos também de saber. O Telanon transformou-se num jornal propagandista de MLSTP e do PCD ou simplesmente anti- Patricio. Quem está a toca o bulauê emm que está a dançar o Abel de forma demascarrada e sem ritmo nenhum?

    • Fernando

      31 de Julho de 2012 as 15:58

      Desculpas do estado português por atitudes de um Santomense? Está tudo cacharambado?

  9. Tina

    31 de Julho de 2012 as 13:54

    Como é possivel o Partido antigo, fazer tiros nos pés dessa maneira.
    Muita calma nesta hora.
    O desnorteamento que paira entre estes dois partidos, MLSTP/ PCD, É DE TÃO ENVERGADURA, que muitos ja começam a sair de cena, mandando recados.
    ADI deve governar até ao fim., faltam apenas 2 anos.
    CPLP deve acautelar nestas formas de derrube de governo, tambem são golpes baixos.
    Avestruz gosta de comer parte da planta mais tenra e terminal, Porquê?
    “Japuma Exitava, sentado na areia, com os pés dentro da agua”.In ex estudante da quinta de santo antonio.

  10. Tina

    31 de Julho de 2012 as 13:55

    blu blu blu na ça lutafa

  11. Eu sou povo como voce

    31 de Julho de 2012 as 14:35

    Abel Veiga,,, télá nón… esta no lado da verdade,,, esta a serviço do povo santomense…. você ouviu Senhor Biz…

  12. Gui de Borgonha

    31 de Julho de 2012 as 14:41

    O MLSTP é um partido mais do que desorientado.Envolver comunicação social na vossa politique, sobretudo um órgão como a RDP-ÁFRICA?! Que burrice! Faz falta um David Borges para vos responder à letra. Mas, o Jorge Gonçalves não é pra menos.A vossa resposta vem aí. Podem crer. Sem represálias, mas, contundente.Não percam por esperar.

  13. Moniz

    31 de Julho de 2012 as 14:45

    Não me identifico por se tratar de assunto que possa trazer contendas familiares.Eu sou primo direto do Jerónimo.Acompanho na íntegra todos trabalhos da RDP África e de forma particular nos últimos tempos.Para ser honesto a RDP África tornou um instrumento de propaganda do Governo de Patrice Trovoada.Essa quadrilha toda composta por Óscar,Jerónimo Moniz,Carlos Menezes,Abílio Neto(este que ainda há dias no programa da RDP África propôs ao Governo a disponibilidade de encontrar alguém capaz de gerir 0 Instituto de Habitação)Eu ouví e ninguém disse-me;ele que venha ao público desmentir!Nunca a RDP África em momento algum utilizou discurso por elevado periodo de governante Santomense como esta semana e repetidas vezes.E durante a visita de Presidente Pinto da Costa,pelo facto de não poder ter estado em Catanhende,a notícia foi tanto moldada por eles que enfim vê-se à olhos nús o indício de agitação social.É incrível…Pelo facto chego a conclusão que determinadas medidas tomadas por angola com relação a essas agencias que corrompem sociedade tinham razao de ser.Inclusive o meu Primo Jeronimo estampou por completo o comentário de Abílio Neto sobre moção de censura no Facebook.Está lá.Até que ele elimine vá lá agora ao facebook e veje.Segundo dizem que agora o Teobaldo Cabral pra além de acessor comunic.social de Patrice,passa 24h/24h na TVS como funcionário normal da TVS.

  14. abilio

    31 de Julho de 2012 as 14:49

    Que encerrem a porcaria da RDP África.

  15. PAPOITE

    31 de Julho de 2012 as 14:50

    Há Provas??

  16. Védé Mé

    31 de Julho de 2012 as 15:47

    Pergunta: O que é que Dá&Dói e Jorge Amado têm de comum?
    Resposta: Gostam de roubar animais: porcos e bois.
    fui

  17. Zeme SOOO

    31 de Julho de 2012 as 15:48

    senhores,

    Já perceberam que todos os comentários a favor do Governo têm elevada nota negativa?

    Também já viram que comentários contra os corruptos têm nota positiva?

    este é o país que temos.

    Deus é pai e é Grande.

    O povo sabe quem é quem. na devida hora saberermos com quem estes senhores estão alidar, e os seus órgãos de propaganda que é o T…N…

  18. ginastica

    31 de Julho de 2012 as 16:10

    olha anca estas muito mal informada,os 37 anos que o proprio teu primeiro ministro anda a fala na comunicação social,ele mas o pai tambem fez parte de o nosso pais esta em estado que esta,e vc agora mim diz o que o PM ja fez desde que esta la como PM, só viaja, e saber da vida dele e esse povo que vcs dizem que MLSTP fez tanto mal esta a viver na estrema pobreza pior que no tempo do MLSTP, na era no MLSPT ja viste o arroz a vender por 22,25,30 e 45 mil dobras a kl tenha um pingo de vergonha, e deixa de enganar esse povo com mentiras

  19. Manga pada

    31 de Julho de 2012 as 16:23

    Esse meu povo é terrível. Esse tipo de acusações tem um porquê.Eu sempre fui contra candongueiros na política. Desde que esses candongueiros entraram na política Que o país ficou assim. O parlamento transformou em casa de negócio. Toda gente quer ser deputado para ter imunidade que lhe proteja da justiça.E nós os parvos comentamos lamentamos. O quê?próprio o povo é que mete esses larápios no poder, o pais é abastecido por eles em fim todo o povo de S.Tomé e Príncipe vive a custa de dinheiro sujo, capital duvidoso ninguém interroga a ninguém , não querem saber donde vem a fortuna adquirida vabo vabo .A qualidade de pessoas que estão a fazer política hoje em S.Tomé, os resultados não podiam ser outros.Podem crer que o futuro será pior. Digo isso pk estão a formar gentes sem competência ou seja estão a institucionalizar as suas ideologias nessa jovem geração e a mentalidade de primeiro eu segundo eu já mais nos livraremos dela.
    Haver vamos . Fui

  20. Pidu Mamon

    31 de Julho de 2012 as 17:04

    Triste Abel Veiga.

  21. gualter almeida

    31 de Julho de 2012 as 17:12

    muito bém também que investiguem alguns professores curuptos sem caracter que andam ai a dar aulas falo em voz bém alto sem medo o senhor professor LÚCIO AMADO além de outraz coisas que ele tem feito nesta terra e que fez em portugal por favor investiguem este senhor

    • leucadio

      1 de Agosto de 2012 as 9:01

      Que raio!!!! Ha ja algum tempo que eu tenho visto comentários inoportunos como este atacando o tal Lucio Amado!!! Não me recordo se é o Sr. Gualter Almeida que faz´sempre estes comentários. Não sei quem é o Lucio Amado, mas posso depreender que o Sr. Gualter nutre uma inimizade crónica com o dito cujo. É normal vermos comentários sobre personalidades públicas, mas não me acredito que o Lucio Amado em questão o seja, pois se o fosse, de certo que ja ouviria falar dele nos nossos noticiários. Ora, não fica bem, utilizar-se a oportunidade que o Telanon nos confere para virmos lançar suspeitas e sujar o nome dos nossos vizinhos,rivais e inimigos. Aconselho ao amigo Gualter, se tiver conhecimento de algo que o tal Sr. Lucio Amado fez ou vem fazendo à margem da lei, que denuncie-o nos orgãos competentes, e se não estiver satisfeito, que faça propaganda desta denuncia aqui neste forum.
      Parafraseando o(a) comentador(a)activo(a) deste forum:
      “Pratiquemos o bem

      Pois o bem

      Fica-nos bem

      Deus abençoe São Tomé e Príncipe”

      Porque demais é moléstia!!!!

      • gualter almeida

        1 de Agosto de 2012 as 20:35

        amigo para defenderes este senhor deves ser igual ou pior que ele pergunte a ele porque que fujiu de portugal e porque anda ai só na bruxaria contra tudo e todos porque anda a enganar as turistas porque a tempos engravidou uma aluna e mais

        • leucadio

          2 de Agosto de 2012 as 16:51

          Caro amigo, gostava imenso poder seguir o seu conselho e fazer essas perguntas ao dito senhor. Mas, como lhe disse, não o conheço. Das atitudes que acaba de enunciar a uma que me deixa perplexoO o de engravidar uma aluna. É reprovável! Mais ainda se for menor. E Você, porque não fez a denuncia junto do órgão competente?

  22. Pidu Mamon

    31 de Julho de 2012 as 17:14

    MLSTP-PSD=DESORGANIZAÇÃO

  23. conterrâneo

    31 de Julho de 2012 as 17:14

    MLSTP e PCD, sentam, pensam e trabalham como pessoas decentes fazem, e esperam mais dois anos, para vocês irem para URNA.

    DAÍ HÁ 2 ANOS VOCÊS TERÃO muitos argumentos para convencerem o eleitorado.

    SEJAM ESTRATÉGICOS!

    DEIXAM DE CRIAR INSTABILIDADES NO NOSSO PAÍS, SÓ PORQUE NÃO CONSEGUEM VIVER FORA DO PODER.

    Até quando é que um Governo (seja de ADI, MLSTP ou PCD), TERMINA UMA LEGISLATURA NESTE NOSSO PAÍS?

    Reposta para ser dada pelo JORGE AMADO e DELFIM NEVES.

  24. Pidu Mamon

    31 de Julho de 2012 as 17:44

    TÉLA NON=PIDE

  25. Pidu Mamon

    31 de Julho de 2012 as 17:46

    O comunicado do mlstp-psd não está assinado.Será que o Abel Veiga é o lider do meu partido?ehehehe

  26. Carlos Mendes

    31 de Julho de 2012 as 17:58

    Vamos a ver no que nisso vai dar.
    É preciso clarificar o País

  27. Pidu Mamon

    31 de Julho de 2012 as 18:53

    Será que Carlos Mendes é o tal de Kalu Mendes?ehehehe

  28. Ferreira

    31 de Julho de 2012 as 19:44

    So vos digo uma coisa,maiores comentadores deste jornal sao do PCD e MLSTP.Se fossem menos umildes e curuptos,esse pais seria vosso,como toda africa lusofona,mas o vosso odio ta comtaminar até inocentes,mas um dia Deus hade abrir vossa mente,somos muito pouco pra este odio e rancor todo,apresenta prespetiva pra arrancar esse pais!credo pa

  29. San Ponha Deus Lima

    31 de Julho de 2012 as 19:44

    Eu não percebo Politica STP e Príncipe bem apouco estavam em cima do governo, agora é RDP África mais que se passa afinal nesse país meu Deus será que Jorge Amado, Bano, e outros estão a passar tão mal assim querem intriga no país a todo custo José Viegas não sei que se passa com esse esta muito aflito para chegar ao poder também já acabaram com regalia dele quando foi Ministro de juventude e Desporto atleta ficou na terra para empregada dele filha etc irem para Angola agora travagem geram eu sendo vcs ficava quieto a assistir outro a Governar como deve ser..( Eu não sou de nenhum partido mais sou contra políticos desonesto é apenas isso.

  30. Cundú muala vé

    1 de Agosto de 2012 as 1:26

    Moniz és um cabrão tas a fazer de conta que és família do Jerónimo ninguém desejava ter um primo como tu!! desgraçado,es namorado de Jorge Amado ou Delfim qual deles servem de ti??

    • Moniz

      1 de Agosto de 2012 as 13:22

      É meu primo sim.E o próprio Jerónimo sabe quem escreveu.E todos os “Moniz” sabem.E no momento certo terei um tête-a-tête com ele assim que estivar cá em s.tomé.E voltarei a tocar no assunto.Ele que registe o que estou dizendo.

    • ilhas maravilhosas

      1 de Agosto de 2012 as 13:42

      Maria Celina!
      Nós os santomenses te amamos e respeitamos tanto quanto respeitamos t teu trabalho e isenção.Acompanhamos sempre o programa “linha aberta” e apreciamos quanto procuras evitar desde o golpe de estado na Guiné Bissau,de pessoas falarem,tocarem sempre em questões políticas-É de louvar.É um exemplo de isenção.Mas os nossos compatriotas Jerónimo Moniz,Óscar Medeiros,Carlos Menezes,Abilio Neto,Nilton Medeiros etc,estão tirando a tal preferência que vinha tendo a RDP Africa cá em S.Tomé.É pena.Até a quem já pronuncia sobre o “encerramento” ou limitação da difusão em Stomé como acontece em Angola,porque de facto vê-se mesmo que a DRPÁfrica tornou instrumento de Propaganda do Partido ADI e Governo de Patrice Trovoada.Isto não passa de “INGERÊNCIA DE RÁDIO PRIVADADA” nos assuntos internos de um país independente democrático e soberano-É grave!!!!por causa do mau trabalhos destes nossos compatriotas,que pelo visto só pode ter aval da própria direcção da RDPAfrica.
      Bom trabalho Maria Celina e dê uma moral à essa gente que tem sido a causa da instabilidade nas nossa ilhas maravilhosa.Tchau Maria Celina

  31. Lede di alame ça ua

    1 de Agosto de 2012 as 7:21

    Naçoes unidas,…governar o pais…?credo

    • VIOGO

      1 de Agosto de 2012 as 17:32

      Nenhum desses chamados politicos leva o país a frente. Patrice é pior que o pai. Os do MLSTP e PCD são corruptos e absolutamenter incmpetentes e só tratam de si e dos seus.
      Não resta nenhuma alternativa senão uma intervenção das Nações Unidas, assim como se fez em Timor, numa administração de 5 anos, para praparar noivos dirigentes, enquanto os actuis dinossauros morrem o se aposentam, e findo esse tempo STP já saberá o que é dirigir um país, sentido de estado, interesse pela coisa pública, honestidade e devoção pelo povo.
      Nunca, mas nunca este país avança com os trovoadas, pintos, gfradiques,m delfins, e os seus entourages. Never.

  32. Justiceiro

    1 de Agosto de 2012 as 9:38

    Lede di alame çá ua

    Sai dai com boca fedé São Tomé não esta mal para Nações Unidas entrar se eu te conhece-se dava-te uma açoite para vc começar a agir como gentes crescido(a)então Nações Unidas poderia entrar Angola, mesmo Guiné Bissau Burro do Gajo pá nojento..!

  33. dias

    1 de Agosto de 2012 as 10:25

    sou de mlstp mais meus senhores porque os senhores não trabalhe para que na proximas eleições,o partido apresente proposta diferentes e de uma mudança real,para vida de todos nos santomense.Voces estao a dar ao sr patrice vantagem e estao a fazer dele um anjo perante os olhos dos nossos ja incompreendidos , sacrificado e que é facil de se enganar com 50contos conteraneos que vive ai em são-tomé e princípe.Deixem de querer poder a todo custo o povo esta cansado desses jogos politicos de ma representação e encenação rasca e baratas.Falem para o coração de todos nos santomense faz-no acreditar que voces mudaram e que merecem nova oportunidade por favor.Pensei com nova direção que as coisas pudessem mudar estou a ver que nao,sr presidente da republica se queres ajudar o nosso partido deixe o sr patrice e ADI morerrem na praia quando eles pesavam que estavam salvos.DEixem o homem trabalhar nao é com moçoes que se vai la pelo contrario.Trabalhem para ajudar o país mais a pensar em governa-lo com merito justiça e valor com voto nas urnas e com o povo a dizer que confiem nas vossas propostas e em voces.PENSEM E ACREDITEM QUE É POSSIVEL.viva MLSTP deixem de rasteiras injustificavel e indesculpaveis.

  34. binoculo seculo vii

    1 de Agosto de 2012 as 11:18

    Caros cibernautas, só quem não ouve a RDP que não percebe a olho nu o que lá se passa em relação as notícias em S. Tomé. Os homens mamam dinheiro e perderam a compostura. Isso é muito grave. Deve haver por isso investigação séria doa a quem doer. Quem são esses senhores ao serviço do PT: Trata-se de Carlos Menezes, Gerónimo Moniz, Luís Lucena, o comentador do debate Africano, Abílio Neto, (filho da ex-presidente da Frente Popular Livre, Maria do Carmo Sequeira Bragança Neto), do programa Nós por lá entre outros. Os homens para justificarem o cachê ficam até muito mal na fotografia. O ex-jogador do Victória do Riboque, Xalino falava com o coração no Encontro entre o Pai Grande e a diáspora santomense em Portugal: Deixem o Governo Trabalhar…
    Meus senhores, será que o actual 1º Ministro está isento de culpas na governação do país; será que ele é um santo? O Pai MT fundou o ADI, foi 1º Ministro e Presidente da Republica durante 10 anos. Durante o seu mandato, derrubou vários governos e não deixou nenhum Governo Trabalhar. Apoderou-se de roças que todos nós conhecemos deixando os trabalhadores na indigência. Lançou o vira casacas, Evaristo Carvalho, jogador de txó-txó, batoteiro, malabarista e mulherengo mor, pai de uma prole invejável, como 1º Ministro num Governo de Gestão. O pai mas o filho (MT+PT), contribuíram para desgraçar este país. O PT, foi Ministro dos Negócios Estrangeiros, foi assessor do Presidente Fradique, 1º Ministro durante três meses enfim uma passagem desastrosa. Levava diariamente bidons de combustível da EMAE para a sua residência em Praia das Conchas. ( Ele e o Fradique). Como símbolo de poder colocou guarda da Polícia Nacional, no Palácio do Governo dia e noite, que tristeza.
    Segundo advoga o artigo 108.º da Constituição, o Governo é o órgão executivo e administrativo do Estado, cabendo- lhe conduzir a política geral do País. No artigo 113.º estabelece que o Governo é responsável perante o Presidente da República e a Assembleia Nacional. Mas, o PT foge ao debate parlamentar como o diabo foge da Cruz. O que não se entende é o comportamento do malabarista do Evaristo de Carvalho que deve subserviência ao PT, a democracia em STP está invertida. O Presidente da Assembleia de um país, presta vassalagem ao 1º Ministro. O homem maior da Assembleia Nacional chama de chefe ao Iº M, por tudo isso assiste-se a esta triste encenação.
    No país a TVS está partidarizada, com as insígnias azuis da ADI, o Governo afastou todos os jornalistas formados, caso do São Lima, Teotónio de Menezes, Eugénia de Menezes e elegeu a improvisação e a mediocridade: Óscar Medeiros, Maximino Tomba, Teobaldo Cabral (bufo do PT) e outros. Na imprensa escrita Ambrósio Quaresma e os colunistas da sua revista o Parvo, é uma vergonha.
    O Comentador político Óscar Baía é um desavergonhado. À braços com o dinheiro que mamou no Instituto da Habitação, agora é um mocinho de recados do PT, colocado na Rosema com um salário mensal de quatro mil euros. Outro famigerado é o Aurélio Silva, Cauíque, delinquente preso por estupro de duas menores e filhas do seu compadre, vem advogar em nome dos trabalhadores de STP, convenhamos. E e essa gentalha que dá cobertura ao PT, junto a gente marginal como o Grupo Quente (gentalha da pior espécie, incendiários, burlões e criminosos)
    O PT quer introduzir à força uma ditadura no país, com a cobertura de gentalha que ele corrompeu a velha maneira africana /gabonesa e com muita feitiçaria a mistura. (Dizem que o homem foi para Paris passear, porque o acordo com a terminal link já foi assinado há muito tempo, está é no Gabão, jogar oráculo, tomar banho e beber sangue de inocentes)
    Deixem o homem trabalhar, mas, investiguem-no, chamem-no para a Assembleia para ele contartudo o que sabe, o Povo precisa saber. Deixem-no financiar grupelhos da ralé em manifestações ditas espontâneas, financiar quadros que a história brevemente irá julgar, mas, nunca nos esqueçamos de um rifão da sabedoria popular: Fédô de bem, fédu buê dê. Fédô de mali fédu buê dê.

  35. Tiberio

    1 de Agosto de 2012 as 12:06

    MLSTP e PCD estao definitivamente desnorteados e aflitos.
    Eu tenho estado a conversar com muitos compatriotas nossos e cheguei a comclusao de que somente as pessoas estao directamente visados ou afectados com a boa governacao e luta contra a corrupçao estao contra a permanencia deste Governo. Ora vejamos, os militantes desses dois partidos de oposicao que ja nao têm o previlegio de receber/roubar o dinheiro do povo Santomense e que estao visados pela corrupçao estao todos cheios de medo e com falta de dinheiro.
    Todo outro Santomense que nao esta envolvido nesta polémica quero que o governo termine o seu mandato e para depois ser avaliado perante as urnas nas proximas eleicoes.

  36. Mak

    1 de Agosto de 2012 as 12:13

    MLSTP quer poder a todo custo. Espera eleição meus senhores.Povo põe povo tira. Deixe q o povo resolva isso dentro de 2 anos. Não crie instabilidade.O país precisa progredir. Nancêê tê má fé..

  37. ze semba

    1 de Agosto de 2012 as 13:02

    Ai está a conclusão…Sabe-se perfeitamente que o Geronimo Moniz é o mais pessimo jornalista que a RDP-Africa tem,fala mal o Portugues e com uma vôz que menos desperta atenção do publico ouvinte. Sempre questionei, como é que a RDP-Africa uma rádio com a dimenção que tem em termos de audiencia,pode ter um profissional de tão baixo nivel em termos de conhecimento? Sabe-se que a vôz é um instrumento que deve ser bem utilizado de acordo ao ton de fala e na radio é a voz a pronuncia corecta, a dicçãa,a naturalidade, saber passar mensagem e conhecer a regras gramaticais de uma lingua,o Gete moniz só tem vôz e desagradavel.A RDP-Africa baixou consideravelmente de nivel com a saida de Guilherme Galiano, Paula Simons,Ismael Mateus,David Borges entre outros bons profissionai de rádio.É uma pena está rádio ao serviço lusofono se ter transformado em rádio pirata…..

    • abilio neto

      1 de Agosto de 2012 as 15:29

      Vocês Santomenses são mais é invejosos,preguiçosos e analfabetos.Não estudaram.E eis o resultado atirados ao abismo em STP.E eu Jerónimo Moniz,Carlos Menezes,Óscar,Maximino Carlos,Ambrósio etc que tamos a dar uma mão à aquela porcaria de país e tentar abrir-vos estes olhos cegos é que vocês estão a chorar-ingratos e mendigos de mer…Santomenses são mesmo assim.E fiquem sabendo: Todo o trabalho tem o seu preço.

  38. ze semba

    1 de Agosto de 2012 as 14:02

    Se ha financiamento por parte do governo a alguns profissionais da RDP-Africa ou não, o certo que está rádio (RDP-Africa) nos ultimos tempos tem estado ao serviço do governo tal como se sabe da TVS cujo director é correspondente da rdp-africa o que foje e muito as regras jornalisticas. Quanto ao chefe de redação da rdp-africa, Carlos Minezes e o Geronimo Moniz numa rádio séria deviam é serem afastados da estação isto porque demonstra claramente a falta de profissionalismo e o respeito para com a propria casa onde trabalham ou colaboram. Por isso volto a dizer, a RDP-Africa baixou consideravelmente de nivel….

  39. Nascimento Dias

    1 de Agosto de 2012 as 15:54

    kando nao tem oque se contar conta o que se tem,mas do MLSTP E PCD e demais ja perderam força e esta a culpar o PT mas o homemzinho nao tem nada contra vos

    Mas um coisa ele deixou bem claro quando ele ganhar as eleiçoes ele nao quer misturar com vosco porque ele mas do que ninguem sabe qual e o vosso sonho matar o pais e deixar isso a deriva.

    Tambem o povo de STP ja discubriu que sao MLSTP E PCD sao tipos desse amigos falços te matam e depois vem perguntar a noticia.
    SO FALTA O POVO RAIVAR COM VOSCO E SAIR A RUA VOS GRITAR KIDALEEE.

    Andam sempre a criticar se me recordo bem o PT ja solicitou vos uma soluçao pra STP e voçes pelo menos nao apresentaram um rabisco do papel para dizer que voçes tem a ideia isso ja nota que sao bandos de incopetentes querendo assumir o pais MAS E BOM QUE VOÇES SABEM STP E PODEROSO AI SE FAZ A SE PAGA.

    O BOM E VOCES FICAREM NO VOSSO CANTO E BATER BOLA BAXA.

    VIVA PINTO DA COSTA
    VIVA STP
    VIVA PATRICE

  40. ze semba

    1 de Agosto de 2012 as 18:30

    Abilio Neto, não conheço! Mas pelo seu comentário nota-se claramente que o senhor tem pouca familiaridade com a formação que fez…Se por acaso é formado. Não mi interessa a sua colaboração na RDP-Africa, mas sim noto que o senhor, é um péssimo colaborador. Aliás, não sei porque razão esta rádio, admite profissionais como o senhor. A não ser que o governo esteja a financiar toda a RDP-Africa, com a crise na europa tudo é possível.

  41. Argenezio Antonio Vaz

    1 de Agosto de 2012 as 18:41

    Boa, a coisa esta aquecendo. Quando se para tudo ca em STP para passar Benfica ou outra equipa do campionato da terceira da Europa, nada dizem, por ser de Portugal.
    Viva STP, podem dizer o que quizerem

  42. sum mé chinhô

    1 de Agosto de 2012 as 19:09

    É AGORA.Sãotomenses vamos focar atenção na reação de Patrice Trovoada perante tamanha revelação.

  43. Fókótó

    1 de Agosto de 2012 as 19:46

    Expliquem-me quem sabe mas sem complicar:
    Aflito é quem apesar de ter o o poder nas mãos paga bufos e propangadistas reles para fazer manifestação a seu favor ou os que estão serenamente instalados nas suas mansões, fruto de corrupção, bebendo e comendo do que lhes apetece e dando de vez em quando uns coices ao detentor do poder em jeito de diversão.?

  44. El chacal

    2 de Agosto de 2012 as 2:49

    Observem bem o comentario feito pelo senhor Abilio Neto,aos santomenses e como expressa sobre o solo que lhe viu nascer,se é que nasceu nesta terra……

    “Vocês Santomenses são mais é invejosos,preguiçosos e analfabetos.Não estudaram.E eis o resultado atirados ao abismo em STP.E eu Jerónimo Moniz,Carlos Menezes,Óscar,Maximino Carlos,Ambrósio etc que tamos a dar uma mão à aquela porcaria de país e tentar abrir-vos estes olhos cegos é que vocês estão a chorar-ingratos e mendigos de mer…Santomenses são mesmo assim.E fiquem sabendo: Todo o trabalho tem o seu preço.”

  45. Moniz

    2 de Agosto de 2012 as 11:33

    Medo começa na RDP África.Não ví nome de ninguém no comunicado acima.O certo é que o choro começa atacar meu Primo Jerónimo Moniz.Já começou lançar panfleto no facebook exigindo pedido de desculpa!!!!Porquê meu primo está espantado?Eu não vi nome de Primo lá? Há um ditado que diz aquí :QUEM NÃO DEVE NÃO TEME”. Deixa de truques.Só primo é que trabalha na DRPAfrica?

  46. ze semba

    2 de Agosto de 2012 as 11:45

    Não sei em que escola este senhor Abílio Neto estudou? Com comentário de baixo nível, cito: aquela porcaria de País. Digam-me só. Como pode a RDP-Africa admitir um colaborador, ignorante e desprovido de qualquer respeito para com o seu próprio País? Se apercebe claramente que a RDP-Africa, que sempre foi considerada uma rádio com uma qualidade indiscutível, hoje está transformada em casa dos incompetentes, Abílio Neto, Carlos Minezes,Geronimo Moniz e Oscar Medeiros.
    Tenho saudades do David Borges, porque quando este senhor foi coordenador da RDP-Africa a coisa funcionava de outra maneira…O Guilherme Galiano, o Ismael Mateus a Paula Simons e outros bons da RDP-Africa aperceberam-se que a rádio estava a se transformar em casa da tia Joana.Já sei, o Abílio neto formou-se na lixeira da Penha…

  47. Grôgo CaboVerde

    2 de Agosto de 2012 as 12:03

    Pontopé dá in Gibaêê!
    Ê bobôê

  48. Joaquim Silva

    2 de Agosto de 2012 as 12:06

    É um facto que o sr. 1.º ministro Patrice Trovoada tem um “lobby” forte na RDP-África e não é de hoje. Dura há pouco mais de 2 anos. Não é preciso ser-se um especialista para fazer essa constatação. Nenhum dirigente de um país africano de língua portuguesa tem tanto espaço na RDP-África como Patrice Trovoada.
    Mais um exemplo. Uma boa parte da última conferência de imprensa do 1.º ministro que tentou justificar a sua fuga ao debate no parlamento foi transmitida na RDP-África. Seguramente o som foi enviado pelo correspondente Óscar Medeiros. Em contrapartida, as conferências de imprensa dos partidos da oposição não têm o mesmo tipo de cobertura, sobretudo num ambiente de polémica. Seja a partir de S.Tomé, seja a partir de Lisboa.
    É estranho que o Director da estação, que parece ser um bom observador e analista ainda não se tenha apercebido disso.
    Há uma séria tendência de restrição de liberdade de expressão em STP, particularmente nos órgãos estatais da comunicação social e em especial na TVS.
    Patrice e alguns dirigentes do governo e do ADI podem ir a TVS falar durante horas, fazer acusações. Mas a TVS não dá direito de resposta como prevê a lei de imprensa, de acordo com o mesmo tempo e no mesmo espaço. Óscar impõe 2 ou 4 minutos para o direito de resposta, gravados para serem censurados. Foi assim durante a greve da RNSTP e foi também com o Bano, para citar apenas 2 exemplos.
    Regra geral, quando a TVS recebe visitas de estudantes, crianças ou de delegações estrangeiras é assunto noticiável. Entretanto, Óscar proibiu a cobertura da visita de representantes do grupo parlamentar do MLSTP e no final insultou os deputados chamando-os de “palermas”, para quem quisesse ouvir.
    Quando a RTP África divulgou o conflito que opunha os pequenos agricultores de Obô Morro a Satocao, e que a TVS recusou ir fazer cobertura, o 1.º ministro tentou pressionar o delegado. A jornalista que fez a matéria recebeu “recados”. A RTP África é vista por alguns membros do actual poder como “oposição”.
    Tanto é assim que num determinado momento Óscar suspendeu a colaboração com a RTP África.
    Será que a direcção central desses canais de informação não estão ao corrente destes factos?
    O coordenador da TVS, que não tem qualificações para ser nomeado director, transformou-se num lacaio do Patrice. Falta apenas pedir autorização ao chefe do governo para poder respirar.
    O descontentamento é grande na TVS. Ele rodeou-se um grupinho de pessoas sem personalidade e pôs todos os outros à margem. Alguns são vítimas de insultos do coordenador em pleno corredor e não reagem, porque podem ser despedidos. Esquecem-se que na lei existem mecanismos de defesa.
    Mesmo o director de informação, José Bouças, é descartado nas decisões que têm a ver com a sua área de actuação.
    O governo de Patrice reinstaurou um clima de “bufaria”. Os informadores recebem bonus ou são recompensados com viagens e outras benesses.
    Mesmo nos jornais privados independentes, praticamente já não se publica trabalhos de opinião. Há um clima de medo, particularmente na função pública.
    A música “Dêntxi Bétu” publicada recentemente por Pepê Lima está censurada.
    Com esses factos, pode-se ter o barómetro da “democracia” em STP que parece mais próxima de uma autocracia.

  49. Moniz

    2 de Agosto de 2012 as 13:08

    Tive oportunidade de ouvir na TVS Óscar Baía (este que no relatório Min.Públ.do caso Rosema,hipotecou casa 60.000.000 Dbs)falava sobre “Manifestação sem Rosto”!!!Recordem bem a pessoa de Óculos e chapéu que chefiava a manifestação,que vive em Pantufo e S.Gabriel,ou melhor:Liguem para o Nº Móvel 9910405 e SABERÃO de que partido se trata? Óscar Baía pode tratar disso! E aguardamos resposta pública através da TVS!!!!!!Ficamos aguardando! E é bom que o Povo saiba disto. E a TVS junto ao governo ainda ontem organizaram marcha para 15h com jovens vestidos de luto!!!!! E saibam porquê a TVS já não fez notícias no Telejornal??? Porque houve pouca participação-só cerca de uns 15 Jovens.Os outros rejeitaram,porque houve confusão na distribuição do DINHEIRO. !!!!!!!!!!QUE VERGONHA!!!! E está prevista se conseguir resolver problema de DINHEIRO ser realizada hoje.

  50. Sonhador

    3 de Agosto de 2012 as 17:18

    Mudança??? Mas que mudança, Voltemos a ser colónia e tudo correra bem. Ja estou farto de tantas Mudanças e que em 37 anos que o povo pede mudanças e ja houve varias mudanças nunca na verdade nada mudou.

  51. José Lavres

    5 de Agosto de 2012 as 6:53

    Meus caros migos! Vamos deixar de palhaçada e deixar o governo trabalhar em prol do país e do povo já muito martirizado.
    Temos uma oportunidade única.Que aqueles que ntêm provas dessas macacadas a que chamamos “banho”processo nas Entidades competentes “O Tribunal” essas acusações.
    Eu vivo já fora do país há 20 anos. Durante este tempo nunca sabemos o que estava aser feito de positivo no país.
    Agora mesmo através das comunicações internacionais ouvimos notícias positivas do país. Para aqueles que só vivem de tachos e compadrinhos, este período acbou. O país tem de apostar na competência, rigor, exigência e responsabilidade dos cidadãos. Ainda queremos mais, todos os que serão chamados para cargos de chefias, terão de ter capacidade comprovada, provas demonstradas e contributos dados na sua esfera social. Se apostarmos neste caminho, muitos dos que vivem à boleia das forças políticas terõ de mudar de rumo e independentemente da sua opção política e ideológica, estará ao serviço da nação. Veremos que essas querelas baratas deixarão de existir.

  52. Pierre Dias

    6 de Agosto de 2012 as 10:05

    Tantos comentários, até parece que muitos que fazem comentários nesse jornal,andam a brincar com coisas serias,é tempo de unirmos e deichar de politiquises

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo