Política

PCD diz que ADI está a esbanjar dinheiro na compra de consciência para manifestações espontâneas

Num comunicado que reflecte a posição da sua comissão política, que esteve reunida esta semana, o PCD, diz que «condena o acto deplorável de autêntica compra de consciência dos são-tomenses inocentes, que o ADI e o Primeiro Ministro, Patrice Trovoada vêm praticando neste momento», lê-se no comunicado.

Segundo o partido, « não é admissível que com tantas restrições e limitações com que vive quotidianamente a nossa população, o senhor primeiro ministro e o ADI façam a demonstração de esbanjamento de dinheiro, ao pagar as pessoas para fazerem parte das manifestações ditas, espontâneas, preparadas por pessoas ligadas ao seu gabinete e ao ADI», conclui.

Abel Veiga

    44 comentários

44 comentários

  1. rancataco

    31 de Julho de 2012 as 13:20

    deixe o governo terminar o seu mandato , chega da instabilidade …

    • Calibre 12

      31 de Julho de 2012 as 18:23

      É bem verdade essa historia de esbanjamento de dinheiro mpor parte da ADI. Não estamos em campanha e se o governo for sério não precisa comprar ninghuem para nada.~Como se diz, quem não deve não teme. ERntão se a ASDUI está a dar dinheiro as pessoas para se manifestarem a seu favor é porque o gocverno teme, ou seja tem dividas. E são tantas as dividas e duvidas sobre a governação que não custa nada o senhor Patrice e a sua claque esxplicarem o povo o que de verdade se está a passar, mas explicar sem complicar.
      ADI anda a esconder muita coisa, ou por outra Patrice Trovoada anda a escinder muita coisa da propria ADI tanto mais que o Levy Nazaré, o Evaristo Carvalho e os membros do Governo não sabem de nada e vão agindo e se defendendo confiorme informações que lhes são dadas pelo seu chefe.
      Pena é que na hora da verdade aquele que não é filho da terra de verdade foge e vai-se embora. Ai sim, ai é que serão elas…..

    • Calibre 12

      1 de Agosto de 2012 as 9:49

      Noticia de ultima hora.
      Mais uma mentira de Patrice Trovoada.
      Disse em S.Tomé na passada quinta-feira que tinha que viajar para Paris para assinar acordo com a terminal LINK porque o anterior que havia sido assinado com Rafael Branco terminava a 5 de Agosto. Mais uma vez ele mentiu e como mentira tem pernas curtas, ficou com cara lavrado ao dar o dito pelo não dito.
      Afinal depois de estar em Paris, em entrevista a RFI e passada pela Radio Nacional de S.Tomé, Patrice Trovoada disse que o acordo com a terminal LINK ainda está em fase de renegociações e que os acordos possíveis só poderiam ser assinados dentre de 2 ou 3 meses.
      Francamente, pouca vergonha do Senhor Primeiro Ministro.
      Mais uma mentira. Esse homem é mesmo perigoso – é um mentiroso nato com as questões de Estado. Por favor, POVO, abra olho.
      Afinal o que Patrice Queria era fugir a Assembleia Nacional por onde deveria ir prestar contas.

      • XYZ

        1 de Agosto de 2012 as 22:27

        O homenzinho deu uma finta ao Jorge Amado. Este ficou desarmado e sem palavras para explicar aquando da sua entrevista pela TVS.

    • Zumbi

      1 de Agosto de 2012 as 9:50

      Isto está a ficar feio. Deonde vem todo esse dinheiro da ADI ?

  2. santa catarina

    31 de Julho de 2012 as 14:25

    Acabou o dinheiro da zona franca e agora só toca guitarra quem tem unhas.
    PCD é melhor ficar calado para não desventamos mais coisas elas estão ai e com provas.
    Não só falo do stptrading,docas, espaço aereo(mina de ouro)agua de cantagalo, fundo de Japão etc.
    Quem tem telhado de vidro não pode estar a tirar constantemente pedras para outro.

  3. Védé Mé

    31 de Julho de 2012 as 14:31

    deixem o governo trabalhar. Albertino Bragança Sangazuza está a sua espera. Delfim tira capa de imunidade e vai responder pelos crimes cometidos. Sr Bano, a obra de estado que o senhor e o português comeram dinheiro tem de acabar. Sr Cosme Rita por favor responde pelo desvio do crédito do Japão.
    Não digo mais!

    • Frontal

      31 de Julho de 2012 as 15:27

      De facto acho que chega de instabilidade e que se deve deixar o Governo trabalhar. Mas o Governo não pode passar a vida apenas em viagens e não prestar contas a Assembleia. O nosso Governo atual deve deixar de lado a arrogância que carateriza grande parte do seu elenco e demonstrar que a humildade não é um defeito.
      Temos que esclarecer a opinião pública.

  4. Falar Verdade

    31 de Julho de 2012 as 16:05

    Estavam no poder durante largos anos e nunca fizeram nada de positivo para este país.
    Por isso, sou de opinião que o PCD deve deixar o actual governo trabalhar e terminar a sua legislatura.
    Depois, caberá o Povo Sofredor pronunciar-se, através do sufrágio universal sobre a governação do actual governo do Patrice.
    Sejamos prudentes e sérios!
    Abaixo interesse individual em detrimento do interesse colectivo!
    Fui…

  5. Estudante

    31 de Julho de 2012 as 16:31

    Faz todo sentido deixar o Governo terminar o seu mandato.
    Tenho conhecimento através dos orgão de comunicação que tanto o Primeiro Ministro como o Presidente da República tem estado a incentivar investimento exterior para o nosso País. Portanto, não faz sentido provocar instabilidade no país.

  6. Mé Zemé

    31 de Julho de 2012 as 17:25

    O PCD é um partido com elementos sem dignidade e com muita má fé. Em estado sério, o PCD seria totalmente renovado ou pura e simplesmente extinto. Não suporto esse pessoal…

    • E.Santos

      2 de Agosto de 2012 as 10:03

      Eu sempre disse aqui que o PCD era do piorio que tinhamos neste páis como partido. Depois vem o MLSTP de hoje, totalmente sem norte. Todos uns bandos de interesseiros. E que conscientemente não têm pena nenhuma do país e do povo sofredor. Só ganância pelo poder, para pertencerem aos lobies e terem acesso ao dinheiro do povo que rápidamente se transforma em dinheiro deles.
      De facto, numa altura em que o Presidente da república está a fazer esforço para projectar o país fora, atraindo investimentos que nós precisamos e que não está fácil com todoa a crise que se vive, estes senhores dão-se a luxo de nos lixar a todos com a sua ganância, dando sinais de instabilidade…e o Delfim ainda vem dizer que PM é mentiros porque nenhum investidor vai assinar nada com um governo que tem uma moção de censura…”provavelmente não, não é…” e qual a vossa postura face a isso, se sabem de antemão que precisamos destes investimentos? Ainda apoiam. Claro, mais vale vocês conseguirem o poder a qualquer custo, do que um investimento que beneficie a todos. Cobardes e malvados. Nem voc~es e nem quem vos apoia.

  7. Leopaldo

    31 de Julho de 2012 as 17:43

    PCD vocês estão fodidos…

  8. Carlos Mendes

    31 de Julho de 2012 as 18:25

    Vamos a ver em que medida a oferta de dinheiro alheio e desconhecido vai dar.

  9. Biboss

    31 de Julho de 2012 as 19:12

    PCD,MLSTP,aconselho´vos a tirarem umas férias.

    VIVA STP.
    Tenho dito.

  10. Ferreira

    31 de Julho de 2012 as 19:20

    Meu amigo frontal,sera que ainda ha coisas publicas en sao tomé e principe pra explicar?Ou nao és saotomense.

    • Frontal

      10 de Agosto de 2012 as 12:07

      Se todos pensarmos assim, adeuacongo… nom molê…

  11. junior de ceita

    31 de Julho de 2012 as 19:56

    seus malandros, deixem o governo traballhar em paz, e além do mais a vossa sigla conbina bem com voês:PCD(PARTIDO COMEDOR do DINHEIRO). SE VOCÊS NUMCA FIZERAM O MELHOR ENTÃO PORQÊ CRITICAR…

  12. Neves

    31 de Julho de 2012 as 19:57

    deixem o governo trabalhar ….

  13. Fernando Castanheira

    31 de Julho de 2012 as 21:25

    O PCD e um partido que vive na boleia. Deviam estar realmente calados. O Sr Delfim Neves que faca a entrega dos bens adquiridos aleatoriamente a capa do PCD.

  14. zeme Almeida

    1 de Agosto de 2012 as 1:24

    O PCD esta a espera mais um vez para encostar no MLSTP/PSD.O PCD nao tem morar para nos dar com este vice-presidente o Delfim Neves.Este Delfim Neves encontra-se envolvido em varios casos corrupcao e o partido PCD nunca teve a coragem de levar estes casos a assembleia nacional!Se fosse o contrario seriam os premeiros.Falem do STP -TRADING.

  15. torresdias

    1 de Agosto de 2012 as 8:10

    Meus amigos leitores não se esqueçam que em S.Tomé quem agir de má fé, má fé lhe acompanhe e quem agir de boa fé, boa fé lhe acompanhe, o que acontece não é ADI mas sim o seu Presidente, por isso vamos ver quem está de má fé. Será o PCD, MLSTP_PSD, ou ADI. e quem irá pagar a factura?
    Pq se efectivamente se pensarmos bem um 1º. Ministro que se prese e que tem vontade de ajudar seu povo, não assume negócios ele próprio,que tem uma moção de sensura as costas abandona o País, para fazer negócios escuros em nome do País, e depois de lá estar em frança faz declarações públicas na radio frança, a dar dito por não dito quanto a sua deslocação sabendo ele ja da moção de sensura. Foi mais é dar conta de um recado pessoal e não para o povo. sei que hoje, falam assim e amanhã irão mamar o que dizem.
    FUIIIIIIIIIIIIIIIII

  16. Joven Santomense

    1 de Agosto de 2012 as 9:13

    Por favor deixem governo trabalhar.Esperem a vossa vez, São Tomé e Príncipe agradece.

    • E.Santos

      2 de Agosto de 2012 as 10:10

      Pois, se estão na Assembleia a representar o POVO, então o POVO agradece que fiquem quietos e deixem as coisas acontecerem naturalmente. Deixem o governo trabalhar até ao final do mandato. Foi para isso que foram eleitos.Os fundamentos da moção de sensura são simplesmente estapafúrdios. Não têm qualquer rigor e sentido de ser neste momento.

  17. Justiceiro

    1 de Agosto de 2012 as 9:30

    Meus caros, eu sou simpatizante do partido PCD eu já fiz muita campanha com Delfim Neves mais meu amigo eu te peço deixa Patrice Trabalha meus camarada de PCD ele reconhece que as coisas estão mal 2 anos não da para fazer tudo vamos deixar eles governar depois se passar os 4 anos e eles não fizerem nada ai vamos denigre o Gabones/santomense.

  18. Zumbi

    1 de Agosto de 2012 as 9:59

    Noticia de ultima hora.
    Mais uma mentira de Patrice Trovoada.
    Disse em S.Tomé na passada quinta-feira que tinha que viajar para Paris para assinar acordo com a terminal LINK porque o anterior que havia sido assinado com Rafael Branco terminava a 5 de Agosto. Mais uma vez ele mentiu e como mentira tem pernas curtas, ficou com cara lavrado ao dar o dito pelo não dito.
    Afinal depois de estar em Paris, em entrevista a RFI e passada pela Radio Nacional de S.Tomé, Patrice Trovoada disse que o acordo com a terminal LINK ainda está em fase de renegociações e que os acordos possíveis só poderiam ser assinados dentre de 2 ou 3 meses.
    Francamente, pouca vergonha do Senhor Primeiro Ministro.
    Mais uma mentira. Esse homem é mesmo perigoso – é um mentiroso nato com as questões de Estado. Por favor, POVO, abra olho.
    Afinal o que Patrice Queria era fugir a Assembleia Nacional por onde deveria ir prestar contas.

    • Fruta pão

      1 de Agosto de 2012 as 14:05

      Senhor Zumbi, espera pra veres.!!!

    • E.Santos

      2 de Agosto de 2012 as 10:13

      E quem neste país é que não é mentiroso com as coisas do Estado? Você por acaso? Mal por mal, deixem o governo trabalhar. Tem pena do povo e espera pela vossa vez. Não nos criem mais problemas do que os que já temos.

  19. Verónica

    1 de Agosto de 2012 as 14:39

    Estou tb contra a queda do Governo, como tem sido anteriormente.Mas o comportamento doPatrice Trovoada, é para o seu Governo cair. Mas como fazer isso? Deixa-lo ir até não mais poder.
    Patrice é mentiroso. Nenhum asunto do Estado deve ser tratado sem os principais esponsáveis. A atitude dele é mesmo fugir a moção de censura. Como é ue ele vai assinar o negociar acordos, sem oMinistro ou Ministros de tutla? Para esse caso, Porto de Água Profundas deveria levar o Ministro das Finanças e Cooperação Internacional e o Ministro das Infraestruturas atémesmo técnicos desses sectores. O Varela nem deveria sair porque é substituto directo dele no Governo.
    Pôvo abra os olhos. Ele é mt mentiroso. O Chefe de Estado não pode mentir dessa forma. Deixa-lhe vir. Ele terá que ir à Assembleia de qualquer geito.

  20. Fókótó

    1 de Agosto de 2012 as 18:42

    STP, infelizmente, nunca teve bons primeiro ministros , mas o actual passou de conta, porque para além de corrupto e ladrão como todos outros foram, se houver excepção que me desculpem, é terrorrista e traidor o que vai ser muito perigoso quiçá fatal para este pobre país.
    -Fazer negócios consigo próprio sob capa de chefe do governo
    -mentir desavergonhadamente ao povo que o elegeu.
    -usar força policial sob sua tutela para contrariar, vandalizar, e banalizar um mandato do tribunal(órgão de soberania)na calada da noite.
    -Comprar popularidade com o dinheiro dos contribuintes.
    Este primeiro ministro, sim,é um monstro,tem de ser afastado o mais rapidamente possivel do poder antes que seja tarde de mais.
    Quem não acreditar vai acordar no inferno.
    Quem viver verá.

    • E.Santos

      2 de Agosto de 2012 as 10:18

      O tarde demais, é antes que o Governo consiga demonstrar que é capaz de fazer alguma coisa por este país? porque aí sim vocês estão lixados, nunca mais voltarão ao poder? é este o vosso medo?
      Ides trabalhar. Tantas roças que voc~es tomaram e fizeram quinta. Cultiva, gera emprego e ganha dinheiro com vosso suor e esforço. Nada de ficar a espreita do poder para assambarcar o povo. Bando de larápios. Quem não vos conhece que vos compre. Mal por mal, deixem o governo terminar o mandato. Espera.

  21. O Analista e Censurador

    1 de Agosto de 2012 as 21:21

    Já nem dá para perceber o que realmente esta se passando na governação em STP e no desenvolvimento Sócio-Económico. Ora, se o governo tem dado sinal de boa governação é claro que deve manter até o fim do mandato. Se durante dois anos, segundo o que se tem dito as coisas estão piorando, a única solução é fazer cair o governo.E cabe a Assembleia Nacional,nomear um governo de transição,preparando assim a antecipação da Eleição Legislativa. Peço desculpa se estou sendo muito pensimista.Isto porque, de acordo com certos comentários e de conformidade com as notas dada pelo quem faz avaliação, tem me deixado um tanto pouco confuso,sem perceber na realidade como esta sendo o desenvolvimento Sócio-económico em STP.Digo isto porque a mais de dez anos que estou fora do nosso País, não tenho acompanhado ocularmente o seu desenvolvimento.Acompanhando apenas através desse espaço que o Jornal Téla Non, nos reservou e noticias da Rádio BB daqueles que viajam de férias.A minha maior preocupação é a boa imagem do Jornal que fica em causa.Porque certos comentários que são classificados com notas positivas, não tem nada que se pode aproveitar.Exemplo(PCD vocês estão fodidos…)Apesar de não simpatizar com o partido em causa, essa expressão esta fora de sério. Não obstante, avaliado com 16 pontos positivos e 2 negativos,quando deveria ser acontrário.Mais uma vez peço desculpas se estou sendo muito pretenente.

    • E.Santos

      2 de Agosto de 2012 as 10:23

      Se considerarmos que todos mentem em São Tomé, quer Governo quer oposição, então, meu caro amigo, ao menos confia na avaliação do FMI. E estes disseram claramente que ” o governo está a fazer uma boa gestão do orçamento do estado” e por isso nos vão dar mais empréstimo.
      Isto já é um bom começo. Significa que apertam o cinto. E tanto apertaram que estes larápios abituados a comer dinheiro do povo já estão a gritar. Daí dizerem esta expressão que você sublinha aí e que teve votação de todos. Porque de facto, para a boa vida a que estavam habituados, estão mesmo fo…..

    • E.Santos

      2 de Agosto de 2012 as 10:34

      Ao Tela NON.

      Um desafio meus senhores. Façam um inquerito aqui a perguntar se acham que o Governo deve continuar ou cair. Ou se as pessoas são contra ou a favor da mocão de sensura interposta pelo MLSTP. E dêm-nos o resultado fiel, sem qualquer manipulação de fonte. Aqui ninguém está a ser comprado. E vejam o sentido do voto da maioria.

  22. Engenheiro( LISBOA)

    2 de Agosto de 2012 as 2:10

    Deixem de porcarias e falta de vergonha e rancores pois quem sofre com isso são os mais desfavorecidos.
    Fazem o favor de mandar todo da bolsa que devem a nós estudantes bolseiros.
    Há muitos que termiram o curso este ano e só estão a espera do dinheiro para pagar propinas em atraso e levantar diploma. EU SOU UMA DESSAS PESSOAS.
    É INADIMISSÍVEL, DESUMANO E GRANDE CRUELDADE E FALTA DE RESPEITO UM GOVERNO QUE DURANTE UM ANO LECTIVO COMPLETO NÃO FAÇA UM ÚNICO PAGAMENTO A ESTUDANTES.
    EU CONSIDERO ISSO COMO UM ABUSO PELA PESSOA HUMANA SABENDO QUE ESTE É A ÚNICA FONTE DE RENDIMENTO QUE OS ESTUDANTES TÊM PARA SE DESENRASCAR FORA DO SEU PAÍS DE BERÇO.

    OS DESGRAÇADOS DO PCD e MLSTP SÓ ANDAM A MAQUINAR MAQUIAVELICAMENTE O ASSALTO AO PODER E DE MODO A VAMPIRIZAR O POUCO QUE PRODUZIMOS E QUE NOS DÃO DE ESMOLA INTERNACIONALMENTE. SÓ INTERESSE PESSOAIS E DE GRUPOS. GAJOS CHEIOS DE CADASTRO, SEM ESCRÚPULO E COM VONTADE DE CENSURAR OS OUTROS, EMBORA ESSE GOVERNO MEREÇA MESMO SER CENSURADO E SUBSTITUIR PEÇAS.

    PATRÍCE TROVOADA TEM QUE APRENDER A ESTAR CALADO E FALAR DE ACTOS CONSUMADOS E NÃO DE ACTOS A CONSUMAR, CASO NÃO CONTINUA SENDO CHAMADO NA PRAÇA PÚBLICA DE MENTIROSO E O POVO TEM SEMPRE RAZÃO.
    EU NÃO TENHO AFINIDADE NEM SIMPATIA POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO SANTOMENSE MAS ACONSELHO AOS INDOUTOS DO MLSTP E PCD A REVER A SUA POSIÇÃO E DEIXAR QUE PELO MENOS UMA VEZUM GOVERNO FAÇA QUATRO ANOS DE MANDATO.

    PATRICE TROVOADA TEM QUE PARAR EM CASA,REFIRO-ME, NO PAÍS PARA ESTUDAR DOSSIERS DO GOVERNO E DEIXAR DE SUPERSTIÇÕES DE PROJECTOS E DESENVOLVIMENTO PORQUE ISSO NÃO EXISTE, EXISTE SIM ESTUDO E TRABALHO. ORA, SE O SENHOR NÃO PARA EM CASA PARA LÊR COMO TERÁ UMA VISÃO PARA DIRIGIR O PAÍS COM ALGUMA PRECISÃO? É IMPOSSÍVEL MEU SENHOR!!!!!!!!!
    PÁRA EM CASA ESTUDA E DEIXA DE PROCURAR ESMOLAS E COMEÇA A SER MAIS RACIONAL.
    E FAZ O FAVOR DE MANDAR DINHEIRO PARA ESTUDANTES SE FAZ FAVOR… É UM DIREITO QUE NOS ASSISTE COMO SANTOMENSES DE ORIGEM,REPITO É UM DIREITO QUE NOS ASSISTE E NÃO É UMA ESMOLA!!!!!!
    DEVEM-NOS 12 MESES, SENDO 3 DO ANO LECTIVO 2010/2011 E 9 MESES DESTE ANO LECTIVO QUE TERMINOU 2011/2012.
    QUE DEUS NÃO VOS IMPUTE OS VOSSOS PECADOS E VOS LIVRE DE UMA GRANDE LEPRA,PORQUE É ISSO QUE MERECEM.
    UM GRANDE ABRAÇO PARA OS IRMÃOS DA ILHA DO PRÍNCIPE E TÓ ZÉ CASSANDRA( 965 241 177)

  23. Rui Manuel

    2 de Agosto de 2012 as 8:54

    O MLSTP e o PCD nao conseguem esconder a eufuria de voltar ao poder para empurar o paìs ao poxo de uma vez para sempre.
    è lamentavel,esses desenvergonhado não vêm para seu rabo£?.deviam preoucupar com paìs e não com seus interesses pessoais.

  24. pierre

    2 de Agosto de 2012 as 12:21

    Peço paz para meu belo país,as ciosas não são muito claras no governo,porque o primeiro ministro promete muito e as coisas acabam por não acontecer, mas por outro lado a oposição tambem não ajuda em nada, então se não ajudam é melhor estar calados, porque a situação do nosso país actual deve-se muito a estes partidos que estão na oposição,trinta e sete anos de independência de certesa que teriamos um melhor país, fizeram oque queriam com as ajudas que eram muitas oferecidas a pais e hoje estamos nessa pobresa, e venhem culpar quem, um governo que vai só fazer dois anos de mandato, me disculpe senhores não da para crêr, e os trinta e cinco anos que ficaram para traz, tambem e a culpa de atual governo, se alquem me puder dar essa resposta me da por favor, portanto meu ver e deichar que o governo governe, se eles não deicharem teremos que sair a rua em peso , em massa numa revolta total, porque hoje a nossa asembleia ja mostrou que não é credivel, porque deside por se só nem quer saber da opinião pública,não tenho partido e minha opinião pessual, abraço para ilhas maravilhosa

  25. gangue a favor de naçao

    2 de Agosto de 2012 as 15:03

    baixo assinado pra aonde so para os politicos porque so somos nos que otilizamos internete. vaoms fazer uma presença aberta em todos os destritos de pais em funcafunca pra nos sabermos se fica o governo e se cai.

  26. O Analista e Censurador

    2 de Agosto de 2012 as 15:59

    E.Santos, fo…esta o povo que sofre com a miséria e a pobreza. Achas que esses senhores que são criticados apenas por meia dúzia de aqueles que com certeza são lambe botas dos mesmos na altura da campanha, vivendo no sistema denominado(BANHO), estão preocupados?!…Quem esta sofrendo com tudo isso é a classe da Boia Fria, que nem têm possibilidades de serem molhados na altura do dito banho…Numa analise exaustiva até se verifica que o responsável pela avaliação dos comentários,não tem personalidade ou é um dos impostores sem qualidade igual aqueles comentarista obscuros… Passado trinta sete anos da independência é triste existir ainda personagens ligados a comunicação social sem conhecimentos literário. Apesar de expressão ser livre após a liberdade, não devemos continuar com essa nulidade. Se por acaso ofendi alguém sem querer peço desculpas.Mais é bom que preenchem esse vazio que falta na literatura no nosso País.Se continuarmos assim, vamos ficar sempre para trás como já estamos…

  27. ze semba

    2 de Agosto de 2012 as 17:08

    Joaquim Silva diz:
    2 de Agosto de 2012 às 12:06
    É um facto que o sr. 1.º ministro Patrice Trovoada tem um “lobby” forte na RDP-África e não é de hoje. Dura há pouco mais de 2 anos. Não é preciso ser-se um especialista para fazer essa constatação. Nenhum dirigente de um país africano de língua portuguesa tem tanto espaço na RDP-África como Patrice Trovoada.
    Mais um exemplo. Uma boa parte da última conferência de imprensa do 1.º ministro que tentou justificar a sua fuga ao debate no parlamento foi transmitida na RDP-África. Seguramente o som foi enviado pelo correspondente Óscar Medeiros. Em contrapartida, as conferências de imprensa dos partidos da oposição não têm o mesmo tipo de cobertura, sobretudo num ambiente de polémica. Seja a partir de S.Tomé, seja a partir de Lisboa.
    É estranho que o Director da estação, que parece ser um bom observador e analista ainda não se tenha apercebido disso.
    Há uma séria tendência de restrição de liberdade de expressão em STP, particularmente nos órgãos estatais da comunicação social e em especial na TVS.
    Patrice e alguns dirigentes do governo e do ADI podem ir a TVS falar durante horas, fazer acusações. Mas a TVS não dá direito de resposta como prevê a lei de imprensa, de acordo com o mesmo tempo e no mesmo espaço. Óscar impõe 2 ou 4 minutos para o direito de resposta, gravados para serem censurados. Foi assim durante a greve da RNSTP e foi também com o Bano, para citar apenas 2 exemplos.
    Regra geral, quando a TVS recebe visitas de estudantes, crianças ou de delegações estrangeiras é assunto noticiável. Entretanto, Óscar proibiu a cobertura da visita de representantes do grupo parlamentar do MLSTP e no final insultou os deputados chamando-os de “palermas”, para quem quisesse ouvir.
    Quando a RTP África divulgou o conflito que opunha os pequenos agricultores de Obô Morro a Satocao, e que a TVS recusou ir fazer cobertura, o 1.º ministro tentou pressionar o delegado. A jornalista que fez a matéria recebeu “recados”. A RTP África é vista por alguns membros do actual poder como “oposição”.
    Tanto é assim que num determinado momento Óscar suspendeu a colaboração com a RTP África.
    Será que a direcção central desses canais de informação não estão ao corrente destes factos?
    O coordenador da TVS, que não tem qualificações para ser nomeado director, transformou-se num lacaio do Patrice. Falta apenas pedir autorização ao chefe do governo para poder respirar.
    O descontentamento é grande na TVS. Ele rodeou-se um grupinho de pessoas sem personalidade e pôs todos os outros à margem. Alguns são vítimas de insultos do coordenador em pleno corredor e não reagem, porque podem ser despedidos. Esquecem-se que na lei existem mecanismos de defesa.
    Mesmo o director de informação, José Bouças, é descartado nas decisões que têm a ver com a sua área de actuação.
    O governo de Patrice reinstaurou um clima de “bufaria”. Os informadores recebem bonus ou são recompensados com viagens e outras benesses.
    Mesmo nos jornais privados independentes, praticamente já não se publica trabalhos de opinião. Há um clima de medo, particularmente na função pública.
    A música “Dêntxi Bétu” publicada recentemente por Pepê Lima está censurada.
    Com esses factos, pode-se ter o barómetro da “democracia” em STP que parece mais próxima de uma autocracia.

  28. S.Fernandes

    2 de Agosto de 2012 as 17:45

    sera que o MLSTP E PCD ja viram o que transformou este pais? Meus irmão Santomense abre bem o olho estes ladroes so querem poder e mas nada ….. esperam vossa vez minha gente ….Delfim e jorge deveriam perguntar o povo se gostam deles … senhor jorge pegou no ministrerio de agricultura comeu todo boi e abriu talho… Delfim …hummm olha coisa muito ….

  29. torresdias

    3 de Agosto de 2012 as 8:13

    Está mais que visto que o ADI não tem pessoas convictas, acreditem meus estimados leitores, são todos aqueles que gostam de uma vida sem futuro que o ADI vem enganando com 100, 200, 300, para beberem cervejas, vinhos, cacharrambas e lá vão eles. Mais tarde quando ficarem velhos sem forças, vão ficar de mãos estendidas pedindo esmolas. Boa politica e nós que temos noção da verdade contribuimos apoiando. Agora o BANHO não será quando houver campanhas. Mas acreditem que o dinheiro não é plantado, só se adquere trabalhando, roubando, com negócios e acções ilicitas, e todo aquele dinheiro trabalhado não se esbanja de forma tão fortuita. A ver vamos

  30. santana

    3 de Agosto de 2012 as 10:48

    Eu como sidadão de stp aconhelho os dirigentes do pcd a não pressionarem o governo.
    ja a 37 anos que o povo esta vendo as mesmas caras dos malandros do mesmo partido sempre na assenbleia no governo nas instutuições do estado e com variadisimas casas do estado , mais agora se o povo vos deu oportunidade de estarem lá na assenbleia com sete (7)deputados é pra defenderem o interese do povo ñ é para andarem a tentar derubar o governo. na qualidade de amigo vos digo:
    se o povo vos de oportunidade de estarem lá com só sete deputados e estão a fazer o k estão a fazer, da proxima podem contar com estes valores na vossa representação na assembleia (0,1 ou até 2)será o vosso maximo para as proximas eleições.

  31. O Analista e Censurador

    6 de Agosto de 2012 as 10:06

    Tantos comentários,baseando nas percentagens só se aproveita 1,5%.Que vergonha.Vamos mudar essa mentalidade arcaica.
    Mesmo com Tempestade,Trovoada e Vento as coisas não mudam?!… Até quando meu Povo?…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo