O Presidente da República Manuel Pinto da Costa, presidiu o acto central do 37º aniversário da independência nacional. A Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe completou mais um aniversário da sua institucionalização no dia 27 de Agosto. Enquanto Chefe de Estado Manuel Pinto da Costa, considerou a sua presença como um estímulo para que as forças polícias possam desempenhar as suas missões num espírito de profissionalismo.
A presença do Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, foi um estímulo para a instituição que tem a missão de garantir a segurança e ordem pública, dar resposta a situação preocupante que foi denunciada pelo seu comandante geral Roldão Boa Morte. «Incremento das acções criminosas nomeadamente a delinquência juvenil, assalto a mão armada, posse da arma de guerra, tráfico e consumo de estupefacientes, violência doméstica entre outros», disse o Comandante geral da polícia nacional.
Por sua vez Manuel Pinto da Costa, prometeu tudo fazer para que a polícia nacional seja cada vez mais dignificada e chamou a atenção que a segurança interna deverá continuar a ser a bandeira na promoção da imagem de São Tomé e Príncipe no exterior. « São Tomé e Príncipe é um país seguro. É uma mais-valia que temos que saber preservar e potenciar uma vês que a segurança será um pressuposto indispensável ao exercício da actividade económica para o desenvolvimento sustentável do país. Sendo a garantia de segurança uma função essencial do Estado as forças de segurança devem estar acima de qualquer querelas ou divergência políticas », disse o Presidente da República.
O acto central da comemoração do 37º aniversário da polícia nacional ficou marcado pela presença do elenco governamental, do corpo diplomático acreditados no país, representante da sociedade civil organizada e de confissões religiosas. O leitor pode ler na íntegra o discurso do Presidente da República por ocasião do trigésimo sétimo aniversário da polícia nacional. CLIQUE – PNCS
Sónia Lopes

gualter almeida
28 de Agosto de 2012 at 21:03
pois como é que não pode aumentar se os criminosos até dão aulas esão protegidos pelos governante perguntem ao LÙCIO AMADO quem os forma
ANCAS
28 de Agosto de 2012 at 23:11
O cimentar e a modernização da instituição social – A FAMíLIA- deve servir de base para integração social, para arrecadacadar, o assegurar de valores sociais, culturais e de dignidade Humana, da assunção do sentido da honestidade, do sentido da responsabilidade, do sentido de organização, do sentido de rigor, da conduta social, cultural, integra, pois a intituição -FAMÍLIA- a sua integração, organização, estruturação, é fundamental para evolução e modernização da nossa Sociedade/Comunidade, para a formação dos cidadãos, para o combate á fome, á miseria, á pobreza, e ao mesmo tempo o combate á corrupçaõ, á criminalidade, a promiscuidade sexual…
Pensemos por exemplo, no enquadramento legal, nos processos de casamento, união de facto, na exigência Legal para impor aos conjuge o assumir da responsabilidade Parental, na exigência Legal para a assunção da responsabilidade da Paternidade/Maternidade( imposição de uma pensão aos filhos), na efectiva imposição Legal dos conjuges em relação á educação dos filhos, etc, etc
Isto ajudaria, a justiça e paz social.
Mudaria o quadro de promiscuidade existente na nossa sociedade(um dos grandes males sociais no nosso País), a Poligamia, com a agravante de aumentar á fome, á miséria, á pobreza extrema, com o aumento de nºs de filhos que jamais são efectivamente assumidos, pelos Pais, enfileirando e aumentando deste modo, os números de meninos de rua, mendigos, deliquentes, a exploração do trabalho infantil, a prostituição infantil, etc, etc…
Ainda mais, quando sabemos, que a promiscuidade sexual, a poligamia, agrava a situação da saúde sexual da nossa população, como é o caso de aumento das deonças venereas, a AIDS, a Tuberculose, a Hepatite, dentre outras,…
Fazer enquadramento Legal da instituição base da sociedade – A Família- os seus deveres e direitos, para os conjuges implica também combater a violência domestica, procurar a igualdades de direito e deveres entre conjuges, proteger os filhos, proteger o direitos das crianças, durante o seu processo de formação de caracter, infância e adolescência, etc, etc…
Devemos nudar este quadro legal, social cultural, na matérias ligadas aos processos da constituição da instituição base da sociedade SãoTomense, -A FAMÍLIA- é para nós fundamental moderniza-la enquanto País, sociedade, comunidade e cidadãos SãoTomenses.
Acreditem
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica-nos bem
Deus abençoe São Tomé e Príncipe
ANCA
28 de Agosto de 2012 at 23:16
No fundo significaria, organizar, estruturar, e planear a sociadade, para que o investimento, crescimento e desenvolvimento e amadurecimento social, cultural, desportivo, político, ambiental, económico e financeiro do nosso País(Território, Mar, População) seja mais celére e sustentável, no futuro.
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica-nos bem
Deus abençoe São Tomé e Príncipe
Augerio Dos Santos Amado Vaz
29 de Agosto de 2012 at 0:40
Sua Excelência Senhor Presidente da Republica, como é que se pode combater a delinquência Juvenil quando o dos maiores delinquentes da Republica é Presidente do Supremo Tribunal da Justiça?
HLN
29 de Agosto de 2012 at 17:29
Falar só por falar Augerio Vaz não basta. Prove-o.Também gostaria de ver esse senhor pagar pelo diverso crime que dizem por ai que o mesmo tem cometido. Como Presidente do Supremo Tribunal da Justiça deve é dar exemplo e, não abusar do poder.
Augerio Dos Santos Amado Vaz
29 de Agosto de 2012 at 0:44
um em vez de o
matuitui
29 de Agosto de 2012 at 15:33
Ê ouvi um policia a dizer:
– Pora pá, dá um gajo vergonha de sê polícia pá! Os gajos alugam armas pá bandido de noite pà de manhá, tomam o cumbú deles e que safoda lá pra resto!
dedo ca ponta bá uê
3 de Setembro de 2012 at 9:29
oh palerma!! não falas o que não sabes.procure provar aquilo que escreveste
Paracetamol 500mg
29 de Agosto de 2012 at 15:39
Um dos maiores delinquentes é o Roberto Raposo, coadjuvado pela sua irmã rebeldeway.
Mais, o Patrice também figura na praça como maior de todos, na minha humilde acepção.
Abraços
Helmer Neves
29 de Agosto de 2012 at 16:36
Porque é que tudo gira à volta do presidente da República?
Estrangeiro
31 de Agosto de 2012 at 16:37
Outra coisa que nao percebo: A policia esta a apresentar-se como na foto? Com o braco a frente? Assim como os Nacionalsocialistas durante o tempo de Hitler? Mmh, estranho…