Política

Patrice Trovoada é representante de São Tomé e Príncipe nos palcos da política internacional

O Chefe do Governo, que vai liderar a política externa de São Tomé e Príncipe na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, toma parte antes, no encontro importante da política de defesa internacional, que vai decorrer em Alemanha, no âmbito do AFRICOM.

Patrice Trovoada que deixou Sã Tomé no último fim-de-semana, disse que foi convidado pelo Estado Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos de América para África, AFRICOM, para intervir no âmbito de uma conferência internacional da AFRICOM. «Na Alemanha vou a convite do estado-maior das forças armada Americana nomeadamente estado-maior para África – AFRICON para dar uma intervenção sobre o que nós pensamos sobre o conceito de defesa e segurança no Golfo da Guiné e iremos falar evidentemente das relações a nível militar e de sector da defesa entre São Tomé e Príncipe e Estados Unidos de América», declarou o Primeiro-ministro.

Depois de defender a política internacional de São Tomé e Príncipe a nível da defesa na sede da AFRICOM, Patrice Trovoada viaja para Nova Iorque, onde na sede das Nações Unidas, apresentará ao mundo a visão da política externa de São Tomé e Príncipe. «Seguirei para Nova Iorque para tomar parte nos trabalhos da Assembleia-geral das Nações Unidas», precisou.

De Nova Iorque, e depois de dizer ao mundo o que São Tomé e Príncipe, pensa e sente em termos de políticas, o Chefe do Governo são-tomense, viajará para Washington, onde terá encontros com representantes do Banco Mundial e do FMI.

Abel Veiga

47 Comments

47 Comments

  1. Cobra

    24 de Setembro de 2012 at 11:09

    Vai falar o quê se ele não sabe falar! Vai sim passear mais uma vez!

    • Paulo

      25 de Setembro de 2012 at 10:54

      O ministro de negocios Estrangeiros está aonde? Até parece que não existe ministro de Negocios estrangeiros.Bandos de incompetentes.

    • pai grande

      27 de Setembro de 2012 at 15:54

      é a pessoa ideal para este tipo de situações nao venhas aqui mandar bocas porque nao sabes de nada

  2. liberal

    24 de Setembro de 2012 at 11:23

    Oh cobra, ele sabe falar alguma coisas, do tipo por conseguinte ……..eu já tinha dito… STP esta a ser governado por um ante democrata..
    Ele falava tanto do outro agora so faz asneira….lamento…..

    • Maiker

      25 de Setembro de 2012 at 11:10

      Porque que o Patrice Trovoada não acumula o cargo de Ministro de Negócios Estrangeiros?
      Ja assim passaria a ser Patrice Trovoada” Primeiro-Ministro e Ministro de Negócios Estrangeiros”, o Ministério de Negócios Estrangeiros não existe, o primeiro ministro anda sempre a desautorizar o minitro de Negócios Estrangeiros.
      Este ministro de Negócios Estrangeiros é um pau mandado ou seja só lhe deram um tacho, ministro sem pasta, cresça homem, faça pelo menos uma fez na vida algo útil para a sociedade e peça a siua demição no cargo de mistro de Negócios Estrangeiros o senhor não tem voz nesse ministério.

  3. amo-te

    24 de Setembro de 2012 at 11:31

    Este PT é muito brincalhão. Ele manda apertar cintos e anda esbanjar o dinheiro do povo. Ir alemanhã fazer o quê? Falar da defesa? Um ministro de defesa não seria suficiente e os custos seriam menores para o povo Santomense? A ministra de saúde não poderia ter outro comportamento perante o Presidente da República. Ela é a imagem do Senhor PM, PT. Porque é que só dentro de 15 dias teremos um novo minitro de saúde? Não será que o PT está uma vez mais a desrespeitar o PR? O país vai ficar sem ministro de saude durante 15 dias, obrigando o PR mal ou bem a conviver com esta malcriada. PT, vai pagar muito caro pelos males que tem causado a este país e pelo desrespeito perante o PR.

  4. maria chora muito

    24 de Setembro de 2012 at 11:33

    “Dar uma intervenção”.O rapaz é tal qual a sua ex-ministra Angela. Não sabem falar português.

  5. zeme Almeida

    24 de Setembro de 2012 at 11:49

    Que tristeza destes dois comentarios.Falar portugues?Voces sabem falar corretamente um bom portugues.Que linguagens triste

  6. zuchi dletu

    24 de Setembro de 2012 at 12:23

    Meus Caros,
    por mais que possam pensar ou querer mal ao nosso Primeiro Ministro, deviam ter orgulho, como santomenses, por um político nosso, que é o PM seja convidado por e para tão altas instâncias internacionais. Para além da capitalização pessoal, é o Nosso País, que está na primeira fila, que é nomeado, e seguramente, muitos que desconheciam STP vão descobrir a Ilha, o que sempre é positivo. Quando tivermos uma visão de interesse nacional, e deixarmo-nos deste espírito mesquinho de judas, à forro, sempre prontos a dizer e fazer mal, e nunca dispostos a reconhecer uma boa ação e o bem que os outros podem trazer e fazer, estaremos como temos estado até agora, a chafurdar no ignorantismo, no leve leve da pobreza moral e da indigência. Assim, mdfmistas, ppdistas, mlstpistas, adiista, códistas, e outros istas e todos os santomistas, vamos estar atentas ao que diz e faz PET no fórum internacional e fiquemos contentes por STP estar como parceiro convidado, vá pelo menos por uma vez, sejam bonzinhos e digam basta de sermos os “mussandá” de todos os dias. STP e PET mostrem o que podemos ser e valer.

    • leucadio

      24 de Setembro de 2012 at 15:00

      Senhor Zuchi Glêtu acertou “na mosca”!!! Nem mais!!! Infelizmente o nosso país carrega uma “caterva” de mussandás que não conseguem ver nada de bom do lado daqueles por quem eles nutrem odios inexplicáveis. Pessoas que entendem a militancia política como se fossem fanáticos de clubes de futebol, incapazes de reconhecer que a equipe adversária jogou bem e que por isso merece ganhar. Infelizmente ~so esses Mussandas, gentes miseráveis de espírito, abundantes em todos os partidos do país, que vão nos distraindo com os seus disse-ku-disse. Triste!!!

    • Maria Teresa

      25 de Setembro de 2012 at 15:45

      Orgulho de qual país, esse? Com todos os ladrões, a roubarem e a engrandecerem e as pessoas a sofrerem, a pedirem 10, 20, 30% para todo projeto ou compania que quer fazer algo e se eles não receberem dinheiro eles queimam com cara lavrada e sem vergonha, isso e país? O que é que fizeram de bom até agora? Nada, nada, naa. Sim, carro para eles, casa grande com piscina e tudo, comida na mesa, porem dificuldades para outros que querem fazer alguma coisa boa para aquela terra, isso e país? Por favor, acordem, ACORDEM!

  7. Cobra

    24 de Setembro de 2012 at 12:36

    Ó “Zeme Almeida” eu pessoalmente não sou letrado, mais convenhamos que um lider deve saber “estar” e saber “falar” para não ser o bôbo da côrte nos palcos internacionais.

  8. LEVE-LEVE

    24 de Setembro de 2012 at 12:53

    Podemos até não gostar do Homem,
    Mas tomar parte nesses eventos é uma grande promoção para o meu, o nosso pais.

    Acho que devemos ser mais compatriotas.
    Os comentários devem ser responsáveis. Acho que alguns leitores falam apenas para faltar respeito.
    Foi talvez com essa atitude que a ex-Ministra não sobre respeitar autoridade.

    Temos que nos vangloriar pelo facto do nosso pais estar nesses eventos. Seja com quem quer que seja. do ADI – MLSTP – PCD – MDFM ou qualquer um representante do POVO.

    Viva São Tomé e Principe.

    • Mimi

      24 de Setembro de 2012 at 12:57

      Promoçao para o pais?

    • Mimi

      24 de Setembro de 2012 at 12:57

      Viagem de rotina. Nada demais

  9. Jovens 11ºAno Vendedores de Plástico

    24 de Setembro de 2012 at 12:53

    Como o que vai fazer nas N.U?
    Vai ” DAR UMA INTERVENÇÃO .

  10. Antonio Gonzaga

    24 de Setembro de 2012 at 13:31

    Meus srs. oPaís deve ser representado no exterior, quer queiramos quer não. E hj em STP, não há personalidade com carisma internacional para representar o pais. O PT um magnata nessas lides internacionais.
    Esperemos pelos resultados.

  11. Capuita Puita

    24 de Setembro de 2012 at 13:42

    Minha gente, quem critica deve ser o maior burro… Todo mundo erra, porque erro é humano. Observem bem para o título dessa notícia…”Patrice Trovoada é represente de São Tomé e Príncipe nos palcos da política internacional”. Tb há falha do Abel (É represente de STP…), isso é normal. Espero que Abel ñ corrija.

  12. Mbé Za

    24 de Setembro de 2012 at 14:02

    Eu concordo plenamente que o país tem que estar representado em eventos desta natureza, até porque precisamos melhorar a nossa politica externa e estarmos melhor inseridos na politica mundial, só que as minhas perguntas são:
    O que o Sr. primeiro Ministro sabe sobre a “Defesa e segurança no Golfo da Guiné”? Será que neste evento ele estará acessorado por alguém que realmente do Assunto.
    Não será esta, uma bela justificativa pra ele realizar mais um tur?
    será que o Senhor Ministro de Ordem de Defesa e Ordem Interna estará na delegação que o acompanhará, enfim.

    • Capuita Puita

      24 de Setembro de 2012 at 14:41

      Ministro de Defesa e ordem Interna…ahahahah. Esse dai nem está ai pra isso, pra ele mxm só, água subiu ou água desceu, lhe dá igual. Esse é um tacho que ele tem garantido até esse governo terminar o mandato. Ñ sei o que faz esse homem ai…

  13. Lede di alame ça ua

    24 de Setembro de 2012 at 14:16

    Situacao tao sensivel; como, a seguranca nacional, exercito, nao deve ser tratado como gente como o senhor primeiro ministro, homem de bissnes que a qualquer momento por um tostao pode por em causa a soberania nacional e a patria, o povo ser dar conta estamos perdendo o espirito de patriotismo, que e a unica arma de uma nacao, e ainda mais quando trata se de paises como USA, que sao do meu ponto de vista, traidores e destruidores de nacoes, tenho um mal estar dentro de mim acerca do contrato, que o entao governo acho de PCD fez com os USA, sobre a estacao de pinheira que para os santomenses e uma estacao de radio, mas nao passa nada mais doque uma base, e preciso ter cuidado com os americanos pois nao dao ponto sem no, e nacoes unidas nao existe pra todos apenas pra alguns, o primeiro ministro e bandido, o povo nem devia deixa lo tratar de assuntos sensiveis, tem que ser alguem que ama de facto a “PATRIA”

  14. Bo ten!

    24 de Setembro de 2012 at 14:30

    Sr. Abel Veiga por favor releia o título da notícia. Parece-me que há por aí alguma gralha.

    Abraços

    • Capuita Puita

      24 de Setembro de 2012 at 14:37

      Ele já corrigiu.

  15. Jovens 11ºAno Vendedores de Plástico

    24 de Setembro de 2012 at 14:35

    Um candongueiro também saiu à rua manifestar à favor do governo,passados 3 dias foi nomeado Director de Armazém de Governo.

  16. OVO DE BODE

    24 de Setembro de 2012 at 16:52

    Ele vai sózinho?
    Onde anda o Stock?

  17. Paracetamol 500mg

    24 de Setembro de 2012 at 17:37

    Mais uma vez, o patrice confunde as suas funções com as funções de outros ministros.
    É normal, visto que ele é frontado quando se toca a viagens…Nem sequer houve-se falar do ministro de negócios estrangeiros.

  18. Fijalatao

    24 de Setembro de 2012 at 21:10

    Eu não entendo tanta balbúria a volta do assunto! O senhor primeiro ministro foi escolhido pelo povo de s.Tomé e Príncipe incluindo estes comentadores presentes. Se não querem o homem no poder, organizem-se de uma forma ordeira, vão a rua e fazem uma manifestação ou vigília ou sei la Kê e pedem demissão do homem! Sabem porquê? Vocês falam…falam e falam, o primeiro ministro nem está aí. Ele apena abana os ouvidos porque conhece o rebanho de ovelhas que tem. Gritam mbé… mbé…mbé, o pastor limita-se a estar longe delas e as concentre numa determinada área e as obriga a comer o capim que existe alegando que a culpa é da falta de chuvas, gravana muito árdua e etc… Nós só temos é que engolir sapos vivos mais uns anos e nada mais! Esqueçam tudo que disseram e esperam as próximas eleições, pensam primeiro, consultem entre vós e escolham o verdadeiro primeiro ministro para esse país! A democracia é boa, mas. enquanto ela prevalecer qualquer primeiro ministro faz o que bem entende enquanto a famigerada democracia o permite para tal. Não quero dizer que não sou a favor da democracia! veja o que a democracia está a fazer na Europa! Tornou o modelo Europeu caduco e fora da moda sem rumo nem remo a ponto de a colocar na miséria! Nós temos que arranjar outros modelos de governação para o nosso pequeno país, quando não, os sucessivos governos que daí advenhem limitam-se a cumprir as directivas que a democracia nos e os imponhem. Bem haja a todos e pensemos bem no nosso país e não nos limitemos a criticar o que nós próprios escolhemos.

    • Mimi

      25 de Setembro de 2012 at 12:44

      Será que este forum nao é lugar próprio para se exprimir opinioes a favor ou contra seja lá que representante for? Quem determinou que se tem de ir à rua demonstrar o que se sente? Penso que o Tela non dá uma grande oportunidade aos que protestam e também aos que apoiam de se exprimir! Porque nao?

  19. Fijalatao

    24 de Setembro de 2012 at 21:26

    Outra coisa: Se o primeiro ministro considerasse os seus ministros como competentes, ele poderia delegar o ministro da defes ou ministro dos negócios estrangeiros ou da administração interna e territorial para representar o país nesta reunião! Porque, os estados Unidos apenas enviou uma carta ao primeiro ministro do país como chefe do governo e não o obrigou a estar presente em reunião nenhuma! Porque, hora vejamos: De governo para governo, os Estados Unidos ou outro país qualquer quando se dirige ao outro, só pode dirigir ao chefe do governo. Os estados Unidos limitou-se a cumprir o que a diplomacia e protocolo manda, pois cada estado é soberano em gerir o seu governo.fez a sua obrigação de enviar uma missiva ao primeiro ministro como pastor do seu rebanho. Ah! que o primeiro ministro desconfia dos seus homens; desconfia, porque eles são incompetentes e o próprio primeiro ministro é um vadio, candongueoro e gosta de passear e estar nos altos almoços e jantares a pala de um povo sofredor que tanto tem gritado e o primeiro ministro responde alegando que, enquanto os cães ladram, a caravana passa ” Palvras póstuma do Presidente Omar Bongô” onde o Patrice aprendeu toda escola que tem!

  20. Engenheiro

    24 de Setembro de 2012 at 21:56

    É importante que o país seja conhecido na arena internacional em todos os pontos de vista das suas potencialidades. Mas que esse TIPO está abusar da paciência do povo está.
    Sempre a viajar para trazer soluções concretas mas só traz MERDAS para país. O cofre de Estado está vazio por causa das porcarias de viagens que o desgraçado faz com frequência.
    Estudantes de Portugal há 12 meses sem receber o subsídio muitos apanharem comida no lixo.
    Eu não tenho por costume rezar PRAGAS mais diabo que te leve, óh Patrice Trovoada,você e o diabo do padre Olinto Daio. A vossa aflição vai chegar um dia e não está longe por tudo que os estudantes estão a passar cá em Portugal. Havemos de encontrar um dia que este país também é nosso.
    Que terra rejeite a vossa carne e que o mar vos engula… Digo no mais profundo do meu ser… e Deus seja meu testemunho hoje 24 de Setembro de 2012

  21. zeme Almeida

    25 de Setembro de 2012 at 1:25

    Em S.Tome pouca gente sabe falar um bom portugues.O bom portugues e saber falar e escrever.Aqueles que aprenderam o portugues foram dos anos 60 atras,estes na verdade foram muito bem educado.

  22. zeme Almeida

    25 de Setembro de 2012 at 1:26

    Muito bem educados

  23. Santa Rosa

    25 de Setembro de 2012 at 1:29

    O grande erro presente no corpo do Estado e nos seus funcionários é confundir esses três termos:O Poder; a Competência e a Função.

  24. Santosku

    25 de Setembro de 2012 at 8:25

    Meus senhores, representação é importante, saber o que vai fazer e o que vai dizer são mais importantes. Todavia não me revejo nas pessoas dos srs. Primeiro Ministro e do Ministro da Defesa a falarem de defesa com propriedade.Porquê sei que há no País pessoas com propriedade e com conhecimento para falaren de defesa. Mais haver vamos.

  25. Bom Samaritano

    25 de Setembro de 2012 at 10:40

    Eu só quero a paz nesse belo país. Nesse exato momento todos critica contra um porque ele é assado e porque ele é cozido, mais quando chega a vez dele ele faz o pior, cada um só vai buscar o seu beneficio proprio. Vamos para com isso meus irmãos somos irmão de mesmo país, então porquê tanta critica? Em meio desse problema s que assola o país vamos todos buscar a Deus para ajudar-nos. Só ele é a solução. Neste mundo não há nenhum gorvarno do mundo pro mais rico que fosse, por mais inteligente que fosse nenhum dele vai mudar mudar este STP e este mundo. Vamos todos buscar a Jesus, ele é a solução………..

  26. abuso

    25 de Setembro de 2012 at 11:16

    Não entendo o tipo de jornalismo que os nossos jornalistas fazem! Como é que o PT vai representar o país na ONU, quando já está lá o Ministro de Negocios Estrangeiros em substituição do Presidente da República. Afinal, quem representa o Estado Santomense? Minha gente não andem a enganar o povo escrevendo aquilo que agrada o sr. PT.

  27. ÔSSÔBÔ

    25 de Setembro de 2012 at 12:18

    Se for para o bem da nação, deixe que o palhaço viaje mais umavez!!!
    FUI!!!!

  28. Maria Teresa

    25 de Setembro de 2012 at 15:37

    Mas p… esse gajo não para? Que raio de primeiro ministro e esse. Ele não está a representar o país mas a saber do bolso dele. Credo nunca vi!

  29. maria chora muito

    25 de Setembro de 2012 at 16:14

    É só viagens!! O pouco que existe no cofre do Estado, o Patrice leva tudo em subsidios, e fretes de avião. Vocês podem ter a certeza, o rapaz não sabe NADA sobre a politica de defesa. De resto, os GENERAIS americanos nem vão prestar atenção naquilo que ele vai falar. Claro se for falar. Porque, ele pode nem chegar a Alemanha. É só CHARME. Ela leva uma boa massa para PASSEAR e vem dizer o povo para plantar banana. Patrice, só com CRISTO!!!

  30. santomense tambem

    25 de Setembro de 2012 at 17:01

    Deixa o governo trabalhar, cambada de invejosos. Espera que dentro de 2 anos havera eleicoes e ai votas noutro partido e ves o que acontece, cambadas de analfabetos que so sabem denegrir.

  31. Mina Téla23

    25 de Setembro de 2012 at 19:05

    Caro(s) jornalista(s),

    Precisamos melhorar a escrita. Para isso também nos serviu/serve a formação.

    • polis

      26 de Setembro de 2012 at 9:06

      Sera que existe Ministro dos Negocios estrangeiros em Sao Tomé e Principe?!!

  32. zeme Almeida

    26 de Setembro de 2012 at 1:31

    Para se representar o nosso Pais nesta conferencia em ,a lingua portuguesa nao existe.O Ingles ou frances e o mais referenciado,sendo uma lingua internacional.Acho que o P.T tem capacidade para tal e nao vejo a necessidade da lingua porque em N.U o ingles neste forum e o mais fluente.

  33. zeme Almeida

    26 de Setembro de 2012 at 9:08

    Nao vejo a necessidade da lingua portuguesa ali,porque ela os interessa.O ingles e lingua e a mais indicada.

  34. zeme Almeida

    26 de Setembro de 2012 at 9:09

    porque ela nao os interessa.

  35. jorceley afonso

    26 de Setembro de 2012 at 11:21

    agora fiquei com mui duvidas que são:o 1ºministro oucupa duas funçoes no governo?quais as oubrigaçoes do ministro de negocio extrangueiro será que não é compitente para resolver assunto relacionado com o seu ministerio,caso não tenha a tal compitencia porque não o dimite………..isso faz me pensar que o governo é constituido por pessoas incopitente comessando por 1º…………..

  36. Tiago Santos

    28 de Setembro de 2012 at 10:37

    Santmense concordo com tigo o que esse povo sabe fazer de bom e de melhor é dinigrir os outros por isso que o País está como está, acrescento mais são bandos de patafodas. Não fazem nem deicham os outros fazerem.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top