O presidente da republica Manuel Pinto da Costa esteve de visita oficial de dois dias a Congo/ Brazaville a convite do seu homologo congolês Denis Sassou-NGuesso. Durante dois dias o chefe de estado Santomense desdobrou-se em audiências e visitas com o objectivo de conhecer as potencialidades daquele pais amigo e as possíveis áreas de cooperação.
Educação, agricultura transportes e comunicação são as possíveis áreas de cooperação a serem exploradas entre esses dois países.«Experiências a nível agrícola é muito interessantes, também temos aqui alguma coisa para dar a nossa experiência no cacau biológico parece que já atravessou as fronteiras, alguns congoleses a terem algum interesse em querer enviar também seus técnicos para aqui, temos portanto ao nível das ligações do transporte a possibilidade portanto de através da cooperação com o Congo diminuir um pouco o isolamento das nossas ilhas» declarou Manuel Pinto da Costa Presidente da Republica.
Manuel Pinto da Costa no seu regresso ao pais considerou a sua viajem de muito positiva.« Um pais com quem São Tomé e Príncipe tem relações já desde a independência, um pais sempre aberto e disponível para cooperar connosco, nos ano oitenta tivemos uma cooperação muito activa e nós pretendemos no entanto reactivar e retomar todo esse dinamismo na cooperação entre São Tomé e Principe e o Congo»,disse Manuel Pinto da Costa presidente da Republica.
Já no final da visita foi assinado um comunicado conjunto entre os ministros dos negócios estrangeiros e cooperação de São Tomé e Príncipe e do Congo Brazaville testemunhado pelos dois chefes de estado.
Sónia Lopes
Lede di alame ça ua
8 de Outubro de 2012 at 15:45
Muito Obrigado, senhor presidente, segue em frente, “O Homem Torna Sabio e Inteligente, TARDE, exactamente quando , ja nao ha mais tempo”, por isso qproveita esse pouco tempo que resta, e mostra ao povo de sao tome, que valeu a pena, acreditar, e se possivel muda a constituicao, e fica no poder apenas quem fizer algo para o pais, nao importa o tempo que ficar.
Carlos Jorge da Silva
8 de Outubro de 2012 at 17:25
Mas tem que tomar muito cuidado com as rasteiras do PET o primeiro Ministro e seu colaborador servil Salvador Ramos…..
josé botelho
8 de Outubro de 2012 at 20:41
O que faz? o Ministro dos Nogócios e Estrangeiros e das comunidades de Sao Tomé e Principe.
Ana de Ceita
8 de Outubro de 2012 at 23:51
Ele já esta velho e aposentado agora anda gastar dinheiro do povo em paises ditatorias mais em stp jºa nao queremos raposas detentoras de puder
Santosku
9 de Outubro de 2012 at 7:45
Rgas a Deus para que chegues a idade do Presidente da República e tão sábio como ele é. Grosseira.
Mario da Costa
11 de Outubro de 2012 at 10:35
Preciso avaliar a cooperação feita nos anos 75 a 90. Os professores de frances que estiveram cá, não facilitaram vida da gente, com metodologia de ensino de frances caducada, boa vida, eram cooperantes, muito neptotismo a mistura, alguns eram sempre renovados os contratos, mas outro apenas um ano.
São Eles: Bozongo. Makita, Bernard, jean Bosco(diabo), e François. Uns muitos bons, outros nem por isso. O curioso é que vinham apenas homens!! Agora tem a questão de género, que venha mulheres também, para a gente casar com elas!!
Essa é boa.
Pinto da Costa o povo está contigo, se trabalhar bem.