A Moção de Censura contra o XIV Governo Constitucional, é uma iniciativa de um grupo de 14 deputados a Assembleia Nacional, integrantes das bancadas parlamentares do MLSTP/PSD, PCD e do MDFM-PL. Dizem que a acção cumpre as normas regimentais, e detalham as razões fortes para censurar o Governo de Patrice Trovoada.
MOÇÃO DE CENSURA
Nós, Deputados à Assembleia Nacional de S.Tomé e Príncipe, vimos nos termos do artigo 225º do Regimento deste Órgão Legislativo, apresentar a presente moção de censura ao XIV Governo Constitucional liderado pelo Senhor Primeiro-ministro Patrice Ermery Trovoada, com base nos fundamentos que se seguem:
- Aquando da discussão e aprovação do Orçamento Geral do Estado para o exercício económico do ano em curso, os Deputados à Assembleia Nacional, no âmbito das suas competência constitucionais e regimentais, procederam a uma série de alterações às dotações orçamentais, no sentido de melhor atender às necessidades prementes visando a melhoria das condições de vida dos cidadãos santomenses e a minimizar as dificuldades sociais e económicas das classes mais desfavorecidas. Mais concretamente, na inscrição de verbas para a compra de insumos, materiais agrícolas e apetrechamento de pescas, na compra dos medicamentos essenciais para atendimento dos pacientes que se dirigem aos hospitais à procura dos primeiros socorros; no apoio às pessoas com deficiência, aos portadores de doenças transmissíveis; na subvenção dos custos com bilhetes de passagem aérea dos santomenses residentes na Região Autónoma do Príncipe; na aquisição de viaturas escolares para os alunos de Porto Alegre e Santa Catarina e na construção e reabilitação de algumas infra-estruturas desportivas e rodoviárias etc.
- Estas alterações assentavam na diminuição das despesas de viagens ao exterior (despesas correntes) e de algumas despesas constantes na rubrica “despesas de investimentos”. No entanto, o Governo, não obstante ter um orçamento aprovado pela Assembleia Nacional e de conformidade com a lei orçamental e outras conexas, ignorou pura e simplesmente as alterações orçamentais aprovadas pelo Plenário da Assembleia Nacional e executou um orçamento completamente à margem das dotações orçamentais, facto que se reflectiu de imediato na falta de medicamentos nos centros hospitalares, bem como no desprezo total do Governo para com os necessitados, deixando-os à sua sorte.
- Ainda no que concerne ao Orçamento Geral do Estado de 2012 a que vimos referindo, o Governo, na pessoa do senhor Ministro das Finanças e Cooperação Internacional, declarou repetidas vezes que os US$2.000.000,00 (dois milhões de dólares americanos) inscritos no Orçamento Geral do Estado na rubrica “Apoio ao Empreendedorismo Juvenil e ao Sector Privado” consistia num empréstimo não concessional concedido pelo Governo Taiwanês. Na altura, os Deputados confrontaram o Governo, porque se se tratasse na verdade de um empréstimo não concessional, era uma operação absolutamente ilegal, estando-se em presença de uma clara contradição com a própria lei do referido orçamento. Porque o Governo insistia na sua declaração, para dissipar as dúvidas os Deputados solicitaram do Governo o envio à Assembleia Nacional dos contratos e/ou acordos que fazem prova de tal empréstimo não concessional, o que até então, o Governo não se predispôs a fazer, numa clara atitude de desrespeito ao órgão fiscalizador da acção governativa.
- No âmbito do programa do Governo, este vem anunciando anos pós anos vários projectos de grande dimensão, alguns deles até com data de inicio das obras, mas passados que foram cerca de 30 meses, a população aguarda com ansiedade a implementação desses mesmos projectos, tendo em vista minimizar a carência, a miséria e a fome, bem como a diminuição do desemprego e o aumento de um salário condigno para os cidadãos. Tudo não passou, porém, de falsas promessas.
- Passados cerca de 30 meses, o Governo ainda não foi capaz de implementar uma obra, um projecto ou uma acção estruturante de sua marca ou autoria. Estando embora de acordo com o princípio da continuidade de Estado, o Governo vem apenas procedendo a pequenos remendos e acabamentos dos projectos e acções de iniciativas dos anteriores Governos, contrariamente às variadíssimas promessas eleitorais, com maior destaque para as reflectidas no seu programa de governação.
- De facto, o que se vem constatando é que o Governo tem vindo a governar meramente de improviso, atendendo às circunstâncias eleitorais, desrespeitando todas as normas e regras administrativas da Republica Democrática de S.Tomé e Príncipe.
- Umas das grandes linhas de programa do actual Governo consiste no “Combate a Corrupção”, mas o que temos vindo a verificar, sobretudo nas acções do senhor Primeiro-ministro, são matérias que indiciam actos de corrupção. Se não, vejamos:
- a) No estrangeiro, o senhor Primeiro-ministro negoceia muitas vezes sozinho ou algumas vezes acompanhado do seu braço direito (Ministro Secretário-Geral do Governo) todos os negócios do Estado com empresários de vários países, à margem dos respectivos ministros de tutela, sem conhecimento dos demais órgãos de soberania e muito menos do conhecimento público. A este respeito, pode citar-se alguns exemplos mais destacados: o caso do Acordo Diplomático com o Kosovo, a construção do Porto Petrolífero na zona norte do país, através da empresa Gunver; a atrapalhada negociação, diga-se “mediação”, entre o concessionário de construção do Porto de Aguas Profundas (Terminal Link) e eventuais parceiros de investimento; a frota de navios que só fazem operações nocturnas, cujos objectivos o Primeiro-Ministro nunca revelou aos demais órgãos de soberania nem tão pouco às entidades nacionais ligadas ao sector marítimo e portuário. Navios estes que continuam ancorados na nossa zona económica exclusiva, uns ainda visíveis e outros a tão longa distância que podem mesmo colocar em risco a própria soberania do Estado santomense.
b) Um dos casos mais gritantes e recentes tem a ver com a danosa gestão do coordenador da TVS. Ao observarmos o Relatório Preliminar dos inspectores requisitados pelo próprio Governo para inspeccionar as contas e gestão financeira do homem protegido do Primeiro-ministro, que continua ilegalmente a dirigir a Estação da Televisão “de todos nós” lê-se:
a)“Incumprimento das leis em vigor sobre a Administração financeira do Estado nomeadamente a Lei n.º3/2007 SAFE e o Decreto n.º4/2009”; “Ausência de instrumentos provisionais de gestão, nomeadamente plano financeiro, balanços e balancetes, capazes de reflectir com fidedignidade as informações fornecidas”;
b) A TVS procede a cobrança de receitas, na ausência de qualquer diploma legal, contrariando o n.º.2 do artigo 14.º da Lei n.º3/2007- SAFE, coadjuvado com o artigo 2.º do Decreto n.º. 4/2009, segundo o qual, nenhuma receita pode ser criada, inscrita ou cobrada senão em virtude de lei anterior e sua utilização só pode ocorrer quando estiver prevista no OGE aprovado”;
c) “A TVS não tem efectuado qualquer depósito da receita arrecadada na Conta do Tesouro Público contrariando as legislações vigentes sobre a Administração Financeira do Estado nomeadamente a Lei nº.3/2007- SAFE reforçada pelo Decreto nº.4/2009”;
d) “Pagamento de salário mensal e demais subsídios ao actual Coordenador da TVS com receitas internas desde 22 de Setembro de 2010 até a presente data, pelo facto do mesmo não se encontrar legalmente nomeado”;
e) “A TVS não obstante possuir várias contas bancárias, em Janeiro de 2011 procedeu a abertura de mais uma conta no BISTP, ao contrário do que prevê o n.º.2 do artigo 1.º do Decreto n.º 4/2009, que veda aos Órgãos e Organismos da Administração Central do Estado a possibilidade de abertura de contas bancárias em Bancos Comerciais”;
f) “A utilização na totalidade de receitas por parte da TVS sem passar pelo Tesouro Público contraria a alínea b) do artigo 13.º da Lei nº.3/07, princípio da Unidade na base do qual o Orçamento é apenas um, violando igualmente o n.º 13 do artigo 6.º e o n.º 2 do artigo 11.º do Decreto n.º.4/2009”.
- Para além do exposto nos pontos anteriores, que constituem grandes preocupações dos subscritores e, naturalmente, da maioria da população santomense, acresce ainda o nível de degradação das condições de vida dos cidadãos que dia a dia vêm mergulhando na pobreza, fome e miséria, como o comprovam as ondas de contestação, indignação e insatisfação em quase todos os sectores da vida pública e privada, nomeadamente: os quadros técnicos da saúde, os docentes, os comerciantes e vendedores ambulantes, as palaiês que não conseguem vender os seus produtos para darem sustento aos seus filhos, os fazedores da comunicação social, os taxistas que aguardam com ansiedade a prometida renovação do parque de táxis com carros novos, as organizações da sociedade civil, os reformados, as forças militares e paramilitares, este dois últimos de forma ainda muito discreta, compreensivelmente por causa da sensibilidade e do melindre que estas funções acarretam, etc.
- De um modo geral, a população santomense está na sua grande maioria desiludida com este Governo que tanto prometeu e nada faz, porque, na verdade, a população ficou muito mais pobre nos últimos 30 meses tal como se pode constatar nos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística.
10. É de salientar os gritos vindos de grande parte de estudantes santomenses no exterior por falta de pagamento regular das bolsas de estudo, remetendo alguns deles à busca de soluções de sobrevivência pouco dignas para um ser humano. Enquanto isso, o senhor Primeiro-ministro dá-se ao luxo de viajar em aviões privados, indo assistir desafios de futebol de carácter amistoso no estrangeiro, como foi o recente caso do encontro entre a selecção do Gabão e de Portugal, em Libreville, enquanto esteve ausente do final da taça de S. Tomé e Príncipe entre duas equipas nacionais. Isto constitui, sem dúvida, um flagrante desrespeito à nação!!
11. Saliente-se que até então o senhor Primeiro-ministro ainda não disse à nação santomense como e quem paga as suas viagens ao estrangeiro em aviões privados. Se se trata de aviões dos seus amigos, companheiros de negócio ou de outras lides, também não disse ainda a nação quais são as contrapartidas que eles pedem ou irão pedir em compensação que podem eventualmente pôr em causa os grandes interesses do povo de S.Tomé e Príncipe.
12. Ao supor que o senhor Primeiro-ministro não paga os alugueres dos aviões, é óbvio que os seus amigos não lhe pagam as despesas das taxas de sobrevoos, dos espaços aéreos, de estacionamento dos aparelhos e de abastecimento de água e combustível. Estas despesas não são de modo algum baratas. Se o senhor Primeiro-ministro fizesse um esforço de humildade, pautando-se como Chefe do Governo de um país pobre que somos, ainda dependente das ajudas externas e viajasse em aviões comerciais, esta poupança não seria mais bem empregue na ajuda aos nossos pacientes que se encontram em tratamento no estrangeiro, sobretudo em Portugal, que têm vindo a lançar vários SOS para compra de medicamentos? Convenhamos!
13. No entanto, quando se esperava do senhor Primeiro-ministro, Patrice Trovoada, uma atitude de mudança de comportamento, demonstrando transparência na gestão da coisa publica, na busca de unidade e consensos possíveis para a tomada de decisões sobre os assuntos de interesse nacional, contrariamente a isso, homem prepotente como é, ignora tudo e todos, foge aos debates parlamentares e refugia-se na comunicação social, onde não há ninguém para o contrariar, fazendo uso abusivo do tempo de antena, adopta uma postura pouco digna do homem do Estado ao desafiar constantemente os legítimos representantes do povo (Deputados), mesmo reconhecendo em algumas ocasiões que está à testa de um Governo minoritário, dizendo nas suas declarações publicas a imprensa “ … um governo minoritário para estar a governar até então é porque está fazendo coisas que o povo quer… somos minoria no parlamento, mas temos uma maioria social…”
14. É por força desta arrogância que ele tem vindo a governar o país como se fosse sua empresa privada. Quais são os bons feitos desse Governo para arrogar-se à simpatia do povo? Será que o Primeiro-ministro está a referir-se ao aumento da pobreza, da fome, da miséria, do baixo poder de compra das populações, do desemprego, da falta de medicamentos nos hospitais, da censura na comunicação social, dos cortes de subsidio e das horas extraordinárias dos professores, dos reformados que foram mandados para casa a Deus dará com uma pensão mísera, dos jovens frustrados que andam a procura de primeiro emprego e não encontram? Sinceramente! O Senhor Primeiro-ministro tem estado a brincar com este povo!
15. Em suma, são fundamentalmente estas razões que influenciaram a nossa decisão na apresentação dessa Moção de Censura no estrito cumprimento das normas Regimentais, das competências que nos são conferidas no âmbito do Estatuto dos Deputados e as demais leis da República Democrática de S.Tomé e Príncipe.
S.Tomé, 21 de Novembro de 2012.-
Subscrevemos;
01.Guilherme Octaviano Viegas
02.Elsa Teixeira Pinto
03. Albertino Homem Bragança
04.José Viegas Santiago
05.Edite Salvaterra
06.Américo Barros
07.Adlander Matos
08.Filomena Pina dos Prazeres
09.Alcino Barros Pinto
10.Adelino Pires Neto
11.Marçal Lima
12.António Barros
13.António Ramos
14.Firmino Raposo
jorge desalmado
21 de Novembro de 2012 at 19:19
PALHAÇADA, PALHAÇADA, PALHAÇADA…
A verdade que vem de dentro
22 de Novembro de 2012 at 7:59
SERÁ QUE NÃO É VC O GRANDE PALHAÇO???
DEVES SER ALGUEM QUE TEM AJUDADO PT A DESGRAÇAR ESTE PAÍS. PALHAÇO.
Zeca Moreno
22 de Novembro de 2012 at 10:37
O jogo democrático permite a apresentaç~~ao de moções. A oposição está atrasada.
Este governo devia ser censurado há muito tempo, porque está a desgraçar o pais
Helves Santola
22 de Novembro de 2012 at 12:01
…concordo, antes tarde que nunca!!
Mé Pó Feladu
22 de Novembro de 2012 at 16:29
Meus senhores tudo isto como dizem por ai que faz parte do jogo democratico so porque este governo não tem maioria esperemos que todos nos que escrevemos para este jornal ter vida e saude para observarmo numa lesgilatura qualquer que vier que houver maior e que tiver a fazer algo tambem que nao ira agradar concerteza a oposição gostaria de saber nesta altura onde que a mocão teria lugar assim com tanta arrogancia e com gente que tem conta a prestar convenhamos, porque temos que aprender a melhor moção e a urna o povo determina quem governa pontanto deixemos de politica de tgerra queimada ja tivemos no passado o resultado situação que STP se encontra, deixem que o povo faça a moção nas urnas o tempo passa meus senhores deixem que o povo decide viva STP viva o Povo viva democracia a luta continua camaradas
Vedé sa bua de Fla
23 de Novembro de 2012 at 10:03
Meu Deus! continuarei a orar todos os dias pelo meu povo, mas se for a tua vontade para que esses saqueadores regressem ao poder, eu te rogo Senhor que não lhes dês sentido para:
a) acabar com o novo super mercado e nem dificultar a vida dos poucos investidores sérios que vieram para este país;
b) continuarem a exigir comissões e quotas fáceis nas sociedades e empresas que seriamente pretendem investir neste país;
c)voltarem a roubar tudo quanto é casa e terreno de estado sem qualquer escrúpulo;
d)preencherem todos os cargo públicos só com gente dos seus partidos e dividirem os diferentes departamentos chaves em reinados onde só ingressam gentes do partido A ou B,;
e) diminuírem mais ainda os poderes de controlo e de fiscalização de órgãos independentes como o Tribunal de Contas
f) dificultarem a vida dos jovens promissores que querem inovar com seu conhecimentos e empenho;
g)atrasarem o avanço alcançado nalgumas instituições públicas;
h) controlarem de forma escandalosa a comunicação social, eliminando a possibilidade do contraditório nas noticias
i) roubarem somas avultadas para obras públicas e construírem casas e estradas que duram menos de um ano;
j) viverem só a grande e a francesa e ainda por cima cobiçando e comendo as mulheres dos outros, nomeadamente jovens em início de carreira.
Livrai-nos senhor dessas e outras maldades dos saqueadores desta terra, amém, amém e amém!
tlabe
23 de Novembro de 2012 at 23:31
deixem trabalhar o ADI
jorge desalmado
21 de Novembro de 2012 at 19:33
Veja os nomes que subscrevem a MOÇÃO de CENSURA:
“Subscrevemos;
01.Guilherme Octaviano Viegas
02.Elsa Teixeira Pinto
03. Albertino Homem Bragança
04.José Viegas Santiago
05.Edite Salvaterra
06.Américo Barros
07.Adlander Matos
08.Filomena Pina dos Prazeres
09.Alcino Barros Pinto
10.Adelino Pires Neto
11.Marçal Lima
12.António Barros
13.António Ramos
14.Firmino Raposo
Deputados que na maioria não tem credibilidade: ladrão de gasóleo, parasitas, batoteiros, preguiçosos, alguns até com caso na Justiça. As justificações são uma autentica ANEDOTA.
Leonel Lopes
22 de Novembro de 2012 at 10:40
Meu caro, não utilize o anonimato para difamar as pessoas. Eles são deputados, eleitos pelo povo de STP para fazer oposição.
lulu silva
22 de Novembro de 2012 at 13:12
??!!! cinceramente.
é só isso que sabem fazer. moçao de sensura. está oposiçao nao tem competencia para fazer isso, tendo em conta as inuras situaçoes que temos visto no parlamento. o governo cai, e depois? quem vem a seguir? eles é que vao vazer melhor? o povo acredita nisso? cinceramente… mudar de governo novamente? acho que nao aprendemos a liçao.isso é um jogo de oportunismo, nao Ha duvida
Sensa Comissário
22 de Novembro de 2012 at 17:23
Meu Caro Leonel
É pena que este Povo de STP, ainda vive ignorante a maioria…
Porque não é normal que o você diz que aqueles que presenciaram a MOÇÃO é boa peça… Não lhes defende… deixa os outros criticarem, defende de você mesmo.
É bom como eles meterem neste jogo de Sensura, e ademais, tem que sair deles… pela experiencia que têm, e é bom pela democracia de STP.
Bem haja STP
Os melhores dias VIRÃO A ESTE PAÍS.
SENSA
liudmila barreto
22 de Novembro de 2012 at 10:49
Tom:
já para não dizer comédia!!!!!se formos ver pelo curriculum do cabeça de lista que assina em primeiro lugar a palhaçada dessa monção,é uma pena….mas também digo,que se o governo cair, sairemos a rua manifestar contra esse bando de corruptos,ladrões preguiçosos,querem é fazer mais dividas para comprarem seus carros, suas casas,mandar seus filhos estudarem,e gozar do povo….estão é no gozo porque o país por ser como é recebe sempre o perdão para pedirem mais empréstimos….e vêm aqui falar do bem do povo, que a vossa boca se encha de formigas a cada vez que pronunciam o nome de “POVO”……seus malandros.
Maiker
22 de Novembro de 2012 at 10:51
Do meu ponto de vista a moção de censura já deveria ser apresentada há muito tempo, ou seja esse governo deveria ser demitido há um não atrás.
Este governo ano após ano só tem demonstrado a sua incompetência.
O primeiro-ministro pensa que o país é uma empresa privada. Este homem deve olhar-se ao espelho e ter vergonha na cara, ele está a desgraçar o país. S.Tomé e Príncipe precisa de um governo competente que olha para o povo, um governo que investe na educação, no crescimento económico e na criação de emprego. O senhor Primeiro-ministro abandonou os estudantes, vários estudantes abandonaram o ensino superior devido a má-fé desse governo.
S.tomé e Príncipe precisa de um primeiro – ministro, não precisa de um Caixeiro-viajante. O senhor primeiro-ministro deveria ter vergonha na cara e pedir a sua demissão, o senhor Patrice Emery Trovoada já fez inúmeras viagens mas até agora não se vê nenhum resultado, enquanto o Senhor Trovoada dá-se ao luxo de divertir nas viagens os estudantes no exterior estão em condições precárias.
Está na hora de mandar esse primeiro-ministro para casa
Vai tu
22 de Novembro de 2012 at 16:56
Andava um Homem em pleno dia,em plena hora de ponta numa rua de S.Tomé (e não era o “Grupo Zero”)com uma vela acesa e perguntaram-lhe:
-Que fazes de dia com uma vela acesa?
Respondeu o ancião.
-Procuro UM POLITIICO HONESTO.
Não falando na 1ª Republica diga-me cinco
ex-Ministros,que não tenham “telhados de vidro”
Estou Farto disso...!
22 de Novembro de 2012 at 11:50
Senhor Jeronimo Moniz(jet Moniz da RDPAfrica), disfarçado de “jorge desalmado” que coisa mais feia… o Senhor tem ser homem de verdade e não RATO. Todos sabemos que o Senhor é capanga do Primeiro Ministro e recebe muito dinheiro dele para fazer propaganda desonesta ao seu favor, muitas vezes pondo o bom nome do Pais em causa. O Senhor é um chulo sem postura, falso, Judá, criminoso. Os deputados que apresentaram a Moção de Censura, alguns podem ate não ter credibilidade, mas uma coisa é certa, são Santomenses, como senhor, e estão no direito de acordo com o regimento da Assembleia de apresentarem Moção de Censura. Ja o senhor, como vive de expedientes, por ser jornalista sem carácter vive vendendo o Pais.
So que desta vez deste mal, oh JET Monis, porque descobrimos tudo. O senhor fez o mesmo comentário em dois lugares diferentes, aqui no Tela-non e no fórum de discussão “ Tela-non” no Face Book, que pouca vergonha, não perdes por esperar a tua cama esta a ser feita. Jet Monis és mesmo um PORCO.
david santos
22 de Novembro de 2012 at 12:09
Esses que assassinaram essa noçao se acham os pais da naçao, mas se enganam.
Sao os distruidores da naçao.
PT também tem esajerado, em relaçao a comunicaçao sosial, mentiu em relaçao ao porto de agua profunda, e ainda mais enganou muitos jovens que lhe apoio nas campanhas, e jovens com muito peso social.
Bom tudo é campanha só estou a espara ganhar minha massa porque nao sei em quem confiar.
PT é bandido eles sao muito bandidos sao todos sem vergonha.
Pedro Lima
21 de Novembro de 2012 at 20:01
Basta de tempo ruim! Basta de trovoada! Queremos a luz do sol a iluminar as vidas do nosso povo.
Convetá Quá
22 de Novembro de 2012 at 12:40
Donde virá o sol?
Helves Santola
21 de Novembro de 2012 at 21:34
MUITO BOM!!!… ESSE PAÍS PRECISA DE PARAR!!!
Lede di alame ça ua
21 de Novembro de 2012 at 21:34
Patrice, de facto merece, eu nao acho que existe interreses partidarios, mas sim devemos apoiar, esse primeiro ministro e o seu pais ja destruiu o suficiente, lembtando ainda, que o abito que os politicos santomenses adptaram; currupcao, queda do governo constante, inveja, eles aprenderam com o pai do 1 ministro, miguel trovoada, quando o entao presidente do pcd, traiu o partido que lhe fez ser oque foi e ainda e hoje, incluindo sua familias, essa familia sao desgracados….espero que desta vez a coisa funciona.
Helves Santola
21 de Novembro de 2012 at 21:36
…RECOMEÇAR TUDO DO ZERO…. EVACUAR A ILHA… COLOCAR UMA BOMBA, EXPLODIR TUDO, TRAZER AS PESSOAS E RECOMEÇAR DO ZERO!!!
caboverdiano
21 de Novembro de 2012 at 21:52
mel ja acabou ne montes de vermes
São Tomé Poderoso
21 de Novembro de 2012 at 22:03
Querem mesmo da cabo do país…
Abílio Ponha Boca Não Tira
21 de Novembro de 2012 at 22:44
É verdade que este governo precisa de um forte abanão porque não faz nada de ponto de vista estratégico e programático para: a)fazer o país sair da situação de pobreza extrema em que se encontra;
b)acabar ou diminuir os níveis de corrupção no país;
c)diminuir os níveis de dependência crónica em relação ao exterior;
d)criar riqueza paulatinamente e ir distribuindo a mesma de forma justa e equilibrada;
e)criar condições para a reestruturação dos sectores da educação e da saude de uma forma metódica, sustentada e programada de acordo com o contexto socioeconómico existente;
f)melhorar e reforçar as instituições do país, com um programa de intervenção elaborado num contexto de quatro anos com o objectivo de minimizar os custos da administração pública dotando-a de meios mais eficientes e um quadro regulamentar mais ajustado para a nossa realidade;
g)dignificar a política e democracia tendo como prática meios e atitudes que toda a população sentisse orgulho em termos de representação;
h)criar condições para acabar com o gesto feio do banho durante os actos eleitorais;
i)restruturar a comunicação social do estado dotando-a de meios humanos e materiais para que servisse as causas da democracia, pluralismo político e cultural e objectivos sociais;
j)reestruturar todo o sistema de Justiça, afastando juízes corruptos e demais trabalhadores deste sector, e proceder uma reflexão profunda com toda a sociedade para a criação de subsidios que ajudassem a criar e aprofundar um verdadeiro sistema de justiça para o país.
Nada disso foi feito pelo governo muito embora o mesmo tenha gasto rios de dinheiro que em vez de tornar o país mais independente tornou-o mais dependente e pobre neste contexto temporal legislativo distribuindo dinheiro e empregos entre os seus colaboradores e simpatizantes.
Também é verdade que a posição não me convece sobretudo algumas destas pessoas que assinaram este documento e que demonstraram mais do que uma vez a sua incompetência em vários governos da república. Já estou farto destas pessoas que não vêem acrescentar nada ao país. Se for para derrubar o governo e meter estas pessoas e outras do MLSTP, PCD ou MDFM que já estiveram nos governos anteriores e não fizeram nada e no entanto estão todas ricas, por favor, deixa este governo acabar a legislatura ou metem um governo independente de gente credível. Estou farto de Elsas Pintos, Marias Carmos Silveiras, Alcinos Pintos, Tebús, Josés Viegas, Rafael Brancos e outras porcarias. Por favor, esta gente não…
claduio coralo
22 de Novembro de 2012 at 10:50
Fizeste uma análise boa mas no final perdeste um pouco. A moção de censura é para censurar este governo e não significa de modo nenhum que os subscritores queiram ir ao poder. Veja no caso de Portugal, qdo o PCD ou Bloco de Esquerda mete uma moção. A moção é aprovada, este governo cai e o ADI, enquanto partido vencedor das ultimas eleições, deve indicar um novo Primeiro-ministro. Colocar-se-á naturalmente a questão da sustentabilidade parlamentar.
Neste caso o PAtrice Trovoada que se vire, depois de ter insultado toda a oposição
david santos
23 de Novembro de 2012 at 10:04
Senhor Abilio Ponha Boca Nao Tira por favor nao ensine mais coisas boas e inteligentes a essa gente. Nem ao patrice trovoada e nem aos da oposiçao.
Tenho 31 anos, a experiencia que eles têm de nao fazerem nada e serem burros nos arruinou agora devemos é tira-los do senario politico nacional, ou extraditar esse gente para Haiti.
Como eles pensam mal para nós, e como nós temos estudos e somos inteligentes vamos pensar mal para ele também, vamos fazer essa gente mal minha gente.
Eles estao a gozar com a cara do povo e a nossa porque também fazemos parte do povo.
Eu desconfio que patrice trovoada como nao esta a conseguir mais governar porque os seus parceiros (o Cadafi) morreu ele nao esta a poder mais além de ja ter roubado muita massa, ele deve ter falado com alguns desses deputados corruptos subscreventes para meterem essa moçao de sensura.
E outra coisa nao escrevam os nomes desses politicos com letras maiuscolas porque eles nao têm valor para tal homenagem.
Nada
21 de Novembro de 2012 at 22:23
Não tem pernas pra andar. Podera se deslocar talvez de rastos.
Carlos Vaz
21 de Novembro de 2012 at 22:36
Num país onde a capacidade negocial e de contrapartida para os investidores é quase zero, assiste-se à essas palhaçadas todas. O povo menos esclarecidos certamente embarcará nessa barca furada, pese embora devamos reconhecer que muitos dos aspectos levantados sejam verdadeiros, eu mesmo espero ansioso por 2014 pra mandar esse PT pra casa mais o seu governo, mas numa altura em que um dos nossos maiores parceiros esta de tanga, com milhares de pessoas desempregadas sem falar em aumentos de mendigos pelas ruas, é surpreendente assistir-se à isso. O mundo todo encontra-se em reboliço, a espanha por ex: esta com mais de 25% da população na miseria, portugal tem escola aonde ja não dão merenda escolar. Nesta semana os paises europeus vieram a america latina pedir ajuda aos paises como brasil mexico entre outros a investirem na europa, e vcs por mera questão de ego não podem esperar mais um pouco. Gente pensem no meu futuro tb preciso de emprego, estou a mais de 2 anos esperando o primeiro emprego , mas certamente depois da queda do governo o pais estará mto mais pobre, e quem quererá investir num pais que ha mais de 14 anos não consegue terminar uma legislatura, so se for mesmo por puro branqueamento de capital , de certeza que quem tem dinheiro serio e suado, jamais investirá num pais como o nosso. Que Deus reserve o melhor pra STP.
José Paquete
21 de Novembro de 2012 at 22:52
mama acabou politica não esta dar vão trabalhar 14 vermes
Zeka Treka Zinga na Vagunga
21 de Novembro de 2012 at 23:14
Agora vamos ver se o Presidente da Assembleia tambem bloqueia essa moção!!! o PM tem de dar explicações ao povo sobre td que anda a fazer…ate agora nenhuma obra sua…..só terminar o que os outros ja começaram….e pensavamos nos que este queria trabalhar……so quer viagens!!!BANDIDO!!!!
ANCA
21 de Novembro de 2012 at 23:38
O aumento da qualidade, implica outros processos, que tem haver, com a selecção dos efectivos, o processo de cria, alimentação e pastagem, o peso dos efectivos, anos de idade dos animais, higiene dos animais, a vacinação e controlo das pestes, as condições climaticas, a transformação dos productos animais de acrescentar mais válias económicas, a formação dos criadores de efectivos animais, etc, etc…
São processos que requerem, a Organização/Formação, o Planeamento, e Investimento, nos sectores Agricóla e Pecuário…
Neste sentido, se torna urgente organizar os sectores Agricólas e Pecuários, tanto a Montante quanto a Jusante, de modo a permitir obter, ganhos de Económia de Escala, ganhos de eficiência productiva, económica e financeira.
A avaliação, investigação, estudos, esclarecimento, á elaboração e delineamento de políticas, á elaboração de legislação adequada, para a implementação de processos de aumento de produção na sua quantidade, qualidade e sustentabilidade futura, tanto no sector Agricóla como Pécuário, é indispensável para o crescimento e desenvolvimento social, cultural, económico e financeiro do País(Território, Mar, População), na comercialização interna, no aumento da exportação, aumento do PIB, a criação de postos de Trabalho, á redução da Pobreza.
Um exemplo, se prende com a Organização/Planeamento de inspecções Vetérinárias, Transporte, Higiene, Certificação e o Abate dos efectivos animais, aos processos de conservação dos produtos animais, pós Abate,(se têm camâras frigorificas adequadas, á temperaturas adequadas de conservação e transporte).
Organição/Planeamento de Locais de Venda, Talhos equipados, com equipamentos de conservação dos productos animais.
Adequação dos Locais de Criação, Reprodução dos Animais, mediante a Legislação, etc, etc.
É preciso mais disciplina, maior rigor, melhor Organização e Planeamento, mais investimento, mais parcerias estrátegicas para o desenvolvimento, muito gosto pelo trabalho árduo, entre agentes de execução e productores.
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica-nos bem
Deus abençoe São Tomé e Príncipe
Bem Haja
Preto
21 de Novembro de 2012 at 23:41
As contas estao “baralhadas” em todos os sectores do Estado propositadamente para facilitar o desvio de fundos. Em STP todos sabemos disso e não é de hoje. Temos tantos juristas, economistas, contabilistas, gestores, engenheiros, etc, mas a verdade é que não estão a servir para NADA! Todos querem ser “directores” para depois virem a praça “exibir”. A sociedade santomense é simplesmente uma vergonha!
Amélia
22 de Novembro de 2012 at 0:54
Ja teve primeiro ministro bandido,mais patrice e Varela,sao demais,já nao tem vergonha! Respeitem um pouco o povo.tanta miséria o vosso pais e pequeno.tenham vergonha na cara.senhores governantes bandidos.
jonas
22 de Novembro de 2012 at 2:24
Senhores deputados, porque que voces não falam a verdade.
Voces estão furiosos por outros motivos e estão mais uma vez a darem cabo desse país,
ora bem, falamos um pouco das vossas peripeças, pq, que não dizem a esse povo e ao funcionarios publicos qto que voces recebem de salarios e sem trabalhar e todos anos voces fazem aumento de 15% desses mesmo salario. e muitos de voces recebem o salarios na assembleia e também recebem noutras instituições do estado. Ex:Elsa Pinto recebe no parlamento e no banco central, quanto que Alcino Pinto recebe no parlamento e na CST, Filomena Pina, quanto que recebe no príncipe e no parlamento.. Jose viegas e Albertino Braganças são os mais preguiçosos desse País, antónio Barros é o comerciante mais especulador da ilha do Príncipe( hoje na nossa ilha irmã estãoa comprar gasolina a 40.000,dbs, pergunta Antonio Barros quem é o responsavel disso) e dos casos que são chamados aos tribunais e que mtos de voces escondem por debaixo da vossa dita imunidade, os casos de escadalos financeiros, porque razão voces querem fazer a dita revisão constitucional que muitos voces esperam.
por favor senhores e senhoras Deputadas, deixam governo trabalhar, pelo menos estamos a comprar o arroz mais baratos e também muitos santomenses podem comer carne de vaca hoje.com abertura do SUPER CKDO.
Enquanto antigamente, muitos desses deputados ganhavam a vida a custa da necessidade desse povo humilde e contentado( Ex: compra e venda do Grupo de Delfim Neves…) e carne de vaca, só podiam comer aqueles que tinham muito dinheiro .
vamos ser sinceros, o nosso país está a mudar.
deixam de pouca vergonha e deixam os garotos trabalharem.
e fazem o mesmo e deixam de palhaçada e vão trabalhar..
No Ano de 2010, nos primeros meses do inicos do mesmo ano, perguntam ao governo de Rafael Branco, quanto que eles deviam aos doentes em Portugal. eram cerca de 6 meses de atrasos, e aquele tempo eles tinha valores de venda da Enco,…
ora bem, ora bem
Senhores deputados e deputadas estamos no tempo da vaca magra, então temos procurar outra forma de viver.
SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA, ACONSELHA OS SENHORES DEPUTADOS, O POVO ESTÁ CANSADO DE TUDO ISSO, E OUTRA LEMBRA DAS PROMESSAS ELEITORAIS…
QUEM DEU ABERTURA A DEMOCRACIA, FOI O SENHOR ENTÃO APRENDA A VIVER COM ISSO.
zeme Almeida
22 de Novembro de 2012 at 2:24
Estes tais sanguisugas ja se sentem aflitos e estao precisar de mais sangue deste povo sofredor.Ate marido e mulher deram a cara isto significa que a coisa esta mesmo preta! Estes tais nomes muitos que passaram pela governacao,deste Pais e nunca conheceu melhorias!Sera que vem como santos salvador deste povo,ou vem a procura de mais algum que resta.
Amigo do Amigo
22 de Novembro de 2012 at 2:52
Ate que enfim publicaram a lista daqueles que deveria ser mortos em Sao Tome apesar que ainda falta uns tantos.Agora o povo ja tem minima ideia dos estabilizadores do STP.Principalmente o numero 3 da lista, purro bruxo.
zeme Almeida
22 de Novembro de 2012 at 3:03
Pelo que vejo a politica esta a transformar-se num autentico negocio neste S.Tome e Pricipe.Estar no poder muito destes senhores conseguiram tudo para vida inteira e os seus familiares.O Alcino Pinto e primo do Patrice Trovoada como nao foi convidado para comer bolo esta a reclamar.O povo ja nao e parvo.
zeme Almeida
22 de Novembro de 2012 at 3:04
Comer o bolo.
ZE PEDRO
22 de Novembro de 2012 at 6:42
Muito bem, é necessário travar o Patrice Trovoada, pois não tenhamos ilusões que com esse senhor iremos nos afundar ainda mais…. Agora é necessário que essas medidas da oposição sejam sustentaveis para que possa ser de facto uma boa alternativa na resolução dos problemas do País
Xico Dendê
22 de Novembro de 2012 at 7:28
O que é que estes senhores que promovem está moção de censura fizeram pelo país quando estiveram durante anos a fio no poder?
Que projecto alternativo é que têm? Se querem o poder, façam por merecer, mas de forma justa e com dignidade. Palhaçada!!!
Placa Betodo
22 de Novembro de 2012 at 7:59
Xico Dende, nao fizeram nada, mas a Doca pesca apoderada de certeza nao foi obra deste governo.
STP sempre
22 de Novembro de 2012 at 9:12
filho de Delfim!
jonas
22 de Novembro de 2012 at 9:41
O que queres dizer com apoderam
Achas que um investimento de 5 milhoes de dolares, que deixam a sua sorte, não foi bem utilzado. pelo menos o Governo Patrice Trovoada, tomou medida certa.
Hoje todos podem ir ao Supermercado, o grande parte da nossa população só conhecia traves de novelas e filme.
Força Patrice.
o povo está contigo
A luta continua
22 de Novembro de 2012 at 14:36
Para mim o Super mercado so veio resolver o probvlema dos investidores. Acho que melhor ali fosse aberto uma clinica como se previa.Com ou sem o Supermercado os Sãotomenses sempre sobreviveram mesmo com os nosso mini mercado como Intermar Coconot, DFL e outros mais.
STP sempre
23 de Novembro de 2012 at 10:03
Atrasado(a), quem não quer crescer é que quer ficar num com estes minis por tuda vida, modernidade é deve ser benvinda.
Cosmuro(a)
Féde ká Dóxi
22 de Novembro de 2012 at 8:06
Espero que o Sr. Presidente da Assembleia, não faça como fez da outra vez.
Senhoras/es Xico Dende,S.Tomé é Poderoso, Caboverdiano e Jorge desalmado,
Moção de Censura não é para deixar cair o Governo. O Primeiro Ministro tem que prestar contas. Ele não é independente. O País não é dele. Mesmo seu tudo estivesse bem. o Parlamento é o palco para ele se defender e dizer o que está fazendo pura e simplesmente.
Senhores, coloquem a cabeça no lugar, não ajam por emoção.
Todos nós estamos de lado de um Partido Político activa e passivamente. Mas se a coisa está nal, está mesmo.
Para além do mais, se tudo está bem o PT vai ao Parlamento devidamente documentado e esclareça ao povo e o povo saberá tirar as suas ilaçõpes.
DEIXEM A OPOSIÇÃO FAZER O SEU PAPEL
DEIXEM A OPOSIÇÃO TRABALHAR
preta de s.t.p
22 de Novembro de 2012 at 8:09
Faltava um fundamento;
1º – Proteger Alzemiro do Prazeres,para não responder no Ministerio Publico, vários processos pendentes” como obras mal paradas edificio de Minsiterio dos Negocios estarangeiros, obras de requalificação do edificio de Direcção de Ensino Superior, Zona Franca e outros”.
2º – Assantar o poder a todo custo pois os Assinantes desta palhaçada perderam o norte e sabem que se esse Governo continuar depois de ter conseguido Limpar a Imagem do Pais no exterior e ter conseguido embora com a crise fazer a maquina do pais funcionar, relaizações de Jogos Internacionais e Porto de Aguas Profundas e demais coisas que eles tem conhecimentos esses tais partidos irriam nada mais que acabar de uma vez por todos.
Mas não de tanto que eles pensam no povo eles preferem parar o País todo porque não conseguem estar fora do poder.
Muita tristeza, eesa gente têm abusado do povo. Eu estou porfundamente triste
Malagueta Tatúa
22 de Novembro de 2012 at 8:11
Finalmente a oposição fez correctamente o trabalho de casa.
Espero que desta o Sr. presidente da Assembleia faça o seu dever em agir de conformidade da lei e não agir em favor do PT e do ADI.
inocente
22 de Novembro de 2012 at 8:31
mas que raio de jornal é esse que so apresenta noticias escandalosas e faz com que o país já estando do jeito que esta (um bobo) ainda fica pior perante a comunidade internacional e principalmente o povo .
A luta continua
22 de Novembro de 2012 at 14:40
Olha graças a esse jornal agente ta informado sobre o que ta acontecendo nesse país.
STP sempre
23 de Novembro de 2012 at 10:15
É o jornal digital mais visitado dou os meus parabens mas acho que não é imparcial.
conterrâneo
22 de Novembro de 2012 at 8:31
Queremos conhecer o projecto alternativo desses “PREGUIÇOSOS E CORRUPTOS” que destruiram o país ao longo de 35 anos, e só viveram a custa do Estado.
A razão dessa “PALHAÇADA” prende-se com o facto de não estarem a conseguir viver mais a custa do ESTADO!
Por isso querem ” ASSALTAR O PODER” afim de poderem viver a CUSTA DO ESTADO.
VÃO TRABALHAR e arranjam qualquer coisa para fazerem em beneficio do País.
Perguntam a vocês mesmo: O quê que podem fazer para STP, e nunca o que STP pode fazer por vocês.
Um bando de preguiçosos, corruptos e parasitas.
Querem destruir o nosso país e mergulhá-lo na INSTABILIDADE, afim de empobrecer a nossa população e vocês enriquecerem.
Põe boca não tira
22 de Novembro de 2012 at 8:38
Não se pode ter medo da moção de sencura, é um processo normal na democracia, quem não deve não teme, é só provar as alegações da oposição e provar que eles estão erados por isso não vejo nada de mais nisso a não ser que oposição tenha razão……fui…
Reviravolta
22 de Novembro de 2012 at 8:39
Não me interessa P.T. nem o seu elenco Governamental, mas a oposição antes de criticar deveria ter soluções na manga e não querer assaltar o Poder a qualquer custo, para chegarem lá e não fazerem nenhum porque como sempre não foram habituados a fazer TPC. Já faltou mais, por isso como o país está não será certamente vocês a melhor opção para mudar isso…
Não valem nada mesmo “”infelizmente”
Védé Mé
22 de Novembro de 2012 at 8:45
Deixem o Governo trabalhar. Eleições só de 4 em 4 anos. Governo de iniciativa presidencial ou de “negociata” nunca mais.
Os deputados deveriam apresentar uma moção de censura aos Tribunais.
Deixem o país avançar.
Linuxa
22 de Novembro de 2012 at 11:14
Concordo contigo…deixem o governo trabalhar afinal de contas ele está a dar o seu máximo
Linuxa
22 de Novembro de 2012 at 11:15
Deixem-o pra vermos o que irá acontecer até novas eleições,aliás o povo adora o governo.
sol
22 de Novembro de 2012 at 8:49
Os antigos Governantes ficaram pobres, coitados. Querem de novo meterem mão na massa. Vão à Príncipe que Tó Zé vos dá lição de boa governação.
jonas
22 de Novembro de 2012 at 9:36
Senhor Sol.
olha a verdade do Tozé, muitos não conhecem.
não pensas que o governo do Principe, está tudo maravilha. já solicitaram a razão do pedido de demisão do Nestor Umbilina.
Testa de Ferro
22 de Novembro de 2012 at 10:38
Ele roubou e foi posto na rua. On presidente do Príncipe fez muito bem. Já deveria ser feito isto há muito tempo. Desde há muito tempo que se ouve aqui em S.Tomé que o senhor Nestor Umbelina andava a roubar no Príncipe e incclusivé fez uma grande casa com o dinheiro roubado. Portanto o Presidente do Príncxipe fez muito bem em demitir este senhor. Aliás ele já tinha rasto de corrupção quando trabalhou cá em S.Tomé. Eu conheço muuito bem o senhor Nestor e sei as trafulhas que ele fez cá no reegisto central. Outro corrupto incorrigível
contra ladrões
22 de Novembro de 2012 at 8:54
exes gajo não mudam mesmo só porque n trabalharam bem n k q os outros tbm trabalhem pa credû país credu país !!!!!!!!!!! exa brincadeira deveria ser como giné bissau mx pena são os inocêntes k la vivem pk os desgrasado são p MORRER
A luta continua
22 de Novembro de 2012 at 14:51
Meu amigo imprtemos boas coisas e nunca as más digo isso, porque de certeza o povo Guinênse não querem guerra o politico é matm uns aos outros por ambição de poder.
conterrâneo
22 de Novembro de 2012 at 9:04
Esses politiqueiros que querem mergulhar o país na instabilidade com esse bôbo de moção de cencura estão desesperado com a vida.
Não estão a conseguir viver a custa do Estado.
Por isso estão frustrados. “Ou tudo ou nada”.
É assim que querem o bem para STP?
Oudeming
22 de Novembro de 2012 at 9:07
Wow, muito bem pensado e elaborado. Smart guys. Hups.., esqueceram de um pormenor. Onde esta o anexo com as soluções para os argumentos que citaram. Porque se for só pelos argumentos até um pescador ou uma palaei conseguiria chegar a conclusão do problema deste país. Sem querer ofender a inteligência deles, é claro. Pois é, acredito que este grupo de pessoas que elaboraram este documento não seriam capazes de encontrar solução para criar empregos para os jovens desempregados, a não ser postos para eles mesmos. Encontrar solução para diminuição de pobreza, a não ser solução para enriquecerem “ROUBANDO”.
Bem, poderiam citar muitos outros exemplos mas prefiro ficar por cá. A melhor forma de fazer um governo trabalhar é pressiona -lo a esclarecer todos os seus actos e acções perante o povo. Depois no fim do seu mandato mando-lo para trás das grades se for provado que andaram a roubar a nação.
Obrigado
Dr. Emilio Freitas
22 de Novembro de 2012 at 9:30
Num país onde a capacidade negocial e de contrapartida para os investidores é quase zero, assiste-se à essas palhaçadas todas. O povo menos esclarecidos certamente embarcará nessa barca furada, pese embora devamos reconhecer que muitos dos aspectos levantados sejam verdadeiros, eu mesmo espero ansioso por 2014 pra mandar esse PT pra casa mais o seu governo, mas numa altura em que um dos nossos maiores parceiros esta de tanga, com milhares de pessoas desempregadas sem falar em aumentos de mendigos pelas ruas, é surpreendente assistir-se à isso. O mundo todo encontra-se em reboliço, a espanha por ex: esta com mais de 25% da população na miseria, portugal tem escola aonde ja não dão merenda escolar. Nesta semana os paises europeus vieram a america latina pedir ajuda aos paises como brasil mexico entre outros a investirem na europa, e vcs por mera questão de ego não podem esperar mais um pouco. Gente pensem no meu futuro tb preciso de emprego, estou a mais de 2 anos esperando o primeiro emprego , mas certamente depois da queda do governo o pais estará mto mais pobre, e quem quererá investir num pais que ha mais de 14 anos não consegue terminar uma legislatura, so se for mesmo por puro branqueamento de capital , de certeza que quem tem dinheiro serio e suado, jamais investirá num pais como o nosso. Que Deus reserve o melhor pra STP.
Matabala
22 de Novembro de 2012 at 9:36
Qual mossão de senssura qual quê. Essa é unica coisa que vçs sabem fazer? Vão mais é trabalhar. Pela primeira vez depois de muitos anos estamos vendo os indices de STP mudarem de rumo. Pela primeira vez temos grandes investidores apostando em investir no País e vçs querem acabar com tudo isso né?
Talvez nestes investimentos vçs não são sócios né??? hehehe Deixem de destabilizar o país homens. Continuem a opor-se que é bom, mas sem esta opção de acabar com o Governo, isso é mau para imagem do país.
toresdias
22 de Novembro de 2012 at 10:04
Está patente nos fundamentos da presente moção de senssura a incompetencia, a malvadez do Patrice Trovoada, vem aproveitando do humilde povo para enriquecer ilicitamente, por isso concordo que a moção seja votada e que mandemos para a casa o Srº Patrice Trovoada e vai de vez REQUIEM PASSE. Amem.
santola na diáspora
22 de Novembro de 2012 at 10:09
Moção de Censura contra o Governo de ditadura, já caiu brincadeira tem hora,
só com cristo
22 de Novembro de 2012 at 10:11
O que é que estes senhores que promovem está moção de censura fizeram pelo país? quando estiveram durante anos e anos num bem bom esqueceram se da população!!!!!
Que projecto alternativo eles têm? durante anos e anos ñ o apresentarm porquê??
se a terra é nossa vamos todos procurar as melhores soluções para sairmos dessa crise. Se querem o poder, façam por merecer, mas de forma justa e com dignidade. porque quem sempre sofre e esta a sofrer é o povo pequeno que no mento das eleições vcs vão ao terreno fazendo promeças falsas, emganando as pessoas mas cegas e a solução chegar la no topo e adeus para vcs “” borros””
se o MLSTP teve o amor ao seu povo ñ devia chegar a onde chegou e nen dava margem para o surgimento dos outros partidos terem tanta força
so que quem mata com ferro com ferro sera matado mas tarde ou cedo durante 35 anos a justiça do povo é deus aquele que manda para sempre quando chegar esse dia rico ou pobre tera que ir foste feito de barro e um dia tornarás barro
Olé
22 de Novembro de 2012 at 10:33
Importa na minha perspectiva perguntar aos subscritores que as realidades são-tomenses, do ponto de vista genérico, seja qual for o Partido político a governa r apenas mitigam-nas. O país precisa de estabilidade e não mais uma queda ou tentativa desta. O que ganharia o país com uma eventual queda governativ numa altura em que a conjuntura económica mundial é assolada por várias crises? Acautelem-se! O meu querido país precisa de uma oposição moderna-aquela que ensina, aconselha, reuni-se em prol do país sem olhar para a cor do partido, pois o único partido que já está partido e precisa de ajuda é o País, Saõ Tomé e Príncipe!
conterrâneo
22 de Novembro de 2012 at 10:35
Esses individos de que apresentaram essa moção de cencsura para desestabilizar o país, têm que se sentar e pensar para apresentar a proposta ALTERNATIVA.
Onde está esta PROPOSTA ALTERNATIVA?
Quando se lhes chama de PREGUOÇOSOS, tem -se razão.
Não conseguem pensar porque “O PENSAR” dá-lhes preguiça.
Porquê que não apresentam propostas que conduzam o país a criar mais empregos, a pagar bolsas de estudos dos nossos estudantes que reclamam, atrair IDE e IDN (investimentos directos estrangeiros e nacionais), aumentar o salário, infraestruturar o ´país com infraestruturas especializadas (Portos em aguas profundas, aeroportos, estradas rapidas, etc)?
Têm muita preguiça em se sentar e pensar.
Estão desorientados e não sabem o que fazer.
A única coisa que sabem é desestabilizar o país.
BANDO DE PREGUIÇOS!
SÃO SEMPRE OS MESMOS (Jorgito Amado, Delfim Neves,Zé Viegas, Pires Neto..este o que sabe fazer?,…)
APRENDEM A PENSAR E A APRESENTAR PROPOSTAS!
E VÃO TRABALHAR!
só com cristo
22 de Novembro de 2012 at 10:48
enfim mmmmmmmmmm
tê pena povo
povo põe de tirar os deputados e que tiram sem dar satisfação ao povo
São Tomé Poderoso
22 de Novembro de 2012 at 10:54
Es um grande coco Zeka Treka Zinga na Vagunga, é claro que o governo tem que terminar as obras que ainda não foram totalmente acabada queria vc ir lá terminar pelo amor de Deus meus senhores já estamos farto de queda de governo deixa governo acabar o seu mandato se estão a governar mal ou não fizeram o que prometeram o povo que vai censurar eles na votação não é um grupo de deputados que estão em crise, querem lá ir para afundar esse país novamente credo vocês credo vocês é Deus castiga todos esses Homem que os nomes aparecem na lista para mim santomense já esta cansado dessa vida tenham pena do povo.fui..
santa catarina
22 de Novembro de 2012 at 10:54
A unica proposta que têm é aprsentação da moção de censura.
Que tristeza.
Veja só para o primeiro subscritor”Guilherme Octaviano” já robou tamto e ainda quer mais. Devolve os camiões do Ministerio da Educação, os combustiveis da EMAE, os terrenos usurpados entre outros.
É preciso ter vergonha na cara e ser no minimo coerente.
Estão todos sujos e querem dar lição de moral.
Aprendam a trabalhar e viver do trabalho!
Tem que estudar mais!
Filho das ilhas maravilhosas
22 de Novembro de 2012 at 11:11
A oposição tem o direito de exercer o seu poder, desde que estejam realmente a defender os interesses de STP.Ao olhar para esta lista encontro muitos ex. dirigentes que pelo menos por uma vez foi governante e directores em STP. Agora quero perguntar será que podemos culpar este governo pela actual situação do País? Neste momento a oposição está unida, mas basta que caia o governo para termos a corridas e as “rasteiras” para conseguirem as pastas tanto dos ministros como dos directores, não acredito nestes senhores porque todos sabemos que não gostam de STP e nem do seu povo. Os deputados deviam é apresentar ideias e projectos para os sectores que mais precisamos. Projectos para: Melhorar a justiça, reformas de estado, o ambiente ( o problemas de lixo), a nossa saúde, etc… Senhores não só estando no governo se consegue fazer a diferença e ajudar. Pergunto a esses deputados e muitos outros que estão no parlamento porque não vão trabalhar, criar empresas e empregos, atrair investimentos p/ o país em vez de andarem nisso, será que só sabem fazer politica? Só em STP é que a politica se torna num profissão.
Li a moção de censura e fico com a ideia que muitos dos senhores na lista já governaram e não conseguiram resolver os problemas do país. Que nos abençoe porque com esses políticos não sei o que de STP.
Patrice Trovoada
22 de Novembro de 2012 at 11:13
Estou farto dos Santomenses.
Mino ihê
22 de Novembro de 2012 at 11:21
Mais uma brincadeira de maus gosto. Que credibilidade passa um País,onde os deputados andam a brincar na democracia ?
Está visto e revisto que alguns não conseguem viver longe do puder e querem alcança-lo já, e há qualquer custo. DEIXEM O GOVERNO TRABALHAR E ESPERAM PELO VEREDICTO NAS URNAS QUANDO FOR AS ELEIÇÕES.
coitado do povo, que sempre falam nele, para encherem os bolsos já fartos
22 de Novembro de 2012 at 11:31
Moção de censura para deixar cair o Governo, para quê?
Todos os senhores que assinaram a Moça de Censura, vivem muito bem, a grande e a Francesa, passam a vida a enriquecer-se a custa dos lucros das eleições. Fizeram a vida facilmente, falando sempre em resolver os probleminhas do povo…
Deixem de falar em nome do Povo porque todos já foram governantes deste País, e quando lá estiveram os resultados foram o que todos sabemos, nomeadamente: Mansões,Carros de Luxo de alta cilindrada,boa vida em jantares e jantaradas,viagens, piquenines milionarios, etc.
Maiker
22 de Novembro de 2012 at 11:31
Do meu ponto de vista a moção de censura já deveria ser apresentada há muito tempo, ou seja esse governo deveria ser demitido há um não atrás.
Este governo ano após ano só tem demonstrado a sua incompetência.
O primeiro-ministro pensa que o país é uma empresa privada. Este homem deve olhar-se ao espelho e ter vergonha na cara, ele está a desgraçar o país. S.Tomé e Príncipe precisa de um governo competente que olha para o povo, um governo que investe na educação, no crescimento económico e na criação de emprego. O senhor Primeiro-ministro abandonou os estudantes, vários estudantes abandonaram o ensino superior devido a má-fé desse governo.
S.tomé e Príncipe precisa de um primeiro – ministro, não precisa de um Caixeiro-viajante. O senhor primeiro-ministro deveria ter vergonha na cara e pedir a sua demissão, o senhor Patrice Emery Trovoada já fez inúmeras viagens mas até agora não se vê nenhum resultado, enquanto o Senhor Trovoada dá-se ao luxo de divertir nas viagens os estudantes no exterior estão em condições precárias.
Está na hora de mandar esse primeiro-ministro para casa.
Jose rocha
22 de Novembro de 2012 at 15:25
Deves fazer parte do complo que tem desgracado o Pais. Palhacada inconsequente.
Vai Vem do meu país
22 de Novembro de 2012 at 12:09
Era uma vez, um país de nome S.Tomé e Príncipe.
jorge desalmado
22 de Novembro de 2012 at 12:20
sr “Féde ká Dóxi”, o sr é uma aberração humana. Vai se ver ao espelho. Todos sabemos qual e a intenção da Moção de Censura. Basta ver para os que o subscrevem. Albertino Bragança,…credo, Guilherme Octaviano, meu Deus!!! Alcino Pinto…Ave Maria. Esses senhores??? VALHA-ME DEUS
João Carlos
22 de Novembro de 2012 at 12:24
Moção de Censura ou de interesses???
Fracamente..
abilio
22 de Novembro de 2012 at 12:55
Esses “SUKIE-SIN’S” Patrice,Varela e Co.Lda já deveriam estar é na POCILGA.
A luta continua
23 de Novembro de 2012 at 8:59
Kanichina ani vcê otchin sukin cin.
Teoria das cavernas
22 de Novembro de 2012 at 13:41
Está mais que provado, que a política do nosso país vai de pernas para o ar!!! Estamos em contagem regressiva, onde o conhecimento científico foi posto de lado,passando a prevalecer a ignorância como expoente máximo e submetido ao domínio.
Se votar mudasse alguma coisa de verdade,seria proibido.
Germino Vaz da Cruz
22 de Novembro de 2012 at 13:50
jente hoooooo!
o pais é de todos nós, moção de sensura ñ é deixar cair governo , mas sim é fazer a pressão para trabalhar mais. como tem visto este governo só tem estado a trabalhar em questões que são presionados pela oposição, como forma de resposta possitiva, por isso acho ser muito bom para o povo o papel que a oposição vem jogando.
acreditemos, não sejamos ipocritas, quer a oposição quer o governo cada um tem feito o seu papel e nos os coitados e alguns parvos passamos a puchar a nossa pelermisse partidaria colocando afrente.
todos tem pontos positivos e negativos, vejamos com olhos do cidadão e ñ com olhos partidarios
bem haja.
José Frota Soares de Barros
22 de Novembro de 2012 at 14:39
Boa tarde meus compatriotas,á moção de censura é admissivel em sistema de regime democrático, onde natural todas ordens de soberania cumpriem com os seus deveres e responsablidade mas não o caso de S.Tomé e Principe onde Assembleia da República de trasformou no local de refúgio de deliguentes, ladrões e demais criminosos.
O senhor Guilherme Octaviano quando da sua passagem pelo Ministério de de Educação até o Sino da Escola Primária da Trindade e Obra mal feita da Escola Preparatória da Trindade e desvio de materias da mesma, foi vendido no Gabão onde é que esta a moral deste senhor e de outros larapios como ele.
A questão relacionada com estudante, em relação a bolsa isto não de hoje todos aqueles, que estiveram no poder cometeram, os mesmos erros do atual governo necessário se torna a melhoria deste estado de coisa de modo a atenuar o sofrimento destes estudantes que são o futuro da continuação da existência de homem santomense.
A conquista do poder faz-se através da do voto popular não através de golpes palacianio, qual é a afinidade entre M.L.S.T.P e PCD e este partideco do Fradique de Menezes neste momento não passam de meninos obedientes do Papá M.L.S.T.P.
Meus amigos ao fazer investimento é preciso um clima de establidade e segurança porque ninguem aplicar o seu dinheiro num país onde não há concordia onde mesquinez transformou-se num pesadelo e uma praga nacional que até brada aos céus.
Vamos levar as coisas de forma honesta não tentando tapar o sol com peneira.
Se que Primeiro Ministro viaja contantemente sem dar conhecimento a Assembleia da República onde é que os senhores estiveram só agora que acordaram,então é tarde demais não prestaram um devido serviço a Nação então devem demitir-se.
A Rádio Nacional não tem contabilidade, onde é que estiveram o senhor Diretor Geral de Finanças e demais resposáveis,recebiam salários todos os meses neste caso prestaram mau seviço a Nação devem demitir-se, urgente se torna o levantamento de um processo disciplinar.
Haver vamos,espero bem que este País acorde e que este povo desperte que a viagem é longa de modo que posamos separar o trigo do joio.
Despertem e lutem pelo vosso ideal se outra resistemos contra o colonos brancos, estes colonos negros havemos de os derrota, com sacrificios, e com pés bem acente na terra.
Pensemos S. Tomé
santo e santos
22 de Novembro de 2012 at 14:53
Que pouca Vergonha
De verdade que não sei mais quem é verdadeiro corrupto neste país, para ver todos aqueles que subscreveram a esta Mução dos sem vergonha são o mais que deram cabo deste pequeno país, deixa o homem trabalhar porque a maneira que esta o mundo agora não é para pouca vergonha que estes deputadozinho querem fazer a este povo, vê quem esta por detras disto todos os que mais robaram o país é que esta frente disto.
Tenho certeza que o país mais uma vez vai vencer este bandidos.
Viva STP…
Carlos Jorge da Silva
22 de Novembro de 2012 at 15:05
Sair de São Tomé para assistir futebol num outro pais é coisa de gente sem caracter. Patrice Para Casa ( PPC)
Afinal
23 de Novembro de 2012 at 7:17
Não, Carlos Jorge da Silva! Não é coisa de gente sem caracter! Ele simplesmente saiu de um país estrangeiro (S.Tomé e Príncipes) e voltou (regressou) ao seu país (Gabão) assistir ao futebol!
Com Humildade
Afinal
23 de Novembro de 2012 at 7:19
Não, Carlos Jorge da Silva! Não é coisa de gente sem caracter! Ele simplesmente saiu de um país estrangeiro (S.Tomé e Príncipe) e voltou (regressou) ao seu país (Gabão) pra assistir ao futebol!
Com Humildade
mina di Célivi
22 de Novembro de 2012 at 15:28
Patrice para casa já! tu e o Varela são dos piores que já vi, RUA!!!!!!!!!!!
E depois….que alternativa temos?
Joven Santomense
22 de Novembro de 2012 at 17:18
Todos da lista merecem bala.Não gostam e nem têm pena do povo. Portanto merecem bala?????????Isto não esta longe de acontecer.
Joven Santomense
22 de Novembro de 2012 at 17:21
Todos da lista merecem bala?????
João Carlos
22 de Novembro de 2012 at 15:33
Senhor Carlos nunca assistiu futebol fora do teu país? Parece que ser politico é sinonimo de viver reprimido em tudo que faz, mesmo nos momentos livres.
Gente mesquinha mesmo…
A luta continua
23 de Novembro de 2012 at 9:32
Se o PT gosta de assistir um bom futebol, então porquê que não convidou o porto à jogar em S. Tomé com seleção nacional? Por outro lado, se quando é para( fazer campanha) assinar negocios de porto de àguas profundas e outros mais , PT da cara então quando é pra ir assistir futeboel também deve dar confiança ao povo! Se ajoelhou deve rezar.
Manelinho Castro
22 de Novembro de 2012 at 15:38
Geronimo Moniz (Gete) não compreendo como este senhor pode ser considerado de jornalista! O senhor Gete fala mal o Português,tem dificuldades em improviso ainda como se não bastasse é “Xulo”como sempre foi.Por ser incompetente confundi tudo. Tambem sabe-se que a RDP-Africa baixou consideravelmente de nivel,claro está, nada que se compara com a RDP-Africa dos tempos de David Borges,Guilherme Galiano, Paula Simons,Ismael Mateus entre outros bons Profissionais que se aperceberam que esta Rádio ja vinha perdendo qualidade. Como pode a direção da RDP-Africa aceitar um jornalista fazer Propaganda politica,numa estação com emissão direcçionada para o Mundo. Já é de mais, esse teatro do senhor Geronimo Moniz..
Féde ká Dóxi
22 de Novembro de 2012 at 15:41
Jorge desalmado, deves ser um dos ADEISTAS.
DEIXA OPOSIÇÃO FAZER O SEU PAPEL E NADA MAIS.
O Patrice se está a trabalhar bem e tem tudo em ordem. Vocês não têm que temer. Vá ao Parlamento com humildade e justifiquem a vossa governação. São mais é uma corja de corruptos.
truquim
22 de Novembro de 2012 at 15:43
Onde esta os tais socilogo da nossa terra? porquê que nesta altura tão dificil ,os sociologos não fazem um trablho de base com a sociedade Santomense, ao fim de povo terem o melhor esclarecimento?
Gente, dizer que a coisa esta mal não é mentira, mais vamos ver se deixar governo cair é solução, não importa os nomes de quêm esta a levantar moção de censura, importa é Corrigirmos para que tenhamos um país desejavel para todos os santomenses, que tal fazermos uma revisão Constitucional? , vamos com a cabeça fria salvar a nossa ilha maravilhosa de STP
Combocone
22 de Novembro de 2012 at 15:57
BOÊ MATA BOÊ CAMPO ÇA D’ALÉ!
PENA ÇA DE MINA POVO.
STP
22 de Novembro de 2012 at 16:01
Vamos, todos estão certo, faz parte da democracia.
Nê buê nê piadô e nê codo cu malé.
Para desenvolver este país tende haver uma revolução social, democratica, tecnologica, científica, cultural. Enfim!
Até lá vamos ficar nesta luta democratica que é normal.
Deus abençõe a todos.
Vedé sa bua de Fla
22 de Novembro de 2012 at 16:06
Ai meu Deus!!! Coitado do nosso povo. É muito triste, mas muito triste a santomensidade de hoje. Nosso país nunca irá para frente e só agora, e de forma muito tardia, eu me aprecebi disso. Como estes políticos saqueadores da coisa pública só pensam em sí e pretendem destruir este povo. Engraçado é que estão a tentar montar esta cena de moção de censura ha muito tempo. Mas como se pode basear uma moação de censura numa alegada crise na TVS e outros argumentos que até cansam por constituir uma autentica retorica de palavras tocada numa caixa sinfonica. Isto é muito vergonhoso: basear uma moção de censura numa auditoria a TVS que afinal se refere a ambito de gestão do governo da maioria dos deputados que a subscreveram. Senhores DEPUTADOS fiquem a saber que este povo não otario. Que DEUS NOS LIVRE DESTES BANDIDOS TODOS QUE SÓ PENSAM NO SEU ENREQUCIMENTO PESSOAL E NADA QUEREM DE BOM PARA ESTE POVO.
Vedé sa bua de Fla
22 de Novembro de 2012 at 16:15
SANTA MARIA MÃE DE DEUS ROGAI POR NÓS SANTOMENSES, AGORA E NA HORA DAS NOSSAS DESGRAÇAS, AMÉM.
CREDO, ABRENUNCIA, SALVE-NOS SENHOR DOS HOMENS OBCECADOS PELO PODER E PELA RIQUEZA QUE NUNCA LHES CHEGA.
NÃO PERMITA SENHOR QUE A MA-FÈ DESTES DEPUTADOS ATRAZE MAIS O FUTURO DA NOSSA TERRA.
NÃO NOS DEIXES SENHOR, CAIR NA TENTAÇÃO DELES E LIVRAI-NOS, SENHOR, DE TODAS AS MALDADES POR ELES FORJADAS.
EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO, AMÉM, AMÉM E AMÉM.
Engenheiro
22 de Novembro de 2012 at 16:47
Esse governo precisava ser censura há
muito tempo.
Patrice Trovoada é um arrogante e pecaminoso. Um governo
que manda estudante para exterior e fica 12 meses sem se
importar com estes, deixando-os a sua sorte e o
desgraçado de OLINTO DAIO( O PADRECO) se dá ao
luxo de não dar a cara pela situação destes, e
colocando Edmilza Afonso em choque com os
estudantes.
Mas, eu como OBSERVADOR NO ESTRANGEIRO, NÃO
DESEJO NUNCA QUE O MLSTP/PSD venha alguma vez de
novo a governar STP.
Fiquem na OPOSIÇÃO e PROCUREM FAZER O BOM TRABALHO que é
lá que merecem estar, pois também já deram muita prova das
suas LADROÍCE, CORRUPÇÃO VISÍVEL E IMPUNE E MUITOS OUTROS
PECADOS… Mas ADI toma cuidado porque há gentes boas e
honestas em SÃO.TOMÉ E PRÍNCIPE prontas para gerir os destinos
do país cujo seu povo sofre desde 12 de JULHO 1975 A
ESCRAVATURA MODERNA.
Pensador
22 de Novembro de 2012 at 17:49
Concordo com a apresentação desta moção de censura, tendo em conta o quadro político e social predominante neste momento em S.T.P. A moção de censura é uma prerrogativa parlamentar, entre outras, (comissões de inquérito, interpelações, etc.) que os deputados de Assembleia Nacional têm para exigir as responsabilidades do governo dentro das suas próprias competências. Portanto, do ponto de vista jurídico-político, não vejo razão nenhuma para se andar a questionar as competências dos deputados, nesta matéria, decorrente da legitimidade popular, de acordo com os compromissos ou contrato político-social que assumiram como o povo no momento eleitoral. É ai que está a legitimidade dos deputados e também, de forma indireta, do próprio governo. Agora, se é verdade que o governo é legítimo; não é menos verdade que a oposição parlamentar também goza de legitimidade política neste âmbito. Os deputados não foram eleitos para fazerem um frete ao governo em detrimento das suas responsabilidades políticas e institucionais. Não pode haver reclamação de legitimidade de uns em detrimento de outros sabendo que ambos gozam de prerrogativas próprias decorrente do mandato popular. Já ouvi comentários e análises pouco sustentadas na RDP-África em que se questiona a legitimidade dos deputados da Assembleia Nacional, em apresentar esta moção de censura, associando-a, necessariamente, a um plano prévio ou proposta de governo anteriormente a apresentação da mesma. Isto é uma aberração jurídica e quem conhece a constituição de S.T.P, por mais inculto que seja, sabe que isto não existe nem é uma fórmula para tal expediente. Neste caso concreto, também se poderia concluir que todos os atos, ou grande parte deles, do atual governo deveriam ser sancionados, politica e juridicamente, porque, por exemplo, não são feitos mediante critérios políticos transparentes, estudados, refletidos e sustentados que minimizem a situação de autêntica emergência política, económica e social em que o país se encontra, nas últimas duas dezenas de anos, não obstante o governo ter-nos garantido, no momento eleitoral e após este mesmo momento, que iria literalmente empreender uma “MUDANÇA” no país em todos os sentidos. Onde está a referida MUDANÇA? O que é que mudou, desde o início desta legislatura com a atuação, direta ou indireta, deste governo? É óbvio que este é um julgamento político e, consequentemente, parcial. E a análise proferida, nas antenas da RDP-ÁFRICA, associando a necessidade de moção de censura à apresentação prévia de alternativas, por parte da oposição, não é uma análise política e, consequentemente, parcial ou partidária?
Como disse anteriormente, concordo com a apresentação desta moção de censura, tendo em conta o quadro político e social predominante neste momento em S.T.P.
Um governo minoritário não se pode dar ao luxo de atuar como se estivesse sob as condições de um poder absoluto, ignorando a oposição, o presidente da República e todos os outros centros de poder, mais ou menos organizados, como se estivesse a pedir, com um desejo totalmente indiscreto, que quer eleições, para poder se minimizar, levando este capricho até aos limites do desespero. Como é possível uma coisa desta? Eu estive presente no cinema Marcelo da Veiga e assisti o senhor Patrice Trovoada convidar ou desafiar toda a oposição politica, na Assembleia Nacional bem como o senhor Presidente da República, para ousarem ou experimentarem fazer o governo cair que ele ganharia as eleições, posteriormente, com maioria absoluta. Que coisa mais ridícula, meu Deus? Quem faz este tipo de discurso, estando vulnerável do ponto de vista político, não se pode dar ao luxo de vir depois queixar que os partidos da oposição não estão a cumprir a sua missão, fiscalizando a atuação do governo, levando este ato até aos limites das suas competências. Nesta altura, eu não vi nenhum analista político questionar o senhor Patrice Trovoada que ele deveria ser mais inclusivo e colaborante, mais dialogante do que intolerante ou menos incendiário que apaziguador. Já tenho quase setenta anos e juro que nunca vi um governo minoritário, ou nenhum primeiro-ministro, de país nenhum, proceder desta forma arrogante, panfletária e irresponsável, rogando aos poderes instituídos que o fizessem cair para que, despois, em urnas, este mesmo partido ou primeiro-ministro pudesse ter uma maioria absoluta fruto deste capricho da oposição. Neste caso, que alternativas tinham os partidos da oposição na Assembleia Nacional? Fugiam com medo e arrogância do desafio do senhor primeiro-ministro lançado aos mesmos? Que alternativa teria o senhor Presidente da República? Escondia-se debaixo de uma mesa, cobrindo-se com um cobertor, com medo do desafio do senhor primeiro-ministro?
É óbvio que não! Isto, definitivamente, não é o comportamento que se exige a um responsável máximo de um governo minoritário da república. Estando criando este quadro de radicalismo atuante, em nome de uma estratégia que ninguém entende, pergunta-se:
1- O que é que a oposição na Assembleia Nacional poderia fazer para salvaguardar as condições de estabilidade governativa se é o próprio governo, na pessoa do senhor primeiro-ministro, que desafia os deputados e o próprio presidente da república a escolherem o caminho de radicalismo (fazer cair o governo) que é, para o próprio governo, segundo as palavras do primeiro-ministro, a solução política para o país, na medida que o mesmo sairia reforçado, politicamente, de um eventual novo ato eleitoral?
2- Que propostas políticas poderiam apresentar os partidos da oposição, como alternativa, anteriormente à apresentação da moção de censura, se são desafiados, de forma tão radical, pelo próprio primeiro-ministro, para o exercício de apresentação de uma eventual moção de censura que contribuiria, decisivamente, para acrescentar valor, eleitoralmente falando, ao próprio partido do governo?
Só por isso concordo com a apresentação desta moção de censura embora entenda que, do ponto de vista dos maiores interesses nacionais, ele deveria ser evitada, responsavelmente, pelo próprio senhor primeiro-ministro que, contrariamente, fez tudo para que a mesma fosse requerida. Nunca vi, em país nenhum, um primeiro-ministro pedir, religiosamente, que a oposição fizesse o favor de requerer uma moção de censura em nome de um eventual reforço eleitoral do seu partido. É, aliás, por causa disto que apareceu uma nova terminologia no nosso vocabulário politico: “Orçamento Comunitário”. O país sem recursos e outros meios não pode andar em eleições frequentemente. Isto é de doidos. O primeiro-ministro deveria saber isso, mas do que qualquer outra pessoa.
Maria
23 de Novembro de 2012 at 10:37
A melhor argumentação que eu li até agora relacionado com este processo no meio de algumas palhas sem conteúdo.
Obrigado senhor pnesador.
Malapê de Temá
22 de Novembro de 2012 at 17:30
Alguma vez STP teve sol para todos??
Meus caros,
Sejamos inteligentes e olhemos um pouco para a realidade do país e do resto do mundo.
Será que a queda do governo trará benefícios ao país? Sinceramente não.
Quem é a oposição? O mesmo que ajudaram a colocar o país na situação que está.
De quem é a culpa da situação atual do país? Toda a classe política do país desde ADI, MLSTP, PCD, MDFM entre outros.
Obviamente existem bons políticos em STP, mas se me perguntam também são culpados da atual situação, diria que sim, porque se calam.
Também estão a contribuir para a degradação, (para que vença o mal basta o bom calar, para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados Edmund Burke).
Na realidade atual é preciso que o país tenha estabilidade política, visto que o mesmo depende do exterior. Se nós não conseguimos entender como podemos ganhar confiança ao ponto de ter investimento exterior, visto que não temos capacidade financeira de fazer o país saír do buraco que esta?
Não se diga que o governo não está aberto a diálogo e que existe uma ameaça de ditadura no país. Isso é conversa para boi dormir. Deixo a minha humilde opinião a oposição.
Façam bem o vosso trabalho de oposição porque não basta dizer que esta mal, também é importante apresentar soluções, é importante dar exemplos, é importante comunicar com o povo mostrar ao povo o que de real esta acontecendo no país, instruir o povo que não tem conhecimento.
Dentro do vosso poder melhorar a justiça no país, criar legislação, limitar a imunidade parlamentar dos deputados
Se fizerem isso tudo e um pouco mais de forma ordeira no sentido do bem-estar do povo vos garanto que nas próximas eleições o ADI estará reduzido da mesma forma que esta hoje o MDFM.
Porque atualmente eu, entre muitos dou nota negativa para todos os políticos em São Tomé e Príncipe, desde 1975 até 2012 (todos).
Não sejamos desestabilizador mas sim construtor.
MALAPÊ DE TEMA
preta de s.t.p
22 de Novembro de 2012 at 17:35
Jovens, Mulheres, Velhos, gente de S.Tomé e Principe, não Podemos deixar qui isso siga em frente.Vamos mostrar a essas gente oportunista que tb temos forças, vamos sair as ruas em sinal de protesto nos podemos muito temos apenas que nos unir contra esse disvaneio, dessa overdose do poder e disses basta a isso tudo, agora sim toda população tem direito a sair a rua
jorge desalmado
22 de Novembro de 2012 at 19:02
Oh sr “Estou Farto Disso…” deixe de ser idiota. Nao sou Jet Moniz e se o sr tem algo contra ele, diz-lhe na cara. Parece que ja somos dois no anonimato mas eu tou a criticar os imbecis da oposicao enquanto o sr parece ter problemas de inveja do sr Jet Moniz. Vai pastar bois meu caro.
José Luís Capela
22 de Novembro de 2012 at 19:40
Aleluia, até aonde e até quando?
destemidos da zona
22 de Novembro de 2012 at 19:47
Meus amigos, não sou uma pessoa mesquinha. Já vi muitos comentários que eu próprio achei despropositado e sem cabimento. Mas eu estava errado. Hà gente que merece. Moção de Censura é um direito consagrado… mas esses deputados não estão a defender os interesses do país mas sim os seus e os das suas famílias. A intenção desta MC não é nada mais nada menos do que atrasar o país. Essa gente joga baixo por isso vão ter jogo baixo. Vou revelar “matérias” que muitos deles irão se arrepender por andarem a fazer politiquices. Sra Elsa Pinto e o marido…, sr Guilherme Otaviano…, sr Jose Viegas….,
Va lá desafiem-me e verão o que é bom pra tosse. O recado está dado.
Francisco Pires
22 de Novembro de 2012 at 20:55
Quase a totalidade dos Deputados subscritores da petição são os maiores bandidos e malambaristas deste País. Não são culpados. Os culpados são os Partidos e o Povo que os elejeram.
Estão com muita fome do poder. Porque sabem que nas urnas em 2014 não terão oportunidade de triunfar, então estão arranjando subterfujios para deixar cair o Governo.
O Guilherme Octaviano esteve em Cabo Verde ao serviço de uma Organização Internacional fartou-se de roubar, subfaturando, ele é bem conhecido em Cabo Verde. Uma vergonha para o pais.
Este mesmo Guilherme Octaviano andou a desviar conbustivel destinado a EMAE. O Pires Neto está envolvido no desvio de arroz. A maioria tem contas a prestar Justiça e a única forma de se verem livres fujindo a Justiça é derrubar o Governo quanto antes.
Povo deve sair a rua porquanto o país nao pode continuar assim. A oposição só quer poder, só quer arranjar instabilidade.
Meus senhores o mundo hoje vive uma crise financeira de grande dimensão. Mesmo os países onde se produz, passam por dificil situação económica-financeira. São Tomé e Principe que não produz, e que vive de ajuda externa a situação é muito mais agunizante. A oposição no lugar de ajudar, no lugar de colaborar, opinando, dando pistas de melhor caminho para sairmos dessa dificil situação, tem vindo a complicar mais a situação. Oposição não tem projecto alternativo. Aliás, temos ainda memória da governação do MLSTP/PSD, do MDFM/PCD o que fizeram? E na altura havia dinheiro. Cada um andou a tratar da sua vida. Coitado desse povo.
Mas desta vez, a oposição está enganada, o povo sairá a rua e vamos dar ao Governo de ADI uma maioria absoluta para acabar com esse desmando de certos Deputados, bandidos aldrabões e desgraçadores do POVO. O Povo não vos deu mandato para os trair. Devos mandato para fazerem um trabalho sério e não esse bobo, pensando só em vossa vida esquecendo o povo.
Já imaginaram uma queda de Governo nesse momento? Será que vós estais pensando nesse povo? Que credibilidade pretendem dar ao país e aos investimentos com esse tipo de comportamento?
DEviam dar machins e ganchos aos deputados e os barrões de MLSTP/PSD, PCD e MDFM/PL,para irem trabalhar as roças, pelo menos teriam algo com que pensar e não estariam a agir como tem se vindo a verificar. Parasitas. Não quero referir-me a todos, porque há excepções. Reconheço que ainda existem muito boa gente nesses Partidos. Os que referi sabem. A própria consciência de cada um leva-os a meditar e reconhecer que não são de boas peças e que são os males desse país.
O Povo manda.O Povo não vai continuar a aceitar esta pouca vergonha. Se necessário ocuparemos a Assembleia e as Sedes dos Partidos Politicos e quem sabe as casas desses Deputados.
O pais está a precisar de uma nova revolução.
zeme Almeida
23 de Novembro de 2012 at 2:33
Este jornal Tela Non tem uma grande inclinacao por tudo quanto vai contra o Patrice Trovoada.Voces acham normal alguem usar de forma abusiva o nome do primeiro ministro para fazer comentarios destes e voces nao os censuram?Que vergonha e este o tal jornal que nos informa com transparencia?Sei que as verdades sao sempre censuradas e sei que o meu comentario vai passar pelo mesmo tratamento.Boa Sorte a todos e longa vida,fui.
zeme Almeida
23 de Novembro de 2012 at 2:40
Tela Non esta violando as vossas regras.Informem com imparcialidade meus caros jornalistas.Voces sao o espelho do povo por favor facam um bom papel,que nos agradecemos.
original
23 de Novembro de 2012 at 7:29
Meus senhores,quer queiram quer não os deputados que apresentaram monção de censura são os que temos e que foram eleitos pelo povo tal como muitos bandidos e corruptos não deputados que também foram eleitos pelo povo ou nomeados e que estão em função.Neste momento em S.Tomé e Príncipe é muito difícil encontrar gente séria na máquina do poder;portanto não venham à rua acusar este ou aquele porque de topo à base existe mais bandidos e corruptos do que gente séria.Toda gente em S.Tomé e Príncipe sabe quem é quem e não vale a pena tentar meter dedo no olho de cada um.Obrigado
Féde ká Dóxi
23 de Novembro de 2012 at 8:13
Acho que a Direcção do Téla Non deveria seleccionar alguns comerntários que aqui são passados.
Devemos fazer os nossos comentários, não insultando e dizendo coisas sem nexos.
Telavive
23 de Novembro de 2012 at 8:15
Eu li com muita atenção o texto subscrito por alguns deputados a mando dos seus respectivos partidos. Eu saí de S. Tomé e Príncipe há anos. Regressei ao meu país natal no ano 2009. Por intermédio da minha formação académica trabalho na função pública. Nunca fui, nem sou militante ou simpatizante de qualquer partido político. Do que li da moção mete-me ainda mais nojo da política que se faz em S.T.P. Vejo ser muita hipocresia. Não estou contra moção de Censura. Estou sim contra muitas aberrações que daí provêem tais como: bolsas de estudo, falta de medicamentos, obras estruturantes. Minha gente tudo isto num mundo de tamanha crise? Quando cheguei neste país, os passeios estavam todos escavacados, doca era monte de lixo, cães mortos nos jardins da cidade, à noite não se podia andar na cidade, devido a mais terrível da escuridão. Por todas as ruas da cidade era só pequenos geradores porque não havia energia. Na altura e é bom que se diga, o meu salário era de 2.300.000,00. Na minha Direcção um grupo de privilegiados recebiam até subsídio de taiwan. As viagens era só para esse mesmo grupo. Não havia horas extraordinárias para ninguém. A verdade seja dita, hoje o meu salário é 3.000.000,00. Continuo a não ter subsídio de taiwan mas já tenho horas extraordinárias.Não entendo muito bem como é que os deputados dizem que o nivel de vida dos funconários publicos degradou. Porque na minha Direcção todos os funcionários ganham muito mais em relação a 2010. E quanto às infraestruturas. Se todo o governo marcasse a sua passagem com obras estruturantes, como se explica que o país esteja tão pobre? Não estarão esses mesmos deputados a pensar na promessa dos 300 milhões de dólares de angola. Muito cuidado com promessas!Eu queria dizer que o país não vai muito mal. Há uma crise terrível a nossa volta. O pais está a mudar. Só não vê quem não quer. Como economista, não vejo como esse grupo de pessoas vão resolver os problemas imediatos deste povo. Só pode ser com a mão angolana. Mas de certeza será um grande erro! Esperemos.E não se esqueçam que o cofre de estado está de rastos. Depois não nos venham com reclamações. Ou estão a pensar na China? Seja como for o povo sofrerá muito! Confesso não tenho nada com ADI. Até porque do meu ponto de vista muita coisa precisa ser esclarecido. Mas vamos com calma!
Mimi
23 de Novembro de 2012 at 8:22
Finalmente! Já nao era sem tempo!…
malebobo
23 de Novembro de 2012 at 8:40
Vê só a lista dos nomes que estão a subscreverem para moção censura, só com cristo
Vedé sa bua de Fla
23 de Novembro de 2012 at 9:34
… E DESDE ONTEM O MEU COMENTÁRIO AINDA AGURDA MODERAÇÃO DO TELANON.
QUE DEUS NOS LIVRE DE CRITÉRIOS COMO ESTES…
DEUS, TENHA PIEDADE DE NÓS SANTOMENSES
Vedé sa bua de Fla
23 de Novembro de 2012 at 9:36
ERA APENAS ESTE TELANON:…
MEU DEUS! CONTINUAREI A ORAR TODOS OS DIAS PELO MEU POVO, MAS SE FOR A TUA VONTADE PARA QUE ESSES SAQUEADORES REGRESSEM AO PODER, EU TE ROGO SENHOR QUE NÃO LHES DÊS SENTIDO PARA:
A) ACABAR COM O NOVO SUPER MERCADO E NEM DIFICULTAR A VIDA DOS POUCOS INVESTIDORES SÉRIOS QUE VIERAM PARA ESTE PAÍS;
B) CONTINUAREM A EXIGIR COMISSÕES E QUOTAS FÁCEIS NAS SOCIEDADES E EMPRESAS QUE SERIAMENTE PRETENDEM INVESTIR NESTE PAÍS;
C)VOLTAREM A ROUBAR TUDO QUANTO É CASA E TERRENO DE ESTADO SEM QUALQUER ESCRÚPULO;
D)PREENCHEREM TODOS OS CARGO PÚBLICOS SÓ COM GENTE DOS SEUS PARTIDOS E DIVIDIREM OS DIFERENTES DEPARTAMENTOS CHAVES EM REINADOS ONDE SÓ INGRESSAM GENTES DO PARTIDO A OU B,;
E) DIMINUÍREM MAIS AINDA OS PODERES DE CONTROLO E DE FISCALIZAÇÃO DE ÓRGÃOS INDEPENDENTES COMO O TRIBUNAL DE CONTAS
F) DIFICULTAREM A VIDA DOS JOVENS PROMISSORES QUE QUEREM INOVAR COM SEU CONHECIMENTOS E EMPENHO;
G)ATRAZAREM O AVANÇO ALCANÇADO NALGUMAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS;
H) CONTROLAREM DE FORMA ESCANDALOSA A COMUNICAÇÃO SOCIAL, ELIMINANDO A POSSIBILIDADE DO CONTRADITÓRIO NAS NOTICIAS
I) ROUBAREM SOMAS AVULTADAS PARA OBRAS PÚBLICAS E CONSTRUIREM CASAS E ESTRADAS QUE DURAM MENOS DE UM ANO;
J) VIVEREM SÓ A GRANDE E A FRANCESA E AINDA POR CIMA COBIÇANDO E COMENDO AS MULHERES DOS OUTROS, NOMEADAMENTE JOVENS EM INÍCIO DE CARREIRA.
LIVRAI-NOS SENHORES DESSAS E OUTRAS MALDADES DOS SAQUEADORES DESTA TERRA, AMÉM, AMÉM E AMÉM!
A dama do blin
23 de Novembro de 2012 at 9:40
Nunca votei no ADI, mas digo desde ja que, se esse governo cair e, se tivermos que ir para eleições antecipadas, votarei no ADI, eu e toda minha familia.
Ja está a ser demais, nunca mais tivemos um governo de quatro anos. se repararem bem são sempre as mesmas pessoas a deixarem cair o governo, sr Albertino Bragança e companinha. Essas pessoas ja estiveram no governo, o que fizeram pelo bem desse povo? NADA. Têm sede de poder, mas cada um tem seu tempo.
QUE DEUS PROTEJA O NOSSO STP., E LIVRRA-O DAS MALDADES DESSES PARASITAS QUE NADA SABEM FAZER SE NÃO ENGANAR O POVO.
daniel martins
23 de Novembro de 2012 at 9:41
Isso já era de esperar os “senqua” de S.tome camuflados de deputados conseguiram uma forma de mostrar o que sabem fazer de melhor é destruir e alimantar dos outros. Dizem que fazem por bem do povo? Qual povo? A minha maior tristeza e saber nos estamos perdido e ainda não apercebemos que estes ladrões vão secar de tanto roubar. A muitos deputados que não sabem fazer nada basta ver a lista daqueles que assinaram a Moção de C lá censura lá esta os vadios da nãção sustentado pela nação.
coitado do povo, que sempre falam nele, para encherem os bolsos já fartos
23 de Novembro de 2012 at 10:05
O SEGREDO OCULTO DAS ELEIÇÕES ANTECIPADAS, QUE MUITOS POLITICOS GOSTAM E ESTÃO A FORJAR:
1º ENCAIXE FINACEIRO DE MUITOS MILHÕES DA CAMPANHA PARA BENIFICIO PRÓPRIO E PARA O BANHO.
2º PARAR O PAÍS PARA, DIVIDIR PARA MELHOR REINAR.
3º DINHEIRO PARA ENGANAR O ZÉ POVINHO COM ” SHOW´S DE MEGAORGANIZER EVENTOS, COM MISTURAS DE TERRA MÃE, VINHO PALMA, CACHARAMBA, SANGAZUZADAIDÓIS, MAYACOOLLS, GAPAS,KAISHAS, ETC,
4º ADIAR O PAÍS, PARA SEREM OS PROTAGONISTAS DA 3ª ORDEM MUNDIAL, E NA ASSEMBLEIA, CASO GANHEM AS ELEIÇÕES, POREM NA MESA DA ASSEMBLEIA A 1º VOTAÇÃO DO SECULO EM STP: MUDAR A CONSTITUIÇÃO PARA FAZERC COM PATRICE TROVOADA NÃO CONSIGA CANDIDATAR-SE AS FUTURAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS.
QUE DISPARATE 14 BESTAS DO APOCALIPSE !!!!!
Estevão
23 de Novembro de 2012 at 10:12
Meu Deus!!! É muito bem feito esta moção de censura ao governo. Olhem para aquilo que o jornal Pasquim “O Parvo” escreveu sobre o aeroporto do Príncipe. Dizem eles que é obra do governo central bem como o porto. MENTIROSOS!!!!! GRANDES MENTIROSS!!!! Ainda bem que este pasquim não tem grande influência nacional e internacional. Toda a gente sabe que o governo central criou grandes dificuldades ao governo do príncipe para que este empreendimento empresarial fosse para frente. Fizeram tudo para que estes investimentos não realizassem. Se não fosse o grande empenho do governo central e do povo do Príncipe todas estas obras e investimentos não seriam realizadas tendo em conta a perseguição do governo central ao governo regional do Príncipe. Agora vêm para ai dizer que é obra do governo central. GRANDES MENTIROSOS E ALDRABÕES!!! Fizeram tudo para estes investimentos não avançarem com inveja e ciúmes do papel do governo regional do Príncipe. Agora que começa a aparecer os frutos esta gente aparece a dizer que é obra do governo central. Malditos!!!! Gente sem espinha, sem valor… O povo do Príncipe nunca esquecerá aquilo que vocês fizeram para travar estes investimentos no Príncipe.
Maria
23 de Novembro de 2012 at 10:54
Concordo senhor Estevão!!! Quando li a notícia neste jornal “Parvo” fiquei de boca aberta. Ainda bem que este jornal é um jornal de brincadeira que nem sequer vende 100 exemplares senão qualquer pessoa que lesse esta notícia ficaria com a impressão que é o governo central que está a fazer aquelas obras quando, pelo contrário foi o governo central que perseguiu o governo regional do Príncipe e quase que que eles perdiam este grande investimento para terra deles. Cada coisa que uma pessoa lê. Se eu não tivesse acompanhado este problema e esta confusão toda eu ficaria convencido que foi o governo central que financiou estas obras e investimentos para a região do Príncipe.
Macário
23 de Novembro de 2012 at 13:59
é verdade. esta gente do governo central fizeram tudo para sabutar este investimento privado no Príncipe, arranjaram problemas, criaram dificuldades, tudo para impedir este investimento com inveja e ciúmes do governo do Príncipe. agora que se anunciou o início das obras do aeroporto o senhor “BARRIGA DE PORCO” aparece a dizer no seu jornalinho que é obra do governo central. isto é mesmo para rir…ainda bem que o povo não continua burro e percebe estas artimanhas todas. toda gente assitiu o triste espectáculo do governo central querendo criar dificuldades ao principe por causa deste investimento e outros. agora o tal jornalinho “Parvo” aparece a dizer isto. ainda bem que ninguém acredita neste jornal…
lunda Norte
23 de Novembro de 2012 at 10:29
tens razão, tu e a tua familia tem tacho lá, disgrassado querrem contribuir para dar cabo desta terra.
o primeiro que devia sair é este ministro da educação, Juda, perdeu porta da igreja, não sabe o que é ter filho, estudou a custa da igreja e dos seus fieis, por isso não tem piedade dos estudantes bolseiro em geral.
Eles têm que sentir a dor da oposição e colo se faz, a politica tem espinhas venenosa. todo o lider que carrece de humildade cairá na embuscada. Para frente os subescritores da mução este país é nosso. não temos guerra mais não si pode conviver com abusos e arrogancia do ADI.
sara
23 de Novembro de 2012 at 11:19
Minha gente os partidos de posiçao fez muito bem pk o PT esta abusar de todos santomense e ainda por cima com a sua ditatura pensado ele que o país é sua empresa privada que pode fazer o que quer e quando pertender. Para governar tem que se cumprir as regras que esta na constituição. Se não quizer cumprir as regras não governa.
Esse governo é ditador como prova disso o comportamento dos seus deputados hoje na bancada palamentar.
viva a democracia santomense.
e abaixo ditadura do PT……….
parvo
23 de Novembro de 2012 at 12:22
mais minha gente isto é que é grande abuso.
olha santomenses de s.tomé ve la, se estão no vosso bôbô por favor da príncipe independência dele eeeeeeeeeeeeeeeeeee,um bando de filhos da cacha,preguiçosos que não sabem fazer nada,que so querem poder,falsos profetas,a usar nome de povo em vão.mais isso pode ser……..,o tempo dirá,a respostas a de vir,hoje estão com barriga cheia,amanha a fome ha de vos bater a porta.
Gegé
23 de Novembro de 2012 at 14:02
concordo contigo. um país tão pequeno com tanta confusão por causa de poder. nunca vi nada assim. o Príncipe com mais organização é que está a ser prejudicado. se não querem avançar e progredir deixem o Príncipe seguir o caminho deles. só servem para atrapalhar. credo políticos.
Corrupto
23 de Novembro de 2012 at 15:11
Alcino Pinto ameaçou o Jornalista câmara man da RTP África para não filmar ou não gravar a Plenária de hoje dia 23 de Novembro em que o “Bano” Arzemiro dos Przeres que tomou posse há uns tempos, não era deputado efectivo e voltou a casa parlamentar para refugiar-se da justiça e em vez de responder perante o tribunal sobre o caso quiz fazer isso na plenária e deu barrulho por parte da bancada do ADI, mandando a este ir fazer a leitura do seu caso no tribunal e não na tribuna parlamentar escondendo-se da justiça enganando o povo…segundo a bancada do ADI, o Bano não tinha moral para falar na tribuna parlamentar. daí, o Alcino Pinto ameaça o jornalista com purrada caso a sua imagem apareça na TV.
Fókótó
23 de Novembro de 2012 at 18:38
Enquanto os grandes partidos politicos santomenses , refiro-me ao MLSTP e o PCD, partidos esses criados de coração, em periodos bastante criticos da nossa população não enveredarem por um caminho sério fazendo jus das suas criações, vão aparecendo partidos oportunistas como os ADI’S e MDFM’S para atazanar a vida das pessoas em proveito de interesses obscuros e irevelados dos seus criadores.
Os criadores desses partidos introduziram o banho, compra de consciencia e tudo mais invertendo a pura essencia da democracia.
O povo santomense já não vai votar sem que lhe seja pago desde algum tempo a esta parte.
Nenhum partido que ganha eleições nesta república é fruto da vontade deste povo.
Vamos acabar com esses partidos oportunistas e devolver a estabilidade à nação para o bem da nossa democracia.
amancio dias
24 de Novembro de 2012 at 10:14
ADI é vergonha externa dos Santomenses.
Pidu Mamon
24 de Novembro de 2012 at 16:52
Ainda bem que ninguém lê este panfleto.