Política

Discursos inflamáveis e sublevacionistas dominam o momento político

O Primeiro Ministro demissionário, segundo a oposição, Patrice Trovoada, garantiu esta manhã numa entrevista a Rádio Nacional que lançará o pais no “CAOS E CAOS”, caso o desfecho da crise não seja de acordo com a sua posição. Caos significa confusão, desordem total. A democracia conferiu a São Tomé e Príncipe, um dos instrumentos chamado Moção de Censura, que várias vezes foi activado durante o jogo democrático, mas nunca antes, a activação deste mecanismo tinha aberto caminho para o país entrar no “CAOS E CAOS”. 

Também na quarta – feira o Secretário Geral da ADI, partido no poder, ameaçou o país da seguinte forma, caso não sejam realizadas as eleições legislativas antecipadas. « Se não  vai haver problemas e nós não responsabilizamos para o que vier e der nesse país», afirmou levy Nazaré.  Discursos de combate, que ao que tudo indica preparam os mais distraídos para como se diz no crioulo fôrro, “KUA Ê DÁ Ê DÁ”.


82 Comments

82 Comments

  1. Pantufo Livre

    29 de Novembro de 2012 at 11:38

    Gente sem escrúpulos que pensam que o país é deles e que podem fazer o que lhes apetece em pro,dos seus anseios pessoais e das suas famílias. Estou a falar deste primeiro-ministro, do seu incompetente e medíocre governo bem como de toda a oposição. Uma cambada de corruptos, incompetentes, gente sem vergonha e que nos envergonha a todos como filhos deste país. Que mal é que eu fiz para estar a aturar esta gente corrupta, mediocre, estúpida, sem vergonha, parasitária, vermes e porcos??? Que mal fizemos como povo para estar a aturar esta cambada de malcriados e escumalha que pensa que o país é deles e só deles??? A culpa não é vossa…
    Filhos da ….

    • Bingo

      29 de Novembro de 2012 at 12:02

      O Primeiro-ministro que defenda o seu governo de todas as formas que assim entender, mas que não nos venha ameaçar a todos com CAOS E CAOS.

      Porque se a coisa descambar, o ilustre Dr. Patrice Trovoada meter-se-á num dos aviões dos seus amigos e irá gozar a vida para muito longe deste país que é seu, embora não tenha cá nascido, e que deveria respeitar e amar, mas não parece.

      O País não pertence ao Dr. Patrice Trovoada e há-de cá continuar queira ou não o Dr. Patrice Trovoada.

      O Dr. Patrice Trovoada que vá semear o caos para aquela banda.

      Irresponsabilidade tem limite.

    • ddd

      29 de Novembro de 2012 at 16:26

      São todos palermas não têm condições para tal, se não sabem governar querem, querem confusão, se houver confusão em S.Tomé eu sou o primeiro a chegar em sua casa porque são Tomé não merece isso.

    • João Carlos

      30 de Novembro de 2012 at 8:39

      Sr Bingo.
      Como o país não é de Patrice Trovoada, igualmente também não é dos senhores camaradas ladrões do MLSTP e PCD…portanto vamos ver aoonde chegamos…
      Eles sim podem fazer, assaltar, falar, e ou outros não…

    • joao viegas

      29 de Novembro de 2012 at 15:04

      Quemassina essa noticia no Tela Non. Srs jornalistas sejamos serios. Nao lancemos confusao, os senhores tem familha nesse solo patrio. O PM disse que “o pais entrará em caos” e nao que “levará o pais a caos” como Tela Non erradamente quer fazer crer. Sejamos serios por favor entar e de forma automatica causado por uma accao que nos e aleia enquanto que levar e provocar criar condicoes para haver caos. volto a frizar o PM disse ” o pais vai entrar em caos.

    • Bragança

      29 de Novembro de 2012 at 16:25

      Caro João Viegas,
      Eu estou plenamente de acordo consigo.
      O Telá Nón é um jornal, logotem que ser imparcial. Caso o senhor jornalista não consiga, eu lamento em informa-lhe que escolheu mal a profissão.
      Ao lançar essa notícia é o jornal Telá Non que estará a lançar “CAOS” e os leitores não conseguem ler e interpretar?
      O Director desse jornal devia é estar na oposição.
      Eu em tempos ja tinha feito um comentário nesse sentido, o de imparcialidade mas parece que não surtiu efeito.
      Aos senhores lêm e tirem as vossas conclusões e não deixem que os outros façam por vós. Ao jornal cabe informar e aos leitores tirarem as suas ilações.
      Obrigado

  2. Lede di alame ça ua

    29 de Novembro de 2012 at 11:41

    gostaria de compreender tudo isso, o EX 1 ministro disse nao ter medo das eleicoes, agora um garoto, que nem sabe o que custeou a vida, faz ameacas,, tou ansioso por saber oque vai acontcer, ate parece que pais e propriedade de terreno de alguns familiares, que estao todos lutando pra herdar

  3. inem tlaxa ê

    29 de Novembro de 2012 at 11:42

    Chê o quê que estes tipos que dizem estabilade, estabilidade, pensam nas suas cabeças? Este Pateta Travado quer ver STP como outros países Francofonos? Diz ele aqui não é Gabão.

  4. pimbi godo vá c....

    29 de Novembro de 2012 at 11:54

    Vai haver guerra civil em Sao Tome. Viva o MLSTP. partido que não pode sobreviver sem o poder.

    • victoria amado

      29 de Novembro de 2012 at 12:37

      Patrice quer entrar em conflito com a maioria parlamental que siguinifica maioria da população.. pessoas estam a ser pagas pra defender os interesses pessoais de patrice trovoada e vão acabar pederendo, pois os que rodeam o ex primeiro ministro sâo fracos e em caso de fuga, ele pega num avião privado e vai pra gabão

    • victoria amado

      29 de Novembro de 2012 at 12:37

      *perdendo

    • santiago

      29 de Novembro de 2012 at 12:42

      O senhor Presidente da Republica deve se pronuciar e dar deixar a população descançada que ele tem o poder total sobre a força armada e policia national. ex primeiro ministro cresceu numa casa de ditador que não sabe viver num pais democratico, e agora que fazer de stp o que a familia bongo faz no gabão.

    • Quase lá

      29 de Novembro de 2012 at 12:58

      Tenho muita dificuldade em imaginar o STP dirigido por pessoas como Rafael Branco, Delfim Neves, Maria das Neves, e outros bem conhecidos da nossa praça que hoje gritam na oposição. Mas acredito que possa ainda haver outros na oposição que se possa “aproveitar”. Creio que também no ADI se encontre outras pessoas que possam governar.

      Entretanto companheiros, me parece muito mais difícil imaginar como é que um Primeiro-ministro eleito pelo povo para administrar os bens do povo e que é pago pelo povo, pense na sua cabecinha que não deve dar explicações ao povo, que não deve comparecer na Assembleia para cumprir as suas obrigações junto aos deputados, que pense ser o dono dos sectores públicos e das opiniões de todos os funcionários públicos, e privados se possível, que leva a radio e a TV a passarem informações falsas ao seu favor e omitir informações verdadeiras ao povo que o elegeu.

      E como pode um primeiro-ministro, aquele que diz querer o bem do povo, que pensa em projetos megalómanos para desenvolver o país, que se esperaria dar a sua força e saber para avanço e estabilidade do nosso pequeno país, como pode esse mesmo homem, querer lançar “CAOS E CAOS” sobre esse mesmo povo?

      Que homem é esse? Estará ele a pensar no povo e no país ou estará a pensar exclusivamente no poder para os fins pessoais?

    • orlando

      30 de Novembro de 2012 at 16:45

      quando é que delfim governou stp???? foi ministro por 1 ano e depois saiu pk patrice trovoada pago fradique pra ser 1 ministro.

  5. Safú Zédu

    29 de Novembro de 2012 at 11:58

    Inhaãããããã. Esse tipo pensa que STP é Palestina ou Siria? STP é um País muito pequeno, mas com gentes nobres, humildes e sacrificado. A Europa hoje está apertar o cinto. Nós já temos os nossos cintos apertados há mais de 30 anos, por isso já sofremos muito. Se ele não sabe viver a democracia, vai para Mali, Zimbabwé e outros Paises de África em que quem manda são os tiranos.
    Deixa STP em paz. Precisamos de paz continuando a comer a nossa fruta-pão, nossa matabala, nosso maxipombo, nosso concón, etc, etc.

    • Motxí

      29 de Novembro de 2012 at 12:32

      Safú Zédu, nota-se mesmo que pelo teu discurso:Deixa STP em paz. Precisamos de paz continuando a comer a nossa fruta-pão, nossa matabala, nosso maxipombo, nosso concón, etc, etc. e já agora deixe o MLSTP e PCD continuarem a delapidar nosso pais como sempre fizeram….e tu a comeres tua fruta-pão com machipômbo….mente pequena….!! Coitadinho dos teus filhos…lembras-te do que disse um dos deputado do MLSTP…?? Não te lembras pois, disse o deputado que não aconselha ninguém a Investir em S. Tomé, que te parece….??? Que tens a dizer disso coitadinho…??

    • Safú Zédu

      29 de Novembro de 2012 at 16:40

      Meu caro Motxí
      Não estou a defender ninguém, aliás já não acredito nesses “políticos”. O sonho de ver o meu País a crescer sempre tive, mas cada dia que passa fico desiludido. Por isso meu caro, é por pensar nos meus filhos e em todos os Santomenses é que peço a aqueles que querem lançar o Caos em STP, que vão para longe. Portanto prefiro ver STP, pobre mas sem “CAOS”.

  6. candongueiro

    29 de Novembro de 2012 at 12:08

    o ex. ministro trovoada, deveria ser mais inteligente, deu de bandeja ao oposição, e deu o que deu, eu apelo aos santomenses para não ir a manifestação, quando acabar a manifestação ele vai à gabão, e como ficarão os manifestantes e o dito arogante levy nanzaré? quam padece nesta luta são a camada mais vulnerável. abaixo manifestação do adi. fuuiiiiiiii

    • João Carlos

      30 de Novembro de 2012 at 8:50

      Candongueiro, vc apelou muito tarde meu carro amigo…coitados…

  7. Desgraçado

    29 de Novembro de 2012 at 12:11

    Não sei porquê que patrice e levy não estão ainda detidos, tenho vergonha de ser desta ilha devido merda de orgãos formais de controlo, ninguém tem direito de ameaçar um estado soberano e ficar a limpo, eles já não deviam ter imunidade, espero que assembleia e juntamente com orgão formais de controlo façam alguma coisa de modo previnir essas conversas maldosas no futuro…

  8. inem tlaxa ê

    29 de Novembro de 2012 at 12:13

    Antes de terem colocados o Pateta Travado lá no topo deveriam notar este artigo da nossa constituição:Artigo 110.º
    Designação
    1. O Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os
    partidos políticos representados na Assembleia Nacional e tendo em conta os
    resultados eleitorais.
    29
    2. Os Ministros e Secretários de Estado são nomeados pelo Presidente da
    República, sob a proposta do Primeiro-Ministro.
    3. Só pode ser nomeado Primeiro-Ministro o cidadão são-tomense de origem, filho
    de pai ou mãe são-tomense, que não possua outra nacionalidade.

  9. Lucas vaz

    29 de Novembro de 2012 at 12:14

    Se o Levy levou arma para parlamento, concerteza vai haver uma atilharia nesta manifestação de hoje!…..

    • ddd

      29 de Novembro de 2012 at 16:17

      o Levi Nazaré não tem condições para fazer ameaças ao País, são filhos do Patrice Trovoada portanto ele não tem condições para tal, expressa mal, dirige mal as cartas é um burro autentico.

  10. MALADOI

    29 de Novembro de 2012 at 12:18

    Hoje, 29/11/2012, na rádio nacional de S. Tomé e Príncipe o sr. Patrice Trovoada, disse que “se as coisas não regressarem a normalidade será um CAOS, UM CAOS. Associando essa parte da sua entrevista ao de Levy Nazaré que disse o seguinte: “SE NAO VAI HAVER PROBLEMAS E NÓS NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS PARA O QUE VIER E DER NESSE PAÍS.” – Tudo isso significa que os membros da CUPULA do ADI, têm ou possuem ou distribuiram armas de fogo para guerra, SERÁ, SERÁ, SERÁ. Aquelas duas expressões são muito fortes para que as autoridades competentes (ministério publico, judiciais, policiais) não devem manter impavidos e serenos sem tomar alguma decisão. Para os militares / exército deverão ser chamados para patrulhar a cidade, as instituições, assegurar o funcionamento das instituições e orientações do COMANDANTE SUPREMO vs COMANDANTE EM CHEFE. O desrespeito que tomou a terra em que os deputados do ADI querem que o presidente da républica faça o que lhes deram na “TELHA”. A sua Excelência o Presidente da Républica, deve seguir a constituição, ponto final.

  11. CAOS,CAOS E CAOS

    29 de Novembro de 2012 at 12:29

    S.Tome Podero e
    S.Antonio Milagroso
    não da vocE poder. Nos nao estamos habituados com GUERRA.
    Guerra e la na tua ZONA FRANCOFONA.
    DJABU LEVA BÔ

  12. GS

    29 de Novembro de 2012 at 12:30

    são tomé e principe hahahahahahahah,,ummmmm

  13. J.C.BLACK

    29 de Novembro de 2012 at 12:35

    Governo arrogante e mafioso, que não aceita as regras da democracia. Agora está a mostrar a sua verdadeira cara…com os dentes bem abertos.

    Como é possível que um governo não queira diálogo com oposição? Foge a A.N, lembro-me bem de uma viagem (para negociar porto de aguas profundas?) que justificou como mais assunto mais importante.

    As movimentações das peças xadrez do governo, na A.N., é no sentido de criar condições para que não haja condições na assembleia e justificar assim as eleições.

    Porque querem eleições a toda força, se dizem que este governo/contexto é de contenção? ADI pode criar novo governo com novo líder.

  14. santiago filho

    29 de Novembro de 2012 at 12:35

    quem quer lutar que vai a Siria la esta a precisar te terroristas gananciosos.

  15. Mimi

    29 de Novembro de 2012 at 12:38

    Com certeza que antes do caos ele pora a familia dela a salvo na terra deles

  16. CAOS,CAOS E CAOS

    29 de Novembro de 2012 at 12:41

    PATRICE QUER GUERRA EM STP.JA AMEAÇOU PUBLICAMENTE.
    COMO JOVEM NAO ACONSELHO PESSOAS SAIREM DE CASA. JA TEM MERCENARIOS ARABES NAS NOSSAS AGUAS. NAO SAIAM DE CASA.

    • Entende mal

      1 de Dezembro de 2012 at 3:01

      O que significa a palavra CAOS para um FRANCES?Cuidado.

  17. Mimi

    29 de Novembro de 2012 at 12:51

    Pura atitude de gente sem raizes nesta terra!

  18. toresdias

    29 de Novembro de 2012 at 13:23

    descarrados incompetentes, malvados, principal este ex 1º ministro, traidor.
    RRRRUUUAAAAAA oh Patricio vai mandar no gabão.
    Aqui em S.Tomé e Principe não tem SOBA
    Vai passear agora a custa de Gabão

  19. zeme Almeida

    29 de Novembro de 2012 at 13:31

    Ando muito revoltado com tudo isto com constantes assaltos ao poder.Alguns dizem que somos descendentes guinienses, com tudo isto,esta tudo claro, o que nos falta e pegar nas armas como tem sido na Guine-Bissau.Nunca concordo com o uso das armas, porque somos um povo pacifico.O que tenho a dizer, tudo podera acabar, quando estes tais politicos deixarem este mundo.Tenho vergonha do meus Pais,com tantas barbaridades destas.Vou estar sempre presente neste jornal Tela-Non,sempre que puder,porque sou deste Pais.

  20. zeme Almeida

    29 de Novembro de 2012 at 13:32

    Tenho vergonha do meu Pais.

  21. Dj .Antonio Rita

    29 de Novembro de 2012 at 14:19

    Fala – se tanto de falta de dinheiro que não recursos para o aumento de salarial e uma serias de coisas que pais precisa ……… Não é admissível que os líder de ADI q dizia esta contra corrupção , esta a esbanjar dinheiro numa simples manifestação que não vai dar em nada . sinceramente senhor Primeiro Ministro e Alguns dos seu elenco principalmente o Senhor Levy Nazaré esta a falta com respeito a nossa gente que muito precisa mostrando publicamente a todos o puder financeiro e a maninha de arrogância Povo de S. Tomé nosso pais não tem politico que presta todos são defensores de interesse pessoal já é hora de povo agir contra , pega nas pessoa a se fazer de escravo ou de bobo vamos sair a rua sim incendiando esses ladrões , com catana e algo mais exigindo revolução, ……….. sem vergonha dos Políticos

  22. uê doxi

    29 de Novembro de 2012 at 14:19

    estou aincioso para esse caos… por isso faço como Hitler: GUERRA GUERRA GUERrA

  23. uê doxi

    29 de Novembro de 2012 at 14:32

    santomé ê bili uê!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! manda ADI BI ANO 2014

  24. Hitler de são tome

    29 de Novembro de 2012 at 14:39

    O Patrice é um grande malandro. Ele tirou os filhos dele do IDF, mandou para Portugal e depois quer arrumar guerra civil aqui para matar os sãotomenses?
    Deus não permitirá. E que Deus te envie para o inferno o mais rápidamente possivel.
    Alguem sabe como se manda fumo para “lavantar” ele daqui? Por favor ajudem!!!!

  25. ADELINO DOS SANTOS

    29 de Novembro de 2012 at 14:47

    Ele mais o seu sócio a brincar com fogo,são tomé deus vivo e poderoso,quem são esses fedelhos para nos por medo,coisas de dois palhaços

  26. a voz do povo

    29 de Novembro de 2012 at 14:52

    Isto é para evitar O ASSALTO DE PODER.

    Os ASSALTANTES DE PODER têm de ir para a cadeia.

    Têm de prestar contas com a justiça e não FUGIR NA ASSEMBLEIA.

  27. ASantos

    29 de Novembro de 2012 at 15:00

    É necessário responsabilidade no que é dito, e no que é escrito pela comunicação social, nos últimos dias houve algumas coisas que não deveriam ser ditas pela classe politica, e nem distorcidas pela comunicação social. Coisas essas que só foram superadas por actos bárbaros e inconsequentes ocorridos na Assembleia Nacional. Temos de ter em mente que a única forma de se resolver essa crise politica é chegar-se a um consenso entre as partes envolvidas, principalmente entre os dois partidos mais votados. Este clima de animosidade em nada beneficia o povo, ao contrário só vem denegrir a imagem do País perante a comunidade internacional. É necessário que de uma vez por todas, os interesses da maioria dos Santomenses (Povo) sobrevaleça aos interesses da minoria. Temos que caminhar todos para o mesmo lado, cada um com a sua forma de agir, de pensar de interpretar, de falar, mas todos com o mesmo objetivo comum, DESENVOLVER SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.
    Entre aqui e aculá o que não falta são pessoas palpitando e comentando, de como deveriam ser as coisas, desde licenciados, Mestres, Doutores, pessoas de toda classe académica, profissional e económico-social dando o seu ponto de vista, ou seja, várias partes separadas que nunca chegaram a formar um TODO. Não basta ser um cibernauta ativo nas redes sociais e nos jornais digitais, é preciso mais, é preciso fazer as coisas de uma forma ordeira e com um objectivo concreto e plausível. Tentam contribuir, mas de uma maneira que chega a ser insignificante em termos práticos. Lanço um desafio aos cibernautas santomenses, A CONSTRUÇÃO DE PROJECTOS VIÁVEIS, dentro da realidade Santomense. Se gabam-se de ser formados acredito que este desafio não extrapola o vosso grau de conhecimento! Não precisam trabalhar nisso 24h por dia, basta umas horinhas por semana. Aguardo contactos dos que se sentem capaz para agarrar essa ideia.

    • Direito

      29 de Novembro de 2012 at 15:46

      Concordo com o proposto,mas insto o tela non a criar blog em que todos os saotomenses possam votar,sobre o tema Referendo constitucional,quem esta a favor e quem estará contra apartir dai estou disponível para contribuir,na área em que me formei,acho que deve ser esse o ponto de partida.Uma constituição clara livre de ambiguidades,reflectora da nossa realidade,impondo um sistema político ainda que sui generis

    • ASantos

      30 de Novembro de 2012 at 0:08

      É necessário começar por algum lado. Pelo que entendi você fala num referendo que aprove alterações na constituição. Mas quais são as alterações que sugere? É necessário sugestões claras que visam uma melhor governação e que seja do beneficio do povo. Não algo partidário ou que proíba o PT de se candidatar ao cargo de PR de STP. Precisamos de algo abrangente que visa o bem estar da maioria.

  28. Maria Ricardo

    29 de Novembro de 2012 at 15:05

    Patrice Kidalêêê; Levy Kidalêêê…Déça Dêçu cu mundu dê… S. Tomé e Príncipe jamais admitirá conflitos entre cidadãos comuns. Vamos todos salvar a democracia. Viva a Paz!

  29. passainho

    29 de Novembro de 2012 at 15:09

    M muito
    cua ê da êda

  30. Paulo E. Correia

    29 de Novembro de 2012 at 15:14

    Caros PRIMOS, é o que dá por pessoas que nos não conhecemos o seu caracter, nunca viveu em S. Tomé e Príncipe, apenas passou os tristes anos no país, anos cujas emoções lhe carregam de ÓDIO, RANCOR, ESPIRITO DE VINGANÇA, ETC, ETC.
    O PATRICE TROVOADA só quer é vingar a Prisão do PAI MIGUEL TROVOADA.
    Foi por isso que se converteu em MUCULMANO, para aprender as tecnicas de TERRORISMO, CONFUSÃO, PÔR PAIS NO CAOS, como se S. Tomé e Príncipe fosse da FAMILIA TROVOADA.
    O que não entendo é como que Levy, e companhia limitada estão tão cegos que não estão a ver que quem eles vão meter no caos, são SEUS PAIS, IRMÃOS, TIOS, PRIMOS.
    Informem-se e verão que os familiares do PATRICE (ESPOSA E FILHOS) ja foram retirados de S.Tomé porque estava tudo planeado. Os PARENTES DELE NÃO LHE INTERESSAM (A MÃE NÃO SEI SE AINDA ESTA NO PAÍS, MAS ESTA É VELHA E O QUE LHE INTERESSA É O PODER, PODER E PODER. SENDO COMO DIZEM FILHO DE UMA GABONESA, PIOR AINDA.
    NÓS SANTOMENSES DE GEMA,CRISTÃO NA MAIORIA, CUJO “ULULU” FORAM PLANTADOS NA TERRA E COLOCADA UMA PLANTA DE BANANEIRA POR CIMA, NÃO GOSTAMOS NEM QUEREMOS CONFUSÃO.
    QUEREMOS PAZ, PAZ MEUS SENHORES, PAZ SENHORES TROVOADAS (PAI+FILHO E ESPIRITO SANTO) (MIGUEL+PATRICE E DONA HELENA).
    PAZ PAZ PAZ
    QUEM QUER CONFUSÃO, VAI PARA MALI, TERRA DA ESPOSA OU VAI PARA SUA TERRA NATAL, GABÃO.

  31. Féde ká Dóxi

    29 de Novembro de 2012 at 15:17

    Meus compatritoas,
    A democracia tem dois gumes.
    A favor e o contra.
    O Patrice só quer a favor.
    O Patrice diz que ele é esperto, Coitado.
    Os políticos camaleões sabem muito e o Patrice não os conhece.
    Se ele tivesse a paciência de ler o panfleto produzido e lançado pelos ditos militantes do ADI, teria tirado a conclusão de que tipo de gente está rodeado.
    O Levi é da Geração Esperança. Agora é Fera Ferida. Homem cu fome cá dá Deçu cu faca.
    Vcs imaginaram agora os prejuizos causados com a queda do Governo?
    Ele quer eleições antecipadas para ver se consegue salvar a sua vida e concluir as suas obras, para ser amanhã um dos ricos de S.Tomé e Príncipe. Cuidado Gente.
    Veja a casa que Domingos Boa Morte tem em Santana. A Isabel Domingos.
    Analizem o video o episódio da Assembleia da Sexta-feira fatídica. Quem são os mais revoltosos? Os falsos ADEISTAS, que não querem perder o tacho.
    Por isso querm sugar o Patrice exigindo eleições antecipadas.
    Vamos ver o fiasco da manifestação.
    Até breve.
    Patrice que se cuide.
    Os gajos vão-te depenar Patrice.

  32. Anjo do Céu

    29 de Novembro de 2012 at 15:18

    Viva ADELINO IZIDRO. JUstiça com as próprias mãos

    • Graça Francisco

      29 de Novembro de 2012 at 15:49

      O Adelino Isidro queria fazer o povo saber muito antes que a nossa justiça é feita por anarquia e ficou bem claro neste ultimo acontecimento na Assembleia Nacional falavam em Adelino mas existem muitos Adelino no poder como tb fora do poder.

    • Graça Francisco

      29 de Novembro de 2012 at 15:52

      “Vigiai e orai porque não sabeis quando vos mandarei buscar”. Andeje mé, pundá pó culu ká kiê, séco cá ficá. É verdade, quantas coisas ruins pululam por este mundo fora, praticando barbaridades tal e qual Barrabás e os judeus preferiram fosse ele solto e Jesus crucificado? Aqueles que fazem pactos com diabo, vendem-se por qualquer palhinha, tal e qual o Judas Escariote, para conquistarem um suposto lugar ao sol terão o fim que mecerem. Enfim, e porque “a vida não acaba, apenas se transforma”, roguemos ao Bom Deus que dê o eterno descanso àquele que foi um exímio lutador em prol da JUSTIÇA. À toda a família enlutada envolvemos num fraterno amplexo.

  33. Assunção Pereira

    29 de Novembro de 2012 at 15:22

    PROSOPAGNOSIA QUE JORGE AMADO LANÇOU SOBRE O PODER ESTÁ A AFECTAR O ADI SERIAMENTE, SÓ QUE SE O JORGE AMADO NÃO AVANÇAR PARA O PASSO SEGUINTE, OS MAIS ESPERTOS DO SEU PRÓPRIO PARTIDO, VÃO LHE PASSAR A PERNA. É COMO SE ELE TIVESSE TRABALHADO PARA OUTROS BENEFICIAREM…
    ELES FICAM EM BOA VIDA DE COMES E BEBES, CARROS GRANDES ETC., QUANDO ALGO CORRE MAL, QUEREM AJUDA DO POVO. DESDE QUANDO A QUEDA E SUBSTITUIÇÃO DE UM GOVERNO, AFECTA O POVO

  34. vava sovietico

    29 de Novembro de 2012 at 15:25

    nós não somos de confusão e não vamos entrar em coisas que vemos na televisão que infelizmente acontecem noutros paises de africa e não so,não vai ser a estupidês de alguns politicos que temos na nossa terra que vai nos colocar a nós SANTOMENSES uns contra os outros,não me importa qual o partido que venha a governar mas verdade seja dita temos que de uma vez por todas parar e fazer uma grande reflexão sobre toda esta pouca vergonha em que se tornou a nossa linda terra,não merecemos os politicos que temos sejam eles do partido A ou B,seja ele mais novo ou mais velho,que desilusão…SÃO TOMÉ E PRINCIPE não merece isso…

  35. pássaro de campo

    29 de Novembro de 2012 at 15:28

    Temos que estar todos bem atentos e decididos caso os senhores do ADI acharem que esse povo merece guerra que vamos a guerra , temos que tomar conciencia e dizer chega governação de brincadeira e infantilidade, chega de promessas falsas, chega de um governo que passa tempo a adormecer o povo para que em contrapartida encherem seus bolsos e o povo cada vez mais pobre.
    Que venha outro governo
    VIVA STP

  36. HOMEM LIVRE

    29 de Novembro de 2012 at 15:30

    Deixem os jovens trabalhar.

    Os velhos não deram nada durante 35 anos.

    Agora que os jovens estão a por o país nos eixos, expulgando A CORRUPÇÃO, A PREGUIÇA E A INVEJA os mais velhos estão REVOLTADOS.

    DEIXEM A JUVENTUDE INSTRUIDA, por sinal, CUIDAR DO PAÍS.

    Ganhamos mais do que, com esses velhos preguiçosos e corruptos.

  37. Mafili

    29 de Novembro de 2012 at 15:32

    É caso para perguntarmos ao Primeiro Ministro se ele
    se lembra que na altura em o o pai era Presidente, quantos Pm é que Miguel Trovoada
    deixou cair?
    Quantos?
    E nunca o país entrou em Caos, Caos.
    Mas esqueci-me, é impossível o actual primeiro Ministro se lembre desses factos,
    pois na altura ele tinha-se esquecido que era Sãotomense de gema…só se lembrou anos luz depois.
    Quando foi para governar. Jurou cuidar e tomar conta dos sãotomenses.
    grande juramento.
    E é esse mesmo filho da terra que hoje, não admitindo contestações quer levar o país para um conflito,
    para uma guerra civil quiça…
    só com Cristo.
    nem com Cristo.
    Mas não havemos de cair meus senhores do ADI..
    Podem matar 1,2,3…centenas se quiserem, mas não nos conseguem matar a todos.
    Somos muitos…muitos mais que os apoiantes do ADI e do MAL.
    Assim vai o nosso STP.

  38. fia GLESA

    29 de Novembro de 2012 at 15:32

    Que Vergonha, triste e lamentável! São-Tome conheceu piores momentos, crises politicas e económicas agora conhece crise moral profunda. Lamentável historia da nação, muitos que deram a vida para este pais recusariam ressuscitar.
    A Banda de LeVY ignoram de são-tome o que se chama são-tome poderoso. Politica de terra queimada, forma de cobardia, o pior e que nesta guerra a quem já mandou os seus para o exterior para se proteger!

  39. Graça Francisco

    29 de Novembro de 2012 at 15:37

    Mas eu diria ao Levy se o povo é culpado haver queda do Governo, caso for o povo culpado então quem tem razão é a oposição! Desculpa dizer isto ñ é agora depois do povo ser humilde e passivo em concordar com governo e agora ser culpado de quem quer poder seja bom ou mau momento só seria mau que culparia o povo porque mesmo na manifestação existe povo lá a favor do ADI. Antes melhor o Levy agradecer o povo desde antes até agora…..

  40. vilu

    29 de Novembro de 2012 at 16:07

    Esse gajo esta a tramar ou tramou qualquer coisa que ele nao quer que o pvo venha a descobrir quem diz esta a governar bem nao deve temer de nada vai ao parlamento e explica as despesas com viagens desnecessarias uso de verbas e financiamentos colocados pelos nossos parceiros para beneficiar ao povo vai para bolso dos Ministros e capangas esse homem nao é santomense fica na nossa historia pela primeira vez um primeiro Ministro a ser sessurado dizer que leva o Pais ao CAOS, e o povo que ele disse lhe escolheu, vai morrer, portanto Sr, Presidente nao nao tenha medo de PT o senhor é comandante em chefe das forças, faz decreto Presidencial mostrando o PT que a constituiçao lhe da poder de demitir qualquer governo, se ele esta preparado com os seus capangas e arrabes diga lhe que enfrentamos 30 anos ele náo é mas terrivel que Savimba dentro de trinta minutos chegamos e desmantelamos o PT e seus capangas estamos acompanhar tudo e ja estamos a localizar cada um deles mantém a sua posiçao de PR e faz decreto sem medo
    Queremos PAZ PAZ PAZ e AMOR A TERRA mas se houver algue´m que acha que é melhor vai se dar mal
    MUITA PAZ

  41. Boa Morte

    29 de Novembro de 2012 at 16:53

    Eu Tenho muitas duvidas em ver o STP dirigido por pessoas como Rafael Branco, Delfim Neves, Maria das Neves, e outros bem conhecidos da nossa praça que hoje gritam na oposição. Mas acredito que possa ainda haver outros na oposição que se possa “aproveitar”. Creio que também no ADI se encontre outras pessoas que possam governar.

    Entretanto companheiros, me parece muito mais difícil imaginar como é que um Primeiro-ministro eleito pelo povo para administrar os bens do povo e que é pago pelo povo, pense na sua cabecinha que não deve dar explicações ao povo, que não deve comparecer na Assembleia para cumprir as suas obrigações junto aos deputados, que pense ser o dono dos sectores públicos e das opiniões de todos os funcionários públicos, e privados se possível, que leva a radio e a TV a passarem informações falsas ao seu favor e omitir informações verdadeiras ao povo que o elegeu.

    E como pode um primeiro-ministro, aquele que diz querer o bem do povo, que pensa em projetos megalómanos para desenvolver o país, que se esperaria dar a sua força e saber para avanço e estabilidade do nosso pequeno país, como pode esse mesmo homem, querer lançar “CAOS E CAOS” sobre esse mesmo povo?

    Que homem é esse? Estará ele a pensar no povo e no país ou estará a pensar exclusivamente no poder para os fins pessoais?

  42. "Haver Vamos"

    29 de Novembro de 2012 at 17:04

    LEVY, o PATRICE TROVOADA, o DOMINGOS BOA MORTE e outras escumalhas do AD, ou são tótós, analfabetos politicos ou estão carregados de MÁ FÉ E MÁS INTENÇÕES contra o povo de STP.
    1.º Não sabiam que em democracia as menorias parlamentares não GOVERNAM???
    2.º Se tivessem uma MAIORIA PARLAMENTAR,(como tem o PSD em Portugal) estariam a fugir das moções de censura como DIABO a fugir da CRUZ????
    3.º Se ADI estava tão seguro de si, e realmemte interessado a governar, porque não meteu uma MOÇÃO DE CONFIANÇA, como se faz nas verdadeiras DEMOCRACIAS, isto é, naquelas democracias não mascaradas de DITADURA????
    4.º Porquê o “Advogado” Levy, está sempre disposto a fazer os papeis “politicos” mais nojentos, sujos, baixos e indecorosos… da Republica?
    5.º Porque o Levy levou uma ARMA DE FOGO para o parlamento? Ja sabia do plano de armar confusão no parlamento????
    6.º Porquê Levy um SECRETARIO GERAL DO ADI, PARTIDO QUE DEVERIA SER RESPONSAVEL incita a confusão no seu país???
    7.º O que queria LEVY dizer com a expressão que passamos a citar: «Senão vai haver problemas e nós não responsabilizamos para o que vier e der nesse pais»????
    8.º O LEVY sabe que a mulher e os filhos do PATRÂO PATRICE JA FORAM MANDADOS PARA O ESTRANGEIRO????
    9.º COM QUE INTENÇÃO, SE O FILHO ESTUDA EM S. TOMÉ E AINDA NÃO ESTAMOS DE FÉRIAS????
    10.º Os salarios têm sido pagos de 45 em 45 dias e muitas vezes fazendo vales no BANCO CENTRAL, o que significa que o PAÍS NÃO TEM DINHEIRO. OS COMERCIANTES FAZEM TRNAFERENCIAS PARA PAGAR FORNECEDORES E O DINHEIRO CHEGA COM 45 A 60 DIAS DE ATRASO. COMO PENSA O ADI REALIZAR ELEIÇÕES ANTECIPADAS????
    11.º Pedindo ALY BONGO???

    Meus senhores, tenham vergonha e dó desse Povo. O PATRICE só demonstrou ser um incompetente, fala barato, projectista, rancoroso… autentica vergonha!É pena que vocês não têm VERGONHA, o fanatismo não vos permite ter vergonha, ficam CEGOS!
    QUEM TEM FERIDA NAS UNHAS NÃO CONSEGUE TOCAR VIOLA.

    DEIXEM O POVO EM PAZ, NÃO INCITEM A VIOLENCIA. PATRICE DEPOIS VAI EMBORA PARA GABÃO E NOS TEREMOS DE FICAR NÓS COM NOS.

    12.º OU SERÁ QUE ELE LEVARÁ LEVY E COMPANHIA LIMITADA??? CUIDADO LEVY, SAN TOMÉ CU TONY SA VIVO, A NA CA FÉ MINA DINEM MAL CU PASSAFÔ.!

  43. Reviravolta

    29 de Novembro de 2012 at 17:15

    Não sei mais o que digo perante todos estes actos que estão a acontecer no país…

  44. arlindo fernandes

    29 de Novembro de 2012 at 17:31

    O povo nao deve ter medo de CAOS isto e declaracao a quente e a moda sao tomense

  45. homem do céu

    29 de Novembro de 2012 at 17:34

    olá…
    Grandes novidades.
    O presidente da Assembleia Nacional secante
    Hoje no acto de entrega de pasta falou à rádio Jubilar que o que
    Acto praticado pela assembleia é Legal
    Agora quero ver a cara do Patricie Trovoada …. No telejornal da 8 H 00
    Sem vergonha … vai ao gabão! onde v/c nunca havia ter saído
    E vai estudar lições porque és tri-pitente….
    Muito bem oposição diga ao PT -1ºMinistro para
    Aproveitar pagar uma formação superior para o Levy Nazaré ir à Londres
    Para prestar ao senhor melhor trabalho ao nível de Direito ….
    Levy saber ser não é saber fazer …. Aprende com mais velho
    Podes ter formação superior enquanto não executar e ser humilde para
    Apreseender com quem está com a mão na massa … nunca será bom quadro
    Seja inteligente … estudaste no mato de Portugal? Credo…. Muita brincadeira
    Estou aborecido vou deixar o p………………………….

  46. peter

    29 de Novembro de 2012 at 17:44

    O Dr Patrice nao disse que vai levar o pais a CAOS, e bom que entendamos bem o que foi dito, quem quer levar o pais a CAOS e o jornalista do tela non.
    senhores lembrem como que os americanos envadirao o Iraq?? foi mesmo assim, as mas informacoes dos jornalista.
    abel saotome e para todos, e sempre dificil arrumar, mas e facil distruir, deves imformar os factos. e nao percurar parceiro, sim se nao tomamos as coisa com mais responsabilidade em sao tome os politicos podem levar o pais em caos,
    porque se aparece um desanimado que poe fogo e cende o seu corpo.. ali inicia a revolta.
    e preciso que as pessoas nao fazem ataques pessoais ao Dr Patrice ou a familia trovoada porque ele tambem e filho da terra, pelo facto que o patrice nasce em libreville nao quer dizer que ele nao e santomence, e os vossos filhos que nascem em portugal nao sao santomenses? o Patrice tem irmao, primos tios como nos todos temos em stp ok.

    • Zemacúlú

      29 de Novembro de 2012 at 18:49

      Ò Peter!!
      Você não está a perceber! è que o Dr Patrice acabou com as mordomias daqueles que ali andaram, e eles não sabem fazer mais nada… E digo mais!!! o ADI vai ganhar com maioria absoluta proxima eleições…
      Vai lhes dar uma lição de moral, a esses escumalhas caras desgastadas.
      FUI

    • Paulo E. Correia

      29 de Novembro de 2012 at 22:53

      Caro PETER, VOCE É MERCENARIO NOS BEM SABEMOS. ESTAVAS EM ISRAEL A FAZER QUE??
      A TREINAR NÃO É?
      VOCE SEMPRE FOI UM LAMBE BOTAS DO PATRICE, QUEM NÃO SABE QUE ONDE ESTÁ DINHEIRO ESTÁ MERCENARIOS E TERRORISTAS??
      NÓS SABEMOS O QUE PATRICE QUERDIZER COM O CAOS, CAOS E CAOS QUE ELE REPITIU 3 VEZES NA RADIO NACIONAL DE S. TOMÉ E PRINCIPE. ALIAS O PAI DELE , SR. MIGUEL TROVOADA, SABEDOR DOS PLANOS DO FILHO VEIO A S. TOMÉ DIZER QUE IRIA HAVER UMA INSTABILIDADE.
      As nossas instabilidades sempre foram de boca e mais boca e mais boca!
      Quantos governos Miguel Trovoada deixou cair pessoalmente?????????
      A culpa não é do Patrice e respetiva escumalha, é o que dá deixar ser enganado por 50.000 dobras no dia de voto e apostar em pessoas que nos não conhecemos o seu caracter, nunca viveu em S. Tomé e Príncipe, apenas passou os tristes anos no país, anos cujas emoções lhe carregam de ÓDIO, RANCOR, ESPIRITO DE VINGANÇA, ETC, ETC.
      O PATRICE TROVOADA só quer é vingar a Prisão do PAI MIGUEL TROVOADA.
      Foi por isso que se converteu em MUCULMANO, para aprender as tecnicas de TERRORISMO, CONFUSÃO, PÔR PAIS NO CAOS, como se S. Tomé e Príncipe fosse da FAMILIA TROVOADA.
      O que não entendo é como que Levy, e companhia limitada estão tão cegos que não estão a ver que quem eles vão meter no caos, são SEUS PAIS, IRMÃOS, TIOS, PRIMOS.
      Informem-se e verão que os familiares do PATRICE (ESPOSA E FILHOS) ja foram retirados de S.Tomé porque estava tudo planeado. Os PARENTES DELE NÃO LHE INTERESSAM (A MÃE NÃO SEI SE AINDA ESTA NO PAÍS, MAS ESTA É VELHA E O QUE LHE INTERESSA É O PODER, PODER E PODER. SENDO COMO DIZEM FILHO DE UMA GABONESA, PIOR AINDA.
      NÓS SANTOMENSES DE GEMA,CRISTÃO NA MAIORIA, CUJO “ULULU” FORAM PLANTADOS NA TERRA E COLOCADA UMA PLANTA DE BANANEIRA POR CIMA, NÃO GOSTAMOS NEM QUEREMOS CONFUSÃO.
      QUEREMOS PAZ, PAZ MEUS SENHORES, PAZ SENHORES TROVOADAS (PAI+FILHO E ESPIRITO SANTO) (MIGUEL+PATRICE E DONA HELENA).
      PAZ PAZ PAZ
      QUEM QUER CONFUSÃO, VAI PARA MALI, TERRA DA ESPOSA OU VAI PARA SUA TERRA NATAL, GABÃO.

  47. Dj .Antonio Rita

    29 de Novembro de 2012 at 17:48

    esperemos q td acabe logo e da melhor forma possivel

  48. santos e pecadores

    30 de Novembro de 2012 at 1:05

    Este POVO tem dirigentes merece. Voces nao valem mesmo nada. Porcaria de analfabetos.

  49. joao pereira

    30 de Novembro de 2012 at 8:18

    O patricio trovoada só tem que fazer uma coisa, SUSPENDER A DEMOCRACIA, anular temporariamente toda a ação maléfica dos opositores

  50. joao pereira

    30 de Novembro de 2012 at 8:25

    Eu sou santomense e tenho acompanhado de perto todas as maningancias dos dinossauros mlstpianos com o unico objectivo de assaltar o poder e perpetuarem as suas mordomias. assumindo a despesa da minha conversa eu prefiro a guerra do q ver esses vermes pirenicos no poder. País conta comigo e o sr. Patricio também,dói a quem doer,tenho dito. Cdte. Cobra

  51. malebobo

    30 de Novembro de 2012 at 10:46

    sr.candogueiro, tiveste oportunidade de assistir o cenário a vivo, de que o povo está ao lado do sr.patricio trovoada

  52. malebobo

    30 de Novembro de 2012 at 10:52

    está na hora para os partidos politicos da oposição de acreditarem, que povo de stp já não são parvos, tiveram oportunidades de tirarem as suas conclusões, perante esta manifestação de ontem

  53. luisó

    30 de Novembro de 2012 at 12:24

    Com gente que ameaça levar o País ao caos se não houver eleições este País não tem futuro.
    Este pessoal não sabe viver nem conviver em democracia.
    Digam ao PT que STP não é a Guiné equatorial ou o Gabão e que os dirigentes estão lá para governarem o País e não a eles próprios.

  54. agnaldo timoteo

    30 de Novembro de 2012 at 13:19

    invejado tela:
    Em democracia ouvimos de tudo um pouco,por vezes verdades outras vezes mentiras em fim, quem é que nos garante que o artigo publicado no tela non é verdade existem provas de que o Patrice Trovoada ou levy Nanzaré terá proferidas estas declarações citando a violencia! Ou será que estámos num país onde à oposição está a sentir-se amiaçada pelo bom trbalho até então feito por este governo e não so, levar o nome de stp pelo mundo fora como um país que está em bom caminho.
    Espero que não sigam o exemplo da Guiné Bissau com a desculpa de a coisa vai muito mal, mal já tivemos quando corremos com os portugueses dizendo que queremos a independência, muito sinceramente deixem o governo governar e no fim pedimos explicação.(ou seja fasce o balanço do foi feito bem e do que não foi feito).

  55. agnaldo timoteo

    30 de Novembro de 2012 at 18:42

    n nmvnbfhbiwlhr2ço2

  56. Amélia

    30 de Novembro de 2012 at 19:25

    Essa luta toda e por causa do poder !! Para poder governar da sua maneira,nem quer saber do povo,durante esse tempo da governação o que construíram,nada !! Claro mais estava sempre de aviões alugados a vossa custa,indo dum lado outro sem resolver nada,mandem esse muçulmano,Pr a sua terra onde ele nao teria saído.continuem firme,vos confio,povo santomense. ,!!!

  57. GUALTER SOARES

    30 de Novembro de 2012 at 19:54

    Este discurso é uma afronta ao povo. Este discurso vindo de uma pessoa com responsabilidades na conduçao do destino de um país é bem notavel que o Primeiro-ministro está nas tintas para conseguir paz social e um rumo mais objetivo e positivo.

  58. luisó

    30 de Novembro de 2012 at 23:29

    Mas que raio de Santomense é este que sem ele o País vai tornar-se um CAOS?
    Tenho um pouco de humildade e cale-se…

  59. Vane

    1 de Dezembro de 2012 at 0:02

    Na verdade o país já vive em caos a muitos anos, pois não se vê uma economia consolidada, educação, saúde, segurança, projetos comunitários e globais investimento no povo, no meio ambiente, na sociedade em geral.
    Incentivo ao empreendedorismo, ao conhecimento enfim o povo grita por socorro, está enlaçado nesta armadilha de maus governantes…desperta STP ânimo!!!

  60. Carlos Santos

    3 de Dezembro de 2012 at 10:25

    Estou a falar de ti, o Abél Veiga. Cresça como jornalista porque as tuas notícias metem nojo as pessoas

  61. Barão de Água Ize

    3 de Dezembro de 2012 at 20:50

    O Sr. Patrice é aprendiz de ditador e andou a montar uma maternidade (ADI) de pequeninos aprendizes de ditadores.
    Se na ADI ainda há politicos sérios e que não aceitaram ser comprados pelo chefe, só têm dois caminhos: Ou se demitem da ADI ou pura e simplesmente levam o seu chefe para a reforma politica.
    A luta obscena, entre deputados??, que se passou foi um nojo e não tem qualquer desculpa. Se o povo de STP for corajoso, Patrice não mais terá papel politico em STP.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top