Política

Delegação da ADI viajou para Gabão

A maior parte dos membros do anterior Governo de Patrice Trovoada, com excepção dos ex-Ministros da Justiça e da Defesa, deixou esta tarde São Tomé com destino a Libreville-Gabão. No voo da companhia aérea CEIBA que assegura a ligação entre São Tomé e Libreville seguiram também alguns deputados da ADI, destaque para Idalécio Quaresma líder da bancada parlamentar e o vice-Presidente da Assembleia Nacional e deputado da ADI, Diogo. O Téla Nón apurou que a delegação política da ADI deverá participar numa espécie de comissão política do partido, que deverá ter lugar em Libreville, onde alegadamente se encontra nesta altura o Presidente da ADI, Patrice Trovoada. No aeroporto internacional de São Tomé, o Téla Nón constatou que a delegação da ADI, não aceitou a entrada da imprensa na sala vip do aeroporto onde a comitiva se reuniu, antes de seguir para a aeronave da CEIBA.

76 Comments

76 Comments

  1. osvaldo pereira

    1 de Fevereiro de 2013 at 14:33

    até parece que estamos na era colonial em que os partidos politicos se reunião no exilio para preparar estrategias para as lutas de libertação,se esta noticia for verdadeira então so podemos lamentar esta atitude do responsavel do ADI…e reflectirmos profundamente sobre ela…

    • Amo a minha terra

      1 de Fevereiro de 2013 at 17:44

      Então, só voçês MLSTP podem viajar e reunir con os vosso do MPLA e outros? O ADI não tem esse direito?

    • José Vale

      2 de Fevereiro de 2013 at 13:18

      meu caro amigo, aquilo que tentas comparar é diferente. Deslocar – se de São Tomé para gabão para reunir com Partido Democratico gabonês, no Poder, é compreensivel, ao qual se poderá situar o encontro do MLSTP com os Camardas do MLPA, em Luanda. Porém, sair para reunir o Estado-maior do Partido com o líder, PT , em Libreville, ao em vez de S.Tomé e Príncipe , é de facto, humilhante e testemunha que o A.D.I. é mais gabonês do que são-tomense e descontextualizado do País, cometendo os erros que se vivi, ao ponto de entregar o Poder de bandeja ao seu principal rival: O MLSTP.

    • PALOPUS

      5 de Fevereiro de 2013 at 7:34

      Nao ha nada que se lamentar, porque o Oscarito Sousa PENSA QUE ELE E QUE ESTA NA ERA COLONIAL, ele amessa todos e todas pensando que ele pode e faz, ate eu estou no oxilio porque mandou recados para mim com o embaixador sul africano que eu quero fazer golpe :aberasao: o Golpe agora so se faz/ A PESSOA DORME E ACARDA FAZ GOLPE, ja que o Arkecio Costa apareceu nas manifestacoes, immediatamente fui tambem conotado, isto e uma injustica do Sr Oscarito contra a minha pessoa.

  2. mana

    1 de Fevereiro de 2013 at 14:36

    Patrice tem rabo na estrada. O rapaz não que voltar. Oscar Sousa força na investigação das alegações proferidas pelo escritor Nigeriano sobre o envolvimento do Patrice no golpe de Estado e as mais diversas movimentações orquestradas pelo Patrice na proclamação do caos, caos, caos. Ele tinha outras intenções. Nos Estados Unidos todo mundo é investigado. Não tenham medo em investigar as pessoas.

    • Nom scá pia

      1 de Fevereiro de 2013 at 15:21

      Sim mana, tens razão. Vamos investigar até o proprio Oscar Sousa assim como todos os corruptos de MLSTP e do PCD o qual tu pertences. O ministro de defesa não investiga nada, pois é o Ministerio público quem deve fazer todas as investigações. Só agora é que tens os olhos abertos?

    • Amo a minha terra

      1 de Fevereiro de 2013 at 17:49

      è isso que querem? Para o Patricio Trovoada não regressar mais ao país? Porquê que temem tanto este homem?

      O que é certo voçês podem esperar sentado. Não vão consiguir. O Patricio vai voltar sum senhor.

      Falam de tanto rabo na estradoa do XV governo e não mostram nada? Deixam de falar de mostra ao povo o que dizem existir.
      Isso é só histórias para fazer o boi dormir. Mais o povo santomense tem os olhos abertos e uma conciencia muito aberta!

      Resolvem o problema de “comer” que têm na vossa coligação de de “maus fetores” depois aparecem!

  3. Desgraçado

    1 de Fevereiro de 2013 at 14:44

    Como que é? sala vip? eles ainda têm direito a isso? mas que terra é essa? vou ter que colocar esses talibãs no eixo, ou então s.tomé irá virar um caos…

  4. STP NO CORAÇÃO

    1 de Fevereiro de 2013 at 14:45

    Vergonha

  5. verde

    1 de Fevereiro de 2013 at 15:08

    Este e Patrice Trovoada mais alguns gajos de ADI querem criar problemas neste país. Agora é que dá para acreditar naquilo que este patrice trovoada disse que ia haver caos em S.Tomé. Agora que dá para acreitar na tentativa de golpe de Estado. Sr.Primeiro Ministro Gabriel Costa não dá para deixar nenhum militante do ADI como director. Os homens vão mesmo sabotar.Aqueles gajos são terriristas.

  6. xupa mama

    1 de Fevereiro de 2013 at 15:13

    Esse Levy é mesmo um tonga. Ele não é forro. Podem dizer-nos se o foro Varela também foi lamber as botas do Chefe Patrice?

  7. maria chora muito

    1 de Fevereiro de 2013 at 15:17

    Eles vão formar um agoverno no exilio lá aonde vive muitos santomenses no Gabão, no bairro chamado “derrière la prison”.

  8. lyetet mendes

    1 de Fevereiro de 2013 at 15:19

    SÓ COM CRISTO …….

  9. Mimi

    1 de Fevereiro de 2013 at 15:19

    Se calhar vao concertar as ideias para a proxima sessao parlamentar. Ja que o chefe nao esta em casa reune-se no quintal…

  10. Llusiadas Vivo

    1 de Fevereiro de 2013 at 15:20

    muito cuidado com cáos, cáos e cáos
    levar todo homem dele São Tomé Poderoso está aki

  11. Paracetamol 500mg

    1 de Fevereiro de 2013 at 15:45

    Estamos no inicio do mês, os homens precisam comer. Foram receber os seus salários nas mãos do grão-chefe.
    O dinheiro para as comissões partidárias, tudo isto num só avião.

    • Abençoado

      1 de Fevereiro de 2013 at 17:54

      É isso que Gorge Amado foi fazer em Angola?
      Buscar a bufafa para acalmar os animos deentro do partido e dar um pouquinho ao primo Delfin e os seus compadres de PCD?

    • Paracetamol 500mg

      2 de Fevereiro de 2013 at 22:09

      Abençoado seja Patrice, ao dar o pão de cada dia aos preguiçosos.
      Estão a alimentar um bando de pessoas que não sabem trabalhar. Mesmos os do MLSTP bem como os do PCD (estes, está comprovado, só mamam do Estado. Até o filho do homem mama do Estado).

      Mas é de reparar que, estamos no fim do mês, avizinha-se o Carnaval. Algumas pessoas voltaram com mascaras novas e refrescadas…

  12. cua lumado

    1 de Fevereiro de 2013 at 15:47

    Representantes do MLSTP podem ir para Angola, os do ADI não podem viajar para Gabão. Só Com Deus Pai Todo Poderoso.

  13. inteligência

    1 de Fevereiro de 2013 at 16:30

    Força ADI, Para desenvolver São Tomé e Príncipe é necessário tralho e os senhores que pensam ser o dono de São Tomé e Príncipe não permitiu que o ADI continuasse a trabalhar. O ADI está sempre a reflectir o problema do Pais.
    Seguno o “jornal parvo” o 1º ameaça colocar o seu cargo a disposição:
    “As últimas informações reveladas a “O Parvo”, no meio desta manhã, ainda sem confirmação, dão conta que o Primeiro-ministro Gabriel Costa já não aguenta e ameaçou que vai pôr o seu cargo à disposição do Presidente da República, Manuel Pinto da Costa.

    Gabriel Costa está a ser muito pressionado por todos os intervenientes da cena política e não tem sossego. O Primeiro Ministro já terá transmitido aos ministros que vai demitir-se porque os titulares ministeriais estão a tomar medidas através das indicações dos respetivos partidos sem o seu consentimento. E que até agora as reuniões dos Conselhos de Ministros não têm sido pacíficas, aliás, nunca se ouviu publicamente qualquer decisão que fosse tomada pelo Conselho de Ministros do XV Governo de Gabriel Costa.

    O Parvo” sabe também, mas sem confirmação, que Gabriel Costa decidiu apresentar a sua demissão o facto de o Presidente da República, Pinto da Costa ter-lhe “puxado orelhas”, devido algumas declarações que o Primeiro Ministro terá feito da Região Autónoma do Príncipe e que não foram de agrado do Palácio do Povo.

    Diz-se mesmo que por essa razão a viagem do Presidente da República à Angola está atrasada, devido a essa situação delicada de última hora para o Palácio do Povo. “O Parvo” vai acompanhar a veracidade desta noticia e oportunamente poderá haver mais informações seguras que poderão confirmar o tiro que Gabriel Costa deu ao seu próprio pé na sessão parlamentar da Assembleia Nacional de 29 dos 55 deputados.”

    • original

      2 de Fevereiro de 2013 at 13:42

      Jornal Parvo a transmitir esta notícia é normal porque nunca teve outro papel a não ser este.Se fosse outro jornal,dava crédito.

    • PALOPUS

      5 de Fevereiro de 2013 at 7:49

      Parvo gostaria que poblica-se tambem as ameacas que o ministro da defesa nacional, pessoa que tenho muito respeito pessoal e amigo, de parar de manipular as autoridades Sul Africana a dizer que tenho intensoes ou quero participar num golpe contra o governo, gostaria tambem de o parvo dizer ao meu povo de sao tome e principe que trabalho para a minha familia, e que nao sou golpista em trabalho, so isto que o Sr Ministro faz pos a minha vida e da minha querida familia ca em perigo e com costante pertubacoes da minha vida e a minha familia,o senhor que tenha conciencia daquilo que diz e faz contra a minha pessoa.
      ninguem tem o direito de me conotar com o Arlecio Casta, sou amigo e familia dos Trovoada e continuarei ser, como sou o amigo do senhor Oscar, o facto de o Arlecio ou uma uotra pessoa usar palavras ameacadoras contra o outro o senhor Ministro nao tem nada de dizer as autoridade SUL africano para me chamar atencao.

  14. JOSE CARLOS

    1 de Fevereiro de 2013 at 17:43

    Penso que as novas autoridades devem dar pouca importância a essas manobras do Patrice Trovoada, apesar de manter-se alerta a eventualidade de o mesmo tentar algo para criar instabilidade no País, fora isso, penso que não passa de manobras….Para frente STP

    • Tito

      1 de Fevereiro de 2013 at 18:01

      Coitados!!!!!

      O povo está esperto pá!

      Já não vão conseguir nos enganar como antigamente como fdizeram com a historia do barco e sumarinos na praia fernão-dias.

      Trabalham. só isso poderá salvar-vos em 2014, istó se conseguir acalmar a “grande fome de poder” de todos vosso camaradas, que fizeram golpes sujos para voçês e qu não foram beneficiados no momento da divisão da robo do poder.
      Gatunos.

  15. Féde ká Dóxi

    1 de Fevereiro de 2013 at 18:36

    Óscar,
    O Patrice quer voltar ao temp+o de bufo.
    Há que se ter bufo no gabão. Meta secreta.
    Cuidado! Na Embaixada ele tem lá uns elos.
    O Domingos Preto, Bernardina, Luis Barros e alguns que eles pressionam para estar do lado deles. Há toda necessidade de meter lá Espião.
    Não dorme Oscarito. Isto é grave e mto grave

  16. INCOMODADO COM ISTO

    1 de Fevereiro de 2013 at 21:59

    ENTÃO SE MAOMÉ NÃO VAI A MONTANHA, A MONTANHA NÃO VAI A MAOMÉ, POIS ELES TINHA QUE IR TER COM O CHEFE ATÉ PORQUE ESTÃO SEM RECEBER OS DOLARES JA UM MÊS E TAL.
    JUSTA RAZÃO PARA IREM LA .

  17. João Carlos

    1 de Fevereiro de 2013 at 23:37

    Em primeiro lugar o lider Idalécio não fez parte do grupo dos militantes que viajou, em segundo lugar não passar por sala vip nem tão pouco reunirão. Até onde sei, usaram passaporte ordinário com visto normal.

  18. João Carlos

    1 de Fevereiro de 2013 at 23:38

    Não foram participar em comissão política nenhuma, foram sim atender convite de um partido Gabonês afim de participar numa conferência sobre desenvolvimento em Africa promovido pelo partido da Republica do Gabão. Mais uma vez O Jornal digital tela non com as suas famosas mentiras. Quem esteve no aeroporto hoje poderá confirmar o quanto esse jornal digital publica mentiras.

  19. João Carlos

    1 de Fevereiro de 2013 at 23:45

    Se lideres do partido MLSTP , pode reunir fora do país com outros partidos políticos, porque ADI não poderá também reunir????
    Explica-me senhores camaradas…

    • GABONNÉ 55%

      3 de Fevereiro de 2013 at 1:18

      Porque vosso chefe ou patrão é altamente perigoso e ja ameaçou Ele ker transformar a nossa bela terra como Guine Bissau .

  20. Barão de Água Ize

    1 de Fevereiro de 2013 at 23:55

    A Democracia pluri-partidária é um direito e dever conseguidos para STP.
    No enttanto,não nos devemos esquecer que ditadores chegaram ao poder através de eleições.
    Quem tenha poder financeiro – dinheiro vivo – pode comprar e corromper politicos e o eleitorado, através, por exemplo do famoso “banho”, que nenhum partido até agora não quis legislar para acabar com ele, incluindo os vários Presidentes da República.Temos que estar atentos pois neste caso, se calhar do Gabão não virão bons ventos.

  21. zeme Almeida

    2 de Fevereiro de 2013 at 2:59

    Invejosos.O Patrice Trovoada e milionario e esta a vos dar na cara.Deixem de ser mesquinhas, ignorantes, gente sem alma, pobre na mimoria e em todo aspecto.O Homem tem poder que deixa a invejar a muitos.Querem fazer de tudo para denegrir o homem.

    • Fókótó

      3 de Fevereiro de 2013 at 12:43

      Patrice Trovoada é milionário? Onde e como ganhou esse dinheiro? De trabalho honesto e suado não é de certeza. Não se fica milionário por magia como no conto de fadas.
      Sejamos honestos intelectualmente

    • Jonas

      3 de Fevereiro de 2013 at 17:46

      Pelo menos, ninguém pode dizer que ele desviou o fundo ou bem publico santomense para tornar se milionário, como mtos( Delfim , Bano, etc..)’ nem andou a burlar o outro.
      É a forma do Patrice que encomenda o Pintos e os seus. O homem mesmo fora do poder consegue fazer deslocar mas de 30 pessoas para uma reunião fora do Pais. E ainda de avião privado.xá quá!
      Camarada , com esse vocês não podem, vocês arrumaram com os Búfalos , mas esse é duro.
      Força ADI,
      força Patrice,
      O povo santamente te espera.

    • toresdias

      4 de Fevereiro de 2013 at 10:29

      Malvado és como o Patricio não tens sangue como seres humanos o que vos alimenta é a seiva de carranguejo, pq sendo ele milinário nunca deixavam crianças a morrer no hospital por falta de medicamentos, se é que como dizes sendo milinário dá dinheiro pelo menos para ajudar os velhos pobres, crianças, desgraçados. Nem morte merecem

  22. Maria silva

    2 de Fevereiro de 2013 at 3:54

    A muito que o Senhor Patrice trovoada se revelou sua real perssonalidade ( Taliban , os gajos la do medio oriente) apelo au primeiro ministro e ministro da defesa que ponham trasaõ as 4 rodas porque este Senhor ( Patrice ) ca pra mim ainda ira criar mts problemas neste nosso lindo STP
    Um bem haja a todos

    • Jonas

      3 de Fevereiro de 2013 at 17:59

      Os verdadeiros Talibans estão mas pertos de vocês, pior cego é aquele que finge que não vê.
      Epa, deixam de mesquinhice e analisam a situação política , social e não esquecendo da econômica que os do MLSTP, PCD já desgraçou a mto tempo, sobre tudo o Pinto da Costa.
      O Pais é nosso, agora temos Pinto da Costa presidente da Republica, Gabriel Costa 1ro Ministro, Alcino Pinto Presidente AN. Elsa Pinto Procuradora. o que falta? vão por Ana Rita presidente do supremo tribunal ? . Mesmo ela não tendo costa e nem Pinto , mas faz parte da primeira linha da família.
      E todos entraram por causa dos velhos truques.
      o que querem para STP?
      Isso não é preocupante?
      Pr, todos santomenses fazem essa analise e depois diz quem que quer dar cabo desse país e atrasar o desenvolvimento e bem estar de todos nós.

  23. Яблоку

    2 de Fevereiro de 2013 at 8:35

    Sr.Director do”Tela-non”eu sei oque vou escrever nao vas publicar,mais mesmo vou escrever.

    Tela non e o “Jornal” para falar mal do partido A.D.I?porque nao fala tambem da real situacao que esta acontencer no pais?Esse jornal e uma vergonha,as infomacoes devem serem claras para todos,que etsao dentro ou fora do pais.O “jornal”que quero a todo custo denegrir a imagem do Patricio.E por isso e outras coisas que o nosso pais ficara sempre onde esta.Antes de sair de STome tinha uma imagem muito boa de senhor director,mas devidos essas lutas e…ate parace que queres ser ministro de comunicacao social do pais…seja mais profissional faca o teu trabalho de casa bem feito…voces fizeram tudo por tudo para tirar o homem do poder,e agora vou ver como vao dirigir esse pais que nao produz nada…com um atual primeiro ministro que todos santomenses conhece a sua historia…um homem que nem sequer e conhecido a nivel internacional,como vao pagar os salarios dos trabalhodores?…vamos todos abrir os olhos..nao sou de nenhum partido…ok

    • Afinal

      2 de Fevereiro de 2013 at 13:34

      Hum! Sim, acusas o Téla Nòn de perseguir ADI…! Ok!
      Qual seria a tua opinião sobre o Parvodigital? Hipócrita…!

    • GABONNÉ 55%

      3 de Fevereiro de 2013 at 1:29

      Deixa de engrachar patricio ,vc conhece patricio a onde? quando k conheceste ele ?conheces a sua historia? quem é ele? okie k ele faz? qual é a imagem ?

  24. original

    2 de Fevereiro de 2013 at 8:44

    Foram receber dicas como actuar no terreno,mesada para os mesmos e outros que não puderam viajar porque ainda não engoliram o sapo.Uns indivíduos que não passaram pasta aos seus sucessores o que é que se espera deles? O País neste momento tem outras prioridades e movimentação destes grupelhos não deve ser motivo de preocupação porque já sabemos que não podemos contar com os mesmos.Mantenha vigilância na mala deles quando regressarem porque vem aí muitos francos para pagar serviços sujos.

    • E. Santos

      8 de Fevereiro de 2013 at 12:18

      Como eu disse, a partir do momento em que o Presidente Pinto da Costa pactuou com a fraude que aconteceu na Assembleia para eleger o novo presidente de AN, abriu caminho para cada um fazer o que entendesse.
      Se o ADI entendeu isso como assalto ao poder, iria entregar pasta a quem? Não se entrega pasta a assaltantes. Ou vocês faria isso se alguém fosse assaltar a sua casa? Ainda se punha a dizer ao ladrão onde estão guardadas as outras coisas que eventualmente não estavam a vista.
      O ladrão que se desembru-lhe sozinho. Muito já faz você, sair da sua casa e lhe deixar para que nada de mal te aconteça.
      E porque estão tão preocupados com pasta assim, se eu sempre ouvi a oposição dizer que o Governo não fazia nada, que todos os projectos do PM eram miragens e manobras para enganar o povo. Se eram de facto estão a procura de quê afinal….

  25. kada kua VIP

    2 de Fevereiro de 2013 at 11:01

    Zeme almeida es um palvo/a disme me la quem era o kadafe?
    ele nao moreu ela nao roubava povo o péde gri nao é pra toda gente e apenas pra quele que conhecem a culturo e voloriza todo mundo em STP sabe quem é este bandido ladrao do Pratrice nao somos obrigado a viver com esse tipo de pessoa
    ele que fique por la com seus elenco todo tomaga que ele venda os rim dos pessoa que por la forram a busca do dinheiro dele e se o zeme Almeida quizer ir eu te pago uma passagem sou carasco

  26. TÓLDO de MATO BRAVO

    2 de Fevereiro de 2013 at 11:07

    Zeme Almeida, a questão não é ele ser milionário, se fosse milionário, depois do povo lhe colocar no poder, ele devia partilhiar com os pobres, e não prometer caos, mais Óscar de Sousa esta aqui. Oscar não exitará em dar respostas a qualquer que tenta contra a suberania. Nem sabes se os que foram la foram para pedir devórcio com ele, porque ele não esta a vir para Stomé.É pena que tu és também um pau mandado e coitado, parece que nem tens para sustentar a tua familia e estas a defender quem maltratou o seu povo. Imbencil malvado, deus vai te castigar em breve.

  27. cidadão santomense

    2 de Fevereiro de 2013 at 11:37

    E mais uma delegação viajou hoje à Libreville.
    Fazem parte,dentre eles:
    Carlos Soctk
    Abenildo Oliveira
    Elísio Teixeira e outros.
    A delegação terá encontros à alto nível com as Chefias Militares de Ali Bongo e o exercito Maliano.

  28. Argenezio Antonio Vaz

    2 de Fevereiro de 2013 at 13:35

    Muito bem, tanta inveja para quê?
    Então quem tem recebido ordens extrangeiras? Pelo que sei existe governos que deslocam para exterior para receber ordens. E então? Vamos dar exemplos, pois existem muitos ao longo dos anos.

  29. original

    2 de Fevereiro de 2013 at 13:37

    Muitos que foram a Gabão poderão sair de lá corridos à pontapé e bofetada porque o Patrice quando irrita ,ninguém lhe assegura e não mande para lá mulher porque…. Podem preparar tudo à porta fechada tarde ou cedo vamos saber tudo.

  30. O Analista e Censurador

    2 de Fevereiro de 2013 at 13:50

    Disparidade total… A única coisa a fazer é redobrar a vigilância, sem muitos alarmes.

  31. zeme Almeida

    2 de Fevereiro de 2013 at 16:32

    Respostas aos senhores{toldo de mato bravo e Kada kua vip}Quando a gente e pobre e com vontade de se dar de luxo vivendo a custa dos outros portamos desta forma.S.Tome e Principe e um Pais rico na natureza e gente pobre e tendenciosas.So tenho a pena dos mais desfavorecidos que e o Ze povinho que continuam a ser enganados por gentes sem escrupulos como os senhores assaltantes do poder.O que esta ali em torno disto,nao passa de invejas do grande poder economico que o Patrice Trovoada teve e tem.Como somos gentes tao pobres, quando olhamos para os outros com grandes poderes economicos, comecamos a beliscar.Eu Zeme Almeida aconselho a todos que possuirem os seus bens seja de onde for, por favor nao levem o dinheiro para investir neste Pais{S.Tome}.Enquanto existirem este tipo de gente na senda politica Saotomense correremos os riscos de ficarmos sem nada.Porque, se fala de guerra em STP.Em termos de guerra so um segundo desaparecemos todos porque nao estamos habilitados para guerra nao temos nada.O que temos em STP so perseguicoes e mais nada.

  32. Oi

    2 de Fevereiro de 2013 at 16:32

    Estive no aeroporto hoje e vi toda a movimentação dos bandidos do ADI, só não viajou o Rami, o libanês e possivelmente o KIney, presidente da câmara de AÁgua-grande. foram todos lambe botas, oportunistas e terroristas do ADI. O atual governo tem que estar muito atento. A bóias é séria. Todos estes gajos que viajaram têm que ser seguidos e afastados dos lugares de responsabilidades que têm ocupados na função publica e nas empresas do Estado. A coisa não está para brincadeira. O governo tem que ser firme e decidido.

  33. Eusebio Neto

    2 de Fevereiro de 2013 at 17:09

    Atencao santomenses, atencao forças armadas santomense, atençao todos so amantes da paz, esta em preparaçao uma invasao terrorista a S Tome e Principe liderada por Patrice Trovoada. O comando esta reunido em Libreville e aguarda a chegada dos conselheiros de Patrice Trovoda, de entre eles Abilio Neto, o chamado analista politico da RDP Africa. Segundo informaçoes escapadas do seio desse movimento rebelde, se o referido conselheiro nao conseguir deslocar-se a Libreville, a sua participaçao nesse encontro sera assegurada atraves de video conferencia no Intercontinental Palace de Libreville. Espero que as autoridades gabonesas, particularmente o presidente Bongo Fils esteja, no minimo atento a essa conspiraçao que esta a ser preparada no seu pais contra o povo de S-Tome e Principe. Tudo isto e o mais fiel retarato da gravidade das alfacatruas e os negocios escuros que Patrice Trovoada fez e que quer defender custe o que custar. Deus e Grande! Uni-vos santomenses! Bao se esqueçam que Patrice Trovoada nao tem qualquer familiar a viver em S.Tome e Principe. Por isso ele nao se preocupando com o sangue de inocentes que podera ser derramado no pais por causa da cega ambiçao e loucura! Prendam esse homem e todos os seus seguidores!

    • Caos, Caos , Caos

      4 de Fevereiro de 2013 at 9:03

      Isso é um guião de uma comédia romantica! lololol Palhaço

  34. zeme Almeida

    2 de Fevereiro de 2013 at 17:46

    Voces acham que o Patrice Trovoada vai fazer guerra contra este Pais?Pessoas sem mimorias e que pensam assim.O que ele ira ganhar com isto!Pais sem nada de boca aberta para o exterior com vontade de se dar luxo?O Homem esta cheio de poder economico fazendo cara a alguns dirigente que pensam que o poder e tudo.Hoje o poder economico e que vale.Quem me dera fosse como ele!Taliban, negociante,bisneiro saber onde buscar o money{dinheiro}como muitos falam.Qualquer dia ele vai comprar S.Tome.Tenho muito respeito para com os nossos irmaos do Principe.Hoje ja temos uma procuradora geral da republica,sera que ela e bastante competente ou foi protegida por fazer parte do grupinho?Isto nao se pode falar?Neste momento todo anda cego e fingem nao saber.As verdades tem que ser ditas doa a quem doer.Estes comentarios nunca agradam o vosso jornal Tela-Non.Voces criaram este espaco para cada um desabafar a sua revolta com esta situacao que esta passando neste S.Tome,preferem ao mando de alguem os censurar.Sou cidadao saotomense e ninguem me manda calar esta mal para pior.Viva este povo sofredor que um dia livrarao destes sanguesugas que so sabem chupar o sangue aos outros para protegerem os seus familiares e amigos.Isto tem que acabar.

  35. mina di célivi

    2 de Fevereiro de 2013 at 19:54

    Ó cacaô!
    agora é ki virou tata di plôcó!

  36. papagaio

    2 de Fevereiro de 2013 at 22:51

    Patrice vai voltar de navio de guerra e tomar país a força, logo o caos está instalado = a primeira guerra civil no país. Certos poiticos de S.Tomé São fracos

  37. zeme Almeida

    3 de Fevereiro de 2013 at 18:13

    O patrice sempre teve poder economico,antes de ir ao poder?Isto é que voces tem inveja!Ele nunca precisou de poder, para poder ter muito dinheiro?Voces andam enganados o homem é bilionario qualquer dia ele comprar a vossa terra S.Tome menos o Principe a qual devo o grande respeito.Terra linda com pessooas orgulhosas e invejosas.Um Pais sem eu admiro como é que alguns vem neste espaco dizer que o Patrice Trovoada pensa em invadir S.Tome.Pra que lutar para estar a frente da governacao.Os politicos sao mesmo parvos,sendo o Patrice iria a S.Tome comprava tudo quanto que era para compra e viveria ali a grande a francesa e a inglesa.Se voces estao pensar que tem muito petroleo,estao enganados.A revolta invadem o meu espirito quando alguem pensa em querer fazer algo para o PAIS sempre existiu bloqueo.Abaixo todos aqueles que pensam mal para STP.

  38. zeme Almeida

    3 de Fevereiro de 2013 at 18:18

    Um Pais sem nada eu admiro como é que alguns vem neste espaco dizer que o Patrice Trovoada pensa invandir STP!Gente sem escrupulos.

  39. zeme Almeida

    3 de Fevereiro de 2013 at 18:20

    Ainda existem gentes parvas em S.Tome?So visto.

  40. zeme Almeida

    3 de Fevereiro de 2013 at 20:11

    Tambem vou abandonar este S.Tome enquanto este regime estiver no poder, porque esta um verdadeiro CAOS.Nao quero voltar a ser castigado de forma injusta meu povo.So tenho a pena daqueles que tem condicoes a abandonar.Meu povo abram os olhos porque me esta cheirar muito mal.Caos sao alguns que vao ficar sobre vigia.Qualquer dia vai haver um verdadeiro CAOS neste STP.Caos sao pessoas a passar fome miserias tenho pena.

  41. zeme Almeida

    3 de Fevereiro de 2013 at 22:22

    So tenho a pena daqueles que nao tem condicoes de abandonar este Pais,enquanto estas caras estiverem no poder.

  42. Estou de férias em STP

    4 de Fevereiro de 2013 at 8:44

    E necessário que o presidente da republica ,o governo os partidos políticos nomeadamente,mlstp,pcd,mdfm,e o povo santomense,façam algo para inverter a situação,em prol da nossa democracia.
    Não é ,nem poderá ser normal que tanto lutaram pra serem independentes,democráticos e livres,e que hoje aparece gentes com espírito de má fé ,que, nem o senhor patrice trovada ,querendo tirar-vos o que tanto custou -vos a conquistar.A nação santomense esta em perigo ,o pais esta preste a mergulhar no caos como o próprio prometeu.Ja se falava deum alegado golpes do estado em sãotomé,e td se confirmou ,agora o ADI,esta a movimentar um golpe do estado a partir das terras gabonesas, inclusive já tem td preparado.
    Peço a tds santomenses a saírem a rua e defenderem com unhas e garras a nação,a e a democracia,de forma que o pais possa viver a trnquila paz e sossego que só se vê ai,em mais nenhum pais do mundo.
    O patrice trovada esta comprometido com os países ai da África (região),e não só por isso quero assaltar o pais de forma a saldar as contas que tem pendente com muitos países ai da região
    ADI ,reúne em Gabão!!!!!!!!
    que venham explicar ao povo a razão disto.
    ADI ,é um partido politico igual aos outros ,pelo que todos sabem não está impedido a entrada do seu presidente,no pais, muito menos, de realizarem as suas reuniões politica.Agora não se pode admitir que nenhum partido politico nacional,faça movimentações politica,reuniões,etc,envolvendo chefes do estado estrangeiro,partidos políticos estrangeiros ,etc,quando isso acontece ,é porque há algo mais por de-traz disto.
    Atenção ,atenção e muita atenção.
    o velho ditado diz”quá cá dá ní uê,lichi cá côlê auá”

    • E. Santos

      8 de Fevereiro de 2013 at 12:25

      Hehehehe, este sonho foi de quando. Cuidado com pesadelo e alucinações.

  43. V.S s.t.p

    4 de Fevereiro de 2013 at 9:34

    O Sr. Estou de férias em STP,toma tento homem, estamos num país livre e democratico ( embora passando por uma fase dificil) os cidadaõs tem direito de ir e voltar qundo bem pretenderem caso os tribunais não o impesam que não é caso disso, agora um grupo politico deslocar ao estrangeiro para se participarem em conferencia ou ate mesmo fazerem reunião é crime, é sensiravel?, é estranho fica sabendo que Mlstp e pcd antes de aprovarem a patetica moção de sensura tiveram Ns reuniões no Condominio do Chamado Pai Grande em Angola tramando estrategias para o assalto ao Poder e meu caro sr. não soube e nem disse nada.
    O que deverias peocupar com ele envez do ADI são as Nomeações e Desnorteio do então GOverno e a Cupla do Pintistas Pecedistas e Emlstpista, ok

  44. zeme Almeida

    4 de Fevereiro de 2013 at 10:03

    Neste espaco de comentario tem aparecido muita gente frustada,falanado coisas aburdas e tristes.Fazer uma reuniao dos partidos politicos no exterior eu acho isto normal e nao podemos pensar em coisas que nao existem?Se fizerem uma reuniao ca sao vigiado,acho muito normal fazerem aonde que quizerem.Aonde esta mal disto de tanto alario e perseguicoes a uma so pesssoa.So em S.Tome nao o Principe

  45. binóculo seculo XXI

    4 de Fevereiro de 2013 at 11:08

    Essa cambada não tem vergonha na cara. Até o Vila Nova que diziam ser sério está a participar nesta conspiração. Mas, o poder corrompe. Vão encher os bolsos com o dinheiro dos barcos que estavam ancorados na nossa costa que os incautos directores diziam que estava a entrar muito dólar, por dia, no tesouro do Estado. Resultado o PT mamou tudo. Agora o que se tem que fazer quando os meliantes regressarem ao país é revistar meticulosamente cada um deles, seja quem for, doa a quem doer. Os símbolos do regime ditatorial de PT estão a cair setep by setep. A procuradoria brevemente irá instar os ministros que não passaram as pastas para os devidos efeitos. Não me espanta nada se no próximo voo o antigo procurador Raposo, e o Bispo Abílio Neto, não batam as asas rumo ao Papa Patrice.

  46. observador

    4 de Fevereiro de 2013 at 11:12

    zeme Almeida diz:
    3 de Fevereiro de 2013 às 18:13
    ===============================
    Senhor ZEME ALMEIDA,
    O Senhor tem crescer e aparecer. Será!?
    Aonde é que o PATRICE TEVE PODER ECONOMICO? Quem será esse falecido, que lhe deixou tanta riqueza, para que ele possa ter tanto poder económico? Portanto todo esse poder vem da escuridão e de forma muito danosa a S.TOMÉ E PRÍNCIPE. É melhor que o Sr. abra os seus olhos porque o mesmo vem também de uma familia se calhar com menos condições que a sua familia. O PATRICE TROVOADA, tem creado muitos danos a S.TOMÉ E PRÍNCIPE.

  47. zeme Almeida

    4 de Fevereiro de 2013 at 14:16

    O senhor observaodr deve estar a observar muito mal.O seu nome nao kuaduna muito bem consigo.

  48. joca de madre de deus

    4 de Fevereiro de 2013 at 14:37

    Nunca vi tanto CIBERNAUTA idiota. Com voces os pais está garantido. Ate parece conversa de bar. Vergonhoso.

  49. Mimi

    4 de Fevereiro de 2013 at 15:35

    Terá o antigo PM se auto-exilado no Gabao?

  50. Roça Nova Moca

    4 de Fevereiro de 2013 at 17:56

    parlamento é centro de debate, Deixa de impressão, de causar impressão ao Pinto da Costa. Ele não tem a nossa idade, por acautelam-se, todos.
    Depois não há reclamação.
    O Mundo vive com grandes Nações, Veja caso MALI.

  51. Roça Nova Moca

    4 de Fevereiro de 2013 at 17:59

    SE MLSTP vai LUANDA, então vamos para LIBREVILLE, èe´.
    Não é mesma coisa, não éee´´´´eé´´´´eé´.
    Bom bom

  52. Fla Ceto

    5 de Fevereiro de 2013 at 3:04

    Não entendo o porque de tanta gente contra um homen voces estao ai a dar mal de patrice trovoada mas muito foram voçes que foram vender as informaçoes em troca do dinheiro de patrice trovoada hoje muitos ai estao bem devido o patrice trovoada entao deixa de falar do homen zinho pra voçes pensarem no futuro do pais voçes estao ai a falar do patrice falam tb das barbaridades que o dito pai grande esta a fazer isso voces nao vem .
    voces tem que saber e ter uma ideologia que cada ser humano e livre de fazer o que bem pretender, mas desde que não põe em perigo a vida do outro ser humano esta tudo bem

    Por isso nao vejo o mal o patrice trovoada reunir os seos elencos no gabao nao vejo nada de mal nisso como voçes sao olhos cheio por isso que estao a falar

    Acho que ja e mas que a altura pra deixar mos esta questao de fofocas baratas e tentarmos emitar coisas boas e trazer a nossa realidade isso sim

    Tamos com problema serio no aeroporto que o sistema de casa de banho nao tem agua um turista entra na casa de banho o cheiro que lhe atende e o cheiro desagradavel de xixi que imagem ele vai ter sobre este pais?

    Por isso que temos ja que deixar desses pensamentos e comessar a tratar de coisas piquenas para comessar mos a marcar os nossos pasos rumo ao desenvolvimento.

    Viva STP
    Viva Jovens de stp
    Abaixo os olhos grossos e matumbeiros

  53. david santos

    5 de Fevereiro de 2013 at 8:57

    esses vabus vao se refugiar no estrangeiro, claros sao mesmo uns vabus

  54. papagaio

    5 de Fevereiro de 2013 at 11:05

    Patrice Trovoada bilionário??? Aonde?? Quando??? Como?? Qual é o investimento feito no país que gerador emprego e que justifica está denominação?? É como eu digo e penso São Tome não tem rico só tem um grupo de pessoas que tem algumas condições de sair do país ir comprar uns carros de segunda mão em muito bom estado e construir umas casas que parecem ser luxuosas ao olho do povo santomense. Rico que é rico faz bom investimento no seu país, gera empregos e faz crescer A economia local( não é abrir lojas e fazer candonga). Agora um bilionário que dizem ser mas que a olho nú no se vê nada feito. Também pro povo de São Tomé tudo que brilha é ouro por isso dizem certas coisas.

  55. zeme Almeida

    5 de Fevereiro de 2013 at 13:23

    Senhor PAPAGAIO deveria estar calado porque a boca calada nao entra a mosca.Ok! Alguma vez o senhor ouviu o papagaio a falar ou simplesmente imitando.O senhor acha que algum Saotomense estara interessado para investir o seu avultado montante em S.Tome?Nunca.O Pais deste com gentes orgulhosas perseguidoras alguem estara interessado?Nunca.Eu nao aconselho ninguem.Se alguem quizer investir, é porque esta envolvido em droga,lavagem de dinheiro ou roubou e querem que a gente investa?Nunca.O Patrice Trovoada ofereceu um barco de patrulha ao ilha Principe comecaram a criticar e acham normal isto?Com seres humanos destes que temos S.Tome,nao pode ter nada.Nao digo so o Patrice Trovoada,neste mundo existem muitos Saotomenses com vontade de regressar.Enquanto estes sanguesugas estiverem no poder nao havera condicoes.Viva o nosso povo

  56. zeme Almeida

    5 de Fevereiro de 2013 at 13:24

    Boca calada nao entra moscas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top