Política

Elsa Pinto nomeada Procuradora Geral da República por decreto Presidencial

Confirmou-se a iminente queda de Roberto Raposo, que desde 2006 desempenhava as funções de Procurador Geral da República. Elsa Pinto, ex-ministra da Justiça e da Defesa, é a nova Procuradora Geral da República nomeada por decreto presidencial.

«É, sob proposta do Governo, nomeada a senhora Dra. Elsa Maria Neto d´Alva Teixeira de Barros Pinto, para exercer, em comissão de serviço, as funções de Procuradora-geral da República», diz o decreto Presidencial número 1/2013, publicado na noite de sexta – feira.

O mesmo decreto presidencial pôs fim as funções de Roberto Raposo, como Procurador Geral da República. «É, sob proposta do Governo, dada por finda a Comissão de Serviço que o senhor Dr. Roberto Pedro Raposo, Magistrado do Ministério Público, vinha exercendo como Procurador-geral da República, para que havia sido nomeado por Decreto Presidencial número 23/2006, de 10 de Agosto de 2006, publicado no Diário da República número 31, de 25 de Setembro de 2006», lê-se no decreto. – Clique / 1 – PGR0 2- PGR1

Elsa Pinto deverá ser investida nos próximos dias. É militante do MLSTP/PSD, membro activo do braço feminino do partido. Foi candidata às eleições presidenciais de 2011. Desempenhou funções na administração do Banco Central de São Tomé e Príncipe, e também membro de pelo menos 3 governos constitucionais. Por duas vezes consecutivas desempenhou as funções de ministra da Justiça, tendo-se estreado no primeiro Governo de Unidade Nacional, como Secretária de Estado da Justiça e dos Assuntos Parlamentares.  Foi também a primeira mulher são-tomense a ocupar o cargo de Ministra da Defesa Nacional. É esposa de Alcino Pinto, o actual Presidente da Assembleia Nacional.

Abel Veiga

94 Comments

94 Comments

  1. Deus Afonso

    2 de Fevereiro de 2013 at 12:30

    Parabens, que Deus dê a Vs. Ex sabedoria, e força para exercer a função com escelencia.

    • Joao Bernado Soares

      2 de Fevereiro de 2013 at 17:59

      E caso para se dizer YES. Agora que o pinto conseguiu consumar o golpe. Os Pintos e os Costas volta a ser os donos dessa terra. Com Alcino Pinto Presidente da Assembleia e por inerencia Vice presidente de STP e a sua esposa Procuradora agora ja nao sera preciso os deputados corruptos como Delfim Neves e a sua corja esconderem-se atras da imunidade parlamentar porque o Pais ja tem dono. Inves de Sao tome e Principe o Pais passa a chamar-se Republica de Pinto e Companinha. Isso faz nos lembrar Jean-Bédel BOKASSA,OBIANG MBASOGO,YAHYA JAMMEH, AMIN DADA,Joseph MOBUTO, etc. Num pais serio ate por etica (ja nem falo de razoes politicas) essa nomiacao seria simplesmente evitada, porque a mulher do cesar nao basta que ser mas tambem tem que parecer. Afinal o Dr Pajo tinha razao, Pinto da Costa esta firmemente empenhado em transformar STP em Republica de bananas…. A sra pode ate ser muito compitente mas e uma lider politica e nesse momento em que o Pais esta a viver posocoes extremada essa nomiacao nao vem ajudar em nada nada nada.

    • Ze Fofoqueiro

      4 de Fevereiro de 2013 at 21:23

      Você de certeza que não vive aqui em S.Tomé e não conhece a história deste pais. Os familiares do presidente só serviram para gastar o dinheiro do povo para irem passear na europa e regressarem sem curso. O máximo que têm é o 11 ano, apesar das bolsas que usaram e abusaram.

    • Ze Fofoqueiro

      4 de Fevereiro de 2013 at 21:27

      Estes não têm sangue do PR, têm a mesma arte. A nova PGR deveria é começar por prender o marido

    • Gadhafi

      2 de Fevereiro de 2013 at 20:57

      Parabens oque? seu escumalha, pessoa triste, nao ve que o quase morto pinto da costa esta a tentar destruir o pais…

    • Não monopoliza

      3 de Fevereiro de 2013 at 23:53

      Não estou de acordo com esta atitude,porque deve prevalecer sempre o diálogo para o bom entendimento, mesmo que haja erros Administrativos.Esta atituade não acertada porque,foi por motivo da critica feito ao PM,mas STP, os politicos devem trabalhar para o interece dos cidadãos sem exceção, e não por interece partidário,espero que a situação seja para o melhor.Não deveria ser assim.

    • Lévé-Léngué

      5 de Fevereiro de 2013 at 10:37

      Onde estamos meus Deus!!! Que escolha mais infeliz!!! O que se passa neste País??? Elsa Pinto??? Procuradoria-Geral não é tacho político, a sua representação deve ser a mais imparcial possível. Sei que já não havia salva de palmas para o Sr. Roberto Raposo, mas convinha que ele se mantivesse aí só pra dar um melhor rosto à procuradoria de um país… Ficou tão difícil assim achar outro tacho pra essa MLSTPENSE???

  2. Home do Bem

    2 de Fevereiro de 2013 at 12:44

    É agora que os Corruptos vão ficar lixados.

    Esse País vai conhecer Ordem e a justiça começara ser feita.

    Só lhe digo não deixem arquivar Processos.

    E Deve levantar um Processo contra XIV Governo por somegação de Documentos.

    Chama aqueles malandrinho para sentirem o peso da Justiça e que o País é pobre mas digno, não é com negocios por debaixo do tapete é que vamos desenvolver.

    • Pão com Chouriço

      2 de Fevereiro de 2013 at 13:01

      Eles vão ficar lixados como, senhor Homem de Bem, se esta senhora é uma das maiores corruptas deste nosso país?? Toda gente conhece esta senhora, cá em S.Tomé. Ela é e sempre foi do grupo dos corruptos incorrigíveis. Ela, o marido, o senhor Rafael Branco e sua corja do MLSTP, mais uns tantos senhores, do PCD. Sempre nadaram na corrupção, desvios de fundos, etc. Além disso, do ponto de vista ético e moral e mesmo profissional, esta senhora não reune condições para esta função tão importante no nosso ordenamente jurídico. Este país não tem salvação nenhuma. Com estas pessoas e estas nomeações é melhor acabareem com o país. Sinceramente que eu estou desiludido.

    • Argenezio Antonio Vaz

      2 de Fevereiro de 2013 at 14:04

      Muito engraçado, não so i ultimo governo deve ser chamado; mas vamos ver os casos de, passo a citar, fundo de reconstrução nacional, casas pre fabricadas com Italia, dinheiro de Brasil, aeroporto com o financiamento de BAD, construção de estradas em curso, minihidricas, so para citar alguns casos. Podemos ver outros; Se efectivamente essa senhora levantar esses casos que deixam e deixaram grandes prejuizos ao pais, então temos sim uma verdadeira defensora do Estado, senão…?

    • Cabujura

      2 de Fevereiro de 2013 at 16:16

      Oh, palerma!
      Falas de processos contra o XIV Governo. O que fazer com os vários casos de corrupção dos governos do MLSTP/PSD, PCD? Há Governos mais problemáticos do que aqueles?

  3. Emilio Pontes

    2 de Fevereiro de 2013 at 12:47

    Os meus parabéns.

    Sucesso nas novas funçóes.

    Emilio Pontes

    • Mario Neto

      5 de Fevereiro de 2013 at 10:39

      tás a procura do tacho né???, melhor pensar a ter palavras… seu!

  4. João Carlos

    2 de Fevereiro de 2013 at 13:23

    Sr Home de Bem;

    Isso vc pensa e quer fazer as pessoas de autarias. Essa senhora não irá fazer nada pela justiça. Os maiores corruptos desta terra são os seus amiguinhos e ela nunca nada fará pela justiça, pelo contrario, só vai andar a proteger os seus amigos ladrões da familia do seu partido e seus aliados. Pouca vergonha do país, uma pessoa que o povo nunca quis, nem na Câmara, nem o lugar nenhum, esposa do campeão já conhecido…tenham paciência…

  5. João Carlos

    2 de Fevereiro de 2013 at 13:25

    Mais uma familia Pinto em cima, é isso que vocês queriam, assaltar o poder a todo custo, para ocuparem os cargos: Jáo foi o teu marido Pinto, o primeiro ministro Pinto e agora é a vez da senhora Pinto.
    Republica das Bananas.

  6. São Tomé Poderoso

    2 de Fevereiro de 2013 at 13:32

    Esses país é de compadre e comadre ate quando?

    • Aureliano

      2 de Fevereiro de 2013 at 15:48

      Eu não acredito numa coisa desta?! Como é possível, minha gente??

    • Gadhafi

      2 de Fevereiro de 2013 at 21:20

      Isto tudo e um terrorismo, pinto da costa e pior que o Bin Laden

    • Pão com Chouriço

      2 de Fevereiro de 2013 at 21:54

      Colocar esta senhora como procuradora é cúmulo da pouca vergonha. Por favor, não nos envergonhem mais. Por favor Tela Nom publica meus comentários

  7. John Smith

    2 de Fevereiro de 2013 at 13:51

    Isso é uma brincadeira; si o tribunal ja é mlstp, a Presidencia da república também é mlstp, Assembbleia Nacional também é mlstp e agora também a procuradoría da República também é mlstp e além disso temos um Pinto na Presidencia, outro Pinto na assembleia e outro Pinto na procuradoría, agora é que estamos feitos e o pior de tudo é que os principais curruptos do País também sao do mlstp.
    Viva Sao Tomé e Principe

  8. Normany Dias

    2 de Fevereiro de 2013 at 14:42

    Já não era sem tempo. O Sr. Dr. Roberto Raposo já há muito deixou de ser credível para exercer o cargo em função de várias acusações que impendiam sobre o seu bom nome e honra. Julgo ser um acto de bom senso do actual governo e do Sr. Presidente da República. Se a ideia é credibilizar a justiça era imperioso começar por aí.

  9. homem de negocios

    2 de Fevereiro de 2013 at 16:45

    Pinto da costa,alcino pinto,elsa pinto.gabriel costa,serre que são parentes?

    • Mario Neto

      5 de Fevereiro de 2013 at 10:42

      k axas? Somos Todos Primos…

  10. simplório

    2 de Fevereiro de 2013 at 17:37

    A Senhora Elsa Pinto é arguida e esta a ser investigada pelo Ministério Publico, por crime de passagem de cheques sem provisão e é mesmo assim escolhida para ser PGR. Só em STP !

  11. Florestal Meyer António

    2 de Fevereiro de 2013 at 17:37

    Presidente – Manuela Pinto da Costa
    Presidente da Assembleia – Alcino Pinto
    Primeiro Ministro – Gabriel Costa
    Produradora Geral da Republica – Elsa Pinto

    Não seria melhor mudar o nome do país agora para Republica da Descendencia Pinto e Costa?

  12. Dosreis

    2 de Fevereiro de 2013 at 17:49

    Primeiramente, desejo-lhe força e coragem para enfrentar o novo desafio. Se me permita, gostaria que adotasses comportamentos semelhantes ao do canranguejo de cabo-verde e não do caranguelo de S. Tomé.

    • Mario Neto

      5 de Fevereiro de 2013 at 10:46

      pois é meu caro os de s.tomé ñ nos deixam sair do buraco…

  13. zeme Almeida

    2 de Fevereiro de 2013 at 18:05

    Assim vai o nosso S.Tome.Nao tenho de ninguem o que e para falar falo.Independente de ser competente ou nao, ouve protecao ou nao!Povo tao triste que aceita tudo?Nao acredito desta forma tao descarada colocar alguem como esta senhora neste cargo e nao se pode questionar?Acredito que o monopolio do poder esta de volta meus caros compatriotas.Esposa do presidente da Assembleia nacional{Alcino Pinto}credo!O nosso Ze povinho nao tenho acesso a internet no entanto nao podem exprimir nada.Todos aqueles que andam a defender estas atitude de proteger os seus familiar devem fazer parte do grupinho e tem medo.Por favor Tela-Non deixem-me exprimir a minha revolta com o que esta a passar no meu Pais.As mascaras estao de volta{Credo credo meu Deus.So visto

  14. zeme Almeida

    2 de Fevereiro de 2013 at 18:09

    O Ze povinho nao tem acesso a internet, no entanto nao podem exprimir nada.

  15. Eng Bernardino Monteiro

    2 de Fevereiro de 2013 at 19:06

    sua excelencia sr procuradora da republica parabens pelo cargo,desejo bom trabalho,que faça essa tal maquina da justiça funcionar sem arbitrario e previlegios se foste escolhida e porque confiaram na sua competencia e de excelencia, esperemos que governe com rigo disciplina e ordem

  16. Eng Bernardino Monteiro

    2 de Fevereiro de 2013 at 19:10

    (digo rigor desculpa pelo erro ortografico

  17. lyetet mendes

    2 de Fevereiro de 2013 at 19:46

    SO COM CRISTO ….

  18. Preto

    2 de Fevereiro de 2013 at 19:53

    Fazendo uma análise ao percurso desta senhora, a pergunta é: O quê que ela já fez por STP? NADA! Apenas garantiu boa vida!

  19. zeme Almeida

    2 de Fevereiro de 2013 at 19:55

    Porque somos tao parvos de fazer pontes a alguns e muito vem ca neste espaco defender de garras e unhas?Esta mal os homens so pensam em colocar em lugares cimeiros os seus familiares e amigos, nao se pode falar.Eu Zeme Almeida nao tenho e nao terei papas na ligua e ninguem me vai silenciar neste espaco se e que jornal Tela-Non permitir deixar passar para todo mundo ler, ouvir e escutar de tanta injustica que nos ultimos anos tem acontecido meu PAIS.Tanta competente neste PAIS so defender os familiares e desviar todos bens para uma so familia.Falei ultimamente de Natalia Umblina de proteger o seu iramao,sera que estas gentes estaram desposta a contribuir para o desenvolvimento do PAIS ou para consolidarem ainda mais os bens.Os Zes povinhos que vao depositar os seus votos para os por poder,continuarao a ser ainda mais pobres.Credo credo credo

  20. zeme Almeida

    2 de Fevereiro de 2013 at 19:56

    papas na lingua

    • Felício

      2 de Fevereiro de 2013 at 22:54

      Colocar esta senhora como procuradora é mesma coisa que colocar uma Raposa a guardar um Galinheiro. Que Tristeza!!!

  21. leveleve

    2 de Fevereiro de 2013 at 20:07

    Elsa Pinto força. Manda essa gente(Patrice Trovoada, Afonso Varela, Levy, todos os membros do XIV governo aos tribunais e depois os juizes mandarem para cadeia. Aquilo que vi hoje no aeroporto até mete nojo. Um conjunto de terrorista do ADI viajou hoje para Libreville em dois voos privados. Porquê e para quê? Será que vão criar um comité de libertação de S. Tomé e Príncipe com sede em Librevile ou o Patrice vai despedir-se do ADI alegando prosseguição politica e que já não pode regressar à S. Tomé? O actual governo tem que estar muito atento com estas movimentações destes Talibãs do ADI. A coisa é para se tomar a sério o Patrice tem muito dinheiro o homem acabou de adquirir uma quinta em Portugal no valor de cinco milhões de euros. O homem vai criar caos conforme ele já teria dito. Este homem é mau. Patrice é perigoso. O nosso povo e governo têm que saber que Patrice é muçulmano e tem muita aproximação e ligação aos terroristas do Alcaeda.

    • E. Santos

      3 de Fevereiro de 2013 at 15:53

      Isto parece-me mais conversa para boi dormir. Conversa para destrair-nos e desviar a nossa atenção do que realmente está a acontecer por aqui. O que está a vista é que o país está todo ele novamente do MLSTP e de Pinto da Costa. Voltamos ao monopartidarismo (disfarçado). Mais um bocadinho e vão começar as perceguições (ou és do partido ou estás contra o país).Porque o PCD e o MDFM foram abafados (por causa de ganância) e o ADI retirou-se (até as próximas eleições. Isto se houver próximas eleições.
      Aliás, já estou a ver o filme: O PCD e o MDFM já foram abafados, o ADI vai ser acusado de qualquer coisa contra o país para não poder concorrer às eleições. Resultado: Só restará o MLSTP que como disse o seu líder em Luanda onde foi buscar o dinheiro para a campanhã “pretendem ganhar em 2014 com maioria absoluta”. Como gente? Ah, claro, se não houver mais concorrentes, claro que vão ganhar com a maioria absoluta. Hehehehehe, vou me rir mesmo é desta escumalha do PCD quando derem conta de que foram enganados e passados para trás. heheheheh

  22. Paracetamol 500mg

    2 de Fevereiro de 2013 at 22:16

    Credo Gabriel Costa!!! Não havia pessoa melhor? Criticaste tanto o ex procurador nas palestras e conferências, para fazer está coisa? Que se passa com a tua convicção de “Homem médio” “una bona patear familia”?

    Por amor de Deus. O casal preguiço e sanguessuga assaltaram o país. Um na AN e o outro na Procuradoria.
    Este pais perdeu norte e o sul. Rei amador não merece o tamanho insulto. Isto é pobreza e ganancia na sua mais perfeita acção.

  23. Jose Rocha

    3 de Fevereiro de 2013 at 9:23

    A republica das bananas no seu melhor.

  24. mimi

    3 de Fevereiro de 2013 at 10:03

    Parabéns dra Elsa , viva MLSTP viva viva

    • John Smith

      3 de Fevereiro de 2013 at 14:57

      Agora ela também ja é Dra.? Eu que pensava que era apenas licenciada.

  25. cidadão santomense

    3 de Fevereiro de 2013 at 11:04

    Cara Dra ELSA PINTO.
    Comece Primeiro por ROBERTO RAPOSO,por favor,em nome do bom nome da Justiça.
    Agora é a vez dele de sentar do outro lado da mesa e para lhe responder sobre toda a MAFIA em S.Tomé e …..(desculpe!)no príncipe,NÃO.

  26. mama

    3 de Fevereiro de 2013 at 11:20

    O trio esta formado, essa erá a vossa vontade serem sempre os donos de são tomé, mas um dia esta terra terá gentes fortes capazer de dizer basta dos bandidos.

  27. carlos

    3 de Fevereiro de 2013 at 12:06

    Foi o mesmo que o anterior governo fez. Ora vejamos, o anterior Presidente da Assembleia Evaristo de Carvalho, 1º Ministro Patrice Trovoada, e os Ministros foram todos do ADI, além de mais foram as Presidências. Só que perderam. Meus senhores sejam coerentes! Ninguém vai buscar um desconhecido para governar a sua casa. Sendo assim antes termos pessoas competentes do que um bando de incompetentes como eram, os membros do anterior governo e o eix Procurador da Republica que lá esteve 6 anos e nada fez, além de Politiquices e o papel de um Procurador não é fazer Politica.

  28. albertino

    3 de Fevereiro de 2013 at 13:02

    RAPOSO deve ser ouvido rapidamente por Elsa Pinto.
    ELE sabe sobre toda máfia,dinheiro sujo,tráficos de droga e tudo mais durante o governo de Patrice Trovoada.
    ALIÁS:
    ROBERTO RAPOSO é um dos CABECILHAS desta máfia,que preparam uma SITUAÇÃO de Guerra em S.Tomé e Príncipe.
    Sr OSCARITO!
    Por favor:dorme com uma vista aberta,outra fechada.SALVE S.TOMÉ E PRÍNCIPE.
    Cuidado:Camarão que dorme água leva.CUIDADO para o própruio senhor também não ser levado por esta ÁGUA junto com camarão adormecido.
    Está avisado.

  29. Carlitos

    3 de Fevereiro de 2013 at 13:15

    Haver vamos, agora é que são elas. Os dirigentes do MLSTP e do PCD caminho aberto a corrupção, mais roças, mais casas, mais dinheiro para as campanhas. A tia Elsa vai arquivar tudo.

    Pelo menos vão safar desta vez…. Um dia isto vai arrebemtar…

  30. santola

    3 de Fevereiro de 2013 at 13:58

    Não podemos esquecer que seu marido também está envolvido em casos de corrupção na sua propia zona e solicita as pessoas de Folha-Fede,por isso ela não estara em condições de fazer nada.

  31. E. Santos

    3 de Fevereiro de 2013 at 15:41

    Para os mais destraídos…espero sinceramente que a comunidade internacional esteja a prestar atenção a este apís e naquilo que Pinto da Costa o quer novamente transformar.

    Mais uma do MLSTP para o cargo chave do país. Agora temos:
    Presidente da República: MLSTP
    Presidente da Assembleia: MLSTP fraudulentamente empossado pelo Presidente
    Governo: MLSTP do Presidente
    Procurador da República: MLSTP noemado pelo Presidente
    Conselho de Estado: MLSTP (ex, actuais e simpatizantes)

    E depois não digam que eu não avisei. Agora estão todos a bater palamas para a acção do Presidente. Quando derem conta de que acabou a democracia neste nosso São Tomé, é que vão ser elas. Uma grande derrota e bofetada sem luvas aos mentores do dorrube do monopartidarismo de 1990. A ver vamos, a saga dos próximos capítulos.

  32. JOSE CARLOS

    3 de Fevereiro de 2013 at 16:08

    Bem, criticar por criticar não leva a lado nenhum, apesar de reconhecer que a Dra. Elsa Pinto poderá estar condicionada ao cargo em virtude da sua ligação ao MLSTP / PSD, mas temos de lhe reconhecer competências para o cargo, agora o importante é esperar para ver o que ela será capaz de fazer….Por outro lado, é preciso não se esquecer que no nosso País, as pessoas que mais criticam, quando se lhes é dada a oportunidade fazem igual ou pior, por isso, enquanto são-tomense dou o beneficio de dúvida a Dra. Elsa Pinto, força, segue em frente e e ame o seu País acima de tudo…

  33. zeme Almeida

    3 de Fevereiro de 2013 at 16:47

    O senhor {Albertino}deve ser muito jovem e vem para este espaco apoiar o senhor (OSCARITO).porque?O senhor quer intimidar as pessoas com este homem,porque?S.Tome e Principe,jamais podera aceitar ser intimidado por ninguem, seja quem for!Se a Democracia ainda nao chegou a STP,diz em voz alta senhor desgracado.Quero-lhe refrescar um pouco a mimoria. O senhor ainda recorda de um jovem que vivia em Fruta-Fruta que foi baleiado no testiculo por senhor OSCARITO,perdeu tesao ficou doido e acabou por morrer? O senhor acha isto normal e vem pra este espaco apoiar esta homem??Se acha isto normal,é porque nao bateu na sua porta!Basta de intimidacoes o povo precisa de andar livre.Que Deus nao durma que um dia o senhor Oscarito ira lhe bater a porta nem que seja um dos seus familires.OK!

  34. zeme Almeida

    3 de Fevereiro de 2013 at 16:48

    Este homem?

  35. O Analista e Censurador

    3 de Fevereiro de 2013 at 22:16

    Não estou a julgar ninguém, mas numa pequena analise com perfeição, o actual Primeiro Ministro e a Procuradora Geral da Republica não têm carisma para serem dirigentes em São Tomé e Príncipe. Digo isto porque nunca deram provas para tal. Gabriel Costa, é um autoritário, Elsa Pinto, mal sabe fazer um discurso como é que consegue gerir e dirigir Procuradoria da Republica!…Essas escolhas não foram bem feitas. Mais quem manda pode, vamos ter que engolir esse sapo.

  36. João Rodrigues Serôdio

    3 de Fevereiro de 2013 at 22:25

    Como dizem os brasileiros,” não tem tu,vai tu mesmo.” Isto a propósito da nomeação deste Cargo.Dentro do Ministério Público Santomense,não haverá um Magistrado/a que,pela sua competência,verticalidade e sobretudo independente de qualquer Partido Político para o exercício de Procurador-Geral da República? Atente-se no pormenor para o facto da 2ª e 3ª Figura na Hierarquia do Estado, serem marido e esposa, o que configura conflitos de interesses, e no regular funcionamento das Instituições.Não tenho memória em qualquer democracia do mundo,onde esta situação aconteça,o que para além de original, é surrealista.Será que os Procuradores-Adjuntos, também terão algum laço de parentesco? Seria a cereja no topo do bolo.Já nada me surpreende na Classe Dirigente deste País,que com a conivência de um Presidente,vai paulatinamente fazendo o seu ajuste de contas.E o Povo vai cantando e rindo,pois é com bolos que se enganam os tolos.

  37. Quá ê dá ê dá

    3 de Fevereiro de 2013 at 22:52

    Poder-me-ia, alguém responder-me, Elsa Pinto é Magistrada, de formação e carreira? Creiose ser este um dos requisitos ao postulante do cargo.

  38. Barão de Água Ize

    3 de Fevereiro de 2013 at 23:15

    Só falta experimentar em STP, marido, Presidente da República e mulher, 1º Ministro. Ou vice-versa!
    Está tudo bem, porque dormem em camas separadas……..

    • Leitão

      3 de Fevereiro de 2013 at 23:47

      Só me faltava esta…. O país bateu no fundo. Esta senhora não tem condições objectivas para ser procuradora da república. Isto só acontece em S.Tomé. Como é possível uma coisa desta???? A mulher em causa foi sempre política e governante do MLSTP. Não é suficientemente distante para ter juízo equilibrado e justo sobre as funções que vai ocupar. Não tem preparação jurídica para estas funções porque sempre foi política. Nunca apresentou uma reflexão sobre o sector de justiça no país. Nunca lhe ouvi dizer uma coisa racional sobre o tema de justiça e em particular sobre a organização do ministério público. Nunca fez mais nada na vida senão exercer cargos políticos. Tem no seu currículo algum rasto de corrupção. Como é que podem colocar uma pessoa desta como procuradora da república??? Isto é uma bandalheira autêntica. Onde vamos parar?

    • E. Santos

      4 de Fevereiro de 2013 at 10:41

      Perguntem ao presidente Pinto da Costa que a indicou para o cargo. Ele sabe porque o fez. A nós esta nomeação não interessa, mas a ele interessa de certeza.
      E depois vêm dizer que caos é coisa de Patrice Trovoada. Vocês querem mais caos do que isso?
      Este pais está virado “fuba cu bicho”.
      E é engraçado porque sinceramente eu depositei confiança no Pinto de Costa, votei nele achando que ele depois da experiência monopartidária quereria se redimir da má imagem que deixou aos são-tomenses e ao mundo. Mas infelizmente, enganei-me. Pinto está igual a ele mesmo.
      Não serão os São-tomenses e nem o Patrice Trovoada a lhe tirar o poder. A comunidade internacional que não gosta de ditadores, mais a mais, reincidentes, já devem neste momento estar atentos a suas manobras políticas.
      A mim envergonha-me, porque de facto, eu depositei confiança em Pinto da Costa, mesmo aqui neste fórum, contra tudo e todos.
      A ver vamos…

  39. Fazenda Pinto

    4 de Fevereiro de 2013 at 6:07

    Fazenda Pinto e Costa entra em accao;Pinto da costa emplementou a democracia em Sao tome e nao gostou agora vai tira-lo…muito inteligente.Sao Tome ja e do MLSTP como Angola pertence ao MPLA por isso estiveram em Luanda.

  40. ADELINO DOS SANTOS

    4 de Fevereiro de 2013 at 7:26

    Os santomenses têm que ter pensamento positivo e isso ajuda o país a tomar outro rumo,temos que deixar de ser pessimista em tudo,para bem de S.T.P

  41. original

    4 de Fevereiro de 2013 at 7:34

    Acho que não se deve criticar por criticar.Não podemos importar alguém para ser Procurador Geral da República e temos que recorrer a alguém com um determinado perfil e que faça algo diferente. Lamentávelmente,temos que usar o que temos quer Elsa,Maria ou Antónia desde que tenha demonstrado alguma capacidade ou será que vamos meter um jovem a lidar com matérias tão delicada?

  42. Aristides Barros

    4 de Fevereiro de 2013 at 7:40

    Escolha de uma Deputada, membro da Comissão Política de um partido no poder para exercer funções de PGR. Acho que é uma má escolha.

    • "Nós por cá e a nossa maneira"

      5 de Fevereiro de 2013 at 12:46

      …..é mesmo uma má opção….não se deve mistura a politica com estas funções ……mas como aqui esta tudo ministurado neste país….não vale apena chamar atenção para nada…..

      …..haver vamos….

  43. patriota

    4 de Fevereiro de 2013 at 8:29

    ja la vao 6 anos ou duas eleiçoes que o mlstp nao ganha. no entanto estao sempre por detraz da queda de varios governos, isto podemos dizer que é democracia, nao podemos negar, mas, isto quer dizer que o estilo de governação que o mlstp tem feito nos ultimos anos, o povo ja não quer. mesmo assim o mlstp insiste na mesma tecla. esta nomeação mais uma vez vem demonstrar que este partido nao quer nada do progresso, sao burros ou teimosos, mas uma coisa é certa o partido que tem mas elementos envolvidos na corrupcção sao do mlstp, basta ver sinais de riquezas desses elementos, o que fara a nova procuradora?levar seus colegas do partido a tribunal e manchar a imagem do partido que ja esta la em baixo? os assessores do pinto que fala-se por ai que sao competentes, dessa vez falharam redondamente. assim este partido nao tem futuro, o povo ja esta mais maduro.

  44. C. Semedo

    4 de Fevereiro de 2013 at 9:01

    Afinal de contas onde estamos?
    Uma dupla de corruptos e autenticos preguiçosos, que desde 1975 vivem a custa dos fracos recursos deste povo e deste país, sempre como deputados e membros de vários governos corruptos que levaram este país ao extremos. O marido enquanto ministro apoderou-se de várias parcelas de terras para si e os seus comparsas e não só como as negociou. A senhora é Administradora do Banco Central de S.Tomé e Príncipe onde puxa boa masa sem fazer nada é também Presidente ou vice-presidente de uma das comissões da Assembleia onde tbm puxa boa massa, e é poliqueira de carreira. Será que no M. Pública não há pessoas de capacidade técnica reconhecida para este cargo. Com tantos quadros desempregado e a senhora com 2, 3 quatro e outros que hão de vir

  45. V.S s.t.p

    4 de Fevereiro de 2013 at 9:42

    Meus caros era para isso que assaltaram o poder, pois agora esta claro que não queriam a Pessoa do P. Trovoada e estavam a dificulta-lhe o trabalho pois sabiam que ele sim com ajuda de muitos que ainda temos com bom indole iriam fazer algo diferente desta PALHAÇADA que esta havendo agora, é lamentavel. a pergunta que faço é
    Com um Presidente de Supremo Tribunal assim, uma Ministra de Justiça que nem aqui vivia, e uma Procuradora que dispensa comentario, qual garantia e que jusiça teremos no presente e futuro?

  46. tchuna baby

    4 de Fevereiro de 2013 at 9:55

    nós Já sabíamos a bués quem é o maestro, orquestrador desta crise política…Mas faziamos ouvido de mercador quando o ADIenses reclamavam mas basta minha gente o que é isso? ludibriaranos com 90% de Ministros competentes e ainda não corruptos e agora é isso? de tanto reclamar estam a conceder lugares aos nossos burladores de sempre o que é isso? os já não há competencia no MLSTP ? temos que voltar a esta zero? porque? porque?
    Veja o Dirctor do comércio o que é isso? tamos a andar para trás muda cara minha gente………….será que Vcs não aprendem a lição? assim nunca mais vão ganhar eleições, ou tb não precisam mais neh com a fuga de dados no CEN…

  47. Anjo do Céu

    4 de Fevereiro de 2013 at 10:02

    Sr PINTO COSTA está com saudade da turma dos 15 anos de ditadura.Recordemos que Alcino Pinto e Gabriel Costa eram Secretário e scretário adjunto da JMLSTP e os mesmos conheciam vários truques de Pinto. Agora que começam a investigar casos que sempre travou desenvolvimento do nosso País.Ninguem pode ficar impune. Alcinp Pinto foi director de LASTP e lá teve desfalque.Todas maquinas pesadas da UMRE (Manutençao de estradas)foi recolhido para seu quintal e apoderou_se .Sra Procuradora tem k começar a rever tambem esses casos.Estou atento

  48. Vagi bangangunu

    4 de Fevereiro de 2013 at 10:05

    Eu pessoalmente sou da opiniao que nao ha solucao para a Africa em geral e STP em particular. Ora vejamos: Em STP diz-se haver democracia e por ai fora, bem certo e que assim esta escrito no papel.Mas a verdade e que aqueles individuos que sao vosso dirrigente nao fazem cumprir a mesma. Recentemente em, no MINISTERIO DE EDUCACAO, obrigava-se os estudantes em plena democracia assinar uma declaracao na qual consta que aqueles que revindicaram o seu direito de bolssa sera ponido.Mas pergunto onde esta DEMOCRACIA? Entao o que e que aqueles parvos penssam? Num pais onde 90% da populacao passa estrema pobreza, digo isto sendo que os atrasos sao demasiado lngose os encarregados de educacao nao tem condicoes para suster os seu filhotes no esterior. O mais barbaro de tudo , e que os implementadores da referida lei, os seus filhos alem de serem favorecidos pela sorte de quem os gerou ainda em muitas circunstancias gozam do privilegio de poderem estudar nos paises teoricamentes mais favoraveis. Talvez aqueles bandos de brutos que dizem ser governantes querem que os coitadinhos morram no esterior de fome e humiliacao. Bem para concluir so queria dizer que nenhum governo vai mudar condicao nem dos cidadao no pais nem tao pouco no esterior. NAO SENDO NEGATIVO MAS SIM REALISTA GOSTARIA DE DIZER QUE SAOTOME E PRINCIPE NAO SOLUCAO.

  49. malebobo

    4 de Fevereiro de 2013 at 11:09

    STP, Republicas das bananas, está tudo claro,não é preciso nenhuma leituras mais de stp,

  50. binóculo seculo XXI

    4 de Fevereiro de 2013 at 11:16

    Parabéns Dra. Elsa Pinto. Mulher formada, culta, de fino trato, uma figura incontestável e incontornável da actualidade. Muita sorte, coragem e com a sua dinâmica e dedicação levará a bom porto esta nobre mais espinhosa missão.
    Força, braço potente.

    • Fernando

      4 de Fevereiro de 2013 at 11:43

      Fino trato???? Mas qual fino trato, minha gente?! Esta senhora não tem condições nem técnicas nem ética para ocupar um cargo desta natureza. Onde já se viu uma coisa desta? Só em S.Tomé. Esta senhora é exactamente o contrário daquilo que deveria ser aconselhável colocar nesta função. Tenho muita pena deste país. Nunca pensei que pudessemos descer a este nível. O que é que os nossos parceiros internacionais vão pensar de nós??? Nunca vi um povo com tante capacidade de se fazer sofrer desnecessariamente. Qualquer dia tudo isto vai acabar.

  51. joca de madre de deus

    4 de Fevereiro de 2013 at 13:51

    Muitos que aqui estao a comentar votaram… Pinto. Todos sabemos ou sabiamos de que Pinto se tratava. Ele tanto tentou que conseguiu. So o CEGO não via qual era as suas intençoes. Digam-me em abono da verdade alguem que ja tinha sido PR 15 anos a insistir em voltar a ser PR dp de ser tantas vezes humilhado, so podia ter uma agenda… VINGAR-SE. Agora aguentem.

    • E. Santos

      5 de Fevereiro de 2013 at 10:56

      Não gostava de acreditar nisso, mas se calhar tens razão. Tudo indica que sim. Vamos continuar a assistir, a ver onde isso vai chegar.
      Sabe quem é que vai me dar mais graça nesta história toda? Bidão. hehehehe. De lembrar que em 1990 ele foi ferrozmente contra Pinto da Costa, agora enganaram o PCD com golpe de mestre. Hehehehe, bem feita. Plôco manjoca é que dá nisso.
      Porque com mais ou menos liberdade, nós coitados vamos continuar a viver a nossa vida de sempre. Estes parasitas é que vão se estrepar. hahahaha. o Caos vai ser mesmo quando vocês e vocês se pegarem. Nós vamos assistir de camarrote.

  52. GUALTER SOARES

    4 de Fevereiro de 2013 at 15:49

    E assim vai o paradigma do Estado Democratico

  53. MLSTPENSES

    4 de Fevereiro de 2013 at 16:49

    Começam a chover TACHOS nas alas de MLSTP e pcd.

    Assaltaram o poder para voltarem a viver de tachos…

    Agora é que esses corruptos de MLSTP e PCD terão terreno fértil para corrupção.

    Estão de parabéns por destruirem o nosso país…

    • Mimi

      5 de Fevereiro de 2013 at 11:32

      Tal como choveram no do ADI…

  54. Mario da Costa

    4 de Fevereiro de 2013 at 17:34

    Ha coisas que não se pode explicar, nem no Reino de QUIFINDA. República de Cunha e C. Gerais.
    RCCG

  55. BALU KUADO

    4 de Fevereiro de 2013 at 18:00

    Este país não tem Estado. EWm bom rigor e nos paises sérios, nunca se nomea uma pessoa que está embebida em politica, candidato presideneicla etc etc, PGR. É uma função tecnica e nãi politica como dizes os tipicos atrasados de STP. Não é por acaso que deve ser de preferência um magistrado; é ultimo recurso pode ser um jurista idoneo, com experiência no dominio do foro (judiciário) e tecnicamente competente. E obviamente pelo menos presumivelmente inde+pendente. Ela nunca ytrabalho na justiça. Ter sido ministra é, ,muito eventualmente, uma experiêncua politica e que só serve +para funçºões tipicamente politica… ela candidatou-se a PR.Ela nãoi sabe de justiça porque nunca trabalho sequer como advogado. Só foi fanfarona de politica. Não sabe de processo etc etc.

    O cessante até devia abandonar o MP e não estar lá como PGR ADjunto, lugarque ele preperou para ele de forma ilegal sobtre o qual esta nova PGReverá pronunciar. Ou relegá-lo la paraos cantos do MP como umk inutil.

    Já agora, SRª. Procuradora, fica atenta e mande averiguar, discretamente o que se passa com as contas dos tribunais… o famoso conselho de adminsitração e o corregionário DAF. Muita bagunça financeira. Informações fidedigmnas dizem que muito dinheiro é comigo lá nesses tribunais. Viagens, ingresso de venchas e familia e amigos movimentação de contas etc. transferências e pagamentos duvidososos e eilegais. Por favor vejam as contas dos Tribunais. Ouvimos muita coisa sobre isso. Há que fazer uma auditoria e um inquerito sobreas contas dos Tribunais.

  56. Carlos

    4 de Fevereiro de 2013 at 21:14

    Estamos a volta para para decada de 70/80/e 90.aonde o governo era formado com Costa e Pinto..Sera que a familia Pinto e Costa e q tem a capacidade intelecual neste pais…
    o capital intelectual de STP e so e familia Costa e Pinto!!!??
    Alguns Costa estao caducado e viciado meus senhores.Nos nao teremos desenvolvimento assim temos capital intelectual a mais neste pais…Nao vamos ficar preso no passado…

  57. Fla Ceto

    5 de Fevereiro de 2013 at 2:39

    Meu Deus será quem em stp ja nao tem outras figuras que sentaram na carteira, com capacidade suficiente para tb dar o seu contributo onde e que vamos com estes pensamentos mediuques e por isso que stp esta assim existem caducos do que Empreendedores, depois e senhor pinto da costa tem amabilidade de vir a televisao e dizer que os jovens sao o futuro da naçao ,mas com esse pensamento assim medioque podes crer que vamos ter pouco ano de vivencia, agora acho que todo mundo agora vai ter que mudar do seu apelido ou sua identidade porque vejo que ai so vao ter previlegio quem tem a besta na testa com identificaçao PINTO…. estamos fodido por isso agora entendemos o porque da vossa manobra contra Patrice Trovoada.

    Por isso meu povo ficam atento com isso

  58. Fla Ceto

    5 de Fevereiro de 2013 at 2:46

    Dai a pouco vai ser o presidente do tribunal de contas dai o PR tera dominio geral

  59. PALOPUS

    5 de Fevereiro de 2013 at 8:05

    mas nao diseram queremos sangue novos e quadros novos?

  60. deixagotra

    5 de Fevereiro de 2013 at 8:28

    Guerra avisada nao mata ninguem
    Pai grande toma toma toma.

    fui

  61. deixagotra

    5 de Fevereiro de 2013 at 8:30

    porco de mandioca morre porco de mandioca
    foi avisado

  62. Verdadeiro

    5 de Fevereiro de 2013 at 9:43

    STP nunca sairá deste buraco, porque á maioria dos Jovens que suponham que O Pinto é Pai Grande viria mudar muita coisa deveriam dar ouvido aos mais Velhos desta terra que bem o conhecem sabem do que ele é capas de fazer ou não para STP.
    Antes de falar mal fazemos uma reflecção rápida deste STP com Os Pintos, o que os velhos contam:
    O Actual Presidente quando recebeu este Pais não tinha divida era muito rico tinha tudo para hoje esta no topo dávamos dinheiro ao cabo Verde ajudávamos os nossos irmãos vizinhos, e muito mais onde ele deixou tudo isso ele foi o Gestor da coisa Pública durante o seu mandato que temos hoje, temos ele e a sua família novamente com um espírito de ganância corrupção e ninguém diz nada, onde esta aquela velha ideia de que querem formar partido único, já chegamos lá ou não?
    Eu quero ver aqueles comentadores natos á comentarem alguma coisa agora, Publicarem á Lista remetida para os Ministros dos alvos abaterem nas direcções, Desculpa Sr. Presidente o senhor veio ajudar STP a Subir na Lista negra, Bem aja a todos.

  63. Mascara de GAZ

    5 de Fevereiro de 2013 at 10:18

    Com estes comentaristas do querido Jornal Tela Non. Muitos ja estao com dificiencia cardiada. Deixe a Dra. Elsa Pinto e depois ver-se-a. Deixem de Odio e rancores. Estao agora na oposicao, porque nao tiveram a cabeca livre, por isso esperem daqui a dois ou mais anos para tentarem conseguir novamente o poder, sejam pacientes e com uma oposicao positiva. deixem de contrainformacao. Obrigado.

  64. Roça Nova Moca

    5 de Fevereiro de 2013 at 11:45

    Quem deve estar zangadissimo com esta nomeação é o Presidente do Governo Regional, Engº Tozé Cassandra.
    Esta senhora ja lhe tinha prometido cadeia, se continuasse a desligar os radares!!!
    Agora, ela vai ter que começar com algo!
    Por exemplo, fabrica de Bobô forro, Ceramica. Aonde páram os guinchos todos!! Os tabuleiros da fabrica, camiões, Etc.
    A FDJ! materiais,
    Ajuda publica!
    30 Mil Barris de petroleo!!
    É pa!!!!
    Sum mè PIXIm Molè EEEE!

  65. Anjo do Céu

    5 de Fevereiro de 2013 at 13:20

    POvo de São Tomé e Prinicipe nao podem ficar calado com essa nomeação de Elsa Pinto como Procuradora Geral da republica. Em nenhum País do mundo dentro de uma casa o casal não podem exercer os cargos tão relevante como Orgãos de Soberania. Se Alcindo Pinto já é Presidente da Assembleia ela ja não pode ocupar esse cargo.Essa nomeação e altamente inconstitucional.Os Conselheiros do Presidente falhou em tudo de não analizar profundamente a consequencia futura que isso vai ter em tomada de grandes decisões que requer intervenção dos 2

  66. V.S s.t.p

    5 de Fevereiro de 2013 at 16:07

    Ja estão a tirar ilações quando nos do ADI diziamos que a crise foi Forjada vcs tão a ver agora porque o P.COsta estava tramando as escondidas brincando de menino bom e salvador da Pátria, agora está mostrando o seu verdadeiro modivo. e disse nas campanhas ” O POVO PEDIU E PINTO ACEITO” agora estamos a ver, o arroz que o anterior governo vez de tudo para ser comercializado a preço baixo, ja está de novo nas mãos dos Delfim e filhos LDt, agora estão a ver PAI grande esta mostrando a sua verdadeira face…….

  67. Porto Real & Sundy

    6 de Fevereiro de 2013 at 13:37

    Conselheiros falharam? Não, nada é assim mesmo.
    O projecto foi isso mesmo, como resultado, uma avaliação ao meio percurso. Falta o final da coisa!!
    Muita !

  68. sotavento

    7 de Fevereiro de 2013 at 13:04

    o que vejo e penso é o seguinte:a nossa classe politica hoje que por sinal sao pessimos politicos, que nao entendem nada de nada de politica só pensam no poder, só pensam estar na cupla para que tenham a dita imunidade e fazerem tudo que lhes vem na alma, pisar desviar o pouco que deveria ser para o progresso do pais e para o bem estar deste povo martir, deste povo que é enganado robado marginalizado…senao vejamos; esta senhora se tivera um poco de bom senso nunca aceitaria esse cargo quando la propuseram, por uma questao de seriedade de consciencia de uma conduta digna de quem serve a uma nacao.Que moral tem elaq de investigar delitos de colarinho branco?Uma pessoa que supostamente tem conduta condenavél nao pode ocupar uma funcao tao prestigiosa como a de procurador geral da republica

  69. Porto Real & Sundy

    8 de Fevereiro de 2013 at 12:15

    Sempre foi assim.
    1º eu, 2º eu, 3º eu, 4ºnós, 5º se restar!!
    Lembram-se disso, foi a 30 de Setembro ou 12 de Julho de 1979/80, Praça Yon gato!!
    Ja tivemos homem e mulher ministro, por isso!!
    Drº Celestimo Rocha da Costa, falecido e sua esposa D. Ligia Costa.
    Entre outros, Embaixador em Angola, director de gabinete, Director de Roça, Ministro de Agricultura, “DEçu paga CC da non”etc Tudo eram “COSTA”, Vivêee, muito, viagem no exterior, infidelidade infinita.Deus nos acuda!!

  70. Dama do Blim

    11 de Fevereiro de 2013 at 16:53

    Presidente – Manuela Pinto da Costa
    Presidente da Assembleia – Alcino Pinto
    Primeiro Ministro – Gabriel Costa
    Produradora Geral da Republica – Elsa Pinto
    O país esta Pintado é pinto por todos os lados

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top