Política

Nomeação e investidura de Elsa Pinto como Procuradora Geral da República já é um escândalo nacional

A Ordem dos Advogados, já aconselhou a Procuradora Geral da República a demitir-se do cargo. A ordem dos advogados diz que o perfil de Elsa Pinto não é compatível com as exigências da função de Procuradora Geral da República.

Investida nas funções de Procuradora Geral da República, na última terça – feira, pelo Presidente da República Manuel Pinto da Costa, sob proposta do Governo liderado pelo jurista Gabriel Costa, que foi bastonário da ordem dos advogados, a figura de Elsa Pinto, está envolta numa polémica que já se transformou em escândalo.

A Ordem dos Advogados numa intervenção em directo na TVS contestou a nomeação e investidura na nova Procuradora Geral da República. «O Conselho Superior da Ordem dos Advogados, entende que o perfil da nova procuradora geral da república, que é alguém que veio das fileiras de um partido político, foi deputada, membro do conselho de Estado, foi candidata a Presidente da República nas últimas eleições, que esse perfil não é compatível com o perfil que se exige para uma procuradora geral da república», declarou a bastonária da ordem dos advogados, Celiza de Deus Lima.

A polémica a volta da incompatibilidade, evolui para escândalo. Tudo porque segundo a Ordem dos Advogados, a Nova Procuradora Geral da República, é alvo de um processo crime que corre os seus trâmites nos Tribunais, e que deveria estar coberto pelo segredo de justiça. No entanto foi posto na praça pública. «Haverá um processo crime a correr os seus termos na PGR. Houve aqui também uma violação do segredo de justiça. Porque o processo nesta fase estará na fase de inquérito. E só deveria tornar-se público com o despacho de acusação. Já veio a praça pública, e já está haver  um aproveitamento da situação, a senhora PGR que goza da presunção da inocência já está a ser julgada na praça pública», referiu Celiza de Deus Lima.

Polémica e escândalo em torno da figura de Elsa Pinto, como Procuradora Geral da República, que leva a Ordem dos Advogados a denunciar promiscuidade. «Entendemos que há alguma promiscuidade entre o político e o judicial. Portanto num Estado de direito democrático há uma clara separação entre o poder político e o poder judicial, e para o exercício dessas funções o que se espera, é de facto perfil de alguém que não possa ser conotado politicamente», sublinhou a bastonária da ordem dos advogados.

O Governo que propôs Elsa Pinto para o cargo terá dado um valente tiro nos pés. Para a ordem dos advogados numa altura em que o próprio executivo defende a credibilização e moralização da justiça, a nomeação e investidura de Elsa Pinto, desvirtua tal propósito. «Este perfil não é compatível com a ideia da credibilidade, de isenção, imparcialidade e objectividade que se espera do Ministério Público. O que não gostaríamos é que a instituição como tal saísse fragilizada no meio de todo este processo», fundamentou Celiza De Deus Lima.

Por tudo isso a Ordem dos Advogados, chega à conclusão que « seria aconselhável que a senhora PGR coloca-se o lugar a disposição, porque a polémica a volta da senhora PGR não tem haver apenas com o perfil, haverá um processo crime a correr os seus termos na PGR», concluiu a bastonária da Ordem dos Advogados.

Abel Veiga

    98 comentários

98 comentários

  1. HLN

    11 de Fevereiro de 2013 as 9:54

    Que escândalo, ela não sabia? as pessoas em STP, não sabem realmente o que devem exercer ou não é mesmo panha pé, Força Celiza

    • Maiker

      11 de Fevereiro de 2013 as 11:09

      Concordo plenamente com a Bastonária da ordem dos advogados DrªCeliza de Deus Lima, a senhora Elsa Pinto não têm o perfil para ser Procuradora Geral da Republica, não obstante da senhora Elsa Pinto vir das fileiras de um partido, existe um processo-crime contra ela, é acusada de ter passado cheque sem cobertura quando era candidata as eleições presidenciais, está senhora defende uma cor partidária sendo assim ela não vai ser imparcial.
      Toda gente sabe que o nome dessa senhora não foi proposto pelo governo, foi o senhor Presidente da república Manuel Pinto da Costa que mandou o seu ministro Gabriel costa a nomear essa senhora, toda gente sabe que Gabriel costa é um pseudo Primeiro-ministro porque na verdade quem manda é o senhor Manuel do Espírito Santo Pinto da Costa.
      Nunca na vida o Dr. Gabriel costa iria nomear o nome dessa senhora porque ele foi bastonário da Ordem dos advogados ele sabe mas do que ninguém que Elsa Pinto não possui o perfil para ser PGR, mas ele tem que fazer o que o seu chefe manda.
      Pinto da costa não cresce mesmo, uma vez pinto sempre pinto, nunca transforma em galo, o Pinto da costa está a atrasar o pais, o pais não tem um governo o pais está parado.

    • Lévé-Léngué

      11 de Fevereiro de 2013 as 12:34

      Sinceramente eu esperava uma atitude mais democrática do Dr. Pinto da Costa e do seu legitimo imitador Dr. Gabriel Costa.
      Não vou questionar o porquê de tudo isso porque também é inquestionável o amor dos macacos com as bananas, mx tenho que confessar que isso me fez lembrar uma intervenção de Patrice Trovoada, quando dizia que Pinto da Costa parou no tempo e que precisava de lições sobre a democracia.
      Até parece que o nosso Presidente quer dirigir a nação com o mesmo pensamento monopartidário, julgando-se sempre acima das leis e dos princípios/valores democráticos.
      Diante de todos os requisitos legais e morais para determinar o perfil do representante máximo da nossa procuradoria-geral, só bastou o facto de ser mãe-grande no MLSTP, ser da família Pinto e ser cabeça pensante da dita Interpartidária.
      O POVO ESPERA POR UMA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA!!!

    • fla vede ca dochi

      11 de Fevereiro de 2013 as 14:26

      SR Celiza es Bastionaria com que perfim de Geraçao esperanço que transformou em A.D.I. so podes enganar maluco nao a nos lucudo estas ao seviço de algum poe DUES deixa Dra ELSA PINTO trabalhar em PAZ si quer ser POLITICA deixa de ser Bastionaria E vai ser com Dr GABRIEL COSTA deixou ordem para si e foi para PR de STP mesmo voçes nao quera e o nosso PR MINISTRO STP quando houve dezer que raposa recebeu 20.000 mil euro de sr adelino izildo de rosema onde esta voçe para defender como basto, quando huove dizer que PR ministro falou de denheiro onde que esta voçe quando PR MINISTRO foi empuçado onde que esta voçe,assinatura de quizovo pelo XIV Governo onde que esta voço, celiza irma de sao lima DEIXA dra trabalhar em paz para que sao tome entra no romo certo Vamo ver como TOME VER PARA CRER cerdo voçe cilizinha

      • Bragança

        11 de Fevereiro de 2013 as 14:47

        Caro fla vede ca dochi,
        Eu li várias vezes o seu comentário para responder-lhe, isto porque fiquei com a ideia que defende a Sra. Elsa Pinto pela seguinte expressão “…deixa Dra ELSA PINTO trabalhar..”, mas não consegui perceber o que realmente queria dizer, por isso eu agradecia que refizesse o comentário, desta vez com cabeça, tronco e membro.
        Obrigado

        • Maria

          12 de Fevereiro de 2013 as 17:12

          Concordo plenamente consigo. Há comentários tão desastrosos que nem entendo se a pessoa quer realmente exprimir as suas ideias ou se escrevem para completar o numero, é uma tristeza. Cada um concorda ou descorda com seja la que assunto for, mas por favor, os comentarios ai expostos são para ser lido. Sendo assim façam um esforço para escreves portugues.

        • Maria

          12 de Fevereiro de 2013 as 17:50

          É uma verdade. Há comentários tão desastrosos que nem entendo se a pessoa quer realmente exprimir as suas ideias ou se escrevem para completar o numero, é uma tristeza. Cada um concorda ou descorda com seja la que assunto for, mas por favor, os comentarios ai expostos são para ser lido. Sendo assim façam um esforço para escreves portugues.

    • Bingo

      13 de Fevereiro de 2013 as 9:54

      A Ordem dos Advogados e a sua bastonária, Celiza de Deus Lima, fizeram muito bem em tomar posição nessa matéria. Parabéns à OASTP e parabéns à Dra Celiza de Deus Lima.
      Mas os comentários de muitos simpatizantes óbvios do ADI neste espaço, especialmente do sr. E.Santos/ ANCA, são uma saca de hipocrisia e demagogia.

      Quando Adelino Izidro acusou Roberto Raposo nas antenas da RDPÁfrica de ter recebido milhares de euros das suas mãos para comprar uma casa em Portugal, houve um escândalo.

      Toda a gente esperou que o governo tomasse posição e pedisse explicações a RR. E que este pusesse o cargo à disposição para responder, na justiça, às acusações do Adelino.

      Mas o governo do ADI não tugiu nem mugiu e fingiu que não tinha ouvido nada.

      Porquê?

      Porque o Dr. Raposo estava sempre pronto a fazer os fretes todos ao Dr. Patrice Trovoada, transformando desavergonhadamente a Procuradoria Geral da República num instrumento do governo.

      Ah! Se a hipocrisia matasse…!

      Passar bem, pessoal!

  2. Pleto

    11 de Fevereiro de 2013 as 10:02

    Vergonha Vergonha, melhor dizendo o carnaval nunca termina no nosso STP. Transformam as instituiÇões do estado numa autentica brincadeira de carnaval e por ai andamos no cu do mundo.
    “Ante mungu”

  3. Dadán

    11 de Fevereiro de 2013 as 10:03

    Concordo plenamente

    A PGR deve por o seu cargo a disposição.

    Se não o fizer obriga o Governo a demiti-la.

    Aliás, sabendo do caso de cheque sem cobertura, seria o Banco Central também a deveria demiti-la do cargo que ocupa no banco central

    fui

  4. são tome

    11 de Fevereiro de 2013 as 10:04

    Viva liberdade de expressao, neh Celiza.
    Nunca te vimos pedir cabeça do Raposo quando ele não foi a cerimonia publica presidida pelo Presidente da Republica para ir á festa do ADI!Ou quando ele foi acusado de ter extorquido dezenas de milhares de euros para comprar casa em Lisboa. Estavas aonde Celiza?

  5. João Carlos

    11 de Fevereiro de 2013 as 10:05

    Já deveria ter colocado o cargo a disposição, não sei o que está a espera…

    • JBrown

      11 de Fevereiro de 2013 as 13:20

      Mas vocês acham mesmo que a Srª Drª Elsa se vai demitir? Não sejam tolos! Força Drª Elsa, os cães ladram mas a caravana passa!

      • E. Santos

        11 de Fevereiro de 2013 as 14:55

        Claro, para quem tem cara de pau, a caravana sempre passa. Mais uma razão para nós cidadão de bem não a querermos como PGR. O país é nosso. o Povo é quem mais ordena.
        Não posso ter um procurador com cadastro que eu não tenho, convenhamos. Que moral tem ele para falar de mim (povo).

        • JBrown

          11 de Fevereiro de 2013 as 17:51

          Quem o Sr E. Santos, gostaria de ver neste cargo, já que o Sr. se diz ser o Povo, e ser quem mais ordena?

          • E. Santos

            12 de Fevereiro de 2013 as 10:01

            Quando nomearam Roberto Raposo Procurador, ele tinha acabado de chegar ao país. Porque não nomear tantos jovens que se encontram fora e dentro do país. Não vou ser eu a indicar ninguém, não é meu trabalho este. A verdade é que não se pode continuar a ver determinadas pessoas como únicas no país.
            O país é de nós todos, há mais gente estudada no país e fora dele. Procurem, façam o trabalho que tem de ser feito. Só isso.

          • JBrown

            12 de Fevereiro de 2013 as 11:53

            E. Santos,

            Pois é! Já se apercebeu que este “trabalho” de escolher a pessoa ideal não é seu(Povo). Porque como pode imaginar o Povo não está dentro destas coisas. Logo não pode “ordenar”.

            Por isso é que lhe digo que não é intelectualmente correcto criticar por criticar.

            É bom manifestar o seu descontentamento, mas seria ainda melhor perceber o busílis da coisa e apresentar algumas ideias.

            Outra pergunta, que balanço faz da actuação do Sr. Roberto Raposo nos tempos em que ele exerceu o cargo de PGR?

  6. Me Zemé

    11 de Fevereiro de 2013 as 10:12

    Concordo totalmente com a Bastonária da Ordem dos Advogados. E o pior é que, este governo elegeu a justiça como um dos seus eixos e com o agravante do primeiro ministro ter sido Bastonário da Ordem. Sabendo que o nome do procurador geral é sugerido pelo governo, questiona-se…o que efectivamente faz o Gabriel Costa ai? Certamente ele não estaria de acordo com este nome. Porquê aceitou? Foi-lhe imposto? Se lhe foi imposto, também seria melhor o sr. primeiro ministro colocar o cargo a disposição, pois trabalhar contra a sua ideologia, estar constantemente a ser imposto coisas, ter sempre que negociar, estar como pau mandado é triste para um homem que foi bem a pouco tempo bastonário e que defendia muito a justiça. Embora ser primeiro ministro é sempre bom, pois resolve-se alguns problemas financeiros, mas a sua ideologia e credibilidade está nas ruas de amargura. Pense nisso com calma sr. PM.
    Quanto a senhora Procuradora Geral, tenha vergonha na cara e demiti-se já… este processo contra si, certamente já foi queimado. Bem Haja a todos e Deus nos Abençoe.

  7. Maria Assuncao

    11 de Fevereiro de 2013 as 10:14

    Entao Gabriel nao sabia disso, porque nao se aconselhou antes paaa!!,amo-te Celiza, forca ai.E olhem, nao ‘e vergonha nenhuma precipitar-se…o Governo pode voltar a tras e a Elca se tiver um pingo de sentido de Estado e de responsabilidade no exercicio das funcoes a que nos submetemos, deve recuar.Nem mais.
    Com cumprimentos.

  8. Maria Assuncao

    11 de Fevereiro de 2013 as 10:17

    Esquecia-me, ooh, nao tenho nada contra a pessoa da Sra Elca P, ate gosto dela, mas nao basta ser mulher de Cesar, tem de parecer e ela sabe disto!!fui
    Com cumprimentos.

  9. fexa pata

    11 de Fevereiro de 2013 as 10:18

    Pediram Pai grande ca esta ele a fazer as coisas como quer para quem nao o conhecia conheca agora como ele nao precisa mais de votos esse pais ira afundar-se com Pinto e os seus no poder num pais que nao tem 1 milhao de habitantes. “VERGONHA”

  10. Eloito santos

    11 de Fevereiro de 2013 as 10:18

    Elsa Pinto sinceramente pensei k voçês do MLSTP ainda tivessem um pouco de juizo nessa vossa cabeça, quando era governo do ADI andaram a criticar agora estão a fazer pior, ja não basta o teu marido na Presidencia da assembleia? Mais uma fez voçcês do MLSTP estão cavar a vossa propria supultura, voces deveriam uzar juizo deixar o governo de Patrice Trovoada governar enquanto voces fariam o vosso trabalho de casa para proximas eleições, mais uma vez Patrice Trovoada deu prova k voçes são fracos. Veremos qual o resultado das proximas eleições! Tirem exemplo do que foi o resultado em 2010. Sabem o porquê desse resulado? Eu respondo, devido o erro k voçês cometeram em 2008 quando deixaram cair governo de 3 meses do Patrice Trovoada e hoje voltaram a cometer o mesmo erro do passado. Quer queiramos ou não esse homem ainda sera poder um dia. Façamos o nosso trablho para o bem desse humilde povo.

    • Fernando Spencer

      11 de Fevereiro de 2013 as 10:45

      Por favor contactem a Francisca (santomense) procuradora em Portugal, ela já está aposentada. Contactem o Dionísio Xavier. Ele tb é procurador em Portugal. Não têm rabo na estrada, não devem a ninguém em STP! Há outros filhos santomenses na diáspora que podem ocupar o cargo. Façam como o Tó Zé Cassandra! Convidem os nossos na diáspora para ocupa esse cargo. Temos que salvar o MLSTP! Se assim não for, esqueçam as próximas eleições. O ADI poderá ser condenado, mas chegará lá por mérito e persistência! Estão trabalhando para isso e não estão só a procura de tachos. Primeiro ganha-se as eleições e depois procura-se o tacho. Não agora meus camaradas! Agora é para trabalharmos, limparmos a casa destes preguiçosos como o Guadêncio, a Célia, o Adelino Izidro e muitos outros parasitas que só querem o poder e não sabem trabalhar para conquistá-lo. Acorde Jorge Amado! Corra com esses parasitas que só estão prejudicando o MLSTP! Perderemos as próximas eleições se continuarmos a mercê dos Américos, dos Zé Marias, e Adelinos!

    • patriota

      11 de Fevereiro de 2013 as 11:37

      Meu caro Eloito Santos, concordo plenamente,é dificil neste pais ter uma opiniao semelhante, esses tipos de MLSTP tao a dar cabo deste pais. nao querem entrar na nova era de mundo moderno.os partidos politicos sao constituidos pelos homens, esses homens do Mlstp sao mesmo racionais? tenho muita pena de muitos jovens que fazem parte desse partido.

    • John Smith

      11 de Fevereiro de 2013 as 13:34

      A leitura que faço de tudo isso, é que nas eleiçoes de 2010, a ADI não ganhou, mas o MLSTP a perdeu, depois disso o Aurelio Martins ia ser o PM em 2014, aconteceu o que aconteceu, mas mesmo assim o MLSTP sería governo em 2014, porque a ADI estava a afundar, mas com tudo isso, a ADI sae mais forte, o que pergunto é: nesse partido (MLSTP) não ha quem pense? ou será que a ganancia se sobrepôs a capacidade de pensar?

  11. maguita tatuá

    11 de Fevereiro de 2013 as 10:23

    Senhora Presidente da O A.
    Infelizmente vivemos neste mar de tormentas de agitaçõe política e agitação. A credibilidade politica em S.Tomé e Principe existe mesmo? Não é possível um País sobreviver neste estado de coisas. Nem o senhor PR nem o senhor PM e alguns magistrados ignoravam o estado politico social da Sra. EP? Se sabiam, (penso que sabem)prq consumaram esta nomeação? Porq? Onde está a legalidade constitucional. Meus caros politicos se o peixe está podre mão se come nem dá aos outros para comer. Senhora ELSA PINTO PEÇA peça SUA DEMISSÃO. Ao menos uma vez na vida tenha ver….. Coragem

  12. Mina Zequentxi

    11 de Fevereiro de 2013 as 10:24

    A nova Procuradora Geral da Republica, foi nomeada pelo PR da Rep. Dr. Manuel Pinto da Costa, sob proposta do Governo, liderado pelo Primeiro Ministro Gabriel Costa, que foi recentemente Bastonario da Ordem dos Advogados de S.Tome e Principe. Em primeiro lugar quero dizer ao Senhor Primeiro Ministro que estou EXTREMAMENTE DECEPCIONADA com a sua postura na qualidade de Chefe do Governo e, neste caso concreto, Conselheiro do PR pois aconselhou mal. Em segundo lugar, gostaria de aconselhar a S. Excia o Sr. Presidente da Republica, a ser um Presidente da CONCORDIA e nao da discordia como tem demonstrado ser nos ultimos tempos, pois nao acredito que o Dr. manuel Pinto da Costa, empenhou-se a ser novamente PR da Republica para DESUNIR OS SANTOMENSES e conduzir o Pais ao desastre como temos vindo a notar ultimamente com a sua atitude e decisao de deixar cair o Governo de Patrice Trovoada para dar o poder a um Partido que nao ganhou as eleicoes e agora nomeia uma figura que nao reune concenso e esta a criar grande celeuma na estrutura que deveria ser a mais seria do Pais… Sum Pinto QUI DALEOOOOOOOOOOOO!!!

  13. PÓLVO de MAR BRAVO

    11 de Fevereiro de 2013 as 10:48

    Elioto Santos, não refugie no caso Elsa Pinto. A verdade é que o Governo do Patrice ja não tinha suporte para continuar a representar-nos.Somos da casa mais a consciência é nossa, e te mos que ser realista e não falço proféta.

  14. MLSTPENSES

    11 de Fevereiro de 2013 as 10:49

    Isto é consequencia de tacho sem medida, por parte de MLSTP e PCD.

    SEM VERGONHA!

    Então esse povo não sabia que essa senhora é politica e tinha processo crime na PGR?

    Como é que lhe vão colocar como Procuradora Geral da Republica?

    POUCA VERGONHA!

    Assaltaram o poder para fazer essa palhaçada?

    Que decepção, pai grande!

  15. Joker Voz do Povo

    11 de Fevereiro de 2013 as 10:52

    Nem quem propôs, nem quem nomeou são todos cumplices. Será mesmo que não sabiam?! Toda gente sabe que a distribuição de tacho está sendo feita e de uma forma errada. Porque o problema em STP é só tacho. Porque se o Patrice presta-se conta e distribui-se tacho ele ainda seria governo. Porque os que estiveram atravessar deserto nestes dois anos e meio agora querem beber tudo. Aonde é que já se viu, uma senhora política no activo a ser nomeada procuradora? uma senhora com contas com o Ministério Público a ser procuradora?! aonde? só se for em STP, porque mesmo em países ditatoriais essas coisas não acontecem. mas se também não acontecer assim, não é STP.

  16. TONHA

    11 de Fevereiro de 2013 as 11:00

    há dois anos que este caso encontra-se na pgr,porque só agora o seu lance ao tribunal,outrora não havia crime nem prova,que chantagem.

    • João Carlos

      11 de Fevereiro de 2013 as 12:47

      Tonha, cada coisa tem o seu momento propio…Chegou a hora…

  17. manga dôbôoo

    11 de Fevereiro de 2013 as 11:07

    Também acho…
    Viva ADI

  18. TC

    11 de Fevereiro de 2013 as 11:08

    Garotice da Elsa, sabujice do Gabriel, gulodice e velhice do Pinto.

  19. TONHA

    11 de Fevereiro de 2013 as 11:09

    isto é coisa do passado,se antes não havia materia para o crime,agora ja os têm ,tudo isso é orgulho do poder,vc tinha k dar lugar ao outro,não pode ser continuo,diz-me agora qual é o politico ou governante que não tem rabo na estrada,todos na maioria,inclusive…

  20. Joao Trindade

    11 de Fevereiro de 2013 as 11:19

    para mim ja constituia ato de promiscuidade o facto do nome de Elsa Pinto, mulher de um PAN eleito fraudulentamente, ter sido sugerido para ocupar o cargo de PGR. A somar a isso temos a figura de uma destacada militante de um partido, mentora e subscritora da mocao que ditou o afastamente ilegal de um governo legitimo.

  21. TONHA

    11 de Fevereiro de 2013 as 11:25

    elsa força,se precisares do meu apoio,ca estou eu

    • Dama do Blim

      11 de Fevereiro de 2013 as 15:59

      xe logo agora que Elsa viu tacho dela oces ta contra…credoeee kei deixa ela nhono um bocadinho tambem xe

  22. silvestre

    11 de Fevereiro de 2013 as 11:38

    o cargo de procurador-geral da Republica é equiparado ao Ministro e é cargo politico, da responsabilidade do PR e do primeiro-ministro. Parece-me q emissão de um cheque é uma acção executiva, assim sendo a pessoa afectada pode mover junto as autoridades simplesmente para haver seu dinheiro.
    Portanto actual PGR nao tem q colocar cargo a disposição.
    Nao quero mencionar aqui casos q aconteceram ainda noutra direcção em que nao se levantou tanta polemica.

    • E. Santos

      11 de Fevereiro de 2013 as 15:04

      Se não se levantou tanta polémica antes, AZAR. Está-se a levantar agora porque em algum momento ´temos de começar a credibilizar o país.
      E Estavamos a contar com o Presidente Pinto da Costa para isso. Ele prometeu e agora é uma borada atrás da outra. Onde já se viu.

    • Bragança

      11 de Fevereiro de 2013 as 15:06

      O senhor onde é que estudou, ou de que livro leu essa tamanha barbaridade? O senhor já ouviu falar em ética profissional? O senhor já ouviu falar em imparcialidade? Qualquer decisão que essa senhora venha a tomar que prejudique quem não pertence as fileiras do seu partido ou que seja em benefício dos que pertecem, será sempre susceptivel de interrogações, o senhor acha que isso é bom numa democracia.
      Seja idóneo e veja as coisas com olhos de ver.

      Obrigado

  23. Herminia

    11 de Fevereiro de 2013 as 11:56

    Não podemos tentar cobrir o sol com peneira, por favor, seja racional meu caro amigo Silvestre. Sejamos coerente. Deixemos de interesse pessoal e ver o interesse do Pais. Como santomense, nessa conjuntura, é melhor que ela ajude resolver o problema, pedindo a sua demissão.

  24. Eusébio Pinto

    11 de Fevereiro de 2013 as 11:56

    Por esse andar não sei qual será o rumo deste nosso país!

    Creio que para qualquer cidadão com alguma capacidade de análise, a nomeação da Dra. Elsa Pinto para o cargo em questão já perecia contrário aos princípios de isenção e imparcialidade. Estranho parece o facto de Sr. Presidente da República não ter sido capaz de dar conta daquilo que a Sra. Bastonária da Ordem dos Advogados chama de “promiscuidade entre o político e o judicial”.

    E agora? Será que o Sr. Presidente da República estará a altura de “dar a mão á palmatória”?

    Eusébio Pinto
    Luanda – Angola

    • E. Santos

      11 de Fevereiro de 2013 as 15:12

      Não, não vai dar. Não é de seu perfil admitir erro e voltar a trás.Vai uma aposta?
      Aliás, quem pactua com fraude uma vez, pactua sempre. O mais difícil é a primeira vez.
      Da mesma forma que ele não ouviu o Jurista Agostinho Fernandes na sua entrevista a TVS quando abordou a questão da eleição fraudulenta do marido da procuradora para o cargo de PAN.
      O que vai acontecer é certo: Os assessores do Presidente vão emitir uma opinião contrária a da Bastonária para livrar a cara do Presidente e depois os Juízes do Tribunal Constitucional e Admnistrativo, vão formular uma decisão também para legitimar a fraude.
      E todos vão continuar com a cara levantada como se pessoas de bem se tratasse. E nós pacatos cidadão que nos esforçamos para manter a nossa dignidade num país tão perverso como este, somos obrigados a ter instituições e dirigentes com CV mais sujo do que pau de galinheiro.
      É o país que temos. Uma vergonha.

    • E. Santos

      11 de Fevereiro de 2013 as 15:26

      Estava agora a lembrar-me de uma coisa interessante.
      Quando a antiga ministra de saúde do ADI abandonou uma secção onde estava o PR (julgo que foi isso), todos vieram para a rua comentar que ela tinha faltado ao respeito ao Presidente, uma Instituição do Estado e por aí fora.
      Agora eu pergunto, e com profunda dor pelo meu país. Como é que nós podemos ter repeito por quem nos falta com o respeito? Porque sujeitar um país a isto é faltar com o respeito ao povo, esta é que é a verdade.
      Afinal de contas, tomam-nos por quê? Acham mesmo que somos obrigados a aceitar estas coisas de bom grado?
      É uma pena Sr. Presidente. Defendi bastante a sua eleição, qualquer um se lembrará facilmente disso. Mas o Sr. Presidente tem sido uma GRANDE DECEPÇÂO. Não tenha dúvida. Uma vergonha para mim que tanto o defendi.
      Por favor, repense a sua posição e postura. O POVO espera mais de si. Errar é humano, insistir no erro é burrice.

  25. original

    11 de Fevereiro de 2013 as 12:03

    Nós estamos perante 2 situações:

    1-O Perfil da Drª Elsa que não coaduna
    com a função segundo alguns comentários

    2-Precisa-se de alguém perfeito sem nóduas
    para oucupar este cargo e segundo a
    lógica deveria ser assim.

    Existe duas hipóteses:ou mandamos vir alguém de fora que nunca esteve envolvido em nada,ou se utilizarmos alguém internamente vamos ter que utilizar alguém que pelo menos uma vez teve um caso igual a este ou qualquer outro porque em S.Tomé e Príncipe 99,9% dos políticos ou aqueles que se fazem passar por políticos,altas figuras,se tivermos que passá-los numa peneira fina,o vasilhame em baixo fica vazio.Já procuraram saber como é que os magnatas da nossa praça ficaram ricos? as pessoas que vão a comunicação social criticar os outros quem são eles na sombra? Quem oucupa altos cargos o que é que têm e como conseguiram? Concordo que ao lidarmos com o caso da Elsa,devemos aproveitar para passar a pente fino todos bandidos,malabaristas,corruptos do nosso País para vermos quem resta.Não estou a pedir que poupem a mesma,mas que usemoa a mesma energia para desmontar todos santos que temos no altar da política Santomense
    e começarmos tudo na estaca zero.

  26. mimi

    11 de Fevereiro de 2013 as 12:06

    Viva Elsa viva MLSTP

  27. mana

    11 de Fevereiro de 2013 as 13:01

    ELSA, FOI VITIMA DA SUA GRANDE AMBIÇÃO. PRESIDENTE É ELA. VIVA PINTO DA COSTA.

    • Pão com Chouriço

      11 de Fevereiro de 2013 as 13:42

      Desde o príncipio que toda a gente minimamente informada sabia que esta senhora não tinha condições para exercer este papel. Enterrou-se, desde muito jovem, na política de forma empenhada e ativa. Nunca fez nenhuma discrição em demonstrar o seu ativismo político e militante. Em alturas mais críticas da luta politica no país tomou opnião e partido de forma legítima e sem qualquer problema ou discrição.
      Nunca, pelo menos, produziu uma reflexão sobre a organização e magistratura do ministério público, em público ou em privado.
      Nunca emitiu uma ideia ou subsídios sobre a organização ou funcionamento da Justiça no país. Ela, como pessoa e cidadã, confunde-se com o MLSTP. Não se sabe onde começa uma coisa e termina a outra. Como é que podem colocar uma pessoa desta como PROCURADORA??? Sinceramente!!!

  28. zeme Almeida

    11 de Fevereiro de 2013 as 13:16

    CAOS,CAOS é o que estamos a ver das palavras ditas pelo Patrice Trovoada chefe do governo do ADI.Ja ninguem tem duvidas que os assaltos ao poder perpetrado pelo MLSTP/PSD PCD e MDFM foi uma operacao suicicida em que ,a cada um dos partidos intervenientes interessava tirar o seu cacho da pinha.Hoje,com a reparticao feita entre os assaltantes,o sentimento é de que quem mais laborou menos lucrou.Neste caso é o {PCD},verdadeira{Maria vai com todos}da politica Santomense é,dos 3 mosqueteiros que derrubaram o governo legitimo do ADI,aquele que realmente conseguiu o que queria.O que interessava o PCD era reabrir a auto-estrada da corrupcao.Via aberta pelo governo de Rafael Branco segundo o relatorio do tribunal de contas referente ao exercicio de 2009 e fechada pelo governo de ADI.Embora esta seja uma condicao necessaria para evitar o desaparecimento politico desta forca partidaria,ela nao é suficiente.Fruto das aliancas com Deus com Diabo feitas ao longo dos tempos pelos dirigentes do PCD,a militancia de base ficou atordoada,sem saber se o PCD é mesmo um partido da mudanca ou a {Maria vai com todos.Antes de terminar o meu raciocinio,gostaria e muito louvar o vosso Jornal Tela-Non pelo melhoramento do vosso trabalho de passar noticias dessas no vosso capitulo, porque somos todos saotomense e devemos remar num so sentido.Viva liberdade de impressa e expressao

  29. zeme Almeida

    11 de Fevereiro de 2013 as 13:38

    É um grande escandalo como é possivel o governo dizer que vai assumir o pagamento do motante de 15 mil euros do cheque careca passado pela entao procuradora Elsa Pinto que passou a uma firma, para salvaguardar o seu bom nome?Só em S.Tome que se pode ver destas poucas vergonhas .O governo diz que encontrou o cofre do estado vazio,podem nos dizer aonde encontraram o dinheiro para assumirem esta divida meus caros compatriotas.Nao se pode falar é porque se esta a criticar?Convenhamos meus senhores.S.Tome no seu melhor.

  30. Brillho

    11 de Fevereiro de 2013 as 14:01

    O Presidente Dr. Manuel Pinto da costa não é homem de sorrisos falsos portanto a decisão está tomada e é muito séria pois que em São Tomé à casos piores por exemplo o caso da ENAPORT quem o dirige é um Inspector Chefe das Finanças este ninguém lhe inspeciona que pois sabe-se que incompactibilidade o subordinado não inspeciona o Chefe

  31. Brillho

    11 de Fevereiro de 2013 as 14:04

    Quis dizer “que por incompatibilidade”

  32. Chocolate-Biológico

    11 de Fevereiro de 2013 as 14:19

    Meus caros…,

    §§§ …Uwê xá kúbiçósú, só fé bô bí paçá vlégonhá çé Xínhááá….§§§

    Pinto da Costa – Economista VELHACO – Sabia disto.
    Gabriel Costa – JURISTA – Sabia disto.
    Alcino Pinto – JURISTA – Sabia disto.
    Elsa Pinto – JURISTA – Sabia disto.
    Pajó E. Santo – JURISTA – Sabia disto.

    TODAS e TODOS – JURISTA e não JURISTA – Sabiam disto…

    Então eu PERGUNTO…???????????????

    Minha Senhora e Meus Senhores, até quando querem as Excelências, continuarem a bricar e gozar deste humilde POVO de São Tomé e Príncipe…???

    É verdade que, a nossa Constituição não prevê SANÇÕES, contra orgãos Institucionais, por tratarem os São-Tomenses de PARVOS e BURROS.

    Mas DEUS É GRANDE…!!!!!

    Não se ESQUEÇAM desta……

    Um abraço a todos
    Chocolate-Biológico

    • MANDJUANDADI

      12 de Fevereiro de 2013 as 9:58

      E vossomecê estava aonde?
      Sabe mandar bocas, enquanto vive e come na “mélonia”…porque nao vai ao carvao?
      IMBECIL!!!!!!!!!
      Quem sabe de algo e nao faz nenhum é “cùmplice”. Sabia, estùpidao?!!!

      • Chocolate-Biológico

        13 de Fevereiro de 2013 as 9:14

        sr. MANDJUANDADI,

        o por si aqui postado não merece em princípio, um ocupar ou uma resposta, por ferir as NORMAS elementares desse nosso espaço no “Téla Nón”.

        Mas uma vez que deixaram passar esses seus Insultos, garanto-lhe que como Povo, sou humilde e tolerante, e em muitos dos casos cá da nossa TERRA, sou o último a saber.

        Como deve também saber, graças ao Sr. Abel Veiga e esse seu Jornal entre outros da nossa praça, soube do caso da nomeação desta Sra. para o cargo de PGR.

        Claro que, só me restaria apresentar o meu desagrado, com todo o respeito que pude ao longo dos anos gozar.

        Por isso, quero aqui reiterar que além do Pajó como Jurista, o PR tem ao seu dispor outros quantos Juristas ao seus Servicos.

        Mas quero também retirar o PM Gabriel Costa da listagem dos SABEDORES, por mim aqui feita, por este ter deixado agora bem claro nas Mídias, de que o fizera não do seu livre agrado; “Fora obrigado” a ter que conviver com a Dra. Elsa Pinto como PGR.

        Bem, um eu no lugar do PM, teria posto na altura, o meu lugar à disposição, ao ter que ser coagido a conviver com uma situação dessa.

        sr. MANDJUANDADI, como vê, quando somos atingidos pela verdade e riagímos com TONS tão ISULTUOSOS como o sr. aqui o fez, deixam-mos apenas em crer, aos que no nosso meio andem e não só, de que nós estamos perante uma pobreza de Espírito e de Argumentos.

        Um abraço a todos
        Chocolate-Biológico

  33. The Politics

    11 de Fevereiro de 2013 as 14:43

    Isto traz a luz uma vez mais que em Sao Tomé a lei só se faz cumprir quando nos convém, e tudo porque não há separação de poder . Pinto da Costa é Prtesidente mais ainda tem atadura ao MLSTP por isso aceitou cegamente a nomeação da Elsa Pinta sem siquer pensar nas consequencias. Como resultado já anotput um ponto negativo no seu mandato, mas ianda pode corrigi-lo pedindo a sua camarada que se demita para evitar mais escandolo.
    Esta na hora para que STP copie o sistema americano. Este cargos publicos deve ser aprovado pela assembleia, e o resume (CV) da pesseoa indigitado deve ser debatido na assemblei. Antes de ser aceite tem de ser feita uma revisão do historial da pessoa para ver si tem caso pendente na justiça ou não.
    fuiii

  34. Aristides Barros

    11 de Fevereiro de 2013 as 14:46

    Má decisão a de nomear Elsa Pinto para PG. Não sei como o Primeiro Ministro caiu nesta armadilha pois, sabia que essa senhora era membro da CP do MLSTP e Deputada da República. O PR está a nomear os seus amigos para os cargos e está a se esquecer da ética.

  35. E. Santos

    11 de Fevereiro de 2013 as 14:49

    Até que em fim alguém vestiu as calças neste país. Não se podia esperar outra coisa da Celiza.Não andou a queimar massa cinzenta em Coimbra para tomarem-lhe como parva. Meus parabens miuda. Demonstrou que afinal de contas não somos todos palhaços nesta terra. Tentam nos fazer, se a gente se cala e concente, olha, a carapuça encaixa-se perfeitamente.
    Dei este concelho na semana passda e fico feliz que me tenham ouvido.
    Todos os juristas, juízes e cidadão de bem tem de emitir a sua opinião. Eles não dizem que estamos num país onde as pessoas podem falar livremente. Então meus caros, exerçam o direito a ter palavra, porque o país é de facto de nós todos. Não é de nenhuma fámilia em especial. Aliás, dane-se de que família sejam. Somos todos filhos da terra e fartos de conflitos de famílias mediúcre que só nos tem atrasado a vida.
    Agora vamos ver se a nova Procuradora e quem a nomeou conseguem ter vergonha na cara e pafazem marcha ré nesta palhaçada, ou como são duros na queda, insistem nesta anedota, porque somos todos pacíficos.
    O CAOS, CAOS, CAOS a que o país chegou. É uma vergonha.

  36. Espirito Santo

    11 de Fevereiro de 2013 as 15:01

    Pouca mergonha senhor Ditador Pinto da Costa.

  37. eu que sou burro o que é que eu digo

    11 de Fevereiro de 2013 as 15:14

    isso é uma vergonha de marca maior,porque vejamos um dito primeiro ministro que saiu próprio do seio da ordem comete uma vergonha dessas,então o que é que um burrão como eu faria…….
    terra de bandidos e aldrabões,vão indo nessas bandidagens,a fé que faz manter vivo é porque sei que este mundo pertence a

  38. amor divino

    11 de Fevereiro de 2013 as 15:22

    Se a memoria não me falha estao todos a esquecer do escandalo dessa sra com o pedido de dinheiro e bolsa de estudo que essa sra fez ao antigo ministro de angola o sr Higino Carneiro. Cua li munto . Sra gosta de dinheiro e o marido entao ! Tenho 36 anos e desde que conheço Alcino Pinto ele e sempre deputado e dos mais preguiçosos, qd foi ministro de equipamento social e ambiente roubou td os carros do ministerio e pos em nome dele e por isso mesmo que A DRa Milita nunca lhe quis casou com nigeriano dela e foi viver a vida dela. Preguiçoso. Casal Oportunista. Rua mesmo .

  39. Porto Real & Sundy

    11 de Fevereiro de 2013 as 15:29

    Só agora, medo e medo.
    Apenas isso explica as expressões tardias da Bastonaria. Aonde está a Mana, mais velha? Escondeu o rabo. Aonde pára a arte de escrever, o jornalismo de LOndres, BBC, task force, pena!!!
    é o Medo!!
    Premier vai ser o 1º a demitir-se, sendo certo que nunca concordou com a Elsa Pinto. Ponderou!! E agora, resta-lhe demitir-se antes que seja tarde.
    Porque a PGR, está tem cara mamão, não vai sair com pouca cantiga. Vendeu vergonha, comprou coragem. Eu não aceitaria este cargo, apenas Embaixadora em LIsboa ou candidata apoiada de Pinto nas proximas.
    Bolo bolo uaa ua aua

  40. sabio

    11 de Fevereiro de 2013 as 15:29

    No meu entender a manutenção da Elsa Pinto na PGR esta a degastar muito Presidente da República e o Governo.
    Elsa Pinto que é alvo de um processo crime que corre os seus trâmites nos Tribunais pode fragilizar o Presidente da República e o Governo e deixá-lo em situações futuras incómodas.
    A nomeação da Elsa Pinto como PGR foi um desastre em vários planos para Presidente da República e o Primeiro-Ministro:
    Chefe do Governo a enterrar sobre caos “ repara as primeiras tarefas do Governo, tranquilizar o cidadão perante o pânico causado pelas ameaças proferidas durante a crise. É uma mensagem, um sinal, de tranquilidade para os empresários, para os trabalhadores para os investidores nacionais, e estrangeiros que escolheram São Tomé e Príncipe como pais de acolhimento, que não haverá Caos.
    Palavra do Primeiro Ministro Gabriel Costa: “temos por missão restabelecer o clima de estabilidade e confiança, abalado pela crise politica artificialmente engendrada apenas com o propósito de provocar eleições legislativas antecipadas”.
    Resposta do povo PM não tem credibilidade nenhuma….
    Palavra do Presidente da Republica: “Reafirmar aqui os meus compromissos de tudo fazer para contribuir para uma verdadeira reconciliação nacional que permita orientar as energias da nação para as grandes tarefas que nos esperam e que passam por vencer a corrupção, vencer a instabilidade, vencer a pobreza”
    Resposta do povo (PR esta a criar instabilidade no pais)
    Estamos cansados com os politiqueiros desse pais.

  41. Porto Real & Sundy

    11 de Fevereiro de 2013 as 15:40

    Mas so agora!
    Aonde pára a mana dela, ja nan sabi screver mais, Xé piquena, escrevi, fala uma palavra. Voce não tem coragem, tem medu, Quidaleu!!
    Coloca minha prima na Embaixada em Lisboa ou França!!

    • Estevão

      11 de Fevereiro de 2013 as 17:17

      Deixa de trafulhices senhor Number lambe botas de Patrice Trovoada. Você é pior que Elsa Pinto. És capaz de vender a tua própria mãe em trocas de migalhas. Só quem não te conhece te compra. És um capanga de Patrice, cão de guarda deste traficante. Não tens legitimidade para criticar ninguém. Eu te conheço muito bem senhor Number. Você e a tua amiga Ângela Costa não passam de cães de guarda de Patrice Trovoada. É pena que vocês representem tão mal a vossa terra Príncipe.

  42. C. Semedo

    11 de Fevereiro de 2013 as 17:18

    Pergunto a Dra Celisa se era necessário ela ser pressionada pelos membros da Ordem para vir esclarecer a tamanha incompatibilidade, até os leigos nesta matéria sabem desta incompatibilidade, sem se falar do avultado valor do cheque sem cobertura, que vergonha? O sr Gabriel Costa não diz ser jurista de profissão? Onde estão os 3 juristas da Presidência da República, também deveriam ser demitidos porque deveriam aconselhar o Sr. Pinto da Costa, também já não interessa porque o Pajó ja disse publicamente que este é o país das bananas. Para além de todos os motivos apresentados por Dra Celisa, a Dra Elsa Pinto também é esposa do Presidente da Assembleia. Enfim sem fim STP.

  43. Eusebio Neto

    11 de Fevereiro de 2013 as 17:50

    Valha-me Deus, a que ponto chegaram os intelectuais e politicos santomenses! Essa violenta queda que a sra Elsa Pinto, esposa de S. Excia Sr Presidente da Assembleia Nacional deu, so tem uma unica razao, ambicao do poder a qualquer preco. Se nos, o povo nao sabiamos dessa gravissima situacao, pelo menos ela e oseu marido sabiam.Minha senhora, essas funcoes que voce pretende desempenhar nao se coaduna com falta de seriedade, ausencia de imparcialidade, mentiras, bandidagem, fraudes, esquemas, incumprimentos de de responsabilidades e todas outras manifestacaoes de impersonalidade. Por esta e por outras razoes indicadas sabiamente pela Bastionaria da Ordem dos Advogados, voce deve demitir-se imediatamente. Se nao, o sr Presidente da Republica tem de demiti-la sem necessidades de quaisquer demarches preliminares. Como eu dizia quando escrevi sobre o ex PM Patrice Trovoada que teimava em nao deixar o cargo depois da decisao soberana da AN, a senhora tem de fazer exactamente aquilo que exigiu ao PT, coloque o lugar a disposicao. Nao tenho duvidas que havera outro lugar para si mas por enquanto, nao como lider de um orgao de soberania num pais democratico que se define como estado de direito. Finalmente, eu estou de acordo com Abilio Neto, o governo de Gabriel Costa chocou contra a parede e alguem tera de sair com a testa a jorrar sangue. Viva a transparencia!

  44. Fókótó

    11 de Fevereiro de 2013 as 18:11

    Pensando bem e depois de ler os comentários antecedentes julgo que a Elsa deve continuar a exercer o cargo de PGR em STP, digo bem em STP.
    Pois diz o velho ditado”Melhor ter-mos um inimigo declarado do que amigos fingidos”
    Reflitamos.
    Bom Carnaval para todos e um bocado saudável.

  45. dizer umas coisas

    11 de Fevereiro de 2013 as 18:20

    Na qualidade de bastonária a Sra Celiza comete alguns pecados (duvido que sejam inocentes).

    O suposto processo crime nunca deveria ter existido pois um cheque sem provimento não constitui crime. Um cheque é um título executivo e só pode dar azo a um processo cível de execução para pagamento de quantia certa.

    Relativamente ao facto da Dra Elsa ser política digam-me por favor qual é o Procurador nesse país que não o é? A própria bastonária também o é e por isso deve-se perguntar qual é a imparcialidade das suas declarações?

    As pessoas precisam aprender nesse país a criticar os outros por má gestão e coisa parecida ao invés de tudo fazerem para denegrir gratuitamente o seu semelhante.

    Deixem a sra Elsa Pinto demonstrar o seu valor, pois competente todos nós sabemos que a sra é, aliás das suas declarações a sra bastónaria não diz nada que belisca a competência da nova procuradora.

    • Direito

      11 de Fevereiro de 2013 as 21:09

      Meu caro apenas com o intuito de esclarecer,não obstante estar provido de sentido a menção por si efectuada,o problema esta,em que não existe no nosso ordenamento jurídico um regime sobre a natureza jurídica de cheques sem provisao,e como tal,este ato é qualificado como Burla,pois á dias a ordem debateu sobre esse tema e a necessidade de se legislar sobre a matéria em causa,portanto qualquer cidadão saotomense em face de uma concreta situação relacionada com cheques sem provisão não pode alegar estar monido de um título executivo extrajudicial,terá de recorrer a uma sentaca

    • Direito

      11 de Fevereiro de 2013 as 21:38

      Meu caro,permita-me com respeito esclarecer ou melhor acrescer ao seu comentário que se diga provido de sentido,o seguinte:atendendo ao facto de não haver no nosso ordenamento um regime jurídico sobre a natureza dos cheques sem provisão e outras figuras afins( letras e livranças ) esta pratica tem sido qualificada como crime,nada obsta que se possa recorrer a ação declarativa de condenação obtendo por essa via um título executivo judicial,agora o cheque por si só no nosso ordenamento jurídico não constituí título executivo susceptível de desencadear uma ação executiva,dai que feita uma analise custo beneficio,dos princípios e regras em matéria de prova,que regem o proc.cível e o proc penal e escolher a via mais favorável para tutela dos interesses em jogo,e na minha modesta opnião sendo o proc penal tendencialmente inquisitório,optaria por este já que o onús da prova incumbiria ao arguido…Com considerações

  46. João Martins

    11 de Fevereiro de 2013 as 18:37

    Foi o Governo quem Escolheu ou o PRESIDENTE?
    Agora é que o combate a corruptos do mlstp vai começar, obrigado ditador pinto

  47. Pretugues

    11 de Fevereiro de 2013 as 20:15

    Cabalasheira;faz sai.

  48. Barão de Água Ize

    11 de Fevereiro de 2013 as 22:03

    Muitos parabéns à Bastonária da Ordem de Advogados, Dra. Celiza. Ainda bem que estão a aparecer cada vez mais os verdadeiros Nacionalistas, que não pactuam com a corrupção e com a mentira.
    Sr.Presidente Pinto da Costa, demonstre que ninguém está acima da lei, exija à Sra. que aceitou ser PGR que apresente a demissão.

    • Espirito Santo

      12 de Fevereiro de 2013 as 9:11

      SR. Barao de Agua Ize, este homem nao vai fazer isto porque o mesmo e um Ditador.Mais coisas viram.

  49. deixagotra

    12 de Fevereiro de 2013 as 9:49

    CAOS, CAOS, CAOS ai esta

    Foi profetizado
    fui

  50. MANDJUANDADI

    12 de Fevereiro de 2013 as 9:55

    Serà que os santomenses conhecem bem os seus quadros competentes?
    Serà que conhecem o Pascoal DAIO?
    Este sim, brilhou nos estudos dele de direito, aqui em França e é muito competente, honesto e homem justo ( a nao ser que tenha mudado, o que duvido).
    Porque nao nomeà-lo como PGR. Eis um homem capaz de assumir correctamente este posto “cobiçado” por esta grosseira ambiciosa de Elsa Pinto( grande canalha).

    • JBrown

      12 de Fevereiro de 2013 as 12:01

      Será?

  51. V.S s.t.p

    12 de Fevereiro de 2013 as 10:44

    Agora meus primos amigos e Patriotistas, o significado do Caos, caos,caos, esta a ser visto, era a isso que o P.Tovoada referia como Caos, a desordem o retrocesso, o desrespeito pelas leis, ética, com a atitude dos Pintos e Costas, estamos apenas e simplismente a afundar o País, que já estava em bom caminha Segundo o relatorio do FMI/C.Mundial, isso simmmmmmm é CAOS.

  52. Roberto Karlos

    12 de Fevereiro de 2013 as 10:56

    Se ela deve nao paga tem que ser disciplinada na Igreja Evangelica
    fui

  53. Mordomia

    12 de Fevereiro de 2013 as 11:06

    Na verdade tudo indica que no seio do Mlstp não existe pessoas de competencia para chefiar o alto cargo da procuradoria geral sabendo que a mulher é sempre um escandalo o lugar dela é an igreja Envagelista mesmo assim eu diria “mais vale um camelo entra no fundo do burraco das agulhas do que uma Elsa Pinto-politica entra nos reinos dos ceus.” A Cerisa Lima-Ordem de Advogados aconselhou e bem melhor ela demitir e ir a igreja envagelica o Alcino
    Pinto presidente da Assembleia já ganha mais de 14 milhões mensal o que ela quer mais tudo para Pinto e eu aleados do PCD,MDFM nada tb foi dito 1º eu 2ºeu 3º eu palavra do Pi

  54. Madalena

    12 de Fevereiro de 2013 as 12:18

    Se Papa deixa o lugar em 28 de Fevereiro, é porque Pinto também vai deixar o lugar.
    Mas fiquem a saber que a crise não vai acabar, mesmo com a saida dos Pes, tão cedo.
    A nova geração de politicos precisa-se. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
    Obrigado.
    Quem vai ser o PGR e PR de STP!!
    Quem serão.
    Pinto prepara a sua renuncia ao cargo de chefe da Nação!

    Bomba atómica.

  55. televisao de todos nos

    12 de Fevereiro de 2013 as 12:46

    Tendo sido impossivel o contacto com o Sr Oscar Medeiros,aproveitamos para lhe informar no sentido de proceder a devolução, à TVS,de uma mesa de centro/marmore da Direcção/visita e um Televisor que levou consigo “POR ENGANO”.Agradecemos a sua boa compreensão.

  56. fada

    12 de Fevereiro de 2013 as 17:19

    Elsa Pinto, não tens saída, a única solução que vejo para isso é pôr seu cargo a disposição. Será melhor para ti e para o país.

  57. Filho das Ilhas Maravilhosas

    12 de Fevereiro de 2013 as 19:20

    Este País parece que pertence a meia dúzia de pessoas. Como é possível nomear a Senhora Elsa Pinto para o cargo de PGR.(alguém que está na politica activa, pertencente a um partido politico e com um processo as costas).
    Será que o Presidente da Republica reflectiu bem sobre esta nomeação?
    Será que essas pessoas conseguem influenciar assim tanto os outros?
    Será que o Primeiro Ministro concordou com esta nomeação?
    Isto só acontece neste País onde o povo é enganado sem piedade por aqueles que não sabem fazer outra coisa na vida se não viverem a custa do povo. Eu acredito no meus País, mas não nos politico,um dia seremos livres se Deus quiser. Um bem haja…

  58. jonas

    12 de Fevereiro de 2013 as 21:02

    Caros compatriotas,
    o quê que esperavam desses assaltantes do Poder, com tamanho de ambição?
    O quê que esperavam do regresso do Pinto Costa? Um pinto que nunca tornará galo, velho caduco e cansado. só pensa em malvadez. O Homem estava estatico durante 20 anos, acho que nem se preocupou de seguir a evolução do mundo globalizado.
    quem sofre contudo isso é a maioria ( o povo).
    Diz o quê que esse governo actual fez, para melhoria da condição de Vida dessa humilde população?
    Só estão na falacias, o PAÍS ESTÁ PARADO.
    Acho que eles querem para todos nós começarmos a passar cheque sem cubertura, é a unica forma que temos e podemos sobreviver nesse país. e quem vai nos julgar… visto que agora temos uma Procuradora caloteira e vigarista.
    Que Vergonha!

  59. tela mu

    13 de Fevereiro de 2013 as 7:43

    Sou santomense amo a minha ilha não estou de acordo com a situaçao tanta critica aos governantes porque é familha é amigo ,isto não diz nada o importante é trabalhar para o povo tanto ADI,MLSTP ,PCD,e outros mais se comsederam realmente santomense devem trabalharem juntos para o povo na america,europa há maridos filhos esposas no governo no mesmo partido isto não diz nada a honestidade,vonta é tudo lamento dizer que s.tomé não vai mudar até o povo não deixar de ser corrupto y negar banho assim que não digam nada só querem receber dinheiro depois para irem as urnas a culpa é do povo e dos partidos uma pena minha gente.vamos trabalhar para o país o povo está a sofrer.façam como cabo-verde grande exeplo deixem de egoismo,inveja,avaricia fui………….

  60. dilma pintor

    13 de Fevereiro de 2013 as 7:54

    Caro(a)”dizer umas coisas”, lamentável o seu comentário. Em que pais estudou? Vai se ver ao espelho e talvez mude logo de opinião.
    Pinto da Costa como PR é um disastre. So vai trazer desgraça a esse povo. Não bastou os 15 anos da ditadura, minha gente. Que SARNA.

  61. dilma pintor

    13 de Fevereiro de 2013 as 7:59

    Amigo “televisao de todos nos”, quanto o MLSTP lhe paga para distrair os leitores do Telanon? Deixe-se de pouca vergonha e vai cuidar da mulher que deixaste no cubico.

  62. observador

    13 de Fevereiro de 2013 as 9:08

    Senhora D. Elsa Pinto, seria bom que facilitasse o processo, pedindo a sua renúncia ao cargo. A Senhora sairia bem e de consciência tranquila, em demonstração que a Senhora não está atrás de tacho. Assim facilitaria também ao Sr. Presidente, tomar as devidas medidas mais cautelosas nas nomeações futuras. E de resto, não é muito elegante que a Senhora mais o seu marido ocupem, logo os dois os lugares tão importantes….. Quem ficaria para contar a história em caso de situações? Já mediu as consequências? Ouve se quiser.

  63. Budo cu té tema

    13 de Fevereiro de 2013 as 10:03

    Só em S.Tomé tudo quanto parace algo estranho para as pessoas ou coisa de outro mundo os santomense só sabem é criticar para não dizer que parecem feiteiceiro. Isto porquê o cargo de procurador-geral da Republica é equiparado ao Ministro e é cargo politico, da responsabilidade do PR e do primeiro-ministro. Parece-me q emissão de um cheque é uma acção executiva, assim sendo a pessoa afectada pode mover junto as autoridades simplesmente para haver seu dinheiro.
    Portanto actual PGR nao tem q colocar cargo a disposição.
    Nao quero mencionar aqui casos q aconteceram ainda noutra direcção em que nao se levantou tanta polemica.

  64. zeme Almeida

    13 de Fevereiro de 2013 as 12:51

    Senhor{a}Budo cu té tema,deveria estar calado,porque ela calada nao entra moscas.O senhor como muitos andam a usar a internet do servico, por favor viva do seu suor e nao a utilize este espaco para cometer atropelos tentando de forma grosseira desviar a atencao dos leitores.O senhor vem equiparar um ministro com uma procuradora geral da republica?Acho que o senhor esta muito mal informado!Por favor informe-se e depois vem ca para este espaco de comentarios.Ok

  65. Viegas1

    13 de Fevereiro de 2013 as 14:29

    O presidente da República como o árbitro, tem de consultar os seus colaboradores antes de tomar decisão achadas complicadas para que os erros do passado não viva no nosso presente como algo irreversível. Até quando os decisores do meu país. Vamos-nos respeitar para sermos respeitados dentro e fora do país. Se na justiça tem estes problemas aonde pegarmos? Está ainda a tempo…

  66. Antagónico

    13 de Fevereiro de 2013 as 22:15

    PGR deve ser alguém sem vínculo político, a demais, muitos políticos têm rabo na estrada e alguns refugiam-se na Assembleia Nacional (AN). Se houvesse uma inspeção seria na governação de muitos políticos que foram ministros, esses não estariam feitos “cara de pau” a representar o povo. Deve haver separação de poder, se não, deixa Drª Elsa Pinto no cargo, enquanto os técnicos da Justiça façam o seu dever profissional, Se for objeto/matéria crime, conduza-lhe a penitenciária. Porque a lição desta história é saber se a justiça funciona para corruptos de alto cargos ou somente para pobres ou se brincam com o sistema judicial do país. Chatices

  67. jonas

    14 de Fevereiro de 2013 as 8:50

    Dra Elsa ,
    A senhora tem a arvore da inteligencia plantada em sua casa,
    porque passava o tempo todo a dizer que os outros nao sao inteligentes, sobre tudo aqueles que fazia parte do Governo do Patrice.
    Lembro muito bem, acusação que andava a fazer a Ex-Ministra de saude- Angela Pinheiro.
    Mas seja inteligente como ela foi, Pinto da Gosta Arrumou a cama, Poes a Casca de banana para ela, e que passou pisar foi proprio o Pinto da Costa. Sobre tudo quando ele maltratou as paleies.(Dizendo que a Ministra parece palaie) Hoje a Ex-Ministra Angela Pinheiro continua com a sua cara leventada e firme.E as paleies Gostam dela…
    A Ex-Ministra, Pediu a sua demissão, porque ela nao estava lá por causa do tacho.Surprendeu muita gente. Ministra querida do Governo do Patrice pediu demissão, olha o governo depois ficou só homens.
    Hoje, se a Dra. Elsa passa pelos corredores das Instituições Ministerio de Saude, A antiga Ministra que foi mais Criticada, è a mais Elogiada pelo trabalho que fez durante o tempo que esteve lá.
    Dra Elsa, Seja inteligenta e pede a sua demisão, nao vale pena vir a televisão justificar, Porque os ladroes nunca dizem que sao ladroes. Mas a dra gente pegou com a mao na butija. porquê
    MORDOMIA DEMAIS… È BOBO.
    fUI

    • Bingo

      14 de Fevereiro de 2013 as 19:59

      Amigo Jonas:

      Você faria melhor estando calado e não lembrando às pessoas a desgraça nacional que foi termos Angela Pinheiro como ministra. Isso deveria ser apagado completamente dos arquivos do ADI, como os soviéticos costumavam fazer.

      E deveria também estar calado e não ressuscitar a forma lastimável como ela foi corrida do governo.

      Se quiser ajudar o ADI, não prejudique o ADI.

      Passar bem. Obrigado.

  68. Motxí

    19 de Fevereiro de 2013 as 8:15

    Bom dia a todos..

    De facto a colocação da Sra. Elsa Pinto no cargo de PGR, foi uma fatalidade sem tamanho, isso todos temos que admitir, não é possível num país sério, que não o nosso caso, acontecer tal abominação, não entendo que motivou o nosso PR a faze-lo, pq algo tb está claro, o nosso PM Gabriel C., por sua iniciativa própria não o faria, isso são jogos de domínio de poder, controle total dos órgão, e das instituições fiscalizadoras das actividades do governo e não só, basta ver, Alcino Pinto, Presidente da Assembleia, coisa inconcebível para os que conhecem esse corrupto desmedido, que até sua própria esposa ele delapida, a esposa por sua vez PGR, os tribunais não funcionam, essa gente tem, alias sempre tiveram o domínio desse pais……coitados de nós,…….

    Até sempre…..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo