Política

Patrice Trovoada, Kosovo e São Tomé e Príncipe

É um dos assuntos polémicos, escuro e perigoso que teima em não sair da actualidade política são-tomense. Na análise do Estado da Nação, o Primeiro-Ministro Gabriel Costa considerou o reconhecimento do Kosovo pelo Governo Anterior como um Ato “ Arbitrário.

O primeiro-ministro, Gabriel Costa considera que o reconhecimento da republica do Kosovo  pelo então governo liderado pelo Patrice Trovoada  foi feito  arbitrariamente  constituindo  por isso  um crime de usurpação de competências , previsto e punido  pela legislação vigente.

Foi durante  o durante o debate parlamentar  nesta quinta-feira sobre o estado da nação  em que o primeiro ministro  se referiu ao polémico  acordo  de reconhecimento  do Kosovo  feito em Março de 2012  pelo governo de Patrice trovoada. « O governo não tem competências constitucional para reconhecer o Kosovo, e houve esse reconhecimento arbritrariamente  e as pessoas têm que explicar porque o fizeram » Disse Gabriel Costa – Primeiro-ministro

Entretanto o ministro dos negócios estrangeiros  do Kosovo , Enver Hoxhaj disse em declarações  ao site WWW.balkaninsight.com a 10 de Janeiro de 2013  que esse reconhecimento continua a ser valido mesmo sem a ratificação  do parlamento  e de um decreto  do presidente da república a quem  a constituição define  no seu artigo 82º como o único representante do estado  são-tomense  nas relações internacionais.

O chefe do executivo  inclui  o acordo  de reconhecimento  da republica do Kosovo   na lista de vários outros acordos polémicos que foram assinados  pelo  governo cessante  que segundo Gabriel Costa  de forma esquisita. «  Os acordos  mais polémicos  foram assinados de forma esquisita » disse Gabriel Costa

O Chefe do governo que nesta quinta-feira esteve no parlamento para explicar aos deputados o  estado da nação  dois meses  depois de assumir as funções  como primeiro-ministro  do XV governo constitucional  depois da queda por moção de censura   do XIV  governo liderado por Patrice Trovoada  diz ainda que esta a descobrir  nos meandros da administração  alguns desses  acordos . Mas para já cita sem dar os pormenores   um acordo  assinado com uma empresa petrolífera. « Houve um acordo com uma sociedade sobre a questão de  Croud  Oil  Alocation  e nós ainda estamos  a descobrir nos meandros da administração algumas coisas que forma feitas . há um acordo com a Croud Oil Alocation  que curiosamente o ministro que tutelava a área dos petróleos  não foi ele quem  assinou» avançou o primeiro ministro

O debate parlamentar sobre o estado da nação  traz a luz  uma série de irregularidades  que o actual primeiro-ministro Gabriel Costa e o seu elenco governamental  promete tornar  público nos próximos tempos.

O leitor pode confirmar as declarações do ministro dos negócios estrangeiros do Kosovo no site WWW.balkaninsight.com . Titulo da Noticia «Dispute Arises  Over  Kosovo’s  98th Recognition» de 10 Jan 2013

Sónia Lopes

    71 comentários

71 comentários

  1. Ildeberto

    16 de Fevereiro de 2013 as 16:45

    Este país é uma brincadeira… Cada um faz o que lhe apetece, assina acordos com quem quer sem passar cavaco a ninguém… O assunto do estado é tratado como uma brincadeira, como um assunto de interesse privado e particular… Isto é muiuto grave sobretudo num país tão pequeno como o nosso e dependente do apoio da comunidade internacional. Quem deu a este senhor Patrice Trovoada autorização para fazer o que fez, designadamente, assinar acordos internacionais a torto e a direito, sem passar cavaco a ninguém????O país é dele??? Desde quando???? Quem lhe deu este poder???? Sinceramente!!!! A culpa não é dele. Culpados somos todos nós que tratamos esta gente com muita compaixão e simpatia. Ele deveria estar preso por aquilo que fez no curto mandato conferido pelo povo.

    • mauro almeida

      16 de Fevereiro de 2013 as 17:27

      esse bandido e os seus seguidores têm que pagar por tanta falta de respeito que tiveram para com o povo santomense. eu estou muito revoltado, ver gajos arumados em sérios e honestos e afinal grandes bandidos.esse levynunca mais deveria trabalhar para o estado.

      • manuel

        18 de Fevereiro de 2013 as 12:39

        Depois de leitura de um bom artigo, sugiro para complementar a leitura do livro ” O CODEX 632″

        Depois de lerem este livro nao perceberão, contudo, depois de uma analise tudo virá a tona.

  2. arlindo fernandes

    16 de Fevereiro de 2013 as 17:07

    Se cada primeiro ministro for viver do passado dos outros seus antecessores nunca mais chegamos la . Vamos esquecer o que passou e vamos trabalhar, isto porque o atual primeiro ministro ja sabia de antemao o que ia encontrar e se aceitou o desafio e para fazer melhor nao e para estar sempre com mesmo discurso. Uma coisa e governar e outra e ser juiz.OCORDEM PORQUE A IDADE E IRMAO DO CONSELHO ja nao temos mais margem para erro e ate ja mete nojo desses politiqueiros a fazerem os mesmos discursos e nao trazem solucao para o pais

    • A luta continua

      18 de Fevereiro de 2013 as 14:12

      Meu amigo penso que também não é bem assim. Para quem estudou a História sabe que a gente deve estudar o passado comparar com o presente e perspectivar o futuro e penso que, é isto que o 1º Ministro actual está fazendo Dizer verdade ao povo sobre o estado em que ele encontrou a nação as asneiras que o Governo sessante foi fazendo.

  3. Lede di alame ça ua

    16 de Fevereiro de 2013 as 17:31

    Patrice trovoada e seus complos, como tantos outros ladroes de STP, sem excepcao devem responder perante justica, porque afinal, STP e um pais e nao uma propriedade privada de alguns……….M

  4. nada

    16 de Fevereiro de 2013 as 18:14

    • Carlos costa

      16 de Fevereiro de 2013 as 18:38

      La esta a imparcialidade do jornal tela non. Porque que agora publicaram o comentario com o link da noticia e nao publicaram o meu comentario com o link da Voz da America com a noticia do cheque careca passado pela Procuradora Geral da Republica das Bananas???? Voces sabem muito e depois dizem que nao se responsabilizao pelos cometerios dos internautas, entao porque publicam uns comtentarios e censuram outros?

  5. Patrice Trovoada

    16 de Fevereiro de 2013 as 20:39

    Eu nao sabia o q estava a fazer, povo de STP desculpa-me, perdao, o problema e q eu precisava ganhar algum dinheiro pq a campanha se avisinha. Pardon moi

  6. Paracetamol 500mg

    16 de Fevereiro de 2013 as 20:47

    Perante todas essas novidades bombásticas, é desta vez que patrice não regressa mesmo. Já tem o seu pretexto.

    • Antonio Vazquez

      17 de Fevereiro de 2013 as 10:23

      Caros camaradas, o mundo foi feito pelo Deus , e se acreditamos em tudo que hoje dizem do Patrice Trovoada, porque nao acreditamos naquilo que disseram dos senhores seguintes : Delfim Neves , Rafael Branco, benjamim Vera Cruz, Armando Correia, Osvaldo Santana, Fradique de Menezes, Pinto da Costa, Alcino Pinto, Posser da Costa, Maria Cristo, Gaudencio Costa, Celestino Andrade, Juiz Garido, juiz Monteiro, Adelino Izidro, Maria das Neves, Carlos Quaresma, Senhor Vangente, Alimiro dos Prazeres ( Bano), Chavier Mendes, Oscarito (M. Defesa), Prudencio Rita, Cosme Rita, Nando Rita, Ito Gomes, Flávio Costa, Albertino Bragança , senhor Viana, Jorge Amado, e muitos outros mais.
      Casos que ficaram pelo resolver: Desvio do dinheiro de Hospital Central, Desaparecimento de Barco 30 de Setembro, Desvio de Fundo de reconstrução, casas de estado feito de propriedade privada, fundo das rocas depositado em Alemanha pelo senhor Fradique e Pinto da Costa, venda de pedras para os soviéticos , destruição das Cerâmicas de Almerim e Bobo Forro, Barco Para Ilha do Príncipe, Passeio da cidade Capital, Stp Trading, Fundo de Japão para os empresários, desvio de arroz para os empresários que financiam a campanha, contrato da casa de cadastro, venda do terreno para fer embaixada de Angola, venda da enco, e muitos outros.
      Caros camaradas se de facto estamos preocupado com o Pais nao se pode apenas falar e atacar um cidadão de forma informal sem ter os dados concretos, e por outro lado existe instituições competentes para fazer as investigações e tomas as devidas medidas se os factos vieram a consumar. Agora nao entendo como gente com o conhecimento jurídico suficiente vem pela praça publica fazendo acusação e o julgamento na praça taxi, acho que deveriam entregar esses casos a quem do direito, e o Governo direccional ao eixo de resolver os problemas que aflige o Pais, nao se pode a estar a desviar a atenção para coisas que outros podem resolver, a nao ser que nao existe instituições de investigações para estes casos.
      Finalmente e para dizer que somos todos família , e sendo assim, vamos lavar a roupa suja em nossa casa, nao e falar para comunicação social e que estamos a ser mais importante, porque eu condeno essas atitudes, e assim como os outros podem também condenar, apenas fiz uma retrospectiva das situações já vividas nos anos passados.
      Bem haja a todos e tudo de bom para meu amigo Abel Veiga.

      • Fókótó

        18 de Fevereiro de 2013 as 20:07

        O Sr António Vazquez deve consultar bem os seus registos, visto que da sua lista não devia constar o nome do Sr. Vangente, pois este foi julgado e condenado por convição dos juizes, isto é, sem provas no processo que lhe fora instruido, mesmo assim ainda mamou uns bons e longos anos na cadeia.
        Significa dizer que foi único caso em que houve julgamento e condenação quiça esquisita e sem provas.
        Os casos de crimes provados nunca foram julgados.
        Coitado da vítima escolhida pelo sistema.
        Assim vai a vida uns comem e outros pagam(se nao tiverem costas largas)

  7. Barão de Água Ize

    16 de Fevereiro de 2013 as 20:59

    o Sr. Patrice é bom; o Sr.Patrice é mau; fez e não fez; está e não está; O Kosovo,o Kosovo e mais Kosovo. STP está a tornar-se para além de pobre, um País de brincadeira. “lavar roupa suja” é agora um alto objectivo Nacional de muitos politicos. Onde se fala de Economia, de projectos? Alguém fala da necessidade de ser emitida moeda metálica e em notas de baixo valor? Como pode um País funcionar se nem tem dinheiro pequeno para trocos?
    Até parece que falando do Patrice e do Kosovo, se estão a pagar, na hora, reformas e ordenados. São Tomé e Principe, Acorda!!!!

  8. Sacode puera

    16 de Fevereiro de 2013 as 21:49

    Senhor primeiro ministro G C obrigado pela esta informações .Agora vamos falar do bandido Patrício que tem que ir a S Tomé para prestar contas com o povo e a justiça o sacana desonesto filho do Trovoada a vossa Geração de pai e o filho que sempre pensaram na maldade para este pais e este povo vão pagar e justar as contas com Sao Tomé Poderoso, Santo Antônio,Santo Izidorio , Nossa Senhora de Bom Dispacho ,Deus Pai Todo Poderoso .

  9. Sacode puera

    16 de Fevereiro de 2013 as 21:53

    Senhor primeiro ministro G C obrigado pela esta informações .Agora vamos falar do bandido Patrício que tem que ir a S Tomé para prestar contas com o povo e a justiça o sacana desonesto filho do Trovoada a vossa Geração de pai e o filho que sempre pensaram na maldade para este pais e este povo vão pagar e justar as contas com Sao Tomé Poderoso, Santo Antônio,Santo Izidorio , Nossa Senhora de Bom Dispacho ,Deus Pai Todo Poderoso .Vão pagar o que tem feito a este pais e o povo até a quinta geração da vossa família .

  10. Sacode puera

    16 de Fevereiro de 2013 as 22:03

    Patrício ladrão do povo só faltava nos vender o pais andava a nos enganar com alguns tostões para tratar da vida dele . Mas vamos ti apanhar o mundo e pequeno .Vais ficar fugido até quando pensas que tu és mais inteligente do que toda gente ! Mas o mundo da volta obrigado por tudo que nos fez

  11. Beatu Salu

    16 de Fevereiro de 2013 as 22:29

    Pratiquemos o bem porque o bem ficanos bem….mais fortes são os puderes de deus

  12. ze maria gomes

    17 de Fevereiro de 2013 as 1:24

    Voces ai deixem-se de tretas. O pais está independente há 37 anos e muitos acordos lesivos ao pais foram assinados pelos sucessivos governos e nunca ninguém responsabilizou ninguém. Memoria curta. Alguém quer desafiar?

  13. manuel romeu

    17 de Fevereiro de 2013 as 3:25

    Note-se que na sua mensagem a nação por ocasião do ano novo, Fradique de Menezes enquanto Presidente da República, denunciou que a coligação MDFM-PCD reunia-se com ele em Favorita, e em algumas ocasiões era pedido dinheiro para pagar os deputados da ADI. Deputados que garantiam no parlamento a sustentação dos programas do governo MDFM-PCD, que na altura tinha maioria simples na Assembleia Nacional.

  14. ze maria gomes

    17 de Fevereiro de 2013 as 3:35

    Conselho ao PM. Preocupe-se sr PM dr Gabriel Costa em governar o pais, o sr tem pouco tempo e vem ai as eleicoes. Ha muito que fazer e nao perca tempo em POLITIQUICES. Diga ao povo o que vai fazer para melhorar a vida da populacao e deixe de dizer ao povo o que o outro governo fez. O povo agradece.

  15. fiá luxinga

    17 de Fevereiro de 2013 as 10:05

    Tudo isto é fogo de palha, porque quando foi vez da China Taiwa, os partidos da oposição disseram mesma coisa,mas assim que deram bólô (dinheiro)todos acordaram, hoje em dia até existe circulação livre entre os dois estados.os nossos governantes são daqueles que vendem suas familias em troca da boa vida individual

  16. Oi

    17 de Fevereiro de 2013 as 10:30

    O maior culpado disto tudo é o mafioso sr.dr. Afonso Varela. Ele é que foi o ideólogo deste criminoso XIV governo. Na minha opinião deverão responder por esta governação feita pelo XIV governo os senhores: patrice trovoada, Afonso Varela, elisio Teixeira, Américo ramos.

  17. mana

    17 de Fevereiro de 2013 as 10:31

    Varela, acompanhou às mentiras do Patrice e o mesmo esta muito engatado com os acordos que assumiu.

  18. mana

    17 de Fevereiro de 2013 as 10:33

    Esta pior que o Carlos quaresma. Patrice fazia os seus negócios e mandava varela assinar.

  19. Pai de Faca

    17 de Fevereiro de 2013 as 10:53

    Preocupem-se com São Tomé e Príncipe e esqueçam o Kosovo.

  20. Argenezio Antonio Vaz

    17 de Fevereiro de 2013 as 12:14

    So Carlos Quaresma e Varela? Falam dos outros que assinaram outros e muitos contratos que penalisam o Pais. Por exemplo, venderam todas as praias, todas as nossas bacias hidrograficas… Então vamos ou não falar deles?
    Pois é, muitos que escrevem nesse forum de certeza são os mesmos que assinaram e continuam a assiar contratos mal feitos.

  21. Os Leonenses

    17 de Fevereiro de 2013 as 12:31

    O Varela disiludiu muitos seus colegas e amigos. Acompanhou as migalias do Patrice e meteu-se no inferno. So lhe falta assinar documentos para vender os seus familiares em troca dos favores do Patrice. Como ele nao tem mae nem pai, nao lhe custa nada vender irmaos, sobrinhos e primos. Mas ele se esqueceu que o seu ululu ( cordao umbilical ) esta interrado ca em S.Tome.
    O Afonso Varela que muitos conhecemos com principios proprios, um quadro da linha da frente, patriotico a deixar-se levar por Patrice Trovoada dessa forma ate parece que o Patrice enfeiticou-o. E inacreditavel o involvimento do Varela em todo esse processo. Um jurista inteligente e muito bem concetuado na nossa praca, nao pode meter-se na tamanha sugeira.

  22. Os Leonenses

    17 de Fevereiro de 2013 as 12:35

    Nos os descendentes de Almas nao merecemos isso. E muita vergonha. Teve um pai trabalhador, cheio de principio e moral. Afonso passou a ser a vergonha da familia.
    Sera mesmo por dinheiro?????????????????

    • Almeirim

      17 de Fevereiro de 2013 as 14:27

      Todos estes ministros e secretários de estado do governo do senhor Patrice Trovoada devem ser julgados para respoderem pelos actos que praticaram. O país não pode andar nesta autêntica brincadeira onde cada um faz o que lhe bem apetece sem dar cavaco a ninguém envergonhando a todos nós como povo e sociedade. Se este senhor não conhecia as suas funções e competências deveria pedir conselhos a pessoas mais habilitadas para a referida função. É por isso que existe esta bandalheira cá na terra onde cada um faz o que lhe apetece, sem disciplina nem ordem. Onde é que se já se viu uma coisa desta??? Em que república estamos?? Isto é um grande abuso e falta de sentido de estado. Num país de gente que se respeita este senhor nunca mais seria responsável de coisa nenhuma.

  23. zeme Almeida

    17 de Fevereiro de 2013 as 14:50

    O nosso STP transformou-se em um autentico campo de batalha entre politicos com acusacoes gratuita por causa de tachos.Desde que ascendemos a nossa independecia nunca vi um ataques destes entre politicos da nossa praca.Os nossos politicos tem que aprender a fazer declaracoes que poem em causa a credibilidade do nosso PAIS, no mundo exterior.Até entao nao fiquei a entender o porque desses ataques,sera que estes ataques trara algum beneficio para o povo de STP?Nao.Estes ataques gratuitos sera que a comunidade internacional ira confiar no XV governo?Nao.As roupas sujas devemos lavar em casa.O que o senhor Gabiel Costa ira ganhar com todas estas acusoes gratuita para com uma pessoa amiga?So inimizades?Cerca de 99.99/p de nós os Saotomenses temos uma caraterisca muito rara é de perseguir uns aos outros por{invejas,orgulhos,mesquinhices e mais}.Quem ficara a ganhar com tudo isto sao os Paises ricos e o nosso continente Africano sempre a perder.Tanta coisa que passa por este mundo fora,nunca se sabe nada.So em S.Tome é que se abre CU dos outros.Este STP nunca conhecera o seu desenvolvimento por causa de atitudes de alguns dirigentes.Fala-se tanto do Patrice Trovoada,o Pinto da Costa,GabrielCosta,Alcino Pinto,Elsa Pinto e outros tantos Santos salvador desta terra,sera que desta vez irao retirar este PAIS do fosso que se encontra ou irao consolidar ainda mais os seus bens? Estamos ca pra ver.Tantas mafia,lavagens de dinheiro,drogas, que passam pelos PAISES ricos e nossos PAIS continua e continuara a ver o comboio a passar.

  24. zeme Almeida

    17 de Fevereiro de 2013 as 15:29

    Eu nunca ouvi e nem vi um nome tao enxuvalhado na praca publica Saotomense, como PATRICE TROVOADA.Falar de Pinto da Costa ou Gabriel Costa é que muita gente tem medo por causa de {BORRACHA}porque pai grande nao brinca! porque pai é pai.Vejo no Patrice Trovoada como um grande diplomata,porque nunca respondeu e nao responde a nenhum ataque seja de forma direta ou indireta.Comentarios com ataques direto a pessoa do Patrice Trovoada durante o seu mandato sempo dominou este espaco e ele nunca apreceu a praca publica atacar ninguem,porque tem postura de diplomata é isto que muita gente nao sabe. Porque ataques gratuitos senhor Gabiel Costa,o que iras ganhar com isto?NADA.

  25. zeme Almeida

    17 de Fevereiro de 2013 as 15:35

    Comentarios com ataques direto a pessoa de Patrice Trovoada durante o seu mandato,sempre dominou este espaco de comentarios com insultos e mais e ele nunca apareceu a praca publica atacar ninguem,seja quem for .É UM VERDADEIRO DIPLOMATA

    • Os Leonenses

      17 de Fevereiro de 2013 as 15:42

      Oh Zeme Almeida, tambem foste a Librevil receber bufufa na mao do Patrice? E melhor lavres a cara para Zeme melhor.

  26. para rir ou chorar - explicar sem complicar

    17 de Fevereiro de 2013 as 16:52

    Não fique em GABÃO!
    Venha a S.Tomé dar EXPLICAÇÕES ao povo santomense.
    Ao menos isto voce e o ADI ainda deve ao povo.
    SOBRE VOTOS e PODER, pode já não contar com isto.
    LIMPA BOCA NO CHÃO COMO GALINHA.

  27. mana

    17 de Fevereiro de 2013 as 18:08

    Patrice vai ser acusado de crime de enriquecimento ilícito e de corrupção. Força Elsa. Zeme só.

  28. zeme Almeida

    17 de Fevereiro de 2013 as 19:09

    Ninguem tem ousadia de falar de pai{GRANDE}o dito dono de S.Tome,porque se falar mal do pai,ele da {BORRACHA}Falar do Patrice Trovoada ninguem tem respeito e nunca tiveram respeito por ele,porque nunca mandou prender,ameacou absolutamente ninguem.Hoje se se fala do Gabriel Costa ou Pinto da Costa o seu comentario é censurado.Porque?Sempre me senti livre de falar na era do Patrice Trovoada.Agora,tambem tenho medo enquanto estes tais governantes estiverem no poder.

    • Tio António e gente Burra

      18 de Fevereiro de 2013 as 13:01

      Tanto assim é,que tu ainda não apanhaste uma valente burrachada capaz de ti calar para sempre,e estas cá por vezes,a oferecer-nos comentários de lacaio,tu sim vives uma grande ditadura,a ditadura do escravo que ama o seu dono,quanto mais me maltratas maiscte amo…

  29. O Analista e Censurador

    17 de Fevereiro de 2013 as 20:27

    Acorda senhor zeme Almeida!…Alguém que é criticado ou insultado por justa causa, não pode aparecer na praça publica!… Ora veja só, o senhor com rabo de palha salta o fogo de São João?…O senhor não vê que este assunto em destaque pode colocar nosso País numa situação alarmante!… Ratifico o seu dizer “

  30. jonas

    17 de Fevereiro de 2013 as 22:49

    Zemer Almeida,
    sabe porque que ele nunca respondeu?
    porque ha coisas que é melhor está calado, para bem de todos.
    Mesmo que essas coisas for verdade,acho que o povo Santomense merece mais respeito.
    Gabriel costa, está tão enrolado de raivas e odio, que eu acho que nem ele mede as coisas que fala. Ve só
    Dizem que ha um ministro XIV que assinou um acordo depois da queda de governo, o XV governo diz que nao deveria assinar. Enquanto os acordos que nao foram assinados depois da demisão do XIV( O de tunisia por ministro Americo Ramos e o de Arroz,) agora o Gabriel costa diz que é um acto de malvadez. Para mim ainda bem que nao assinaram se nao eles estariam a dizer que tudo isso tem gato.
    Em quê que o XV governo tem como requisito, para avaliar se o acto foi ou nao de malvades e de ilegalidade na assinatura ou nao desses acordos, é so mesmo por conviniencia?
    O arroz de Japao é donativo, mesmo se estado santomense quizer dar de graça, que dei. mas agora nao vêm dizer que é acto de má fé contra os empresarios nacionais em vender o arroz 13.500dbs. Cada um faz o seu negocio ganha fortuna e nunca pensam na população. quantos casos que Gabriel Costa defendeu, ganhou seu dinheiro, mesmo em sacrificio da maioria?
    Recordo o caso de nova Cuba, no Principe, Gabriel Costa, tirou a população Jovem de Picão de ir apanhar coco no mato pertecente ao Ex-Francisco Cabral, assim como de Construir as sua casas para formarem as suas familias. Hoje tudo aquilo está matagalo. hoje ele é salvador da Patria.
    È melhor o XV Governo, começar a fazer diferente ao XIV. dei provas de trabalho.

    Claro, imagina se os membros de XIV cair no Ministerio publico, nesse momento, mesmo se eles forem inocentes, eu sei que eles serão culpados. Esse trio, querem destruir o ADI, Sabem que Patrice é uma pedra nos sapatos deles.
    Se o País está tao mal assim, porquê e como que tivemos bom resultados perante avaliaçao do BM, FMI e outros?
    Por favor, ajudam me …
    Que eu já nao comprendo mais nada.
    Temos que estar atentos a essas monobras, olha só, Alcino Pinto, Delfim Neves, Pinto da Costa, Gaudencio Costa, Oscarito, Gabriel Costa etc… Tem postura para mandar julgar alguem? Vistos que eles têm mtos problemas para esclarecerem. Eles querem sacrificar esses jovens que trabalharam com Patrice, nós os jovens nao podemos aceitar isso.

    Senhor Jorge Amado, Onde está o relatório de avaliação da Embaixada santomense em taiwam? porquê que até Hoje nao foi publicado?

    Pimenta no rabo do outro é refresco
    Força os membros dos XIV,
    Força Patrice
    Viva ADI

  31. zeme Almeida

    17 de Fevereiro de 2013 as 23:00

    O Patrice Trovoada é um homem forte,é assim que deve ser um politico diplomata em nao responder as acusacoes e golpes baixos.É de admirar a sua personalidade e que é rara em muitos politicos da nossa praca.

    • jonas

      18 de Fevereiro de 2013 as 17:26

      Essa forma ,essa atitude de Patrice que faz a diferença, perante esses politicos, que já destruiram o país e agora estao a procura de um culpado.
      È isso que encomoda, o Deputado Vianteira, o Boi Bravo( Jorge Amado) os pintos e os Costa.
      Força Patrice,
      Pf, Nao desiste.
      O povo pequeno, que é a maioria está contigo

  32. zeme Almeida

    17 de Fevereiro de 2013 as 23:19

    Todos os comentarios que fazemos a favor de Patrice Trovoada sempre sao e foram bloqueado e censurado pelo vosso jornal Tela-Non.Porque?Jornal Tela-Non facam um jornal com transparente,sem demostrar a vossa cor politica?Todos nós ficamos a ganhar.Ja fiz hoje 17/02/2013 5 comentarios ate entao nenhum teve o vosso aval.porque?Por favor acabe com este espaco se é que nao se pode exprimir os nossos pensamentos?Todas opinioes devem ser validas e que cada um deve tirar as suas ilacoes.

  33. zeme Almeida

    17 de Fevereiro de 2013 as 23:19

    com tranparencia.

  34. Wilson

    18 de Fevereiro de 2013 as 7:59

    Todos nos em STP e a comunidade internacional ja nos apercebemos das manobras do PM Gabi e dos seus pares de nos distrair a cada dia que passa. Nao tem soluçoes para os problemas que encontraram e querem distrair a nossa populaçao que pensam que é tao analfabeta como em 1975 quando ele era da Jota MLSTP, quando nao havia comida e era so bicha, quando havia loja dos dirigentes, quando havia prisoes arbitrairas, etc. Era anos de terror que obrigou a muitos santomenses a emigrarem. Ele diz que o governo do sr Patrice não tinha competências constitucionais para reconhecer o Kosovo e tudo foi feito arbitrariamente constituindo por isso um crime de usurpação de competências, previsto e punido pela legislação vigente. Sr PM Gabi, o que mais nos interessa é saber como é que o foi possivel o senhor que nunca ganhou uma eleiçao, nunca teve o mandato do povo esta a governar STP? O que é isso? Tambem nao é usurpaçao de poder por vias nao constitucionais? STP do seculo XXI precisa de um PM que una toda a gente para que eme= paz e com trabalho e disciplina poder avançar. Deixemos de brincadeiras

  35. Santoseduardo

    18 de Fevereiro de 2013 as 8:07

    Gabriel Costa esta a ser enganado pelos seu inimigo que ele nem sabe, quando chegar o momemto da verdade ele vai ver o que esses destruidor de STP vão lhe fazer.
    MLSTP, PCD são piores coisas que STP tem neste momento ainda bem que o Pinto já é galo senão… Vamos esperar para ver o que será de STP com novo Governo e nova Assembleia inlegal.

  36. Põe boca não tira

    18 de Fevereiro de 2013 as 8:38

    Se havia alguma dívida, agora está claro….

    • Razão

      18 de Fevereiro de 2013 as 9:11

      Está claro como, ó palerma! Segundo a regra do direito, todo o indivídio é considerado inocente até a prova em contrário! Portanto, deve-se ouvir primeiroo o Patrice ou os seus ministros antes de fazer algum juizo. Aprendeu?!
      Eu reparo bem na altura em que todos diziam que o Patrice era sócio do supermercado Geca Gadis. Mas quendo ele saiu à televisão disse: “…meus senhores, o Pósser da Costa é advogado do G.Gadis, perguntem-no!!!…”
      Portanto, as mentiras são mais formosas e belas do que as verdades. Desconfiem!..

  37. Figura Pública

    18 de Fevereiro de 2013 as 8:46

    Senhor zeme Almeida se fosse mais inteligente não fazia esses tipos de comentarios. Como é possivel um P.Ministro fazer tudo aquilo que fez e ainda TEM QUEM CONFIA NELE? OU SOMOS MUITO BURRO OU RECEBEMOS ALGUNS TROCOS POR ISSO?

  38. Público

    18 de Fevereiro de 2013 as 8:49

    Mais QUE TANTA ignorância!!!!

  39. Joven Santomense

    18 de Fevereiro de 2013 as 9:09

    Se pensam que assim irão enganar mais o povo, estão enganados.Seus assaltadores de poder…….Podem iventar e iventar o povo ja vos conhece.Bandidos

    • Nação Santomense

      18 de Fevereiro de 2013 as 20:03

      Senhores comentadores tenham uma linguagem mais clássica por respeito as entidades póliticas, todos nós temos papel importante, na observação do que os politicos fazem e que devem ser criticados para corrigir os seus erros.

      Realmente quando o Srº Patrice veio a Lisboa falar numa palestra na Lusofona sobre a Nova Ordem Internacional, era um vasio de intensões que não tinha nada de interece para STP como país pequeno na luta para o desenvolvimento e que depende de ajudas externas não pode querer marcar passo a frente dos gigantes.

      Isto é mais espertesa de vaidade do que tratar assunto importante do país e que os estudante naquele plenário tinham problemas sério de propinas em atraso e não falou nada sobre esta matéria.
      No meu entender temos que ser muito rigoroso e objetivo o que realmente queremos para o país .

      Estar a negociar com A , B, C sem difinir um rumo de politica duradoura é mau porque passamos a ser desacreditado pelo terceiros o que pode por em causa financiamento economico e comercial do país.

      O Srº Patrice parece que foi para politica aventuirar a sua vaidade sem sentido de Estado. Objetivo foi provávelmente para buscar mais dinheiro
      ao interece do seu partido. É necessário que todos sejamos vigilante, expor as nossas ideias em prol da construção desta nação,porque está a haver uma mudança estratégica mundial em todo nével.

      STP já deveria criar um sistema informático de dados no Regito Civil que permitisse aos cidadãos na diápora poderem efetuar o seu pedido em online, o que teria menos custos para os cidadãos e com maior rapidez, já temos quadros para emplementação deste projeto.

  40. cuba

    18 de Fevereiro de 2013 as 9:19

    patrice trovoadada gastou cerca de 300 mil euros com viagens realizadas desde 16 de Agosto de 2011. “Foram 52 viagens: 12 em 2010, 22 em 2011 e 18 até Outubro de 2012”, explicou Gabriel Costa.
    O pior governo que apareceu em são tomé e príncipe, patrice frustrou a expectativa da população santomense. E agora foi-se esconder no Gabão. bando de bandiidddoooooooosssssss, o ex secretário do estado do juventiude e desporto e maldito ósca estão na mira do ministério público, haver vamos. Toma medida primeiro ministro gabriel costa. aperta……. fui

  41. Tchintchintcholò

    18 de Fevereiro de 2013 as 9:27

    Zemé ba fotchi bili boca bá degledo.

  42. OBSERVADOR

    18 de Fevereiro de 2013 as 9:29

    Esse ZEME ALMEIDA, deve ter memória muito curta, e ser um desses beneficiários das migalhas de PATRICE TROVOADA. Já esqueceu que não muito tempo que esse BANDIDO de PATRICE TROVOADA, atacava diretamente as pessoas e muito particularmente na pessoa de Sr. PRESIDENTE DA REPÙBLICA, que podia sem favor nenhum ser o seu PAI. respeito é bonito e agradável. o grande problema dele, é que se pudesse meter o Sr. Pinto da Costa num tambor quente de alcatrão, até o faria, devido o grande ódio que vem da família. Mas, o seu PAI, Sr. Miguel TROVOADA, foi também um dos grandes bandidos deste PAÍS. Só que o filho PATRICE TROVOADA, ultrapassou o Pai em grande medida. E esse seu espirito de BANDIDO, já era muito visível ainda no período de luta de libertação. Poe isso, é que havia quase dois CLSTP. Se o Sr. ZEME ALMEIDA, não sabe, procure se informar melhor, e faça todo o seu comentário com sustentabilidade.

  43. Milagrosa

    18 de Fevereiro de 2013 as 10:33

    Se reconhecemos a China, Guine Equatorial, Porque não Kovovo!!!
    Quantos paises STp ja reconheceu antes de 90 e depois de 90, sem Patrice, Convenhamos

  44. Público

    18 de Fevereiro de 2013 as 11:20

    Dr. Varela disiludiu muitos seus colegas e amigos. Acompanhou as migalias do Patrice e meteu-se no inferno. So lhe falta assinar documentos para vender os seus familiares em troca dos favores do Patrice. Como ele nao tem mae nem pai, nao lhe custa nada vender irmaos, sobrinhos e primos. Mas ele se esqueceu que o seu ululu ( cordao umbilical ) esta interrado ca em S.Tome.
    O Afonso Varela que muitos conhecemos com principios proprios, um quadro da linha da frente, patriotico a deixar-se levar por Patrice Trovoada dessa forma ate parece que o Patrice enfeiticou-o. E inacreditavel o involvimento do Varela em todo esse processo. Um jurista inteligente e muito bem concetuado na nossa praca, nao pode meter-se na tamanha sugeira. Não esperavamos isso de te!!

  45. Estamos atentos!

    18 de Fevereiro de 2013 as 11:27

    Pensaram que País não saberia das manobras do XIV Governo liderado por Patrice Trovoada, Santo Tomé e Santo António são deuses vivos. Como se costuma dizer “adívida tem pé”. Por isso andaram em pancadaria no parlamento. Estamos a ver o ADI como o maior partido do País.Já imaginaram o ADI com a maioria absoluta? já estaríamos todos vendidos. Agora tenho pena de pessoas de boa fé que caiu na lábia do Patrice, nomeadamente Evaristo Carvalho e Ilísio Teixeira. O Varela, Américo cairam porque quizeram. Por isso, temos que apurar responsabilidades. Mesmo assim tentam contradizer a opinião pública que não se pode realizar uma sessão plenária para falar de um homem, que já não está no País, apresentando como militantes de MLSTP e PCD. Isto tem acontecido nas barbearias, butecos, etc. Sou da opinião que o XV Governo deve passar essas besteiras feitas pelo Patrice durante semanas e os partidos que sustentam o governo nos tempos de antenas. Até que enfim calaram o Levy apenas ficou o Oscar Medeiros com algumas notícias preparadas a maneira que todos sabemos.
    Já vimos o lema “Explicar sem complicar” do governo do Patrice Trovoada.

  46. Porto Real & Sundy

    18 de Fevereiro de 2013 as 13:24

    Drº Gabriel costa, vai ser demitido dentro de dias.´
    Seria melhor para sua imagem, pedir sua demissão antes que lhe seja convidado a fazer.
    A sua imagem pode ser recuperada.
    Ja ficamos a saber que se trata de um corpo sem alma.
    Este 1º Ministro tem uma batata quente, quanto mais cedo retirá~la das mãos é melhor!
    ” Na flulu bodon fá sum Gabriel Costa!
    Sum bé cua da cu Oné!!!
    Oné, homem muntu, mas colé cue ,” a fada Oné é Bufo”
    So regressou em 1990.

  47. Que Vergonha!

    18 de Fevereiro de 2013 as 14:31

    Meus caros defensores do Patricio Trovada, vamos ser sérios!Pq ñ é normal que qqer um que se diz governantes deste pais ve-se no direitode fazer tudo o que o Patricio Trovada fez, porque os outros q la estiveram tbm o fizeram! Patricio Trovoada e a sua equipa devem sim ser chamados para assumirem crimenalmente por tds os actos que praticaram! O pais é de todos nos, ñ comprendo como é possivel que as pessoas querem defender a todo o custo esse homem que andava a mentir, enganar descaradamente todo o povo de STP, e que diante de tudo q ja se começa a descobrir haja pessoas q venham defender este homem!! so pode ser quem esteve na rede ou quem lhe ajudou a cumer, PIRATAS! patricio n diz q ele é sério? Pq n vem assumir esse pau de galinha q deixou??? Onde esta BANDIDO DE LEVY E PORCO-VARELA?

  48. sotavento

    18 de Fevereiro de 2013 as 14:36

    Creeo que a culpa nao deve morrer solteira.Quase a maioria hoje somente julga o PT.A situacao do pais hoje nao e só por sua culpa esxistem mais culpados.Se formos ver bem as coisas com sensatez fazendo una analise desde 12 de julho de 1975 existem muitos culpados que hoje infelizmente estao entre nós diambulando pelas ruas da capital como autenticos senhores sérios e honestos.Nao é que esteja a defender o PT porque se é desonesto é desonesto , mas ha mais pessoas que devem ser chamados a responsabilidade.O que temos que fazer é unir e fazer para com que STP mova um pouco e sobretudo nas eleicoes saber em quem votar , porque de otra forma nunca sairemos desta situacao , porque estamos praticamente parados …desde a independencia que temos? nada …conflitos instituicionais roubos quedas de governos corrupcoes miseria e nada mais..tenho fé na juventude a ver vamos…

  49. C.Semedo

    18 de Fevereiro de 2013 as 15:04

    O Senhor Gabriel Costa, enquanto jurista sabe que existem mecanismos próprios para o tratamento de determinados casos e não da maneira tão disparatada e na praça pública como tem tratado questões muito delicadas. Tudo quanto foi dito pelo Senhor Gabriel Costa, não será uma montangem como na época do Partido único do qual ele também fez parte para prender pessoas sem culpa formada? Só ouvimos acusações e nada mais que ele projeta para o período para o qual foi indigitado. Senhor Gabriel Costa o Senhor é um grande especialista e veio para implementar a ditadura em S.Tomé e Príncipe, mas S.Tomé Poderoso não lhe vai dar este gosto.

  50. zeme Almeida

    18 de Fevereiro de 2013 as 15:36

    Gentes muito mal agradecidas,é o que podemos classificar alguns santomenses,exlusivamente a aqueles que so sabem viver do poder a custa do suor do povo.Eu nao tenho medo de falar e expressar os meus sentimentos de revolta contra alguns gatos pingados desde PAIS.Nao se admite que um governo que assume a governacao a 3 meses nao apresenta um plano de desnvlovimento a nao ser ataques contra o governo cessante.So blaba blabla sem dinheiro a contar o apoio do vizinho?Que tristeza.O povo precisa de trabalho feito, dé provas de uma boa governacao e depois vém a praca publica falar mal dos outros.O vosso primeiro ministro é rancoroso, reservoso nervoso com discursos descontrolado com gaguejo e voces acham que o nosso povo estara interessado?O povo ja está cansado do discurso de vitima de quem assumiu um{pesado fardo}a contar com a cama feita e a mesa posta para desfrutar do trabalho do outro.Afinal quem lhe obrigou a assumir?Que os cofres estao vazios, governar nao é facil?Qual é a novidade?52 viagens abrangendo entre os Paises como:Qatar,os Emiratos Arabes Unidos,Singapura,Timor Leste,Malasia,Taiwan,Turquia,Russia,inglaterra,Franca,Suica,Portugal,Estados Unidos,Libia,Tunisia,Marrocos,Brasil,Cuba,Angola,Congo,Gabao,Cabo Verde,Mali,Tchad,Guine Equatorial a{PROMOVER}o PAIS e convidar investidores em periodo da crise merece ser enxuvalhado desta maneira por alguns politicos desta terra STP?Como somos tao pobres e mesquinhas,levam alguns politicos da nossa praca que só querem papa feita e vém ca a praca publica com insultos.A libia e o Taiwan esta ca a investir quem garatiu estes investimentos?Sao os Trovoadas.Quem está a os usufruir?digam-me por favor.Vamos dar Cesar o que é do Cesar e nao estejam ali com acusacoes gratuitas.Eu espero que o vosso Primeiro ministro fique ali sentado a espera que as ajudas vém ca ter?Ele esta enganado. Isto de andar de Paises em Paises com cara de sem vergonha, a pedir apoio é que o Gabriel Costa nao esta desposto a fazer como disse no se disurso populista que despensa viagens. Senhor Gabriel pode ficar ali no seu gabinete que Deus lhe abencoe.Isto é que muita gente nao sabe só sabem criticar.Viva o povo STP

  51. zeme Almeida

    18 de Fevereiro de 2013 as 15:49

    Todos os comentarios que faco ficam em banho Maria.Porque falo as verdades.As verdades nunca nao sao bem vindas e analizadas.Sou filho da terra{STP}tenho todo o direito de exprimir a minha revolta.Doa a quem doer porque sou livre.Se o Pais ainda nao é livre de se falar, que me digam.Por favor Jornal Tela-Non.

  52. Eusebio Neto

    18 de Fevereiro de 2013 as 16:05

    Que o governo de Patrice Trovoada andava a fazer merdas mal cheirosas, ninguem de bom senso tinha quaisquer duvidas. Inclusive aqueles que com ele trabalhava como eram os casos de Salvador Ramos, Agostinho Fernandes,etc. Tudo feito fora do pais e ou a calada da noite. No entanto e indespensavel que todos aqueles que antes e durante o reinado de P. Trovoada aproveitaram-se dos seus estatutos politicos para enganar e roubar o povo santomense sejam levados a barra dos tribunais. Eles tem de prestar contas e imediatamente.Quanto ao reconhecimento ou nao do Kisovo e outros potenciais estados, nunca serao estes a declarar validos ou nao esses reconhecimentos. Alisa, se nao foram respeitados os tramites impostos pelas Leis santomenses, ninguem tem poderes para engajar o estado santomense a esse reconhecimento ilegal. Cabe as actuais autoridades santomenses fazer valer a nossa soberania inegociavel.

  53. Fernando

    18 de Fevereiro de 2013 as 16:06

    Caros compatriotas,
    Creio chegado o momento de pensarmos na institucionalização deste país. Sairemos todos a ganhar se criarmos estruturas com competências próprias e agirmos em estreita observância das decisões e conclusões das mesmas. A nossa democracia deve demonstrar sua maturidade, senão nos perdemos e o país jamais sairá do atolo em que se encontra. Acho que, com tantas arbitrariedades constatadas, necessário se torna a criação de uma comissão independente, que poderia denominar-se Comissão da Verdade e Reconciliação Nacional, liderada por uma autoridade independente, de idoneidade reconhecida, ex.: Bispo da igreja Católica ou Ministros de outras Confissões religiosas existentes para apurar as veracidades dos factos em que vem acusado o governo anterior e os dolosos seriam encaminhados à Justiça. Os de natureza política seriam deliberados por àquela Comissão, que teria autoridade para encontrar mecanismos de solução. O Governo teria mais tempo para dedicar-se a sua função principal que julgamos ser o da procura do bem-estar para esta tão sofrida população.

  54. Kua- lí- tassondu

    18 de Fevereiro de 2013 as 16:46

    Obrigada por Seu comentario Senhor OBSERVADOR tiraste me as palavras da boca em relacao au Senhor zeme almeida refrescaste lhe a massa sinzenta, pelos visto ele tem memoria curta, ou se calhar esta excá zuga non cù budu sa caflá cuma cùa sa balu.
    Boa tarde a todos la na terra e nao so

  55. Verdadeiro

    19 de Fevereiro de 2013 as 9:00

    O PM fala, fala, queremos ver o arroz a cinco Mil dobras, queremos ver ele a fazer melhor pelo nosso País, ele é o escolhido do Pinto para comandar o STP uma pessoa neutra, mais a pressão é tanta que ele já nem sabe aonde esta, Desculpa PM eu tive uma visão deferente da sua pessoa, O Sr. Não se esqueça que foi o mentor que contribuiu para tirar todos os Poderes que o Tribunal de Contas tinha, quando lhe convinha no momento, sabendo ele que la era sede própria para por todos dirigentes a prova, o Actual PM não é melhor que o Patrice talvez ate pior que ele, o Sr. Fradique lhe disse eu vi Homem, não vi o seu coração estas palavras foram sabias PM.

  56. Figura Pública

    19 de Fevereiro de 2013 as 12:19

    Senhores deputados e senhores Ministros, ja chega de bla bla bla. Ja sabemos que o Governo de P.Trovada delapidou Tesouro Publico. Agora é ação, SÓ TEMOS 10 MESES PARA TERMINAR O ANO. VAMOS MOSTRAR O SERVIÇO!! SÓ ASSIM TEREMOS RAZÃO NAS PROXIMAS ELEIÇÃO. APROVE O ORÇAMENTO…O PAIS ESTÁ PARADO…TEMOS QUE GANHAR O TEMPO..Ja está a fica curto o tempo.Temos que mostrar a nossa competencia para sermos escolhidos na proxima eleição.

    CADA TEMPO PERDIDO É A VANTAGEM PARA O ADI. ABRI OLHO MESMOS SENHORES MINISTROS E DEPUTADOS.Vamos mostra-lhes como é que se GOVERNA.

    Força, MLSTP
    Força PCD
    Força MDFM

  57. "OLHO GORDO NA COISA DO OUTRO"

    19 de Fevereiro de 2013 as 14:30

    …HAVER VAMOS…

  58. "OLHO GORDO NA COISA DO OUTRO

    19 de Fevereiro de 2013 as 14:54

    HAVER VAMOS…

  59. Setilio Vaz

    9 de Maio de 2013 as 17:57

    O PT em breve regressará.
    Ora vejámos a sua tia já tem cartaz do BGFI na descida do hospital, a sua madrsta já chegou para fazer campanha na Fundação e publicitar o jornal Explicar sem confundir. O Varela vai-se ver aliviado um pouco…..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo