Política

À margem do relatório de auditoria TVS recebeu facturas de cerca de 200 milhões de dobras resultantes de dormidas e repasto

Numa reacção ao relatório de auditoria às contas da TVS, que confirmou a denúncia de corrupção que fizeram contra a anterior direcção, os trabalhadores através do seu porta voz José Bouças, anunciaram que há mais casos por esclarecer.

O caso mais recente segundo o porta voz dos trabalhadores, que denunciaram a corrupção financeira instalada pela anterior direcção, tem a ver com duas facturas que deram entrada na última semana nos serviços administrativos da TVS, oriundas do Hotel Pestana. «Eu tenho fé que muitas coisas que não constam do relatório virão a baila. Temos informação que chegaram a redacção da TVS facturas remetidas pelo Hotel Pestana no valor de cerca de 200 milhões de dobras que provam como é que as pessoas viviam a grande e a francesa a custa da TVS e do suor dos seus funcionários», declarou o jornalista José Bouças.

200 milhões de dobras, equivalem a 8 mil e 167 euros. As duas facturas que pelo que o Téla Nón apurou, descrevem tudo o que foi servido no hotel Pestana, incluindo dormidas e banquetes, são contas à margem do relatório de auditoria feita pela inspecção das finanças, que confirmou desvios e delapidação de fundos na televisão pública.

Numa reacção a mais esta denúncia, o ex-Director da TVS, Óscar Medeiros, deixou entender que as duas facturas enviadas pelo Hotel Pestana, não devem constituir despesas para os cofres da TVS. «O Hotel Pestana coloca a disposição da TVS 21 dormidas por ano. Ainda recentemente vieram para cá, 3 altos funcionários da RTP, toda gente viu, foram a televisão entregar equipamentos novos para a televisão. Nós é que convidamos esses funcionários da RTP, para virem a São Tomé», explicou o ex-Director da TVS.

Segundo Óscar Medeiros, as facturas que deram entrada na TVS na última semana no valor superior a oito mil euros, resultam das dormidas e repasto, proporcionados aos 3 altos funcionários da RTP. « Foi no âmbito do memorandum que temos com o hotel Pestana que disponibilizamos 21 noites para 3 pessoas, que ficaram 7 dias em São Tomé e Príncipe», reforçou.

Informações recolhidas pelo Téla Nón indicam que as duas facturas detalham nomes de mais pessoas beneficiárias do repasto no Hotel Pestana, a conta da TVS, para além das três individualidades da RTP citadas pelo anterior director. Óscar Medeiros, fez questão de avisar que as 3 personalidades da RTP que estiveram em São Tomé às custas da TVS através do memorandum com o Pestana – Saõ Tomé. , foram convidadas pela antiga administração da TVS e consequentemente pelo anterior executivo.

Os três altos funcionários da RTP citados pelo ex-Director da TVS, são o Director da RDP-África Jorge Gonçalves, o Director de Cooperação da RTP José Arantes, e o Chefe de Departamento de Informação da RDP-África Carlos Menezes. O Téla Nón sabe que a nova administração da TVS, está a analisar as facturas junto ao grupo hoteleiro, para melhor compreender os moldes de pagamento ou de encontro de contas no âmbito do alegado memorandum de entendimento assinado entre a anterior direcção da televisão e o grupo Pestana. «O Grupo Pestana é uma empresa que deve ter a sua contabilidade organizada, e enviou para a TVS facturas correspondentes a estadia daqueles 3 altos funcionários da RTP aqui em São Tomé. Foi para saber que no âmbito do acordo já foram usadas X noites», defendeu Óscar Medeiros.

O antigo director da TVS garantiu também que «Óscar Medeiros nunca bebeu uma cerveja no hotel Pestana na conta da TVS».

Por sua vez os trabalhadores da TVS que em Novembro do ano passado se levantaram contra a corrupção interna, consideram que a verdade é como azeite. «Fomos chamados de ladrões e preguiçosos por termos denunciado a corrupção cá. Hoje o resultado está a vista, o nosso nome, dos 23 funcionários que denunciaram a situação, não consta do relatório da inspecção das finanças. Após a denúncia fomos expulsos da TVS, pelo menos 3 colegas, e proibidos de entrar na TVS. Hoje está tudo mais ou menos esclarecido», concluiu José Bouças.

Abel Veiga

    37 comentários

37 comentários

  1. Momento da Verdade

    19 de Fevereiro de 2013 as 16:16

    ESTA EXPLICAÇÃO QUE Sro.OSCAR MEDEIROS DEU É FALÇA, ELE DIZ NUNCA COMPROU UMA CERVEJA COM DINHEIRO DA TVS ELE ESTA MENTINDO A FACTURA TBÉM TRAZ O SEU NOME CMO UM DOS QUE FIZERAM DIVIDA E ESTA NA CONTA DA TVS. SEU MENTIROSo. Seu lugar é ministério público dpois cadeia.

    • feijoada

      19 de Fevereiro de 2013 as 17:51

      Caro senhor/a, não sou amigo de Osca ou Osga, mas parece-me que o senhor tem inveja do Osca, é so isso que os santomenses sabem fazer…. Se é que ha tantos problemas e gravíssimos porque não deixa a Tia Elsa tratar disso embora com desonestidade que todos sabemos que doravante será assim….

      Viva Olhocheismo…

      • Mommento da Verdade

        19 de Fevereiro de 2013 as 19:21

        Caro Sro. Feijoada ou Guisado seja lá o que for tinhas que lavar a boca antes de falar alguma coisa, ter inveja de Oscar por favor,eu conheço-o desde o tempo de invandir casa de estado porque não tinha onde cair morto ok, esse truque de Osca ou Osga é truque vc é culuio dele e sabe mto bem das coisas, seja honesto parvo, ainda mais quando vem com essa de tia Elsa, não sabes disfarçar ok.
        Pelo visto não passaste na escola de (P.T.)

        • cua lumado

          21 de Fevereiro de 2013 as 8:20

          Fazendo uma analise desses dois comentários o que fica mesmo provado é que o sr. que comentou primeiro conhece bem o óscar o que prova que tem reservas dele já vinda de a muito tempo.

          Talves a tese do uwechaismo do segundo comentador esteja certa.

      • Tio António e Gente Burra

        19 de Fevereiro de 2013 as 21:30

        No Comment…

    • Lucas

      20 de Fevereiro de 2013 as 10:58

      Destes 3 Dito alto Dirigentes da RTP, é se realçar que Carlos Menezes tem nacionalidade Portuguesa mas, é Foro giquite. Deveria ficar na casa de familiares. Alias, se era para fazer entrega de equipamentos novos, bastava 1 dirigente e os outros 2 deveriam ser tecnicos q pudesse das instruções e formação quanto a instalação e funcionamento destes equipamentos…

  2. asd

    19 de Fevereiro de 2013 as 16:47

    São Tomé poderoso vai fazer justiça um dia.Nós trabalhamos dia e noite e os preguiçosos usufruem do nosso suor. Faca achada na estrada perde na estrada. Podem comprar pagero, land cruiser, honda CRV mas de uma noite pra dia vão perder tudo.

  3. JOSE CARLOS

    19 de Fevereiro de 2013 as 16:50

    Bem,não querendo fazer justiça na rua, mas julgo que há provas suficientes para levarem o Oscar Medeiros e os outros que com ele se aproveitaram dessa situação ao Tribunal e consequentemente a cadeia se for esse o caso….

  4. São Tomé Poderoso

    19 de Fevereiro de 2013 as 17:51

    Isso parece-me mais momento da mentira estão contra Óscar porque ele sempre foi e é uma pessoa honesta tudo que ele tem é do seu suor isso esta arrebentar com esses políticos cabroes ai de São Tomé são eles que estão a perseguir o Óscar estão a procurar de tudo para sujar imagem de um grande Profissional de São Tomé e Príncipe sabe expressar e é reconhecido fora e dentro do país como uma grande figura só não é reconhecido por aqueles que não gostam dele mais Kalu Medes já catou nunca se consegue a todo mundo agradar bando de palhaços pá mesquinhos….

  5. Mendes Rosario Cabral

    19 de Fevereiro de 2013 as 17:57

    Em São Tome é assim!
    Uma coisa é certa senhor Gabriel e os demais, Ficam a saber que a imagem do Oscar e a sua popularidade é muito maior que as vossa juntas. Se gastou de forma endevida algum tostão, não foi sozinho. As damas comeram , amigas comeram e saldos por ai e acolá, etc ,
    Os senhores que nem boquitas têm , consomem todo o ferro nos estrangeiros, gente não vê nem uma cerveja, Ele comeu mas com o povo miudo, com gabão e nos todos comemos um pouco.
    nem na feste de traz de igreja gente ve este Gabriel, por isso Bê da lá!!!

  6. Mendes Rosario Cabral

    19 de Fevereiro de 2013 as 17:58

    Bê da la cu Plantu Bó!!

  7. Mendes Tavares

    19 de Fevereiro de 2013 as 18:00

    Ja se esqueeceu da PGR,
    Conversa de fazer boi dormir

    Afinal

  8. Carlos Santos

    19 de Fevereiro de 2013 as 18:15

    Oscar Medeiro poem em causa a direção da RTP na sua malandrice, ate Carlos Menezes também gozou de um bom bolo a custa da TVS que vergonha,Ja todos nos sabemos quem são vocês quando existe a noticia de currupçao em STP sao as vossas vozes que anunciam em primeira mao, agora ja sabemos que tambem sao curruptos as vossas informaçao para mim o que toca a \ em STP ja nao tem valor por também sao curruptos.

  9. N.C

    19 de Fevereiro de 2013 as 18:57

    Ninguem esta a cima da lei.Seja Oscar,seja,Patrice,Pinto,Delfim ou Joao ninguem,cada um tera que assumir e pagar o que deve,caso contrario o xadrez sera a futura residencia.Essas sao regras num Estado de Direito Democratico e esperemos que de uma vez por todas,todos os corruptos,arrumados em “gran fino”vivendo as custas do dinheiro do povo arrumados em “garapaus de corrida” paguem pelos seus erros e abusos de poder

  10. Bingo

    19 de Fevereiro de 2013 as 19:58

    O Abel Veiga foi certeiro no uso da palavra repasto. Devem ter sido grandes repastos. Daria para para rir se não fosse tudo tão profundamente feio.

    Passar bem, pessoal.

  11. Tatá

    19 de Fevereiro de 2013 as 20:41

    Oscar só

  12. Tatá

    19 de Fevereiro de 2013 as 20:42

    Oscar só um lugar que é cadeia.

  13. São Tomé Poderoso

    19 de Fevereiro de 2013 as 20:57

    Tata vc sim que já esta numa cadeia com porta aberta…!!

  14. Chocolate-Biológico

    20 de Fevereiro de 2013 as 4:31

    Só com Cristo…..!!!!!

    Que “GENTE” meu DEUS.

    O gosto, que é já tido como vício por um INCRIMINAR deste ou de aquele, leva essa nossa gente – algumas ainda assim responsáveis – a um dito ÓDIO, que os delimita TOTAL, num pensar antes de um bem agirem. (Exemplo simples: – Existe uma anomalia, dou-me ao luxo e ao trabalho de as verificar, provar no mínimo as suas origens e as suas razões – meios não me faltarão desde que eu as busque – seguidas de um agir junto a
    quem de direito para uma efetiva resolução.

    Sobre o LEMA: – Porque não COMPLICAR, quando fácil se torna uma resolução tentada por forças próprias….????????

    O porquê, de um Não se darem ao TRABALHO
    de uma prévia verificação antes de se atirarem cegamente as especulações, as tendênciosas e falsas afirmações, bem assim como as acusações apenas baseadas em especulativas suposições motivadas – seguro entre outras – por uma tamanha “Preguiça MENTAL”…….?????????

    Um abraço a todos

    Chocolate-Biológico

  15. Espirito Santo

    20 de Fevereiro de 2013 as 8:20

    Ze Bolsas e Abel Veigas. Deixam que outros falam,Tudo que existe de prova entrega ao sector competente, voçes sao colegas de profissao e de trabalho. A Classe toda do jornalismo esta a ser desacreditada enquanto os politicos vao procurando o entendimento para reinarem.

  16. o País precisa de discutir o Futuro e o Desenvollvimento

    20 de Fevereiro de 2013 as 9:51

    Senhores, temos que começar a debater o futuro e o desenvolvimento deste País, não podemos passar a vida, somando anos de atraso a fazer politica para ataques as pessoas, assim este País não arrancará nem sairá do fosso em que se encontra. Todos neste País andamos a viver a custa de cambalhotas e cambalachos. Nesta Republica ninguém é Santo, como São Tomé Poderoso. Como ser santo num País onde quem trabalha ganha tostões, e quem “deputadosentadoimprodutivo” ganha milhões.

  17. para rir ou chorar - explicar sem complicar

    20 de Fevereiro de 2013 as 10:35

    Oscar voce nunca bebeu “UMA CERVEJA” à custa da TVS!!!!Parvo.Teu nome está na FATURA das despesas do HOTEL.
    Voce avariou de vez,PATETA.

  18. Meninos Eu Vi

    20 de Fevereiro de 2013 as 11:40

    Meus caros,a coisa está a aquecer.

    Os membros do Governo de Patrice Trovoada, exigem um debate de urgência com Gabriel Costa para confrontá-lo com as suas declarações ditas na Assembleia NAcional, e exigem que esse debate seja transmitido na TVS, em directo. O desafio está lançado. Gabriel va

    • Lupuye

      20 de Fevereiro de 2013 as 18:02

      Debate? Em STP? Ate que seria bem bom. Ainda me lembro que aquando da corrida a presidencia o povo nao teve acesso a nem um debate televisivo onde cada candidato poudesse apresentar o seu programa de desenvolvimento. So em STP vemos coisa parecida. E que o povo vota, nao pelos programas apresentados mas por aquele que der maior banho. Uma vergonha que nao se tenha feito, ate aqui, nada pra proibir isso do banho.

      • Lupuye

        20 de Fevereiro de 2013 as 18:04

        correcao: quis dizer PUDESSE.

    • Bingo

      20 de Fevereiro de 2013 as 21:34

      Como é que se debate com alguém cuja existência não se reconhece? O ADI foi aconselhado a reconhecer o governo desta forma estranha ?

      Passar bem pessoal.

  19. Só pra crer

    20 de Fevereiro de 2013 as 13:50

    Num pais como stp k a maioria das pessoas sao pobres…entre outros miseráveis lutam para colocar filhos na escola, dar de vestir, comer.. Trabalham dias e noites para terem akele dinheiro k nao chega para fazer nada… Vcs da tvs como têm coragem de pagar de 8 a 168 se nao estou no erro 3 noites para pessoas k vieram dar vos equipamentos que nao contribuem quase nada para a nossa televisão… Pk só falando da imagem a TVI e um lixoooooo, por amor de Deus isso e crime todo esse valor só para 3 pessoas vocês andam a brincar com dinheiro e depois diz k TVI nao tem condições , só pode ser brincadeiras… Eu só lamento por mim, meus familiares e os meus irmão santolas como eu k sacrificam para poderem ter uma vida digna nessa terra

  20. Só pra crer

    20 de Fevereiro de 2013 as 13:52

    Eu acho que chegou a hora de povo santomense fazer greves manifestações para acabar com esses abusos os que nao fazem nada ganha milhões, e quem trabalha na realidade ganha 1 milhão no salario

  21. para rir ou chorar - explicar sem complicar

    20 de Fevereiro de 2013 as 14:30

    Dr Gabriel Costa não perca mais tempo com estes PALHAÇOS DO ADI!
    Querem sim,é DISTRAIR a sua atenção.
    Não dê mais confiança e importância à estes “26 Macacos”.

  22. teu tio

    20 de Fevereiro de 2013 as 15:21

    Até quando vamos continuar nesta situação de desvios de milhões e milhões, pondo a camada desfavorecida em situação cada vez mais dificil? Não compreendo como a TVS uma televisão estatal que em termos de qualidade tecnica e conteudo tem oferecido aos telespectadores pessimo producto, dá-se ao luxo de brindar aos visitantes momentos a grande e a francesa? Tratando-se da entrega de equipamentos bastava um da RTP-rádio televisaão portuguesa e não dois da RDP-rádio difusão portuguesa, o Carlos Minizes é Santomense e com nacionalidade Portuguesa e tem familiares em S.Tomé,qual a necessidade de tê-lo no hotel pestana a custa da TVS? Para os mais atentos e conscientes reconhecem certamente que o eis Director Oscar Medeiros foi muito imaturo, inresponsável e corrupto de baixo nivel, pelo que medidas têm que ser tomadas em relação a todos os envolvidos no caso “desvios de milhos na tvs”. JULGAMENTO, CONFISCAÇÃO DE BENS E CADEIA…

    • Ze Assuncao

      21 de Fevereiro de 2013 as 15:50

      Concordo consigo, mas ha apenas um pequeno detalhe que esquece: temos que levar o Minho, os de Caso GGA, STP Trading, barco PRINCIPE, e tantos outros. A nossa memoria de certeza que nao eh curta

      Ze Assuncao

  23. dizer umas coisas

    20 de Fevereiro de 2013 as 16:20

    Para meninos eu vi:
    Porque razão os Deputados do ADI não apareceram no parlamento no dia do debate sobre o Estado da Nação para contradizerem o 1º Ministro? Eles sabiam qual era o assunto em causa. Agora querem debate? Espero que o 1º Ministro os ponha a debater com a justiça.

  24. Mé Pó Feladu

    20 de Fevereiro de 2013 as 16:56

    meus caros
    deixemos de politica baixa, passamos toda vida a criticar em vez de olharmos para o desenvolvimento deste belo pais apresentemos ideias e soluções para falta de empregro, infra-estruras e outros mais porque num estado de direito democratico ha locais proprios para tratarem de casos de corrupção e outros males que enfermam este nosso belo querido stp, pk estar ai a falar não resolve nada gostaria é que cada um que faz uso deste espaço comentario devia apresentar coisas inovadoras, viva stp, viva democracia, viva o povo de stp um bem haja a todos

    • mauro almeida

      21 de Fevereiro de 2013 as 8:24

      voz do burro não chega a céu!!!!!!!!!!!!

  25. Mé Pó Feladu

    20 de Fevereiro de 2013 as 16:58

    onde digo empregro(emprego)

  26. São Tomé Poderoso

    20 de Fevereiro de 2013 as 19:26

    Isso só tem um nome Inveja

  27. Dama do Blim

    21 de Fevereiro de 2013 as 15:30

    São Tomé Poderoso voce é uma das boquitas que ajudou o Oscar a comer dinheiro de TVS………so pode ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo