Política

Contradições da ADI sobre o reconhecimento da Assembleia Nacional

«Nós dissemos que não reconhecemos essa Assembleia», declaração de José Diogo membro da direcção da ADI, deputado e vice-Presidente da Assembleia Nacional.  ADI repete o mesmo discurso de não reconhecimento da Assembleia Nacional, mas na última semana o partido solicitou à Assembleia Nacional, que diz não reconhecer, a investidura de 3 deputados seus. Arlindo Ramos, antigo Ministro da Administração Territorial e dos Assuntos Parlamentares, Ângela Pinheiro ex-Ministra da Saúde e Abnildo Oliveira ex-Secretário de Estado da Juventude e Desportos, vão tomar posse na próxima sessão parlamentar. Os 3 antigos membros do Governo são deputados eleitos respectivamente nos círculos eleitorais de Lobata, Região do Príncipe e Mé-Zochi.

    47 comentários

47 comentários

  1. Barão de Água Ize

    24 de Fevereiro de 2013 as 12:23

    Desorientação.Instabilidade.Falta de sentido de Estado. Falta de Autonomia própria. A ADI enquanto não deixar de pensar e falar pela cabeça do “dono” ( ele existe?) não terá futuro a não ser por tentativa autoritária.

    • Ceguinho

      24 de Fevereiro de 2013 as 14:28

      Ao Sr que tem por nome E.Santos e os demais apoiantes do ADI,as minhas saudações,entendo a vossa situação mais é puro demais evidente o desnorte da Malta do Chefe,nao percebo como uma associação com escopo politico que diz nao reconhecer os representantes atuais da A.R,não se resigna ao salário que auferem enquanto deputados,e outras regalias inerentes,mostrando ao povo coerência no que defendem,e pior propõe debate televisivo com um chefe de governo que dizem nao reconhecer…Ás ká zuga nom ku budo záo flá kua Sá balu….

      • E. Santos

        25 de Fevereiro de 2013 as 11:23

        Aceitem o debate que o ADI esclarece aquilo que vocês estão a chamar de contradição. Até prova em contrário eu acredito na coerência deles.
        As vezes a nossa fraca inteligência não nos permite alcançar determinados níveis de abordagem, mas é conversando que as pessoas se entendem. Se não for pela conversa, fazem-vos um desenho rápido.
        Aceitem o debate na TVS, não custa nada.
        Vocês são pobres por isso tudo para vocês gira a volta de dinheiro. Uns tristes 300 euros parece que alguém ganhou o Euromilhões. Por isso é que adoptam a política de empobrecer pessoasde bem a ver se elas se calam ou mudam de lado forçosamente porque a fome bate a porta. Por isso é que esses políticos empobreceram as famílias são-tomenses para cada um poder andar com filhas menores de coitados pobres e tapam-lhes a boca com uns tostões. Os coitados perderam a dignidade de pai de família porque não consegue por dinheiro em casa. A vossa política de empobrecimento é conhecida, mas vai acabar um dia.
        As pessoas são livres de ter as suas opiniões. E Partido Político não é clube de futebol. os Partidos devem servir aos nossos interesses, não o contrário. E é nesta perspectiva que eu apoio um ou outro em cada momento.

        • Ceguinho

          25 de Fevereiro de 2013 as 13:03

          O sr. até diz algumas coisas com sentido,mas faz sempre uma analise desfazada da realidade,que provas mais o Sr. precisa?O 1° ministro apresentou o jornal Alemão pago a preço de ouro para divulgar a imagem do Senhor Patrice,no seu diabólico plano de culto de personalidade,o que é que o ADI contrapôs como facto?Mas uma vez o Sr. diz que não segue os Partidos mas se deixa incomensurávelmente se trair pela sua cega paixão,nao lhe quero calar, nem posso, mas exorto a si e ao ADI,a serem coerentes,o tribunal ou o Parlamento devem ser sedes próprias para o ADI fazer valer ás suas posições,todo o resto é demagogia e retórica,com os melhores cumprimentos

          • E. Santos

            25 de Fevereiro de 2013 as 15:58

            Meu caro, não sou seguidor cego, felizmente. Eu analiso factos e não podendo haver vazio de poder, na falta de melhor opto pelo menos mal.E convenhamos que o menos mal neste momento é o ADI. Alias, sem o ADI neste momento não teriamos oposição, ninguém estaria a fazer barulho e nem os cibernautas teriam motivos para comentar. Seria ver, ouvir e engolir e mais nada.Portanto, tudo isso é salutar na sociedade. Só quem não tem confiança em si tem medo de opositores e procura aniquilar-los de forma baixa (no nosso país, por via do empobrecimento).
            Em relação a aquilo a que vocês dizem ser venda de imagem do Patrice Trovoada eu faço a seguinte pergunta, já que esta revista não me chegou as mãos: A imagem publicada do Parice Trvoada vem acompanhada de uma entrevista a sua vida particular? Onde nasceu, seu percurso académico e profissional, quantas mulheres e filhos tem, as suas casas e seus planos pessoais para o futuro? Como se lê sobre os actores nas revistas cor de rosa? Ou ante, vem a imagem do PT acomapanhada de uma entrevista sobre o país, as suas potencialidades, o que o Governo de São tomé tem como visão, missão e valores assumidos convista a incentivar ou atrair investimentos para o país. Se a reposta for a primeira opção, concordo convosco que PT tem de devolver o dinheiro ao país. Não vamos nós pagar os seus luxos pessoais. Se a resposta for a segunda opção, então não vejo nada de grave nisso, antes pelo contrário. Tinha de estar a fotografia do líder do Projecto STP, e o lider era ele. Queriam que estivesse a foto de quem? Publica-se paisagem para atrair turístas, publica-se imagem de de Líder para transmitir lideramça e passar confiança no projecto que se quer vender.É diferente em algum lado.A isto chama-se comunicação e imagem.
            As empresas quando querem vender ideia usam a imagem do PCA, é ele que a defende e é ele que aparece. Não se publicam os trabalhadores todos e nem as paredes do edifício sede.
            O problema é que infelizmente no posso país as pessoas são tão mesquinhas e tão pobres de espírito que só de ver a fotografia de PT numa revista estrangeira já acham que é grande coisa e já cria inveja que cega as pessoas para raciocínio lógico.

            Temos de elevar-nos um bocadinho mais e ser menos pobres de espítito. Este é o nosso grande mal. Pobreza. Pensamos pequeno demais para conseguirmos algum dia dar algum passo.
            E quando aparece alguém um bocado mais arojado como PT, toda a gente cai em cima, em vez de incentivar. Sair da pequenez para quê, se estamos bem assim. “Vivê que está aqui”. Dá-vos banana com peixe e filhas de cada coitados para andar a desviar e o país já está bom de mais.
            Este Patrice Trovoada realmente…tem com cada ideia. Quem lhe disse que São-tomense quer investidor? Vivê que está aqui já chega. Desde que gente está aqui sem investidor gente não morreu, gente quer investidor para quê???hehehehehehe

  2. Felisberto Bandeira

    24 de Fevereiro de 2013 as 13:27

    SE NAO RECONHECEM O QUE TAO FAZENDO NO PARLAMENTO`ADI?

    • Mimi

      25 de Fevereiro de 2013 as 10:33

      Simplesmente demonstrando que saco vazio nao fica em pé… antes um na mao do que dois a voar… antes que a fonte de financiamento abrande, é pegar ou largar

    • Jose Sousa

      26 de Fevereiro de 2013 as 15:52

      Ola compatriotas!
      O investimento e aceitavel em qualquer pais desde que que sua contrubuicao obdeca as regras qualitativas de uma politica de desenvolvimento que proporciona melhoria de qualidade de vida nosso povo e do pais em geral.
      Mas, infelizmente temos investido brutalmente numa politica de fomento de confusao, olho cheio e inveja que no fundo tem empobrecido e envelhecido qualquer inciativa de projeccao do nosso pais numa perspectiva desejavel aos nossos olhares.

  3. raposo joaquim

    24 de Fevereiro de 2013 as 13:42

    Boa tarde senhores leitores

    antes de opinar sobre esta ou aquela questão, gostaria de agradecer o jovem jornalista Abel veiga por esta abertura dada aos diversos São tomenses para opinar. No que diz respeito a reacção do ADI é nomal porque na politica activa ha sempre ” SIM de Hoje” que era ” Não de Ontem”e ” Ummmm de amanha”. Sobre a Construção de novo edficio do banco central acho uma aberação, porque o pais está tão mal o banco central não faz nada ao serviço directo ao desenvolvimento, recebi muito dinheiro dos bancos comerciais, os funcionários têm os maiores salários das intituições públicas no país ganham 10 vezes mais que deputados, protegem linha familiar e gastar tanto euro para construir novo edificio? gastando cerca de 4% do Orçamento geral do estado? banco central não é um estado dentro do outro estado!!!? Quanto a Elsa Pinto penso que no ponto devista de direito Administrativo deve ser indeninzado no valor correspondente a 6 anos de salário do PGR, ela não tem culpa, foi nomeada por estado o estado deveria ter informações extras antes de empossa-la. Ela hoje pagou por outros, temos N senhores incluindo agente de autoridade com cheques sem cubertura na nossa praça, contudo penso tambem que ela deveria analizar antes de aceitar, ela é inteligente.
    um abraço para todos

    • Que Confusão

      25 de Fevereiro de 2013 as 13:58

      O país está muito mal economicamente. A srª Elsa sabia que não tinha condições. As pessoas que contribuiram para o seu empossamento também não deviam fazê-lo.
      Agora pede-se 6 seis de salário para a senhora, saindo esse dinheiro de um país pobre?
      Assim não será porreiro nomear mais uns tantos indivíduos sem qualidade para depois dividir a indemnização com eles?

      • raposo joaquim

        28 de Fevereiro de 2013 as 22:29

        Caro amigo

        A Dra.Elsa Pinto tem direito a ser indemniza sim, nem ela nem outros que o estado põe sem analizar e tira não pela incopetência, nem por chegar o tempo da comissão de serviços, devem começar a pedir os seus direitos. O pais tem gente no estado que pela experiencia, está no momento de saber o que é estado e o que é partidos, pessoas e funções. Neste contexto para dizer que deve haver continuidade de estado. Segundo o novo estatutos do Ministério Público ´o cargo de PGR é de 6 anos e pode ser entre magestrado ou jurista, e ela tinha os requisitos, por isso foi nomeada, tem direito de receber.

  4. mana

    24 de Fevereiro de 2013 as 14:19

    Abinilde quer imunidade? Meus senhores lembrem aquilo que fizeram ao Bano. Abinilde vai responder na justiça. Isabel domingos por favor grite a mesma. Vai pra justiça abinilde.

  5. teu tio

    24 de Fevereiro de 2013 as 14:42

    Coitados!!! O chefe viajou nem se sabe quando volta os desorientados estão a deriva. Os membros do ADI ja não sabem como se gatinhar e agora só lamentam desesperadamente. Patrice Trovoada é engrato e maú ao menos que ficasse para dar uma mão aos coitados…

  6. André

    24 de Fevereiro de 2013 as 14:59

    Este Partido Político (ADI), já e’ defunto.

  7. Africano

    24 de Fevereiro de 2013 as 22:36

    Em breve o Patrice Trovoada chegará em S.Tome com um contentor de “Sagres” e uns pães com chouriço e volta a ser Primeiro Ministro.

  8. Sacode puera

    24 de Fevereiro de 2013 as 23:49

    Mas que pouca vergonha ! Os dirigentes de ADI já nao sabem o que fazer ! Estão todos perdidos PAPA Patrício bazou e já nao há massa para agüentar a casa !,,,ainda vai sair borno na sede de ADI estamos cá para vos ver

  9. "E O BURRO SOMOS NÓS"

    25 de Fevereiro de 2013 as 8:40

    Se Assembleia cortasse todas as gratificações e salários muitos
    deles passavam param independente. Isto é uma informação verídica.
    Podem perguntar ao senhor secretario geral do ADI.
    Estamos perante grandes quadros com formação superior mendigando para o Patrício Trovoada.
    Tenham vergonha na cara meus senhores.

  10. "E O BURRO SOMOS NÓS"

    25 de Fevereiro de 2013 as 8:41

    Se Assembleia cortasse todas as gratificações e salários muitos
    deles passavam para independente. Isto é uma informação verídica.

  11. Figura Pública

    25 de Fevereiro de 2013 as 8:45

    Grande decepção, ADI.

  12. OBSERVADOR

    25 de Fevereiro de 2013 as 9:23

    DIOGO Ê,bô sá cá cô plôcô cû béga. Quedjá bô cá palí?

  13. para rir ou chorar

    25 de Fevereiro de 2013 as 10:28

    QUEREM Refugiar na ASSEMBLEIA para n\ao responderem na Justica/Abenildo Campo de Futebol de Trindade.
    CADE 500 Milhoes.

  14. melo

    25 de Fevereiro de 2013 as 11:16

    Estão frustrados, coitados, ADI em queda livre, eu penso que deveriam mudar de nome e passar a chamar de geração esperança,
    Abnilde deve responder pelo credito jovem, que dinhero não se viu, estão a tentar refugiar-se, deve ser chumbado este pedido.

  15. Fernando Castanheira

    25 de Fevereiro de 2013 as 11:22

    Voces todos do ADI deveriam ir presos pelos crimes de furto cometido ao Povo

  16. morena

    25 de Fevereiro de 2013 as 11:28

    penso que vocês devem ajoelha varias vezes por dia para aprenderem a ser bons estadistas

  17. ploco laça

    25 de Fevereiro de 2013 as 11:42

    Estimados senhores de ADI, eu até um dado passo, estive a esperar do vosso governo, maior seriedade, responsabilidade e transperência na gestão da coisa pública, sabendo que que o vosso governo elegeu como a linha mestra, combate a corrupção e sem piedade. A final de contas, quem é corrupto. quem negociou o acordo com o Cozovo e Gergia, quem negociou o satacu, quem negociou os 8nbarcos de transbordo maritimo para costa africana neste golfo da guiné, onde está o didendo destes acordos que o pais tb poderia usufruir dos mesmos. Quem deixou a AR, foi o Vice Presidente do vosso ADI, Quem mandou para desemprego tantos funcionários da educação e do Hospital com miséria do salário, nao foi o vosso governo? quem colocou e fez a caça as bruxas de todos os militantes de oposição para o fundo de frustração e de morte não foi os vossos dirigentes até o padre que tornou o diabo eque n~´ao dá filho,porque o Deus lhe castigou por ter violado a verdadeira fibra cristã, fez das suas. Os DAF do vosso Governo cada vez mais rico e mais mestria na gestão com emissões de cheques sem coberturas, numa caminhada de 2 anos 22o milhões de dolares é o preço da vossa má gestão. Os directores que foram postos nos lugares recentes, quase a maria não têm formações equivalente para o cargo que exercem. TVS, foi um exemplo de má gestão da coisa publica. S.E.Juventude, o dinheiro da onda da victoria que eu tb contribui nonde está… Todos os dirigentes do ADI, têm hohe um bruto pajero de 30 a 40 mil euros outros bagatelas têm de 23 à 20 ou 10 mil valor de cada viatuara pessoal.Vejamos os soldados, sem fardamentos e botas e sem utencilios para uso pessoal,no quartel enquanto os carros novos entram para os chefes superiores, tudo bem, mas com reparo as coisas não podem continuar assim.Portanto senhor Diogo, é deputado de cantagalo, e nada tem feitopara cantagalo, tanto para si, Domingos Boa morte, Bacuda e Sr.ui stok, são aparecem nas campanhas com mil e mil meios a compra de votos e isto só acontece em catangalo,porque senão onde que cada um vive e contribui é que deveria ser deputado deesta zona.O ADI, deve reflectir, consciencliazar e entender e convencer que não houve assalto ao poder e apenas respeuitar as regras democraticas e as instituições legalmente instiuidas.Os orgãos de soberania, devem ser respeitados, voltar a AS, discutir com respeito e ética e nãi de selvática, para o bem deste povo em maioria que está sofrendo com as vossas falsas promessas de orçamento de cidadão, com coisas e sonhos de rapinas politicas e de combate contra os inocentes. bem haja.

    • Cantagalense

      25 de Fevereiro de 2013 as 17:16

      Hei, meu povo.

      Este senhor é conhecido. è o Senhor Giul Costa.

      Gil vai mas é estudar. Sô rabo de pato.

      Ficas só nas conchas do Delfin, espera você.

      Ahahah

      • santola

        28 de Fevereiro de 2013 as 10:35

        para ter inteligiência não é necessario estudar ta! vc não sabe o que fala quando manda alguem estudar sr.parvo quando diz que o Gil Costa não estudar taz a faltar a verdade respeito? o jovem na verdade não tem a formação superior. para ser o Deputado necessario a formação dez que tenha a formação e conhecimentos Politico ao meu entender pode ser.- poço diser mais quantos doutoris estão no País com Diploma falso?.-Qunto recem chegado de Cuba não tem 11ª concluido?.-Quanto não tenhen 9º concluido?.-

  18. yyyyyyyyyyyy

    25 de Fevereiro de 2013 as 12:47

    Atenção !!!!

  19. "E O BURRO SOMOS NÓS"

    25 de Fevereiro de 2013 as 15:38

    Mas Que grande trapalhada!!! ADI tenham vergonha na carra.
    Vocês não viram ontem na TVS?!! Só agora que o Américo ex-ministro de Finanças sabe dar dicas de como financiar uma Economia!
    Porquê que quando esteve no governo não foi implementado essas dicas? Pensa que nos engana!! Senhores Corruptos!

  20. Eusebio Neto

    25 de Fevereiro de 2013 as 16:09

    Meu caro Diogo

    Concentra-te e deixa de estar ai a ziguezaguear como um elefante tonto. Estas a parecer um pau mandado que tudo tenta fazer para justificar o investimento que estao a fazer em ti. Repara bem, como pode a ADI andar por ai a pregar que nao reconhece uma Assembleia a qual pediu o investimento de seus deputados e, talvez pior, da qual recebe mensalmente salario e passaportes diplomaticos para a viagem do seu pessoal. Seja coerente e de pelo um sinal de maturidade intelectual. De poltica andas estas a crescer e temos de compreender as tuas insuficiencias. A Assembleia que esta em funcoes e legal e vai levar o seu mandato ate ao fim. A ADI so tem que justificar todas as mordomias de que continua a beneficiar ocupando o seu lugar na oposicao e jogando o seu digno papel de maior partido de oposicao construtiva. Senhor Vice-Presidente da Assembleia, nao se deixe manipular porque pelos vistos voce nao pode ou nao quer ir para o “asilo” voluntario como fez o lider maximo. Ponha os miolos a trabalharem. Viva Jose Diogo.

  21. joven de 90 anos

    25 de Fevereiro de 2013 as 17:02

    paz, meus senhores paz, vamos unir para nos vensermos,todos nos ja vimos que o ADI nao e melhor que nenhum partido politico, roubam , corompem,mentem,desviam, como todos partidos sem escrupulo,e sem senso de estado.

  22. C. Semedo

    25 de Fevereiro de 2013 as 17:08

    Não estejamos a condenar os outros só pelo fato de alguém vir a praça inumerar uma série de coisas contra a outra, sejamos sérios e imparciais. Seria bom que houvesse efetivamente um debate em direto na TVS para nós que estamos fora deste processo tirarmos as nossas ilações. Sabemos como as coisas funcionam neste país, será que neste conjunto de coisas, tudo corresponde a verdade? É bem possível que outras tivessem sido fabricadas para encubrir aquilo que até então não nos foi dito com relação a projeção da governação futura. Aguarda-se o pedido de debate.

  23. crédo

    25 de Fevereiro de 2013 as 20:14

    RApaz vc ainda continua a insistir em parecer nesta janela, vc corajoso, vê bem essa tua cara dps aparece, eu sei que vc concorda comigo que essa cara parece Hipopotamo ok

    Ou não!

    Espero que os membros do adi venham concordar comigo porque os militantes ja estão a concordar.

    sendo assim um bem Hajá e dê comprimeneto ao delequente levy nazé ok

    fui.

  24. Ceguinho

    26 de Fevereiro de 2013 as 9:31

    Meu caro compatriota E.Santos antes demais saúdo-lhe pela elevação com que respondes ás criticas sem insultos pessoais, cingindo-se apenas na defesa do seu ponto de vista,ainda que se concorde ou nao,merece registo e que sirva de exemplo para os outros,não lhe quero maçar,concluo que no fundo ambos queremos um SAO TOMÉ e PRINCIPE melhor,mas convenhamos ,publicitar o país pagando aquele preço a uma revista,demonstra que o fulano desconhece ou é insensível a nossa realidade social,quando temos hospital sem linha de sutura oxigénio mascara para realizações de operações,velhotes e crianças nos luchans passando por indesditas necessidades,meu compatriota,nenhum investidor entra num pais assim,além demais,condição” sine qua none” para que se invista num estado se revela numa Justiça forte,Tribunais que ditem Direito em tempo útil desapegados

  25. Ceguinho

    26 de Fevereiro de 2013 as 9:59

    Meu Caro E.Santos,permita-me exaltar o civismo e o desprendimento ao insulto com que respondes ás criticas,deve ser exemplo,afinal o que todos desejamos é um SAO TOME e PRINCIPE melhor,defendes pura e simplesmente as tuas ideias o que apraz imenso,posto isto,e nao lhe querendo maçar devo-lhe dizer que discordo das tuas posições e sustento a minha posição no seguinte: Pagar aquele preço para divulgar o pais é ser insensível ou desconhecer as realidades do país,aonde nos hospitais falta o mais elementar para cuidados de saúde,aonde as crianças e velhos nos luchans passam por indesditas necessidades,por favor companheiro,160.000.euros,com um aeroporto aonde se espera a sol e chuva para o desembarque,deves arrumar a casa depois convidar visitas,mais qualquer investidor serio que se preze,procura no Estado a investir um Sistema de Justiça forte que dite direito em tempo útil,e achas que estes sao apanágios da nossa justiça? Um investidor que tenha conhecimento do que sucedeu com o Melo Xavier e o caso Rosema jamais quererá por seu dinheiro em risco. Política antes demais deve estar virada para as pessoas,54 viagens voos em jactos privados,agora diga-me um exemplo um só que fosse,que redunda-se ao menos no inicio de investimento fruto desses passeios,digo-lhe mais se estas expectativas de investimento fossem serias,ADI não daria de barato o poder como deu,este Partido só é hoje oposição por culpa exclusiva sua,por mais voltas que se esgrima em argumentos,…termino dizendo-lhe que teria todo gosto em me identificar e unir-me a si nas ideias que possam levar o canto que me viu nascer a um bom porto.os meus agradecimentos

    • E. Santos

      26 de Fevereiro de 2013 as 15:56

      É preciso não confundir Turistas com Investidores. Turistas vão onde é bonito e há segurança, ou seja, chegam e querem ter tudo garantido embora os aventureiros arrisquem mais. Investidores vão onde há oportunidades, chegam e criam as condições para estarem.
      Decorrente de trabalhos anteriores, também o ADI trabalhou para melhorar a imagem de STP como país para se fazer negócio tendo inclusive subido no ranking.
      Mas não podia ser só isso, alguém tinha de demonstrar por A+B que benefícios ou que vantagens é que os investidores podem ter ao virem cá. E não é ficar sentados na cadeira Giratória do Gabinete de PM a espera que eles desembarquem no aeroporto e nos venham dizer o que querem fazer. Pior, já ouve situações de investidores que vieram e inclusive deram dinheiro a Ministros nossos para lhes abrir as portas (ajudar na instalação do negócio no país) e nem isso foram capazes de fazer. Comeram o dinheiro e os coitados ficaram a ver navio a andar atrás deles a ver se reaviam o dinheiro (Ma fé). Muitos voltaram com uma péssima imagem dos São-tomenses por conta disso.E não foram Ministros do ADI que todos agora atribuem a culpa de ter desgraçado o país. Como se alguma vez este país estivesse estado bem.
      Acredito que se não se tivesse dado a crise financeira internacional, com as acções de MARKETING do nosso ex Primeiro Ministro, alguns bons investimentos poderíamos ter conseguido e isto se reflectiria na vida do povo são-tomense.
      Imagine o Porto de Aguas profundas, ou a criação de um entreposto em STP? o Serviço de suporte que seria necessário em terra iria exigir construção de habitações, contrução ou reactivação de hospitais, construção ou reabilitação de estradas…enfim, uma coisa puxaria a outra, sem dúvida. É assim que acontece. E não seriam todas obras do ESTADO, porque o Estado não tem condições para isso.Muitas seriam obras de privados. Não os nossos empresários privados sanguessugas do Estado, mas empresários a sério.
      É de facto verdade que temos hospital com problemas, estudantes com problemas, jovens formados com problemas, falta de uma série de coisas, mas acredite que nunca vamos ter dinheiro para fazer tudo por via do Estado e se não apertarmos mais ainda o cinto para conseguir voar mais alto, jamais daremos a volta a situação.
      A menos que os São-tomenses acordem no dia seguinte com vontade de arregaçar as mangas e ir para a roça trabalhar a sério. O que eu duvido muito que algum dia venha a acontecer. Cada vez menos querem trabalhar. Todos querem vida fácil. Vender na rua, entrar para a política, ser deputado…e por aí fora. E com tantos peixes fora de água…estamos como estamos.

      • Ceguinho

        26 de Fevereiro de 2013 as 19:45

        Caro concidadão,por favor,eleger a política externa e o estender a mão a investidores nunca serão fontes de desenvolvimento,a preguiça e a ociosidade a que o nosso povo hoje se especializou é fruto da política implementada pelos sucessivos governos,a reforma agrícola orquestrada com entrega de terras, para suposta pratica de agricultura foi substituída por mansões casas de praia etc.etc e que compra tais terrenos são os que fizeram a lei,tu falas na criação de condições para cativação de um bom clima de negocio,mas nao dizes em concreto que condições são estas,conheces mal os europeus,veja a história o FMI,e a sua relação com o continente Africano,diga-me em que área de investimento pode o nosso SAOTOME interessar a um investidor,o que Patrice fazia era aceitar em nome de Estado condições de negocio em que o beneficiário era ele,como explicas um barco atracado nas nossas aguas sem que as alfândegas haja recebido um único tostão por esse facto? Pelo apreço que se estabeleceu nessas trocas de ideias peco- lhe encaredcidamente,nao devague nas suas respostas,fala-me de politizes concretas com impacto real na vida das pessoas implementadas por ADI,em 2 anos os casos e suspeitas de corrupção em que o ADI que era a promessa e esperança de muitos esta envolvido, fragilisou em larga medida a sobrevivência e a credibildade que possuía,e garanto-lhe que nas próximas eleições os efeitos serão precedia para as aspirações desta associação política…

        • Ceguinho

          26 de Fevereiro de 2013 as 19:48

          Leia-se “quem” fragilizou” perversos”

  26. Beto Fenandgi

    26 de Fevereiro de 2013 as 10:22

    Mano E.Santos,parece que a tua inteligencia te deixou mesmo cego, não consegues enchergar nada de real…triste…não sei se reparastes,tudo que disseste, descreve o comportamento e as coisas que o teu ADI andou a fazer a este povo…és tão cego que não preocupas em saber o que diz as Leis do país para dares razão a quem tem realmente…não seja ovelha…

    • E. Santos

      26 de Fevereiro de 2013 as 15:03

      Pode por favor me dizer, com base em que lei foi eleito o actual Presidente da Assembleia?
      O ADI esteve 2 anos no poder e já antes disso todos reclamávamos um STP melhor, certo ou errado?
      Se tiver vergonha, pode responder só para si mesmo, não me importo.
      Agora diz-me qual de nós é ovelha?

      • Beto Fenandgi

        27 de Fevereiro de 2013 as 12:48

        Meu caro amigo E. Santos…
        Dirija-se a casa parlamentar e peça uma copia do Regimento da Assembleia Nacional e veja lá como é que se elege o Presidente da Assembleia Nacional…
        Se o país não fica sem Presidente da República que é eleito de forma directa por mais de 50% da população, porquê então que ficará sem o Presidente da Assembleia que é eleito dentre os Deputados. Conheça melhor as Leis depois dê palpites, ok? Também não sei muito, mas procurei ler antes de dar as opiniões que estou a dar…faça esse esforço mano e verás quem tem razão

        • Beto Fenandgi

          27 de Fevereiro de 2013 as 13:13

          Meu caro amigo!!!
          Se reparares, eu não sou apegado ao partido nenhum, nunca votei para as Legislativas, mas sou atento a política santomense…
          Disseste que o ADI governou 2 anos e que as coisas estão mal há muito tempo…
          Responda-me só…
          Quem foi Presidente de 90 à 2001…Miguel Trovoada.
          Quem foi assessor de Muiguel Trovoada para petróleo durante estes 10 anos…Patrice Trovoada.
          Quem fez cair todos os 1ºs Ministros durante estes 10 anos?Miguel Trovoada.
          Quem assinou acordo de petróleo do povo com 18% para sua familia? Muiguel e Patrice Trovoada.
          Quem foi Mnistro de Negócios Estrangeiros que Fradique de Menezes teve que demitir?
          Patrice Trovoada.
          Quem foi assessor de Fradique de Menezes para Petroleo? Patrice Trovoada.
          Toda gente sabe que muitos membros do Governo de ADI sempre foram Directores em S. Tomé e Principe…

  27. eu sou bandido

    26 de Fevereiro de 2013 as 14:03

    Mas, estes BANDIDOS de ADI me ultrapassaram.

  28. para rir ou chorar

    27 de Fevereiro de 2013 as 9:17

    Estes GANSTERS do ADI querem refugio na ASSEMBLEIA porque,

    1/ABENILDO tem que responder ONDA DA VITORIA+500 MILHOES de Campo da Trindade.
    2/ANGELA Dinheiro da ENFARMA e ENAMED
    3/ARLINDO Dinheiro das Camaras e Comissao Eleitoral

    Sr Presidente da Assembleia////ABRE VISTA com estes….

  29. Põe boca não tira

    27 de Fevereiro de 2013 as 17:02

    Ja é tempo de ADI mudar de discurso e asumir a sua responsabilidade…..

  30. Culorado

    28 de Fevereiro de 2013 as 12:16

    PEDIDO DE RESPOSTA
    E.Santo,

    Falar muito ou falar alto demais não é nem nunca foi prova da razão das pessoas.

    Tenha calma estais desesperado, porquê? Estais muito nervoso, será que te pagam para defender aquele/s que mais e melhor desfrutou os beneficios da governação do XIV Governo de STP?

    Tantas intervensões só de besteiras , estais desnorteado ? Diga onde queres chegar prometo–te minha ajuda.
    Já agora aproveito para dirigir a você e C. Semedo.

    Os deputados do ADI não reconheceu até então o XV Governo como não reconhecem o actual Presidente da AN mas acabaram de ir marcar presença no Parlamento, entram calados até sair em silêncio, nenhuma contribuição tem dado para justificar o desempenho das funções para que foram eleitos, será que vocês pactuam com esta forma de assegurar chorrudo salário pago com suor do povo sofredor de STP?

    “ADI repete o mesmo discurso de não reconhecimento da Assembleia Nacional, mas na última semana o partido solicitou à Assembleia Nacional, que diz não reconhecer, a investidura de 3 deputados seus. Arlindo Ramos, antigo Ministro da Administração Territorial e dos Assuntos Parlamentares, Ângela Pinheiro ex-Ministra da Saúde e Abnildo Oliveira ex-Secretário de Estado da Juventude e Desportos”

    Chantagem, oportunismo, defesa de vencimento e mordomia e prorrogativas ou cobertura de imunidade?

    POR FAVOR COMENTEM O QUE SE VOS OFERECER SOBRE OS SEGUINTES FACTOS.

    Onde andavam durante os dois anos que XIV governo não se apresentou no Parlamento para debate nem para sequer prestar contas sobre Estado da Nação?

    Não acham inconcebível e digno de repúdio daquele mesmo governo ter assinado actos de grande responsabilidade sem que tenha sido prévimente sancionado por instituições de Soberania competente?

    Para ti XIV governo do ADI foi o melhor, nada mereceu critica da vossa parte, santa paciência, esqueceram que quem lê e acompanha os acontecimentos políticos de STP são seres pensantes capazes de tirar suas ilaçõesões?

    É compreensível a vossa parcialidade. Mas o PM do XV Governo aceitar debate televisivo com militantes ou dirigentes de ADI fora do Parlamento?

    Em que País estamos? Será que os dirigentes políticos em STP são artistas para dar espetáculos. Ou em STP já não existe compatibilidade hierárquica.

    É imperioso que se situe, não estamos na campanha eleitoral para aproveitar direito de antenas!…

    Porque não no Parlamento consagrado a debate dos assuntos Políticos do Estado e ADI goza de direito a contraditório? ADI Tem medo de Parlamento porquê?

    Mas respeito pela hierárquia, vocês consideram-se dirigentes do ADI mas vosso lider não vos reconhece como tal, nem vos permite representar-lhe nem de tão pouco substitír-lo e é imperioso a presença dele o PM cessante no Parlamento na qualidade de único e legitimo porta-voz e chefe do XIV Governo e Líder do ADI.

    Há ou não há responsabilidade? Olha que com este vosso chefe, quem falha come pela medida grossa, nada de ilusões., vocês sabem disso tanto quanto povo de STP não vale a pena tapar sol com a peneira.

    Quem avisa migo é, minhas saudações

    Nada de demagogia, fanatismo ou hipocrisia, nem arrogância.
    O POVO PRECISA SABER A VERDADE E SÓ VERDADE SOBRE ESSES FACTOS.

  31. Setilio Vaz

    14 de Março de 2013 as 17:29

    Infelizmente o ADI começou o Carnaval fora de tempo e nem se apercebeu que o periodo de Carnaval já terminou.Engolir sapo vivo é arte. Quem cala consente estão a espera do salário de Março. A coisa esta preta os negocios estão a ser visados e denunciados. Cuidado que quem ´´e ministro da Defesa é RAMBO.Que se cuidem

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo