Política

Estados Unidos defendem que os partidos políticos estejam presentes na Assembleia Nacional

A intensa acção diplomática dos EUA em STP, que começou após a crise política de Novembro do ano passado, trouxe mais uma vez, o embaixador Eric Benjaminson(na foto), ao Palácio do Povo, para encontro com o Presidente Manuel Pinto da Costa. O diplomata considera que os partidos políticos devem ocupar os seus assentos no Parlamento.

Para além de analisar a cooperação entre os Estados Unidos e São Tomé e Príncipe no domínio da segurança, o embaixador norte americano com residência no vizinho Gabão, disse a imprensa que a situação política são-tomense, marcou a reunião com o Presidente da República Manuel Pinto da Costa. « Entendemos bem o que aconteceu. E iremos continuar a trabalhar com o novo primeiro ministro e o parlamento», declarou o embaixador Eric Benjaminson, num reconhecimento explícito da legitimidade das instituições democráticas de São Tomé e Príncipe.

Ainda na leitura da situação política são-tomense, o representante dos Estados Unidos, sublinhou a importância dos partidos políticos trabalharem em harmonia para promover o progresso do país.

O parlamento considerado como casa da democracia, deve ser preenchido por todas as sensibilidades políticas. O embaixador dos Estados Unidos, defende que os partidos políticos, «estejam todos presentes no parlamento», frisou.

Estados Unidos, pretende intensificar as relações com São Tomé e Príncipe, também a nível de investimento privado. Eric Benjaminson, anunciou que investidores norte americanos querem participar no projecto de construção de porto em águas profundas no país.

Note-se que no auge da crise política artificialmente, criada segundo o Chefe de Estado são-tomense, em Dezembro do ano passado, o embaixador norte americano, desembarcou de urgência em São Tomé para encontro imediato com o Presidente da República.

No início do ano, a conselheira para política da embaixada norte americana, reuniu-se em São Tomé com forças políticas, igrejas, órgãos de soberania e a sociedade civil, para analisar a situação interna, tanto a nível político como da segurança. Pouco tempo depois o embaixador Eric Benjaminson, regressa a capital São Tomé, para mais uma vez, passar em revista a situação política interna, assim como a questão da SEGURANÇA.

Abel Veiga

    45 comentários

45 comentários

  1. Ana Maria

    26 de Fevereiro de 2013 as 12:10

    Sr. Embaixador. Deixa de segurança na região. Quer instalar algum porto de navios de guerra no nosso país? Algum aeroporto de aviões de guerra? De que investimento privado tas a falar? Você sabe investir apenas em guerra. Para distruir o mundo. O que tá acontecer agora, em Túnis, Egito, Iêmen, Síria? Isso é a vossa democracia? Você não acha, que nos últimos meses ta visitar muito frequentemente Sao Tomé? Fala diretamente no assunto. O que você quer é concluir com o reconhecimento do Kosovo e nada de investimento. Não trata aos santomenses de burro, porque não somos burros.

    • Cotateco

      26 de Fevereiro de 2013 as 22:06

      Só uma ressalva… Somos burros sim, meu amigo… Caso contrário saberíamos influenciar a política para o desenvolvimento do país… Somos burros sim porque só sabemos falar, demagogia estática, solitária…. Abraço, sem querer ofender ninguém… Estou a generalizar… Existem excepções…..

    • Nilson

      27 de Fevereiro de 2013 as 16:27

      Ingerência nos assuntos internos de outra nação? Quem é o tal embaixador de São Tomé e Príncipe que tem o poder e autoridade para interferir e dar ordens ao presidente Americano, Europeu, Asiático, Latino, etc, ou dar ordem a um governo, ou Estado de outro país? Por favor, nomeie um embaixador Santomense que tem este tipo the autoridade e poder. Este assunto de intrusão nos aspectos políticos e económicos e outros, de um país livre é remoto em tempo e nunca deve acontecer numa nação independente, democrática, e soberana. Um absurdo! Diplomaticamente até parece ser ilegal — interesse próprio? — Como então sobre a questão da situação do povo de RDSTP e seus interesses? Posso estar errado, não tome esta pergunta como um golpe, assalto, ou ofensa porque apenas quero me educar sobre este assunto, por favor ajuda-me a entender isto. Obrigado!

      Meddling in internal affairs of another nation? Which Emabssador of Sao Tome and Principe has the power and authority to interfere and give others to the President, the government, and the State of another country? Please, name one. This is remote in time and should never happen in a democratic independent sovereign nation. Absurd! Diplomatically illegal—self interest—How about the people of RDSTP and their interest? I may be wrong, take no offense, and educate me on this subject matter, please. Thank you!

    • luisó

      28 de Fevereiro de 2013 as 15:17

      cara ana maria:

      Se você acha que o que está a acontecer no médio oriente na chamada primavera árabe é culpa dos EUA está completamente a dormir.
      O que aconteceu é que esses povos viviam na opressão dos seus ditadores alguns há mais de 30 anos e sofreram muito e agora revoltaram-se contra eles ( kadafi, mubarak, assad ) e outros se seguirão como o presidente do Irão.
      Só falta a chamada África negra, tais como Angola, Zimbábue, Guiné equatorial, Gabão, etc, de STP não porque já nos livrámos do Patrice porque senão para lá caminhávamos.

    • Nação Santomense

      1 de Março de 2013 as 12:24

      Os Estados Unidos é bem vindo a STP e se criar uma base Naval em São Tomé e Princepe, porque manteria o maior respeito á STP e criaria mais postos de Trabalhos, e projetava o país para um maior desenvolvimento nos pagamentos dos seus Impostos e Taxas Aduaneiras de que o País necessita dessas receitas.

      Cidadãos STP deichemos de ser hipocresia e pensamos no futuro do País, na estabilidade politica e participação ativas dos cidadãos de novas ideias para o desenvolvimento do país.

      A objetividade dos EU é clara é ajudar STP sair deste marasmo da pobresa evitando penetração de outros paises com culturas deferentes pç que põe em causa a segurança das pesssoas como tem aconticido nos outros países Africanos.

      Temos que ter a conciência de que STP precisa sériamente desta ajuda económica e financeira para o desenvolvimento do País.

  2. Sousa Gamboa

    26 de Fevereiro de 2013 as 12:34

    Lêdê d’alami s’aua. Cadêcê, nancê ca nguenté mé?

  3. tony

    26 de Fevereiro de 2013 as 13:29

    Nem era preciso esa advertencia. Sabe.se de antemão que é no parlamento o palgo de debate politico. Vão lá.
    A segurança deve ser reforçada. revista a pente fino os deputados antes de entrarem.
    O parlamento deve adquirir material para detectar metais de ultima geração.

  4. Cassuma-sofredor

    26 de Fevereiro de 2013 as 14:40

    O mais importante quer para este governo de Gabriel Costa independentemente do partido politico é garantir junto a camara de Mé-Zochi diante do presidente local sua exª Nelson Carvalho diante do Mininistro Osvaldo Abreu garantir electrica na zona de Cassuma onde que desde a revolução Industrial não significou a mudança devido gentes fora do entendimento da constituição que é a lei do país no artigo 143º da Constituição diz uma das competencias do autarquia local é Promover a satisfação das necessidades básicas das comunidades; exemplo Cassuma com uma percentagem de população absoluta num espaço sem execcução de planos de desenvolvimento(ilegal) porque a lei constitucional diz que alineas a); b); c); d). são as competencias do titular da camara de Mé-Zochi caso deficil entrar em contacto com as instâncias superiores Ministerios de Descentralização ou Ministerio dos Recursos Naturais e não trasnformar o campo de futebol de Batepá numa autentica lixeira por ordem da autarquia local que por muito tempo o anterior ministro da juventude-Abnilde de Olivera-masponbo não deu resposta as plenas satisfação aos jovens de Batepá e arredores. Dai fica uma atenção da lamentosa necessidade de que o executivo governo deve saber mesmo que haja uma pouca vontade da Autarquia de Mé-Zochi que na situação da Energia em Cassuma,centro recreativo,agua-potavel, em Batepá precisa e nunca teve atenção de levar uma retroscavadora em dependencia da autarquia apenas as iniciativas dos jovens muito estranho. De igual forma a situação de Emergencia quer na policia Distrital é apenas para ir atraz da motorizada mas quando se trata de um socorro só depois de uma(1)hora que vem o policia ou caso for ambulancia o que é isto Nelson Carvalho o engajamento dos primeiros socorros só é bonito na publicidade e entrega de chaves na execução nada.

  5. nora

    26 de Fevereiro de 2013 as 14:41

    O ADI DEVE INTERPRETAR BEM, AS OFENSIVAS O DIPLOMATA NORTE AMERICANO.

    OS DO ADI, SABEM BEM O QUE SE PASSA. SE NÃO SABEM O CHEFE DELES DEVE SABER DE CERTEZA. LÊDÊ S’AUA.

  6. Madonfo Coelho

    26 de Fevereiro de 2013 as 14:47

    Pois é, mas oh Abel isso é uma condição e não uma obrigatóriedade. Vê se entendas isso ok.

  7. Dias

    26 de Fevereiro de 2013 as 15:23

    Com essas palavras do senhor Embachador dos EUA, me vem algumas perguntas será que existe legalidade nesta casa? Oqui nos garante que au longo do tempo esta casa tem estado a agir em conformidade com a lei, S.Tomé como qualquer pais existem leis bem claras, será que ela está ser bem manuziada? será que atores políticos cumprem a lei? será que esta casa Assembleia para um jovem como eu a justiça é gredivel? pôs vos digo como jovem desse país que sou, nasce aque e sei que vou morrer aqui, as enumeras sicatrizes que essas casas nos deixam e com tendencia de aumentar mais não sabemos só DEUS nós devemos por a nossa esperança, comento oqui me vem na mente, pois não escravo de partidos políticos, não movo em torno de politiquise,não estou amarrado a nenhum deles pois se alguém me pedir esplicaçães não contem cumigo porque não vim para pulitica barrato que veja ca neste orgão de comunicação até mais ver.

  8. deixa o governo trabalhar

    26 de Fevereiro de 2013 as 16:07

    Ana Maria, os serviços secretos americanos tem instrumentos para ler todas as mensagens truncadas e as suas fontes. Cuida-te. Deixa o Governo Trabalhar.

    • Ana Maria

      27 de Fevereiro de 2013 as 12:02

      Eu acho, que você vive na Coréia do Norte, onde as pessoas têm medo de falar. Sao Tomé e Príncipe e um pais Democrático.

  9. Lede di alame ça ua

    26 de Fevereiro de 2013 as 17:09

    Pois e..agora com o petroleo tudo interessa USA…abre os olhos meus governantes..cuidado com fingui..ca mode ca sopla..

  10. ZE MACÚLÚ

    26 de Fevereiro de 2013 as 17:29

    Ja estão esses YANKIS a meter o focinho onde não deve…

  11. Ana Maria

    26 de Fevereiro de 2013 as 17:31

    Nao falei nada de Governo. Tou falar dos imperialistas, que acaba com mundo. Eu nao tenho medo de falar.

    • Nini

      26 de Fevereiro de 2013 as 18:26

      Ana ta mexe agua :-)—mina ce sa supetu passa—Decu cu bo e^ mina! Liberdae de imprensa, liberdade de opiniao e expressao, parte de democracia. Fala mais Ana! Non mece sebe cua cu esca pass…

      • Nini

        26 de Fevereiro de 2013 as 18:29

        Queria escrever “Liberdade.” E, nao sei bem escrever o folo non. Quero aprender. Descupa-me pelos acentos—teclado de estrangeiro e’ merda.

  12. Carlosceita

    26 de Fevereiro de 2013 as 18:37

    Sendo STP um estado fraco e cronicamente dependente do exterior e sem grande influencia no panorama internacional. Qualquer potencia como EUA tem de nos dizer o devemos fazer o que não devemos fazer. Não estou a ver os EUA a fazer o mesmo como o Hugo Chavez da Venezuela. Seja como for tal como os EUA buscam o seu interesse em nós temos de ser capazes e pragmáticos e inteligente de tirar o proveito para o nosso próprio interesse.
    A única coisa que temo dos EUA são as experiencias cientificas que possam fazer nas nossas aguas ar e floresta.
    Caso haja garantia para salvaguardar o ambiente do pais (pessoal saotomense qualificado para acompanhar a fiscalização das nossa zona económica e não só) imaginem os EUA pagar aos cofres do estado saotomense qualquer coisa como 30 milhões de dólares anuais o que para eles são trocos para instalar uma base militar numa zona e posiçao estratégica onde se situa o nosso país Beneficiaríamos não somente em termos financeiros como em segurança. Portugal por exemplo beneficiou com base dos EUA nos Açores.
    A isso se chama pragmatismo. Neoliberalismo Capitalismo comunismo socialismo Imperialismo são termos que já não fazem sentido nos tempos que correm. Pelo que tenho visto neste mundo e pela minha experiencia já vi comunista a transformarem-se em neoliberais e vice-versa ou a cooperarem-se.

  13. Mé Pó Feladu

    27 de Fevereiro de 2013 as 8:30

    muito bem
    nós os santomenses temos que ser otimista dependentemente de tudo que possa acontecer ou ocorrer no pais temos que olhar em frente porque o que passou passou o tempo não volta mais, ajudemos os que estão a frente dos destinos do pais apresentemos ideias para desenvolmento, criação de emprego, infra estruturas etc, pensar pela positiva, porque pensando assim como nós estamos e continuarmos a pensar este belo pais que é nosso não dará passo nenhum, viva stp, viva democracia, viva o povo de stp um bem haja a todos

  14. Fernando Castanheira

    27 de Fevereiro de 2013 as 9:06

    Ana Maria fica sossegada. Cuida-te. Viste o q aconteceu ao Presidente do Iraque, Libia, Egito e outros. O Patrice nao foi amigo do KADAFI? Se estas a dormir acorda te depressa.

    • Ana Maria

      27 de Fevereiro de 2013 as 11:54

      Você fica feliz com tudo isso? Líbia, Egito, Tunísia, são países africanos. Eles são nossos irmãos. EUA distruiron esses países. Se você fica feliz com tudo isso, pois, parabens meu amigo. Se estas a dormir acorda te depressa.

      • Santomense Inteligente

        27 de Fevereiro de 2013 as 12:42

        Pára de falar a toa Srª Ana, pareces quem caiu na madeira, cuidado com as tuas acusações, não culpe os EUA pela incapacidade de outros. Uma coisa é certa são espertos e inteligentes se não es também não metas!

    • Nini

      27 de Fevereiro de 2013 as 16:40

      N’America muitos dizem que os Africanos nao te^m nada para oferecer, e nao sao inteligentes—Esta e’ a propaganda que diz que para influenciar negativamente a imagem do nosso lindo continente, e o nosso povo bonito. Alguns Americanos estupidos, atrasdos e analfabetos ate perguntao se Africanos vivem nas arvores, e se associam-se com os leoes, cobras, macacos, etc. Esta e’ a imagem que muitos te^m sobre nos porque nos Estados Unidos nunca mostram noticias de Africa com imagens positivas, mas pobreza fome e guerra civil. Estamos mal—Ate tirram oportunidades dos “bumbus” o passaporte e meios financeiros para poderem viajar e ver com os olhos deles sobre a verdadeira realidade do mundo. Muito atraso, favelas (trailer park) onde morram os Brancos e gethos onde morram os Negros. Drugas, armas, violencia, mortes, racismo, discriminacao, preconceitos, ignorancia, supremacia de raca Branca, e outras merdas—ve-se todos os dias. Sem exageros, existem alguns pessoas boas, mas muito muito raro–sao maus! Querem estar em cima e ajudar a Europa nos roubar e nos destruir em Africa com doencas, e outras cafaltruas—muito triste e pura realidade. Bili ue^

    • Nini

      27 de Fevereiro de 2013 as 16:51

      Uma das classes mais educadas nos Estados Unidos de America e’ classe Africana–muitos Engenheiros, medicos, cientistas, e altos tecnicos deixaram a Africa, Europa, e outros cantos do mundo e foram imigrar aos EUA. O que e’ triste e’ que Africanos nao sao unidos, nao se ajudam uns aos outros, e nao te^m presenca politica ou capital–com racismo tudo se torna cada vez mais dificil para Africanos apresentare-se como se fosse gente tambem de valor—Africa ta mal; quem vai respeitar Africanos? Brancos? Cada um por si Deus por todos–a luta continua–CIA, Mossad, Interpol mataram e assassinaram os melhores dos melhores Africanos para meterem pessoas como Savimbi, Mobuto, e outros puppets burros. Ler historia completa de Patrice Lumumba, Samora Machel, e outros Africanos corajosos do movimento PAN Africanista… Temos que sair dessa merda e sermos auto-suficientes e depender de nos mesmo. ONU, EU, Bank Mundial, FMI, ONGs estrangeiras, etc. tudo uma merda. Porque com toda ajuda Africa continua abaixo de zero? Corrupcao nasceu no Ocidente. Africanos te^m que sair desta merda de militarismo gastar dinheiro no Ocidente e na China, e comecar a pensar em Africa unida, Africanos amarem-se uns aos outros e pensar em ajuda mutua. Estrangeiro jamais melhorarao o nosso continente—ve e merda de Nigeria com o melhor petroleo do mundo–Nigeria e’ uma porcaria

  15. JBrown

    27 de Fevereiro de 2013 as 9:11

    Os americanos e os ocidentais em geral, acham que os africanos são como crianças que não têm capacidade de tomarem conta de si mesmos.

    E infelizmente, nós africanos, sobretudo santomenses, executamos este papel infantil na perfeição, estando sempre de mãos estendidas para tudo. Até para seguirmos as regras que nós mesmos “criamos” têm que nos vir chamar atenção. Que tristeza…

    • Abençoado

      27 de Fevereiro de 2013 as 16:14

      E o quê é que a Angola está a fazer com STP? O MLSTP é dos angolanos. Quando algo funciona mal naquela máfia que se diz partido politico, o papa Zedu através de um dos seus de MPLA, manda chamar o “desobediente politicoco de MLSTP”, tira-lo orelha, ou simplesmente corta a grana, que todos os MLSTP ficam a rastejar e lamber o chão que os Angolanos pisam.
      E com a Guiné Equatorial. Qual é o interesse deste país para com STP, é só ajudar os miseráveis dos nosso homens políticos, que se dizem homens de Estado, que vão lá estender as mãos pedindo esmolas?
      Finalmente, quando é que o Exmo. Sr. PR Pinto da Costa irá a Angola? Desde Dezembro que Zedu não tem tempo de o receber. Voltou adiar de novo a sua visita para uma data posterior.
      Santomenses, enquanto não nos respeitarmos um ao outro, não colocamos interesse geral, o bem estar social, acima dos nosso interesses mesquinhos de “vabú”, ou “se eu não estiver lá comendo” o país não pode avançar, enquanto um grupinho que se diz politico não parar de viver a bela vida a custa do povo, ninguém vai nos respeitar. Que espectáculos estamos a dar a comunidade internacional nesses últimos tempo? Até nomear um Procurador-geral da Republica está a ser difícil. Porque quem o PC quero está podre por dentro, os outros ele acha que ainda estão crus, que não têm maturidade, por outro quem está “maduro” e “sem bicho por dentro”, não quero se meter com PC. Tudo isso porque alguém saio dos quinto dos infernos, e decidiu que ele quero mandar em tudo e em todos, sem ter a clareza do espírito que mesmo os que dizem seus “amigos, companheiro, discípulos ou filhos, vão aceitar está mascarada!! Nunca mais, esses tempos já passaram! Aqueles que têm a nostalgia estão arrumados do tempo de comunismo, já era. Já não existe mais a guerra-fria, então não comprar barulho com os EUA. Não cospem no prato que estão a nos dar de comer, só porque o outro tem opinião contrária a vossa, diz-vos que o que fizeram está errado e que não pode continuar assim.
      Nenhum país ajuda o outro, sem esperar algo em troca. Não sejamos ingénuos. E hoje em dia os países que dão o seu dinheiro, querem entregar nas mãos de governos legítimos e não de usurpadores de poderes, que querem dinheiro dos outros para se perpetuarem no poder. Também todos sabemos, que não existe democracia sem o debate contraditório. Esse debate deixou de existir na assembleia e na TVS, que dizem ser televisão de todos nós. A onde estão aqueles que dizem que gostarem de dialogar, que era outro lado que não dialogava?
      ADI força, pelo memo vocês estão a demonstrar que são dignos. Que não estão a traz de migalhas como esses palhaços de PCD, MLSTP e MDFM. Força, que vocês não se venderam devido os 300 euros de subsidio de deputado, nem de carros de função, passaporte diplomático, apesar de terem direito, porque não foi dito que vocês perderem o vosso lugar no parlamento
      Se vocês passam que vão acabar com o ADI, estão a enganar-se a vós próprio. Coitados. Pena que nos todos iremos sofrer com este desrumo do nosso país, onde só estão a procurar postos de directores, para engordarem as suas contas bancárias que emagreceu muito nesse dois últimos anos, tirando novo, colocando aqueles que já foram usados e não prestaram.
      Lembram-se desta música que é nossa, a nossa cultura. A letra era (tradução): Chimpanzé zangou macaco que ele era feio, e o macaco riu e deu quebra e perguntou: onde está o espelho, tragam-me o espelho!
      Chimpazé voló macaco pundê Ê ça fê, ya macaco li da quebla, supébôo, supébôo!!

  16. O BURRO SOMOS NÓS

    27 de Fevereiro de 2013 as 11:54

    Ó senhor JBrown, o pior somos nós Santomenses. Estamos sempre de mãos estendidas e não sabemos aproveitar. Cabo verde também estende as mãos mas, vejam como eles estão? Um exemplo para toda a Africa. Eles sabem aproveitar de todas as ajudas que lhes dão. Nós os Santomenses somos um dos maiores corruptos de toda a Africa. Só roubar. Não vistes o que fez o ADI!!. O povo esperava deles uma melhoria no nosso sistema governativo. O que fizeram? Vieram lamber também a sua parte. Como é que um estado progride!?
    Antes melhor se fossemos governado pelos EUA. Uma coisa é certa, NÃO HAVERIA CORRUPÇÃO GENERALIZADA!”
    “Até Alemanha também foi apoiada pelo EUA, após grande guerra, porque que não aceitamos ajuda deles? O PROBLEMA É QUE Não sabemos tirar partido dessas ajudas.”

    • luisó

      28 de Fevereiro de 2013 as 15:06

      Então neste sentido pergunto:
      Porquê que STP não ficou como região autónoma de Portugal em 1975 ( ex. Madeira e Açores )como ficaram vários territórios ex-colónias da França ( Caledónia, guianas francesas, polinésia francesa, etc) e hoje estão como estão?

  17. BALU KUADO

    27 de Fevereiro de 2013 as 16:28

    Se eles nos ajudassem a apurar ou ivestigar as falcatruas nacionais e internacionais do PATTRICE TROVOADA que que os adeistas veriam. Falo dos adeistas lacaios do P.T.

    • PAI DO "BALU KUADO"

      27 de Fevereiro de 2013 as 20:34

      Oh BALU KUADO, tudo isto porque nao apanhaste um tacho no Governo de PT? CREDO. ESTAS MESMO REDUZIDO A UM BALU.

  18. Bodji Vé

    27 de Fevereiro de 2013 as 16:29

    Deveriamos preocupar mais com os barcos de pesca franceses que estão a sugar o nosso mar a troco de bagatela. Acordo de pesca com a França é um acordo, tem tudo de burrice.

  19. pagaguno

    27 de Fevereiro de 2013 as 17:47

    Não outra solução a Assemblei tem que cair, esta é a leitura que ninguem quer fazer, embora todos saibam que esta é a mensagem do embaixador. queiramos ou não os USA , são a maior potencia mundial, eles que mandam, e pelos vistos , Kosovo já foi retificado na surdina, e pergunta a Gabi se ele continua falar deste assunto.
    Cuidado meus senhores ….

  20. falei

    28 de Fevereiro de 2013 as 11:22

    O que os EUA, dizem ou nao, nao deve ser de interesse nosso, porque nao nos imniscuimos na politica deles. cada qual opine na sua casa. essa noticia nem devia ser publicada. pois, lgum dirigente ou estadista politico santomense opina sobre a politica americana??

    EUA, quer dar recomendacoes a quem??

    • Ogimaykel da Costa

      1 de Março de 2013 as 8:44

      Bem dito!

  21. “ FÁBÚ do Erário Público”

    28 de Fevereiro de 2013 as 11:56

    OS ADIstas DEVEM INTERPRETAR BEM, AS OFENSIVAS DO DIPLOMATA DO EUA. E NÃO ANDAR AI A FALAR A TUA, COMO TÊM FEITO NESSES ÚLTIMOS MESES.

    OS ADstasI, SABEM BEM O QUE SE PASSA. SE NÃO SABEM O CHEFE DELES, O “Lambedor do Erário Público” sr. P.T DEVE SABER E BEM,DE CERTEZA!!

  22. E. Santos

    28 de Fevereiro de 2013 as 15:28

    O que o Abel~Veiga não disse, e nem passou quando eu disse, é que os EUA defendem a realização de eleições para legitimar o Parlamento e permitir o regresso de todas as forças políticas ao seu assento.

    Não censure, diga a verdade e seja honesto com os seus leitores.
    Porque será que todos criticam, mas todos insistem em ser desonestos? Heim?

  23. E. Santos

    28 de Fevereiro de 2013 as 15:45

    Uma pergunta a quem me souber responder. Se tudo já está de facto pago, os 750 euros são para pagar o quê afinal?
    Quem aprova os subsídisos e ajudas de custo da função pública para permitir uma aberração desta?
    Não se pode extranhar que o PA tivesse agido como agiu. O dinheiro que ele teria para receber falou mais alto e ele preferio deixar o país largado ao abandono.
    Eu não faria a mesma coisa, mas nesta desordem instalada, diga-se de passagem, que os próprios instalaram, compreendo-o.
    Onze mil euros dá um grande avanço na vida dele. Dá para acabar o passeio, pagar as dívidas da ex-PGR e etc. Epa, é a vida…e o povo que se lixe.

  24. Motxí

    28 de Fevereiro de 2013 as 16:10

    Curiosidade:
    Dados de 2002
    1. Estados Unidos
    Efetivo: 1 414 000 soldados
    Gasto militar anual: 329 bilhões de dólares (1 138 dólares por habitante)
    Armas nucleares: sim
    2. Rússia
    Efetivo: 988 100 soldados
    Gasto militar anual: 48 bilhões de dólares (333 dólares por habitante)
    Armas nucleares: sim
    3. China
    Efetivo: 2 270 000 soldados
    Gasto militar anual: 48 bilhões de dólares (37 dólares por habitante)
    Armas nucleares: sim
    4. França
    Efetivo: 260 400 soldados
    Gasto militar anual: 38 bilhões de dólares (636 dólares por habitante)
    Armas nucleares: sim
    5. Reino Unido
    Efetivo: 210 400 soldados
    Gasto militar anual: 35 bilhões de dólares (590 dólares por habitante)
    Armas nucleares: sim
    6. Coréia do Norte
    Efetivo: 1 082 000 soldados
    Gasto militar anual: 4,7 bilhões de dólares (214 dólares por habitante)
    Armas nucleares: sim
    7. Índia
    Efetivo: 1 298 000 soldados
    Gasto militar anual: 13 bilhões de dólares (13 dólares por habitante)
    Armas nucleares: sim
    8. Paquistão
    Efetivo: 620 000 soldados
    Gasto militar anual: 2,5 bilhões de dólares (17 dólares por habitante)
    Armas nucleares: sim
    9. Coréia do Sul
    Efetivo: 686 000 soldados
    Gasto militar anual: 12 bilhões de dólares (266 dólares por habitante)
    Armas nucleares: não
    10. Israel
    Efetivo: 161 500 soldados
    Gasto militar anual: 9,4 bilhões de dólares (1 499 dólares por habitante)
    Armas nucleares: sim

  25. Dias

    28 de Fevereiro de 2013 as 16:23

    EUA sabe que existe como que não existise esta Assemblia, mas sejamos claros não da gosto de ver aquilo onde tudo é aprovado sem contraditorio, ao meu ponto de vista esta Assembleia não é foncional, eu ja varias vezes falei de seriedade das pessoas quando estamos a comentar, e chamava atenção como filhos da terra que somos, deveriamos ser livres ou se fazer-mos livres destas politicas,da-se entender oquê nesta bela patria, é que muita gente esta agarrada aos partidos e ficam obsecados e nem veem a realidade que é o bem do seu país, é tempo de as pessoas deicharem ser escravos ou melhor reféns desses partidos, porque nós sabemos que nesse país temos péssimos partidos políticos, os mais velhos fizeram mal, os que antecederam,fazem mal e se os jovens não tomarem um rumo diferente iremos ter uma sociedade calamitosa, meus irmão não sou, não penso ser, e tenho certeza que não vou ser político até se quizese ja o seria, mas tenho sempre comigo que aquele ambiente não é para uma pessoa que quer ser feliz,eu nunca perde a esperaça no desenvolvimento desta terra porque a amo coisa que muitos ditos políticos e governantes desta patría não o tenhem nos seus corações, poriço jovens que partilhão os mesmos pensamentos que eu, que se sentem livres como eu,é necessario criarmos uma cadeia de opiniões livres sem compromisso com pessoas que so pensam em fazer nada, e assim vão acabando com nossa linda terra, me desculpem se ofende alguém mas não posso ocultar a verdade porque ao faze-lo estaria a contribuir com coisas erradas e isso não é comigo, que DEUS ABENÇOE ESTA TERRA, não respondo provocações, e se tentarem faze-lo podem ter serteza que não irrei responde.

  26. Perguntar devassa

    1 de Março de 2013 as 3:16

    Já é segunda vez que esse ser mete colher onde não é chamado. Já viram algum embaixador ir à Casa Branca e “perguntar devassa” ao presidente americano?
    Problema é dos Santomenses, não do embaixador de américa no Gabão.

  27. Joven Santomense

    1 de Março de 2013 as 8:35

    Realmente os EUA defedem a realização de eleições para permitir o regresso de todas as forças politicas ao seu assento.É isto os EUA querem dizer. Se assim é vontade do povo assim será. Seus assaltadores de poder…

  28. Joven Santomense

    1 de Março de 2013 as 8:44

    Realmente os EUA defedem a realização de eleições para permitir o regresso de todas as forças politicas ao seu assento.É isto que os EUA querem dizer. Se assim é vontade do povo assim será. Seus assaltadores de poder…Até agora so estão afundando o país agravando mais a triste situação dos jovens e da população em geral.Vocês lutam quem paga é o povo.Mais que abuso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Verdade

      4 de Março de 2013 as 0:44

      Lembra-se quando o filho Bush nao conseguiu ganhar eleicao presidencial nos Estados Unidos no ano 2000? Quem decidiu foi US Supreme Court, nao e nenhum embaixador de nenhuma parte do mundo! Se o Tribunal Supremo da RDSTP tomar a decisao final, entao nao devera haver interferencia de nenhuma merda de embaixador de nenhum pais em se meter em assuntos externos de cada pais. Os Ocidentais tambem querem Africa no atraso e subdesenvolvido na dependencia—so assim que conseguem roubar a riqueza de Africa criando instabilidade para vender armamentos em Africa e por governo Africano em divida atraves do Fundo Monetario Internacional e Banco Mundial. Sem Africa os Brancos passam fome e na miseria por isso os Ocidentais nao estabilidade no nosso continente. Corrupcao nasceu no Ocidente e propagou-se a nivel mundial como o HIV/SIDA. Os Ocidentais mataram/assassinaram muitos Africanos inteligentes e capazes de desenvolver Africa. Porque^? Depois da independencia nos anos 60 e 70, Africa tinha economia forte, comparavel a muitos paises, mas hoje a maioria de paises Africanos esta pior do que paises do mundo. Tudo faz parte dos Ocidentais para nos por abaixo, criar confusoes entre Africanos, desuniao, instabilidade, e continuar a roubar Africa. Ha muitos Brancos que me disseram que odeiam Africa e os Africanos e em muitos casos eles pessam que sao superiores a nos ou puro racismo. Queres saber mais sobre aquilo que Ocidentais e estrangeiros pessam de nos? Diz a eles que voce e’ Jamaicano/a e depois faz investigacao a eles com perguntas sobre aquilo que eles pessam sobre a Africa para descubrires sobre assuntosa que dizem respeito a Africa e que eles pensam de Africa. Vais ficar surpreso/a! Nao gostam de nos—so querem a nossa riqueza por isso que enganaram-nos que a cor escura nao e’ boa, so a cor da pele Branca ou clara e’ boa, mas entre eles, tratam mulatos como caes, assim como usam e tratam obama como puppet buffu mufino que ele e’ a contribuir com os ocidentais para destruir e nos roubar. Exemplo, Costa do Marfim. Abri olho meu povo! Ocidentais so querem estar em cima–supremacistas, neocolonialistas, corruptos maus e destuidores etc. Tudo de mal vem do Ocidente. Agora, a China aprendeu com eles, tem que abrir os olhos com os Chineses tambem. Procure saber como os Africanos estao a ser tratados na China. Temos que defender a nossa patria e o nosso continente! Manda Europeus para merda…

  29. manuel correia barros de castro monteiro

    4 de Março de 2013 as 10:34

    Triste realidade a de S.Tomé e Príncipe! pelos comentarios que vejo.
    Estive em 1975 no vosso pais e parece- me que pouco terá evoluido sendo tão contemplado pela natureza com tanta abundancia de água e plantas
    tendes uma riqueza excepcional!
    os recursos não são escassos e as oportunidades de trabalho também existirão
    quantos s.tomenses já emigraram para Angola?
    peço números! e dados concretos!
    qual é o nº de desempregados
    qual é o salario mínimo?
    quantos habitantes segundo o último censo?
    e em que data foi feito o censo?
    qual a capacidade hospitalar instalada?
    que valor tem o vosso P.I.B?
    transportes públicos existem ?
    Há carreira de autocarros regulares? em todas a ilhas?
    A população do Príncipe aumentou?
    o aeroporto sofreu melhoramentos?
    A pista do aeroporto de s tomé aumentou?
    a rede viária sofreu melhoramentos e será possivel fazer a volta completa á ilha por estrada?
    existe carreora marítima regular entre as ilhas ?
    foi feito algum melhoramento no porto de s tomé?
    o fornecimeto de energia elétrica na ilha do Principe sofreu intervenção?
    alguma rede ferroviária?
    Qaul o movimento do aeroporto e sua capacidade?
    preço da construção por metro quadrado?
    agradeço informações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo