Política

Ministro da Agricultura e Pescas desconhecia a existência de empresa privada dentro da Direcção das Pescas

Reagindo a denúncia feita pelo partido ADI, António Dias, explicou que a empresa comercial que funciona na Direcção das Pescas, foi criada desde o ano 2006, e mudou de nome em junho do ano passado. Só soube da existência da mesma na última terça – feira.

A polémica em torno da denúncia feita pela ADI ao Ministério Público, centra-se na empresa de pesca SOPESCOSER(sociedade de pesca comércio e serviços limitada), criada pelos responsáveis da direcção das pescas, e que ao mesmo tempo, é parte e juiz nas negociações de acordos de pesca.

O Ministro da Agricultura e Pescas, António Dias, que falou em directo no Telejornal da TVS, disse que desconhecia a existência de tal empresa comercial no seio da Direcção das Pescas. Afinal de contas a direcção das pescas, funciona também como empresa privada desde o ano 2006, com a designação de SIPESCA.

Em Março de 2012, o então Director das Pescas João Pessoa que é membro do partido ADI, pediu a sua integração na sociedade privada da direcção das pescas. O processo de redinamização da sociedade começou em Junho de 2012, passando a designar-se de SOPESCOSER. « Tomei conhecimento da existência da sociedade comecial no seio da direcção das pescas ontem (terça-feira), essa sociedade existe naquela direcção desde o ano 2006. Tenho aqui uma nota em que o ex-director das Pescas João Pessoa membro da ADI, fez uma nota em 20 de Março do ano 2012, a pedir a sua integração na sociedade que se chamava SIPESCA.  A empresa terá enfraquecido, e após o pedido do João Pessoa, decidiram reanimar a empresa, em junho a julho do ano passado, passando a chamar-se SOPESCOSER. Eu não era ministro naquela altura», explicou o Ministro.

António Dias questionou se o ex-ministro do Plano e Desenvolvimento, Agostinho Fernandes, membro da direcção da ADI, nã tinha conhecimento de tal promiscuidade. O então director João Pessoa por sinal membro da ADI, deveria ter informado ao ex-ministro sobre o negócio interno na direcção das pescas. «Se não o fez o ex-ministro era inocente. Eu também me encontro na mesma situação», desabafou.

O Ministro saudou a denúncia feita pela ADI, que permitiu ao Governo descobrir a existência de tal empresa privada dentro da direcção das pescas. A Direcção do Estado que administra todas as questões da pesca, é ao mesmo tempo uma sociedade privada vocacionada para , comércio, agenciamento de navios, e prestação de serviços diversos. «Fizeram muito bem trazer isso à tona, eu também não tinha conhecimento disso», referiu o ministro, tendo acrescentado que o verdadeiro objectivo da ADI, é manchar a sua figura, que trouxe uma nova dinâmica para o sector da agricultura e pescas, facto reconhecido pelos pescadores, agricultores, a sociedade civil eas  instituições internacionais.

Afinal de contas a Direcção das Pescas, funciona com duas faces desde a governação da ADI. É pública e privada ao mesmo tempo. António Dias, se manifesta inocente e promete tomar medidas adequadas contra o negócio privado que é praticado na direcção das pescas, após o veredito dos tribunais sobre a denúncia feita pela ADI. « Espero a decisão dos Tribunais para agir em conformidade», frisou.

No que concerne a sua viagem à Espanha na companhia do actual Director das Pescas, onde assinou acordo com uma empresa privada  vocacionadaa para pesca de atum, o ministro considera que não há qualquer anormalidade. « Tenho aqui em mão a prova de que o Ex-ministro do Plano e Desenvolvimento Agostinho Fernandes e o ex-Director das pescas também da ADI João pessoa, deslocaram-se em Janeiro do ano passado ara discutir o protocolo de cooperação com a União Europeia. E o documento diz que a EU assumiu o bilhete de passagem e estadia para os dois dirigentes. O mesmo acontecia em todas as outras situações do passado. É notório que em todas as situações de assinatura de acordos, no passado fotsempre a parte estrangeira a suportar com as despesas de deslocação», delarou.

Acrescentou que antes da deslocação à Espanha, as equipa técnicas do ministério da agricultura e pescas, realizaram todo o trabalho de avaliação do acordo. A empresa espanhola interessada em capturar o atum na zona do Golfo da Guiné, pediu autorização a parte São Tomé para permitir a entrada e circulação de 7 navios nas águas territoriais nacionais. Para seguir a migração da espécie.

Em contrapartida o Estado são-tomense arrecada 350 mil dólares. «E assinou-se um acordo de 350 mil dólares para 7 atuneiros quando recebemos com a União Europeia, qualquer coisa como 800 mil euros para 40 navios. A equipa deveria cá vir para assinar o acordo. Por sobrecarga na agenda solicitou a disponibilidade da parte são-tomense em deslocar-se a Espanha e que pagariam todas as despesas. A agência Equador pagou as despesas com a viagem do ministro e do director das pescas, e eles suportariam os custos com a estadia. No entanto já em Espanha, a empresa disse que não poderia pagar nada e que deveriamos receber tudo através da empresa Equador», sublinhou o ministro, tendo esclarecido que a empresa Equador não fez o reembolso. .

Segundo o Ministro dos 350 mil dólares resultantes do acordo com o grupo privado espanhol, 35% revertem para a direcção das pescas, que através deste fundo deve investir no desenvolvimento da pesca artesanal.

Abel Veiga

59 Comments

59 Comments

  1. Xuta Chuta

    16 de Maio de 2013 at 11:04

    Enfim.

    Vai mas é explicar isso ao Juiz.

    • Ze

      16 de Maio de 2013 at 22:38

      Sr. Presidente te uma oportunidade de ouro para iniciar uma luta contra corrupção anunciada no seu programa eleitoral. Manda demitir esse ministro para servir de exemplo para outros corruptos. O senhor presidente foi as eleições como independente e por isso não depende dos partidos políticos para fazer uma presidência exemplar. Foi por isso que o senhor derrotou Evaristo. Não espere que haja pressão popular, haja que o povo lhe agradeça. Apenas um conselho.

  2. Africano

    16 de Maio de 2013 at 11:05

    Este país é mesmo uma palhaçada!

    • Gil

      17 de Maio de 2013 at 7:58

      Chamar palhaçada a isto é um elogio. Os palhaços são profissionais altamente qualificados.

  3. malebobo

    16 de Maio de 2013 at 11:16

    Republica das Bananas, onde está o sr.Gabi

  4. fisk

    16 de Maio de 2013 at 11:26

    será que o sr ministro consegue ver o papelão que fez ontem na televisão ou vai tentar esquecer essa triste figura hihihi.
    costuma-se dizer que cada povo tem dirigente que merece. bom , neste caso nao foi o povo que o escolheu, menos mal. Foi o presidente da republica sr manuel pinto da costa

  5. Carlos Garrido

    16 de Maio de 2013 at 11:31

    Meus Caros,

    Senhor Presidente da República tem de meter mão nisto e levar adiante a sua proposta de conferencia contra a corrupção em São Tomé e em África como ele anunciou n seu programa eleitoral para eleições presidenciais que ele derrotou o Evaristo do ADI. Mas o ministro de ontem foi um grande ”ladlon cála bétu” e sem vergonha. Ele tentou confundir as pessoas e como um ministro pode falar na televisão assim dessa forma, a gritar e nem deixar jornalista falar. Mas também é culpa de cada jornalista que temos. Mas moinistro tentou confundir as pessoas, como ele foi negociar com uma empresa privada e essa empresa é que paga todas as despesas para ele. Não pode ser. Se fosse União Europeia como costumado, também. Além disso, ele tem direito a subsídio de representação de 60 euros e ele pediu 162, isso é corrupção. Eu sabia porque os homens de cacau biológico andam a chorar do dinheiro que ele está a comer até o dia de hoje como ministro. Com essa coisa de cacau biológico ele está a ficar rico. De qualquer forma, um ministro é um político, ele não pode vir dizer que espera até haver acordão de tribunal para correr com os corruptos da direcção das pescas. Ele tem de tirar consequência política porque ele próprio disse que não sabia, mas agora já sabe tem correr com os homens ou ele está com medo para os homens não abrirem boca. Mas ele assinou um acordo que vem correr com uma empresa profissionalizada para por empresa dos funcionários dele e diz que não sabia. Isso é bandidagem e corrupção. Cgarrido

    • malabobo

      16 de Maio de 2013 at 15:12

      sr.presidente dê ordens nesta casa como pai grande conforme lhe chamam

    • Joaao Carlos

      19 de Maio de 2013 at 17:41

      Minha opinião pessoal, baseado em factosque vi e li:
      1. Ministro assinou acordo e sabia da existência da empresa muito bem, por isso não vem dizer que desconhecia a empresa..
      2. União europeira, está fora desse processo, ministro não pode estar a envolver nome de um dos maiores parceiros de desenvolvimento de STP.
      3. Quem pagou a estadia e viagem, foi agência Equador e não União Europeia.
      4. Os membros da empresa, porque só um aparece que é membro do partido ADI e outros são membros de onde?
      5. Quem facturou e cobrou os navios, 50.000 mil euros para entrar e pescar nas nossas águas, é a Agência Equador, incluisive com transfência bancária para conta da agência no BISTP, vindo de Espanha e passando pela Caixa Geral de Deposito em Portugal.
      6. Depois da bronca, vem o estado emitir uma factura, para Agência devolver o Dinheiro ao estado?
      7. Agora pergunta, quem deve cobrar os navios? Estado ou agência? O nosso mar pertence a quem, estado ou agência?
      8. Senhor Ministro pediu a agência, esses valores para viagem.
      8.1 . Alojamento – 200 euro/dia
      8.2 . Representação – 160 euro/dia (quando a lei diz 60 euro)
      8.3 . Taxa aeroportuaria – 21 euro (Ministro alguma vez pagou a taxa aeroportuaria? Nem os ministros, nem as pessoas detentoras do passaporte diplomatico.
      8.4 . Até o senhor diretor, pediu subsidio de representação, quando a lei nem lhe dá o direito de receber.
      Pouca vergonha e mesquinhisses das pessoas (21 euros de taxa para quê)…
      9. Por isso, senhor Ministro, pode vender o seu peixe na televisão, mas isso está mais do que claro, estamos fartos:
      10. Demita-se urgente, antes que seja tarde.
      10. Caso não o fizer, senhor Presidente da Republica que o faço para que o seu nome não afunde mais do que isso.
      11. Tudo que acabei de citar, todos os jornalistas têm documentos na sua posse. Divulga.

  6. Anjo do Céu

    16 de Maio de 2013 at 11:39

    Todos a comer e roubar sempre em nome do povo Santomense.Isto é um esquema de longa data.POvo de Sao Tomé e Principe espera melhor desfecho deste negócio Chorrudo através do Miinistério Publico.Força Oposição

  7. desta terra

    16 de Maio de 2013 at 11:39

    Esse ministro não fez bem a comparação.

    Será que ele quis comparar a UNIÃO EUROPEIA A UMA EMPRESA PRIVADA?
    É ISSO MESMO?

    Então ele viaja a custa de uma empresa privada para ir assinar acordo do ESTADO na sede dessa empresa privada, sem qualquer poder de decisão porque a empresa lhe bancou todo o custo mais o subsídio superior ao devido, ele acha que isso se equipara a UNIÃO EUROPEIA?

    Ele deveria levar um subsidio de representação de 60 euros por dia e levou 160 euros por dia, ele diz que isso foi engano?
    Se foi engano porquê que não devolveu a parte do subsídio que foi a mais?

    Ele acha que os funcionários das pescas podem criar uma empresa com sede na direcção das pescas, e facturar uma empresa privada, quando deveria ser o tesouro publico a cobrar a receita publica?

    Ele acha normal tudo isso?

    Ele acha normal assinar um acordo de 350 mil USD e ser a empresa dos funcionários das pescas a emitir a factura no valor de 350 mil EUROS para ficarem com a diferença de cambio de cerca de 110 mil USD?

    É muita pouca vergonha desses individos que já começaram a manchar o bom nome de STP.

    É sempre os de PCD a roubar o país.

    Sempre os mesmos!

    Por outro lado, a jornalista Kátia parecia muda a ver o ministro em directo na TVS, parecendo mais um ESTAGIÁRIA do que uma jornalista.
    Ela deve fazer programas de entrenimento e não um telejornal com interlocutor em directo. Ela é fraca.

    • desta terra

      16 de Maio de 2013 at 11:47

      Se esse Ministro for mesmo o homem íntegro que diz ser, ele deverá pedir a sua demissão.

      Porque ele foi conivente com esses actos ilicitos.

      E nós os jovens não podemos agir desta forma corrupta.
      Temos que marcar a diferença face esses mais velhos que sempre andaram nessa vida de roubalheira do país.

  8. Telavive

    16 de Maio de 2013 at 11:44

    Eu confesso, até tinha alguma simpatia com esse Ministro.Por ser jovem batalhador.Mas fiquei muito triste com a sua postura na TVS. Pois não foi digno para um intelectual que me pareceu não ter nada.E vê-se que de facto gosta de festas no mato.Só que na TVS se esqueceu que estava perante uma televisão e em directo!São dirigentes que nosso país tem.

  9. E. Santos

    16 de Maio de 2013 at 11:48

    Expliquem-me bem isso:

    O Abel diz “A sociedade foi criada oficialmente em Fevereiro último, com o objectivo de desenvlver actividades no domíno da pesca, comércio, agenciamento de navios, e prestação de serviços diversos.”

    O Ministro diz “A empresa terá enfraquecido, e após o pedido do João Pessoa, decidiram reanimar a empresa, em junho a julho do ano passado, passando a chamar-se SOPESCOSER.”

    Afinal de contas, a empresa já existia e foi alterada a denominação apenas ou foi constituída em Fevereiro?

    • E. Santos

      16 de Maio de 2013 at 11:53

      Abel, dava para publicar a cópia do D.R. onde vem a constituição desta empresa? A ecritura é publica, por isso nada impede a sua divulgação. Vai ajudar a perceber.

    • Sou da Paz...

      16 de Maio de 2013 at 14:19

      Isso dá pra rir.

      O Ministro pareceu mais que um palhaço, na TVS. Esse é um Ministro de Estado, Meu Deus. A gabar-se a si próprio…Ministro muito bom.

      Primeiro agradece ao ADI pelas informações. Depois no fim diz que vai pedir ADI indeminização e para ADI negociar com o PCD. Meu caro Ministro, o ADI fez o seu papel de oposição. O senhor terá que fazer o seu como Ministro e Governo.

      Que o PCD responda no momento próprio. Será que o PCD vai mesmo responder? Senhor Ministro, muita gente já teve acesso aos documentos de prova e cada um já pode tirar as suas conclusões.

      Uma pergunta. O senhor já deve saber do acórdão? como é que diz que vai pedir ao ADI indeminização. Devolve o dinheiro de Estado já que o senhor á tinha tudo pago.

      Vai para casa e retoma os trabalhos na CECAB e fileira de cacau de lá onde o senhor não devia ter a ousadia de sair.

      O senhor é mais um sindicalista e palawê do que um ministro. Mandar uma jornalista se calar (por outras palavras)? Vergonha. Os estrangeiros que estão no país devem estar a perguntar que à que nível nós estamos.

      Na era das cavernas, ainda? para ter um MInistro desse.

      Pinto da Costa, por favor. Demita-me esse gajo e aproveita arruma com o sonhador Ministro da Juventude e Desporto que não está também a fazer nada se não chamar os jovens de cacharambeiro.

      Minha nossa senhora!

  10. Lito

    16 de Maio de 2013 at 11:50

    Meu caro ministro e amigo!
    Tem agora a soberana oportunidade para passar a pente fino outras direcçoes que agem de forma privada, manchando o bom nome das Instituiçoes.
    Nao perca tempo.

  11. E. Santos

    16 de Maio de 2013 at 11:50

    Há um ditado que diz “Diz-me com quem andas, digo-te quem és”.

    Para mim qualquer pessoa que entre no PCD é igual ao PCD. Ploco manjoca, a pô pinem qua ni liche.

    Este partido desgraçou o Paí, avacalhou o POVO de STP. Ainda lhes dão crédito???

    • E. Santos

      16 de Maio de 2013 at 12:03

      O Ministro disse que espera que “ADI venha pedir desculpas públicas pelos danos causados à minha pessoa”

      Este Ministro é brincalhão. Ninguém lhe acusou de nada. Levantaram-se suspeição com base em documentos existentes. O Sr. queria o quê. Que ficassem calados e escondessem isto do Povo? Porque para denunciarem tinham necessariamente que “lumiar o Sr.” Afinal, o Sr. é que tutela o Ministério. Se pecou por não ter o conhecimento cabal do seu Ministério, problema seu. Tivesse sido mais responsável.

      Ê ça Ministro “ça quê qua”….

  12. Sem papa na língua

    16 de Maio de 2013 at 11:50

    Sinceramente! Onde está Pinto que disse tolerância zero a corrupção. Esperamos muito atentos duma vez que ele tem cópia dos documentos. É mais uma prova de que este governo não tem nada a fazer senão roubar. Um governo que o povo não escolheu. Contamos com a mão dura do Pinto neste acto. País está de rastos, isso pode ser?!!!

  13. Malditos Assaltantes do Poder diz

    16 de Maio de 2013 at 12:21

    Assaltaram o poder para desgraçarem este país.Um Ministro não pode aparecer assim na televisão com esta atitude. Este comportamento demonstra que ele tem rabo preso nisto. Não se admite um vir para televisão dizer que ele não sabia disto ou daquilo. É um Ministro que não está a assumir as suas responsabilidades, ou melhor, este Ministro só está a servir à si e os seus e não o povo. Vê- se mesmo que o homem está a mentir todo nervoso. Peço ao senhor Presidente da República para orientar o Primeiro Ministro a demitir o Ministro de Agricultura, pelos visto está envolvido em actos de corrupão. O Pinto da Costa sempre defendeu o combate à corrupção e não continuar a aceitar este Ministro de Agricultura delapidar os bens do Estado.
    Estou a espera da reação do Presidente da República, um Presidente diz sempre combater a corrupção.

    • E. Santos

      16 de Maio de 2013 at 18:27

      Epa, calmem. Não contem muito com O PR Pinto da Costa porque o que o Presidente diz infelizmente não se escreve. Aliás eu até acredito que lhe escrevem os discursos bonitos mas não lhe dizem o que fazer.
      Por isso, muita calma nesta hora. Ainda podemos levar muito tempo com este Ministro…não tenham dúvidas.
      Ao Gabi então, nem lhe interessa demitir ninguém para não se voltarem contra ele e ele perder o lugar…Vamos com calma, menos euforia

    • h silva

      18 de Maio de 2013 at 12:24

      Em STP fala-se muito,mas na verdade faz se pouco.E Santos,o ADI fez o k lhes competia como oposicao…well done…o ministro fez o seu papel,direito a resposta(democracia ate aqui).Axo k ADI nao acusou ninguem!Agora voces ja andam a fazer pre-julgamento…Que raio de pessoas…”Quero e espero um trabalho honesto de MP,que PGR leve muito a serio esse caso polemico da sua era…Ate sair o resultado vou aguardando.Mas uma coisa e certa PR ate a acusao nada pode fazer.Mas o ministro em causa poderia e deveria por a desposicao o lugar,encumbindo a PM a sua demisao ou reademisao do cargo que ocupa.Peco desculpa mas acho que assim e que se faz politica sem politizacao.Agora esto feliz com ADI,que nao parem por aqui,e fiscaliza da forma seria e honesta que e para isso que o povo vos deu esse voto de confianca.Era para estar no governo,mas se a democracia assim o fez que facam uma oposicao firme,que no final o povo ira avalia se realmente merecem ser poder o se foi um erro no passado.avante o desenvolvimento do STP.

    • h silva

      18 de Maio de 2013 at 12:35

      queria eu dizer”politica sem polemizar”…ao invez de(politica sem politizacao.

    • E. Santos

      18 de Maio de 2013 at 21:36

      Meu caro, se vires um dos meus comentários acima, até parece que me palgiaste. O que significa que até ao ponto em qua ninguém acusou ninguém, estamos entendidos.
      O que acontece é que depois do fiásco todo que este Ministro fez até agora, com culpa ou sem culpa, ele não tem condições para continuar a frente do Ministério do nosso país. Se o Presidente o demite agora, fortalece a sua posição e devolve confiança ao Povo num país com princípios morais, com valores, com modos, com personalidade, com respeito e com saber.
      Mesmo sabendo que Pinto não vai fazer isso para não admitir o erro de ter acreditado nesta juventude sem maneiras e infantis.
      Errar é humano, mas não corrigir rápidamente o erro quando nos apercebemos dele, meu irmão, é burrice. Não tem outro nome.
      Neste caso não tem de esperar nenhuma decisão do Tribunal, não precisa.
      Por acaso Pinto da Costa esperou a decisão do tribunal para dar aval a ilegalidade que tinha sido cometida na A.N. para eleger Alcino Pinto? Então, porque vai esperar agora, se a situação até é mais transparente.

  14. Malditos Assaltantes do Poder diz

    16 de Maio de 2013 at 12:25

    Este Ministro deve ser demitido imediatamente. O presidente da República tem que defender aquilo que prometeu os eleitorados que é combater a corrupção no país. Estamos a espera.

  15. Mestre do costume juridico

    16 de Maio de 2013 at 12:58

    O Ministro da Agricultura e Pescas é um homem que toma muita hóstia na Igreja todos os domingos, por isso será difícil manda-lo para fora do saco azul de Jardim de Éden.

  16. jorge desalmado

    16 de Maio de 2013 at 13:53

    Chamar esse CÁGADO de ministro so em STP.
    Sr. P.R. Manuel Pinto da Costa, esse seu ministro é igual ao senhor. Sem tirar nem por.

  17. Carlos triste

    16 de Maio de 2013 at 14:59

    haver vamos

  18. Verdadeiro

    16 de Maio de 2013 at 15:10

    O futuro mais brilhante sempre estará baseado num passado esquecido; você só terá sucesso na vida quando esquecer os erros e as decepções do passado
    Primeiro, o Sr.M deveria ter vergonha porque, está situação é bem clara e á questão em causa todos nos sabemos aonde o ADI quer chegar, é muito simples existe ou não indícios e actos de corrupção, neste processo que envolve membros do seu Ministério?
    O Sr. Quer contribuir para afundar mais o seu partido PCD, só pode ser

  19. Fiô Glósso

    16 de Maio de 2013 at 15:11

    Parece que o ministro foi claro na explicação. Acham que o ministro ia espiar o computador da Direcção das pescas para saber dos dossiês? Cada direcção tem ou não tem a sua responsabilidade? Porquê pedir a demissão de um homem se ainda não se sabe do resultado do processo entregue a justiça? Só tenho a lamentar a forma como o ministro perdeu a cabeça em directo, mas perante um acusação desta, entende-se. Só aconselharia António Dias a não voltar a reagir de cabeça quente. Chamar corrupto a alguém, qualquer um pode, mas também acho que qualquer um também tem o direito de se defender.

    • Joaao Carlos

      19 de Maio de 2013 at 17:56

      O protocolo que senhor ministro assinou, ja constava o nome da empresa, por isso ele mais do que ninguem sabia de tudo…POr isso n venha defender o ministro, ele sabia muito bem do que estava a fazer…Ninguem assina nada sem ler…
      Demita se…

  20. mé pó feladu

    16 de Maio de 2013 at 15:34

    TOLERANCIA ZERO É SÓ DE BOCA PARA FORA NÃO VEM DO FUNDO DO CORAÇÃO DOS POLITICOS O PR SER EXEMPLAR O 1º A DECLARAR OS RENDIMENTOS FUI

    • Fiô Glósso

      16 de Maio de 2013 at 16:04

      “Os nacionais querem destruir o ministro de agricultura porque tem popularidade…mas os estrangeiros dizem sempre:bruavóó…bruavóóó…ministério de agricultura…priiiimeróóó…” KIKIKI

  21. Sem papa na língua

    16 de Maio de 2013 at 16:01

    O sr Presidente da República, lembra-se, que chamou a ministra da saúde do governo da ADI de palaiê,ouvi dizer, por alegada reação a uma situação. Mas hoje é que o senhor tem realmente um ministro que, se não é palaiê, deve estar aí muito próximo! Este povo não merece, nem um ministro, nem um governo desta natureza!!!Fogooo! Assim não! Até qdo vamos aturar este governo, os seus actos e o seu desnorte. O povo precisa sonhar, ter esperança… Pelo menos com o anterior governo, embora não se tinha concretizado nada, mas via-se e ouvia-se muitos projectos que alimentavam a esperança das pessoas…E o povo estava a espera. Agora olha-se para o sul, para o norte …. e, pergunta-se o quê que esse governo está lá a fazer, o que é que eles prometem as pessoas??!! Temos jovens formados desempregados,enfim: Minha gente…Onde vamos sem governo??!!!!!O que vamos fazer neste ano e meio?! Vê-se no semblante das pessoas, o desânimo, a incerteza, o cansaço, a tristeza, o medo! O medo de até onde isto vai chegar!!! A população não é tida nem ouvida… Minha gente!!!

  22. de Ceita

    16 de Maio de 2013 at 16:56

    Até quando iremos ter governantes íntregos, decididos a trabalhar e servir o país?

  23. hister vaz

    16 de Maio de 2013 at 17:12

    Sem ccomentarios

  24. Anónimo

    16 de Maio de 2013 at 17:12

    À direção do Jornal

    Favor gostaria de pedir a direção do Tela Non o favor de convidar o individuo que se apelida de “E. Santos” no fórum dos comentários neste jornal, o favor de mudar o seu pseudónimo, uma vez que é muito parecido com o meu nome. Por várias vezes tenho sido abordado por pessoas que pensam ser eu o autor das mensagens subscritas por referido pseudónimo. Respeito a todos, não quero aqui comentar opiniões, penso ser o meu direito frequentar lugares onde eu me sinta feliz, por minha vontade e não por imposição de outrem.
    Haja paz e entendimento por um stp melhor,
    Felicidades a todos!…
    Anónimo

    • Ze

      16 de Maio de 2013 at 22:30

      Que coisa. Anónimo parece com E.Santos? Santa paciência.

  25. hioster vaz

    16 de Maio de 2013 at 17:18

    Eu acho que Sr. Ministro foi bastante claro e devemos ter em conta que a sujeira
    do passado é para serem limpas atempadamente enquanto descobertas evitando assim corrupções sucessivas no seio do ministerio

  26. teu tio

    17 de Maio de 2013 at 0:23

    Só em S.Tomé e Principe, muita patetice alias já mi conformo com as mais variadas patetices deste País… Quando mi apercebi que este senhor também faz parte do governo cheguei até a comentar com alguém “ISTO JA COMEÇA MAL ESTE SENHOR MINISTRO?” Porque de longe apercebi-me o grau intelectual do mesmo. Um dos males de S.Tomé e Principe é a indigitação para certos cargos indivíduos com competência baixa. Entendam, o intelectual as vezes não tem a ver com a formação superior ou algo semelhante mais a educação de berço, leitura, investigação entre outras formas de superação para dar resposta a certas exigências cotidianas. Mas em S.Tomé, muitos preferem estar mais ligados a arrogância, estupidez, falta de humildade, entre outros males que só contribuem para a baixa perfeição. Se o Ministro fez uma figura patética a jornalista “Katia” foi muito mais, alias falta-lhe muito para ser considerada de jornalista…

  27. Mufino

    17 de Maio de 2013 at 7:04

    jorge desalmado diz:

    16 de Maio de 2013 às 13:53

    Chamar esse CÁGADO de ministro so em STP.
    Sr. P.R. Manuel Pinto da Costa, esse seu ministro é igual ao senhor. Sem tirar nem por.

    Por favor, aqui todos comentaristas tem direito de postar o seu comentario, mas de uma forma educada, por isso o senhor Jorge desalmado que tome muito cuidado com a sua expressao. conhecem o senhor em pessoa. Obrigado

  28. desta terra

    17 de Maio de 2013 at 7:36

    Ministro populista SEM Fazer absolutamente nada!!!

    Nem sabe pelo menos o que vai fazer…

    Sempre a gabar-se de que é muito “granjeado pela população”.

    Granjeado porquê? O que fez esse ministro para ser elogiado?

    Ele nem sequer sabe para onde quer ir!

    Esse ministro só fala só fala, é um FLASÓOOOOO.

    Não faz nada absolutamente!

    Pensa que está a em poda de cacueiros lá na roça, e a vender cacau….

  29. Filho da Terra

    17 de Maio de 2013 at 8:59

    Eu ontem ouvi o comunicado do PCD e a pergunta que faço é, ou essa gente anda mesmo a gozar connosco ou eles estão seriamente doentes já há um nivel ireversivél em que a mentira e hipocrecia é tão repitida e natural que chegam a questionar o que realmente é a verdade, xé minha gente que raio de coisa que pode ser dessa maneira. ó Deus S.Tomé Poderoso por favor interceda por nós estamos em apuro.

  30. carapau de corrida

    17 de Maio de 2013 at 9:20

    ho ze até pode ser que sim,como sabes ha um novo acordo ortográfico em vigor e quem sabe se o anónimo agora não seje parecido ou mesmo igual ao E.SANTOS,quem sabe?pergunto eu,haaaaaaaaaaaaaa,

  31. JOAO ALMEIDA

    17 de Maio de 2013 at 9:45

    Estao a crucificar esse ministro como se fosse o maior gatuno dessa terra. Por amor de deus. Deem-me exemplo de um politico ou algum dirigente desse pais q nao seja corrupto. Sao tome nao é um pais com corruptos meus senhores. Sao tomé é um pais de corruptos. Eu estou a vontade pq nao pertenço a nenhum partido. mas feliz ou infelizmente sou filho dessa terra.

  32. STP

    17 de Maio de 2013 at 9:57

    Ministro Peixeiro…peixe é para ser vendido no mercado e não na TVS. Que vergonha.

  33. raposo joaquim

    17 de Maio de 2013 at 11:22

    Este Ministro é burro e arrogante. Um vendedor das pessoas, culpa não é dele, mais sim as maiorias absolutas que nem o ADI nem MLSTP têm conseguido é por isso que o pais anda suportando esta gorja de burros e corruptos políticos e pessoais de PCD. O povo tem que ver que são estes desgraçados a desgraça de STP. Por isso querem viver bem, não dê nenhum deputado nas próximas legislativas, como não deram nenhuma camara a eles. Malandros e Burros.

  34. matuitui

    17 de Maio de 2013 at 12:40

    Deixe jeito o país se torna ingovernável!
    Porque não vejo motivos para esses tantos desaforos! Esses alaridos ultajante, é uma grande corrupção intelectual! Tudo isso a procura de caos, caos , caos!

  35. jorge desalmado

    17 de Maio de 2013 at 13:10

    sr “Mufino” é primo do CÁGADO? Entao o sr é o BENCU. Felicidades.

  36. Exterminador...

    17 de Maio de 2013 at 16:55

    Ministro Peixeiro e sanzaleiro deve ir pra casa.

  37. Barão de Água Izé

    17 de Maio de 2013 at 18:26

    O Ministro agora sabe de tudo. E se souber de outros casos do seu partido e dos outros partidos, de corrupção ou enriquecimento ilícito com bens do Estado, fale, denuncie e mostre que é uma pessoa com qualidades de Estado para ser Ministro.

  38. jonas

    17 de Maio de 2013 at 23:28

    Já é tempo para Agirmos
    Deixam de falacias.
    Por um STP melhor, nao podemos continuar só a falar, vamos exigir a demissão desse Ministro.
    O gajo nao vai fazer, entao nó temos que exigir.

  39. Trinta MIL

    18 de Maio de 2013 at 21:26

    Não colocar inspetores de pesca a bodo de navios, a troco de 350 mil dólares, é crime muito grande, desde logo crime AMBIENTAL.
    As Universidades não formam quadros, certamente porque os senhores não aceitam leccionar(Direção das pescas), inviabilizam os cursos, pois são os beneficiados dos contratos com a União Europeisa

    • Titina de mamade

      18 de Maio de 2013 at 21:33

      Temos da pedir apoio para a cadeia de alta segurança, cooperação judiciaria entre os países amigos.
      Só assim se consegue conter esta praga de desvios.

  40. Trinta MIL

    18 de Maio de 2013 at 21:29

    Outra analise.
    Quantos jovens chefes de família que deviam ter um emprego, nesses navios.
    Qual é o montante em renda pra o STP.
    Qual PIB criado, etc
    Estes senhores devem ter pena exemplar.

  41. terra a mão

    20 de Maio de 2013 at 9:02

    É necessário que hajamos de boa fé ,e não por intermédio de ódio e vingança por causa das querelas politicas.
    sem hipocrisia e fanatismo politico pode se entender através da nota acima apresentada pelo actual ministro,de que ;se há casos de corrupção como se suspeita,seria obra do ex ministro Agostinho Fernandes,por quanto este actual ministro António Dias só prosseguiu com as desmarches deixada pelo anterior.
    Inclusive digo mais ,este ministro foi capaz de assinar um acordo das pescas com Espanha,que daria o nosso cofre de estado qualquer coisa como 350 mil euros para licença de apenas 7 navios,o que contribuirá certamente para a protecção da espécie ,enquanto que o anterior ministro acinou com a união europeia um acordo altamente lesante para o nosso estado quer em termos monitario quer em termos quantitativo dos barcos.
    Como é possível o anterior ministro assinar um acordo de 800 mil euros para licença de 40 barcos explorarem o nosso atum????????
    Seria de muito má fé este acordo .
    Analisem sem fanatismo politico meus senhores.
    se fizermos bem, as contas com 40 navios este actual ministro teria posto nos cofres do estado qualquer coisa como 1.800 um bilião e oitocentas mil euros.

    Este é que é negocio pra um estado!
    Estou confiante de que o tribunal agira em conformidade e que de facto faça a justiça com parcialidade de forma a apurar os actos acima referido.

    • João Carlos

      20 de Maio de 2013 at 12:45

      Mas o negocio, n foi para o Esado, mas sim para a Agência Equador…

  42. Setilio Vaz

    20 de Maio de 2013 at 9:34

    aonde andou o Agostinho Fernandes durante o faz de conta que é ministro de agricultura?
    O João Pessoa dirigente do ADI ed iector que despschsva com ele eviveu com a sujeira enada disse que estava a cheirar mal quando ele por razões maiores deveria detectar isto.

    Isto é mais a má fé com o socio ex ministro Arlindo Ramos sócio da sociedade do sr. morais a comandar a batuta. È manso mais muito sujo aliás foi corrido da SINFO por estes gestos maldosos e traidores. È capaz de comer contigo e vender-te logo em seguida ao DIABO.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top