“É uma decisão democrática oportuna e responsável”. Assim reagiu o MLSTP/PSD, aa decisão do Presidente da República em adiar a marcação das eleições para os poderes local e regional. Segundo o MLSTP/PSD, se as eleições fossem marcadas para julho próximo, milhares de são-tomenses seriam excluídos do acto eleitoral.
O Chefe de Estado teve uma posição, democrática, oportuna e responsável ao adiar a marcação das eleições locais e regional, e de propor a sua realização em simultâneo com as legislativas de 2014. É a constatação do MLSTP/PSD. O partido no poder, recorda que a decisão do Presidente da República, «resulta de um amplo processo de auscultação do Conselho de Estado, dos partidos políticos que consensualmente entenderam que não estão reunidas as condições técnicas e logísticas, para que o processo eleitoral fosse realizado de acordo com os preceitos que a lei prevê».
Segundo o MLSTP/PSD, se as eleições para as câmaras distritais em São Tomé e para o Governo da Região Autónoma do Príncipe, fossem marcadas para o próximo mês de Julho, «milhares de jovens que completaram os 18 anos, não poderiam exercer o seu direito de voto. Há mais de 3 anos que não se faz a actualização dos cadernos eleitorais nem o recenseamento eleitoral. E a lei prevê que até ao final do primeiro trimestre de cada ano, este procedimento seja cumprido», referiu o partido pela poz do seu vice-presidente Osvaldo vaz.
O partido insurgiu-se contra o que considera ser acções de desinformação que visam retirar proveitos políticos de uma decisão que defende os interesses nacionais. «O MLSTP/PSD recorda que não é a primeira nem a segunda vez que um Primeiro Presidente da República adia a data das eleições em STP, por isso repudia as acções de desinformação levadas a cabo pela ADI como forma de retirar proveitos políticos de uma situação que resulta inequivocamente da defesa dos interesses nacionais e da consolidação e salvaguarda da democracia», pontuou.
Abel Veiga
alvaro lopes
30 de Maio de 2013 at 11:51
Caros leitores do tela non bom dia. Reconheço que sua Exa o sr presidente da república Dr Manuel Pinto da Costa tinha que adiar as eleições, mas não orientar o governo no sentido de conseguir meios para a comissão eleitoral nacional realizá-las ainda este ano é politicamente suspeito e propor aos partidos políticos a realização de eleições legislativas Aut. e Reg em simultâneo, é violar a lei e a constituição, não pode ser assim agora. Tinha que ser num momento calmo periodo sem eleições para se rever a constituição e estou de acordo que a diáspora também deve votar. Meus senhores políticos, calma, cabeça fria e ponderação, pensem no povo e não nos vossos interesses pessoais. O país é de todos nós, vamos resolver os problemas e viver em harmonia, de uma vez por todas, porra homem!Desculpem-me se ofendi alguém!
HLN
30 de Maio de 2013 at 11:58
Gostaria mesmo que fosse de interesse nacional.
Podiam me explicar o porquê que a mais de três anos não se actualiza as cardenetas eleitorais? Será que tem uma data, e quem decide a marcação também é o PR? quando nos convem saimos em defesa, e a converça é para o bem da nação.
Mutante
30 de Maio de 2013 at 12:07
Se pensarmos em tger apenas uma eleição lá pra 2022, teremos Pinto da Costa no poder mais de 10 anos.
Pinto gosta de ficar na cadeira acima dos 10 anos e MLSTP também vê essa oportunidade como boa.
O PCD, para garantir a boa vida vai sempre vender-se para garantir a hegemonia no negócio do arroz.
Por essa via. estamos fo.ido.
Fui
Sem farda e com farda
30 de Maio de 2013 at 12:45
O povo quando se irritar com tudo isso, nan sei nan. Olha que quando a floresta é muito silenciosa, o perigo pode estar eminete.
O silêncio pode significar muito.
Esse povo estar ainda no silêncio. Espero que não aconteça o pior. Pinto que experimenta levar o seu governo até 2016.
palavras pra quê? Nós estamos a ficar cansados disso. seria bom medir a temperatura de todos os são-tomenses. Todos, Todos com e sem farda.
Quem tiver ouvidos que ouça. Isso está a ficar é uma …
Negro de STP
30 de Maio de 2013 at 13:42
Para um Partido que durante os seus 15 anos de Governação era PROIBIDO ELEIÇÕES.
Então não e de estranhar que achao agora normal o adiamento das ELEIÇÕES
O pior esta para vir.
Negro de STP
30 de Maio de 2013 at 15:53
Alguns acham-se no direito de auto-definir ao seu belo prazer numa atitude separatista quem e ou não e o verdadeiro santomense , achando ate que Santomenses na desposara deixarão de ser Santomenses
Eu assisto diversos programas NOS POR LA um deles a FESTA DE ÁFRICA em Lisboa no passado dia 25 de Maio vi Santomenses a representar bem a sua cultura com orgulho e paixão .
Então e injusto aqui tentar dividir os Santomenses
Sem farda e com farda
30 de Maio de 2013 at 16:33
Depois não digam que eu não avisei.
Já não tenho nada a perder.
Se for por essa vida de sacrifício todos os dias e a pedir esmola enquanto os outros vão vivendo a grande e a francesa, os filhos que viverão órfãos.
Quem tiver ouvidos que oiça.
Não digam que não avisei. Pinto que experimenta levar essa porca.r.a até 2016. Digo mais, até 2014!
Não digam que não avisei. Bandos de …
Sem farda e com farda
30 de Maio de 2013 at 16:41
Uma coisa é certa. Esse povo não é burro.
E que Angola se é amiga do povo deve manter distância desse governo inconstitucional.
Ouvimos muitas coisas. Que angola vai meter 360 milhões, que o dinheiro virá via bloco de petróleo, que o dinheiro virá via UNITEL da filha de zedú.
Gente. Não brinquem com sentimentos de um povo. Não nos façam de escravos. E escolham bem os vossos amigos e aliados.
S.Tomé e Príncipe, será sempre aliado de Angola. Mas se a ditadura reinar com a conivência de Angola, não iremos perdoar.
E foro que é foro, prefer comer barata que que viver de favores. Tomem boa nota, irmãos angolanos.
Jujú de cajú
30 de Maio de 2013 at 16:42
Gente, porquê, tanta confissão? Esse país não tem constituição?
Toni
30 de Maio de 2013 at 19:29
Da jeito não êh?
Santosku
31 de Maio de 2013 at 9:28
Sr. Sem farda e com farda, faça a sua politiquice, mas fala com responsabilidade.
O quê que Angola tem haver se o Governo é Constitucionalou não. Assim ditou a democracia, o ADI não soube jogar e perdeu e ponto final. Fala o que entendes mas não incluia um ooutro Pais. Você sabe quantos Santomenses vivem e trabalham em Angola, você sabe quanto STP deve Angola. Ouviu dizer, ouvir dizer o Quê fica quieto e escreve coisas com propriedade.