Política

Aeroporto Internacional renasce para voos nocturnos no 38º aniversário da independência

Noite de festa no aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe. Nos últimos 2 meses a nova direcção da ENASA em parceria com os trabalhadores, conseguiu devolver iluminação a pista do aeroporto. Há quase uma década que São Tomé não podia receber voos nocturnos.

Há quase uma década que nenhum avião se aproximava da ilha de São Tomé durante a noite. O aeroporto internacional funcionava até às 17 horas e 30 minutos, ou seja, assim que começasse a anoitecer, as portas fechavam.

Tudo por causa da falta de iluminação na pista.  Um dos motivos que levou a Organização Intenacional da Aviação Civil, a colocar o aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe, na lista negra, por falta de segurança.

Mas a solução para o problema, estava mesmo nas mãos dos trabalhadores e da  administração da ENASA. Não era preciso, ajuda internacional. O Ministro das Obras Públicas e Infraestruturas, Osvaldo Abreu, tendo tomado conhecimento que o problema poderia ser resolvido com o concurso dos próprios trabalhadores, apelou ao espírito patriótico dos mesmos.

Arregaçaram as mangas, e dois meses depois, a nova direcção da ENASA chefiada por Raul Cravid, e os trabalhadores, devolveram iluminação a pista do aeroporto internacional. « É efectivamente uma prova de esforço, de capacidade dos dirigentes da Enasa, dos trabalhadores da ENASA, repito dos trabalhadores da ENASA, o que revela que quando queremos podemos», declarou o Primeiro Ministro Gabriel Costa, que inaugurou a iluminação da pista.

Num avião da companhia aérea que liga as ilhas de São Tomé e do Príncipe, o Chefe do Governo acompanhado pelo Ministro das Infraestruturas Osvaldo Abreu, e pelo Presidente do Governo Regional José Cassandra, participaram no primeiro voo nocturno que descolou e aterrou com sucesso no aeroporto internacional, quase uma década depois. «Submetemos a nossa população a um constrangimento desnecessário, porque não fizemos o necessário para que efectivamente o aeroporto pudesse estar em condições de funcionar, em condições internacionalmente exigidas», frisou o Chefe do Governo.

Raul Cravid, director da ENASA, explicou que a empresa venceu uma etapa importante, para dar resposta às exigências da Organização Internacional da Aviação Civil. Faltam mais duas etapas importantes. A aquisição de carros bombeiros, é a segunda etapa. «Esperamos muito brevemente resolver, tendo em conta a pressão da ICAO que recai sobre nós», precisou. Construção de nova placa de estacionamento para as aeronaves é a terceira etapa, que segundo Raul Cravid, deverá ser resolvida em médio prazo.

O aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe começou, assim a funcionar 24/24 horas.  Segundo a ENASA, a possibilidade de realizar voos nocturnos traz vantagens financeiras para a empresa e para a navegação aérea. Durante a noite não existem pássaros no ar que podem criar problemas as turbinas dos aviões. «Vamos de certeza ter voos nocturnos. Há muitos voos nocturnos que passam pelo nosso espaço aéreo, e que preferem ir para outros países vizinhos para se abastecerem, porque o nosso aeroporto não tinha iluminação», sublinhou.

Na véspera do trigésimo oitavo aniversário da independência nacional, São Tomé e Príncipe, volta a estar aberto para voos nocturnos. A pista iluminada dá asas para voos noturnos, para já sem riscos de apagões, porque segundo o governo, a  produção de energia elétrica, também aumentou para cerca de 14 megawatts, satisfazendo em pleno as necessidades de consumo interno.

Abel Veiga

    40 comentários

40 comentários

  1. Nado Txonó (Roça Agostinho Neto)

    11 de Julho de 2013 as 17:36

    Que porca vergonha 10 anos, sem luz de pista, num aeroporto internacional!..

    • S.Tomé Poderoso

      13 de Julho de 2013 as 10:43

      ja não entendo mais nada…, leva-me crer que durante os dez anos, os trabalhadores tinham o espirito de má fé, ou por outra andam a sabotar. será que o Raul fez milagre?

  2. santomense tambem

    11 de Julho de 2013 as 17:58

    Tela-Non, esta noticia e pra rir ou chorar?
    Os funcionarios da ENASA deviam sim ser todos presos devido a sabotagem que teem feito dyrante esses anos todos. Os nossos dirigentes deviam ter vergonha na cara ao se apresentarem na PISTA para fazerem este papel. Isso so prova que nao e boa vontade mas sim falta de PULSO na Republica das Bananas. Haja Paciencia. Ah Toze Cassandra, nao te metas nisso. Continue com trabalho serio que tens estado a fazer e deixa estes politiqueiros nas suas sujeiras.

  3. Filho da terra

    11 de Julho de 2013 as 18:21

    10 anos tanto denheiro perdido,tudo por falta de uniao.

  4. Filho das Ilhas Maravilhosas

    11 de Julho de 2013 as 18:29

    É de louvar o esforço de todos, pelo menos uma boa noticia para comemorar o 38º aniversário da independência Nacional.

  5. cupapata

    11 de Julho de 2013 as 18:43

    aleluia isso até da vergonha de inaugurar em pleno seculo XXI

  6. A dama do blin

    11 de Julho de 2013 as 18:53

    Muito bem!
    Já não era sem tempo.
    Meus parabéns a toda a equipa que contribuiu para o renascimento do nosso aeroporto.
    São coisas dessas que queremos para o país.
    São Tomé e Príncipe agradece!
    Bem haja a todos

  7. Helio D'Alva Teixeira

    11 de Julho de 2013 as 19:06

    Um passo rumo ao sec.21

  8. Ami só flá

    11 de Julho de 2013 as 19:24

    Eu não consigo entender como é que as pessoas conseguem chamar o aerodromo de aeroporto internacional. Falta tudo. Desde segurança até boa qualidade de serviço

    • S.Tomé Poderoso

      13 de Julho de 2013 as 10:47

      mais é o que temos, um aeródromo ñ recebe voos internacionais. por isso k é chamado de INTERNACIONAL.

  9. Pensar +

    11 de Julho de 2013 as 20:19

    Parabéns! Muito Bem feito!

  10. minus de aguamole

    11 de Julho de 2013 as 21:15

    seria ocasiao pra tecer alguns elogios, porem,(ha inumeros porens nessa amalgama de assunto), nao posso deixar de corroborar com os que me antecederam gritando por socorro em virtude das decadentes condicoes internas do aeroporto de sao tome… nem vou contar em detalhes quantas coisas quase me deixaram desmaiado e agora fazem tanto alarido pra algo que devia ter sido feito no seculo passado… isso e um mico!

  11. minus de aguamole

    11 de Julho de 2013 as 21:21

    nao sou de todo pessimista, afinal boas coisas tambem foram feitas, e ha que saber reconhece-las, por exemplo: o aeroporto já tem iluminacao… viram que sei reconhecer o sonho humoristico do progresso!

  12. Edu

    11 de Julho de 2013 as 21:28

    Valeu… Tardou mas aconteceu… Nós temos que aplaudir e deixar de reclamar… As pessoas não querem ver o melhor, insistem em olhar sempre pelo lado errado. Parabéns ao governo

  13. Barão de Água Izé

    11 de Julho de 2013 as 21:42

    Lindo, Lindo! Pena ainda não se ter feito luz na mente dos políticos que têm governado STP. Um aeroporto é Internacional quando não tem meios para acorrer ao salvamento de uma aeronave que se despenhe (cruzes canhoto!)? Onde estão as viaturas anti-fogo? E depois onde está o Hospital para receber possíveis feridos? Triste, triste!!!

  14. Paparazzi

    11 de Julho de 2013 as 21:56

    Parabens a enasa a luta continua nao liga o resto fre te e caminho

  15. luis barradas

    11 de Julho de 2013 as 22:39

    Não foi preciso ajuda de ninguém e os próprios trabalhadores da ENASA arregaçaram as mangas e fizeram obra.
    Isto já não é pouca vergonha, é preguiça, anti-patriótico, já para não falar em terrorismo puro.
    Enfim mais do mesmo…

  16. hildilberto dias

    11 de Julho de 2013 as 22:51

    o grande problema a manter isso para o resto da vida pensando no saniamento e tb agua que nao pide faltar e conexao de uma rede wif onde os passageiros possam disfrutar um bem haja a todos.

  17. Negro de STP

    12 de Julho de 2013 as 0:36

    Aeroporto imternacional onde é que esta?
    Vocês sabem só com cristo!!

  18. jawikler

    12 de Julho de 2013 as 2:17

    estamos tramados, com os morcegos…

  19. Stwart Neto

    12 de Julho de 2013 as 7:21

    Pois é, senhores ministros, o crime compensa e nada mais. Aqueles que realmente trabalham e gostam dessa terra são espulsos e odiados só por não serem do MLSTP.De notar que existem actualmente em STP apenas dois partidos, MLSTPmaisoutros e ADI.Quantos nossos tecnicos estão no exterior, só
    porque não terem cartão de Riboque?
    Ora bem senhores ministros, façam um inquerito e não venham ai a dizer que graça aos trabalhadores da ENASA. Pergunto Senhor Ministro, onde estavam esses trabalhadores? Onde estavam os derigentes? Não venham com dizeres para ganhar votos, pois, se não houver um inquerito e apurar responsabilidades, então os senhores tambem são responsaveis por isso. Não basta constactar, mas é necessário valorizar aqueles que trabalham e penalizar aqueles que sabotam e não trabalham. Em todas as empresas e sectores de STP existe casos como esses, existem pessoas que querem trabalhar mas simplesmemte não são ouvidas. Senão vejamos, porquê que não se chama a responsabilidade aqueles que mandaram na EMAE e que desde de 2009 não se fez as manutenções nos geradores, devidamente? Foi necessário no ano passado começar tudo de novo. Tenha coragem e faça isso. Sabemos que vai ser deficil, pois, desde já informamos que todos os antigos responsaveis da EMAE eram do MLSTP.
    Sejamos sérios, sei que é deficil e não está na cultura dos nossos responsaveis e politicos, serem sérios. O POVO de STP continua o mesmo, por isso não é o povo que é culpado pelas barbaridades existentes. Na epoca colonial, as ruas estavam limpas e havia respeito. O que mudou? A pois, mudou os derigentes, com a entrada dos MLSTPs na cena desde de 1975 tudo ficou a moda de incompetentes. Hoje ainda estão ai, ou os seus filhos pouco a pouco estão a ocupar os seus lugares. Estamos fritos.
    Essa nova geração, caso de p.e. o Ministro das Obras P. deveria explicar ao povo o que passa realmente. Estamos a espera.
    Ao Raul, tenha coragem e continue a trabalhar.
    Ao Presidente Regional não envolva com esses de S.Tomé, tens feito bom trabalho no Principe. Espero que os de STomé possam apender algo com V Exa.
    AQUARDAMOS AS EXPLICAÇÕES DO GOVERNO.

  20. Miséria

    12 de Julho de 2013 as 8:23

    Esta expressão “Leve Leve” de boa passou a ser má, de graça passou a ser pecado.Meus irmãos, enquanto continuarmos a nos refugiar e a nos justificar com o “Leve Leve”,tudo levará tempo, mais muito tempo para ser resolvido.Se as datas festivas fossem febre não me importaria de ter febre todos os dias para receber prendas.Lição da frase: Não devemos viver para as memorias, mas sim, fazer da vida,dia a pois dia uma memoria. Contudo, obrigado meus compatriotas porque “mais vale tarde do que nunca”.

  21. Edaugusto

    12 de Julho de 2013 as 9:10

    Meus caros,
    O Governo não fez mais nada do que o seu dever, é para isso que os governos são eleitos, e não para colocar os seus interesses acima dos interesses da população. Basta de blá,blá e vamos trabalhar.

  22. Maria

    12 de Julho de 2013 as 9:16

    Oque nos falta é isto( espirito patriótico )
    Um abraço a todos Santomenses

  23. Vugu vugu

    12 de Julho de 2013 as 10:10

    tomara que haja responsabilidades politicas e civis perante este caso declarado

  24. Atento

    12 de Julho de 2013 as 11:58

    Agora a sério, acreditam mesmo que o boeing da TACV ou os airbus, tanto os que aterram vindo de Lisboa, como as centenas que sobrevoam o espaço áereo, alguma vez aterrarão com essa iluminação??? Enquanto não existir ILS de nível 3, obviamente que não!!!! é melhor que nada, é verdade, e foi fruto do trabalho dos trabalhadores quando deveria ter sido assumido pelas respectivas instituições

  25. Odair Costa

    12 de Julho de 2013 as 12:22

    Quem viajou 56 vezes durante 2 anos não fez nada para resolver iluminação na pista,quem lá foi á 7 meses que tem pouca viagem conseguiu iluminar a pista,vamos unir em prol do desenvolvimento do nosso país,deixe o governo trabalhar,porque os homens sabios dessa terra nao é enganado por partido politico nenhum temos os olhos para ver,os cambista,motoqueiros,os indignados só querem os dinheiros do A.D.I deixe disso e pense no povo santomense.

  26. trabalhador

    12 de Julho de 2013 as 13:28

    Dentro de 10 anos vou encolher a manga e aranjar picina nautico tambem,quem sabe assim os politicos não vão inaugurar.

  27. jonas

    12 de Julho de 2013 as 16:14

    Sr edagusto:
    Qual governo que foi eleito?
    francamente.

    • Edaugusto

      13 de Julho de 2013 as 9:09

      Caro Jonas,
      Não disse que este Governo foi eleito, eu disse que os Governos são eleitos. Tenho a plena consciência que o actual Governo foi indigitado e chefiado por Sr Pinto da Costa, assaltaram o poder de um Governo eleito pelo povo.

      • emiliano

        14 de Julho de 2013 as 8:20

        Caro Edaugust-Governo eleito no meu entender é aquele que demontra ter sustentabilidade Parlamentar, ora o governo do ADI não tinha sustentabilidade partamantar razão pela qual foi democraticamente derrubado-simplismente por falta de dialogo e alta arrogância.o Governo também foi eleito porque nas eleições ultimas o MLSTP e Outros como dizem, teve a maioria dos votos expresso nas Urnas, tanto é, que hoje têm maioria absoluta, condição necessária e suficiente para democraticamente governarem o País.Democraticamente falando quero lhe informar que o Fradique de Menezes nunca deveria nomear o Governo do ADI porque não tinham sustentabilidade parlamentar. Em democracia a maioria é que manda.

  28. tela

    12 de Julho de 2013 as 16:35

    E bom ,mas tenho impressão que são lâmpadas de baixa qualidade ou impropria para o local,isto esta muito fusco.

    • Stwart Neto

      13 de Julho de 2013 as 9:04

      Tudo serve para fazer politica, bla bla e nada mais.
      Veja só, como o jornal deu tanta importancia a isso…

  29. a força do povo

    12 de Julho de 2013 as 20:45

    Muito bem.
    Precisamos de pistas iluminadas porque um aeroporto não pode fechar as portas ao anoitecer, como se de uma quitanda tratasse.
    Parabéns à todos intervenientes.
    Viva STP.

  30. ERC

    13 de Julho de 2013 as 1:19

    Nunca é tarde para fazer algo. Com boa fé, garra querer e vontade podemos dar um novo rumo ao nosso querido paìs. Viva São Tomé e Principe! Viva os verdadeiros santomenses!

  31. Eu também sou filho da terra

    13 de Julho de 2013 as 9:08

    Quem ficou mal na fotografia são os sucessivos governos que durante esses dez anos não foram capazes de entabular conversação com os trabalhadores da ENASA, no sentido de cesssarem esse acto de sabotagem. Felizmente houve bom senso e esperemos que seja para durar. Obrigado a todos aqueles que contribuiram para devolver dignidade luminosa ao nosso aeroporto.

  32. germana alves

    13 de Julho de 2013 as 12:12

    Caro amigo Odair Costa, certamente o sr leu o comentário do sr Stwart Neto. O MLSTP é um cancro que nós vamos ter que viver com ele. O caso do nosso aeroporto (iluminação da pista, vedação, etc), trata-se de SABOTAGEM. Vedação por parte da população local, agora a iluminação tá por conta dos funcionários da ENASA. Encontramos CABOS de transporte de energia simplesmente cortados. Imaginem voces que os bombeiros vendem os EXTINTORES lá do aeroporto, gente!!! Dá pra acreditar? Mas é verdade. Os sucessivos governos teem sim virado a cara para outro lado porque os sabotadores teem poderes e muitos desses governantes teem RABO de PALHA. Ai temos 38 anos de pouca vergonha e veem com esta “inauguração” Haja paciencia!!!

  33. minus de aguamole

    13 de Julho de 2013 as 18:29

    meu mui apurado sentido de realidade, diz-me pra fazermos a contagem decrescente ate ao momento que as luzes voltarem a se apagar por mais alguns anitos…querem apostar!!!

  34. RP

    14 de Julho de 2013 as 13:25

    Parabéns juntos somos mais cortes! Nao importa o tempo, dinheiro gasto! Uns destrajam outros arranjam. Zimmmmmbora frente é que é o caminho…

  35. terra a mão

    15 de Julho de 2013 as 8:17

    Podem crer que enquanto o Patrice estiver na oposição ,este pais não avançara,pois ele à 10 anos a esta parte tem estado a financiar gentes na função publica para sabotar,boicotar todo o esforço que o governo tem vindo a fazer para desenvolver,a prova disto esta clara ,só quem não quero ver é que não vê.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo