Política

ADI avança com moção de censura por três razões

ADI tem três razões fortes para censurar o XV Governo Constitucional. Levy Nazaré Secretário Geral do Partido, saúde pública ameaçada pelo arroz importado dos camarões, violação dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, e a corrupção como sendo os três motivos de força para chumbar o governo de Gabriel Costa.

Levy Nazaré, que entregou a proposta de moção de censura a mesa da Assembleia Nacional, começou por explicar a razão número 1 da moção de censura. «É a questão da saúde pública que em nossa opinião está em causa, e o Governo silenciou esta matéria, tem a ver com a questão do arroz», frisou.

ADI, considera também que os direitos, garantias e liberdades dos cidadãos estão em perigo. «Outro assunto preocupante é a questão dos direitos e liberdades e garantias dos cidadãos que achamos estar em causa, e tem vindo a ser posto em causa pelo senhor ministro da defesa e ordem interna», sublinhou, o Secretário-geral da ADI.

Corrupção é outro mal, que segundo a ADI, justifica a moção de censura apresentada contra o Governo de Gabriel Costa. «Tem a ver com os casos de corrupção neste governo, que na nossa opinião são suficientes e com documentos que na nossa opinião são comprovativos desses casos de corrupção», pontuou.

O secretário geral da ADI, explicou que para debate da moção de censura, que deverá acontecer na próxima terça – feira, o partido exige a presença no parlamento do Primeiro Ministro Gabriel Costa e do ministro da defesa e ordem interna, Oscar Sousa.

A decisão de avançar com uma moção de censura contra o décimo quinto governo constitucional, foi tomada por 1/4 dos deputados em funções como ordena o regimento da Assembleia Nacional.

O maior partido da oposição, que caiu do poder em Dezembro do ano passado, por via de uma moção de censura, aprovada pela maioria parlamentar composta pelos partidos MLSTP, PCD e MDFM-PL, pretende dar o troco.

ADI tem 26 assentos no parlamento contra 29 da maioria parlamentar que sustenta o actual governo, liderado por Gabriel Costa.

Abel Veiga

57 Comments

57 Comments

  1. ilffer007

    18 de Julho de 2013 at 9:18

    Isto só pode ser Brincadeira… Estes gajos pensam que STP é brinquedo e cada um manuseia como quer…!

    • ddd

      19 de Julho de 2013 at 10:46

      é uma boa maneira de se fazer politicas baratas.

  2. Caos, Caos , Caos

    18 de Julho de 2013 at 9:22

    Então os do ADI ja sabem k moção de censura faz parte da democracia. Onde vamos parar com isso, mais uma queda do governo….meus senhores do ADI, pensem no povo e na terra, deixem de politiquice…

  3. Ferreira Governo

    18 de Julho de 2013 at 9:30

    Agora já sabem que moção de censura é um instrumento em democracia e ao tipo de sistema de governação reinante em STP. Agora a moção já faz bem a toda gente. Porque a coisa de 8 meses atrás vocês do ADI fugiram a discussão de uma moção de censura no parlamento. Deveriam ter vergonha em querer invergar por este caminho. Inutéis…

    • Ferreira Governo

      18 de Julho de 2013 at 9:31

      Isto demostra o disnortiu dos dirigentes da ADI, e a frustação que lhes cerca.

  4. Revoltado e indignado

    18 de Julho de 2013 at 9:46

    Não sei quais são as justificações que sustentam essa intenção do ADI em apresentar a moção de censura. Havendo objetivos claros deve sim avançar, mas se for para chover dinheiro entre alguns deputados famintos e para vir a dar “tacho” a alguns que hoje estão sem “tacho”/sem chupeta porque o Pinto da Costa mandou ir para casa, estão hoje fazendo barrulho para tudo e nada – será ridículo a moção.

  5. Faminta

    18 de Julho de 2013 at 10:02

    Esta sim é uma boa forma, vamos acabar com toda essa brincadeira e recomeçar o país de onde estiver. Limpar todo lixo. Vamos trabalhar, vamos amar a nossa terra. Vamos redesenhar STP .. O povo tem que ser protagonista da sua historia. Os políticos comedor de dinheiro não devem continuar afrente dos destinos do país, a fazerem aquilo que querem e como querem. Tem que deixar os partidos políticos serem submetidos a vontade do povo. Povo poe, povo tira.

  6. nilton carvalho

    18 de Julho de 2013 at 10:10

    o que ADI quero e mamarr!!!

    • joão pedro

      18 de Julho de 2013 at 16:11

      A mamar tas tu la em londres.

  7. Lévé-Léngue

    18 de Julho de 2013 at 10:23

    Se msm com 26 deputados conseguiram facilmente eleger o seu candidato à presidência da assembleia, não será impossível conseguir os votos necessários (28) para aprovação desta moção de censura, desde que a votação seja democrática (secreta, livre e justa). Espero que já tenham pensado nos desdobramentos que uma moção de censura poderá causar, pq o País tem leis, mx os juristas do ADI sempre interpretam-nas com muita emoção e pouca aplicabilidade.

  8. Xuta Xuta

    18 de Julho de 2013 at 10:24

    Pinto da Costa disse no ano passado, em Lisboa, que a “moção de censura é algo normal em democracia”. O Governo tem apoio da maioria Parlamentar (MLSTP, PCD, MDFM), com 29 deputados contra 26 de ADI.

    Logo, não devemos ter medo. Será uma oportunidade para Governo testar o seu apoio parlamentar e discutir com os deputados o estado da Nação, nos últimos 8 meses.

    Estou com muita expectativas para ver esse debate.

    • Dama blindada

      18 de Julho de 2013 at 11:06

      ADI vai comprar 2 deputados.

  9. Desgraçado

    18 de Julho de 2013 at 10:42

    Culpa não são vossas deputados do ADI mas sim mentalidade do povo que votaram e que ainda irão votar em vocês, vocês nem deveriam estar hoje na assembleia depois de abandonarem as funções sem mais nem menos, por favor trabalhem e deixem de politiquices… agora já sabem para que serve moção de censura, haja paciência..,

  10. Dário Encantado

    18 de Julho de 2013 at 10:44

    Quais serão os deputados da coligação que irão virar bico ao prego!!! Isso é de rir e fazer chorar pedras das Calçadas….
    I love S.Tomé

  11. osvaldo afonso

    18 de Julho de 2013 at 10:55

    isto é mesmo com os da adi estão ficando loucos eu já sabia, este rapazes já viram o mel, e o mel saiu das mãos estão mesmo loucos, aqueles q favavam q no passado outros dirigentes tinham muitas mulheres e agora olha, fizeram o pior 5 mulheres para cada uma dirigente do adi o dinheiro ficou fraquinho tão loucos, elas vão fugir uma a uma, ouvi momentos alguns deles davam festa três dias ligado sexta a domingo, e agora não tem como fazer, povo abri olho estes rapazes cometeram muitos erros para connosco, há motores de pescas que eu tive conhecimento, agostinho Fernandes então ministro do plano e desenvolvimento, contrato oficial a marca para ser importado é yamanha o então governo PT mandou vir Mariner mercuri violando a decisão do técnico, e lá dizia 25 Cavalos, quantidade 20,eles passara a importar 20 motores de 4 Cavalos, logo fica a diferença de 21 cavalos onde foi este dinheiro da diferença, e foi dinheiro dado por cooperação taiwanesa, como fico isto,responsabilizar alguém, falei com alguns técnico do sector em causa pescas eles dizem q não fizeram a destruição as pescadores por causa desse litígio, quem ficou com os 150 milhões por total na diferença(cada 1 custa 50 milhões)pq não respeitou o q recomendou os técnicos os pescadores estão mas habituados com marca yamanha.Por má fé próprio eles publicaram isto naquele complicar a explicar este documento com as referencias do motores com este caso de 25 por 4 malandros. sempre teremos boas novas os adi estão todos desnorteados. procuradoria geral com este processo coisas muitos,será que ciem é quem venceu o concurso?quem não ganha é que importou, os taiwaneses devem esta muitos aborrecidos quem financiou. coisa muito os in(ADIgnados),voltaram quando mas a rua o povo esta a vossa espera agora com chicotes e muitos mas.abaixo os in(ADIgnados)julho de 2013,

  12. Ancrajoty

    18 de Julho de 2013 at 11:00

    Moção de censura ou querem tapar o sol com a peneira?
    O ADI, sabe de antemão todas falcatruas que o seu Presidente PT, fez a continua a fazer fora do
    Pais. Não tardara que toda esta mentira há-de chegar a’ superficie e nao pensem que so voces sao espertos. Louvam a Democracia do nosso Pais que vos atura estar um dia no Parlamento e cinco na praia ou mesmo fora dele quando vos apetece. Cambada de imbecil.

    • de Ceita

      19 de Julho de 2013 at 12:21

      Ele faz fora, a muitos que fazem dentro e continuam impunes.

  13. Dama blindada

    18 de Julho de 2013 at 11:03

    Estou a torcer para este governo cair. Aqui se faz aqui se paga!

  14. GR

    18 de Julho de 2013 at 11:04

    E de estranhar os Patriotas do ADI….. Já conhecem a casa parlamentar? Já reconhecem o presidente da assembleia? Já sabem que a moção de censura é um ato normal na democracia. A casa parlamentar estava aberta no dia mais importante do meu belo país.Os dirigentes e militantes do ADI, afinal onde estavam a fim de mostrar o ser patriota, demostrar o quanto é importante ser santomense. Um povo poderá estar chateado por muitas razões mas nunca, jamais deve deixar de celebrar o dia em que lhe foi congratulado a liberdade. Repito aquele que ama a sua pátria jamais cria distúrbio num dia tão importante como este…..Saibam que está moção de censura não terá pernas para andar…… Devem senhores sim voltar para assembleia e trabalhar e não estar ai a receber salários de borlas…. Devem pensar como o povo deste país batalha dia e noite e senhores ficam em casa e no final do mês recebem o salario. O vosso patrão esta com sérios problemas, devem é convida-lo a STP e prestar contas……. Bem haja a todos os santomense e que venhamos a ter um STP de sonho daqueles que lutaram para a independência de destas ilhas maravilhosa que se encontra no centro do mundo…..

  15. ke novo

    18 de Julho de 2013 at 11:08

    Acabou-se a mama do Patrice e bebes tão com fome. Não têm onde tirar o sustento. Não estou em STP mas tenho um lote lá na terra pra ser desbravado . Já não conseguem estar fora do Poder? Já não há dinheiro proveniente de transborno ilegal de mercadoria nas nossas águas, já nao há dinheiro que era canalizado directamente do cofre do Estado pra bolso dos capachos do Patrice,e a Empharma já não está a render dividendos,ne?. Receita proveniente de Rosema já acabou? Que tal o dinheiro recebido da venda do actual CKdo? Que tal os 600 mil dolares da BGFI? Que tal o negócio obscuro com a TMS? Vocês formam um grande bando e o líder, é o Patrice. Já reconhecem a assembleia e o governo. Metam a moção pra passarem vergonha que cão passou na festa.

  16. Aristides Barros

    18 de Julho de 2013 at 11:39

    Só espero que o PA não peça a sua demissão

  17. Faminto XXI

    18 de Julho de 2013 at 11:50

    Epa! O atual Governo corre sérios riscos de provar do próprio veneno.

  18. Faminto XXI

    18 de Julho de 2013 at 11:53

    Tou a ver o cenário… Talvez a única solução agora para este governo é acabar formalmente com a democracia e proibir o voo secreto dos deputados. Pois, pelo que oiço por ai, muito boa gente no sei do PCD e do MLSTP estão descontentes com as atitudes do atual governo que apenas trabalha para manchar o Governo anterior e o seu lider, ao invés de trabalharem em concreto para o desenvolvimento dos seus camaradas.

  19. Faminto XXI

    18 de Julho de 2013 at 11:54

    Voto secreto, quiz eu dizer

  20. Filho da Terra

    18 de Julho de 2013 at 12:00

    então só passam comentarios de falam mal do ADI? onde esta o meu comentario ?

  21. db - santola

    18 de Julho de 2013 at 12:01

    Vão apanhar xicotada de uma vez por todas…..

  22. inteligência

    18 de Julho de 2013 at 12:08

    Pelo aquilo que ouvi da Assembleia Nacional eu particularmente aprovo esta decisão do Partido ADI em apresentar moção de Censura.
    Na sequência do processo do arroz importado pelo Senhor deputado, Delfim Neves e a cobertura do Governo em proteger este senhor pondo em causa a saúde publica, outras questões de corrupção levou este partido a pedir um debate com o Governo mas infelizmente os lideres parlamentares dos partidos que sustentam este governo (José Viegas e Delfim Neves)não aceitou.
    Também foi pedido um debate sectorial com o senhor Oscar de Sousa, Ministro da Defesa pela arbitrariedades e terror que ele tem tem instalado, infelizmente não foi aceite.
    Com esta moção de Censura julgo que obrigatoriamente Esses senhores terão que ir ao parlamento justificar aos ditos representantes do povo.

    • Maria Madre de Deus Esp. Santo

      18 de Julho de 2013 at 15:13

      Terão que ir? Como é que Patrice, Américo e camarilhas não foram no momento que exigiram a sua presença no parlamento?

  23. Dondô

    18 de Julho de 2013 at 12:23

    Entendo que existe da parte do grupo, pessoa ou outro, a vontade de lançar o país para o abismo; se não, vejamos:
    Após a queda do Governo Constitucional, seguiu o governo de Gestão do País até as Eleições. Sem qualquer dúvida, é o que está a acontecer neste momento.
    Se pessoa, grupo ou outro, entender apresentar a moção de secura ao governo em Gestão, isto é uma aberração, porque subentende-se que este concede a legitimidade ao governo em Gestão, o que na verdade não é. Em que ficámos?
    O propósito da moção de secura é somente para atiçar a confissão e instalar crispação no País. Sejam sérios, e pensem no progresso do País em que todos se sintam orgulho pelo mesmo.

  24. Muito Triste

    18 de Julho de 2013 at 12:24

    Tela nom devia ter mais bom senso.Acredita em coisas q alguns têm na cabeça. Acha q sendo verdade a noticia q publicou em relação ao Patrice Trovoada e um suposto assessor a imprensa internacional não falava? Tenha juizzzzo!

  25. Diogo Angolar

    18 de Julho de 2013 at 12:40

    O ADI também deveria aumentar na lista de razões o facto do seu líder estar a ter o comportamento que tem tido humilhando o povo de S.T.P. Como é possível que um líder de um partido, e ex-primeiro- ministro, esteja em vias de ser detido, no aeroporto de África de Sul, por causa de suas diatribes relacionadas com negócios pouco claros? Isto não envergonha os militantes do ADI? Se não envergonha os militantes do ADI, eu como natural de S.Tomé estou plenamente envergonhado. Sinto-me humilhado. Isto também deveria ser um bom motivo para censurar o ADI e seus dirigentes por comportamentos que envergonham o povo de S.Tomé e Príncipe. Não tenho nada contra este partido nem estou de acordo com tudo que este governo tem feito. Mas também não posso concordar com comportamento internacional do senhor Patrice Trovoada que envergonha e humilha o povo deste país. Não vale a pena apontar o dedo aos outros. Para sermos credíveis temos de fazer autocritica dos nossos atos. É isto que o ADI não faz e no entanto aponta baterias todas para os outros. Como é que eu vou acreditar num partido que critica os outros e no entanto não é capaz de olhar para o seu interior e fazer uma autocrítica relacionada com comportamento do seu líder? É isto que desacredita os dirigentes do nosso país. Estão preocupados sempre com os outros e nunca com as suas insuficiências e problemas internos.

  26. Nom Mole

    18 de Julho de 2013 at 13:13

    Do imposssivel e antidemocrático,para expediente próprio em Democracia,será de questionar,falta de habilidade política,ou incapacidade para identificar as necessidades mais prementes do
    pais….Ou malabarismo para satisfação de interesses individuais obscuros…Até quando poremos o país em primeiro? Fazer política,é estar unidos no fim e divergentes no meio para atingir o fim,existe muita falta de ética política no seio dos actores actuais,lamentavelmente, muito não se pode exigir de quem nao pode dar,é triste o estado do Estado actual…

  27. desta terra

    18 de Julho de 2013 at 14:38

    Manda esse governo incompetente para casa!

    Gabriel Costa pau mandado de Delfim Neves e Pinto Costa está farto de ser marioneta desses indivíduos.

    Penas que o próprio Gabriel não pode votar, porque o povo nem se quer permitiu que ele fosse deputado, se não, ele mesmo votaria a favor dessa moção de censura.

    Coorupção está demais!
    É o momento de dizer basta!

  28. desta terra

    18 de Julho de 2013 at 14:42

    Basta de corrupção!
    Basta de ladroíce!
    Basta de comer dinheiro do povo!
    Basta de incompetência!
    Basta de estagnar o país!
    Basta de falta de capacidade para criar empregos!
    basta de falta de ideias!
    Basta de promessas falsas (400 casas para juventude, mais de 1000 postos de trabalho)!

    Basta de tudo isso!

  29. som

    18 de Julho de 2013 at 14:53

    Lideres do ADI,ñ tem noção de nada!Se calhar nem lêem(pior saber da constituição)!Ainda a pouco ter voltado a assembleia para ñ perder as viatura do estado,já fazer liberdice no pais?Quem é o vosso líder?os de ADI,esta sem rumo!

  30. Joao Batepa

    18 de Julho de 2013 at 15:02

    Estão a brinca de governar pais desde 1975.
    Deviam ir todos a prisão.

  31. Moção I e falta ainda o II

    18 de Julho de 2013 at 15:15

    Sou de opinião que o Sr. Presidente da Assembleia deve fazer da mesma forma como o Antigo Presidente da Assembleia Evaristo de Carvalho julgou a primeira moção de censura, dizendo que a moção não cumpre os parametros legais – não há assunto relevante de interesse nacional.
    Olho por olho, dente por dente.

  32. bmw

    18 de Julho de 2013 at 15:35

    brincadeira….agora moda é moção de censura?
    se querem ajudar,se têm dinheiro,façam algo que povo vê e deixem dessas palhaçadas que só faz atrasar o desenvolvimento do país.

  33. terrano

    18 de Julho de 2013 at 15:43

    O ADI, sempre pensou contra o povo STP e nunca teve amor a terra. O arroz tem qualidade de ser consumido e não traz nenhum problema a saúde da população. O Governo de ADI, sim foi sempre com promessas falsas, de um OGE do cidadão que nunca funcionou, rasgou tantos documentos de branqueamento de capital e lavagem de dinheiro, tantas viagens feitas a custa do estado santomense, 4.000 chapas de zinco ofertado na capanha aos militantes e outras chapas vendidos ao libanês ao preço de baga tela e sem curso público e ele a corrupção como ponto forte da sua gestão, foi 1º governo a dar sinais de corrupção no caso de compra de medicamentos deix
    ando uma divida de mais de 20 bilhões para liquidação, na educação, não pagamento de bolsa de estudo externo e interno mais de um ano, a democracia em jogo, quem falava seria ruado das suas funções, ex. TVS, Educação, Saúde, etc, Ainda hoje, PT e seu assessor indiano, foi interpelado pelos agente aeroportuária de Africa do Sul, por branqueamento de capital e lavagem de dinheiro (Crime suspeito) alguns militantes do ADI, estão indignados com a gestão do fundo financeiro do partido em que suspeita a falta de transparência pelo seu Secretário geral Levi Nazaré, entretanto,são tantas falcatruas que necessário se torna agir com prudência em prol do povo e do país. Esta moção, apenas um desviar de atenção do trabalho do governo, facto que na sua era de governação tinha medo e abandonou a republica pela incompetência e intolerância, sobre o lema deixa-nos trabalhar, só estão a fazer Show Off, pensando de comprar 3 deputados de derrubar o governo actual, estão enganados, porque sabemos se forem para puder os Adistas, vão arrumar com todos do MLSTP-PSD,PCD e MDFM-PL, por isso, a nossa intensão não deixar-vos ir a governação para maior estabilidade, maior desenvolvimento mais seguro embora tardasse. Por mim,que o ADI voltar a Governar em 2016, com nova figura e com nova postura política e mentalidade de saber fazer politica na Democracia. Ora ainda vejamos, Os dirigentes do ADI, não reconhece o P.A.N, do Governo e da P.R, abandnou a A.N, por cerca de 5 sessão consecutiva e só retomaram a casa parlamentar na 6ª sessão, mas, gozando de todas regalias, até aqui, os Directores do ADI, continuam nos seus serviços, em Enasa, Enaport, Saude, Educação, Finanças, M.A. P.G.EMAE(Alguns), isto é para demonstrar a capacidade de tolerância deste governo e de sabotagem que os mesmos tem vindo a praticar até nos dias 10,11 e 12 de Julho/2013. convenhamos, deixemos de politiquices.Até … haver vamos, sejamos competente e não intriguista e cego, oportunistas e só querem governar a todo custo (ADI).

  34. toresdias

    18 de Julho de 2013 at 15:59

    Moção de Censura é acto democratico e é legitimo quando está sustentado de matérias que evidenciam males que ferem a maioria da população na sua vida quotidiana, má governação, abuso de poder por parte daqueles que detêm o poder etc.

    Agora se os fundamentos apresentados não são susceptiveis a razão da apresentação do documento Moção de Censura. Srº Presidente da Assembleia Alcino Barros, por favor INDIFIRA LIMINARMENTE e comunica os adis para irem pedir boas lições nesta matéria aos deputados da bancada que agora GOVERNA.
    Vuva Democracia

  35. Voz do povo

    18 de Julho de 2013 at 16:06

    Este governo está meio morto. Quase que já não respira. Falta-lhe um golpezinho fatal! Não andam a fazer absolutamente nada! Só falar, falar, falar…Resultado 0,0. Um governo sem pé, nem cabeça. Estamos a perder tempo com esse bonequinho de governo. Um país não pode ter um governo de brinquedo. Isto só no teatro! Não pode haver um governo deste tipo! Não somos um estado falhado, nem um país de tolos pá!! Brincadeira!!Por favor deixem este governo cair para o bem de todos e de STP. E creio que se alguns deputados do MLSTP quiserem ser sérios e pautarem por aquilo que é STP em primeiro lugar, é mandar essa gentinha para casa! Que até, não será apenas para o bem do país, mas para o bem daqueles inocentes e incapazes que lá foram colocados para os queimar e adiar mais uma vez S.Tomé e Príncipe! Um bem haja a todos.

  36. bila we piamo

    18 de Julho de 2013 at 16:06

    no comeso nao estava a acreditar que o ADI estava a boicotar o trabalho deste governo , pensando eu que preocupavao com o povo , agora vejo na verdade quem sao estas gasos , coitado de nos que vamos cair nas maus destes salafrarios.

  37. kwatela

    18 de Julho de 2013 at 17:46

    Até quando??????

  38. arlindo fernandes

    18 de Julho de 2013 at 18:38

    Os problemas do pais nao se resolvem com conflitos politicos. Se ja passaram 38 anos sem fazerem nada e o ADI esteve la 2anos e tambem nao fez nenhum, querem mocao de censura de um governo de 8 meses? Tenham mas juizo e deixa de meter lenha na fogreira.A confusao nao resolve o problema do povo, o que resolve o problema do povo e juntar as maos e trabalhar , porque a vosso patrao ja nao poe ca os pes

  39. arlindo fernandes

    18 de Julho de 2013 at 18:40

    fogueira quis eu dizer

  40. santiago filho

    18 de Julho de 2013 at 19:03

    o tal levy devia estar e’ preocupado com o seu patrao patricy que anda desaparecido ha mais de oito meses. O levy ainda tem esperanca nesse vosso partido ADI.Ja nao ha espaco EM s.Tome para esse partido governar.Se isso acontecer e’ porque o povo nao sabe o que quer

  41. Fala Serio

    18 de Julho de 2013 at 19:32

    Vão censurar que Governo? O ADI por acaso reconhece esse Governo? … Há! já o reconhecem, reconhecem também o Presidente da Assembleia? Quando é que decidiram isso?
    Convenhamos, senhores do ADI, ganhem vergonha na cara, sejam coerentes com as vossas decisões e com os vossos discursos. Vocês não participam nos debates da assembleia, não reconhecem o presidente da assembleia, como vão introduzir a pedido da moção de censura? dirigida a quem?
    Como vão chamar ao parlamento um Governo que o ADI não reconhece?
    Decidam, ou reconhecem ou não reconhecem o Governo e o Presidente da Assembleia.
    Quando precisam de passaporte diplomático para viajar, ai já reconhecem o Presidente da Assembleia. Quando vos convém, ai já reconhecem o Governo.
    Deixem de trapalhadas e vão trabalhar. Este povo não quer mais confusão e vocês só sabem é criar instabilidade
    POVO, ABRE OLHO, esses panfletistas só querem é criar desordem…
    VIVA o POVO de STP, VIVA a ESTABILIDADE

    • PGD

      18 de Julho de 2013 at 23:42

      Muito bem. ADI, não participou nem no festejo da independência de STP, ficam na sala de assembleia levantam e saem, não tiveram presente para discutir OGE entre outras coisas importante para país.. Levy Nazaré não faz politica faz sim politiquice..

    • jose

      19 de Julho de 2013 at 11:49

      Se país não tem estabilidade como é que ADI iria participar na independência. Tas a pensar que ADI é palhaço como vocês? Vocês é que fazem festa sem consultar opinião pública. Povo não come festa, Povo quer paz, estabilidade, saúde, desenvolvimento do País e depois é que vem a festa. Se tu não tas de saúde, não tens dinheiro no bolso, tu vais a festa, tu ficas felizes? pois não! É o mesmo que se passa em STP.

    • jose

      19 de Julho de 2013 at 12:03

      Como ADI não reconhece esse Governo, por isso é que o ADI vai censura-o. Nós do ADI não sabemos de onde é que veio esse governo. Não se sabe se esse governo veio do céu ou de inferno para acabar com o nosso Povo, por essa razão tem que censura-o imediatamente. Povo não elegeu esse governo, 2º partido mais votado que é MLSTP/PSD também não elegeu, por isso de onde veio é onde vai esse governo.

  42. Stwart Neto

    19 de Julho de 2013 at 6:55

    Sera que não estamos na democracia?
    Sera que o senhor presidente tem as leis do Pais em cima da mesa?

  43. Filho das Ilhas Maravilhosas

    19 de Julho de 2013 at 9:22

    Todos sabemos que dificilmente esta moção terá sucesso, mas trata-se de uma boa oportunidade para se discutir os pontos levantados pelo ADI. Como cidadão, sinto-me muito desagradado com tudo o que se tem passado no país. Penso que um debate sério na assembleia poderia ser benéfico e esclarecedor. Acho pertinente a discussão sobre estes assuntos tendo em conta que existe muita polémica. Até o governo não se pronunciou de forma clara sobre nenhum desses assuntos, acho que têm uma grande oportunidade para se defenderem e o ADI para sustentar a sua tese. Este debate devia ser transmitido pela radio e Televisão de forma que todos os santomenses pudessem acompanhar de forma atenta porque ao contrario do que muitos pensam o povo esta atento.

  44. Felisberto Bandeira

    19 de Julho de 2013 at 9:58

    adi esta embriagado com a loucura e sede de poder, isto e mas uma demostrativo que eles não querem o bem do povo nem do Pais, tentam a todo custo criar imagem a nível internacional que o Pais vive um num clima de instabilidade e de conflito, enquanto isto o seu Líder vai andando de Países em Países anunciando que em STP ha instabilidade,Mas autoridade de STP já
    devia ter tomado medidas para por cobro a esta situação , tanto em STP como no exterior .Este Patrice trovoada quer poder a todo custo batatinhas

  45. zucoikikikik

    19 de Julho de 2013 at 14:08

    que coisa os de ADI estao loucos e cheios de vergonha…….

  46. Mascarenhas Secreto

    19 de Julho de 2013 at 14:59

    Essa é a oportunidade para o MLSTP exigir do Presidente da República a chefia do Governo, uma vez que é a segunda força mais votada. Gabriel só está a manchar o nome do MLSTP. PCD só está a fazer mal ao MLSTP com esses negócios sujos.

    MLSTP deve, aproveitar dessa leva do ADI e mandar esse governo pra casa e formar o seu governo liderado por um dirigente do MLSTP e não um da oposição (UDD).

  47. Nom Mole

    19 de Julho de 2013 at 16:50

    É uma vergonha,o que se lê dos comentários dos simpatizantes do ADI,alguns mal possuem sentido de Estado,pessoas que já exerceram cargos de responsabilidade,falar em estratégia partidárias em direito de errar sozinho,quando o que verdadeiramente esta em causa são vidas de cidadãos desempregados,pobres doentes,jovens com futuro incerto,pessoas que depositaram confiança naquele partido,buscando a reversão hegemónica do MLSTP,que na altura se revelou desastrosa,mas cedo constataram que o soneto era pior que a emenda,
    Aprendam meus Senhores,a visão que exprimem sobre a politica é corporativa,perniciosa para obbem estar comum,e apenas relevante para os membros do vosso Partido,.
    Andam por aí aventando uma inconvicente narrativa de “assalto ao poder” que apenas os incautos por ela guia,esquecendo-se, que foi a vossa hoje assumida estratégia,numa conduta de esticar a corda”passo a expressão que deu lugar a este governo nao eleito mas que constitucionalmente nao é ilegítimo,na medida em que,(já agora aproveito para alertar-vos para o preceituado na CRP) esta diz o PR deve convidar o Partido mais votado a formar o governo,o que face a uma maioria relativa,havendo coligação governativa entre os partidos menos votados poderá conduzir,que estes sejam convidados a governar.Aconselho-vos a deverem as vossas posições porque o pais não tem condicoes para lidar com inconsistências e amadorismo a serviço de interesses difusos, contrários ao principio da especialidade do fim, que legitimam a ação Partidária…Sao contradições demasiadas para um partido que almeja governar,invés de actos demagógicos apresentem-nos um projeto alternativo de governação,aliás na altura em que o governo foi demitido invés da atitude inqualificável que assumiram da debandada,deviam é prestar contas da vossa governação que dizem,estavam levar o pais aos carris…Estou desencantado com os homens da terra do Toni ku Tomé,o poder corrompe mais lá, do que em qualquer outro canto do mundo…pessoas se alienam das suas capacidades cognitivas em favor dos invertesses da ceita,porque é isto que o ADI é, uma Ceita.Partidos sérios pautam-se por responsabildade e liberdade de expressão…e não me venham com queixumes sobre os erros dos outros,porque nao sao os maus exemplos que servem de parâmetros de comparação,mas sim fazer a diferença e isso que de vós se esperou e nao se achou…

  48. maria luzia

    19 de Julho de 2013 at 17:44

    Brincadeira do ADI só pode ser. Isso é que o Levy Nazaré chame de coerente?
    Tenham juízo!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top