Política

Presidente da ADI em maus lençóis na África do Sul por pouco seria preso

Fontes diplomáticas seguras confirmaram para o Téla Nón, que Patrice Trovoada, está proibido de entrar na África do Sul. Tudo por causa de desacatos cometidos pelo Presidente do Partido ADI no aeroporto de Joanesburgo, quando um seu assessor foi interpelado pela polícia.

Dados recolhidos pelo Téla Nón, junto a diversas fontes diplomáticas, indicam que o ex-Primeiro Ministro, Patrice Trovoada, passou por momentos difíceis no aeroporto de Joanesburgo na África do Sul, no passado dia 27 de Junho.

Não fosse o passaporte diplomático são-tomense, que o Presidente da ADI ainda utiliza nas suas viagens, teria sido simplesmente detido pelas autoridades aeroportuárias da África do Sul, garantiu as diversas fontes concordantes.

Patrice Trovoada, que se fazia acompanhar por um cidadão indiano, seu assessor de longa data nas suas movimentações internacionais, reagiu de forma hostil, quando as autoridades aeroportuárias da África do Sul, decidiram revistar o seu assessor.

O Téla Nón apurou que por causa de fortes suspeitas de anomalias, as autoridades sul africanas puseram o assessor de Patrice Trovoada, nu em piloto, no processo de revista. Patrice Trovoada deveria ter o mesmo destino do seu assessor, na apertada revista da polícia aeroportuária sul africana. O passaporte diplomático são-tomense que o Presidente da ADI ainda utiliza, nas suas viagens evitou a revista apertada e a detenção, como aconteceu com o seu assessor.

Uma situação que segundo as fontes do Téla Nón, deixou o ex-Primeiro ministro são-tomense fora de si. Patrice Trovoada discutiu com as autoridades aeroportuárias sul – africanas, e por isso recebeu «uma notificação oficial de proibição de entrada no território da África do Sul», precisou as fontes. O seu assessor, foi detido por 24 horas no aeroporto de Joanesburgo.

Prática de branqueamento de capitais, ou seja, lavagem de dinheiro, é segundo uma das fontes diplomáticas contactadas pelo Téla Nón a principal suspeita aventada pelas autoridades aeroportuárias sul africanas, para o apertado procedimento de controlo e fiscalização, que recaiu sobre Patrice Trovoada e o seu assessor de nacionalidade indiana.

Com o seu assessor detido pelos serviços de fronteira da África do Sul por 24 horas, graças ao passaporte diplomático são-tomense Patrice Trovoada, escapou, tendo sido apenas proibido de entrar na África do Sul. O ex-Primeiro ministro teve que regressar para Maputo-Moçambique, onde apanhou outro voo que ao que tudo indica, o conduziu a Portugal país  onde alegadamente Patrice Trovoada reside desde Dezembro do ano passado, quando se ausentou de São Tomé e Príncipe, após a queda do seu governo.

O ex-Primeiro Ministro, é alvo de um processo crime que está a ser investigado pelo ministério público são-tomense, por alegada lavagem de dinheiro em mais de 600 mil euros.

O assessor de nacionalidade indiana, nunca foi oficialmente apresentado em São Tomé e Príncipe, como tal. Mas esteve presente no Palácio do Povo, no dia 14 de Fevereiro do ano 2008, na cerimónia de investidura de Patrice Trovoada, como Primeiro Ministro do Governo de coligação MDFM/PCD/ADI, que apenas durou 3 meses.

O mesmo cidadão indiano, enquanto assessor desconhecido pelos serviços do ministério dos negócios estrangeiros, acompanhou Patrice Trovoada no périplo europeu que o então Chefe do Governo, realizou tendo sido visto na delegação governamental são-tomense durante a visita a França, em 2008.

A fracassada e escandalosa viagem de Patrice Trovoada a África do Sul, no dia 27 de Junho último, aconteceu numa altura em que informções recolhidas pelo Téla Nón, indicam que os serviços diplomáticos de São Tomé e Príncipe e da África do Sul, estão a prepararar a visita oficial do Presidente Pinto da Costa a África do Sul.

Há indícios de que o antigo Chefe do Governo Patrice Trovoada, tem procurado influenciar os parceiros de São Tomé e Príncipe, no sentido de não reconhecer a legitimidade do novo executivo, que nasceu após a queda do seu governo através de uma moção de censura.

As acções do fraco movimento dos indignados, com manifestações de rua de muito pouca aderência popular, que conta com o apoio assumido do seu partido ADI, são segundo analistas, elementos que alimentam a campanha diplomática internacional, que visa mostrar que São Tomé e Príncipe, se tornou num país instável, quase parecido com o Iraque, e que não deve inspirar confiança.

Mas, parece que as portas do mundo estão a fechar para a diplomacia do ex-Primeiro Ministro e da ADI. Para além da África do Sul onde foi proibido de entrar no dia 27 de Junho, há informações que apontam para dificuldades de Patrice Trovoada, conseguir visto de entrada nos Estados Unidos de América, apesar de ostentar o passaporte diplomático são-tomense.

Abel Veiga

    67 comentários

67 comentários

  1. jornalista Amador

    18 de Julho de 2013 as 9:08

    Estas noticias são mesmo verdadeiras? Se forem verdadeiras, não é ADI ( ou seu lider) que fica mla, é nosso pais que caminha para abismo.

    • Faminta

      18 de Julho de 2013 as 9:17

      já estamos no abismo meu pai.

      • poison

        18 de Julho de 2013 as 13:44

        Isso está mais para trovoada do que tudo

    • Revoltado e indignado

      18 de Julho de 2013 as 9:40

      Sendo a noticia verdadeira, não vejo como é que o país fica mal visto – O País não pode ser jamais Patrice Trovoada e ou outro cidadão. Cada um deve assumir os seus atos.

  2. Faminta

    18 de Julho de 2013 as 9:12

    Não interessa!!

    • maria ricardo

      18 de Julho de 2013 as 12:05

      Interessa sim. STP não é propriedade dos Trovoadas. Ele que pare de criar instabilidades.

      • passos Trovoada

        18 de Julho de 2013 as 14:05

        Não te esqueças: S T e P – Trovoada (T) e Pinto (P).

      • Alexandre

        18 de Julho de 2013 as 14:50

        Instabilidade é o que esse governo liderado por Gabriel Costa esta a causar ao país com sucessivos actos de corrupção do seu governo e amigos.

      • fctuc

        22 de Julho de 2013 as 9:33

        Pois é!!!! Ms Gostarias que fosse os outros que também andam por ai a fazerem o pior?
        Cuidado com a ingenuidade minha filha!!! Olha trás que ai vem gente….

  3. Caos, Caos , Caos

    18 de Julho de 2013 as 9:18

    Pois é, ainda bem k este senhor não é mais Primeiro Ministro de São Tomé, bem malandro mesmo, acredito de FBI já esta de olho nele.

    • verdade

      24 de Julho de 2013 as 10:37

      Kkkkkkkkkkrsrsrs quanta burrice sendo FBI fazendo uma investigação nesses casos um reles como você saberia disso como….és um espião secreto estrangeiro no nosso país ou quê. Quando baboseira em.

  4. Male

    18 de Julho de 2013 as 9:25

    So gostaria de saber quando que este individuo, tambem sera proibido de entar em Sao Tome.

  5. osvaldo afonso

    18 de Julho de 2013 as 9:50

    olha para seu rosto inocente, até parece nê esta feia cada dia para este homem q alguns dizem ser boa pessoa só quer bloquear Acão do governo, principalmente o seu odio pelo presidente pinto da costa q culpa tem os deputados, entregou o poder de bandeja já não tinha alternativas, muito blablá ‘na altura 53 viajem pais não arrancou nenhum projeto q criaria emprego as jovens, só viver a grande, seria bom que o a d i que diz q seu líder é santinho, deveriam introduzir uma queixa crime contra o investigador e historiador nigeriano de renome q publicou, que o Patrice é o quem financiou o golpe do estado em 2003 contra maria das neves e Fradique de Menezes. Só mesmo em stp q um líder é terrorista e chega a ser chefe do governo por duas vezes, e ainda vem utilizando os bons ofícios do Pais, em seu detrimento,ele é gabonês e maliano porque não usa o passaporte o gabão seu amigo é presidente etc, um homem q o estado esta em eminencia de perder um edifício das finanças por sua causa e do então ministro américo ramos, q mandou fazer a imagem a língua alemã q eu não sei ler.
    o PT tem uma serie de coisas a sua volta os seus seguidores até podem matar gente usam expressão caos caos, eu como um observador sento-me muito preocupado com estas coisas, melhor cada um vigiar a sua vida este homem têm arma escondidas, já é o momento das estado fazer algumas buscas de armas. Por favor diz ao PT para mandar esses amigo dele taiwanês da bluskai navios vir pagar a divida q deixaram com a enaport e outras entidades, este 500 mil euros já da para compra de medicamentos pra hospital etc. Situação do Kosovo ninguém responde por isso receberam o dinheiro ou não este dinheiro esta aonde, ou compram Quinta em Portugal e Dubai etc,onda da vitoria onde para este dinheiro q contributo deu ao pais alguém tinha viaja e levou com ele esta em puní, adi defendeu sempre combate a corrupção mas os verdadeiros são eles mesmo, agora vão introduzir a censura é normal é democracia, a pista já tem iluminação já não será possível, é isto q o povo quer ver o pais a receber aviões noturno mas receita ao estado,é muita coisas gentes do adi não merecem o amor desse povo, até computador Óscar Medeiros roubou pik tinha q ir buscar, bloquearam o computador e apagaram as informações do estado muito importante mas deus não dormi deixaram uma copia do transferência ao vivo de dinheiro q constou de lavagem e branqueamento de capitais etc, povo abri olho Levy Elísio abinilde, Arlindo ramos,e outros olha para Ângela coisas q esta cometeu e outros, até agora os comandantes do barcos petroleiros não tiveram coragem de falar o nome daquele dirigente do governo da adi q esta envolvido povo vai saber quem o já sabe não pois ao publico. bom dia é uma reflecção fui

  6. Dlima

    18 de Julho de 2013 as 10:03

    E a campanha para queimar o homem continua continua… A isto se chama: PERSEGUIÇÃO SEM TRÉGUAS

    No dia em que o Abel resolver investigar a vida e os negócios de todos nossos dirigentes e ex-dirigentes, penso que terá seguramente um ataque cardíaco…

    • Faminto XXI

      18 de Julho de 2013 as 11:09

      Essa doeu. ui! ui! ui!

    • Alexandre

      18 de Julho de 2013 as 15:30

      Eu não vejo o mal que esse homem fez ao Povo de STP para ser perseguido dessa forma.Em primeiro lugar se ele realmente foi detido, isto foi porque moveram uma queixa crime que lhe acusam de lavagem de dinheiro em STP (o que até agora não se tem prova concreta) e em segundo não entendo essa insistência do jornal Téla Nón em perseguir o Patrice Trovoada com mais noticias importantes para postar na vossa pagina. Noticias que eu diria que são de importância publica. Senhores da Téla Nón ( em especial Sr. Abel Viegas) gostaria de lhe pedir um favor:
      Que investiga-se mais o Caso do Arroz podre importado pelo Governo em que a empresa do deputado Delfim Neves serviu de intermediário nessa operação comercial(Quem assume a culpa o governo ou Modelo Alimentações Neves, Lda);
      Se o arroz realmente é próprio para o consumo ou não ( afinal quem esta a dizer verdade a CIAT, ASAE ou outro teste que vem dizer que o arroz é próprio para o consumo humano, como foi feito o teste com que arroz);
      O caso do Ministério da Agricultura e a Direcção das Pescas( O que realmente aconteceu houve ou não acto de corrupção)
      No meu ver acho que esses dois pontos (que não são só esses dois) têm mais interesse publico do que a vida de Patrice Trovoada após sair do Governo. Obrigado

  7. Desgraçado

    18 de Julho de 2013 as 10:31

    Só uma duvida, este senhor ainda pode usufruir do passaporte diplomático? isto é manchar ainda mais o bom nome de São Tomé.

  8. Faminto XXI

    18 de Julho de 2013 as 10:57

    Contaram quantas vezes o texto repete a expressão passaporte diplomático. Se este “faminto”, porque todos os santomenses agora são famintos não foi preso, foi graças ao passaporte diplomático santomense. Como se muitos outros famintos nacionais ou os que nos chamam todos de famintos não fizessem uso e abuso dos ditos passaportes diplomáticos.

    Mas, por outro lado, a ser verdade está noticia, pouca ou muita diferença faz para STP. Ninguem tem que influenciar as decisões desses povo, como quer, o povo, no momento certo, decidirá. E no final, cada povo merecerá os dirigentes que escolheu. Deixemos de forçar a barra para uns, revelando apenas os seus lados podres, enquanto que tentemos branquear as sujeiras dos outros.

  9. fenomenal

    18 de Julho de 2013 as 11:17

    Enfim ! os ricos tbm choram…

  10. zeme Almeida

    18 de Julho de 2013 as 11:29

    STP está de rastos com estas perseguicoes.Os politicos sao mesmo teimosos!Se fosse no lugar do Patrice Trovoada,transformava-me em homem de negócios e comprava uma parte dessa terra STP e fazia a sua vida como um magnata a residir neste País.O homem nao pode ser enxuvalhado desta maneira como tem vindo a fazer nestes ultimos tempos?Até me da vergonha de me identificar como saotomense,estamos um autentico Guiné Bissau,o que só falta é guerra.STP é que está de rastos com esta politica que o atual poder está a desencadear.

    • Diogo Angolar

      18 de Julho de 2013 as 12:29

      Isto é uma vergonha para o país. Como é possível uma coisa desta, meu Deus!? Um homem que foi primeiro-ministro do país ficar sujeito a uma humilhação desta natureza que envergonha-nos a todos! É para isso que este senhor anda a fazer esforços para voltar ao governo? Para nos fazer uma humilhação desta natureza?! Tenham piedade, por favor. Há limites para brincadeira com Estados e com Países? Eu admito que o país tem baixado muito o seu nível, já há algum tempo, em termos de representação governativa e mesmo presidencial (todos se lembram do Fradique de Menezes e suas brincadeiras de mau gosto) mas humilhar-nos desta forma também é demais. Como é que posso sentir-me representado por um primeiro-ministro ou potencial primeiro-ministro, ou mesmo eventual presidente da república, por um homem com este currículo de humilhação ao seu povo? Sinceramente que eu entendo as razões do ADI mas eles também têm que pensar no povo. Se o ADI acha que o seu partido merece este senhor como dirigente é problema do ADI. Mas eu, como um simples elemento do povo, não posso querer ser humilhado pelas ações deste senhor. Isto já é demais.
      Não tenho nada contra este senhor mas também tenho o direito de não querer ser humilhado ou espezinhado por atos deste senhor. Peço-vos desculpa se ofendi alguém.

      • fulano

        18 de Julho de 2013 as 14:35

        Ja a muito que suspeitavam da atitude do Patrice,todos sabemos das suas falcatroas apenas faltava coragem para o desmascara e isso foi feito pelo sul-africanos,faltando tambem os E.U.A que ja estão de olhos a espera de uma oportunidade,aí sim é o fim da linha,fico triste por ocorrido mais é a realidade é como quem diz “esta a colher o que plantou”.

  11. Micolo

    18 de Julho de 2013 as 11:46

    Meus caros,
    Lévé-lévé, vamos chagando ao fim da telenovela do Patrice Trovoada.
    Ele semeia vento demais, e obviamente, tem sempre Trovoada.

    Quando vos digo para perguntarem ao Salvador dos Ramos ( mandatário do Patrice Trovoada nos negócios nebulosos) o que ele sabe sobre o dossier Blueskay, vocês não dão importância.

    Perguntem agora ao Salvador dos Ramos se é mentira o seguinte:
    • No ano passado, aquando do famoso périplo do Patrice Trovoada, à Taiwan, Timor Leste, Singapura, Russia, Ossétia do Norte…enquanto Primeiro Ministro de um Estado, mas em negócios privados, DESEMBARCOU SEM VISTO DE ENTRADA, no aeroporto de LONDRES, num avião privado (…), e foi pura e simplesmente mandado para trás. Mas que vergonha, minha gente!!!!!!

    Ele quis mandar bocas como fez na África do Sul agora, mas ordenaram-lhe para fechar a boca imediatamente, porque quem manda no reino Unido, são os Ingleses, e se ele quisesse mandar bocas, que o fizesse na República da Bananas, onde quem vê, mesmo com um olho, é Rei.

    Nessa pouca vergonha nacional, ele se fazia acompanhar de alguns empresários Russos; do famoso Assessor Indiano; do próprio Salvador Ramos; do Embaixador de então em Bruxelas, Carlos Gustavo; do Afonso Varela; do Ministro das Finanças, Américo Ramos; do famoso mordomo, Bala; da Esposa e, não só.

    • Como se não bastasse, já no último dia da Cimeira Mundial sobre o Ambiente, parte de Taiwan com destino ao Rio de Janeiro, no mesmo avião (…), sem fazer um suficiente abastecimento de combustível e sem autorização de aterragem.

    Acontece que ao entrar no espaço aéreo brasileiro, não foi autorizado a aterrar e a aflição atinge o CAOS quando o Patrice Trovoada foi informado pelo comandante do avião que o combustível estava no fim e não dava sequer, para ir a nenhum País vizinho, ainda por cima, sem visto de entrada. Segundo informações fidedignas de gente que esteve dentro do avião, todos apanharam diarreia, com medo que o avião pudesse cair antes de aterrar.

    A salvação foi que o Salvador Ramos ainda se encontrava no Rio de Janeiro e teve que inventar de tudo para que o avião do VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA de STP, fosse autorizado a aterrar.

    É MENTIRA SALVADOR DOS RAMOS??????

  12. Filho da Terra

    18 de Julho de 2013 as 11:54

    Porque será que querem tanto matar a pessoa de P.T,? sera que ele é único potencial a fazer essa máfia morrer? Porque essa gente tem tento medo do P.T? para chegarem a esse ponto isso é sério.!
    gente isso chega a dá medo, é tanta perseguição… temo pelo futuro do meu país, esta definitivamente em perigo

    • fulano

      18 de Julho de 2013 as 14:42

      temos medo porque não estamos habituados a esse tipo de pessoa nem tão pouco a esses tipo de negocios que foi implantado em S.T.P por esse individuo,espero que a resposta foi clara.

  13. zeme Almeida

    18 de Julho de 2013 as 12:05

    É a imagem de STP que está em jogo nao a do Patrice Trovoada,podem crer.O povo está atento a mais uma manipulucao politica dos atauais dirigente do PAÍS.Quais dos investidores que estarao despostos a investir o seu dinheiro neste STP neste momento.Tela-Non,está em maos lencoes,podem crer.Falem-nos um pouco do Delfim Neves do arroz da morte.Todas estas jogadas tem um perposito, desviar a atencao da populacao,para proteger o atual poder.Se um dia o homem vier ao poder vos fazer a vida negra,voces gostarao?Nao

    • caos

      18 de Julho de 2013 as 15:02

      a noticia é sobre o teu adorado patricio trovoada e você fala de delfim. voce é mesmo triste, o arroz que chamas da morte é o mesmo que comeste hoje no almoço. sinceramente

    • Fókótó

      18 de Julho de 2013 as 17:10

      Convenhamos meus senhores. Não existe defesa para os actos do Patrice Trovoada pois são muito graves em relaçao ao arroz podre que nao é podre.Os actos praticados por Delfim, fê-lo como mero comerciante nem sequer como membro do governo, enquanto que o P T fez toda falcatrua e aldrabices na qualidade de Primeiro Ministro. Vejam a diferença e parem de fazer comparações cinicas para ludibriar os mais incautos.

  14. Idalecio

    18 de Julho de 2013 as 12:18

    Admira-me o novo governo com tanta anomalias que o tal fez mante nesse silencia!!!

  15. Maria

    18 de Julho de 2013 as 12:22

    O STP esta a conhecer hoje o PT que muita gente já conhecia. O mais interessante é ver gente inteligente a cair na fita dele. Ele é um maquiavélico e perigoso. Os seus ,,,,, que continuem a dar saias que mais ainda está para vir. Ele está com saco cheio. O pior é que ele meteu o pais nesta pouca vergonha toda que ele anda fazer.

  16. Filipe Samba

    18 de Julho de 2013 as 13:09

    Africa de Sul não existe Leis selectivas
    Os guardas de certos lideres aquando da conferencia de BRICS, na Africa do Sul todos foram revistados. Quem é o Ex- primeiro ministro perante esses lideres»?
    A lei foi estipulada para ser cumprida.

    • Carlitos

      18 de Julho de 2013 as 14:02

      Que vergonha, minha gente! Que humilhação, minha gente! Ainda por cima queriam que este homem continuasse no governo. Sinceramente…

  17. Pléto Lúlúlú

    18 de Julho de 2013 as 13:30

    É lamentável isto acontecer a um ex-Primeiro Ministro de S. Tomé. Afecta um pouco a imagem do País no exterior. O que vale é que foi na África do Sul, um País ‘irmão’ que muito tem ‘ajudado’ S. Tomé. Se fosse num País Europeu, diziam logo que era ‘racismo ou xenofobia’ , quando se trata de um simples caso de Polícia e Ordem Interna, em que um País Soberano, tem o direito de fazer cumprir as leis em vigor. Então se fosse em Portugal, para além de ‘Racista e Xenofobia também era Colonialista” nem quero pensar nos ‘comentários’….fica à imaginação de cada um…..

  18. jesus

    18 de Julho de 2013 as 13:35

    eu adimiro como é que os santomenses que estaõ fonte de agua não quer dar agua ao povo que a gota que eles dão mesmo assim é uma porcaria, e eles sem vergonha inventão coisas pra sujar imagens dos outros.
    como é que esta noticia não sai em mais nenhuma paginas da internet que só neste jornal tem essa noticia sera que vocês são influentes assim que são os unicos a terem essa noticia ném a RTP, vocês tenhem mais poder doque eles no mercado.
    vocês são um bandos de mentirosos e mau fetores.

  19. Negro de STP

    18 de Julho de 2013 as 13:48

    Com a situação de terrorismo que estamos a viver todos os airoportos fazem visturia muitas vezes de forma abusiva e quando é negro ou muçumanos pior .Agora a quem reage bem e a quem reage mal e reagindo mal da problema como é o caso.
    Agora este caso não pode ter aproveitamento politicos.
    Então se ha paises que tem receio de nos entregar dinheiro na mão porque os politicos comem !Agora estão a falar de imagem do pais.
    Os politicos todos da nossa praça estão manchados todos eles.

  20. gualter almeida

    18 de Julho de 2013 as 14:34

    quando vamos a casa dos outros devemos cumprir com as regras, não devemos impor a nossa vontade muito bem feito.

  21. Zona Sul

    18 de Julho de 2013 as 14:51

    Quem me viu e quem me vê!!!!!!!!!!!!!!!

  22. verdadeiro

    18 de Julho de 2013 as 15:33

    Homem esteve em cabo verde param de mentir por-favor,na reunião do MPB

  23. Me Zemé

    18 de Julho de 2013 as 15:35

    Este homem vai dar muito que escrever e falar. Um meio santomense (pai santomense mãe estrangeira) mas que por andar das coisas quer deixar uma marca sua na história desse pequeno país. Embora o homem não está no país, ele continua o centro das atenções, qualquer peça ou qualquer discurso que entre o seu nome, chama atenção, parece que é o homem mais lido e falado deste país, mais que o presidente da república…impressionante.
    O plano do Homem, é que quando chegar a altura das próximas eleições, chegar e ser recebido como o seu pai (Miguel) foi recebido na altura, mas não sei se terá a mesma sorte.

  24. cao sem sorte

    18 de Julho de 2013 as 15:53

    Bom dia, estão a falar de Patricio trovoada que é homem de lavagem de dinheiro, mas estão a esquecer o que esta a passar em STP, é uma vergonha, porque que nao falam de outros, que estao sempre a fazer manobra por ai, caso de senhor Delfim Neves o que ele fez merecia de esta na cadeia e condenado, ele ja levou o pais a falencia varias vezes que o povo vio e o estado nada fez para castigar este homem que se refugia no parlamento para nao ser ouvido e nada aconteceu, gostaria que vcs falasse a verdade e nao so pochar a braza para quem vos convem, estou contra a corrupção, mas a justiça tem que ser para todos, falaram em manifestação fracassada, no meu ponto de vista isto aconteceu devido as intimações que alguns politico andaram a fazer, no caso de senhor Oscarito comandante de policia e outros com militar nas ruas, eles sabem que o povo de STP, por mínima coisa é intimidar, mas temos que acabar com isso,,,,,,VIVA POVO DE STP VIVA A DEMOCRACIA.
    FUIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  25. O povo

    18 de Julho de 2013 as 16:20

    Inventem o que querem, mil mentiras, ou coisa parecida como quiserem, mas certo é que o povo espera de forma eufórica e muito serena a Urna!

  26. E. Santos

    18 de Julho de 2013 as 17:06

    Como nós andamos completamente pervertidos. Perseguem quem supostamente fez mal e deixam a solta quem efectivamente fez mal. As portas deviam era fechar para o Delfin Neves que escreveu a enganar o Estado Camaronês em proveito próprio e com conivência do PM, comprou um arroz impróprio para o consumo e veio dar ao seu povo sem se importar que a gente morra.
    Mas não, este camara anda a solta como se de uma pessoa de bem se tratasse e vocês têm a lata de vir falar de outras pessoas. Arrumem a vossa casa primeiro depois venham apontar para fora.
    Toma juízo Abel. Você está a ficar tão sujo quanto o Delfim…não há necessidade para tanto.
    Em dialecto diz-se “gelo nganhá tê matchi lumá”, mas não precisas baixar tanto a ponto de verem o rabo. Componha-te Abel.

  27. Barão de Água Izé

    18 de Julho de 2013 as 18:27

    Pode-se detestar P. Trovoada, pessoal e politicamente. Mas sendo um ex-governante e quer se queira, quer não, está ligada a ele a imagem do nosso País. Se existem acusações formais no Ministério Público contra ele, é importante a investigação e eventual acusação ou inocentação seja feita com o máximo de rapidez para que tudo fique legalmente esclarecido.
    Quer se goste ou não de PT, ninguém merece ser “frito” em lume brando, sem haver esclarecimento fiável de tudo o que se passou na seu governo.

  28. Eduardo dos Santos Trovoada

    18 de Julho de 2013 as 18:52

    Abel quem semeia vento sabe o que vai colher o teu dia vai chegar e vamos ter muita pena de ti ao ver vc a pagar pelas calunias e perseguições ao Patricio e ADI, aqui se faz aqui se paga, Homem do Alto não dormi.STP, 18 de Julho de 2013.

  29. Ainda eh possivel

    18 de Julho de 2013 as 19:30

    As notícias que aparecem nos jornais as vezes chegam a dar nojo. Sempre a procura de intrigas, ódio, falsidades, e etc . No mundo actual a midia de hoje em dia só esta focalizada em popularidade e por sua vez gerar o seu capital e o telanon não foge a regra. Tudo isto deve se ao facto do monopólio do telanon como o único salve me o erro com recursos nao so financeiros, materias a publicação semanal ou diária em sao tome e príncipe. O telanon não foge a regra da TV Globo em Brasil , na qual êh controlada, manejada por uma máfia que no fim joga pelos seus interesses e juntamente com os interesses dos que estão actualmente no poder.
    1- gostaria de perguntar porquê será que sempre que surgi algo de mal, criado pelo próprio governo e os seus membros, tal como o caso do arroz, morcego destruidor de cabos eléctricos, e etc, sempre o telanon aparece com uma noticia contra o ADI e o seu PR ? Até para um estranho chega a parecer que o ADI ou PT ainda estão no poder, o porquê de toda esta cobrança ? Foquem no que mais interessa ao país, ao povo, a nos com vista ao rumo melhor, se não há notícias a publicarem, procurem por exemplos notícias de países que estão a sair desse marasmo, que estão a se desenvolver, exemplos bons para que a população se educa(inclusive eu). Sempre leio no jornal record de Portugal que Moçambique esta a desenvolver se em termos disso e daquilo , cabo verde o mesmo publiquem isso ao invés de tentar fazer a nossa e vossa cabeça.

    Resposta: tentar tapar o furo. Tentar cobrir o buraco. O culpado disso tudo somos nos (incluindo a mim mesmo) que nos deixamo-nos enganar pela midia , tudo isto êh uma farsa !! Apesar de sabermos quem são os culpados por esta terra estar assim, e que os verdadeiros culpados somos nos, porque ao fim de anos e anos cometemos os mesmos e os mesmos erros que nem uma criança deveria repetir. Culpado n êh Delfim, patrice,rei amador,n êh Mlstp, ADI, PCD, CoDo, MDFM, o culpado sou eu, tu, ele, (somos nos ) .

  30. Joscon

    18 de Julho de 2013 as 21:54

    “Ninguém dá pontapé, num cão morto”

    Meu caro Abel Veiga, com o devido respeito que tenho por este jornal, e por si, apreço em comentar esta notícia publicada de forma imparcial, clara e transparente. Apenas pretendo que esta informação seja didáctica e pedagógica e, quero apenas o comunicar que somente deve fazer jornalismo, mas um jornalismo baseado na seriedade, baseado na verdade e, não sejas apenas um carrier (veiculo ou transportador) das elites partidárias que dirigem o pais ou do governo em vigor.

    Ao colocar o título desta forma espaventosa, fico com sensação, que estamos perante um jornalismo virado para o lado mais negro e obscuro da informação, isto é, o sensacionalismo puro, barato e vulgar. Quero apenas, a verdade dos factos, não o branqueamento da situação. Houve um rol de assuntos de grande relevância que ocorreram em São-tomé e Príncipe nos últimos dias e, não tiveram o mesmo eco neste jornal, não foram publicados nem publicitados, apenas foram silenciados e/ou anestesiados. Os temas são escolhidos de acordo os interesses de que as pública. Informo-lhe de que regredimos 20 anos, estou deveras decepcionado, e não vislumbro uma saída para esta situação.

    Vamos aos factos:

    O Sr. Patrice Trovoada já não está no governo há longos meses, portanto as notícias quase diárias e cirúrgicas, só têm um objectivo – descredibilizar o citado e causar-lhe um grande dano, isto é, vão surgindo notícias a conta-gotas de modo que o Sr. Patrice Trovoada fique enfraquecido ao longo do tempo, pois cria-se a percepção na opinião pública de que indivíduo é intragável. Será que aqueles que estão na vida política actual sem excepção a regra, são bacteriologicamente puros? Basta olhar para aquele parlamento e a vida política para ter a noção da impureza que ali pululam. Querem sim, a todo custo, assassinar politicamente e socialmente o Sr. Patrice Trovoada, de modo que nos mesmos cestos se coloquem os todos os ovos e, – o resultado meu caro Abel está à vista de todos, porque assim não se discutem os assuntos prementes do país. Portanto, “ninguém dá pontapé num cão morto”- só os cães vivos causam danos e terror.

    Fiquei boquiaberto com a entrevista que o Director da TVS concedeu ao TVS jornal – uma entrevista patética quer em termos de essência quer em termos de conteúdo. Foi uma entrevista desastrosa – um descalabro total. Se esta entrevista tivesse acontecido num país sério, democrático e com algum nível, tenho à certeza que o Director seria demitido das funções que ocupa. Ninguém deve cuspir no prato que está a comer. Lê-se o enxerto ” Não preciso da TVS para nada”, mas é mantido por conveniência ou por adulação.

    Alguns jovens pertencentes os “Indignados” foram presos de forma arbitrária pelo Comando da Polícia de Água Grande e foram submetidos a inquérito rigoroso e coacção psicológica e, segundo informações publicadas e não desmentidas – alguns foram para hospital com fortes dores de cabeça e fortes dores abdominais. Pergunto onde param os magistrados do ministério Público, os juízes e procuradores? Estão todos anestesiados, estão todos em silêncio. Quanto mais caos houver, melhor é a sua situação, não querem envolver na situação porque a condição lhes é favorável. Penso que o ministro que tutela o corpo de polícia e de defesa, devia usar mais cérebro e pouco músculo, porque muito músculo, retira a plasticidade ao organismo. Devia ler o Mahatma Gandhi “ A única revolução está dentro de nós”.

    Os resultados laboratoriais confirmam que o arroz importado contém micotoxina- aflatoxina B1 é um pró-carcinogéneo, pois provoca danos graves ao fígado – são indutores de cancros e outras formas de neoplasias. O laboratório Nacional (Centro de investigação Agronómica e Tecnológica de São-tomé e Príncipe (CIAT-STP)) de análise de toda a cadeia alimentar, foi desacreditado em nome da propaganda. O técnico responsável pelo exame do referido arroz não foi chamado para realizar o contraditório, devido ao facto de ser membro de ADI, portanto, não se dissocia o técnico do partido. Assim nem vale a pena ser técnico em São-tomé e Príncipe.

    Houve um incêndio nas imediações do aeroporto Internacional de São-tomé e Príncipe e, enquanto o inquérito está a seguir os trâmites legais para apurar as causas desta situação – algumas cabeças carentes de pensamentos, os chamados “desocupados mentais”, afirmaram de forma rápida e espontânea de que o partido ADI estaria por detrás deste acto insano. A propaganda está no auge.

    O grande dilema de São-tomé e Príncipe não está no Patrice Trovoada, ma sim, na coligação formada por 3 partidos (MLSTP-PCD-MDFM) – coligação contra-natura, suis generis. Os titulares de cargos públicos devem declarar o registo de interesses, para aclarar a situação e afastar de todos os interesses decisivos. Como é possível quem um deputado do país – aprova as leis no parlamento nacional e ao mesmo tempo, tem uma empresa que negoceia a compra de arroz com o governo? Nesta situação, há uma grande promiscuidade, pois não se separa o trigo do joio. ” A mulher do César, não basta parecer séria, tem que ser necessariamente séria”, por isso, todo este processo desde a sua formação e até, à sua conclusão, está enferma de vícios. Portanto, o deputado Delfim Neves é o parlamento de São-tomé e Príncipe, uma personalidade muito importante – sem o seu voto, o governo cai e o parlamento cai, portanto todos têm medo em pedir a sua cabeça, com excepção de ADI.

    Volto a referir, que o grande problema do Patrice Trovoada se chama Pinto da Costa. Quem leu os enxertos de opinião de um antigo dirigente do MLSTP (velha guarda), aqui nesta tribuna – Jornal Téla Non, que esteve desde a fundação do partido e até a separação por clivagens ideológicas, percebe-se que há ódios viscerais antigos que só terminarão quando os protagonistas se sucumbirem. Portanto, penso que São-tomé só terá a paz quando estes jogadores se reformarem ou pelo peso do tempo ou pelo cansaço. Muito embora a medicina geriátrica e anti envelhecimento consegue modular o corpo, penso que esses gerontes acabarão por sair por erosão do tempo no poder.

    • Awóêê

      19 de Julho de 2013 as 11:08

      Joscon, muito obrigado por esta excelente reflexão

    • Edaugusto

      19 de Julho de 2013 as 11:20

      Caro Jonas,
      Apenas para lhe felicitar pelo artigo, e acrescentar que alguns membros dos “Indignados”, até foram ameaçados com a perda dos seus empregos.Enfim!

  31. nao sei de nada

    18 de Julho de 2013 as 23:07

    não sei de nada

  32. Cafendeia

    19 de Julho de 2013 as 10:17

    Mas admira-me imenso, como é que se esquece tao depressa os grandes males que afetam sobremaneira as nossas vidas, que facilmente se fica anestesiado. Vou apenas referir-me sobre alguns escândalos.
    100 mil dólares ao partido politico, vindo da Nigéria.
    Caso de Arroz, Barco desviado e a pique.
    Desvios de financiamentos dos projectos de agricultura.
    STP traiding
    Casas de estado.
    30 mil barris de petróleo.
    BArco Principe.
    Corrupção nas Pescas.
    Lavagens de Dinheiro.

    • Eliseu Nobre

      20 de Julho de 2013 as 2:58

      Também faço das tuas palavras as minhas.

  33. Cafendeia

    19 de Julho de 2013 as 10:25

    Micolo não é gago, sabe muito.
    Se calhar já começa a falhar suas “beneces”. Quando tinhas tudo eras mudo e surdo, agora já sabes, convenhamos.
    Paga o meu dinheiro, que me deves.

  34. Odair Costa

    19 de Julho de 2013 as 10:31

    O senhor ÁFRICA DO SUL escapou,teve muita sorte,o cerco já esta sendo apertado para ele,segunda muitas informações as autoridades santomense tem tido muitas informações do senhor ÁFRICA DO SUL e seguilo par e passo,agora ele encontra-se refugiado em SINTRA PORTUGAL.

  35. zeme Almeida

    19 de Julho de 2013 as 12:06

    Andas atordoado Odair Costa.

  36. de Ceita

    19 de Julho de 2013 as 12:18

    Manobras de distração para desanuviar o cerco sobre algumas pessoas, e determinadas situações que tem ocorrido ultimamente.

  37. porquê?

    19 de Julho de 2013 as 13:50

    Quem publicou isso é troxa…. como é o patricio estao ai a comentar sem vergonhas…. tente comentar a onda da corrupção que paira no pais atualmente… tente comentar a forma que partidarizaram esse pequeno pais… como voces todos serão demitidos dos vossos cargos…

  38. porquê?

    19 de Julho de 2013 as 13:54

    Fazem e despachem… o povo nao quer mais ouvir comentarios… o povo só quer as urnas mais rapido possivel…38 anos de indepencias e ainda nao há um plano de desenvolvimento do paisinho….

  39. Eliseu Nobre

    20 de Julho de 2013 as 2:53

    Sr. Abel quero lhe fazer uma pergunta.Em 12/2009 a 01/2010 a onde o Senhor andava quando foi lançado o escândalo dos 500.000 (quinhentos mil euros) em casa de um Senhor que foi Primeiro Ministro do Partido que defendes? E qundo foi encontrado 2 sacos de dólares em casa do outro que também exercia varios cargos.Não vi comentarios nesse jornal, um jornalista deve ser apartidario dizer verdade, não é incubrir uns e devulgar aquilo que lhe convém.

    • Téla Nón

      20 de Julho de 2013 as 14:21

      Interessante sobre o assunto que faz referência em 2009, só o Téla Nón o noticiou. Nenhum outro órgão de comunicação social o fez. Agora, é o Téla Nón que o pergunta, porquê que quando há alguma coisa relacionada com o líder da ADI, e que é noticiada, o mundo tem que acabar, o jornal passa a ser parcial, etc etc. Porquê?

      • Faminto XXI

        23 de Julho de 2013 as 15:17

        O fato de teres censurado a minha opinião é motivo de sobra para explicar o teu porquê.

        Obrigado pela sua “privação de imprensa”.

  40. dafesada

    20 de Julho de 2013 as 10:34

    meus caros eu vos garanto uma coisa eu vi a noticia antes de ser publicada no tela nón, foi no site da agencia lusa que dava conta que a noticia tinha sido publicada num jornal sul-africano.

    esses dirigentes são-tomenses não prestão, todos eles.

  41. almeida1964

    20 de Julho de 2013 as 16:33

    Se é verdade o que dizem sobre patrice, entao ele era um verdadeiro arquiteto da corrupcao.
    Uma coisa é certa.99% dos politicos em sao tome sao corruptos. Nao tenho fe nessa gentalha

  42. Stwart Neto

    21 de Julho de 2013 as 11:25

    Olha meus amigos, agora vamos tratar da vida privada dos nossos politicos, mas todos. Será que eleger o Patrice como o alvo a abater , resolveremos os problemas de STP. Tenham dó.

  43. luisó

    21 de Julho de 2013 as 20:22

    Só não percebo porque é que a assembleia nacional ainda não lhe retirou o passaporte diplomático.
    Fugiu do País, promove o CAOS, faz destas e outras, já não faz parte do governo ou da assembleia, o que é falta?

  44. Muito Triste

    22 de Julho de 2013 as 9:14

    Com esse Governo o País não vai para frente. Digo isso porque em vez para governo tratar de certos problemas que alastram o país, só está a preocupar com o ex-primeiro ministro que tem a sua vida passoal. E com isso o País está só a caminhar para abismo cada dia que passa.

  45. adelino santos

    22 de Julho de 2013 as 9:16

    Eis o texto.
    Gabriel Costa demite-se e facilita a vida ao Pinto da Costa
    Gabriel Costa vai ter que tomar a decisão política mais difícil da sua carreira. Ou demite-se antes da quinta feira ou enfrenta o maior vexame durante o debate de moção de censura apresentado pelo ADI. Nesse momento Gabriel Costa não tem argumentos para convencer a ninguém nem à ele próprio.
    O actual Primeiro-Ministro Gabriel Costa, jurista de formação, advogado de profissão, ex-bastonário e ex-embaixador, é uma pessoa integra, nacionalista, patriota e pessoa de bem. Ao ser convidado pelo Pinto da Costa para assumir o Governo, definiu como eixos prioritários combater a corrupção, despartidarizar a administração pública, dialogar com os deputados, promover a coesão nacional na base do diálogo. Nada disso aconteceu.
    Depois de oito meses, Gabriel vê-se entalado, refém do PCD (corrupção), pressionado pelo MLSTP (tachos), discredibilizado pela classe intelectual (fala muito e faz pouco) e afastado do povo. 1..Os Ministros revelam incompetência e ingenuidade, (o da Juventude; promessas de 3 mil atletas, mil empregos e 400 casas), envolvimento em casos de corrupção (Agricultura e Comércio), caso de crime ( o de comercio; importação e comercialização de arroz podre), discrédito internacional (a dos Negócios Estrangeiro; viaja para actividades dos quadros técnicos, mentiu as autoridades camanonesas que STP tem crise de fome, etc), abuso de poder (o da defesa), incapacidade (o da saúde; falta de medicamentos), perda de princípios (o da Educação), infantilidade (o das obras públicas), sem solução e perdição (o das finanças; incapacidade de convencer os parceiros e mobilizar fundos).
    2..Gabriel durante o seu debate do Estado da Nação fez várias acusações, algumas muito pessoais, dirigidas contra ex-membros do anterior Governo e altos dirigentes do ADI. Hoje? 3..Gabriel Não tem dinheiro para trabalhar. 4..O Governo de Gabriel Costa ao invés de unir a família São-tomense passou a cimentar a divisão com perseguição e acusações contra único adversário (ADI). O Governo de Gabriel Costa tem protegido a corrupção e promovido a incompetência.
    O futuro está nas mãos de Gabriel Costa. A sua demissão será um acto de coragem, de defesa de princípios, abertura para que o país crie base de diálogo entre os partidos, será benéfico para o país pois facilitará a vida PR, Pinto da Costa, a encontrar a melhor solução para que todos, realmente, possam estar do mesmo lado da canoa.
    Caso Gabriel se demita? 1.Pinto da Costa reúne o Conselho de Estado, dissolve o Parlamento e convoca eleições antecipadas? 2..Pinto chama de novo o MLSTP para formar o novo Governo e afastar-se de Governo da sua iniciativa?3..Pinto cria mais um Governo de salvação Nacional ou de Transição para cumprir a legislatura?
    Caso Gabriel não se demita. 1..Enfrenta o vexame, sai fragilizado do debate a quando da discussão da moção de censura? 2..Vai tomar medidas sérias no combate a corrupção? 3..Terá coragem para remodelar o Governo?:(Ministros da Juventude e Desporto, Comércio, Agricultura, Negócios Estrangeiro e da Defesa). 4..Terá capacidade suficiente, tendo em conta o tempo, para resgatar a boa imagem do país e reconciliar-se com o povo. 5..Terá abertura para tomar decisões?
    Esse fim de semana foi de muita agitação no terreno. Encontros, pequenas reuniões e visita às bases. Cada um explicando a sua base e a sua versão do que se está a passar. Nas tendas e quitandas o prato quente foi a pertinência e as consequências da moção de censura. Os adeistas defendam que a moção de censura é apenas para discutir com o governo sobre os vários problemas do país (Acreditamos?). A opinião pública defende que o Governo devia cair (Tem razão?). O PCD, na defesa de Delfin Neves, no terreno vai assegurando de que o arroz de Delfin é bom para o consumo (Fala verdade?). O MLSTP diz que não tem nada a ver com o arroz de Delfin e que esse governo não é seu (Tem razão?). O MDFM tem dito que está neutro e apenas a assistir(Postura acertada?). Quem afinal tem razão? Até a sexta-feira saberemos o resultado do jogo, mas o povo é que tem sido o mais lesado.

  46. Jutta Sousa

    23 de Julho de 2013 as 16:07

    Como podemos provar se isto é real ou ñ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo