Política

Decreto presidencial número 3/2014 remodelou o XV Governo Constitucional

Num decreto publicado na noite de Segunda – Feira, Pinto da Costa exonerou Osvaldo Abreu do cargo de Ministro das Obras Públicas, Infraestruturas e Recursos Naturais, por proposta do Primeiro-ministro Gabriel Costa. Também sob proposta do Chefe do Governo, o Presidente da República nomeou novos ministros e remodelou o governo.

Fernando Maquengo, Secretário-geral do partido MLSTP, foi nomeado novo Ministro das Obras Públicas Recursos Naturais e Meio Ambiente, em substituição do engenheiro Osvaldo Abreu.

Fernando Maquengo que no passado foi ministro do Trabalho e Solidariedade, exercia nos últimos tempos, as funções de Director Executivo da Agência Nacional de Petróleo.

José Maria Amado Fonseca, militante do MLSTP, foi nomeado como Secretário de Estado das Infraestruturas e Meio Ambiente.

O Ministério da Saúde e dos Assuntos Sociais, cujo Ministro foi exonerado há duas semanas, foi entregue a Maria Tomé, militante do partido MDFM-PL. Maria Tomé já ocupou no passado as funções de Ministra dos Assuntos Sociais.

No quadro da remodelação Governamental o decreto presidencial, anunciou a elevação do sector do Turismo. O Ministério que se chamava Comércio, Indústria e Turismo, passa a designar-se Ministério do Turismo, Comércio e Industrias.

Abel Veiga

    45 comentários

45 comentários

  1. sum vim péma

    21 de Janeiro de 2014 as 7:49

    jorge jorge, tu podes espera a sua dimissão
    no comando do MLSTP/PSD

    • Justiça

      21 de Janeiro de 2014 as 9:57

      É isso mesmo, temos que nos unir para correr com esta corja do MLSTP que só sabem roubar e atacar os jovens. Bandidos.Jorge Amado fora, já!!!

      • Esperanza

        21 de Janeiro de 2014 as 11:51

        100% correcto

    • osvaldoafonsostp@hotmail.com

      23 de Janeiro de 2014 as 9:02

      primeiro para informar,eu como jovem atento e informado,falar sobre a liderança do mlstp/psd,sr; sum vim pé-ma, é uma perca de tempo as decisão do mlstp/psd foram tomadas na comissão politica,e se queira falar é melhor pedires uma audiência com pinto da costa,e Gabriel pinto, estamos num pais democrático,o mlstp/psd ao engolir e aceitar o nome do gabriel obviamente que compromisso foram acertados,mas ha quem não compriu e essas pessoas tem que ser sancionados o mlstp/psd tem alguns pequenos problemas que acho normal, em qualquer partido ha tendências, mas faz-se dentro, não fora com panfleto e tentando destruir uma Direcção, podemos dizer boa assumiu e fez grandes trabalho por razão de meios financeiros alguns estão ainda por terminar,fez vários congressos das estruturas,é de louvar ultimamente passou na tvs no telejornal que lider do mlstp/psd em parceria com Emae colocou luzes numa zona do distrito lemba,ONDE beneficiou mas de 50 família,é assim que deve fazer uma partido que tem responsabilidade com o povo,…fui votarei com mas detalhes no momento oportuno

      • manuel dias

        3 de Fevereiro de 2014 as 11:18

        deixa de ser conformista camarada, MLSTP/PSD está em governo desde independencia entre parentes digo, porq nao vejo independencia onde os jovens nao devem sonhar, nao dam oportunidades a jovem,todos negocios politico é por beneficio propio, e nao de povo, isso para mim nao é imdependencia, e um partido com mais de 3o anos de governo si da beneficio a cerca de 5o familia está em bom caminho, esse é um discaro disculpa esprçao, cuantas familia nao está em pobresa extrema por causa de este partido…jovem deve ser critico nao basta só ser de uma idiologia politica e apoiar em td… temos q destinguir bem e mal… e tdos sao-tomense sabemos q MLSTP/psd é que tem nosso país fodido…

    • mariaderiboque

      24 de Janeiro de 2014 as 9:17

      Ultima Comissao Politica d MLSTP. Vergonha e silêncio. J Amado tentou sem sucesso discurso de união. Romão Couto foi ler um longo texto q nem mesmo ele acredita ser parecer juridico para inviabilizar pedido de mais de 1000 assinantes liderado pelo Rafael Branco pedindo autorização de uma tendência para realizar reuniões na casa do partido. Chamou de subversiva as pretensões do Rafael numa atitude próprio d quem ainda vive no partido único. Rafael responde batendo c a porta. Rafael deixou o MLSTP ontem noite sem antes desqualificar Romão e dizer ao JAmado q seu discurso de união vem tarde. Posser tentou mediar…. e procurou palavras bonitas para dizer ao J Amado que esta na hora de sair da Presidência. Conclusão. Partido esta de mal a pior como repetiram vários intervenientes e agora com sobrinho de J Amado como Sec Estado. O encontro serviu para assentar as diferenças. Osvaldo Abreu ao contrário do que se esperava nao falou. Um silencio incomodo.

  2. Mutambú

    21 de Janeiro de 2014 as 8:14

    Bá uê S.Tomé, cata sa cá dêsse, o governo do então Primeiro Ministro Gabriel Costa a cair aos pedaços tudo está coxo e lengué lengué, vamos ver os próximos dias quem sabe haverá mais barras em cima da mesa do Presidente da República Dr.º Manuel Pinto da Costa, sunguê mú muça iné mecê sêbê quem sá sun cá lê sentença pê uco diné, é mesmo assim que isso funciona na democracia.
    tank you

  3. pedro neto

    21 de Janeiro de 2014 as 8:23

    Sai PORCO entra JAVALI.O MLSTP não tem soluções para problemas que arranja. O atraso no desenvolvimento do país deve-se em boa parte ao MLSTP.

    • E Agora! Falo eu...

      21 de Janeiro de 2014 as 16:00

      Meu caro…nós o povo é que não queremos ver as coisas como elas são por isso andamos por ai a tentar ser advogado do diabo para defender que meia dúzia é maior do que seis…o atraso do nosso país deve-se a guerra “fria” entre duas famílias. Enquanto estas famílias não se entenderem ou abandonarem definitivamente a politica, o país não sairá de onde está. Ambas têm muitos tentáculos e mesmo quando não estão no poder (Presidência ou Governo), influenciam negativamente o país. E é na guerra destas famílias que a nossa classe política corrupta (salve algumas excepções) encontra terreno fértil para viverem.

  4. Filho da Terra

    21 de Janeiro de 2014 as 8:33

    Eça Cada cuâ, proximos capitulos haver vamos, ou vai, ou racha! mas como já esta tudo rachado mesmo, só falta agora é ir de verdade, essa foi demais…

  5. Le di Alami

    21 de Janeiro de 2014 as 8:53

    Muito bem, mas agora falta fazer queixa-crime, contra o senhor Osvaldo Abreu, por abuso do poder e corrupcao eeeeeee…..?

  6. feijoada

    21 de Janeiro de 2014 as 9:11

    Quem responde por Meio ambiente? O ministro ou secretário do Estado? Parece que os tipos perderam ou é o Jornal q cometeu erro?

  7. Verdade

    21 de Janeiro de 2014 as 9:30

    Este País está de tanga. Os maquiavélicos da troika queriam atingir um Ministro que vinha trabalhando com afinco e dedicação para colocar alguém que servirá os seus reais interesses. Os dirigentes do MLSTP em vez de trabalharem para ganhar as eleições, só querem é tacho e dinheiro fácil, alias já deram as próximas eleições como perdidas e agora vão delapidar tudo que puderem nestes 6 meses e prepara o próximo golpe dentro de dois anos para derrubar o futuro executivo, alias, já há 8 anos que MLSTP não ganha uma eleição e pelos vistos virão outros 8 anos de derrotas eleitorais para este partido que de histórico, só ficou mesmo o nome.
    Militantes e simpatizantes do MLSTP, façam algo para salvar este Partido dessa classe de epidemia que tomou conta de MLSTP e de STP.

  8. santa catarina

    21 de Janeiro de 2014 as 9:39

    Continuamos na nossa palhaçada. Tambem estamos perto do carnaval.
    Meu Deus já não existe pessoa a não ser estes senhores.Chefe de comer dinheiro.
    Já meteu energia na sua roça com cabo da emae e agora salta de poleiro.Que vergonha meu senhores.
    A republica da banana continua de vento em poupa.
    Viva o MLSTP
    Viva o PDC
    Viva o MDFM
    Viva UDD
    Avante camaradas têm que marcar eleições para por cobro a tudo isto.
    Brincadeira tem hora. É demais até dois aos santos que não tem alma.
    Credo!

    • Ano Velho

      21 de Janeiro de 2014 as 19:24

      Já agora, VIVA ADI!!!!!

    • Forro dgikití

      22 de Janeiro de 2014 as 9:25

      Santa Catarina esta é a pior parte,estão a fazer de tudo p adiar as eleições…n sei como isso vai terminar,+ acho k vai haver morte nesse país;pena sá nón cú cá bá suflí maxí dô quê içê…auó selá Deçú valê nón!!!

  9. Poto Zamblala

    21 de Janeiro de 2014 as 9:42

    Acho que no meio de tudo isto, o PCD preferiu ficar calado para não se voltar a perguntar o Delfim Neves pelo arroz que ele deveria importar e que até agora não entregou ao país. O MLSTP no meio dessa troika, só está a trocar pano inteiro por pano amole-pedaço. O MDFM pelo contrário vai-se saindo muito bem pois que mal se apercebeu do mau comportamento do ex-ministro Leonel Pontes , pediu automaticamente a sua cabeça e saiu-se bem. A continuar assim o MDFM vai muito longe e mesmo o ADI que se põpe a pau!

    • Rui Barros

      21 de Janeiro de 2014 as 13:12

      Francamente!
      Senhor Poto Zamblala, já se viu que tanto o senhor como os seus comparsas de um determinado partido (…) não se tranquilizam senão chinagrem o PCD. Na minha opinião os senhores deviam estar é preocupados com os diversos problemas que os v/ dirigentes estão envolvidos e virem ao público esclarecer. Então está-se a falar de remodelação o senhor mete logo arroz, vê-se que o senhor está mesmo com pancada. Se há arroz que devia ter vindo ao país e se é que o estado deu dinheiro a alguém para esta operação e se o senhor tem provas disso, enquanto cidadão dê cara e faça no mínimo uma denùncia. é para isto que os cidadãos prestam e é para isso que existe os partidos políticos na democracia sobretudo quando estão na oposição. Deixem de lançar poeiras aos olhos do coitado do povo depois para virem de forma cínica dizer que estão a defender o povo.
      Não tenho nada a a ver com aqueles que cometem os seus erros devem como é natural assumir mas verdade seja dita, todos os dirigentes do PCD estão em S.Tomé e Príncipe e aqueles que tiverem algo para esclarecer estão aqui. Minha gente manda outro que diz ser masi honesto fazer o mesmo.Tem medo de quê? Se na verdade tem rado nas estradas, Mandê bi pê pia kuá kada cuê. Fui…

      • António Veiga Costa

        22 de Janeiro de 2014 as 11:40

        Senhor Rui Barros,
        deixe de ser tonto e quere tapas as sujeiras com a peneira. Processo já foi instaurado na Procuradoria contra o sr. DN. Já foi enviada solicitação aa Asembléia para o dito Senhor DN depor e….. o Sr. PR da Assemebléia – irmão siamês do DN – trancou a solicitação na gaveta… Desse jeito ” haver não vamos”-

  10. leve Leve

    21 de Janeiro de 2014 as 9:43

    Não entendo mais nada.
    MLSTP está numa crise profunda e vergonhosa.

  11. Barão de Água Izé

    21 de Janeiro de 2014 as 9:48

    Este Decreto já estaria pronto quando se soube da constituição de uma sociedade em ao sócios são pessoas ligadas ou ao serviço do Governo?
    Não parece ser inevitável outro Decreto Presidencial para repor a ética e moral do Estado?
    Os sócios dessa novel empresa quando saírem ou afastarem do Governo, irão lá deixar todas as informações e contactos aos mais diversos níveis, isto é, vão apagar, qual memória de computador, toda a informação obtida e não se utilizarão de um valor que de outra forma nunca teriam acesso? As leis e o Direito não devem ser utilizadas para anular a ética e a moral.

  12. Volto Já

    21 de Janeiro de 2014 as 10:21

    A meu ver não vejo Governo a cair vejo um Primeiro-ministro que parece ser uma pessoa íntegro e que não quer corruptos a sua volta. Para que S Tomé saia do buraco onde esta metido tem que ser com pessoa séria. Mais também confesso que conheço muito mal o Sr. Gabriel Costa

  13. N´guembu

    21 de Janeiro de 2014 as 10:57

    Que vergonha vergonhosa,remodelação da treta.Até quando STP,vai viver assim. Exonera Bô e nomeia outro Bô,aonde estamos ? Melhor Entregar o Paìs para os Portugueses ou Nigerianos, governarem,tanto SaoTmenses Como guineenses, ja provaram serem especialmente muito muito pouco competente para redigirem o destinos de uma nação.

    • António Menezes

      21 de Janeiro de 2014 as 12:10

      Meu caro com muito respeito, não meta os guineenses nessa lama.

    • quim

      21 de Janeiro de 2014 as 14:50

      Senhor N’Guembu, o sr. certamente ñ está no país para escrever uma barbaridade dessa, mas acho que os sr. felizmente tem familiares e até mesmo amigos em s.tomé, e mesmo assim o sr. gostaria de os ver colonizados outra vez?

  14. N´guembu

    21 de Janeiro de 2014 as 10:59

    Correção

    Não redigirem mas sim dirigirem

  15. Ovidio

    21 de Janeiro de 2014 as 11:43

    Ministro delinquente.
    Petroleum Geo-Services (PGS) e qualquer outra empresa petrolifera sabera que o Eng. Osvaldo Abreu carece de integridade como professional e é capaz de por os seus interesses acima de interesses da empresa.Que vergonha .

    • Ernesto

      21 de Janeiro de 2014 as 16:33

      Nem o MLSTP, nem o ADI, nem o PCD, nem o MDFM, são todos a mesmíssima vergonha nacional. Só nos envergonham com estas coisas todas. Ninguém deveria votar neste país. Uma autêntica vergonha nacional. Bnado de corruptos.

    • Ano Velho

      21 de Janeiro de 2014 as 16:53

      Não é justo falar dessa forma de um jovem competente que queria fazer coisas boas em prol do desenvolvimento do Pais e que estava a demonstra isso na pratica. Em tão pouco tempo demonstrou as suas qualidades. Não vejo tanta gravidade nesse processo de criação de Empresas que não podia ser tolerado, quando se sabe que já houve erro idêntico cometido por membros do Partido que denunciou o caso, tanto é que o caso da Empresa em que o Osvaldo é um dos sócios nem seque iniciou a sua atividade, portanto é uma Empresa que apenas está no papel.
      Acho que foi um exagero a demissão de um jovem promissor e que estava a fazer coisas boas. Posso vos garantir que o Pais vai pagar muito carro por isso.
      Lanço daqui um apelo a estes e outros jovens para não desanimarem, e continuarem a ter espírito empreendedor, criando Empresas e atividades económicas para o desenvolvimento do Pais.

  16. Morcego

    21 de Janeiro de 2014 as 11:50

    Ê ça vlegonha an an an an an an!!! A máscara da corrupção, da incompetência, da luta pelo tacho, pelo interesse pessoal e de grupos, pela destruição deste país acaba de cair! Credo, credo. O país já não aguenta!! É demais…

  17. Eusebio Neto

    21 de Janeiro de 2014 as 12:05

    Não estava a espera de outro desenlace depois de tamanha confusão propositada feita pelo Eng Osvaldo Abreu e seus sócios. Assim como continua todo mundo a espera do despacho que afasta os outros oportunistas baseados na PR, Primatura, etc. E inadiável cortar o mal pela raiz. Para credibilizar o decreto presidencial, nenhum dos prevaricadores ligados aos órgãos de soberania poderá ficar impune. Ficar por aqui, o PR e o PM estariam a demonstrar um grave desrespeito pelo povo e pelos interesses nacionais e imposições da democracia transparente.
    Aos nomeados, um forte abraco e sucessos no cumprimento das suas novas funções. Alias ja tem experiencias que nunca foram manchadas por actos semelhantes aos par ticados dos últimos demitidos do nosso governo. A luta continua e o Povo Santomense vencera!

    • fg-RESUMO

      21 de Janeiro de 2014 as 23:29

      Eusebio Neto,

      Nao esperes que o Pinto da Costa exonere o Gika Simao. sobretudo esse, é seu menininho queridinho de eleicao. Creio que o Dialó nao escapa a regra.

      Portanto, tua intencao é boa, em prol do país, mas nem sentado espere por isso.

  18. Carlos Santos

    21 de Janeiro de 2014 as 12:08

    O macaco so olha para o rabo do outro todos de voçes que estão a fazer esses comentarios acusar o outro nunca foram corruptos ponham mão na conciência

  19. Paulo de brito

    21 de Janeiro de 2014 as 17:34

    Dizia a minha vizinha Fédé Cá Dóchi,passo a citar, “gên non diz que mulhé um casa d’homé não dorme homem,mas dela é demais.”
    Portanto partindo desse raciocinio da minha humilde vizinha, inspiro-me para demandar, se esses ministros que sairam do governo de forma inglória, se são burros? Ou pensaram que STP é como Angola, onde a corrupção é moda?
    Eles ao invés de se sentirem vaidosos em apresentarem trabalho,prestam-se apenas para competir entre eles, quem tem melhor telemóvel, querem competir com os candongueiros, inclusive competir com os rapazes da diaspora. São gentes que pensam pequeno. Apoio a decisão do Gabriel Costa.

    • António Veiga Costa

      22 de Janeiro de 2014 as 11:50

      Sr. Paulo de Brito, concordo com sua opinião. A única ressalva vai para a citação à Angola: corrupção em São Tomé e Principe já é moda a várias décadas, aliás, moda velha, mas persistente.

    • António Veiga Costa

      22 de Janeiro de 2014 as 11:50

      Sr. Paulo de Brito, concordo com sua opinião. A única ressalva vai para a citaç

  20. Alê madô

    21 de Janeiro de 2014 as 18:13

    Instabilidade e constante remodelação do governo está a dar cabo deste País…muito mais do que Corrupção!!!!! as pessoas denunciam os supostos crimes, mas no final todos ficam em puni….mudaram os ministros e agora qual será o próximo passo?

  21. xuxante

    21 de Janeiro de 2014 as 23:44

    Sobre a exoneração do Ministro Osvaldo Abreu não estou contra mas o que me preocupa são as mesma carras que ja ocuparão cargos em São Tomé e ja passarão nas cadeiras governativas ainda sao essas mesmas pessoas que sao chamada outra vez para ocuparem os cargos Gostaria de Perguntar será que em São Tomé e Principe não existem mas pessoas copetentes e capazes? não podemos estar sempre a cometer esses erros continuadamente ja cometemos um e grave em dar oportunidade ao senhor Pinto da Costa e agora o povo e que esta a sofrer com tudo isso por isso meu povo vamos comessar a ter amor a nossa patria porque se nós mesmos nao comessamos a ter amor a patria iremos afundar juntamente a esses ditos que dizem ter amor a patria.
    Como dizia o presidente do Partido codo Povo é bamo bili we.

    • António Menezes

      22 de Janeiro de 2014 as 10:43

      Meu caro, infelizmente é esse o Pais que os partidos querem. Todas as nomeações realizadas por esse ultimo governo só tem uma coisa, instalar amigos nos lugares, tendo ou não capacidade, havendo ou não trabalho, não importa, o Pais que se lixe.
      Todo o povo deveria questionar uma coisa. Para que votar nessa gente?

    • Paulo de brito

      22 de Janeiro de 2014 as 11:38

      Então as caras novas só denotam voracidade de rapinas. Mal por mal mais vale o mal conhecido.
      STP, nunca sairá do marasmo em que se encontra se n houver uma revolução.

  22. Antagónico

    22 de Janeiro de 2014 as 12:05

    Madre de Deus tinha uma boa estrada e trata-se de uma estrada com impacto turístico, hoje está toda danificada, não sei se é da irresponsabilidade de governo ou da empresa, só sei que tamos num país dito democrático, onde todos querem brincar com a vida da população e da propria sociedade. Quando os jovens santomenses descobrirem que a união faz a força e reclamarem os direitos e os deveres para com a Pátria, os ditos velhos políticos jamais farão parte de subdesenvolvimento de São Tomé e Príncipe. País com grande potencial para conhecer dias melhores rumo ao desenvolvimento sustentável, tornam-se egocêntricos, gananciosos. Deus abençoe este país que esta cansado de sofrer da doença mental.

  23. Cassuma

    22 de Janeiro de 2014 as 14:39

    Curso nocturno inicia 2014 mais nocturno e está de luto em 2014 com XV governo
    Helena Bomfim directora de ensino para jovens e adultos Vem chorar ao TVS 21/01/2014 com lagrima de Crocodilo dizendo que Curso noturno não é sustentável e pretende junto ao ministério retirar horas extraordinário aos professores. Cada um deve assumir o que faz seja Diretora ou director do DAF nocturno

  24. osvaldoafonsostp@hotmail.com

    22 de Janeiro de 2014 as 16:14

    primeiro para informar,eu como jovem atento e informado,falar sobre a liderança do mlstp/psd,sr; sum vim pé-ma, é uma perca de tempo as decisão do mlstp/psd foram tomadas na comissão politica,e se queira falar é melhor pedires uma audiência com pinto da costa,e Gabriel pinto, estamos num pais democrático,o mlstp/psd ao engolir e aceitar o nome do gabriel obviamente que compromisso foram acertados,mas ha quem não compriu e essas pessoas tem que ser sancionados o mlstp/psd tem alguns pequenos problemas que acho normal, em qualquer partido ha tendências, mas faz-se dentro, não fora com panfleto e tentando destruir uma Direcção, podemos dizer boa assumiu e fez grandes trabalho por razão de meios financeiros alguns estão ainda por terminar,fez vários congressos das estruturas,é de louvar ultimamente passou na tvs no telejornal que lider do mlstp/psd em parceria com Emae colocou luzes numa zona do distrito lemba,ONDE beneficiou mas de 50 família,é assim que deve fazer uma partido que tem responsabilidade com o povo,…fui votarei com mas detalhes no momento oportuno

  25. laurinha de carvalho

    23 de Janeiro de 2014 as 21:17

    pomba branca as pessoas estào afrustrados da setuaçoés que se encontra ,em nossa terra natal eu tenho fé que isso vai melhorar sem guerra sem sangue que santo antonio,e sào tomé poderoso nào lhes da poder até este ponto,,,,força os derigentes de sào tomé e principe,(força e corage que deus vos abençoa todos daqueles que trabalha com fé amor e carinho pa esta duas ilhas) beijào para todos

  26. cruz

    25 de Janeiro de 2014 as 15:54

    O que me parece e que quem trabalha em sao tome nao e benvindo, pelo que tenho lido e ouvido me pareceu que o osvaldo estava a fazer um bom trabalho. Sao tome nap vai para frente porque a hipocrisia e demaid

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo