Destaques

Debate de Urgência sobre ADI-Patrice e TPI é já na sexta feira

A Assembleia Nacional agendou para esta sexta – feira a realização do debate de urgência solicitado pelo partido MLSTP/PSD, por causa da decisão de Patrice Trovoada e da ADI em apresentar queixa contra dirigentes políticos e militares de São Tomé e Príncipe no Tribunal Penal Internacional, e solicitar a intervenção de organizações internacionais de juízes, para inquirir o sistema judicial são-tomense .

MLSTP que considerou a atitude de Patrice Trovoada e da ADI como sendo anti-patriótica, acusou também Patrice Trovoada de tentar com este expediente branquear, os casos de justiça em que está envolvido nomeadamente de branqueamento de capitais. Casos em que a justiça são-tomense, esta´em busca do líder da ADI que se ausentou do país há quase 2 anos, para dar os devidos esclarecimentos.

Na sessão plenária da Assembleia Nacional, marcada para esta sexta – feira a maioria parlamentar composta pelo MLSTP e o PCD, este último que também se insurgiu contra a acção de Patrice Trovoada, deverá desmontar a estratégia política da ADI e do seu líder Patrice Trovoada em mostrar ao mundo que o Estado são-tomense por via dos seus mais altos dirigentes não é democrático, mas sim  criminoso, e que por isso merece ser tratado pelo Tribunal Penal Internacional.

Os casos alegadamente criminais que envolvem Patrice Trovoada, e que estão sob a alçada da justiça são-tomense, terão motivado a reacção do Presidente da ADI junto ao TPI como escape político. Segundo fonte parlamentar o debate de urgência, vai esmiuçar vários aspectos e factos, que provam que a democracia é viva e saudável em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

 

m fase de investigação

    36 comentários

36 comentários

  1. H. Borges

    24 de Junho de 2014 as 16:40

    Que “superveniencia”.Isto sim é tomar partido. Assim vamos STP. Será que as pessoas perderam a capacidade de auto-criticar os seus trabalhos e depurar nele os aspectos reprováveis ou que poderiam suscitar opiniões condenatórias? Que vergonha. Simplesmente triste. Mas podem censurar, sei que devem estar a ter muito trabalho para ler e apagar muitos comentários como o meu, pois as pessoas não são parvas.

  2. Mé Zemé

    24 de Junho de 2014 as 16:56

    Debate de passatempo, pois os casos de crime envolvendo figuras da nossa política são tantos que se perde a conta. Infelizmente a nossa justiça é politizada…neste momento atacam o ADI e se o ADI for ao poder, já se sabe qual será o filme…e parece que será um filme de muita acção, pois a lista do pessoal do MLSTP e do PCD com casos na justiça são enorme. Um dos pontos que deveria estar nesse debate é a imunidade dos deputados perante e justiça e como fazer para que a nossa justiça seja competente e imparcial… a ver vamos

    • Homem Honesto

      27 de Junho de 2014 as 15:59

      Telá non o debate de urgência não introduzido pelo MLSTP, mas sim pelo Gabriel Costa(Governo desorientado).
      O segredo da justiça está na rua, isto significa que , os políticos da troica é que estão a fazer justiça.
      Até a presente data o Patrice Trovoada não foi notificado de nenhuma acção.
      Querem sim calar os do ADI, mas, não vão conseguir.

      • mandja

        28 de Junho de 2014 as 2:14

        Homem, em via de deshonestidade, reflita antes de cuspir o seu veneno contra o Gabriel Costa…ele é saotomense…ontem, hoje, amanhã e sempre. Viveu e conhece toda a cultura e tradicao saotomenses. E o seu “patrão” P.Trovoada? Viu-lhe viver em STP?

  3. Ospibinho

    24 de Junho de 2014 as 17:56

    Notemos que a atitude dos corrruptos monstram a dimensao da sua trapalhada procurando distrair opiniao publica nacional e internacional. Porquee nao julgemos em Sao Tome e Principe que tentou envenenar a populacao? Povo nao nos deixemos destraido pelo MLSTP/PCD porque eles soh querem poder. Dh verdade ou nao que os antigos membros do Governo eram chamados para interrogatorio pelo Ministro Oscarito? Forca ADI que esses corruptos merecem cadeia pq nao gostam do povo que os elegeu.

  4. Iluminado

    24 de Junho de 2014 as 18:23

    Patrice Trovoada esta a cometer se calhar o maior de todos os erros que ele já cometeu desde que entrou na cena politica santomense. Ele teve sua oportunidade e falhou redondamente devido a sua arrogância doentia e ao seu narcisismo patético. Miguel Trovoada usou durante muito tempo Fradique de Menezes coo sua marioneta e agora o seu esta a fazer o mesmo com meia dúzia de ganaciosos a volt do ADI.

  5. dias ferraz

    24 de Junho de 2014 as 18:46

    Patrice Trovoada está com medo de vir para s.tomé porque sabe que realmente está envolvido em crimes e está fujindo a justiça santomense como demónio foge quando vê cruz.
    Vem se voce é homem que tem culh……….
    Não vejo motivo de que se alguèm nao deve porquê está temer!

    • mandja

      5 de Julho de 2014 as 23:24

      Estou de acordo consigo Ferraz. Se P.Trovoada não tem rabo de palha, porque fugi u com as calças nas mãos, o Bandido.!?

  6. luisó

    24 de Junho de 2014 as 20:49

    Estou farto de ouvir dizer que o Patrice e outros da ADI estão acusados disto e daquilo, e isto já dura 2 anos.
    Estão á espera de quê? que ele volte ao poder e acabe com esses processos?
    Por isso é que ele continua a fazer das dele.
    Se o tivessem julgado já nem que fosse à revelia e tivesse sido condenado pelo menos pela evasão fiscal, que dá cadeia, ele já não voltava tão cedo e não tinha cara nem moral para pôr alguém em tribunal TPI ou outro qualquer.
    Estão à espera de quê?

  7. mandja

    24 de Junho de 2014 as 21:36

    Antes de mais, convém à todos que foram citados na suposta queixa depositada junto do TPI, de considerarem está informacao com muita precaução, porque o P.Trovoada não tem nenhum argumento sólido, que leva o TPI à interessar-se dos”queixumes”dele, de uma banalidade atriz….o TPI tem mais que fazer do que se ocupar da mediocridade do P.T., mas pode começar à interessar o TPI o caso P.Trovoada quando lhe for informado dos actos dos Trovoada em STP, desde da tentativa da eliminação física do Pinto da Costa, dos desvios importantes de bens de STP para bens pessoais, usurpar identidades usando o nome do estado Sãotomense para fins pessoais, incitacao a violência contra os membros do governo servindo-se da fragilidade e ignorância de certos militantes do ADI, etc etc. Não poupem o P.Trovoada, porque ele é capaz de tudo para o poder, dinheiro e vingança contra as pessoas que ele tem inveja e odeia, em 1 Pinto, em 2 Gabriel da Costa(mas se algo acontecer ao Gabriel,de manhã, a ele vai-lhe acontecer a mesma coisa à noite, é uma certeza).

  8. Peixe frito

    24 de Junho de 2014 as 23:24

    A pois para isto ha urgencia!
    Mais para levantar imunidade parlamentar aos depotados corruptos nao ha urgencia nenhuma, so tem urgencia quando voces querem devem axar que o pais e vosso.

  9. Peixe frito

    25 de Junho de 2014 as 0:10

    Eu fiz um comentario em que achei muito estranho que o parlamento tenha urgencia neste assunto e nao tem a mesma urgencia em levantar imunidade parlamentar aos depotados corruptos e o Jornal Tela Nom nao publicou.
    Portanto axo que o Jornal Tela NOm nao pode andar a escolher comentarios para publicar porque eu faco comentario em jornais portugueses como Diario de Noticia e outros e nao acontecem coisas destas .

  10. Santomense

    25 de Junho de 2014 as 4:18

    Caros amigos, sou Santomense(como nome q.uso). Qual e o problema do Patrice???(Patricio)q.niguem alguma vez viu em Sao Tome, em tempo das revoltas do 25 d’Abril, greves no Liceu, nas Rocas, nao foi pra Forcas Armadas, nao participou de trabalhos Civicos, greves etc…etc…nao tem “Ululu”(placenta da mae)interrada no chao(barro)de Sao Tome,ou do Principe querendo impor???
    Deixando muito bem Claro…nao sou tao pouco apoiante do actual Presidente. Ele esta no poder por segunda vez depois de 15 anos. TUDO DEVE TER UM LIMITE.
    Amo Sao Tome e Principe…

  11. Ai meu STP

    25 de Junho de 2014 as 6:38

    Senhores leitores, não queremos mais comentários que não indiquem ou apontem soluções. O que tem levado nosso país para buraco é desentendimento entre nós e, continua sendo os comentários das notícias relacionadas com política em STP. Quase que não se vê comentários frutíferos. Usem isso: Essa iniciativa para mim é boa ou não é boa porque…na opinião seria melhor…
    SE VEM PARA CRITICAR OU DIVERTIR ESCREVENDO COMENTARIOS SEM APONTAR SOLUCOES, BASTA LER. NÃO QUEREMOS MAIS CLIMAS DE DESENTEDIMENTOS NOS COMENTRIOS PORQUE NÃO NOS LEVA AO LADO NENHUM. OBRIGADO

  12. Ernesto Franklin

    25 de Junho de 2014 as 7:28

    “Segundo fonte parlamentar o debate de urgência, vai esmiuçar vários aspectos e factos, que provam que a democracia é viva e saudável em São Tomé e Príncipe”.Brincadeira tem hora meus senhores. Voces vão provar para quem? Para o povo sao-tomense? para o TPI? para os grandes corruptos e ditadores de STP que se escondem atraz da imunidade parlamentar? Lembrem-se que a Siria, China, Arabia Saudita, etc também dizem ter democracia nos seus respectivos países. É bem possivel que neste momento a democracia seja do tipo TROIKA-STP.

  13. Dias

    25 de Junho de 2014 as 7:34

    oh minha gente vamos deixar dessa porca vergonha.
    O país já perdeu muito tempo o governo não governa por causa de um homem ausente. Sempre mesma coisa Será que esse homem representa um estado e tem tanto puder de bloquear toda atividade do governo no plano interno e externo.?
    Ó que passa de concreto nessa terra?
    Próprio governo e a oposição estão a promover e colocar no patamar mais alto essa figura em de ignora-lo por completo.
    É triste.

  14. Dias

    25 de Junho de 2014 as 7:36

    queria eu dizerem vez de…

  15. Mria Madre Deus

    25 de Junho de 2014 as 8:20

    É pra saber. Se ele cometeu na verdade o crime que é acusado, porquê que deixaram sair o individuo? Isso só mostra a vossa insuficiência. Mesmo que ele tivesse vendido o país continuava impune só porque é família trovoada? Incompetentes.

  16. Fédé ká Dóxi

    25 de Junho de 2014 as 9:04

    Toda a atitude do ADI é devido a impassividade dos Tribunais. Porque todo mundo sabe das atrocidades e a falta de respeito cometidos pelo Sr. Patrice Trovoada. Há que se tomar medidas. Qdo se tem um cão que não respeita o dono, ele deve apanhar para saber quem é o dono. O Estado não fez isso e agora? Se fosse como em alguns países nem o ADI e os seus comparsas teriam voz. Vamos ver até aonde chegamos com essas ameaças todas.

    • mandja

      28 de Junho de 2014 as 11:05

      Bem dito, diz o português”quem fala assim ñ é gago”. Você disse muito o que se deve pôr na prática contra indivíduos corruptos , invejosos, de ma fe e por cima ladrões, como o Patrice Trovoada e consorts fora da circulação na cena politico Sãotomense…pra já ele é incompetente, neste domínio. Que ele continua a fazer o que “segurança” e subir e descer as boîtes, a levar uma vida nocturna, de assistido. E que deixe fazer os que sabem…alias, aconselho-de voltar para a escola, porque ele bem precisa.

  17. Fia plocosom

    25 de Junho de 2014 as 9:29

    Faz tempo que tenho deixado claro a ninha posicao face ao comportamento dos que sustentam o Partido designado ” ADI”.
    O seu Lider, nao tem nada se ser Homem Santomense.Quem cala consente, e que bricar com o fogo queima. Esta altura de se retirar o dito Partido “ADI” o estatudo do Partido politico, e usar todos os mecanismos a disposicao para que o seu lider e alguns militantes sejam imobilizado. Ha dias tive uma conversa de amigo com o senhor Domingos Moreira, ao respeito da radicalizacao do Partido, este desse: “se o Partido nao sair vencedor nesta eleicao, vai haver muita coisa no Pais” Fiquei de boca aberta ao ouvir tamanha declaracao feita por um jovem que sempre viveu e conviveu com os demais na nossa pequena cidade e que, todos nos conhecemos.O ADI e hoje visto com sendo um partido conflituoso e que os seus conservadores nao sabem lidar com a diferenca.E pra isso que value o multipartidarismo? Sao Tome e Principe, um Pais Cristao, nunca aceitaria um convertido ser o seu guia.Este agora pretente guiar o Pais para o lixo, a sua casa.

  18. feijoada

    25 de Junho de 2014 as 9:34

    As imagens mais fortes da violência da Ditadura ou de delapidação dos bens públicos de uma nação contra um povo são aquelas que existem como são contadas, e não em fotos ou filmes – ainda que haja fotografias e filmes chocantes.
    Com a força das palavras é possível reviver momentos terríveis. E é justamente esse sentimento, de reviver o passado, um dos grandes desafios para reconstruir e investigar a brutalidade da Ditadura contra o povo, enriquecimento ilícito dos detentores da cargos públicos e crimes contra nação.
    De tão fortes as memórias, muitos preferem não falar.
    Contar é reviver.
    Aqueles que perpetuaram os crimes, ou beneficiaram-se desses crimes, que devem ser julgados e punidos. Em STP duvido. Aonde? Só podia ser no TPI.
    Haver vamos.
    STP-Somos todos santomenses.

  19. zeme Almeida

    25 de Junho de 2014 as 9:48

    Debate de urgencia sobre ADI-Patrice e TPI! Pra que?As queixas foram feitas contra os altos derigentes do estado Saotomense ou contra estado da RDSTP!Quando fizeram queixa contra o eis primeiro ministro Patrice Trovoada tambem nao machou o estado Saotomense? Brincadeira!O porque,de tanto nervosismo,acreditam-me que fico sem saber quem anda efecitivamente tresloucado.Já houve reunioes de conselho e os da troika, isto prova-nos que a carapussa serviu e bem.Um reparo,nao vejo o nome de um elemento da familia dos troikanos{MDFM}neste debate parlamentar de urgencia,será que nao vao embarcar nestas aventuras?Será que a democracia em vai a mil maravilhas?NAO.Fala-se que nao existe guerra,mas,existe outra a mais perigosa que é o{ODIO}.

    • mandja

      28 de Junho de 2014 as 11:16

      …ah, enfim! Você sabia que à pessoa que chama e manipula certos militantes do ADI ,São : P.Trovoada, o insolento e mal educado N. Lévy ( o escravo dos Trovoada, é o négro do serviço). Este individuo, N.Lévy vai acabar LOUCO varrido, com uma mão a frente e outra atrás, quer dizer”sem eira nem beira”. O Chimpaze!!!

  20. zeme Almeida

    25 de Junho de 2014 as 10:09

    Só vos faltam reunir o DN e conselhos do estado.A carrapussa parece que serviu.

  21. zeme almeida

    25 de Junho de 2014 as 11:21

    Só fatam convocarem o DN.

  22. Dia

    25 de Junho de 2014 as 12:57

    Realmente é triste isso, estão a promove tanto a imagem do homem que parece que o homem é que é mais importante neste país, enquanto isto desenvolvimento do país continua adiado, pobreza cada vez mais alto, desordem tomando conta do país, falta do respeito parece ser o hino, incrível, os que vão reunir na sexta feira na assembleia com objetivo para falar do caso são tal igual a ele

  23. Semedo

    25 de Junho de 2014 as 14:06

    O anunciado debate de urgência “sobre ADI Patrice TPI” na Assembleia Nacional é mais uma demonstração de “folclore” político, por se tratar de uma falsa questão nacional.
    Nem existe queixa, nem Patrice tem qualquer legitimidade para a apresentar nem os crimes da competência do TPI alguma vez foram cometidos por qualquer dirigente de São Tomé e Príncipe.
    Se a Assembleia Naciconal tem de ser ocupada então que seja para debater as relevantes questões nacionais como por exemplo a queixa do Esfado Soberano de Malfa contra São Tomé por pirataria, dando satisfação ao povo sobre como são mal conduzidos os negócios do Estado e a quem serve a condenação de São Tomé.
    Só mesmo por brincadeira e de muito mau gosto.

  24. Francisca CL

    25 de Junho de 2014 as 15:37

    Levy – jurista, Varela – Jurista, Stock – jurista, Agostinho – jurista etc…..Fico admirada como é que um partido com tantos juristas pode ter feito “ximilhante” asneira. Qualquer dia o Zé mulato que anda a tarachar a quatorzinha que Patrice fugiu deixou também vai ter queixa no TPI.

  25. Ze Konder

    25 de Junho de 2014 as 18:40

    Brincadeira, com tanta coisa para debater vão reunir para debater isto. Convenhamos senhores. Debatem estrada de Madre-de-Deus. Debatem Hospital sem condições, sem medicamento, sem água. Debatem 39 anos de independência que senhores todos não puderam fazer nada para este país a não ser roubar. Donde veio a riqueza do Delfim? Donde veio a riqueza de Rafael? De Maria das Neves? De Pinto da Costa? e Do próprio Patrice? De onde veio? Deveria debater esta. Porque isto a comunidade internacional e o povo quer saber. Agora, essas coisas os senhores não debatem, porque sabem que todos, mas todos são ladrões, corruptos e …

  26. Original

    25 de Junho de 2014 as 18:52

    Acho que além de conflitos partidários,Há princípios que não devemos abdicar.Se na política tudo serve,Eu não existo para certas coisas.

  27. pema-pema

    26 de Junho de 2014 as 1:56

    mlstp e pcd, tenhem medo de oquê? vocês não são a justiça samtomense? ficâo calmos se não tenhem culpa provão a tpi, povo de s.tomé e ao mundo q sao estado onesto….. cacaôôô

  28. Aristides Torres

    26 de Junho de 2014 as 12:42

    Força meus compatriotas. Os verdadeiros compatriotas são aqueles que independentemente de nascerem em S.Tomé e Principe e viverem aqui, sempre estão presentes na sua terra natal. Os verdadeiros compatriotas sºãoaqueles que quer estajam no poder ou fora dele permanecem sempre no país, dando a sua contribuição.
    os que emigram por motivos justificáveis, muito bem ,as para aqueles que só se interessam pelo país para fazerem seus bolsos e tratarem o povo de parvo, para estes, como é o caso do senhor Patrice, só há uma palavra há dizer ..FORA!
    Aos que colocam o nome de S.Tomé e Principe na lama fazendo negócios com barcos piratas e que mancham o nome do país no plano in ternacional como é o caso de Patrice Trovoada e os Levis Nazarés….FORA!.
    Essa gente da ADI é bandida sem estirpe. esses sim, têm DNA de bandidagem desde infância. Uns até fogem de casa para se converterem em muçulmanos e outros em budistas ou Bok-Arans como são os casos de Carlos Stok, Levy Nazaré, Agostinho Fernandes, Idalecio Trouxa, Diogo Blagaubua e tantos outros carniceiros que ameaçam o povo de morte. à todos eles….FORA!

  29. Humilde

    27 de Junho de 2014 as 9:52

    É inacreditável como nós Santomenses insistimos, atraímos mais pelas coisas e pessoas erradas.
    A confiança e luta rumo ao poder pelo Patrice Trovoada, vem do conjunto de cegos, surdos, famintos, oportunistas e INOCENTES, que são vitimas da lavagem cerebral protagonizada pelo esperto e baixo jogador que Desgoverna o ADI, que tem sabido tirar proveito da fragilidade e sensibilidade do povo Santomense.
    Cidadão de facto atento a governação do Patrice Trovoada, era fácil notar que tinha uma política mais de ludibriar o povo cansado, incrédulo e frágil, com propaganda enganosa e ao mesmo tempo que FUGIA e VIOLAVA as Leis, Instituições e seus titulares de forma descarada, irresponsável, etc, etc…., portanto fugia as Leis a prestação de contas a Assembleia Nacional;
    Um interesseiro desmedido que nem os seus seguidores da ADI sabem verdadeiramente quem é, que só vem à S.Tomé e Príncipe no período eleitoral ou quando ocupar uma função do poder;
    Um perdedor Ambicioso Desmedido e Inconsequente que se afirmou como político como herança traumática da vivencia falhada, perdida e frustrada do pai, que não mede os meios para chegar ao poder,quer porque quer ser Presidente da República da STP, daí o único argumento do momento e toda estratégia agressiva e violenta de um político baixo, jogador batoteiro, é a realização urgente das eleições, porque está convencido no efeito da propaganda enganosa que protagonizou nos dois anos de poder, enquanto 1.º Ministro, lhe dará vitória.
    Daí não esperava outra coisa destes batoteiros.
    Pena eu tenho de todos que se apaixonaram por aquele de sorriso, imagem e interesse falso.

    Por isso acredito que o debate de amanhã será uma oportunidade que,
    Espero que seja um debate esclarecedor;
    Espero que a bancada da ADI apareça e convença;
    Espero que a Assembleia Nacional mostre que facto é casa da democracia, por excelência;
    Espero que os Santomenses acompanhem, se informem e saibam quem de facto quer a viragem do rumo do NOSSO País;

    Que o Santo Tomé poderoso continue a proteger e a livrar o povo Santomense e essa ilha maravilhosa dos maus!…

  30. Mario Bandeira

    28 de Junho de 2014 as 13:23

    Santomenses,corja de analfabetos.
    Vocês não vêem que Patrice Trovoada tem dinheiro para vos sustentar a todos vos em relação a estes políticos mesquinhos Santomenses.

    • mandja

      5 de Julho de 2014 as 23:52

      Parvalhao…já vai com muita sorte q publicaram o seu artigo, o que você nao faz no seu sítio o PARVO, quando não é da sua opinião. Você tem recebido uns tostoes do P.Trovoada para fazer boa publicidade dele e do seu partido ADI. Em junho (mês passado) ele pagou-lhe uma passagem à Portugal. Gostou? Informou-lhe de tudo que se passa em STP?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo