Destaques

Taiwan confirma solidez na cooperação com São Tomé e Príncipe

A confirmação é de Alexandre Cheng, Director Geral do Departamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, para Ásia Ocidental e África.

O regresso da ADI e de Patrice Trovoada ao poder, é considerado pelo dirigente de Taiwan como garantia de que os laços entre os dois países continuarão fortes. Em declarações a imprensa taiwanesa, Alexandre Cheng, disse que o novo Primeiro-ministro Patrice Trovoada, que tomou posse no passado dia 29 de Novembro, «tem uma estreita relação com Taiwan».

Cheng, recordou que o pai de Patrice Trovoada, foi a força motriz para o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países em 1997. Na altura Miguel Trovoada era Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Por tudo isso, Alexandre Cheng, manifesta-se seguro de que as relações entre os dois países continuarão estáveis.

Em junho de 2014, alguma preocupação agitou a diplomacia taiwanesa, por causa da visita privada do Presidente da República Manuel Pinto da Costa a República Popular da China, mais concretamente as cidades de Xangai e Pequim.

Segundo a imprensa taiwanesa, a visita do Chefe de Estado são-tomense, gerou especulações que apontavam para perigo nas relações entre São Tomé e Taipei.

No entanto, adianta a imprensa de Taiwan, as especulações foram esvaziadas com a convicção manifestada pela parte são-tomense e reconhecida pelas autoridades de Taiwan, de que a visita de Pinto da Costa a República Popular da China tinha meramente propósitos económicos, e que as relações bilaterais se mantinham inabaláveis.

Abel Veiga

1 Comment

1 Comment

  1. argentino

    8 de Dezembro de 2014 at 8:13

    Boa. Pela imensidão da pobreza que nos caracteriza e a incomensurabilidade de ganhos que tivemos com este País amigo, pela visibilidade internacional descortinada pela cooperação nas mais diversas áreas como a saúde, queiram me desculpar: chegou a hora de com dignidade retribuirmos algo à Taiwan. Eu quero estudar o mandarim! Lanço um desafio às Autoridades santomenses afim de introduzir no nosso currículo escolar, o mandarim. É língua do futuro, do novo mundo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top