Política

Combate à Máfia

O Primeiro Ministro Patrice Trovoada, reagiu ao caso da tentativa de corrupção aos juízes do Supremo Tribunal de Justiça, no âmbito do processo da cervejeira Rosema.

«É mais uma manifestação de uma máfia instalada no nosso país, que tem uma maneira de actuar que põe em perigo a democracia, a liberdade das pessoas, a segurança das pessoas e os bens das pessoas», declarou o Chefe do Governo, no aeroporto internacional de São Tomé, quando deixava o país para assistir a inauguração do novo aeroporto do Senegal.

Patrice Trovoada considera que há um facto concreto, e denunciado pelo próprio Presidente do Supremo Tribunal de Justiça. Um facto gravíssimo acrescentou. «Eu não tenho nenhuma razão para duvidar da palavra do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça que diz que houve de facto tentativa de corrupção por parte do senhor Justino Veiga a mando do senhor Delfim Neves e do senhor Osvaldo Vaz. É uma situação gravíssima e eu espero que o ministério público faça tudo para que essa situação seja devidamente esclarecida», frisou..

As declarações de Delfim Neves, segundo as quais trata-se de uma cabala política, orquestrada pelo actual poder e que pretende principalmente o atingir, mereceram  também a reacção de Patrice Trovoada. « Depois do arroz pobre, da STP Trading, dos 21 mil milhões que ele deve ao banco equador, depois  e depois,,,,,,,que ele não venha dizer que é um caso político, porque não temos nada a ver com isso», sublinhou Patrice Trovoada..

O Chefe do Governo prometeu dar «todos os meios que forem solicitados pelo Ministério Público para que se chegue à verdade».

Patrice Trovoada, anunciou também  que o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Silva Gomes Cravid, «manifestou que tem elementos de prova, uma série de elementos que podem ser apreciados e espero que quando ele regressar possa contribuir para o esclarecimento deste caso», pontuou.

Patrice está determinado em acabar com a máfia que segundo ele está instalada em São Tomé e Príncipe. Uma missão que para o Chefe do Governo, vai permitir a separação das águas. «Acabarmos com a corrupção acabarmos com essa mania de dizer que somos todos iguais, que somos todos corruptos  o que não é verdade. Então vamos separar as águas», concluiu.

Branqueamento de capital, evasão fiscal, e fraude fiscal, são os crimes que o Ministério Público tem deduzido em relação ao caso de tentativa de corrupção no Supremo Tribunal de Justiça.

Uma tentativa que visava retirar a cervejeira Rosema do controlo de Nino Monteiro, para devolvê-la ao antigo proprietário o cidadão angolano Melo Xavier.

Abel Veiga

26 Comments

26 Comments

  1. Sa cada kua

    7 de Dezembro de 2017 at 14:58

    Hahahahaha, esse PM é engraçado. Não consigo parar de rir, hahahhahhahahahha.

  2. vexado

    7 de Dezembro de 2017 at 15:08

    Depois, depois, burra de dinheiro em casa – fuga ao fisco, desvio de dinheiro público através de viagens constantes – má gestão e dano ao erário público, um assessor estrangeiro que gere os negócios obscuros.
    Importação de mercenários de guerra no país. Há todo um conjunto de factores que o primeiro ministro é actor principal e a procuradoria não toma medidas.

  3. Joao Carlos

    7 de Dezembro de 2017 at 15:28

    O Patrice Trovoada já não convence a ninguém….
    Não é que o Delfim Neves e os demais sejam santos, a verdade é que a haver um combate sério á máfia e a corrupção, teria de passar por ele próprio o Patrice Trovoada, por isso mais uma vez ficam claros os interesses políticos neste caso. Por outro lado o Patrice Trovoada têm é de prestar contas ao Povo são-tomese desses 4 anos de má governação e não estar aqui a pronunciar-se e imiscuir-se nos assuntos dos tribunais….. para tapar o sol com a pineira…

  4. explicar sem complicar

    7 de Dezembro de 2017 at 15:30

    Representante da Máfia em STO é próprio Patrice Trovoada.
    Como fica o caso do ASSASSINATO dos ex presidentes Pinto da Cista, Fradique Menezes, Oscar Sousa em wue Patrice Trovoada foi o financiador?
    Como fica o branqueamento de capital 600.000 € operação assinada e autorizada por Patrice Troviada e BGIF Bank?
    Como fica o caso dos 30Milhoes de dolares.
    Como fica o casos dos CATAMARANS?
    Como fica o caso do fundo de Kweite?
    Como fica o caso do Navio que está desaparecido até hoje no alto mar que até os familiares ja fizeram missa, mais que segundo informações trata-se de um ajuste de contas com Patrice Trovoada.
    Como fica a questão dos navios que transportavam droga que foi lançada no mar e afundaram o barco e todo o expediente e protecção em S.Tomé e Pŕíncipe esteve sob responsabilidade direta de Arlindo Ramos e Patrice Trovoada desde a ponte cais até os hoteis Malun Beach e Moradia S.Gabriel?
    E como fica o dinheiro em divisas que o guarda roubou na burra instalada em casa de Patrice Trovoada?
    Como fica…. como fica…todos outros casos de navios em que Patrice Trovoada está envolvido?
    Alguém que me EXPLIQUE SEM COMPLICAR.

    • Conheceis a verdade e ela te livertará!..

      9 de Dezembro de 2017 at 14:51

      Hiiiiii???
      Realmente o Primeiro quer mesmo tapar o Sol com a peneira e tentando destrair a atenção das pessoas aqui no país estes e sobretudo o Delfim é k é o chefe da máfia. Mas todos parceiros bilaterias e multilaterias e toda comunidade internacional sabe quem realmente é o único MAFIOSO que vem manchando este pequeno país!

  5. jorginho santos

    7 de Dezembro de 2017 at 15:44

    Uma tentativa que visava retirar a cervejeira Rosema do controlo de ” Patrice Trovoada ” , para devolvê-la ao antigo proprietário o cidadão angolano Melo Xavier.
    Assim é que está correcto.

    Nino Monteiro “já era” .

  6. escobar colombiano

    7 de Dezembro de 2017 at 15:50

    Olha na foto, quem fala sobre MÁFIA!
    Esse Patrice Trovoada não é sério.
    Por isto ele vai sempre ENGANANDO povo pequeno.

  7. Maria Silva

    7 de Dezembro de 2017 at 17:04

    “ Acabarmos com a corrupção acabarmos com esta mania de dizer que somos todos iguais, que somos todos corruptos oque não é verdade. Entao vamos separar as águas “
    Patrice trovoada pelo amor de S. Tomé poderoso S. António , respeite a nossa inteligência ( nem todos os são-Tomenses são burros ) .
    Vem agora querer dar lições de moral ?
    Sabendo que há grandes indícios de que o senhor é um expert / number one / está na linha da frente nesta matéria de corrupção ?
    Os 30 milhões entraram aonde?
    A compra dos barcos?
    O dinheiro que foi depositado no Gabão ( que saiu de STP sem dar a conhecer a entidade competente , transportado por alguém da sua confiança ) ?
    O dinheiro que foi roubado na sua casa?
    O barco que foi afundado nas águas de STP?
    Fraude nas últimas eleições presidenciais?
    Etc etc etc !!
    Senhor patrice emery trovoada quem tem rabo de palha não salta S.João ( n’gê cu tê cadelá dí paía ná cá satà Samson fa êê ) !!
    É facto que o senhor Delfim Neves não é SANTO, porém o senhor patrice trovoada chega a ser pior ….

  8. Óleo de Palma

    7 de Dezembro de 2017 at 17:44

    O Senhor devia estar calado e deixar a “justiça” fazer o seu trabalho.
    Há gentes no governo e o senhor próprio, suspeitos de corrupção.
    É só olhar para o sinal exterior de riqueza que começaram a manifestar nos últimos 3 anos. De onde vêm?
    Um ministro ganha não mais de 30 milhões de Dobras (pouco mais de 1000 euros) e adquire viatura de 30 mil euros. Como é que se explica? Um Director dos serviços ganha não mais de 4 milhões de Dobras (160 euros), mas constrói a sua própria casa apetrechada com AC e até piscina sem recorrer ao crédito bancário. Como se explica isso? Andam a vender gelado? É isso que o Ministério Público deve investigar. Mafiosos são todos vocês que andam a enganar esse povo coitado.

  9. Pedro Costa

    7 de Dezembro de 2017 at 19:14

    Este país necessita de uma limpeza geral. Verificar os tentáculos de todos os negócios, mas não sei se haverá coragem para tal. Desde do Primeiro ministro e os seus ministros. Este fala, fala e nunca explica as questões que sobre ele recaí.
    Já agora o que tem a dizer sobre os 30 milhões?

  10. Púmbu

    7 de Dezembro de 2017 at 19:42

    Pipi de gato féĺádu!!!
    O novo aeroporto de senegal deverá ser importantissimo para os SANTOMENSES!!!!

  11. Lesada do ADI

    7 de Dezembro de 2017 at 21:40

    Inventei formulas para ganhar as eleições: Autárquicas, legislativas e presidenciais.

    Multipliquei os defeitos do Pinto, para deixarem de lhe amar, somei seus erros para pararem de pensar nele

    Mafiei os números, forjei os resultados, enganando a mim mesmo, me convencendo de que não me apanhavam mais.

    Mas na minha equação ignorei o elemento “Búfalo”, que ainda estão vivos e sempre vão me atazanar.

    Tirano e vilão, raiz quadrada da minha ambição eh he he…..(BIS)

    Ignorei os sinais, escondi-me nas viagens que faço
    Mas não…… Não estou a conseguir

    Esbanjei carrada de dinheiro com alguns juizes da cidade
    Quantas vezes gritei alto que era vitima de perseguição politica, com lágrimas nos olhos

    Prometi o DUBAI
    Não cumpri….

    Prometi arroz a treze contos

    Não cumpri……

    Já passou mais de dois anos
    Não cumpri nada……
    Não cumpri nada……
    Não cumpri nada……

    Tirano e vilão, raiz quadrada da minha ambição eh he he…..(BIS)

    O poder eterno é a única receita para eu ser feliz, o ingrediente que faltava, que há muito tempo quero
    Quero…..

    O poder eterno é a solução para eu sorrir diante dos problemas, o aditivo certo para melhorar a minha vida, o poder eterno é o antibiótico perfeito para sarar a minha ferida, o poder eterno é a formula mágica, a razão mais logica, para eu gritar:

    Tiraaano, tiraooono

    Adaptação da música Matematica do Amor de Matias Damásio

  12. Lesada do ADI

    7 de Dezembro de 2017 at 21:58

    Tu sabes quantos dólares eu gastei para acabar com Pinto, tu sabes quantas vezes briguei comBandeira para acabar com Pinto,hoje me chamas canuco, tipo sou miúdo da rua, eu sou teu chefe mereço respeito acima de tudo.
    Estas armado em player hoje não vais sair fica aqui, quero te ver aqui, joga aqui, se é bisca 61 então joga aqui, assim ok, te fisguei, do nada bro, queres me esfaquear.

    Estas a pensar que eu estou acabado né. Tu passas a vida a jogar as cartas e eu fico aqui a sofrer com os meus pensamentos.E estes deputados que atacam e atacam e tu a jogar bisca.
    Queres me apanhar pata. So porque deste conta que eu vou levar uma coça.Queres me apanhar pata.
    So porque deste conta que eu vou ter que fugir outra vez

    Estas armado em player hoje não vais sair fica aqui, quero te ver aqui, joga aqui, se é bisca 61 então joga aqui, assim ok, te fisguei, do nada bro, queres me esfaquear.

  13. Dubai

    7 de Dezembro de 2017 at 22:07

    Patrice Trovoada tem um sorriso de gente honesta, mas cada vez que ele te da um aperto de mão tens todo o interesse em recontar os dedos…. ver para crer

  14. Nuno Miguel de Menezes

    8 de Dezembro de 2017 at 6:12

    Isso Parece a mim que seja Mafia da cerveja.
    Sao Tome e Principe ainda esta na Mafia da Cerveja????
    Deixa isso para la Em Portugal Temos Mafia da Bola,arbitro, e outras coisas mais….
    Mafia das meninas quando chega isso em Sao Tome e Principe? Temos isso no intendente lisbon Portugal.

    Sao Tome e Principe o Modelo da Lei quase parecida com o Modelo da Lei de Portugal, ‘E perguntar Portugal como Lidar com Todo Tipo de Mafia que existe dentro de Portugal quem sabe eles ajudam….Vai chegar num ponto que enfim… ate Jornalismo existe Mafia.

    muito bla bla bla e pouca ação

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido

  15. Original

    8 de Dezembro de 2017 at 6:47

    Não sabia que além de ser 1º Ministro é ainda o advogado de defesa do Nino.
    Está com medo de Rosema porque aí gera muito dinheiro para patifaria não é?

  16. raboboi50

    8 de Dezembro de 2017 at 7:39

    Cansa ouvir que este senhor diz. Senhor Patrice Trovoada é um Santo.
    Que vergonha. Eu, Patrice Trovoada tenho cofre (burra) em casa, com Dólares Americanos, Notas de TIO SAN e daí, sou Rei. Quem terá coragem de investigar, Quem é Presidente Tribunal Supremo, sou o Rei, sou Rei. Senhor SOBERANO, mando nos Presidente da Republica, Presidente da Assembleia, nas Forças Armadas e em todos.
    Mandei os meus seguranças vir de Ruanda.
    ALELUIA SENHOR, que venha a terra defender os povo pequeno, porque eu Patrice só enchendo o meu bolso, não gosto trabalhar, só gosto mesmo passear, viver a minha vida. HAHAHAHAHAHA

  17. Visão

    8 de Dezembro de 2017 at 11:15

    Depois de ler todos os comentários que já foram feitos, pouco me resta pronunciar, fico feliz por ainda existir algumas pessoas com boas memórias, fico feliz em saber que ainda existem pessoas que reconhecem que o senhor primeiro ministro quer nos tratar a todos de inocentes,burros,cegos e bestas,fico feliz em saber que ainda há pessoas que sabem que país é de todos são-tomenses,e não de um só homem ou de algumas famílias,fico feliz em saber que existem pessoas indignada com a má governação do actual governo de são tomé e principe liderado pelo PT. Meus senhores, atendendo a vossa toda qualidade e capacidade em perceber este facto e por conseguinte a vossa insatisfação? A minha pergunta é:”para os inteligentes indignados” quando se depara com um problema o que deve fazer para o resolver? Na minha opinião a única forma de resolver o problema é buscar a solução para o tal.. Se nós”inteligentes e os indignados” já sabemos que o problema do nosso país está no governo, devemos unir em prol da causa. A minha ultima perguntá é: para alem dos comentários que estão a ser feitos, o que o senhores estão a fazer para reverter a actual situação em o país se atravessa? vamos reflectir meus senhores. Com os melhores cumprimentos a todos leitores.

    • Amor a patria

      9 de Dezembro de 2017 at 13:30

      Aguardando eleição de 2018. Com serenidade lá chegaremos.

  18. Maria de Fátima Santos

    8 de Dezembro de 2017 at 12:47

    Bem, por outras palavras há necessidade de se divertir a população de qualquer jeito. É Natal. BINGO!

  19. jose antonio pereira

    8 de Dezembro de 2017 at 13:02

    Tenho uma dúvida.Alguém entendedor da matéria que me ajude.
    Pretendo fazer uma QUEIXA-CRIME contra o PGR Frederic Samba.
    É possivel?
    O que devo fazer?
    Obrigadom

  20. adelina cristina

    8 de Dezembro de 2017 at 16:50

    Patrice Trovoada Mafioso,
    FAZ SAI.
    O povo já está enjoado de você.

  21. HOMEM GRANDE

    8 de Dezembro de 2017 at 17:55

    O actual Juiz Presidente do Tribunal Supremo, não esta ali a fazer nada!
    Vai ser apenas mais um que vai ser instrumentalizado pelo Poder para fazer parte desse Circo de fecho de ano e não só.
    Mas coisas virão ali porque ele já demonstrou.. Será apenas mais um Palhaço neste Circo.

  22. Joao Carlos

    9 de Dezembro de 2017 at 8:49

    Att. Visão

    Concordo plenamente consigo, apesar de achar só o facto dos cidadãos virem aqui mostrarem a sua indignação já é muito bom… Agora, o que é necessário é não ficarmos pela indignação escrita, porque esta não resolve nada…

  23. Conheceis a verdade e ela te livertará!..

    9 de Dezembro de 2017 at 15:32

    Boa estratégia, Patrice Trovoada!
    Agora ja há meios para colocar a disposição do Min. Público, k estranho??? a verdade vira a tona leve o tempo levar!..
    O circo esta fechar e brevemente saberemos quem é o verdadeiro MAFIOSO!
    Bem haja!..

  24. cumbayala

    10 de Dezembro de 2017 at 20:54

    Esse PT sabe muito, se tivermos que fazer uma avaliação de maior Máfia desse país, o primeiro ministro patrício trovada, será sempre o primeiro. Portanto ele não nos enganam mais.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top