A constatação é do partido PCD.
Na sequência da declaração do Primeiro Ministro Patrice Trovoada, sobre a necessidade de se eliminar a máfia que se instalou no país, e separar para sempre as águas na sociedade são-tomense, o PCD respondeu, ao chefe do governo.
Respondeu detalhando o número quase que infindável de casos e suspeitas de corrupção, e de acções mafiosas, que recaem sobre o Primeiro Ministro Patrice Trovoada. Casos e acções que segundo o PCD a justiça ainda não esclareceu.
«Finalmente, sem qualquer surpresa surge mais um figurino, o Primeiro-ministro apontar dedos e falar da corrupção quando, onde reina a justiça, devia ser o primeiro a ser investigado», afirmou o Presidente do PCD, Arlindo Carvalho.
Numa conferência de imprensa, o PCD começou a detalhar. «É de recordar que até a data presente o Patrice Trovoada não explicou ao povo são-tomense o que fez com o dinheiro de contrabando do petróleo dos famosos navios gigantes nas nossas águas. A compra de cinco navios das mãos do empresário chinês que se encontra preso e acusado de tráfico e de corrupção; o desvio de 600.000 euros para um Banco no Gabão, o empréstimo de 30 milhões de dólares pedidos para a construção de uma cidade administrativa e casas para a juventude», sublinhou Arlindo Carvalho.
O PCD, prosseguiu «acusação de ter sido o financiador do golpe de Estado de 2003 por um dos participantes do mesmo golpe, que por sinal se predispôs a vir ao país depor no Ministério Público desde que lhe garantam segurança; como também a acusação de ter mandado eliminar fisicamente os ex-Presidentes Pinto da Costa, Fradique de Menezes e o ex-Ministro da Defesa Óscar de Sousa», pontuou o Presidente do PCD.
O PCD diz acreditar que a novela em curso terá novos capítulos e que o partido «está naturalmente preparado para as respostas que se impuserem», concluiu.
Abel Veiga
Maria Silva
9 de Dezembro de 2017 at 14:36
Eu peço ao partido PCD que partam para cima deste Procurador Geral da República, que façam pressão, minha gente vocês que dão voz ao povo de STP , vocês que foram eleitos pelo povo de STP, vocês que representam uma % de povo de STP , meus senhores/ minhas senhoras está é uma oportunidade d’ouro para arrancar este PILANTRA ( patrice trovoada) do poder e de STP !!
Conheceis a verdade e ela te libertará
9 de Dezembro de 2017 at 17:58
Voces estão a insistir nesta história? Vcs têm proteção das tropas americanas?
Porque se repararem bem, apesar da maioria absoluta na Assembleia Nacional e ter a Presidência da República, o Patrice Trovoada por ser um apostador de alto nível disposto a fazer qualquer coisa e usar qualquer meio para ganhar a sua aposta, ele se preveniu o pior, deixando longe destas ilhas maravilhosas que diz tanto amar, a sua família fora disso tudo, em Portugal para caso as coisas não saírem como previsto não ter o trabalho de estar a preocupar em proteger a família. Porquê será???
Será que o PGR tendo todos os meios que Patrice Trovoada, 1.º Ministro está pondo a disposição irá ter a coragem de desengavetar todos estes processos contra o colocador e criador das condições “PM”, embora sejam meios mais a pensar no caso cervejaria Rosema barra mancha o corajoso Delfim Neves e o medroso Osvaldo Vaz???
Haver vamos!
Pedro Costa
10 de Dezembro de 2017 at 8:51
Porque existirem tantas denuncias e falcatruas neste país e nada se faz? Porquê? O ministério público não toma a dianteira destes casos porquê? Se não o fazem é por causa de terem medo ou por não quererem perder o tacho ou então colaboram com a máfia instalada!
Este país é complicado ou melhor as pessoas são complicadas e será difícil acabar com as falcatruas, penso eu. Simplesmente, não há coragem.
Por sermos todos “primos” complicado ainda se torna e os saques sempre houve e continuam.
Realidade
10 de Dezembro de 2017 at 17:45
Primeiro motivo d atrazo de Sao Tome e Principe sao os juizes corruptos q temos… N valem NADA
Segundo.. patrice trovoada um bandido e vingativo da pior especie armado em bomzinho desfarçado… chefe da mafia
Original
11 de Dezembro de 2017 at 8:04
Este Procurador é só um nome e mais nada.
Ospibinho
14 de Dezembro de 2017 at 20:24
Boas noites meus caros.
Fico profundamente magoado com o comportamento de um Presidente de um dos maiores Partido que pretende justificar a corrupcao de um dos membros do seu Partido com provavel corrupcao do Patricio. Somente os fracos comportam desse jeito. Esse tipo de comportamento demonstra que o PCD esconde muitas coisas pobres dentro da sua organizacao como podemos recorder aquando da compra de arroz podre para populacao faminta de Sao Tome e Principe Segundo Delfim Neves.
Sr Arlindo espero que aconselhas os seus colaboradores para terem comportamento digno se eh que eh possivel dentro do PCD. O povo jah vos conhece desde 1991 e o que voces fizeram.
Bem haja.
Fokoto
17 de Dezembro de 2017 at 10:52
Ospibinho deve ser mesmo um garoto de idade quando questiona o que PCD fez desde 1991.
Para sua informação o PCD foi o partido que acabou com as bichas de pão, arroz, açucar etc etc etc., pondo fim a uma crise de fome e miséria que reinava no país,
reparou todas estradas do país , reparou todas escolas do país, criou várias leis de reforma fundiária, tudo isso em 18 meses. Não pôde fazer mais porque o Ganancioso Miguel Trovoada criou o ADI para controlar pessoalmente o país e derrubou o governo de PCD, quando era presidente da República.
Só mesmo quem não tem essas informações pode acusar o PCD.
Diga-se de passagem que foi o melhor governo que este país já teve.
Mas se o PCD conseguir explicar isso ao eleitorado actual, terá novamente um mandado do povo para dirigir os destinos do país que ele o PCD sabe bem fazer e melhor do que ninguém.
Quanto ao Delfim Neves, as acusações que lhe fazem são de índole pessoal e comercial e mais ou menos com contornos obscuros e ele próprio saberá se defender junto aos seus advogados.
Enquanto que as acusações feitas ao Patrice Trovoada são de estado e sobejamente provadas e comprovadas.
O próprio P T tem consciência disso e está reforçando a sua segurança, no país, como nunca se tinha visto até agora, para sair em sua defesa caso o verniz se estale.
Porquê que quem não deve tem tanto medo assim, num país extremamente pacato?