Política

MDFM-UDD exigem ao MP tratamento igual para todas as queixas

A União MDFM-UDD, reuniu-se em comissão política tendo avaliado a situação da justiça, após segundo os dois partidos da absurda,  intervenção do Primeiro Ministro Patrice Trovoada no caso da tentativa de corrupção no Supremo Tribunal de Justiça. «O mais absurdo e assustador de tudo, foi ouvir o Chefe do Governo substituir-se aos órgãos de poder judicial, apreciando publicamente sentenças e proferindo decisões que apenas cabem aos Tribunais», reclamou a União MDFM-UDD.

O Ministério Público de Frederique Samba, é chamado a ser imparcial. «Exigir do Ministério Público um tratamento igual para todas as queixas crimes apresentadas no Ministério Público, sem descriminações de qualquer espécie, visando exclusivamente o apuramento da verdade. Não nos esqueçamos do caso “Peter”, que já se disponibilizou a vir a São Tomé para esclarecer a verdade bem como do caso dos 30 milhões de dólares que envolvem um empresário chinês, e também dos fundos transferidos para o Gabão que indicam uma operação ilícita etc etc», lê-se no comunicado que a União MDFM-UDD distribuiu a imprensa.

Porque pela primeira vez nos últimos 3 anos a capital do país paralisou, por causa de uma limpeza cívica, a União MDFM-UDD, decidiu recordar ao Governo de que a limpeza da cidade deve ser feita todos os dias. « tal como é feito em todas as paragens que primam pela salubridade pública e pela beleza das cidades».

Os dois partidos unidos, recordaram também que São Tomé e Príncipe é um país pobre, que vive a custa de donativos da comunidade internacion

al e por isso mesmo, não pode conviver com viagem de lazer do Primeiro Ministro, «para assistir a inauguração de um aeroporto com sacrifícios para o erário público, quando mal consegue pagar salários e espreme o bolso dos cidadãos com sucessivos aumentos de impostos», refere a União MDFM-UDD.

Abel Veiga

6 Comments

6 Comments

  1. Ospibinho

    18 de Dezembro de 2017 at 23:01

    Boas noites caros compatriotas.
    Mais uma vez assistimo um partido que esteve no poder ecentemente e que nao soube governar e agora sai em defesa de alguem que tenta corremper o sistema judicial de um Pais. Se eles aplaudem essa attitude dos dirigentes do MLSTP e PCD o que serah que fizeram enquanto governaram? Ao invez de atacarmos o mal p ela raiz estamos tentando justificar um erro por outro.
    Tambem nao devemos esquecer do crude vendido por Pinto da Costa e Gabriel Costa. Ouserah que vamos estar acusando? Vamos resolver esse problema.
    Tem que ser retirado proteccao parlamentar e depois responder.
    O Povo nao vos quer no poder nem PINTADO.

  2. Quidide

    19 de Dezembro de 2017 at 8:39

    Ora nem mais. O povo anseia pelo esclarecimento de todas as queixas crimes apresentadas ao MP, sem excepção. Só assim a justiça ganha credibilidade nas ilhas maravilhosas.

  3. Carlos Cravid

    19 de Dezembro de 2017 at 11:47

    Verdades e pós-verdes
    A estratégia de “omissão dos factos” para alcançar objetivos pessoais e de grupos não é recente. Triste se torna quando esta MINA AS INSTITUIÇÕES TRADICIONAIS DE GESTÃO, DE JUSTIÇA E LEGISLATIVA, num estado de direito.
    Perante as intervenções públicas das individualidades de renome no país um cidadão comum perde-se no esforço de entender o verdadeiro pepel das instituições que foram criadas para melhorar a gestão de bens públicos, tornando-o assim num cidadão entre a verdade e pós-verdade, Ora vejamos;
    – Quando se fala de transferência ilícita de fundos para Gabão, deve ter intervenção de BANCO CENTRAL. Isso é verdade ou mentira?
    – Quando se fala dos trinta milhões de dólares em forma de empréstimos, a que nível foi aprovado a dívida e a sua utilização? As documentações que possivelmente devem estar na DIREÇÃO DE ORÇAMENTO ?…
    – Fala-se que a AUTORIDADE DE DESENVOLVIMENTO CONJUNTO, NIGÉRIA-SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE comprou em São Tomé um edifício por USD 2.100.000,00 (dois milhões e cem mil dólares), mas que custa muito menos de USD 700.000,00 (setecentos mil dólares). Constitui uma mentira? E a Sede em ABUJA?…
    A lista é longa e acredito que, em nome de esforço para reconstrução de STP, sem ressentimentos seria bom que alistassem todos esses casos e respondia as seguintes questões ao povo:
    – Quem são os responsáveis, direto e indiretos desses atos de corrupção?
    – Quais os líderes dessas instituições estão envolvidos?
    – Que punição(ões) para cada caso?
    – Se um ato de corrupção for consumado deve haver envolvimento institucional (ais). Constitui uma mentira? Se existem instituições estatais funcionais, tais como Banco Central, Tribunal de Contas, D. de Inspeções Económicas, Direção de Orçamento e outras afins, que façam os seus trabalhos sob pena de restrutura-las para que sejam mais independentes de modo a dignificar os seus quados e dirigentes. Não um caso de salário compatível mas sim de falta de integridade e brilho profissional.
    Não basta falar de fulano e fulanos. Temos que investigar os factos e julga-los nas instâncias próprias, que todos apresentam os casos de corrupção que conhecem para serem devidamente investigados.
    Sou um cidadão que gostaria de ter orgulho dos meus dirigentes e ex-dirigentes. Qual deles?

  4. Realidade

    19 de Dezembro de 2017 at 14:20

    O futuro dirà….
    A maior desgraça de Sao Tome e Principe neste momento chama se patrice trovoada…
    O paìs afundou tanto q elegeu um vadio e burro como primeiro ministro …
    Tristeza….
    Gente burra sò vinga em vez de trabalhar

  5. Angel Alison

    20 de Dezembro de 2017 at 12:54

    Existe muita aldrabice nesse neste Ministério Público, Procuradoria Geral de Justiça.
    Existe manipulações de processos,enquanto uns são engavetados, bem escondedinhos, esquecidos mesmo, outros são postos em cima da mesa, cria-se fugas para comunicação social para ser publicitados.

    Como dizia um caboverdiano, Sr. Berdiano Mendes Varela, até criança de 4ª classe sabe que, a lógica é que, o processo que deu entrada primeiro, deve ser tratado em primeiro lugar.

    Como o objectivo é destabilizar o Presidente de Supremo Tribunal de Justiça, pois, pelo visto é o único orgão que ainda faz frente ao PT, visto que, só falta o PT ser também o Presidente do Supremo, pois ele já acumula a função de Presidente da Republica, Presidente da Assembleia e Presidente da Comissão Eleitoral e está em via de se tornar também Presidente de Tribunal Constitucional, e também já é Presidente do Maior Partido de oposição, o MLSTP, o caso de corrupção, muito bem denunciado pelo PSTJ está a ser tratado com toda a euforia, com os corruptos todos a se tornarem jogadores e a dar lições a não sei quem, e o PT esfregando a mão, dizendo, olha só esses palhaços, meus companheiros de corrupção, caíram todos na minha armadilha, vou conseguir o meu objectivo: exercer também função do PSTJ e criar o meu Tribunal Constitucional.

    Brincadeira tem hora, será que somos todos bobos, vamos nos deixar manipular desta forma.

    Os Santomense já não têm caracter? ACORDAM SANTOMENSE
    KIDALEÒÒÒ. ACORDA GENTE! FIQUEM ESPERTO!

  6. SEABRA

    22 de Maio de 2018 at 5:49

    O essencial foi dito ” GENTE BURRA so VINGA E NAO TRABALHA”.
    Temos o exemplo do Patrice TROVOADA, o traficante de tudo….especialmente de situaçao politica
    de corrupçao e de bandidismo.
    Esse vagabundo e a sua milicia (Varela, Diogo, Levi e companhia), devem ser , definitivamente,EXPULSOS de ocupar seja qual fôr o cargo no dominio politico e de serem traduzidos no tribunal em STP(nem merecem ser traduzidos junto do TPI, nao valem tanto gasto financeiro…).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top