Na sua mensagem a nação por ocasião do ano novo, o Presidente da República Evaristo Carvalho deu destaque a reforma da justiça no país. Elemento fundamental segundo Evaristo Carvalho, para combater a corrupção. « A corrupção particularmente aquela que envolve a própria magistratura, líderes políticos, homens de negócios e outras altas figuras do país, vem reforçar a minha convicção de que a reforma da justiça deve continuar a ser uma prioridade do Estado, e que todos os meios devem ser colocados à disposição do Ministério da Justiça para que possa levar a bom termo o programa em curso o mais rapidamente possível», declarou o Presidente da República.
O Tribunal Constitucional Autónomo é uma das prioridades.« A implementação do Tribunal Constitucional constituiu indubitavelemente um ganho para a realização da justiça em São Tomé e Príncipe», frisou.
Segundo o Presidente da República o Tribunal Constitucional Autónomo, vai permitir «o reforço do princípio de separação de poderes, da imparcialidade e da correcta interpretação e aplicação da Constituição da República», reforçou Evaristo Carvalho.
Abel Veiga
Amor a patria
5 de Janeiro de 2018 at 15:33
Vai ganhar juízo Sr. Presidente assino logo.
Ja
5 de Janeiro de 2018 at 16:16
Presidente bobo de corte
explicar sem complicar
5 de Janeiro de 2018 at 17:10
“Instalação do TC Autónomo facilita aplicação da Constituição”
UMA FARSA. NADA DISSO.
Isto sim :
Instalação do TC Autónomo facilita aplicação da MEGAFRAUDE que ADI pretende fazer nas próximas eleições.
Nom Molê
5 de Janeiro de 2018 at 18:56
Muito bem senhor “Residente”
Deixem o governo trabalhar.
No ano passado tínhamos uma diferença de 5 horas em relação ao Dubai este ano só temos uma diferença de 4 horas
Prometeu arroz a 13 000 dobras, mas em 2018 arroz custa cerca de 2 500 dobras (dois mil e quinhentas doras), muito menos dobras
E dizem que o governo não esta a trabalhar bem!
Kidaleooooo Patrice
Só Deus
5 de Janeiro de 2018 at 19:04
Só Deus para nos livrar deste governo corruptos e da sua gangue…. Agora só nos resta rezar por um milagre, k ajude o ministério público a acordar, k ajude os deputados do adi a nós salvar deste homem e deste governo. Como dizia um pastor só Deus.
E. Tavares
5 de Janeiro de 2018 at 22:08
Senhor presidente está a tempo de senhor voltar atraz das suas dicisoes sob pena de ser considerado como pior pesidente da replublica que ja passou de STP, algum que condenou o pais a uma ditadura.
Eu me lembro por exemplo quando o Pinto da Costa nomeou Elsa Pinto como procuradora geral da republica ele teve a humildade de reconhecer o seu erro e volta atraz e tambem quando o PCD apresentou a lei Eleitoral ele tambem teve a sabidoria de vetar esta ele, portanto alguem muitos no nossa país considerao de ditador.
Lesada do ADI
6 de Janeiro de 2018 at 11:39
Afinal foi dia da dependência dos colonos negros.
Estes ADIstas têm que desaparecer do mapa
Conceicao Pereira
6 de Janeiro de 2018 at 14:17
Com o respeito que merecem todos detentores de cargo publicos , desde presidente da republica , da AN, de STJ ,PR ,MP das F Armadas e outras entidades , todos devem terem a nocao e respeito pela a constituicao ( CR )e ninguem esta ou deve estar acima da lei , logo quando alguem por ignorancia ,falta de conhecimento ou facto externo agirem em contrario nao os inibem ou isentem das responsabilidades dos acto practicados.
Apois acima exposto, sou obrigado a concluir de que a mensagem da Sua Ex presidente da Republica de Sao Tome , nao foi escrita por Ele , poren, se foi so demostra carencia Autonomo de agir em conformidade com a lei e a sua consciencia ou entao insanidade mental
Instalação do TC Autónomo facilita aplicação da Constituição”
Autonomo ?
Pois bem , importa ilucidar a V Ex de que a dita diploma/ lei que deveria dar corpo ao tal dita TC carece de legalidade porque foi aprovada exclusivamente por deputados de um unico partido e sem 2/3 dos 55 deputados que constitui AN como consta da CR de Sao Tome.
Sendo assim nao pode a V Ex vir falar a nacao de uma suposta Autonomo antes deveria alerta para uma subdiencia ao ADI.
Nao existe nenhum povo burro e muito menos os de Sao Tome & Principe e ha uma grande diferenca entre agir stupidamente e fazer o povo de burro.
Promolgacao de leis , diploma por presidente obdece tempo de espera de 8 dias uteis e 25 dias quando houver inerposto recurso a fiscalizacao da mesma.
Quando um presidente passa por cima das duas normaais que foram a votacao na AN a promolgacao deveria reedimir-se dos seus erros com mensagem Fim de Ano ,e nao tendo feito.
Isso demostra nao ser um presidente Autonomo capaz de agir em consciencia com CR que zurou cumprir , ou Insanidade mental.De igual modo O Sr presidente da AN.
Congratulo com acoes de 1/5 dos deputados da oposicao bem como de V EX Sr Cravids e os Juizes que componhe STJ a vestes de TC.
Viva Pinto Da Costa pela coragem que teve em implantar multipartdarismo atravez de MLSTP
Viva a Democracia,
Viva a Oposicao ainda que fosse uma vez na vida
Viva SR Cravids
Viva Sao De Deus Lima
Estamos de parabens
Seabra
24 de Maio de 2018 at 21:53
O coitadinho !