Política

Estudante são-tomense quis embaraçar professor Marcelo  

A imprensa que acompanha a visita do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa à São Tomé e Príncipe, relata que o Chefe de Estado português antigo Professor de Direito antes de ocupar o cargo de Presidente da República, deu uma aula na Universidade Pública de São Tomé e Príncipe na quarta-feira.

Alguns juristas são-tomenses, que ocupam a função de juízes no Tribunal são-tomense, foram alunos de Marcelo Rebelo de Sousa na faculdade de direito de Lisboa.

Na aula de quarta feira na Universidade Pública de São Tomé e Príncipe, o professor Marcelo, foi confrontado com uma questão do estudante finalista de Direito Armindo José Lourenço. O estudante disse que apesar do arquipélago ter um regime semelhante ao de Portugal, «na prática hoje tem um sistema hitleriano», referiu o estudante Armindo José Lourenço, segundo a citação da imprensa que acompanha a visita de Marceo Rebelo de Sousa.

Segundo ainda a imprensa presente no anfiteatro da Universidade Pública, o estudante, prosseguiu «Uma mesma pessoa é a Constituição, é todo o ordenamento jurídico, é o Presidente da República, da Assembleia da República […] é primeiro-ministro em termos formais, é Procurador-Geral da República e presidente do Tribunal Constitucional que acabou de criar».

O professor Marcelo ouviu a questão, a que o aluno sugeriu uma explicação ou comentário do professor em relação ao tipo de regime existente no país.

Segundo a imprensa, o professor Marcelo escusou-se a comentar. «Tem de haver o recato do Presidente português ao falar da situação de outro país que não Portugal e até o recato a falar de Portugal», afirmou o Presidente da República de Portugal, na ocasião nas vestes de Professor.

Mesmo assim aconselhou os estudantes, a optarem pelo equilíbrio na resolução dos problemas. «Têm de aprender a resolver os problemas de forma equilibrada», sublinhou.

O professor destacou também p lado efémero das coisas e dos momentos da vida. «Em cada momento não gostam do professor que está não é definitivo na vossa vida, não gostam da situação económica que está não é definitivo, não gostam do político que está, não é definitivo, tudo isso passa», pontuou.

Téla Nón

30 Comments

30 Comments

  1. PUMBU

    22 de Fevereiro de 2018 at 16:10

    … Retrato insolito da miseria de espitito de alguns homens que estao na gestao do destino do nosso POVO!…

    • MIGBAI

      23 de Fevereiro de 2018 at 11:01

      Meu caro “PUMBU”,
      Realmente Sua Excelência o Senhor presidente desse grande pais que é Portugal, e que por sinal eu tanto gosto, é um GRANDE HOMEM, ESTADISTA, PROFESSOR.
      Vir agora um miúdo, pensando que deixava o Senhor Presidente de Portugal embaraçado, ou que lhe ia responder á questão estúpida que fez, só prova a ignorância deste povo de STP.
      Provavelmente o miúdo estúpido estaria a referir-se ao ditador pinto da costa, quando este era senhor absoluto de STP tendo sido presidente sem ser eleito pelo povo.
      Miúdo estúpido e sem rumo na vida!!!!
      Façam um referendo em STP, para saber se queremos ser uma REGIÃO AUTONOMA DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE, em vez deste pais sem futuro em que pinto da costa nos colocou.

    • Pumbú

      23 de Fevereiro de 2018 at 19:44

      Você tem tanto ódio do Pinto que até deixa a impressão que ele te comeu a tua mulher…

    • Migbai

      24 de Fevereiro de 2018 at 15:53

      A minha mulher não, mas foi capaz de comer as tuas filhas e por isso gostas tanto dele.

    • Púmbú

      25 de Fevereiro de 2018 at 0:56

      .. és infeliz, o teu “baixo” é sujo e fedorento. Nunca foste gostosinha.

    • Kwatela

      27 de Fevereiro de 2018 at 23:59

      VC é mesmo estupido

    • Verdadeiro santomense, isso conta e mt

      23 de Fevereiro de 2018 at 14:56

      Concordo plenamente com o senhor ou senhora pumbo, essa coisa de estar a meter qualquer mulher, sem capacidade e humildade, em cargos de tamanha responsabilidade, porque é gostosa… É bobo… Queremos pessoas competentes em lugar certo…, Claro se for bonita melhor ainda… Grande coragem jovem os grandes vencedores como Nelson Mandela, marty Luther King, todos começaram assim…

    • Francisca

      23 de Fevereiro de 2018 at 16:02

      UP

  2. Paulo Gonzaga

    22 de Fevereiro de 2018 at 16:12

    E esta heim Patrice!?
    Cuidado oh Patrice, quem muito fugaz vai a fonte muito cedo volta a ter sede ou muito cedo se embebeda. O Patrice esta muito acelerado e no plano internacional esta cada vez mais muito mal visto. E Marcelo R.S. ja sabia disso antes de vir a STP, e agora confirmou tudo.

  3. Bom aluno

    22 de Fevereiro de 2018 at 16:25

    Quem é esse estudante corajoso… Tenho que lhe conhecer. Merece um prémio… Faz sai… Rua com ditadores…

  4. Povo é que manda

    22 de Fevereiro de 2018 at 16:31

    Por favor dar o professor um mocho ou uma estera, francamente, vergonha… Quem organizou essa Sala? Ah! Esqueci me as senhoristas não podem pegar nada com mão, tem que ser empregadas de as senhoras não podem andar a pé… Aí que elas são tão finas… Kkkk… Francamente… Esse Messias derrubou td moralidade no nosso país. Ainda tem a lata de dizer, qual é o problema de ser ditador… Sério? Em pleno século XXI, há alguém que pense assim? Ainda bem que o povo manda na urna

  5. Santa

    22 de Fevereiro de 2018 at 16:39

    Obrigada presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, por reconhecer a capacidade dos estudantes santomense. Claro que o patrice sabe disso por isso é que o mesmo, impedo os jovens de falar com verdade e liberdade de expressão. Estavam a pensar que os santomense não têm capacidade… Enga se somos os povos mais inteligente do os gabonesses

  6. Muita pena!

    22 de Fevereiro de 2018 at 17:44

    Mais um tendencioso e infelizmente um estudante. Escolheu a pior maneira possivel de se iniciar a vida pós-acadêmica porque lhe faltou sabedoria e discernimento.
    Que pena. Enfim é o que temos!

    • Não

      22 de Fevereiro de 2018 at 21:53

      A senhora muita pena, parece que está fora de si. Falar verdade é começar mal a vida política… O país não é do matruso trovoada, o país é de todos santomense… Grande jovem.olha k Nelson Mandela também começou assim.

  7. Entediado

    22 de Fevereiro de 2018 at 20:29

    Não entendo como o estudante quis embaraçar o PR português. Ja agora “Muita pena!”, o que significa tendencioso, saberá o sr ou senhora o que significa ser tendencioso? N me parece, melhor usar um termo mais adequado para seja la o que quis dizer.

  8. Sandwiche

    22 de Fevereiro de 2018 at 23:17

    Resolver o problema de forma equilibrada só funciona se a fonte do problema for uma pessoa minimamente equilibrada.

  9. MATRUSSO

    23 de Fevereiro de 2018 at 9:36

    MUITA PENA, deixa de ser parvo(a).
    A questão imosta pelo jovem, não era para ser respondida, porque todos ja sabem a resposta.
    A questão era apenas para ficar registada e para saber se tinha coragem para responder.
    Agora todos ja sabem que ninguem teve coragem para responder e o PR Portuguesa provavelmente ficou comprometido, pior ainda a quem a carapussa serviu, se calhar quiz desaparecer.

    Só não vêm apartir daí martirizar a carreira do jovem,porque ele apenas cumpriu seu dever de cidadania.

  10. Arlecio Prazeres

    23 de Fevereiro de 2018 at 10:15

    Para além dessas atrocidades todas há uma outra que se calhar muita gente nao sabe e que é humilhante. O Senhor Evaristo Carvalho, arrumado em Chico esperto ou Zé sabichão não foi ao aeroporto para receber Rebelo de Sousa aquando da sua chedada em S.Tomé e Principe. Nem ele foi nem o Patrice foi. mandaram o coitado do Urbino Botelho Receber Marcelo Rebelo de Sousa. Nem Evaristo, nem Patrice esqueceram-se que Marcelo é “chefe” deles em todos os sentidos.
    Isto na minha opinião é uma falta de respeito, falta de consideração e não me venham dizer que isso é normal. Normal sim para Estados autosustentados onde não existe a politica de “mendigo para tudo”.

  11. Arlecio Costa

    23 de Fevereiro de 2018 at 12:27

    Nós somos o poder.
    O povo deu ADI maioria absoluta para fazer o que bem quizer.
    Quem é presidente de portugal marcelo?
    Não é homem como eu?
    Povo ignorante, isto sim.

    • Escola

      23 de Fevereiro de 2018 at 14:48

      O povo deu adi, maioria absoluta para fazer bem o que quiserem? O senhor está fora de si, é normal, mt substâncias ilícitas anda a entrar o país, talvez o senhor arrepio Costa, ou arlercio Costa, ou arlecinha feminina,… Talvez o senhor é homem que gosta de homens, nos outros países chamam esse tipo de pessoa gay. Brincadeira tem hora.Ler o que o teu colega jovem, fez. O teu colega k tem formação em direito, jovem esclarecido, corajoso, não é bajulador. A pessoas que não tem formação e são honesto e são esclarecidas, e eu k não tenho formação, gostei muito da opinião desse jovem. Povo é mt importante ouvir jovens idealista e esclarecidos

    • Original

      23 de Fevereiro de 2018 at 15:53

      O povo deu a maioria absoluta para fazer o que bem quizer. Não esqueça que o mundo dá voltas e este mesmo povo vai tirar maioria e daí?Capitão pode tornar marinheiro e se és Santomense,veja um pouco do historial desta terra.

    • sotavento

      26 de Fevereiro de 2018 at 10:15

      Caro sr. Arlécio Costa
      Nao confundamos as coisas. O sr. diz que o povo deu o ADI maioria absoluta para fazer o que bem quizer. Seguramente o sr. está muito equivocado porque governar nao é fazer o que queremos, mas sim resolver os problemas que afectam a sociedade e nao complicarlas. O povo depositou confianca de governacao no ADI, mas estes nao estao a altura de representar os santomenses.Quando pregunta quem é o presidente de Portugal e se nao é um homem como o sr, eu diria que nao.É um ser humano como o sr e nao um homem igual a si.Vir a um forum destes e patentear o povo de ignorante é de muito baixo nivél.

  12. Abdul Khameni wo

    23 de Fevereiro de 2018 at 13:54

    Caro Arlecio Prazeres
    Muito bem, mas vai estudar um pouco de diplomacia, ou melhor o protocolo, antes de falar babuzeira

  13. igualdade e equidade

    23 de Fevereiro de 2018 at 16:09

    Boa tarde verdadeiro santomense
    Não sou política nem tenho preferência partidária, mais aquilo que falaste é um absurdo. Fiquei escandalizada ao ver. Apenas as mulheres são colocadas em cargos por serem bonitas? E os homens? Não são colocados por serem primo, sobrinho, irmão, cunhado ou labe-bota?
    Mostra o quanto es um machista e estupido.
    Juntas somos mais fortes, e lugar da mulher é a onde ela quiser.
    Idiota machista.

  14. Democrático

    23 de Fevereiro de 2018 at 16:42

    Muito obrigado caro estudante pela coragem, em denunciar estes actos anómalos do actual governo…Isto sim, é que deve ser a atitude de um verdadeiro PATRIOTA, reza a história que as grandes revoluções foram levadas a cabo pelos jovens ousados, parabéns!

  15. Paz na terra

    25 de Fevereiro de 2018 at 7:30

    Não é este tal jovem que esteve a frente da manifestação contra o governo?

  16. Quilixe Furtado

    25 de Fevereiro de 2018 at 10:05

    O professor só ficou embaraçado porque não quis ferir suscetibilidades.
    Senão, Marcelo Rebelo de Sousa é um homem franco que diz o que pensa.
    Não foi ele quem dissera alguns anos atrás que STP é um Estado falhado?
    Patrice e Evaristo que se cuidem. Senti que o maior carinho de Marcelo foi dirigido ao povo e não aos titulares dum poder corrupto, vil e pouco sensível ao sofrimento deste martirizado povo santomense.
    Vêm aí as eleições. A ver vamos como é que o povo vai reagir a esses quase 4 anos de sofrimento.

  17. Ralph

    27 de Fevereiro de 2018 at 3:36

    Não é surpreendente a maneira em que o presidente português respondeu àquela pergunta. Todos os políticos e diplomáticos estão treinados a atuar assim. Um político a visitar um país como convidado de um outro nunca iria dar uma resposta franca a uma questão daquelas porque fazer isso pode constranger o anfitrião, algo que um profissional não iria fazer.

    • MIGBAI

      27 de Fevereiro de 2018 at 15:20

      Meu caro RALPH.
      Mas a pergunta nem sequer devia ter sido feita ao Presidente ou a outra qualquer figura representativa de um outro estado de visita ao nosso pais.
      Só um miúdo insolente, desavergonhado e estúpido, pode pensar em colocar questões daquele teor e do seu próprio pais, a um chefe de estado de um outro pais.
      Isto prova RALPH como este povo, está completamente atrofiado da cabeça, pois existe gente aqui, que apoia este tipo de atitudes aberrantes de alguém que devia ser mais civilizado.
      Meu triste pais, como foi que pinto da costa conseguiu destruir-te com uma independência à sua medida e a seu jeito!

  18. Ralph

    28 de Fevereiro de 2018 at 1:34

    Olá MIGBAI,
    É sempre bom ler os seus comentários e valho estas interações porque é óbvio que se importa muitíssimo acerca do estado em que se encontra o seu país. Apesar de eu não ser de STP, concordo com muitas das suas opiniões sobre independência porque vejo as mesmas coisas a decorrerem na minha região da Oceania. A independência nunca deveria ter sido concedida a muitos daqueles países porque não eram e ainda não estão prontos para ser independentes. Porém, como dizem os irlandeses (embora eu próprio não seja irlandês), “se eu fosse você, não iria começar a partir daqui”, sugerindo que as asneiras ocorreram no passado e será muito difícil corrigi-las agora. Ou para usar outra expressão cuja origem desconheço, não se pode des-mexer uma omeleta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top