Política

Patrice – PJ com escutas para mudar comportamentos na sociedade

No dia em que o Governo são-tomense em parceria com a cooperação portuguesa inaugurou oficialmente a Polícia Judiciária do arquipélago, o Primeiro Ministro Patrice Trovoada prometeu introduzir escutas telefónicas, para facilitar o trabalho da PJ e do Sistema de Justiça.

O sistema de escutas telefónicas, vai segundo o Chefe do Governo, ajudar na mudança de comportamentos na sociedade são-tomense. «Eu estou convencido que quando nós adquirirmos meios de escuta,controlado evidentemente pela justiça, através do Ministério Publico, a sociedade também mudará os seus comportamentos», afirmou.

Instrumento importante no processo de investigação de crimes, a escuta telefónica é um meio muito utilizado pela Polícia Judiciária do país que ajudou São Tomé e Príncipe, a criar a sua PJ, Portugal.

Nos países democráticos, onde a PJ tem liberdade para investigar tudo e todos suspeitos de prática de crimes, a escuta telefónica ajudou a desmontar redes criminosas em que altos dirigentes do Estado estiveram envolvidos.

Nas democracias as escutas telefónicas ajudam bastante a dar caça aos criminosos de colarinho branco. «É uma questão que nós vamos ter que resolver o mais rapidamente possível, quer para facilitar o trabalho do Ministério Público e também, evidentemente, da Polícia Judiciaria», reforçou Patrice Trovoada.

Nas ditaduras, as escutas telefónicas são direccionadas para seguir e controlar os cidadãos. Servem apenas para reforçar o serviço de espionagem ou de “bufaria” implementado pelo poder.

O nascimento da PJ de São Tomé e Príncipe, e a introdução das escutas telefónicas no sistema de justiça fazem parte da reforma em curso. «Essa reforma que toca todo o sector da justiça, ela pode ser mal interpretada por alguns, mas é preciso perceber que ela é uma exigência da própria sociedade, que é uma exigência também para o desenvolvimento económico de São Tomé e Príncipe», assegurou o Primeiro Ministro.

PIC-Polícia de Investigação Criminal ficou no passado. Desde Junho de 2018, que funciona como Polícia Judiciária. Uma evolução patrocinada pela cooperação portuguesa, que garantiu apoio técnico e material para a criação da PJ. «Portugal vai estar sempre ao lado de STP nos esforços necessários para levar avante os compromissos com a segurança dos cidadãos e na reforma da justiça que se afigura crucial para o desenvolvimento do país», afirmou o Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe Luís Gaspar da Silva.

PJ de São Tomé e Príncipe, nasce para combater com maior eficácia a criminalidade crescente no país.

Téla Nón

9 Comments

9 Comments

  1. Metido a Besta

    12 de Junho de 2018 at 21:23

    Nas ditaduras, as escutas telefónicas são direccionadas para seguir e controlar os cidadãos. Servem apenas para reforçar o serviço de espionagem ou de “bufaria” implementado pelo poder.

    Nas democracias as escutas telefónicas ajudam bastante a dar caça aos criminosos de colarinho branco.

    «Portugal vai estar sempre ao lado de STP nos esforços necessários para levar avante os compromissos com a segurança dos cidadãos e na reforma da justiça que se afigura crucial para o desenvolvimento do país», afirmou o Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe Luís Gaspar da Silva.

    Sr Embaixador, Eu ouvi o seu discurso 10 de Junho, e fiquei preocupado quando mencionou a reforma da justiça que se afigura crucial para o desenvolvimento do país»

    Porque ate aqui esta dita reforma nao passou de abuso de poder, usurpacao de direito civil atribuido aos Tribunal que agora sao exercida por deputados m parlamento, primeiro ministro, e governante,

    Agora, eis que vem sistema de escuta telefonica quando CTS esta terido por 51% por

    Portugueses.

    Estou muito ancioso para ver o vencedor desta peleja

  2. Zani

    13 de Junho de 2018 at 0:08

    Carrega ADI!
    Pra cima deles meu garoto!

  3. original

    13 de Junho de 2018 at 6:19

    Polícia Judiciária é bem vindo mas como Patríce não quer ninguém no seu caminho porque vê como obstáculo,vai usar este sector para alimentar todo tipo de bufaria.A CST como uma Empresa de Comunicação onde Estado tem 49%,vai usar este direito para toda barbaridade e própria Empresa vai cair em descrédito e com consequências negativas para o seu próprio funcionamento tendo em conta como esta questão de escuta foi abordada de boca cheia.Uma das formas de disfarçar a nossa gatunagem é antecipadamente chamar outro de ladrão e apontá-lo dedo.

  4. Reflexão

    13 de Junho de 2018 at 9:12

    Com a falta de liberdade de imprensa, pondo em vigor a escuta telefónica dos cidadãos com apoio de Portugal, senhor embaixador, agradecemos pela sua interferência nesta matéria que mais atrofia o direito a liberdade e a democracia, fertilizando assim o terreno para a implantação da ditadura já em curso. Obrigado senhor.

  5. EX

    13 de Junho de 2018 at 11:47

    Se essa Instituição, não for submissa como estão a tentar tornar o Tribunal, depois de PT terminar mando como Primeiro ministro, devera ser chamado a Depor porque tem muitas perguntas para responder.

  6. Paulo Jorge dos Reis

    13 de Junho de 2018 at 15:11

    Antes de tudo isto, este Governo deve dar explicações a sociedade, dos crimes barbaros que têm assolado o país, como este ultimo assassinato de um ilustre filho deste país, Dr.Jorge Santos.

    Que sua alma descanse em paz

    • Seabra

      16 de Junho de 2018 at 21:50

      ….o Jorge dos Santos ,foi víctima dos sistema ignóbil do padrinho PT e da sua MAFIA ADI. O regresso fataliste da família Trovoada em STP, fou o pior golpe de Estado dos mais prolongados no país. Os Trovoada , nunca foram e nunca serão patriotas. …são sim oportunistas, intriguistas, vigários, corruptos, larápios, pretenciosos e por cima sem razão, porque nunca foram ninguém, para além de COMPLOTISTAS pontos a tudo para atingirem os seus fins absolutos (desviar os bens do Estado sãotomense para fins pessoais, destruir STP e o seu povo). É importante sublinhar que, para que os Trovoada cheguem là onde estão ,que a situação decadente de STP se tenha piorada, a família teve o apoio dos traiçoeiros da JOTA MLSTP : GABRIEL da Costa, Pascoal Daio, Afonso Varela etc etc. São eles também responsàveis desta situação , cuja última consequência foi mais um assassinato, um crime atroz,onde ninguém ousou abordar, de render homenagem ao malogrado e de dar apoio à família. Uma única pessoa que reagiu ao meu artigo sobre o macabro sucedido, que teve coragem de se manifestar e de denunciar este acto SELVAGEM, CRUEL, foi a Hilária . Ora que hà tanta gente que se precipita para dar opiniões sem sentido nem coerência. …e por cima, sobre banalidades. Este crime Horrendo, odioso e cruel, merecia uma reação incalculável de internautas. Apresentou -se uma ocasião triste para manifestar o descontentamento da população sãotomense. Foi o contrário que aconteceu, tal igual à Máfia, fez-se um silêncio de TERROR, uma OMERTA.
      Em STP , tornou-se um pequeno Estado Mafioso, onde os cidadãos ” lambda,cruza-se na praça com os criminosos, que fazem e desfazem , como querem porque sabem que podem ceifar uma vida humana, sem serem tormentados digo, julgados.
      Estou deveras chocada com a atitude dos sãotomenses, sobre este crime odioso. Será que o Jorge dos Santos não tinha amigos, colegas, camaradas que lhe estimavam ?
      Gente, qualquer de vós, de nós, podemos ser víctimas potênciais destes criminosos, vagabundos , professionais assassinos, que merecem a pena de morte.
      Nesta desgraça, o Jorge dos Santos , teve a família (irmão, irmãs, sobrinhos e primos, a verdadeira única família dele com quem ele se entendeu sempre , que lhe amaram sempre, lhe consideraram e deram apoio até o fim….é claro, que o estado emocional das duas filhas dele, Josiane e Syndavi, não lhes permitiu de estarem presente e é compreensível, dito pelo próprio Jorge, mais ninguém contava para ele,porque ele pôs um termo à vida dele de casal hà jà mais de 8 anos). Ele partiu nestas condições , sem ter tido a ocasião de refazer à sua vida e ser feliz….destruiram -lhe toda esta chance de ser de novo um homem feliz e amado. É triste!
      ,

    • Zani

      21 de Junho de 2018 at 18:57

      VC SEABRA CALADO É UM POETA!

      PORQUE FALANDO PARECES MAIS COM ROTEIRO DE FILME DE TERROR MISTURADO COM TRAGÉDIA!
      TUAS FALAS CONTÉM MUITO ÓDIO, RANCOR, RESSENTIMENTOS E ATRASOS! Nada de construtivo!

  7. FLAVIO COSTA

    18 de Junho de 2018 at 11:04

    De que forma nao sei. Mas o Pais precisa de se organizar para sairmos deste mal que nos enferma ao longo de decadas. Sem ordem, disciplina e muito trabalho isto nunca avancara. Que os corruptos sejam colocados no seu devido lugar.
    Bem haja

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top