Política

XVII Governo Constitucional é largo e cheio de estreantes

Com Jorge Bom Jesus à cabeça, o XVII Governo Constitucional liderado pelo partido MLSTP, tem 12 ministérios, e 2 secretarias de Estado. Uma estrutura governativa considerada pesada para um país, de parcos recursos financeiros.

Elsa Pinto vice Presidente do MLSTP, está no ministério dos negócios estrangeiros, cooperação e comunidades.  Ela foi no passado ministra da Justiça e também da defesa nacional.

Osvaldo Abreu também é vice Presidente do MLSTP, e regressa ao Ministério das Obras Públicas, Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente.

Osvaldo Vaz, ex-Vice Presidente do MLSTP, actualmente membro da direcção do partido e director financeiro da campanha eleitoral de 7 de outubro no MLSTP, faz a sua estreia como Ministro do Planeamento, Finanças e Economia Azul.

Uma pasta ministerial exigente em termos de competência técnica. Osvaldo Vaz foi até hoje administrador da Empresa de Combustíveis, a ENCO, propriedade da petrolífera angolana SONANGOL. Aliás, Osvaldo Vaz, desempenhava também, até recentemente a função de administrador da Petrolífera angolana em São Tomé e Príncipe.

Óscar Sousa, Coronel do exército, é novamente ministro da defesa e ordem interna. É o decano das figuras que já exerceram o cargo de ministro da defesa e ordem interna em São Tomé e Príncipe. Esteve na tutela da defesa e ordem interna, nos primeiros 15 anos da independência nacional, e nos 27 anos de democracia pluralista, tem lá estado ciclicamente.

O Ministério da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos estreia Ivete da Graça Correia, do partido MLSTP nas lides governamentais.  Funcionária do Ministério da Justiça durante largos anos, Ivete Correia, destacou-se como Directora do Departamento de Luta contra o consumo de drogas no país.

Francisco dos Ramos, pela coligação PCD –MDFM – UDD, ocupa a pasta da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural. Chico Pardal, como é vulgarmente conhecido no país, faz a sua estreia na estrutura do governo são-tomense. É engenheiro agrónomo, foi até hoje, líder da fileira de produção da pimenta em São Tomé e Príncipe.

Wuando Castro membro da direcção do MLSTP, é jovem estreante, se destacou nos últimos anos na organização de festas, ou eventos. É o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares.

O Ministério da Educação e Ensino Superior é novo e faz estreia da professora Julieta Izidro Rodrigues. Professora de várias gerações de são-tomenses nomeadamente no Liceu Nacional, Julieta Rodrigues, ascende ao topo do sector da educação. Ela é do MLSTP.

O XVII Governo Constitucional criou um ministério novo. Juntou Turismo, Cultura e Comércio num só pote, e entregou a militante do MLSTP, Maria da Graça Lavres. É natural da ilha do Príncipe, onde reside, e não esteve presente na cerimónia de investidura nesta segunda – feira. Maria da Graça Lavres, será investida nos próximos dias, segundo o destaque feito pelo próprio Presidente da República na cerimónia desta segunda – feira.

Edgar Neves, ex-ministro da saúde foi novamente chamado para dirigir o sector. Militante do partido UDD, faz parte da coligação que tem 5 assentos no parlamento. Coordenador do projecto Saúde para Todos, o médico Edgar Neves, em colaboração com parceiros internacionais e médicos nacionais, já deu provas de competência na administração do sistema nacional de saúde.

Adlander Costa Matos, é o jovem Ministro do Trabalho, Solidariedade, Família e Formação Profissional. Jovem da cidade de Santana, distrito de Cantagalo onde o MLSTP cresceu bastante nas eleições de 7 de Outubro.

Vinicius Xavier de Pina, outro jovem do MLSTP e líder da juventude do partido, é doravante ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo.

O novo Governo tem 2 secretarias de Estado. Uma é para comunicação social, e fez Adelino Lucas, do partido MDFM agora unido com a UDD, regressar a este pelouro.

Eugénio António da Graça, militante do MDFM, partido fundido com a UDD e integrante da coligação de 5 assentos, conseguiu ganhar a pasta de Secretário de Estado do Comércio e Turismo.

Um governo largo, aparentemente pesado, e com muita juventude.

Abel Veiga

    25 comentários

25 comentários

  1. Gentino Plama

    3 de Dezembro de 2018 as 21:46

    O país espera de vós Srº ministros o melhor. Nunca esqueçam daquilo que é a vossa missão. Fechar no gabinete, e mandar fazer sem ir ao local verificar o que foi mandado fazer, era a coisa do passado.
    Á de reparar que, os governantes que vos antecederam eram os que preferiram nada do que um.
    Ao titular da pasta de planeamento Urbano, em colaboração com o detentor da pasta de obras Públicas, saibam que á agricultura foi, é e continuará a ser a fonte de receita do homem santomense.
    O propósito disso tem a ver com a ocupação descontrolado de terra com a construção, e de alguma forma deixando ainda mas pobre, os que sobrevivem da agricultura. As hortas são necessárias para alimentar os mercados, tal como cada um precisa de produtos hortícolas para confecionar; processo esse que em troca, o horticultor conseguirá arrecadar moedas que lhe permitirá atender outras necessidades.

    • MadreDeus.igreja

      4 de Dezembro de 2018 as 11:36

      Este governo deve tomar todas as roça novamente. A nossa desgraça começou nesta má medida do Miguel Trovoada e Maria das Neves.

      Veio, fome e miséria.
      Ver as grandes arquitectura ser devastado, florestas devastada. Nunca mais, são Tomé e Príncipe, vai recuperar essas florestas.

      Diga-me, o que de bom trouxe está medida?
      Desgraça, desgraça, desgraça.

      Os senhores, tomaram roças só retiraram, cercaram- na como fosse suas quintas. Não criaram emprego e nem bosta fizeram

      O melhor que o estado têm que fazer e recuperar todas está roças

      Se ti doeu, vai fazer queixa ao papá da Roma

      • Maria Silva

        5 de Dezembro de 2018 as 13:06

        Oh senhor Madre Deus, foi uma das piores coisa que fizeram, este partilhar das roças!!
        Ainda há quem aplaude os trovoadas!

    • Caminheira Peregrina

      6 de Dezembro de 2018 as 8:04

      Todo mundo fala disso e é consenso de que as roças foram mal distribuídas… Hoje em dia está espalhada em redes sociais de que a figura e corrupto por detrás disso é o Sr. Aires Bruzaca, que dava terras a todos os influentes de todas as forças políticas de forma a estar de bem com todos… Fez toda essa baboseira e hoje segue livre fazendo montes de baboseiras na USTP onde ganhou como prémio dado por adi depois de deixar o Pinto na fita como ficou… Existem demónios silenciosos que prejudicam a sociedade muito mais do que certos políticos famosos que se aproveitam desses agentes… Essas pessoas ão piores que cães, sem escrupulos sem ética, malvados e se escondem sempre por detrás de ministros instituições etc… Mas chegou o tempo de lançarmos um olhar sobre os níveis de danos que os mesmos andam a propagar na sociedade… Certamente o país ganharia muito mais que esses tipos de pessoas se eles estivessem mortos. Porque estando vivos eles são escorregadios e passam despercebidos se safando sempre de governos a governos… Temos que atacar a verdadeira causa e se possível aniquila-la, porque se vivermos a atacar os efeito e deixarmos as causas os problemas vão continuar até nunca mais… Se vc encontrar uma forma da sociedade se livrar destas pestes aqui sim vc estará fazendo algo de concreto para sairmos da desgraça que essas espécies perigosas nos submetem…

  2. Seabra

    3 de Dezembro de 2018 as 23:42

    Enfim…o povo está sendo ouvido.
    FORÇA JUVENTUDE em MARCHA.
    Viva STP
    Viva a liberdade
    Viva a DEMOCRACIA
    Viva a Liberdade de expressão.
    Finalmente estámos LIVRES !
    Somos um POVO Livre e humilde.

  3. Eloisa Cabinda

    4 de Dezembro de 2018 as 2:12

    Parabéns ao novo governo, principalmente ao seu líder. O discurso inicial em língua materna, demonstra o valor que atribuis à nossa cultura, particularmente numa altura em que o crioulo forro está em desaparecimento. Espero que pensem na possibilidade de implementação do Ensino da nossa Língua Materna no Plano Curricular de Ensino, assim como soube, por alto, que será introduzido o Mandarin. Sucessos na vossa missão que, de antemão, todos sabemos que será muito difícil, mas não impossível. Estamos prontos para ajudar no que for preciso e possível fazer para um STP melhor. Gostei da sua equipa de trabalho, particularmente pela inovação (muitos jovens e figuras que estreiam-se como Ministros). Amei a aposta na professora Julieta Rodrigues para a pasta da Educação, bem como do Adllander Matos para a pasta de trabalho e solidariedade, sem prejuízo de exaltar outras figuras escolhidas e bem enquadradas em cada pasta! A composição deste governo revela: Compromisso, Competência e Confiança! Que o lema do nosso Brasão de Armas “Unidade, Disciplina e Trabalho”, seja o vosso guião. Força aí. Estamos juntos. Que Deus vos abençoe, instruí e oriente todos os vossos trabalhos e as decisões para que correspondam as expectativas de um futuro melhor que vê-se nos olhos de todos os São-Tomenses. Um bem-haja a todos!
    Um forte abraço a partir de Shanghai-China.

  4. Cidadã

    4 de Dezembro de 2018 as 8:20

    vai dar tudo certo… seja humildes e poem o vosso potencial em exercícios, para fechar a boca do leão e destruir o veneno das serpentes… aqueles que não vos gramão não gramão essa terra…
    Juntos pela nossa pátria…
    Trilhem a letra do hino nacional…
    E cada um de vós, sejam vencedores no cargo em exercício:
    Para o progresso do país,
    e para que o capeta nunca mais conheça o trono dessa terra.

  5. Antonio Nilson

    4 de Dezembro de 2018 as 9:20

    Tenho muitas dúvidas se isso irá dar certo para a melhoria do povo Santomense, em particular, e do país em geral. Vamos dar ao tempo para ver o resultado, entretanto desejo muitos successos.

    Lembrem-se que o Patrice Trovoada irá voltar e possivelmente candidatar-se a Presidente da República (minha análise empírica).

    O vosso cumprimento se não for exemplar, ele terá um argumento muito forte para convencer o povo a votar nele.

    STP precisa de outras pessoas com boa fé e boa vontade com honestidade para governar essas duas ilhas maravilhosas. Porque razão sempre as mesmas pessoas que já estavam no poder no passado? E’ preciso trazer ideias diferentes para mudar do ritmo.

    Se toda essa gente tiver so interesses individuais e comerem dinheiro do povo, aquilo não irá dar certo.

    Não acuso a ninguém mas as experiências do passado até esta parte demonstram pouca confiança.

    O povo já está a ficar iluminado sobre a política—-já não está na moda a corrupção e enganar o povo.

    Se fizerem bem ao país e ajudarem a melhorar a vida do povo coitado e pobre, terão sucessos, mas se fizerem bandidagens, enganarem o povo, o resultado não irá dar bem.

    Finalmente, é preciso ter fé e esperança e mantendo otimismo positivo sobretudo desejar boa sorte…

    • Seabra

      4 de Dezembro de 2018 as 11:01

      Nao hà hipotise que este vagabundo mafioso regresse no poder em STP.
      Ele ainda nao deu contas dos roubos que ele fez nos BENS de STP, qie pertence a este povo que
      ele maltratou. Se ele regressar para STP ùnicamente para ter estar no PODER, é porque o povo
      é realmente um LIXO , pior do que ser escravo.
      Como voltar a cair numa armadilha, onde o interessado é sao-tomense e vive em STP, apenas quando està no Poder?
      Vive no exterior nas suas mansaos, graças ao dinheiro que ele ROUBOU (em milhoesxxxx)do povo de STP .
      Quem votarà para ele? Quem ousarà votar para este pilantra? Quem?
      Patrice Trovoada em STP, nunca mais…apenas para ser julgado junto da justiça saotomense.

      • Badis

        4 de Dezembro de 2018 as 13:39

        Patrice Trovoada não foi um chefe de governo de ocasião ou de retalhos governativos, como acontecia no pais há largos anos passados. Um líder do governo que deixa essas funções com cabeça erguida e do dever cumprido que jamais nenhum chefe do governo desde 1991 conseguiu fazer para São Tomé e Príncipe.

        • Seabra

          5 de Dezembro de 2018 as 0:26

          Ô Badis Varela Lévy Diogo Agostinho Patrice TROVOADA,
          dê a cara e seja homem ou mulher corajoso/a.
          Identifiqiece .
          Boa continuação

          • Seabra

            5 de Dezembro de 2018 as 22:05

            …eís de novo um VAGABUNDO que usurpou a minha identidade.
            Este Seabra que escreveu aí é um impostor ou uma impostora.
            Não se trata de mim…não é o meu estilo de escrever e não cometo nunca êrros de acordos.
            A pessoa tentou mas está longe de passar despercebido. …
            Abel Veiga, já começa a acumular a impostura, usurpando a minha identidade.
            Pessoa que usurpou o meu nome Seabra, você é um ( mesmo sendo homem). Pauvre type. Misérable !

    • MadreDeus.igreja

      4 de Dezembro de 2018 as 11:46

      Patrice Trovoada, voltar para onde?
      É preciso ter lata.
      Como assim, o homem voltar para candidatar para presidente da República!
      Só se povo dormir na forma.
      Este indevido fugiu de S.tome e Príncipe. Não deu posse ao novo governo, não prestou contas, levou tudo dossiês do país, o cofre de estado ficou vazio, a cima de tudo é um ditador.

      Porque havia nós Santomense foro, escolher este bosta para Presidente da República?

      Antes, esses sem vergonha de entregar-se a justiça. A certa as contas e depois o povo decide

      Por enquanto, ele que aguarde a Interpol

    • Mandelax

      4 de Dezembro de 2018 as 13:34

      “Analise empírica”… Dodo!!! Voltar para ser Presidente “sem poderes”?

  6. MIGBAI

    4 de Dezembro de 2018 as 9:32

    Reparem minha gente a cara séria com que estão todas e todos na fotografia. Basta entrar no governo pata mudarem o semblante que tanto tempo esteve escondido das gentes de stp. Pois acreditem que não passo cheques em branco a nenhum governo e como tal vou entrar de novo em acção criticando construtivamente estes de agora. Para já a merda é a mesma só mudaram as moscas.

    • SEABRA

      4 de Dezembro de 2018 as 13:17

      MIGBAI (tao corajoso este impostor que inventou uma falsa identidade), a sua critica vai continuando ser NULA e sobretudo ” DESTRUITIVA” é o seu papel, é o que lhe dà gosto na vida, devido a sua ENORME frustraçao.
      Vamos lhe NUTRINDO com o seu prato predileto “AS FEZES” do sistema social e politico. Fique TRANQUILO!

    • Antonio Silva

      4 de Dezembro de 2018 as 13:43

      De acordo contigo MIGBAI!
      A propósito! Alguém aqui sabe dizer em qual pasta ministerial o lambe botas do Seabra pegou?
      Kkkkkkk!

      • Seabra

        5 de Dezembro de 2018 as 22:12

        ….estou à sua espera. Estou na esfera da justiça e o meu irmão na medecina. Você não escapará. Sabemos quem você é e estámos de olho, Homem valente.

        • Antonio Silva

          6 de Dezembro de 2018 as 11:37

          És um grnde fanfarrão e mentiroso. Dizias que andavas entre NY e Paris, mas hoje vives mesmo das migalhas do teu eterno partidozeco! Vais mamar muito ou pouco? És o tipo de santomense de que São Tomé e Principe não merece!

          • Seabra

            6 de Dezembro de 2018 as 21:37

            António Silva , não creio que devo-lhe uma palavrinha. Morou ?
            Há fdp sem c…ões no devido lugar que têm usurpado o meu nome e divagam fake news…não fazem peso.
            A.S. você faz parte destes fdp. Agora faça o que quer. Ouse….

  7. MadreDeus.igreja

    4 de Dezembro de 2018 as 11:54

    Vai MIGBAI
    Peça ao teu dono que regressa ao país

    O fugitivo PT, que trás também os sacos de milhões que ele roubou

    Agora MIGBAI, já não tem botas para lamber

    Viva a liberdade, o povo já pode falar e expressar
    Ditadura só nos francófonos.
    Somos de expressão Portuguesa

  8. Amar o o que é nosso

    4 de Dezembro de 2018 as 15:30

    Boa tarde senhoras ministras e senhores ministros. Podem declarar os vossos bens!!!! Desejo um ótimo mandato a todos. Esperamos honestidade, transparência muito trabalho e zelo.

  9. Amar o o que é nosso

    4 de Dezembro de 2018 as 19:39

    É uma pena que não façam parte o Dr Arlindo Carvalho e o Carlos Neves. Pessoas idóneas que deviam estar ao lado do Jorge Bom Jesus. Três grandes homens que deviam equilibrar este governo.

  10. S.tomense

    5 de Dezembro de 2018 as 2:48

    Bonne soirée pour cette gouvernement de stp .Vous avez une grande responsabilité avec ex primaire ministre patricio trvoada. Vous ne oublié pas de mettre sur trebunal pour tut les choses qu’ils a fait les population merci

  11. Seabra

    6 de Dezembro de 2018 as 22:17

    S.Tomense, é difícil de compreender a sua mensagem. Será que escreveu em françês para facilitar a compreensão da mensagem ao PT?
    O conteúdo em français daria no seguinte:
    ” bon soir à ce nouveau gouvernement saintomien. Vous avez une grande responsabilité concernant l’ex.premier ministre ( mas a ideia é incompleta, resta saber de que responsabilidade se trata concretamente ), Patrice TROVOADA.
    Il est important de faire comparaître Patrice TROVOADA devant la justice, pour tout ce qu’il a commis, pour tout ce qu’il a fait subir au peuple”.
    O conteúdo parece-nos incoerente, embora entende-se à sua mensagem.
    Painelistas, escrevam na língua que dominam, por favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo