Política

Convulsão na ADI : Congresso adiado para 25 de Maio em clima de tensão e pancadaria

Relatos de testemunhas, que chegaram a redacção do Téla Nón, indicam que o anfiteatro do Cinema Marcelo da Veiga foi ao final da tarde de quinta feira palco de tensão e de cenas de pancadaria entre os militantes do maior partido da oposição a ADI.

Dividido entre os militantes que apoiam o candidato Agostinho Fernandes, e os que desejam a continuidade do Presidente auto-suspenso e ausente do país, ADI reuniu-se em conselho nacional.

Uma reunião que visava adiar o congresso marcado para 30 de Março. José Diogo Presidente da Comissão que gere o partido, falou a imprensa, para anunciar que o congresso foi adiado para o dia de África, ou seja, 25 de Maio.

José Diogo que nos últimos dias pôs a circular um comunicado da comissão de gestão da Adi anunciando o adiamento do congresso marcado para 30 de Março acabou sendo desautorizado por outros membros da comissão de gestão.

Watson Almeida líder da juventude da ADI, garantiu ao país que o congresso seria realizado mesmo no dia 30 de Março, tendo em conta que os Estatutos do partido não permitem o adiamento da Reunião Magna.

A tensão interna na ADI, gerou segundo testemunhas, cenas de pancadaria no conselho nacional de quinta – feira. Mas no final, a vontade da ala que defende o Presidente auto suspenso e ausente do país, acabou por vingar.

O congresso só será realizado no dia de África. Talvez até lá, 25 de Maio,  o Presidente auto suspenso e ausente regressará a São Tomé, para fazer política.

Abel Veiga

    24 comentários

24 comentários

  1. Rapaz de reboque

    28 de Março de 2019 as 22:04

    Uma vergonha

  2. Púmbú

    29 de Março de 2019 as 2:30

    O Patrice não brinca. Ele voltará brevemente para meter ordem neste partido e mostrar quem é o “galo no poleiro”.

    • arroz podre

      29 de Março de 2019 as 9:46

      O Patrice que venha ao País. A cadeia está a espera dele o medroso. O Patrice só faz mal ao País (membros do ADI,MLSTP, PCD, UDD, MDFM, polícias, FARSTP. Eu apoio o Agostinho Fernandes, com ele haverá a união dentro do partido e a população de São Tomé e Príncipe em geral.Agostinho não tem boca suja.
      Vás Ganhar no dia 25 de Maio.

    • Seabra

      29 de Março de 2019 as 10:47

      Votre Patrice Trovoada est un COQ sans COUILLES…sem c….oes!

    • Eu sou a mensagem

      29 de Março de 2019 as 11:26

      O Patrice já perdeu força e credibilidade. Ele devia ter vergonha no que fez.

  3. Sotavento

    29 de Março de 2019 as 6:10

    No ADI há mais politiqueiros que politicos😎

  4. Rodrigo Cassandra

    29 de Março de 2019 as 8:36

    Espero que a cena não volta a repetir foi assim a uns anos que o ADI se partiu em dois com o surgimento da UDD, foi exatamente no periodo pós realização e durante a realização do Congresso espero que desta vez os animos possam se acalmar e o partido não sair mas uma vez dividido.
    Ora vejamos o surgimento da UDD sem margens para duvidas fragilizou grosso modo o ADI pese embora vozes que naturalmente não aceitam essa teoria mas temos que estar todos de acordo que se os verdadeiros fundadores e os antigos membros do ADI continuassem nas fileiras do Partido estou certo que hoje o ADI seria mas forte e de certeza estaria a governar.
    Conheço muitos fundadores e antigos derigentes que querem voltar mas querem um ADI mas aberto mas critico mas democrático e sobretudo mas pluralista e transparente.
    Aquele abraço
    Rodrigo Cardoso Cassandra

  5. MIGBAI

    29 de Março de 2019 as 8:48

    Que palhaçada entre palermas palhaços.
    E assim vai a política nestas ilhas.
    Congresso adiado para o dia de África 25 de Maio.
    Só uma observação, porque teimam estes e outros palhaços em considerar STP como país africano quando o país nada tem de ligação ao continente africano. Somos ilhas insulares atlânticas colonizadas por negros e nada mais.

    • MIGBAI

      29 de Março de 2019 as 14:41

      Um reparo ao meu anterior comentário.
      O que eu queria dizer era” Somos ilhas insulares atlânticas descobertas pelos portugueses e infelizmente colonizadas por palermas negros e nada mais”.
      Quem não gosta da verdade que ponha na borda do prato e cara alegre.

      • Folha fede

        29 de Março de 2019 as 22:03

        Porquê que teima em dizer as verdade quanto nos termos sempre os olhos fechados?

  6. stop

    29 de Março de 2019 as 9:07

    Vergonha! Vergonha! Vergonha!
    É triste, como as pessoas perdem a dignidade e se tornam desprezíveis, ao ponto de aceitarem a condição escrava e receber esbofeteamentos das mãos de um tirano e déspota como o PT, tudo isto a troco de dinheiro.
    É espantoso como apesar de todas as evidências das suas intenções Gorgulhanas contra este país, o PT ainda continua manobrando e minando os círculos políticos deste país, dividindo os santomenses para reinar…

    Que Deus livre o povo santomense desta Peste e Maldição!!!

    • Seabra

      30 de Março de 2019 as 17:36

      Patrice Trovoada, este fdp está à procura de um fim desgraçado pensando que assim deixará a sua péssima reputação na história de STP.
      Patrice Trovoada, c’est peine perdue, você nasceu PT ninguém e vai morrer PT BOSTA, mais conhecido por ditador, corrupto, mentiroso, intriguista, criminoso, larápio, vigarista….adjetivos que dá e sobra.

  7. Marito Madre Deus

    29 de Março de 2019 as 9:39

    Que briguem entre voces do ADI, que partam nariz um ao outro mas nao perturbem a governação. Quem sabe se esta nao é uma nova manobra dilatoria para distrair a governação e querer fazer com que mais uma vez o pais fique parado e privado do seu desejo de desenvolver? Cuidado que ADI nao brinca em serviço.
    Bom, por por outro lado o congresso ao ser adiado para 25 de Maio significa dizer que a ala de Lavy Nazaré e de Agostinho Fernandes foi derrotada. O Levy terá que vir novamente ao publico, ele proprio, contar a verdadeira história deste estória, justificar para poder sair por cima, senão ele estará a assinar por baixo que o Patrice virá e voltará a ser o líder unico do partido.

    • Seabra

      30 de Março de 2019 as 17:43

      Se o Patrice Trovoada regressar à STP será aqui a sua última morada. …ele sabe muito bem o que fez em STP e a desgraça que ele deixou ( cofres vazios, abuso de poder, crimes cometidos etc etc.). Desta vez, Patrice Trovoada não escapará à justiça sãotomense.

  8. Vanplega

    29 de Março de 2019 as 10:18

    O ADI, demonstra o partido que é. Quem não se lembra do Levy Nazaré, tirar arma na casa do povo.
    Lembram – se

    Que se matam uns a outros. Assim que Pinta Cabra, pisar o solo Santomenses, deve ir preso imediatamente.
    Olhe, temos problemas com notas de 200 mil dobras.

    Alguém vai me explicar porquê está guerra no ADI?

    Vamos justiça, preendam esses corruptos, ladrões de coisa pública

    Esses senhores arrumados em políticos de cabeça vazia, deviam ir plantar bananeiras
    Venhem aqui no mato de Batepa, temos muita coisa para fazerem
    Quebrar pedra também

    • WXYZ

      30 de Março de 2019 as 8:52

      Nao existem notas de 200 mil dobras. Ee nota de 200 dobras.

    • Vanplega

      30 de Março de 2019 as 19:25

      Ok, não existe
      Está certo, mais Pinta Cabra e seus capangas sabem aonde parar essas notas de 200 dobras

  9. Rapaz de reboque

    29 de Março de 2019 as 10:37

    Que exemplo estao a dar ao povo se próprio os que lutam pelo poder e que ja la estiveram fazem senas destas, como é que o povo de ser disciplinados e bem educados . Teham vergonha meus senhores nao é com violencia e falta de educação que se governa um país

  10. Alligator

    29 de Março de 2019 as 10:58

    Quer queiram quer não, o Patrice Trovoada e sim, o maior politico Santomense dos ultimos tempos, pelo menos e o mais estratega. Ganha-vos a todos por mil a zero!kkkkkkkkkkkkkk. Desculpem mais esta eu não podia deixar de dar umas boas gargalhadas.kkkkkkkkkkkk1

    • Seabra

      30 de Março de 2019 as 17:49

      Alligator, o que você entende por “bom estratega” ? Queira nos explicar dando-nos exemplos concretos do que faz do Patrice Trovoada, este BOM ESTRATEGA, que parece lhe impressionar tanto.

  11. Seabra

    29 de Março de 2019 as 11:02

    Extraordinàrio. Era isso que jà estàvamos à espera pois que é sabido que o Patrice Trovoada para o PODER fàcil està em primeiro lugar…como diz provérbio “o peixe apanhasse pelo rabo”, é là que vamos poder meter as maos neste VAGABUNDO ditador corrupto do Patrice Trovoada, para nos responder junto da justiça dos desvios e dos ESVAZIOS feitos nos cofres do Estado de STP, do seu regime TOTALITARIO, da sua perseguiçao à certas pessoas, dos seus crimes comanditados e responder sobre aqueles que foram cometidos durante o seu REINO (ex.o selvaem crime do assassinato do economista saotomense Jorge Santos). Ficarà em STP até o fim do seu julgamento e da sua prisao…desta vez, nao vamos deixà-lo escapar. Eeste homem tem uma enorme dívida para com o povo e o país STP.
    Desta vez, nao vai Safar!

  12. Vanplega

    29 de Março de 2019 as 15:46

    Mais que vamos apanhar esse peixe pelo rabp vamos sim.

    Mais o maior problema do ADI e, formenta está confusão no partido.

    Temos o maior ladrão do país, Pinta Cabra

    Segundo, estão todos no Palácio do povo.

    Não é lá que o Pau Mandado deu guarita a todos esses senhores do ADI

    O problema maior do ADI, está no Palácio cor de Rosa.

    Venhem plantar bananeiras

  13. Renato Cardodo

    30 de Março de 2019 as 19:31

    Mas ainda há dúvida que o dono de analfabetos,desviados e incapazes é o pinta cabra?
    Sejamos sérios em falar de alas e contra alas.Enquanto no poder tudo em harmonia e fora do poder desgraçados e a pretender salvar o País.
    Vão dar banho ao cão!

  14. Ralph

    1 de Abril de 2019 as 5:42

    É sempre difícil gerir as consequências de se ter recentemente perdido uma eleição. Logo após ser despedido do poder de governo, é sempre mais fácil discutir em vez de decidir o rumo que se vai seguir nos anos que vêm. Eles ainda estão a lamber as suas feridas, para usar uma expressão inglesa. Tem-se de esperar alguns anos depois das eleições para que uma oposição resolva as suas diferenças e decida o que realmente fazer e pelo quê realmente está a favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo