Política

Patrice Trovoada constituído arguido no caso dos 30 milhões de dólares

Uma nota do Ministério Público, e assinada pelo Procurador Geral da República Kelve Carvalho, anuncia que o ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada é arguido nos autos de Instrução preparatória número 1633. «São arguidos Patrice Emery Trovoada e Américo Ramos relativo ao empréstimo contraído em nome do Estado são-tomense», diz a nota do Procurador Geral da República.

A nota em causa do Procurador Geral da República foi enviada ao Governador do Banco Central no passado dia 29 de Março. O Procurador Geral Kelve Carvalho, solicita ao Banco Central, o envio com carácter de urgência, do « extracto da conta bancária do Banco Central, na Caixa Geral de Depósitos entre os anos de 2015 e 2017».

O acordo de crédito de 30 milhões de dólares, que o ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada, mandou o ex-ministro das finanças Américo Ramos assinar com “China International Fund”impõe que o valor fosse depositado na conta número 9520-599713-973 – SWIFT: CGDIPTL da Caixa Geral de Depósitos de Portugal e pertencente ao Banco Central de São Tomé e Príncipe.

A nota do Procurador Geral da República Kelve Carvalho, que anuncia Patrice Trovoada e Américo Ramos como arguidos no caso dos 30 milhões de dólares,  tornou-se viral nas redes sociais.

Abel Veiga

19 Comments

19 Comments

  1. Armindo Assuncao

    4 de Abril de 2019 at 21:48

    Corrupção o cancro da nossa sociedade.
    Não deixa fugir ninguém

  2. Vanplega

    4 de Abril de 2019 at 21:50

    Pinta Cabra, a justiça vai chegar e entrar em tua casa.

    Vais beber champanhe, vestido de bata muçulmana muçulmano na cadeia.

    E as viajem é, sai da cadeia central para praça 1 de Maio, cuidar do jardim

    O povo de maioria ADI, mais não deu-lhes direito de nos roubar

    A Polícia Judiciária, deve pedir a extradição do Pinta Cabra

  3. Lei pa

    4 de Abril de 2019 at 22:38

    Esse sim quero ver PRESO, bandido, ladrão, malvado. Mal empregado que eu votei para ti em 2014. Larápio, vieste para dividir esse POVO, és uma PRAGA, ladrão…ladrão…ladrão. Pinta CABRA. Eu detesto esse verme, enganou-me!

  4. Operação Foguetão

    4 de Abril de 2019 at 22:42

    Falta outro la do Príncipe. Esta operação deve ser extensiva a todo território nacional, incluindo Ilhéus das rolas, cabras e dos dos ladrões.

    • Windows 11

      4 de Abril de 2019 at 23:35

      Esta é a democracia que tanto reclamavam queimando carros?
      Esta aberta a caça aos dirigentes do ADI.
      Essa ação coordena pelo governo do MLSTP tem como objectivo aniquilar o ADI muito triste voltamos como no tempo do partido unico prisões arbitrárias estamos pior que Venezuela.

    • Bisneto de Soba

      5 de Abril de 2019 at 7:43

      Deixa de ser pacóvio Sr windows 11
      Deixa de ser lambe.bota
      Temos que meter o BEM de STP em primeiro lugar.
      Achas que 47milhoes de dólares que foi para destino incerto é pouco?
      Sendo foi como Santomense aceitaria pagar o tal dinheiro de forma indireta sem ter sido usufruído do mesmo?

      Conselho

      Deixa de cor partidária e amiguismo vamos amar mais STP (nosso País)

    • Windows 11

      5 de Abril de 2019 at 20:26

      Bisneto primeiramente eu não lhe admito insultos só porque não estou a participar ou compactuar na sua caçada a dirigentes da ADI.
      Segundo eu não tenho cor partidaria e nunca votei nem penso votar vocês querem transformar S tome em que? Na República das banana em uma terra sem lei como queimaram carros? Qual pais da Europa ou civilizado o senhor viu isto? So no tempo do partido unico ou Venezuela esta a ser violada a constituição e a lei por parte deste governo do MLSTP e um bom Santomense não pode aceitar esta atrocidade.
      Que justiça? queres enganar quem? Eu não bebo vinho ussua tabem justiça sim mas cumprindo lei e para todos sem excepção.

  5. Boa Gente

    4 de Abril de 2019 at 23:07

    A polícia judiciária deve cumprir com as normas. Mandam a interpol prender o Patrice e enviar para São Tomé para ser julgado.Só assim o terror da corrupção poderá acabar no nosso País.

  6. WXYZ

    4 de Abril de 2019 at 23:26

    O homem foi gabones minha gente. Sera que terra dele vai lhe deixar ser preso ca em Santome?

    • Rapaz de reboque

      6 de Abril de 2019 at 18:18

      Nao percebo diz que o homem foi gabones, depois diz sera que a terra dele vai lhe deixar ser preso ca em São Tomé, em que ficamos o homem é gabones ou não?

    • Vedé

      8 de Abril de 2019 at 13:22

      Agora ele é gabonês? Ele é Santomense, quando concorreu para as eleições presidenciais ele foi santomense de nacionalidade. Além disso a interpol é polícia internacional. Se ele não fez mal o porquê de não colaborar com a justiça? Todos os governantes de outros partidos que tiveram algum caso com a justiça manteram em STP e alguns ofereceram a ir a justiça mesmo sem levantamento da imunidade. Ele que venha colaborar.

  7. Rapaz de reboque

    5 de Abril de 2019 at 9:08

    Assim é que deve ser todos que roubaram prestar contas a justiça , mas nao deviam ser só estes deviam investigar todos que passaram pelos governos anteriores, ainda iam a tempovde desmascarar muitos que roubaram e estam ricos a custa do povo, se conseguirem trazer o Pinta Cabra vai ser uma grande vitória força a nossa justiça

  8. salmaçar 2

    5 de Abril de 2019 at 9:12

    Não poderia ter melhor notícia hoje.
    Pois, depois de vários anos, sem sinal nenhum, parece-me que o meu Pais ( São Tomé) está a tomar o sentido de que a corrupção subestima e subestimou o desenvolvimento do meu e nosso belo País. Quero e espero que a PJ tenha todos os meios necessários para combater o roubo e a corrupção em São Tomé. Neste sentido, espero que a polícia Judiciaria e o Governo consiga recuperar os 30.000.000. de dólares do empréstimo concedido à São Tomé e os 17.000.000 de dólares do fundo de kwate, portanto são 47 milhoes de dólares que nos ajudaria a melhora a vida de santomense e da nossa cidade.
    Viva São Tomé, Viva o povo de São tomé.

  9. jordão fernandes

    5 de Abril de 2019 at 15:10

    E Onde para a investigação sobre o Banco do Equador com os Delfins Neves e companhia limitada que arruinaram o Banco. Senhor Procurador, porque é que não aproveita para investigar o Banco do Equador e os envelopes do tribunal sobre Rosema.
    Eu quero que todos estes casos sejam esclarecidos.
    Os meus parentes até hoje não puderam receber os seus suores que foram depositados no Banco do Equador porque os chefões de MLSTP e PCD comeram tudo e levaram o Banco a falência.
    Investiguem tudo já agora
    Bem haja STP
    JF

    • TonyexMk

      5 de Abril de 2019 at 18:00

      Claro não interessa… concordo que todos têm que pagar pelo que fizeram, mas não vamos ser meninos de igreja, 43 anos e estamos assim, existe muita gente para agarrar

    • Vanplega

      7 de Abril de 2019 at 10:55

      Pergunta isto ao procurador geral da República.

  10. Pascoalinha Ferrao

    5 de Abril de 2019 at 18:56

    O timing nao Podia ser melhor. Numa Altura em que a popularidade da Nova Maioria bateu no fundo com a palha ada da ministry do turismo;
    Numa alutura que o OGE e final ente aprovado Pêla Assembleia, esta do o ano no seu mes quarto, ou seja mais 25% do timing da execucao do referido OGE, ja foi consumido sem que o mesmo tenha s
    ido Presidencia para promulgacao;
    Numa Altura em que a Presidencia se blindou com experts como ex-Ministro das Financas para mastigar impiedosamente as possiveis gralhas que o OGE eventual ente possa counter (tando, em forma, como em conteudo bem como em inconsistencies em meterias de numeros;
    Numa Altura em que o OGE apresentados, nao nostrou-se convince te para larva Maioria da populacao, pe ando pelos mesmo vicios do passado,
    A NOVA MAIORIA nao restou outro caminho mais camufulado para fragilizar a Presidencia, senao enveredar por esta estrategia de baixo nivel, com objective de retirar toda capacidade analitica em material OGE a Pesidencia. E como Tabela, pro avelmente nem vao mandar o OGE a Presidencia (arrogantemente). Ou Manda-lo-ao, seguido do ultimato “ASSINA SO” como resultado da decapitacao actual da Presidencia. A Presidencia esta DECAPITADA, e bom que se diva.
    E qualquer passo em contramao sera justificado nao por justa causa, mas sim por vinganca pelo quadro judicial actual.
    Por outro lado, uma recusa da Presidencia em Promulgar o OGE com todas falhas possiveis Poderia conduzir o’u as eleicoes antecipadas o’u a destituicao do President a pedido da Assembleia.
    Ora, nao tendo a NOVA MAIORIA apresentados nenhum resultado convincente nestes Cinco meses de Poder, addicionado ao burracao recent da ministra do turismo, uma eleicao antecipada neste moment seria catastrofico para a NOVA.
    Dai que, estes ultimos factors politicos sob a capa de Judiciais, pelo seu timing revelam-se apenas um pe em falso no combate genuino a corrupcao, mas sim apenas como uma forma de aumentar a popularidade da NOVA, ante uma Hipotetic eleicao antecipada bem como para suplantar a baixa de popularidade da NOVA ante ausencia de solucoes convincentes ate agora. GOLPE DE MESTRE no ddsvio das atencoes ante fraquissimos resultado apresentados ate agora e que se progonostica-se para piores nos proximos tempos. O tempo sempre foi o melhor justi ceiro.

    • Vanplega

      6 de Abril de 2019 at 4:33

      Aqui não golpe nenhum. Vocês comem dinheiro do povo abusivamente, torna esse povo numa miséria incompreensível na hora da justiça vêem com blá blá blá blá blá.

      Boca come, ocu paga

      Quanto a OGE, é só fazer ver o presidente, p que passou com o governo do ADI.

      Quanto tempo levou ele a fazer assinatura!

      Quanto a você, Pascoalinha, escreve o português, não mistura com escrita francesa. Viveste muito tempo daquele lados eeee

      Pinta cabra de raios

  11. maria chora muito

    7 de Abril de 2019 at 13:23

    A questão é muito simples. Deve se enviar uma carta rotatória para a PJ Portuguesa para bloquear todas as contas bancárias do Patrice Trovoada e proceder o arresto da sua residencia de luxo em Cascais. Nem Patrice, nem o Americo e o Vila Nova ganharam euromilhoes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top