Política

Bom Jesus renovou o compromisso de combater a corrupção em STP

No dialogo político com a União Europeia, esta terça feira no seu gabinete de trabalho, o Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus, garantiu aos diplomatas da União Europeia, nomeadamente ao embaixador Helmut Kulitz, que a corrupção é o maior entrave ao desenvolvimento de São Tomé e Príncipe.

O Chefe do Governo, prometeu à União Europeia que o seu Governo, vai continuar a combater o saque dos fundos públicos, que promove o enriquecimento ilícito de alguns, e condena a maioria do povo a pobreza extrema. «O Governo tem-se engajado num firme combate a corrupção que na nossa perspectiva pode ser um dos maiores, se não mesmo, o maior entrave ao nosso desenvolvimento», afirmou Jorge Bom Jesus.

Os fundos do Estado e os fundos que os parceiros internacionais, como a União Europeia, colocam a disposição do povo de São Tomé e Príncipe, não deverão ser delapidados. «Que não restem dúvidas a ninguém. Sem um firme combate a este fenómeno estaremos a tornar inviável todo o esforço do país e dos nossos parceiros para garantir o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, hipotecando irremediavelmente os nossos sonhos de um país prospero e desenvolvimento», reforçou o Primeiro Ministro.

Jorge Bom Jesus, explicou a União Europeia que o seu governo nasceu num momento político, económico e financeiro muito difícil.

A nível económico e financeiro, assegurou a implementação de medidas corajosas, para reverter a situação. A corrupção tem que ser estancada. «Colocando o combate a corrupção no centro das nossas preocupações», frisou. .

A situação política actual foi definida pelo Chefe do Governo como estável. Segundo Jorge Bom Jesus, as recentes declarações públicas entre ele e o Presidente da República, não resultaram em quaisquer situações de crise política.

Com o combate a corrupção como bandeira do seu governo, Jorge Bom Jesus, disse a União Europeia, que «os recentes casos de justiça, que abalaram de certo modo o país serão tratados ao nível adequado. Este é o tempo da justiça fazer o seu caminho, uma vez que dispõe de instituições vocacionadas para investigar, para acusar, para condenar e para recorrer», sublinhou.

Sendo São Tomé e Príncipe, Estado de Direito Democrático, o Primeiro Ministro, precisou que não é desejável que «haja na justiça imiscuições externas», pontuou.

Abel Veiga

    18 comentários

18 comentários

  1. Eddy

    7 de Maio de 2019 as 17:50

    Avante nao tenths media.

    • MIGBAI

      8 de Maio de 2019 as 14:58

      pinto da costa com o mlstp comprometeu-se aquando da triste independência que passaríamos a ter uma uma vida melhor, prospera e cheia de alegria. O que ele fez foi dar-nos uma ditadura comunista e destruiu STP.
      Este jbj, outra vez do mlstp, renovou o compromisso de combater a corrupção e o que é que estamos a ter minha gente? Corrupção, compadrio, ingerência na Justiça, miséria de regresso. .
      É isto que nos queremos???
      Este MLSTP já mostrou o que é no panorama político em STP, porquê continuar com estes gatunos no poder.
      Está na hora de se começar a renovar e implementar uma nova “Frente” para que se lute pela dignidade da pessoa humana e por STP num quadro político completamente diferente do actual.
      Viva a Frente.

  2. Abaixo a corrupção

    7 de Maio de 2019 as 18:49

    Estou a favor, avança sem medo. Eu não tenho partido…

  3. Vanplega

    7 de Maio de 2019 as 19:32

    Segue o caminho, mais com muita atenção.
    Fazer as coisas como deve ser

    Punda moco: suba cu monha Danion, Alexandre, pou te cetu

  4. Nuno Miguel De Menezes

    7 de Maio de 2019 as 20:17

    Existe tambem o desenvolvimento de um Pais na corrupcao tambem,,,o problema ao aplicar esquecem sempre desenvolver o seu Pais.
    Existe Paises ao aplicar a corrupcao estao a aplicar para o desenvolvimento do seu Pais e mais tarde se torna um estimulo na concorrencia.
    Existe a corrupcao roubamos e escondemos o dinheiro la fora,e la fora a minha familia abre um negocio e toma conta do dinheiro e do negocio.
    E depois o Pais em causa necessita de muita infraestrutura.
    Honestamente, Sao Tome and Principe necessita de uma psicologia como fazer dinheiro e ao fazer dinheiro necessitam construir insfraestruturas.
    Temos que dar ao mundo conhecer que assim existimos uma mao de obra barata.

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido

  5. Separação de poderes violada

    7 de Maio de 2019 as 22:44

    Ele ja conseguiu dinheiro para orçamento do estado é que em breve estaremos no mês de julho e vai faltar dinheiro para bolseiros hospital etc etc.
    A corrupção é para ser combatido mas falta prender corruptos do teu partido.

  6. Pascoal Carvalho

    7 de Maio de 2019 as 23:21

    A corrupção, é um mal geral e enraizado no seio social. Não limita apenas em desvios de fundos públicos.

  7. Santomense

    8 de Maio de 2019 as 1:07

    Muinto obrigado Jorge zesus merci que deux te protège et te donne beaucoup beaucoup ton de vie .

  8. STP Terra linda e gente boa

    8 de Maio de 2019 as 7:03

    Vamos em frente JBJ. Faça o que está nas suas mãos para o fazer. O povo quer mesmo estas medidas. E da próxima vez fique já o aviso para que não se repita os futuros governantes. O povo vive na miséria em consequência dos atos desastrosos desses corruptos.
    Um bem haja a todos.
    Que Deus abençoe STP.

  9. zequentxe

    8 de Maio de 2019 as 7:27

    Finalmente o momento da viragem.
    Põe todos na cadeia.

    Parabéns PM. Desde já faça o favor de se rodear de bons assessores, se não poderão leva-lo ao fundo do mar.

  10. mario mendes

    8 de Maio de 2019 as 8:01

    se for para combater a corrupção dentro de MLSTP também estou de acordo…..Todavia sempre que o primeiro ministro fala de casos de corrupção na comunicação social fico com a impressão que fala de pessoas de outros partidos e não do seu…..pelo menos é o que deixa entender…..

  11. Manuel Cardoso

    8 de Maio de 2019 as 13:04

    Força Bom Jesus
    Dê já ordens superiores para prender a equipa de PCD e MLSTP (Delfim e Pinto) sobre a falência do Banco do Equador, onde mamaram toda a massa e não estão a pagar.
    Dê ordens superiores para prender o Delfim sobre o dinheiro posto a disposição do país por Brasil que se converteu em STP Traiding trazendo produtos ultrapassados e podres para a população;
    Dê já ordens superiores para prender Posser e companhia limitada, sobre a venda de combustível do barco que prenderam e que até hoje ninguém sabe onde para o dinheiro e o Estado santomense é que vai ter que pagar;
    Dê ordens superiores para prender Diogo da ENAPORT sobre os 70 mil euros roubados na ENAPORT;
    Etc. Etc.
    O senhor está a tapar o sol com a pineira e jogar barro nos olhos do povo. Se for na realidade a luta contra a corrupção, tem todo o meu apoio. Se for uma cabala politica como tem-se verificado, o senhor está a perder o tempo, pois o resultado será zero.
    Já passaram 5 meses e o povo continua na miséria, nem um só emprego para jovens, a situação económica está cada vez mais complicada.
    A ver vamos
    Bem haja STP

  12. F.R.J

    8 de Maio de 2019 as 15:39

    Concordo plenamente com o combate a corrupção, mas atenção, façamos as coisas bem feitas, os procedimentos legais devem pautar sempre. Não concordo que o Governo interfira direta ou indiretamente na Justiça. Alhas o Tribunal é constituído como um órgão de soberania independente.

    Outrossim, estamos a esquecer que dentro do Governo também já ouve casos no passado de corrupção, então fica um pouco inquietante quando se ouve falar de combate a corrupção quando sabemos que existe Ministros atuais que no passado contribuíram para a corrupção. É preciso fazermos muita atenção a isso, ou então, fazermos como o Presidente João Lourenço, que começou o combate a corrupção primeiramente dentro do seu partido.

  13. SEABRA

    9 de Maio de 2019 as 11:20

    ADELANTE JBJ. Nao vai ser fàcil de pôr STP em ORDEM apos tantos mandatos de INFORTUNO e de CAMBALACHO, Corrupçao ….de todos aqueles que passarao anos no PODER, embora o PIOR de todos foi Incontestàvelemente o partido da maioria absoluta ADI- Patrice Trovoada.
    Muito curioso é que ninguém protestou durante o seu mandato, hoje , em apenas alguns dias do novo governo JBJ jà havia protestos de Mà Fé! REFLITAM….

  14. Pancha

    10 de Maio de 2019 as 11:45

    Valores morais devem ser ensinados.Quem cresce na marginalidade se acostuma com ela e nela vê a única chance de sobrevivência.
    Vá em frente c este grande câncer da corrupção. Parta todos os ovos podres e nunca perca o foco.
    Cuidado com os que lhe rodeiam, bandidos antigos e com muito calo!. Deus consigo e no comando de tudo.

  15. olhos abertos

    10 de Maio de 2019 as 12:00

    hahaha vai combater a corrupção a começar no seu partido e depois nos outros!
    faça isso e pode ser que daqui a 40 anos começe realmente a fazer algo para as populações porque até ver com 6 meses de mandato só vi foi perseguições politicas e difamações…trabalhe maze boca de charroco

  16. Ralph

    13 de Maio de 2019 as 7:15

    Gosto muito das ações deste homem, vindo ao público fazer estas denunciações. Como diz o primeiro-ministro, a corrupção serve para enriquecer alguns numa posição de privilêgio ao custo de muita gente sem as mesmas oportunidades, assim enfraquecendo a economia e desencorajando esforços de se ir para a frente. Também reduz a atratividade de um país como destino de investimento estrangeiro quando se sabe que existe tanta corrupção. Porém, ele tem de continuar a reforçar as suas afirmações com ação deliberada e óbvia, fortalecendo todas as instituições que fazem cumprir a lei, da polícia aos tribunais, fazendo com que os culpados sejam punidos severamente pelos seus crimes. Sem ação, todos os seus discursos não vão significar muito.

  17. Metido a Besta

    16 de Maio de 2019 as 6:26

    Nao ha duvida que existe corrupção e abuso de poder em Sao Tome porque so assim explica que os 4 paletes de vinho que enviei a Sao Tome foi vendido por senhor Adalberto Luiz ja la 18 meses e ate aqui este senhor nao acertou a conta com o meu irmao.

    Bandido de director de CECAQ 11 , como um director financeiro apoderar de bens que nao lhe pertence vender e nao faz conta com a pessoa responsável de bens,

    A trez meses fez a conta dwe informou o mru irmao que nao havia dinheiro mas tambem ja nao tinha mercadoria e afirmou que esta a espera de dinheiro e pagamento Alema de cacau e depois pagaria.

    Alemanha pagou cacau mas este bandido continua a brincar com meu trabalho.

    Senhor director bandido tu nao continuas a brincar com trabalho das pessoas honesta

    Se pensas que tens rei na barriga encana te olha que aqui se faz e aqui se paga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo