Num comunicado que enviou a redacção do Téla Nón a representação das Nações Unidas no país, assume a paternidade da ajuda humanitária para combate a Covid-19, que chega hoje a São Tomé e Príncipe num voo que parte de Lisboa-capital portuguesa.
No comunicado as Nações Unidas explicam que as 20 toneladas de ajuda humanitária são equipamentos e materiais adquiridos exclusivamente pela OMS. O destaque vai para o laboratório PCR, para exames de Covid-19, que foi adquirido pela OMS, e que será instalado em São Tomé e Príncipe.
As Nações Unidas, explicam também que no mesmo voo chega a São Tomé uma equipa do INEM(Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal), que foi contratada pela OMS para prestar serviços em São Tomé e Príncipe. Os quadros do INEM, chegam a São Tomé na qualidade de consultores contratados pela OMS, para apoiar a luta contra a COVID-19 no país.
As Nações Unidas dizem no comunicado, que o voo que transporta a ajuda humanitária e os consultores contratados pela OMS, é pago pela União Europeia.
O leitor deve pulsar o comunicado das Nações Unidas para inteirar-se sobre todos os detalhes da operação de ajuda humanitária, que a organização internacional, diz ter sido suportada por si, em parceria com a União Europeia – Comunicado de Imprensa – Donativo OMS+UNICEF – COVID19
STP acima de tudo
15 de Maio de 2020 at 9:10
Uma questão de justiça e rigor. Mas o mais importante é que diversos parceiros envolvidos estão a ajudar: ONU, UNICEF, OMS, UE e Portugal. É bonito de se ver quando há sintonia nas ajudas. Povo de STP agradece.
Elisa Lopes
15 de Maio de 2020 at 9:35
Obrigado OMS por tudo.
Rodrigo Cassandra
15 de Maio de 2020 at 9:36
Ontem vi na RTP e depois na TVS o senhor Embaixador dizer que os equipamentos e materiais provinham de uma compra feita pelo Governo Central e vi também lá a Secretária de Estado de Negocios Estrangeiros de Portugal a falar de um esforço do Governo Português para ajudar São Tomé e Príncipe, ouvi tambem a dias um representante da Embaixada de Portugal em S.Tomé dizer que era sim ajuda de Portugal, perante este comunicado gostaria imenso de obter um esclarecimento de qquem de direito relativamente a estaa nota das Nações Unidas, fica assim provado que nem Portugal nem São Tomé e Príncipe não fizeram qualquer investimento
Joni de cá
16 de Maio de 2020 at 13:17
Pois Portugal pagou á OMS 500 mil dólares de taxas, depois é a OMS que deu tudo, quando a mesma depende dos países que a mantêm. Neste ponto não sei quanto Stp paga á OMS???
Estes comentários são típicos dos Santomenses, nada têm, nada fazem e depois agradecem as ajudas Desta maneira.
País independente há 45 anos, com 200 mil habitantes, recebeu milhões de euros e dólares nestes 45 anos, e nem a porcaria de um laboratório têm!!!!
Aqui está o agradecimento dos Santomenses gordos!!!!
José palhares de sousa
15 de Maio de 2020 at 9:47
1-Espero agora, uma vez que o Governo acordou tarde, ou melhor não quis fechar as fronteiras, sobretudo aérea, que faça um bom uso destes bens enviados pela OMS;
2- Aos politicos, sobretudo os do ADI, que não façam brincadeiras com coisa séria, não andem aqui a enganarem o povo menos esclarecidos que não exite COVID 19 no país. Isto é imoral e Deus vai vos castigar por isso;
3- Ao Governo, que encontre uma estrategia urgente e racional de por isto a funcionar, rastrear porta a porta a população( instituições;Empresas; bairros; mercados etc..
4-Formar mais os bombeiros e os militares e policiais , e que já estão a fazer um bom trbalho
Coronavirus
15 de Maio de 2020 at 10:46
Nações Unidas com o coronavirus existe agora a oportunidade de trabalho.
Alligator
15 de Maio de 2020 at 11:51
Seja bem-vinda esta bendita ajuda e não interessa de onde venha.Não sei o porquê de cada um querer ter os “louros para si”
Berlindo Abnildo
15 de Maio de 2020 at 16:27
Dois políticos santomenses a residirem em Portugal, um curto gordo sem pescoço e outro magro pem-pem, que andam a mandar bocas contra o País e seus dirigentes foram fazer testes de Covid-19 em Sintra – Portugal, e os resultados reveleram-se positivos.
Andaram a mandar tantas bocas, sem nunca ajudar em coisas concretas e agora foram pegos pelos virus.
Foram justamete esses dois que andaram a meter na cabeça do povo que o coronavirus não existe em S.Tomé e Principe.
Agora vamos a ver se eles terão a coragem de vir publicamente dizer que foram apanhados pelo virus.
Haja coerencia.!
Como será
16 de Maio de 2020 at 21:06
Isto é grave, vi uma reportagem na RTP na sexta feira, que na zona de Angolares,Ribeira Peixe e outros arredores populacao dizer que em Stome nao existe Covid 19, isto foi muito triste de se ouvir. Nao se pode brincar com a mente humana.
Vanplega
15 de Maio de 2020 at 17:12
A OMS, deu-nos a explicacao sobre este materiais, talvez porque Portugal, estava escolhendo o bagaco e a OMS, nao queria ficar com a parte mal.
Tudo bem
Mais o que a OMS, nao faz e nos explicar sobre os 2,5 milhoes de dolar.
O que foi feito com ela?
Vexado
15 de Maio de 2020 at 18:20
Estranho a postura das Nações Unidas. Alguma coisa não está bem nesse comunicado de imprensa.
A senhora representante da OMS quando desmaiou na reunião sobre o Estado do processo de compra de equipamentos, não foi notícia.
Tbm para informar que os senhores que a OMS e PNUD recrutaram para assistir STP estão todos contaminados pelo COVID e foram evacuados.
Perguntar: se os consultores estão doentes, vão devolver o dinheiro?
Tendo STP parceria estreita e bilateral, porquê a OMS foi recrutar médicos do INEM quando podiam contratar médicos através da organização médicos sem fronteiras ou cruz vermelha.
O recrutamento de médicos do INEM nesta altura, não me parece factível.
Governo deve uma explicação e colocar os infiltrados do ADI naquela organização na linha.
MEZEDO
15 de Maio de 2020 at 19:17
O mais importante é a ajuda o país precisa e devem agradecer a todos que esforçaram para que essa ajuda chegasse a este nosso belo país.
B. Aguiar
16 de Maio de 2020 at 15:02
Esse povo reclama de tudo. quem ajudou, quando ajudou , porque ajudou, quem contratou, porque não contratou, quem ofereceu, quem não ofereceu!!! Que raios pa.
Rosinda Makeulo
16 de Maio de 2020 at 16:29
País que proclamou pelo cú a independência, mais não era que um gás intestinal a ser libertado. Ninguém quer estas ilhas nem dadas, povo e políticos estão tão bem uns para os outros. Fiquem bem no meio da porcaria.