Política

“Cóbó D´Aua” , festa no mercado de Bôbô Fôrro, e crescimento robusto justificam Moção de Censura  

ADI maior partido da oposição, anunciou que introduziu no parlamento uma moção de censura contra o décimo sétimo governo constitucional, liderado pelo Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus.

O grupo parlamentar da ADI, pela voz do deputado Abnilde Oliveira,  apresentou várias justificações para censurar o Governo, nomeadamente a atitude do Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus,  de ter posto em causa a luta contra a Covid-19 no país.

Segundo a ADI, Jorge Bom Jesus e o Governo lideraram na última semana uma marcha popular no mercado de Bôbô Fôrro sem respeitar as regras de distanciamento social em vigor. O ajuntamento do povo no mercado de Bôbô Fôrro para aplaudir o Chefe do Governo, principalmente quando mandou recados para Cóbó d´Aua(para o estrangeiro), acabou por incentivar o maior partido da oposição a colocar o Governo em maus lençóis.

Por outro lado, ADI, considera que Jorge Bom Jesus não cumpriu a promessa de Crescimento Económico Robusto. O Primeiro Ministro que em 2019, a quando da apresentação do programa de governação para  4 anos, encheu a boca, para dizer que São Tomé e Príncipe, vai conhecer um crescimento económico robusto até o final do seu mandato, pode ver o seu mandato interrompido, por não ter dado robustez a economia nacional nesses primeiros 20 meses de governação.

A bancada parlamentar da ADI, espera que a mesa da Assembleia Nacional agende o debate da Moção de Censura, como manda o regimento da casa parlamentar.

Abel Veiga

    24 comentários

24 comentários

  1. Andorinha

    28 de Julho de 2020 as 23:12

    Realmente este governo de Jorge bom Jesus esta a ser uma desilusão de recordar que o Jorge bom Jesus durante e depois da campanha encheu a boca e prometeu um monte de coisas que até agora não cumpriu.

    Andou a berrar na campanha que passaporte esta muito carro e que iria baixar e não cumpriu.
    Prometeu uma economia robusta ate agora nada eu só vi robustez na cara dele que esta robusta.
    Disse que iria alavancar a economia e até agora não alavancou nada etc etc.
    Este Primeiro Ministro não mexe com corpo é parado faz-me lembrar em um comissiu um tinha que lhe dizer “Presidente bana mão bana mão ” assim não vamos ao lado nenhum.

    • Mina Cobó Daua

      29 de Julho de 2020 as 21:10

      Concordo consigo, o melhor é organizar novas eleições e colocar o PT outra vez, este sim é um grande lider. Colocou internet de borla para os jovens navegar, arroz no mercado só custava 13 contos, o pais era mais seguro, pois arranjou militares estrangeiros para nos proteger

      • Como será

        30 de Julho de 2020 as 19:11

        Amigo este PT que gostarias voltar no poder, é unico santomense com neurônios completo?? por baixar peço de arroz e dar Internet é motivo de ser visto como melhor? O desemprego, pobreza e desordem que tomou conta do pais, assim esta bom? entao nos somos enganados por coisa minimas.

  2. Fuba cu bixo

    28 de Julho de 2020 as 23:44

    Até agora tudo que este governo esta a executar são obras do Patrice Trovoada são financiamentos conseguidos por Patrice Trovoada como exemplo financiamento para marginal 17 milhões do fundo do Kuwait para hospital de referência que eles prenderam Americo Ramos injustamente.
    Patrice Trovoada viajava ia procurar financiamentos e investimentos como a fábrica de água.
    Por outro lado o governo não comprou nada para o combate a pandemia foi tudo oferta.
    Estamos com um governo com um monte de Ministros e Secretários de estado que não fazem nada não mexem só estam a engordar no gabinete o Patrice Trovoada era exigente.
    O Jorge bom Jesus só vende ilusões.

    • Seabra

      30 de Julho de 2020 as 0:06

      Andorinha e Mina Cobô e adeptos ADI-PT-ADI, excusado é fazerem à campanha contra seja quem fôr em STP. Mas uma coisa é certa, senhores da falsa identidade, o vosso líder guru ditador mafioso vagabundo Patrice Trovoada, jamais voltará a ocupar um CARGO IMPORTANTE Político em STP. A presença do Patrice Trovoada, será ùnicamente para ser julgado e condenado junto da justiça sãotomense…aliás, ele está consciente dos seus ATOS CRIMINOSOS,correndo com as calças nas mãos assim que perder as eleições /ou o posto ocupado que lhe protege da justiça sãotomense, a prova é a NÃO PRESENCE da família do mesmo em STP, mesmo quando ele está em exercício.
      É ABSURDO de ler o conteúdo deste safado do Mina Cobô…gente BURRA como ele ( talvez seja o próprio PT ou um dos seus CAPANGAS Varela ou Diogo) é que tem afundado o país.

    • Seabra

      30 de Julho de 2020 as 0:07

      Fuba ku bixo ( outro cobarde com falsa identidade ), vá parakispariu com o seu líder guru, o vagabundo safado Patrice Trovoada e corja.

  3. Dádiva

    29 de Julho de 2020 as 0:12

    A política é um jogo de mentiras e promessas, todos mentem e roubam só pensam nos seus bolsos. Nós o povo já estamos habituados a sermos enganados por todos os que nós escolhemos para nos representarem. É preciso novas caras ou novos partidos que ainda não roubou. De onde via a economia robusta?, ao colocarem um veado a frente de uma leoa faminta, o que aconteceria?.

  4. SANTOMÉ CU PLIXIMPE

    29 de Julho de 2020 as 7:16

    Manda Moção de Censura ao teu chefe que não aceita outros assumirem o teu partido.

    • Seabra

      30 de Julho de 2020 as 0:11

      Sãtomé kuplimxipe , você disse tudo e bem dito…concordo perfeitamente !
      O Patrice Trovoada e a sua BANDA de VADIOS nunca mais vão se sentar numa cadeira daqueles /daquelas que vão dirigir o país. Nunca, nunca, nunca.

  5. Assim só já perdeu!

    29 de Julho de 2020 as 7:20

    Apartir de agora só vamos nos preocupar com às pessoas que gostam de AQUI!!!
    Porque quando a coisa estraga, nós que somos de AQUI, ficamos presos AQUI como o Américo!
    Tudo isso por causa de homem que não é De AQUI, não nasceu AQUI, não cresceu AQUI, à mulher dele não é de AQUI, ele não vive AQUI, não gosta de pessoal de AQUI, obviamente que não tem amigo AQUI; porquê que temos que perder o nosso preciso tempo com Patrice Trovoada que nada tem a ver com AQUI?
    Apartir do dia 01/08/2020, vamos mudar a nossa forma de afinidade para com pessoas DAQUI como o (JBJ).
    Vamos deixar de chamar o Jorge Bom Jesus de Doutor porque ele é DAQUI.
    Todos que reconhecem o trabalho e o esforço que ele tem feito para melhorar AQUI, passará a tratar-lhe por :
    “ primo Jorge Bom Jesus” porque ele é DAQUI.

  6. Original

    29 de Julho de 2020 as 7:21

    Abenilde

    1º Arruma a casa porque está desarrumada

    2º O Cobo d´áua foi carapuça à medida para Patrice e JB fez-vos grande favor em utilizar esta expressão porque
    deveria ser vocês a dizer isto porque que raio do líder que comanda Partido através de telecomando?

    • Seabra

      30 de Julho de 2020 as 0:21

      Original, é mais uma das PALHAÇADAS dos desgraçados SERVENTES do Patrice Trovoada – ADI. A maior preocupação destes safados e preguiçosos dos Varela, Baluba,Abnilde etc é de fazer cair KUMBU nos seus respectivos bolsos e contas bancárias sem esforço, pois que PUXAR O SACO do guru criminoso Patrice Trovoada, não faz transpirar…todos eles são PARASITAS, que gostam de MORDOMIAS numa boa, sem suor….

  7. Rogério Costa

    29 de Julho de 2020 as 8:48

    Nunca se viu nesta república um pau mandado, azelha e estúpido como esse tal abnildo que não pensa por si mas que ao age por mando e sob comando do Patrice trovoada. Ele e seus comparsas do adi estao com fome só poder e querem poder a todo custo. Em plena pandemia, em plena necessidade do país se erguer e se reconstituir em vez de pensarem nonpai só estão a pensar em seus interesses ou de seus grupos de interesses. Por favor adi, procurem ver primeiro para o país tal como decidiu fazer Levy Nazaré. Vocês governaram quatro anos, tiveram a vossa oportunidade. Outros estão a governar agora e nas próximas eleições o povo que mais ordena fará a sua justiça. Se o povo entender vocês do adi poderão voltar ao poder, mas por favor não distruam vocês próprios ao por ambição desmedida do poder. E quem é esse abnilde Oliveira? Tu és muito miúdo rapaz. Tenho juízo porque esse país é uma escola.

  8. ONDE MESMO?

    29 de Julho de 2020 as 10:52

    Claro que continuam sendo oportunistas como sempre. Claro que em vinte meses de governação do actual governo não conseguiu a robustez económica, primeiro por falta de lealdade da oposição e segundo como todos sabemos a maldita pandemia veio pôr em causa todas as conquistas económicas que o governo tinha conseguido e claro está que a promessa do crescimento robusto é para quatro anos que são 48 meses e não 20 meses que estes oportunistas exigem. Estiveram lá durante os ditos 48 meses e não vimos nenhum crescimento. Mas como o oportunismo é desmesurado lá vem estes lunáticos reclamar o que não fizeram.

    • Seabra

      30 de Julho de 2020 as 0:25

      Uma análise justa, honesta.
      Obrigada, Onde Mesmo.

  9. Vendaval

    29 de Julho de 2020 as 11:40

    É patético e estupido a forma de fazer politica em São Tomé. Não o afirmo porque hoje esta na oposição o desorientado e desnorteado ADI, está característica é comum e notória também quando o MLSTP/PSD, está no poder, não falo do PCD,MDFM,UDD, porque infelizmente deixaram de ser partidos políticos.
    Se há meses os internautas do ADI, com ordem superior é claro, manipulavam os menos esclarecidos afirmando de que o Covid-19, é uma estratégia do governo para sacar algum por fora, hoje já afirmam de que o executivo não respeita as medidas de distanciamento social, que vem justamente para mitigar o alastramento da doença ?
    Que vergonha, ontem não havia e hoje já ha porque vos convém.
    Nação pobre e desprovida como a nossa, a forma ideal de fazer politica deve ser de mais dialogo e colaboração e menos tumultos e discórdia, chega de opositores que só sabem apresentar moção de censura ao governo, aprender a estar na oposição urge nas cabeças dos associados aos partidos políticos em São Tomé; aliás a noção da democracia pressupõe aceitar ser governado por outro, porém o que se vê no nosso maldito país é a rejeição de toda politica e forma de governar vinda da oposição, para com os que estão no governo, esta atitude só pode vir de gentes que vão para politica para satisfazer interesses mesquinhos e agendas vazias.
    Este país precisa ser refundado, um mais macabro e maquiavélico que outro.

  10. Aurora Dias

    29 de Julho de 2020 as 18:33

    Este pseudo intelectual Abnilde Oliveira, é um palhaço e ignorante. Ao invés de estar a perder tempo com preciosismo sem interesse, devia ler mais, estudar, investir mais no desenvolvimento intelectual.
    Só mesmo em S.Tomé que se vé palhaço como este num parlmento.

  11. Inconformado

    29 de Julho de 2020 as 21:11

    ADI partido privado

  12. Tomas Mendonça

    30 de Julho de 2020 as 8:29

    Mais uma mediocridade e irresponsabilidade dos nossos Políticos.
    Mas isso prova mais uma vez, quem realmente somos (Invejosos, rancorosos, ódio).
    Então vejamos:
    -A partir de 1975, o MLSTP recebe o pais com rancor e ódio dos colonos, conseguem destruir tudo de bom herdado. Durante os 15 anos foram destruição, humilhação, separatismo, superioridade, implementação do medo, …
    – Multipartidárismo, O PCD que são os da CIVICA e alguns rejeitados do MLSTP recebem o pais com rancor e ódio do MLSTP, seguem o mesma escola do antecessor, mesmo na outra conjuntura. Surge o ADI formado por rejeitados do MLSTP e PCD que quando ganham as eleições seguem a mesma escola.

    A culpa efectivamente é de todos São-Tomenses (Desde aqui até Cóbó D’aua). Porque daqui é incapaz e Cóbó d’aua só sabe criticar. Quem sabe se ajuntássemos todos, cada um a sua forma, conseguiríamos dar a volta ao problema.

    Para isso, precisavamos de uma outra independência que seria (INDEPENDÊNCIA MORAL DA CONSCIÊNCIA)

    Bem haja

  13. Damiana Sousa

    30 de Julho de 2020 as 9:13

    A política em S.Tomé e Príncipe não passa na realidade de uma comédia!
    Há indivíduos nesta classe política (em todos partidos) que mal se vêem ao espelho. É mesmo para consumo interno e nada mais. Não se debate ideias, não argumentam nada de jeito, assim vão fazendo a política e por fim, a politiquice.

  14. Adeliana Nascimento

    30 de Julho de 2020 as 9:22

    É preciso por-mos um basta neste Palco que se se chama Assembleia nacional. Os espectaculosos devem ser realizados nos teatros e em salas especializadas

  15. Crisotemos Café

    30 de Julho de 2020 as 13:59

    Chêe Môço bila dôdôô

    Sô com paciência

  16. JACA DOXI

    30 de Julho de 2020 as 14:25

    Bem, dizer que este governo precisa urgentemente de remodelações, isso é obvio e não preciso de referir-me aos Ministros fraquíssimos que temos e que muito sinceramente só invergonham o proprio governo Porém, não justifica a mução de censura ao governo porque não se registou o dito crescimento economico robusto pelo que, aproveito para perguntar ao sr. Abnilde de Oliveira, que país do mundo está registando um crescimento economico robusto com a COVID-19?

    Percebe-se que este homem nem se quer tem a noção.

  17. 100% São-tomense

    7 de Agosto de 2020 as 11:03

    Agora deu para entender que o Patrice Trovoada é mesmo mau e criminoso.
    Nesta Pandemia manda o Abnildo introduzir uma moção de censura contra o Governo.
    Onde anda Patrice Trovoada nesta crise toda?
    Nem uma barra de sabão ele ofereceu o país.
    Nem uma máscara ele deu ao seu militante.
    Agora já nota cheiro de algum dinheiro a entrar e quero derrubar o governo.
    Isso é defender o país?
    Culpa é de povo que vota nessas pessoas pensando que têm interesse em defender o povo.
    Aqui vocês não levam nada.
    Apos 4 anos o povo mandará nas urnas.
    Criminosos e apenas querem defender o vosso tacho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo