Política

Príncipe criou legislação para proteger as Abelhas

As abelhas estão em perigo. Desde o ano 2018 que as Nações Unidas proclamaram o dia 20 de Maio como sendo o dia mundial da Abelha. Uma forma de despertar a consciência do mundo para a ameaça que paira sobre um dos maiores polinizadores do mundo.

Sem a abelha não há polinização das plantas, e consequentemente não haverá produção alimentar. Por isso as abelhas são um dos principais alicerces do desenvolvimento sustentável.

A ilha do Príncipe, que é património mundial da biosfera, optou pela protecção do seu ecossistema como factor para a conquista do desenvolvimento sustentável. Esta semana, a Assembleia Regional do Príncipe deu mais um passo na consolidação do equilíbrio ecológico da ilha.

Os deputados da região autónoma, aprovaram o decreto legislativo de protecção das abelhas na ilha do Príncipe. «É uma lei que vem não só para punir os infractores, mas também vem dar-nos uma forma digna de produção do mel e todos os derivados de abelha», afirmou o deputado regional Francisco Gula.

Príncipe que nos últimos anos adoptou processos e métodos sustentáveis de produção do mel, protegendo as abelhas, é actualmente o maior fornecedor de mel puro de abelha para a ilha maior, São Tomé.

São Tomé, onde os apicultores, continuam a usar fogo, para incendiar os enxames, e assim poder extrair o mel. Milhares de abelhas ficam carbonizados, em cada acção incendiária de extracção de mel na ilha de São Tomé.

Na ilha do Príncipe, o decreto aprovado pelo parlamento regional, regulamenta todas as actividades da apicultura, e protege a abelha como parte integrante do ecossistema da ilha.

Á população e o governo da Região do Príncipe, já deram provas de competência na protecção do ecossistema da ilha. Há cerca de 20 anos algumas espécies de animais e plantas, eram dados como ameaçados no Príncipe.

O papagaio cinzento, as várias espécies de tartarugas, são exemplos de espécies animais endémicas, que o compromisso do Príncipe com a protecção do seu ecossistema, ajudou a proteger e a recuperar. Agora é a vez de proteger as abelhas. Um insecto que está a desaparecer em muitas regiões do mundo.

Abel Veiga

ONU proclama 20 de maio como Dia Mundial da Abelha

7 Comments

7 Comments

  1. STP

    4 de Agosto de 2020 at 10:36

    Nós de São Tomé temos muito a aprender com o Príncipe. Estão a frente mesmo com injustiça na distribuição. Eles são mais organizado e sensível para matérias de geração futura. Vamos aprender com eles. Temos que apoiar mais o Príncipe. País é um só. Viva STP

  2. SANTOMÉ CU PLIXIMPE

    4 de Agosto de 2020 at 11:55

    Apoiado ,,,,,Falta uma legislação também para pedir ao ex-presidente regional contas…..de todo território de Príncipe que ele vendeu.

  3. Foi

    4 de Agosto de 2020 at 12:29

    Muito bem!!!!! Dá gosto ler estas coisas positivas da terra. Também existe coisas boas neste país para além de macacadas que acontecem todos os dias que nos humilham. Bem haja senhores do Príncipe.
    O meus parabens.

    • Como será

      5 de Agosto de 2020 at 9:18

      Gostei da atitude dos irmaos do Principe,no momrnto actual ja existe outros métodos de extrair o mel sem ter que incendiar a colmeia, cabe o min9sterio da agricultura trabalhar com as pessoas que explora o mel duma forma desordenada distruido esta espécie que tanto é importante mantermos a sua existencia. Obrigado principe pela esta visao tao benefica.

  4. Governinho de Jorge Bom Jesus

    5 de Agosto de 2020 at 3:01

    Pelo menos lá fazem qualquer coisa, aqui em S. Tomé Jorge BOM Jesus não consegue fazer uma simples remodelação que anunciou desde de Maio, Primeiro Ministro sem pulso firme. Se arrependimento matasse já estaria morta. Como é possível manter no governo Wuando Castro, Graça Lavres, Edgar Neves, Elsa Pinto e Adlander Matos, a ministra de turismo é nulidade não percebe nada

  5. SEMPRE AMIGO

    5 de Agosto de 2020 at 9:56

    Que bonito!As PARTES influenciam o TODO e o TODO influenciam as PARTES. Obrigado pela oportuna iniciativa da Assembleia Regional.Ficamos a espera da ASSEMBLEIA NACIONAL O F, GULA não pode comer tudo…..!!!

  6. Como será

    6 de Agosto de 2020 at 6:28

    Meu sempre conterra, a assembleia nacional esta cheios de empata samba, maliciosos e corruptos, bajuladores, que bloqueiam projectos beneficos deste pais.Ministros que nao apresentam projectos nenhum,nao sei se estudaram a onde..

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top