Política

“Só o senhor Presidente sabe o que vai fazer…”

A reunião do Conselho de Estado convocada pelo Presidente da República Evaristo Carvalho, no dia 9 de Setembro, promoveu o diálogo entre os conselheiros e o Chefe de Estado, sobre todos os assuntos da actualidade santomense.

A garantia do diálogo abrangente no conselho de Estado, foi dada a imprensa pelo porta-voz da reunião, o cidadão Ramos Dias. «O diálogo é coisa mais importante que existe», precisou o porta voz.

Diálogo positivo, numa reunião importante segundo Ramos Dias. « Se calhar vai haver mais conselhos de Estado para ir concertando de forma a que o país possa conhecer melhores dias. Ficou pelo menos no ar essa ideia. Portanto vai ter que haver», assegurou.

Clima de diálogo, gera mais conselhos de Estado para o futuro.

«Todos os membros participaram e apresentaram os seus pontos de vista. O Presidente da República tomou boa nota e vai tomar uma decisão….. Normalmente quando há reunião do Conselho de Estado há esta expectativa de que tem que haver queda do Governo. Só o senhor Presidente sabe o que vai fazer», concluiu o porta-voz do Conselho de Estado.

É a segunda vez no seu mandato que já entrou no quinto e último ano, que o Presidente da República Evaristo Carvalho convoca o conselho de Estado, para analisar a situação política.

Note-se que a situação política que constituiu a ordem do dia do conselho de Estado, foi despoletada pela decisão do Governo de retirar confiança ao Procurador-geral da República. Decisão governamental que mereceu contestação do Presidente da República. Evaristo Carvalho manifestou espanto e indignação pela decisão do Governo de retirar confiança política ao procurador geral Kelve Carvalho. Logo de seguida convocou o conselho de Estado.

Abel Veiga

    20 comentários

20 comentários

  1. País a andar

    10 de Setembro de 2020 as 0:09

    Faltam mais mulheres neste órgão. Ouve dizer que houve muito bom diálogo. Que jovens Kelve e Felipe fizeram boas intervenções e houve grande bom senso entre todos. Assim é bom pra todos

  2. Revoltado com Isso

    10 de Setembro de 2020 as 0:10

    Presidente da República não tem que fazer nada onde andava presidente no dia do assalto a assembleia Nacional? Paremos com brincadeira, povo de STP não viver a sabor de Patrice Trovoada. Desta vez vamos revoltar contra Patrice Trovoada seriamente. Estou cansado, STP tem outras famílias para além da família trovoada e família Pinto da Costa. Estamos cansados. Evaristo de Carvalho por amor de Deus deixa STP em paz um eu pego numa coisa faço muita asneira.

    Patrice Trovoada está na sua Boa vida sempre que quer poder cria confusão no em s.tomé e Príncipe. Isso não vai ficar assim quem avisa amigo é.

    Grande abuso

  3. Brincadeira

    10 de Setembro de 2020 as 0:24

    Patrice Emery Trovoada o foco da instabilidade política em s.tomé e Príncipe, há que pôr um termo a esse personagem.

  4. Atirador de elite

    10 de Setembro de 2020 as 0:35

    A cama está preparada o país vai tremer só está se áspera da hora e o dia. O lagaia e toda sua equipa irá sentir o cantar do galo. Tudo tem seu limite desta vez coisa vai correr muito mal. Será armadilha e contra armadilha.

    Presidente da República devia ter a mesma postura no dia do assalto a assembleia Nacional não sendo assim está ao serviço do seu chefe Patrice Trovoada. Evaristo Carvalho quem avisa amigo é.

  5. Trindade

    10 de Setembro de 2020 as 4:51

    Não há muita conversa se Jorge cai Evaristo tem que cair horas depois grande atrevimento Patrice Trovoada colou tropa Ruandesa em STP em STP sem dar assembleia Nacional confiança tropa Ruandesa entrou na assembleia Nacional Evaristo não disse nada. Durante todo tem do ADI Evaristo nunca reuniu conselho de estado hoje ele vem arrumar em esperto por causa do PGR que claramente só pega no processo que envolve pessoas do outro partido os de ADI ele nem quer saber. Isso não tem muita conversa Evaristo quer confusão no país tem ter confusão. Tudo porque Evaristo quer facilitar entrada de Patrice Trovoada.

    • Nita

      10 de Setembro de 2020 as 10:57

      As coisas estão assim pk governo está a fazer porcarias atrás de porcarias. Eu votei neles, mas já não os quero. Detesto ideia de Patrice voltar. Mas meu voto mlstp não vê mais. Não nas próximas…

      • Como será

        11 de Setembro de 2020 as 10:48

        Mas que raio de pessoa é este Patrice, ele nao é culpado, esta cama foi preparada pelo pai dele, e agora acha que deve meter na politica santomense por todo tempo, sr Patrice pensa que ele é único santomence que estudou? Nasceu na diaspora, cresceu na diaspora, quando o pai dele lhe meteu a frente fo tal.ADI, nem portugues sabia falar, com sotaque de Zairense, estes senhores sao bandidos distabilizou stome, porque ja fizeram um estudo do mercado politico no país, onde existe fragilidade no sistema do estado, um saque total de coisa pública, enquanto eles roubam disfazem e nao tem nenhuma mao pesada que lhes chama a respossabilidade, uma desordem total, enquanto isso vao nadando no rio de dinheiro , e com petulancia de falar ao publico que o pais é pobre. Nada disto ja não engana ninguem ainda bem que a ministra da Educação falou que 91%da população e enalfabetizada, os tempos mudaram, e as circunstancia tambem, meus senhores estamos no seculo XXI “H E l L O” os santomenses estao atentos e o Mundo tambem estao acompanhar o que se passa no país, porque todos apoios que stome vem recibo ao longo dos tempos e voce desviam para o vosso belo prazer, e ainda por cima viajam para Europa disfrutar deste mesmo dinheiro, saiba que eztao a ser analisados, um dia irao parar no trebunal internacional para responder pelo escandalo financeiro que desima este país.Tudo tem o seu tempo, E o povo clama, Deus esta trabalhar. Estamos unidos.

  6. Homem polvo

    10 de Setembro de 2020 as 5:10

    Evaristo de Carvalho protege um assassino delinquente no Palácio do povo. Elisio Teixeira matou um jovem pai sangue frio nunca foi julgado nem nada que moral tem esse presidente para fazer cair governo por causa de uma falsa crise inventado nota se mesmo que desde que prenderam os homens de micolo que os rapazes do ADI entraram em pânico. Isso não pode ficar a sim.

  7. SANTOMÉ CU PLIXIMPE

    10 de Setembro de 2020 as 7:00

    Fico sem perceber esse Presidente,, ele está a proteger o quê?..O quê que está por detrás disso..

  8. Outro aspeto

    10 de Setembro de 2020 as 7:11

    Só velhinhos, minoria, sentados na mesa para decidir o futuro da juventude, a maioria, sinceramente!
    País todo ele jovem, deixa ser guiado por velhos casmuros que nada fizeram na vida a não ser afundar cada vez mais esta me.da.
    Acorda Juventude, vois sois a maioria e o futuro!
    Quanto ao teor e decisão final deste conselho no meu entender deve passar pela demissão sumaria da Ministra da Justiça, autentica verbo encher, e a sua Diretora da Pj, licenciada em UICAI. O despedimento deve continuar, a Ministra da Educação não pode responder pelo ensino nem aqui nem na china, a da Cultura ainda menos nada sabe sobre a pasta que ocupa, o ministro do Trabalho deve pedir a sua demissão, entre outras alterações minimas e imperativas para a dignidade deste governo.

  9. Como será

    10 de Setembro de 2020 as 7:18

    Vamos aguardar pela esta bendita decisão do senhor presidente.

  10. Gentino Plama

    10 de Setembro de 2020 as 8:33

    . Normalmente quando há reunião do Conselho de Estado há esta expectativa de que tem que haver queda do Governo. Só o senhor Presidente sabe o que vai fazer», concluiu o porta-voz do Conselho de Estado.
    È no meu entender, que esta conclusão em nada tem a ver com aquilo que qualquer Filho da terra- São Tomé e Príncipe deseja para o País. O conselho de Estado serve para evitar qualquer ato que faz perturbar e, ou, tende a minar o normal funcionamento do Governo, e consequentemente, gerar a crispação no País.
    Atrevo usar a palavra do Presidente Marcelo de Sousa quando foi tornado público pelo Primeiro Ministro a impossibilidade de aprovação do Orçamento de estado. Disse:- “Quando o assunto é do interesse nacional, terá que haver o consenso”.
    Se o Procurador-Geral da República não cumprir com o seu dever, este deve ser substituído, em bom nome da estabilidade governativa, e de credibilidade da instituição que governa.

  11. Santo

    10 de Setembro de 2020 as 11:13

    Dentro das prorrogativas do PR, ele convoca o conselho de estado para consultar sobre alguma questão de inconstitucionalidade entre os órgãos do poder nacional. Agora eu pergunto qual o motivo que o levou a consultá-lo?
    Se o governo retirou confiança ao PGR, tem todo o direito de o fazer e se o PR faz cair o governo é porque ele não quer a justiça ande nesse país.
    Todos falam da reforma da justiça e pergunto são os homens que não querem justiça nesse país, os órgãos da justiça todos têm suas atribuições e acho que não ambiguidade nesse aspecto, por isso O PGR está brincando e se assim for é ele quem deve ser exonerado pela imcompetência, mesmo estando dentro do mandato.

  12. Santo

    10 de Setembro de 2020 as 11:17

    Acho que o PR deve Exonerar PGR e exigir que o JBJ remodele o XVII governo constitucional, caso ele não faça…

  13. Sempre atento

    10 de Setembro de 2020 as 11:23

    Um presidente como este que está na sua reta final do mandato ainda vai dar que falar. O shr presidente quer proteger os últimos vento patricistas que restam no poder e um deles é o PGR. Esperem pela decisão, vai dar bode. Kkkkkkkkk. O Evaristo já sabe e bem, que não vai ter hipóteses nenhuma nas próximas eleições presidenciais. ADI não está unida para lhe assegurar o apoio devido, com ausência do Patrice que o colocou lá ainda pior. Preparem, o shr presidente vai deixar um rasto de demissões ele não tem nada a perder. Isto é uma jogada política, ninguém está preocupado com interesses do país e enquanto tiver pessoas deste género STP vai cada vez afundar. Se o governo retira credebilidade ao PGR é porque o mesmo não está a fazer o seu trabalho de casa. Isto é um plano entre o presidente e o PGR preparando o retorno do Patrice. Fique atento povo de STP não vamos apoiar estratégias mafiosas no nosso país. Que digam o shr PGR para acelerar os processos pendentes de altas figuras do passado metidos na corrupção. É isto que está trazendo divergências entre o governo e o PGR. Cada um deve fazer o seu trabalho, não é sentado no gabinete a boa vida e o estado a pagar grandes salários no final do mês. Tirem-me desse filme.

  14. credo coisa

    10 de Setembro de 2020 as 13:36

    O clima de ameças aumentou…camaradas não vão largar osso sem fazer sua confusão e queimas nas ruas. Foi assim que fizeram antes para chegar no poder, vai ser assim também se forem obrigados a sair. Fez bem Sr Presidente não deitar abaixo esse governo…eles só estão á espera disso para ganhar reforço popular com confusão nas ruas para impor um estado policial…para eles só existe dois lados: os que são a favor deles e o contra eles (alvos a abater)…democracia é miragem…não fazem ideia o que é…vamos esperar por mais 2 anos.Nesse tempo mais trapalhada deles vai vir e povo está atento. Povo põe, povo tira!Força.

  15. Original

    10 de Setembro de 2020 as 16:48

    Acho que o Evaristo não vai fazer nada,Porquê?

    1-Quem suporta este País são os doadores: Nações unidas,Banco Mundial,FMI,BAD, etc.

    2- Para o mesmo tomar alguma decisão,terá que consultá-los e não vão concordar.

    3-Quem andou a injectar dinheiro neste Pais nesta fase de pandemia?

    O Evaristo não vai fazer nada porque este País não tem sustentabilidade e Quem manda são os parceiros.

  16. Vanplega

    11 de Setembro de 2020 as 4:26

    Senhor Pau mandado

    91% da populacao e analfabeto, o que falaram sobre este caso?

    Que e serio, nao fazem nada?

  17. Arlindo De Menezes

    12 de Setembro de 2020 as 23:30

    Eu como Santomense de Naturalidade quero pedir aos Políticos deste país a começar pelo excelentíssimo Sr. Presidente da República manter sereno e neutro neste caso deixar o Governo Governar até o fim da Legislativa, e apurar a veracidade dos fatos, porque todos pecamos e se for o procurador da república a falhar ou cometer erros, deve-se apurar a verdade do encobrimento dos crimes, ou seja dos favorecimentos dos crimes! É verdade que o Governo nesses últimos tempos tem trabalhado muito bem: e será que o Sr. Presidente vai mandar tudo isso para água baixo? E neste momento em o Pais tem passado muitas dificuldades devido o corona vírus; e quem ira sofrer por tudo é a População.

  18. Arlindo De Menezes

    12 de Setembro de 2020 as 23:47

    Não sei se os políticos santomense notaram que desde ascensão nossa independência o pais sofreu enormes atrasos do seu desenvolvimento devido esse macaquice da demissão sucessivo dos Governos com custos avultados no PIB do pais e não sô como nas cooperações internacionais ect,ect: o Povo não vai mais suportar essas vossas loucuras meus senhores; basta de brincadeiras, agora é o tempo de pensar bem do Povo sofredor e não haverá tolerância foi citado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo