ADI, não dá hipóteses ao Tribunal Constitucional. «Dizer que o congresso nacional é o mais alto órgão estatutário de qualquer partido politico. Assim sendo, toda decisão que é tomada a nível de um congresso é soberana».
Assim reagiu o partido ADI em relação a legitimidade da sua nova direcção eleita no congresso de 3 de Outubro passado. Patrice Trovoada é o Presidente Eleito, que conta com Orlando da Mata, e Celmira Fernandes como Vice-Presidentes. Nova liderança, que numa reunião do conselho nacional do partido, nomeou Américo Ramos, ex-Ministro das Finanças como o novo Secretário Geral da ADI.
O corpo directivo saído do congresso terá sido posto em causa, pelo Tribunal Constitucional. Numa declaração à imprensa, o porta voz do partido começou por esvaziar a alegada contestação do Tribunal Constitucional.
«Mesmo que aclamação a nível daquele congresso significasse deitar no chão a gente deitava. Se significasse dançar bulawê a gente dançava», explicou o porta voz.
ADI rejeita assim a alegada contestação feita pelo Tribunal Constitucional em relação a forma como Patrice Trovoada foi eleito Presidente da ADI, ou seja, por aclamação.
«O Tribunal Constitucional só tem que se conformar com a decisão saída do congresso no dia 3 de Outubro. Ou seja, quando fizemos o congresso no dia 3 de Outubro, o Tribunal Constitucional apenas tem que registar no livro das anotações as decisões que saíram do congresso», referiu o porta voz da ADI Gareth Guadalupe.
Gareth Guadalupe, detalhou para a imprensa qual é a missão principal do Tribunal Constitucional. «O tribunal Constitucioonal como o próprio nome diz, está lá para defender tudo o que fere a constituicionalidade, e não mais do que isso».
AD está seguro e determinado. «Não cabe ao tribunal constitucional vir tecer pareceres ou fazer um acórdão sobre as decisões que saíram do congress nacional do dia 3 de Outubro. O Tribunal Constitucional terá que respeitar, terá que se conformar com a decisão saída do congress do dia 3 de Outubro de 2020», concluiu o porta voz Gareth Guadalupe.
Abel Veiga
Chicão da Mina
25 de Novembro de 2020 at 15:38
Desculpa lá òh Gareth Guadalupe,mas quem tem de se conformar com os pareceres do Tribunal Constitucional é a ADI e não ao contrário. Ou será que o nosso estado não é um estado de direito? Pelo que dizes qualquer que sejam as decisões que o congresso tome, mesmo que não sejam legais, tem de ser aceites pelo Tribunal Constitucional? A confusão que vai nessa cabeça. Em jeito de professor: o Congresso é o órgão supremo DENTRO DO PARTIDO, e não em STP. Entendido?
Crisotemos Café
25 de Novembro de 2020 at 16:59
Carissimo, tu és um bom técnico, embora ainda com pouco traquejo. Não faças jogo do Patrice, serás amaldiçoado.
Não dê ordens ao Constitucional, porque jamais funcionará
Andorinha
25 de Novembro de 2020 at 20:27
A verdade é que esta nova maioria com este comportamento esta a fazer de Patrice Trovoada um herói Nacional.
Nunca na história de S.Tomé se assistiu tanta perseguição política, qual é o vosso receio em concorrer as eleições com Patrice Trovoada.
Seabra
25 de Novembro de 2020 at 22:51
Andorinha, o que é que o Patrice Trovoada lhe prometeu como gorjeta se você continuar a fazer a campanha a favor dele? Que banho lhe vai dar?
SANTOMÉ CU PLIXIMPE
26 de Novembro de 2020 at 7:33
Pena …seguidores até parece uma religião, ou melhor rebanho com pastor. Ninguém mais pensa.
geração botão
26 de Novembro de 2020 at 9:35
Coitado do Gareth !!! Ele não tem nenhuma noção sobre as instituições. Gareth vai estudar.
Martelo da Justiça
26 de Novembro de 2020 at 9:40
Sinceramente!! Por quê razão o ADI submeteu as decisões do Congresso ao Tribunal Constitucional?? Apenas para conhecimento?? Faz sentido?? Como é que esses miúdos, com um futuro promissor embarcam nessa pouca vergonha??Essa gente estudaram onde?? O quê que lhes move, ganância do podere e enriquecimento fácil??Quer dizer, Patrice Trovoada já é dono do ADI e quer ser também dono de São Tomé e Príncipe??
Santo
26 de Novembro de 2020 at 10:12
Como é que se elege alguém na foto? A fotografia na fala, pelo menos os eleitores congressistas deviam ver por esse reparo.
Eu pergunto o porquê o PT, não se apresenta em STP? Se o mesmo não fez mal algum,o mesmo não matou, não roubou não foi condenado para ficar foragido, então o porquê que não regressa à STP?
Concordo plenamente com a decisão do tribunal constitucional.
João Barbosa
26 de Novembro de 2020 at 10:20
Olha olha para esse miudo.
Um fedelho a querer meter-se em confusão de gente grande.
Oh rapaz, cuidado com esta terra. Ganha juizo e não te metas em alhaddas.
Ganha juizo e afirma-te como quadro técnico. Se queres meter em politica, então procura o lado politico onde reina o bom senso, a lisuria, a democracia e o respeito pelas normas e pelas pessoas.
herculano dias teixeira
26 de Novembro de 2020 at 10:56
É inacreditável como esta NM não entende o favor que estão a fazer (de novo) ao PT. Esqueceram-se dos primeiros 6 meses do Governo de Gabriel Costa em que o assunto e o debate era sobre Patrice Trovoada. Com tanta publicidade o homem não precisou de fazer campanha. E a história repetir-se-á se assim continuarem com este “Tempo de Antena Extra” que estão a lhe proporcionar. O Povo agradece.
Brincadeira
26 de Novembro de 2020 at 11:55
Num país de banana em que presidente de TC anda atras de catorzinhas que respeito se pode ter?