Política

“Existe um receio de PT concorrer as eleições presidenciais de 2021”

O medo estará instalado nas estruturas da nova maioria que governa o país. Patrice Trovoada, Presidente do ADI, pode regressar ao país após dois anos de ausência. O seu partido admite a possibilidade do líder regressar, para concorrer às eleições presidenciais de 2021.

Uma possibilidade que segundo a ADI, projectou uma onda de temor nas hostis da nova maioria. Medo, que o cenário eleitoral do ano 2014, possa repetir-se em 2021.

Em 2014 Patrice Trovoada regressou do seu exílio voluntário de 2 anos, e ganhou as eleições legislativas daquele ano com maioria absoluta. Vitória eleitoral que lançou os partidos MLSTP,PCD, e UDD, numa longa travessia no deserto, que pela primeira vez na democracia santomense demorou exactamente 4 anos.

O grupo de partidos coligados, regressou ao poder nas eleições legislativas de 2018. ADI perdeu o poder e o Presidente do partido voltou a ausentar-se do país faz já 2 anos.

Em 2021 acontecem as eleições presidenciais.  O medo de Patrice Trovoada está novamente instalado nos sectores políticos que actualmente dominam o poder executivo em São Tomé e Príncipe.

«Se existe um receio do cidadão Patrice Trovoada concorrer as presidenciais, e quer-se fazer de tudo para desestabilizar o ADI é preciso ter atenção de que quem deu ao cidadão Patrice Trovoada o peso que ele tem hoje é o povo», avisou Gareth Guadalupe.

O porta voz do partido ADI, desafiou a nova maioria composta pelos partidos MLSTP, PCD, MDFM, e UDD, a tratarem do seu medo enfrentado o povo.

«E se esta nova maioria entende que Patrice Trovoada tem muito peso, então o que devem fazer é dizer Patrice Trovoada sai de minha cima com teu peso. Ele neste momento no parlamento tem 45% de todo eleitorado que votou nas eleições de 2018. São essas pessoas(povo) que vocês têm que pedir para tirar este peso que Patrice Trovoada tem», sublinhou o porta voz da ADI.

Nos últimos dias, ADI pressionou o processo de reforma da lei eleitoral empreendido pela nova maioria, e conseguiu alterar alguns articulados polémicos que estavam na proposta. Um dos articulados impunha que o candidate ao cargo de Presidente da República fosse natural de São Tomé e Príncipe. Situação que excluía milhares de santomenses nascidos no estrangeiro, incluindo o Presidente da ADI, Patrice Trovoada.

No entanto na última sessão plenária da Assembleia Nacional, em que se discutia na especialidade os projectos de lei de cariz eleitoral, a bancada da ADI abandonou o debate parlamentar. Um articulado que obriga o cidadão candidato às eleições presidenciais, a ter que provar residência fixa no país, pelo menos em  180 dias antes das eleições, reacendeu a discórdia entre a nova maioria a ADI, em torno dos diplomas de reforma da lei eleitoral e do sistema eleitoral no seu todo.

Abel Veiga

30 Comments

30 Comments

  1. STP unido

    25 de Novembro de 2020 at 14:40

    Pelo menos Telanon já reconhece Patrice Trovoada como Presidente do ADI.

  2. Artur Gonçalves

    25 de Novembro de 2020 at 15:28

    O Autor deste artigo quetenha juizo……

  3. Sum Gingo Nom

    25 de Novembro de 2020 at 15:42

    Confesso que não sei por que razão a nova maioria teria que ter medo de um eventual regresso do PT.
    PT saiu de livre e espontanea vontade sem dar satisfação ao povo e muito menos aos seus militantes.
    Logo os militantes do ADI que ainda são seguidores do PT ou são cegos, ou são autenticos marionetes, ou não têm caracter proprio ou são eternos parasitas dependentes do PT.
    Elevação, postura e caracter exige-se.
    Por outro lado, ao contrario do que se pensava, a Nova Maioria esta a desenvolver um excelente trabalho, apesar das peripécias da pandemia da Covid-19 que esta a atingir o mundo inteiro.
    Todos os sectoores da administração central do Estado estão a funcionar acima dos 60%. Isto já é muito bom para um pais totalmente dependente do exterior, das ajudas externas.
    A liberdade de expressão e de imprensa regressou ao país. A produção interna, a arrecadação de receitas internas estão a aumentar. Os Governantes não abusam do dinheiro publico para viajarem pelo mundo em beneficio proprio. O entendimento entre os orgãos de soberania é salutar. Hoje o Presidente da Republica ja viaja por direito proprio e só não viaja quando não quiser. Ninguem lhe coloca mais condições. Portanto, que venha o PT que o povo de hoje já não é o de ontem.
    No seio da propria ADI o “guizado” virou “calulu”. Que perguntem os “vindouros” da Geração Esperança. Eles já estão de regresso ao reencontro das suas razires. Outros adeistas estão de regresso também as suas raizes, estão de regresso ao Carlos Neves.
    Portanto, o homem é quem mais decide, e é o povo quem mais ordena.
    Tenho dito!

    • WXYZ

      25 de Novembro de 2020 at 21:45

      Mermao deve ta vive noutro mundo e conhece muito mal o povo Santomense.

    • Jornalista de meia tigela

      26 de Novembro de 2020 at 8:44

      Assinado: Secretário de Estado da Comunicação Social – Adelino Lucas.
      Pseudonome: Sum Gingo Nom

      Este artigo foi escrito por Adelino Lucas

  4. Seabra

    25 de Novembro de 2020 at 17:25

    O Patrice Trovoada nunca ousará apresentar-se como candidato as eleições presidenciais…NUN-CA,NUNCA mesmo.
    Será gozação? O povo sãotomense não tem mais a memória curta sobre este marmanjo do PT, que não só desviou os bens ( esvaziou os cofres…)do Estado de STP, como por cima menospreza o povo, as instituições, a constituição do país. Vive no estrangeiro,quando não tem um cargo importante em STP…aliás, mesmo estando no país vive mais no exterior.
    O Patrice Trovoada, até hoje não entregou a sua pasta de 1o ministro. Qual é o respeito , onde estão os patriotismo , o sentimento e o respeito deste individuo do Patrice Trovoada para com o país e o povo? Alguém ousa vir em público expôr esta possibilidade do PT se presentar?
    Ele que venha e verá. Estámos de PÉS FIRMES ( desta vez…), à espera dele…malandro que é malandro não dobra na esquina!!!

    • Bom só

      26 de Novembro de 2020 at 11:41

      Estamos quem? Tu e quantos exércitos? E os que cá estão a contas com a justiça? Com processos reais e parados nos tribunais? Podes começar já por esses ou só te interessa o outro?

    • Como será

      28 de Novembro de 2020 at 9:31

      Se calhar o ele desviou ja deve esta acabar, entao quer vir pata sugar mais, ele viu santome uma vitima para sugar qiando bem lhe apetecer. Cambardas de Bandidos com cara de pau. O povo tem que vigilante com passoss destes camaradas. Nada de aceitar as esmolas que destribuem durante a campanha o chamado”BANHO ELEITORAL ” esta pratica prejudicou muito o pais.As pessoas nao levaram acerio o sentido dum VOTO.

  5. Arrlindo Lima

    25 de Novembro de 2020 at 18:06

    Caros compatriotas,
    Como devem ter registado dificilmente faço comentários de assuntos políticos, salvo, quando entendo a necessidade de humildemente esclarecer alguns aspectos que julgo estar a confundir a opinião publica.
    Relativamente a discussão em voga sobre a questão de definição de residência permanente no projecto de lei eleitoral, tem constituído um ” não problema” na minha opinião, apenas na tentativa para criar instabilidade politica na sociedade são-tomense. Senão vejamos:
    Regressemos ao texto da Constituição de 1990-2003: O artigo 78 da CR, estabelecia o seguinte: ” Só pode ser eleito Presidente da Republica o cidadão
    são-tomenese de origem, maior de 35 anos, que não possua outra nacionalidade”. partindo desta prerrogativa constitucional, deveria-se desde então clarificar o conceito “cidadão são-tomenese de origem”.
    Tomemos como exemplo um dos candidatos admitidos as eleicoes presidenciais de 2001. Victor Monteiro. este cidadão, nascido no solo são-tomense, é filho de pai e mãe cabo-verdianos de sangue, pese embora terem adquirido nacionalidade sa0-tomense, na base de legislação que atribui este direito a todos os cidadãos estrangeiros residentes em STP no período colonial até a data da independência.

    Neste caso uma pergunta se impõe:Observado os termos da Constituição da aquela altura, a candidatura do cidadão Victor Monteiro foi admitida, com que originalidade são-tmense? Naturalidade ou de sangue? Claro que foi por naturalidade – solo!
    Neste caso a origem constante na Constituição para esse caso em concreto tem a ver com origem de solo – naturalidade. E este preceito constitucional persiste.

    Por conseguinte, com a revisão da Constituição de 2003, o legislador agravou muito mais as condições para ser eleito Presidente da Republica, ou melhor, para alem de ser são-tomense de origem – naturalidade de solo, também de sangue,no mínimo 50% – filho de pai ou mãe são-tomense.

    Quanto a definição da residência permanente que os proponentes propõem no actual projecto de lei eleitoral, na minha opinião, não tem absolutamente nada para tanta discórdia, porque não contraia o que estabelece a constituição! Uma coisa é ter residência permanente em STP 3 anos imediatamente anteriores a data da apresentação da candidatura e outra coisa é definir o que é neste caso, residência permanente!
    Salvo aqueles que querem forjar confusão na sociedade são-tomense, com objectivo de instalar caus na Republica. Na verdade não se entende nem se compreende nem se sabe aonde reside duvidas. Uma coisa é certa, Os Tribunais de então, encarregues de verificar a admissibilidade das candidaturas, não se deu a trabalho de analise jurídica de fundo, sobre o que a Constituição estabelecia, e estabelece porque a revisão de 2003, não alterou o de 1990, neste caso, apenas acrescentou, como havia dito atrás, agravou! Vamos ver o que ira acontecer nas próximas analises já com o Tribunal Constitucional independente, como etica o caso presente. Fui…

    • Ralph

      26 de Novembro de 2020 at 1:38

      Pelo que valha a pena dizer, acho que, em qualquer país a qualquer momento, os candidatos a qualquer cargo eleito devem demonstrar que são cidadãos (mas não necessáriamente nascidos no país) e que têm morado no país de forma contínua por algum período mínimo de tempo antes das eleições. Não deve importar onde uma pessoa nasceu ou de onde provêm os seus pais. O que importa é a sua lealdade à nação em questão.

  6. Fuba cu bixo

    25 de Novembro de 2020 at 18:34

    Esta perseguição desenfreada e o medo a pessoa do Patrice Trovoada revela que o ele é mesmo rei em S.tomé e Príncipe é uma figura com forte aceitação e adorado pelo povo Santomense e vocês da nova maioria têm medo de concorrer as eleições com ele porque sabem que o Patrice Trovoada irá ganhar
    Vocês do MLSTP PCD e todos vocês perderam credibilidade perante povo Santomense porque passaram vida a roubar e não fizeram nada pára o povo agora querem vencer o Patrice Trovoada na secretaria a nossa democracia esta ferida de morte.

    • Seabra

      25 de Novembro de 2020 at 22:19

      Fuba com bicho, vá votar para o seu patrão Patrice Trovoada, lá na maloia onde ele está refugiado vivendo à grande e à francesa por causa dos traidores da pátria como você.
      Creio que é o seu GURU Patrice Trovoada que tem medo de estar e de viver em STP como um cidadão lambda porque sabe que será julgado e sancionado pelos desvios e crimes que comete quando está e tem a proteção do poder…só mesmo um cidadão sãotomense INCONSCIENTE como você é que pode querer ver este vigarista-corrupto do PT ter um cargo máximo no país, porque a MAIORIA não o quer presente.
      Estámos à espera do Patrice Trovoada em STP para entregar a sua pasta de 1o ministro que ainda não entregou.
      Fuba cu bicho, prepare-se para ser o guarda-costas do seu patrão PT, uma vez em STP.FORÇA!

    • Bom só

      26 de Novembro de 2020 at 11:59

      Havias de ter essa força no combate mas é ao abuso sexual contra as crianças da terra…contra esses não interessa quem é que devias fazer tuas ameaças em vez de andares a lamber politica e os rabos da NM

  7. Vanplega

    25 de Novembro de 2020 at 19:17

    Que medo!

    Tem que prevalence a lei.

    Perdeu fugiu e depois regressa para concorrer as eleicoes?

    So quero Reinar, Trabalhar esta queto

  8. Andorinha

    25 de Novembro de 2020 at 20:16

    Então vão alterar uma lei só porque a risco do Patrice Trovoada concorrer as próximas eleições presidenciais de 2021 depois o Jorge bom Jesus vem dizer vamos interar machado de guerra.
    Vocês podem alterar tudo mas não vão alterar o sentimento que o povo tem para com o Patrice Trovoada.
    O que vocês andam a fazer é como se fosse um pai a proibir ou afastar filha do namorado que ela ama podem crer que ela vai a procura do namorado por tanto o povo vai amar sempre o Patrice Trovoada e efetivamente no futuro o povo vai fazer uma estátua ao Patrice Trovoada o rei.

    • Seabra

      25 de Novembro de 2020 at 22:33

      Andorinha, é muito curioso como todos vocês prô (defensores) Patrice Trovoada, se apresentam com falsas identidades que é próprio dos COVARDES e dos BUFOS…avançam sempre com MÁSCARAS. Repito, a MAIORIA dos sãotomenses não gostam do Patrice Trovoada pelo que ele é…fabulador, LARÁPIO, aldrabão,vagabundo, cambalacheiro, CORRUPTO,DITADOR, criminoso, VAGABUNDO etc etc.
      Não queremos nenhum vagabundo corrupto na direção de STP.Patrice é personna non grata no país…se ele regressar é só para ser julgado e sancionado de uma “lourde” pena de prisão. Sim queremos o Patrice Trovoada em STP mas na prisão lá onde é o seu lugar pelos crimes cometidos.

    • Bom só

      26 de Novembro de 2020 at 11:38

      Oh Seabra e nessa prisão vais lá por também o larapio do Delfim, do Osvaldo e companhia lda? É que se não então é melhor estares calado…Não fales pelo povo…podes apanhar surpresa

    • Andorinha

      26 de Novembro de 2020 at 13:37

      Apresento-me com este nome porque não quero passar o que os Anda Pligo estão a passar foram até proibidos de viajar vocês da nova maioria não valem um corno quem ganhou as últimas eleições foi o ADI ok
      Vocês do MLSTP com esta obra da ponte água grande sub-faturado e mais 15 barraquinha por dez mil euros revela bem o vosso caráter.
      Cadê os 17milhões do fundo do Kuwait que o Patrice Trovoada conseguiu para construção de um hospital novo, o dinheiro que vocês prenderam Americo Ramos injustamente e não mim venham dizer de passagem de pasta porque o Americo Ramos passou pasta.

    • Seabra

      26 de Novembro de 2020 at 22:57

      Andorinha vá pakispariu…seja homem de verdade e dê a sua carocha.
      Vocês do clã PT são todos vadios, vigaristas e criminosos. C’est vous qui était mandaté par votre guru patrice trovoada pour aller commettre des larcins, des crimes de tous les genres…vous ses voyous “tel gourou tel adepte”. Pourquoi est-ce que patrice trovoada ne retourne plus vivre en France? Demandez-lui ce qu’il a commis comme délinquence dans le département 93 (saint denis), à pantin…bandido.
      Em STP este marmanjo não tem mais lugar na política, mas sim na CADEIA…junto com os Andorinha & Corja.

  9. jfernandes

    25 de Novembro de 2020 at 20:19

    A NOSSA Democracia encontra se em pirigo
    Ha um grupo incluido o jornalista que estao a ser comprados
    Por esses lacaios da nova maioria .
    Meus senhores nao ha dinheiro que compra a liberdade de um ser humano .
    Poode se ver nesse artigo , um problema que aflige toda a nacao Saotomense
    voces tentam incultar as informacois aos Santomense espalhados no quatro casnto . A nuticia aparece de uma forma desfarcada . Porque que voces aliam com essa podredao ?

    Deixo aque uma pergunta : Porque que voces estao a contribuir para que se implantam uma ditadura no pais .
    Meus senhores voces ainda nao se apreceberam que nao ha dinheiro que pague a vossa diguenidade .
    Parem de protejendo o esse o senhor Delfim Neves e os seus caprichos .
    quer a todo custo impor uma ditadura, racimo,aparteid no pais .
    As consequencias desse extrsmismos da nova maioria podem ser desvastadoras .
    Esse extrmismo foi feito para atinger PT mais somos uma nacao .
    E nogento que se crie clivagem numa sociedade de pouco mais de 200 000 pessoas.
    Eta jovem democracia custou a muitos ; sangue ,suor e lagrimas . torna-se imperativo
    respeitar aqueles que pagaram o preco daliberdade …
    Nao se deixem corromper por esses nossos inimigos de estimacao .
    O futuro depenra da tomada de consencia de criar uma sociedade equelibrada .
    Faca do STP aonde todos seus filhos lutam para congregar espacos para todos terem direito liberdade de exprecao.
    Indipendentemente da cor , raca ,Etenias ,sexo ou filhacao partidaria .
    STP de Caue a Pague / um so povo uma so nacao .
    Lembre se das parabulas das sete varas !

    POR UM STP melhor, juntos somos capazes .

    Um bem haja a todos !

    • Victorino Andre

      26 de Novembro de 2020 at 8:02

      Quem vive no estrangeiro e so vai ao país pra governar? Se nao nao é governo nao vive la
      Quem so saca bens em sao Tomè
      Quem tem aspecto de grandeza e ditadura
      Nao esses governantes ricos que deseja tirar tudo de sao tomé e por na europa com zé eduardo ?
      Esse nao serve pra sao tome
      Sao tomé 200 mil abitante nao ha de ter medo de um ladrao daquele

  10. Seabra

    25 de Novembro de 2020 at 22:45

    Jfernandes, o seu “charrabia” é incompreensível. A sua expressão escrita é claudicante e cheiinha de êrros ortográficos…nem dá para saber se você é ou não partidário de uma ou de outra parte política. É difícil mesmo.
    Por esmola, peça alguém que se exprime bem por escrito de lhe corrigir antes de publicar. Lamento dizer o que vai escrito mas é de uma importância capital de pensar nos outros que lhe vão ler.
    Afinal, trata-se de uma troca de comunicação.
    Bem haja!

    • jfernandes

      26 de Novembro de 2020 at 22:42

      Agradeco por alerta .
      Eu acredito que algumas pessoas como eu ,
      estou aberto para aprender com os erros .
      Contrariamente dos nossos responsaveis
      que a mais de 45 anos , passam a vida a errar .
      Escrevem muito bem , usam palavras bonitas ,para nos
      enganar a todos .Em contrapartida sao os maiores parasitas da nossa
      sociedade .
      Eles sao assacinos , sao os tororistas sao os maiores inimigos do povo .
      Estao a nos matar aos pocos todos os dias !
      Por vavor !
      DA mesma maneira que voce conseguiu descobrir os erros na minha escrita ,
      com essa critica espero melhora_la ; ajude-me a descobrir os erros de quem nos
      governa .Os erros cometido por eles tem causado muito sofrimento em todos quadrantes
      da vida social …
      Duvido muito, que eles estejam interessados a melhorar os seus comportamentos para
      o bem dessa nacao .
      Um bem haja

  11. Manuel Aragão

    26 de Novembro de 2020 at 9:14

    O Patricio ausentou-se de forma voluntária e ele entrará também de forma voluntária.
    Ninguém poderá proibir um filho santomense de entrar e sair do país quando quiser
    Os Pecedistas estão com medo de quê?
    Inventam que o Patrício roubou? Então o chefe do gatuno, Delfim Neves não deveria estar a frente de um órgão de soberania. Roubou os quinhentos milhões que Brasil pôs a disposição do Governo para a compra de géneros de primeira necessidade, roubou o dinheiro que lhe deram para comprar arroz e enviou uma carta ao Governo Camaronês dizendo que o povo estava a passar fome, para receber arroz podre etc. etc.
    Este tribunal constitucional presidido pelo maior extorquiador de dinheiro na praça pública, maior caloteiro de S.Tomé e Príncipe, o homem que vendeu uma viatura para duas pessoas ao mesmo tempo, tem a coragem de tomar alguma decisão jurídica sobre os partidos?
    Só mesmo em S.Tomé que a nova maioria transformou em um país das bananas.
    Patrício. O Povo Espera por ti

    • Seabra

      26 de Novembro de 2020 at 23:07

      Manuel ARAGÃO você é um sãotomense INCONSCIENTE, um louco…um cara que não joga com o baralho todo.
      Quanto lhe foi pago para publicar esta m…da de panflete anti-patriota?
      Vá mas é catar!!! Vá se juntar com o seu ditador de PT lá onde ele está…que ele venha a STP. Aqui lhe esperámos!

  12. Santo

    26 de Novembro de 2020 at 9:57

    É incrédulo saber que ainda existem pessoas que se comportam como cegas.Apoiar PT para presidências é um martírio. Alguém que só se lembra de STP, quando quer poder e assim que perde abandona o país e deixa os cegos militantes desnorteados e perdidos, leva tudo até seu cão. Alguém que no momento do Covid 19, não ofereceu santomenses nem uma máscaras, nem mesmo os seus apoiantes para se defenderem da doença.

  13. Inconformado

    26 de Novembro de 2020 at 10:45

    Não acredito que seja medo da pessoa do Patrice Trovada em si, mas sim dos dark dólares envolvidos. Para mim devia haver uma prorogativa imposta aos candidatos a altos cargos públicos que os a esclarecer a origem da sua renda.

  14. Inconformado

    26 de Novembro de 2020 at 10:48

    Correção:… que os obrigasse a esclarecer…

  15. Seabra

    26 de Novembro de 2020 at 23:11

    Muito bem dito SANTO. Concordo com o que vai dito, pois que se trata de uma constatação quanto à conduta do vigarista da nação sãotomense na pessoa do patrice trovoada.

  16. Como será

    28 de Novembro de 2020 at 9:55

    O PT nao tem nenhum sentido patriotico com stome, o que lhe interessa é tirar dos cofres do pais o seu bolo, para tal simula que esta a trabalhar delhubrando os olhos de quem ando no sono.Tudo é um circulo o pai sai e deixa faca na mao do PT.viram stome como presa facil de esurpar.Mas as pessoas ja dispertaram do sono. As coisas terao um rumo diferente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top