Política

ADI denunciou fraude no Banco Central e as regalias para os deputados

O maior partido político de São Tomé e Príncipe, segundo os resultados das eleições legislativas de 2018, a ADI, chamou a imprensa para declarar que a revisão da lei eleitoral em curso pela Assembleia Nacional, viola a constituição política e põe em causa o sistema democrático santomense que foi sempre reconhecido pela comunidade internacional, como sendo livre, transparente e justo.

A revisão da lei eleitoral operada pela nova maioria que governa o país, cria segundo a ADI duas classes de cidadãos. Uns que são de primeira e outros que são de segunda classe.

E o partido, através do seu porta voz Gareth Guadalupe(na foto em baixo), apontou o Banco Central de São Tomé e Príncipe, como uma das instituições da República que já começou a dividir os santomenses, entre os da primeira e os da segunda classe.

Tudo por causa do concurso público aberto pelo Banco Central para contratação de novos quadros. Um processo marcado por nepotismo e compadrio. Segundo a ADI, só quem tem padrinho na cozinha foi seleccionado.

«Uma vez mais quem é que sai como vencedor deste concurso… apenas os filhos daqueles que se acham donos disto tudo. Os filhos dos principais responsáveis políticos do MLSTP e do PCD», denunciou o porta voz da ADI.

O nepotismo crescente no Banco Central de São Tomé e Príncipe, já tinha sido denunciado aqui no Téla Nón, por um dos cidadãos que concorreu ao referido concurso.

ADI, traz o assunto a ribalta, e promete combater o nepotismo no Banco Central, para evitar que a instituição fique totalmente bloqueada por laços de sangue.

«Estes filhos que vão entrar  agora….e que já têm lá seus pais, os seus tios, e os seus sobrinhos…… enquanto os seus pais não estiverem no conselho de administração do Banco, eles não vão deixar que a instituição funcione….. Isto é que é um grande risco de termos numa instituição tão pequena como o Banco Central vários graus de consanguinidade lá dentro», detalhou Gareth Guadalupe.

Com o Banco Central completamente tomado pelo cruzamento de sangue e de laços familiares, em busca de satisfação dos interesses económicos e financeiros de cada clã familiar, São Tomé e Príncipe se prepara para pagar mais regalias a favor dos seus deputados.

Com base numa proposta de alteração do estatuto dos deputados, submetida a mesa da Assembleia Nacional pela bancada parlamentar do partido no poder o MLSTP, a bancada da oposição liderada pela ADI, contesta o teor da proposta.

«A proposta do MLSTP, pretende estender o acesso ao passaporte diplomático a todos os filhos dos deputados, o mesmo para os deputados antigos», referiu o porta voz da ADI.

É grande a lista de novas regalias que a bancada parlamentar do MLSTP propõe a favor dos deputados. «Isentar aos deputados o pagamento das taxas de importação de viaturas. Dar a todos os deputados a possibilidade de ter uma reforma vitalícia, e com salário equiparado a dos ministros», acrescentou Gareth Guadalupe.

ADI alerta para o facto de o país estar a viver o momento mais difícil da sua economia, com uma recessão que atinge cerca de 6,5%. «O ADI não convive com este tipo de políticas», concluiu, o porta-voz.

Num cenário de recessão económica, o maior partido da oposição, diz que não pode haver margens para aumento de regalias a favor dos representantes do povo.

Abel Veiga

    17 comentários

17 comentários

  1. Fuba cu bixo

    15 de Dezembro de 2020 as 1:36

    Com idade que tenho MLSTP nem o Jorge bom Jesus nunca mim enganou.
    Eu quando vi essa gente a parecerem leão faminto a queimarem carro da Juíza queimarem diploma a fazerem um monte de porcaria para chegarem ao poder eu sabia que era para isso,reparem bem que na noite das eleições de 2018 o Osvaldo Abreu Elsa Pinto Delfim Neves Guilherme Posser Ministro da juventude todos eles estavam entre delinquentes que eles pagaram a gritarem e queimarem carro para hoje estão a fazer estas coisas para bem deles e as suas famílias para bem de S.Tomé temos que erradicar e acabar com o MLSTP e coligações PCD da sociedade Santomense de uma vez por todas ninguém vota mais neles povo ja não aguenta mais.

  2. Andorinha

    15 de Dezembro de 2020 as 1:48

    Quer dizer o truque do MLSTP nas ultimas eleições foi colocar o Jorge bom Jesus que tinha cara de santo a berrar e mentir descaradamente para chegarem ao poder e estarem a fazer isto enquanto vida de povo piorou hospital piorou tudo piorou,Não val a pena o MLSTP daqui a dois anos lançar o Jorge bom Jesus nas eleições porque ja não cola essas mentiras estes trukes ja não vai colar podem sambacar avontade essa vossa última vez.

  3. Costa

    15 de Dezembro de 2020 as 3:41

    Com tantas e tantas dificuldades que o país atravessa, os deputados da bancada do MLSTP vem apresentar este projecto de alteração de lei só para aumentar as regalias dos deputados? Francamente, uma disilução. Ando desiludido com todos os partidos políticos mas neste caso o ADI esteve bem ao denunciar esta intenção do MLSTP.

  4. Ah olha

    15 de Dezembro de 2020 as 6:36

    So quem não conhece esse rapaz é que lhe compra. Era Administrador no Banco Central no tempo de Helio Almeida. Falar de concurso público, so quem nao conhece ADI com seu nepotismo e falar barrato. Diga lá se alguma vez vosso concurso foi melhor. Quantas pessoas voces não meteram nas finanças de cor azul e amarela? Toda essa gente entraram como? Por via de concurso? Quem foram os juris daqueles concursos? Quantas pessoas voces não meteram nas alfandegas, ENAPORT, ENASA, EMAE, etc, de cor azul e amarela? Só voces podem dar emprego? Oh rapaz, conscientemente, fala sério, qual moral voce tem pra tá aqui a mandar bocas como se fosse um santo.

    • bom só

      15 de Dezembro de 2020 as 10:03

      então outro fez mal, agora estes fazem mal e fica tudo certo??e fazerem correcto de uma vez por todas será que conseguem??? sinceramente…por isso país está assim…deixa rapaz falar o que está errado!!!o que interessa é a mensagem e não os mensageiros!!abre olho cidadão…não vás atrás de partido ou figura de partido seja azul e amarelo ou verde ou vermelho com bolinhas! vê a mensagem, se é para o bem da nação e do povo não interessa de onde vem , interessa é agir contra o que está mal!

      • Mé Pombo

        16 de Dezembro de 2020 as 8:08

        “então outro fez mal, agora estes fazem mal e fica tudo certo??” Não, não e não.

        Mas quem fez antes não tem moral para falar do outro.

        Onde estão os deputados do maior partido na oposição para se posicionar contra ??? Como é beneficio para todos ficam calados deixando pessoas de fora vir falar ???

  5. SANTOMÉ CU PLIXIMPE

    15 de Dezembro de 2020 as 6:58

    DOENTES………….

  6. Fernando Ceita

    15 de Dezembro de 2020 as 8:04

    Caros leitores. Como vos sabeis, o nosso país entrará numa turbulência de política anárquica. Onde a fome tomará conta dos mais desfavorecidos. Cabe ao Senhor Presidente da República dissolver o parlamento. E reestruturar o país. Antes que seja tarde de mais. Meus concidadãos . São Tomé e Príncipe é um arquipélago podre porquê estas regalias antecipada? Será que os políticos de Mlstp já estão a perceber que existe a morte?

  7. Santomense

    15 de Dezembro de 2020 as 8:23

    Nem da p rir desta desgraça em que nos estamos a tornar.

    Quantos familiares, amigos, boquitas foram postos pela gestão do próprio relator, e que continuam lá sem poder ser despedidos.

    Como não estão agora então querem combater ???

    Os donos disto tudo sempre foi quem estiver no poder no momento, seja lá quem ou que partido for.

    Sejam pelo menos um pouco coerentes. Critiquem as coisas que não fizeram igual ou pior enquanto estiveram lá, por de outra forma não terão credibilidade nenhuma.

    Isso nova versão é ” Façam o quem digo, não façam o que eu fiz, para que possa voltar a fazer”

  8. matabala

    15 de Dezembro de 2020 as 8:28

    que desculpa podem dar quando querem cortar salários de funcionários de função publica (professores, tecnicos de vários escalões e administrativos, policias, juizes, magistrados,etc) que são os que trabalham em verdade para por o pais a funcionar quando os deputados que nada fazem ( que estão ao serviço do povo e não o contrário) e que desde o inicio da legislatura já foram aumentados quer em salários, quer em regalias e ainda querem mais??Que produzem eles e os filhos deles? Que dão em troca á nação??NADA!!! Passaporte diplomático vai deixar de ter valor á velocidade com que banalizam este documento. Acham mesmo que a comunidade internacional não está a ver isto? Um destes dias também esses passaportes vão passar a exigir visto Shengen pois não apresentam qualquer credibilidade.Viaturas??’isso que interessa para andarem a passear com grandes jeeps a fazer cara posição!!!mentalidades- reforma vitalicia e salários de ministro? É uma tremenda falta de respeito- quantas pessoas já foram deputados neste país???Por mim 55 deputados que já temos para fingir que trabalha já é um abuso…metade desse numero chegava e sobrava…agora vamos contar quantos lá estiveram no passado a juntar aos presentes???como se vai pagar isso tudo???Estão a contar com as pedinchices e mendicidade do costume aos parceiros internacionais para sustentar essas mordomias???Ou vão fazer divida ao FMI e BM para os nossos filhos do povo e netos? Irresponsáveis!!!

  9. Crisotemos Café

    15 de Dezembro de 2020 as 8:52

    Dor de Peito.

  10. Alligator

    15 de Dezembro de 2020 as 9:05

    Eu já tinha dito, digo e continuarei a dizer: A única saída para este país ,para estes desmandos e para estes abusos todos é a saída da armas…..

  11. Sem assunto

    15 de Dezembro de 2020 as 10:30

    Desgraçados.
    E o professor quê educa o meio ambiente mundo, recorrente para um aumento insignificante de salário lhe é negado em detrimento de deputados que nada fazem, nada produzem e só representam é cargos altos e pesado para o Estado.
    MLSTP-PCD, vocês hão de desaparecer sem deixarem saudades, o tempo dirá!

  12. Nada haver

    15 de Dezembro de 2020 as 12:40

    Em condições normal todos os seguidores e dirigente desse partido ADI poderia ser cortado a cabeça e por na cadeia porque no momento em que Messias estava no comando das coisas a fazer e desfazer todos bens do pais ñ abriram a boca nem olhos agora q estão a sentir o aperto das coisas querem vir ao publico mandar as bocas Senhores medíocres e fobados.

  13. Terra Boa

    15 de Dezembro de 2020 as 16:26

    Povo é o maior culpado, estamos a assistir sentado sem nada a fazer, não podemos aceitar isso. Porque dar privilégios a uns e outros não????

    Só falta passaporte diplomático para Avó, primos e sobrinhos…

    O quê que os Deputados dão de mais valia para o País????

  14. Toni

    16 de Dezembro de 2020 as 8:39

    É por estas coisas que Stp nunca irá desenvolver, aliás é com estas coisas que tem sido gerido desde a Independência, e o resultado é visível a olho nu!!!

    Stp jamais terá sucesso enquanto for governado por este tipo de gente, seja de que partido for.
    Nunca deveria ser independente para o bem do povo!

  15. 100% São-tomense

    16 de Dezembro de 2020 as 9:25

    So quem não conhece esse rapaz é que lhe compra. Era Administrador no Banco Central no tempo de Helio Almeida. Falar de concurso público, so quem nao conhece ADI com seu nepotismo e falar barrato. Diga lá se alguma vez vosso concurso foi melhor. Quantas pessoas voces não meteram nas finanças de cor azul e amarela? Toda essa gente entraram como? Por via de concurso? Quem foram os juris daqueles concursos? Quantas pessoas voces não meteram nas alfandegas, ENAPORT, ENASA, EMAE, etc, de cor azul e amarela? Só voces podem dar emprego? Oh rapaz, conscientemente, fala sério, qual moral voce tem pra tá aqui a mandar bocas como se fosse um santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo