Política

ADI critica as opções do Governo na luta contra a Covid-19

O maior partido da oposição, contesta a recente decisão do Governo do Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus, de aumentar o preço dos testes para diagnostico da Covid-19.

ADI diz que o Governo decidiu aumentar em 100% o preço dos testes PCR, de 500 para 1000 dobras. Os argumentos apresentados pelo executivo, para justificar a subida dos preços, não convencem a oposição.

«O governo argumentou este aumento com a sobrecarga que os testes PCR tem trazido para os cofres do Estado. A pergunta que se faz é a seguinte : Dos 61 mil euros para aquisição de viaturas para os novos membros do governo que foram empossados em plena pandemia não trazem sobrecarga para o Estado?», interroga a ADI.

O partido que lidera a oposição, apresentou mais números de despesas feitas pelo Governo. Despesas que para a ADI, poderiam garantir a subvenção por parte do Estado dos testes PCR.

«Os 41 mil euros para aquisição de viaturas a nível do gabinete do primeiro-ministro não trazem sobrecarga para o Estado? A reabilitação do gabinete do Primeiro Ministro em plena pandemia, quando há sensivelmente um ano o anterior governo já tinha feito a reabilitação do edifício, não traz sobrecarga para o Estado?», afirmou  Gareth Guadalupe porta voz da ADI.

Segundo a ADI, o aumento do preço do teste PCR em 100% desincentiva os cidadãos que têm pouco rendimento de poderem viajar.

O maior partido da oposição, defende que para evitar mais mortes e mais infecções pelo vírus que causa a Covid-19, o Estado santomense deveria  subvencionar os testes de diagnóstico da doença.

Abel Veiga

8 Comments

8 Comments

  1. Adeliana Nascimento

    1 de Março de 2021 at 9:28

    É verdade em partes o que o ADI diz. Mas, que reabilitação o anterior Governo fez da primatura? Se calhar comeram dinheiro.

  2. Artur Gonçalves

    1 de Março de 2021 at 11:02

    Olha senhores do ADI, enquanto andam por ai em tagarelices, outros partidos politicos buscam afincadamente formas de virem a ter a presidencia da república. Basta dizer que numa reunião realizada no complexo Modelo este fim de semana, o líder do MDFM decidiu que vai lançar e apoiar a candidatura do seu subrinho. E, prestem muita atenção que o Fradique é um motor de campanha e que já em 2006 ele limpou Patrice Trovoada logo na primeira volta, apesar de todo apoio que Patrice teve,inclusive apoio do MLSTP de então.

  3. STP unido

    1 de Março de 2021 at 15:01

    Muito bem ADI. Essa maioria está a abusar…

  4. Jorge D'Alva

    1 de Março de 2021 at 18:36

    ADI tem toda a razão. Na realidade tem havido uma grande má gestão nesta época da covid. Os nossos governantes estão como aquelas manadas de leões quando estão em caça das suas presas. Sentam a volta da presa e fazem banquetes familiares.
    É o mesmo que está a passar com a verba da Covid. A comunidade internacional tem posto milhões a disposição do povo santomense. No entanto, o governo pensa que esta verba não é para o povo, mas sim, para eles. Eles comem tudo e Não Deixam nada.
    O teste até devia ser gratuito, pois quanto mais pessoas testam, maior será o engajamento de todos no combate a esta pandemia. Mas se as pessoas não têm possibilidades de testar e não sabem se têm ou não covid, então, passam a ser os grandes transmissores.
    Enquanto isto, os Ministros e membros do Governo, vão construíndo as suas massões e rindo do povo. Mas não se esqueçam que S.Tomé diz que: Mucluclu fé Sintxi mata Sun Dê, êlê só quiê ni son Plimelo.

  5. Seabra

    1 de Março de 2021 at 21:44

    Estes SEM VERGONHA deste maldito partido ADI dirigido pelos vagabundos , corruptos e larápios, querem impôr-se em STP para continuar a roubar o povo, o BUDGET do Estado…e por cima para continuar a apoiar o MAIOR SAFADO e pilantra que existiu no país na pessoa do TROVOADA FILHO la suite da safade, roubo and so on…por ESMOLA, não façam mais asneiras em relação á nossa política interna/nacional. Ainda estámos a espera que este CAMBALACHEIRO e vigarista do PT venha entregar a sua pasta de 1o ministro…o sãotomense não tem a memória curta.BASTA,já o ele nos enganou montes de vezes, vamos dizer 2 vezes. Chega…comme diz o françês” il n’y a jamais deux sans trois”…mas desta vez pode lhe vir a ser fatal. Il y a de quoi…la JUSTICE oblige.
    NB. Houve mais mortos da MORTA MATADA pelos crimes perpetuados durante o mandato do PT do que a morte provocada pela COVID.

  6. Andorinha

    2 de Março de 2021 at 0:17

    O ADI esta a fazer um óptimo trabalho para acordar este governo de Jorge bom Jesus no sono profundo em que se encontra assistimos muito dinheiro a entrar e nada não esta a ser feito,estamos perante um governo que não agi só reage as notícias com sôplô e tudo fica na mesma uma desgraça o povo não aguenta mais.

  7. Matrusso

    2 de Março de 2021 at 3:02

    Em tempo de pandemia é aconselhavel viajar?
    Viaja-se em casos emergentes e não como rotina.
    Críticas sem nexo.
    O país não pode parar durante toda pandemia senhores desorientados.

  8. Bandola de Rafia

    2 de Março de 2021 at 8:51

    Quem será o tal subrinho de Fradique Menezes a que o Sr. Artur Gonçalves se refere?
    Seja mais explicito, porque na verdade há informações de que nos ultimos tempos tem havido uma série de reuniões quer no modelo quer no palacio dos congressos na sordina. Serão encontros para estratégias das presidenciais?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top