Política

ADI pede suspensão da vacina AstraZeneca e manifesta preocupação com o PR Evaristo

ADI maior partido da oposição em São Tomé e Príncipe, pediu ao Governo que suspendesse provisoriamente a administração da vacina AstraZeneca no país.

O partido manifestou-se também preocupado pelo facto do Presidente da República Evaristo de Carvalho, com mais de 70 anos de idade ter recebido na terça-feira, a primeira dose da vacina AstraZeneca.

ADI alerta o Presidente da República para o facto confirmado por fontes internacionais de comunicação de que a vacina AstraZeneca não foi testada para pessoas maiores de 55 anos.

«Segundo o governo a primeira fase de vacinação está limitada aos idosos com idades entre os 60 e os 64 anos. Muito nos estranha termos visto ontem o Presidente da República, que é alguém com idade superior aos 64 anos, já anda na casa dos 70 anos, a ser vacinado…», declarou Gareth Guadalupe, porta-voz do partido ADI.

O maior partido na oposição diz, que a sua decisão de pedir ao governo que suspenda temporariamente a campanha de vacinação em curso, não é justificada pelo facto de os países Europeus incluindo Portugal, e mais recentemente Cabo verde, terem decidido pela suspensão da vacina AstraZeneca.

Segundo o porta-voz da ADI, o pedido que o partido faz ao Governo é sensato, tendo em conta que São Tomé e Príncipe ainda está na fase inicial da campanha de vacinação.

«A vantagem que São Tomé e Príncipe tem neste momento é que estamos no início da vacinação. Estamos a pedir que esta suspensão seja temporária», pontuou.

ADI considera que os países da Europa, que suspenderam a vacina AstraZeneca, fizeram-no depois de já terem aplicado milhares de doses da vacina na sua população. Suspenderam porque registaram algo de anormal. Mais importante ainda é o facto, diz a ADI desses países Europeus, serem os principais financiadores da Plataforma Covax, que forneceu a São Tomé e Príncipe as primeiras 24 mil doses de vacinas AstraZeneca.

«Consideramos que os países como Alemanha, Noruega, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Áustria, são os principais financiadores da plataforma COVAX, que garante a STP, a aquisição da vacina de forma gratuita. Se são eles os principais financiadores da vacina Astrazeneca, eles são os que mais têm a perder se criarem suspeição em torno da vacina….», referiu o porta voz da ADI.

Enquanto não haja uma decisão da Agência Europeia de Medicamentos, o partido de Patrice Trovoada, diz ser sensato que «se suspenda a vacinação em São Tomé e Príncipe».

Abel Veiga

 

 

    14 comentários

14 comentários

  1. Adeliana Nascimento

    17 de Março de 2021 as 16:55

    Sim, Oportunismo barato. Se fossem vocês no poder? Fariam?

    • Gregorio Furtado Amado

      17 de Março de 2021 as 20:25

      Adeliana, é a vida humana que está em jogo. Deixe politica de lado.

  2. União faz a força

    17 de Março de 2021 as 18:07

    ADI enquanto oposição têm feito um excelente trabalho. Intervenções construtivas. Povo agradece. Parabéns ADI e parabéns ao jovem porta-voz Gareth que tem tido uma boa performance. Viva STP

  3. Convetavirus

    17 de Março de 2021 as 18:47

    Vacina da Oxford/AstraZeneca pode ser administrada a maiores de 65 anos

    https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-02-18-Vacina-da-Oxford-AstraZeneca-pode-ser-administrada-a-maiores-de-65-anos

    Deixem de contrainformação e sejamos sérios. Leiam

  4. jfernandes

    17 de Março de 2021 as 21:05

    Meu Povo !
    O que e que a vacina tem haver com paetidos politicos ?
    E a vida das pessoas que esta em jogo .
    Se proprios Europeus suspenderam a vacina
    Porque que os pretos tehem que servir de cobais ?

    Meus senhores acordao desse sono perfundo .
    Sejem no minimo responsaveis

    meus irmaos nos todos estamos no mesmo barco !
    O mundo e para mais espertos…

    • rapaz de Boa Morte

      17 de Março de 2021 as 21:43

      Meu compatriota , nao deixe que a política lhe deixe cego como o amor. Concordo plenamente consigo de que o que esta em jogo é a saúde, mas convenhamos como todos fármacos ,as vacinas têm o chamado BENEFICIO/RISCO . quando os benefícios se sobrepõem ao riscos ,como é o caso da vacina Astra Zeneca , temos que avançar. Acredite que não estamos no mesmo barco pois os teus pensamentos em relação a ciência e dos outros que pedem para suspender a vacina devem estar na jangada . Quantos não tomam a vacina de febre amarela para viajarem para Angola que nem sabem quais os efeitos adversos ? Deixemos de ser carneiros e pensar mos por nós proprios … sem linguagens racistas.. Obrigado

      • Andorinha

        18 de Março de 2021 as 16:54

        Podíamos mazé é deixar de ser pedintes crônicos e aragarcarmos as mangas e fazermos pela vida.

  5. Paulo Jorge

    18 de Março de 2021 as 5:52

    Se o presidente da República tomou !?
    É é esse ADI ilegal?
    Deixem de biras… infantis pá

  6. Guadalupe

    18 de Março de 2021 as 7:43

    ADI por amor de Deus. Ainda bem que não sou político nem faço parte dessa escumalha política de STP. Durante a pandemia dama a sensação que a ADI está a torcer para t5ido dar mal. Não se vai ao poder a força, já fizeram de tudo para derrubar o Governo… Por amor de Deus, se alguém pensa que esses bandidos igual aos que estão no poder querem ir a poder para resolver o problema do povo, anda bem enganados. Garrett comeu lambuzou no Banco Central, no país sério esse rapaz estaria preso. Ajuda a resolver os problemas deixa de bota abaixo. STP faz vacina? Tanta gente tomou vacina da Astrazeneca continua viva, só em São Tomé é que vai ser dizimada por essa vacina? Convenhamos …estava até a ponderar votar para ADI… Mais desse jeito nem pensar!!! Temos que estar na política com elegância.

  7. Fui

    18 de Março de 2021 as 8:34

    Posição muito coerente, lúcida e cheia de justiça, enquanto ADI está fora do poder.
    Quando no poder, ADI perde a noção de toda a coerência, justiça e lucidez; os ADIstas convertem-se em autênticos verdugos e colonos contra o seu próprio povo.

    Fui!

    • Fui

      18 de Março de 2021 as 8:52

      Apesar de toda esta coerência, justiça e lucidez, tenho a certeza que estando ADI no poder, teria uma atitudes muito contestáveis. São falsos amigos, lágrimas de crocodilo.
      Que o governo entenda siga os conselhos do ADI por enquanto, pois independentemente de serem bons troca-tintas, desta vez TÊM RAZÃO!!!

  8. Andorinha

    18 de Março de 2021 as 16:48

    Se Portugal e mais de uma dezena de Países Europeus desenvolvidos suspenderam a tal vacina , então é aceitável e inteligente que S.Tomé o faça até sair o resultado que se aguarda qul é o problema?
    Sempre que Patrice e ADI fala enerva os camaradas porque, vai em frente ADI estou a gostar da vossa performance.

  9. Patrice Trovoada o Barrão de Água Izé

    18 de Março de 2021 as 18:16

    Garrett olha para este link, tu Garrett devias estar preso se esse país fosse coisa seria. Se fosse político e do ADI, teria vergonha na cara, eu assisti ninguém contou-me, estive em STP ADI FEZ governação vergonhasa a ponto de meter policia dentro da assembleia nacional e expulsar deputados na sala de plenário. Eu nunca mais esquecerei disto. Naquele dia pensei que alguém ia morrer. ADI não opinião a dar tão ja na política de STP. VOTEM NO PARTIDO DO POVO- VIVA DR STOCK

    https://www.google.pt/amp/s/tvi24.iol.pt/amp/internacional/ema/agencia-europeia-do-medicamento

  10. Dr. Joaquim Costa

    19 de Março de 2021 as 8:17

    Deixem de mentir! Esta vacina é muito boa e ainda nesta semana foi novamente verificada pela comissão europeia e chegaram a conclusão que pode ser uilizadasem nenhum problema para saúde dos cidaãos. Aqui na Ucrânia temos a mesma vacina e já fizeram mais de 9 mil pessoas co variasidades e idosos e até agora graças a Deus não houve nenhum caso de morte ou qualquer um ouroproblema. Povo d São Tome e Príncipe deixem de ouvir ADI,porque estes inimigos do povo já falecerem a tempo, mas continuam a criar problemas de modo a destabelecer a situação dentro dopais.
    Se queremos nos livrar das consequências econômicas muito difíceis da pandemia global, é absolutamente necessário usar o que nos foi dado para proteger a sociedade, o país e sair desta crise. Desejo boa saúde a todos e estou confiante de que também superaremos esse desafio”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo