Política

PR Evaristo defende a vacina da Astrazeneca e apela o povo a aderir em massa

No morro da cidade da Trindade, residência oficial do Presidente da República, Evaristo Carvalho, recebeu na terça feira, a equipa de vacinação a Covid-19

Bem disposto, com a tensão arterial em bom nível, o Presidente da República tomou a injecção da primeira dose da vacina Astrazeneca. Vacina que foi administrada em vários países europeus, mas que agora está a ser suspensa. Para além de vários países europeus, Cabo Verde, foi o primeiro país africano a suspender a administração da Aestrazeneca.

«Apesar das dúvidas que se levantam no mundo em relação a este ou aquele tipo de vacinas, não devemos preocupar tanto com  isso. As dúvidas que se levantam no mundo já sabemos também que tem a ver com a guerra comercial», declarou o Presidente Evaristo Carvalho.

O Chefe de Estado santomense manifesta toda confiança no fármaco da Astrazeneca, e justifica com base no sucesso que a vacina já está a ter nos países africanos, onde começou a ser administrada.

«Todo continente africano está a receber esta vacina. O primeiro país do continente que recebeu foi o Gana e já aplicou milhares e milhares de doses, Angola nosso vizinho já aplicou mais de 50 mil doses e até agora não houve qualquer reclamação, ou qualquer incidente», reforçou.

Evaristo Carvalho, reconheceu que a vacina em causa terá provocado problemas em alguns países sobretudo europeus. Mas, não põe em causa a segurança da vacina.

«Se houve problemas em 1 ou 2 pessoas, acho que é natural. Para morrer não é só de coronavírus…. Temos que enfrentar esta pandemia com coragem e determinação, para der o que vier», sublinhou o Presidente da República.

Ao povo santomense o Chefe de Estado deixou um alerta em crioulo fôrro. « Humwa doentxi blucu lentlá tela…, cela non lutá, cela non resisti – Uma doença maldita entrou na nossa terra. Temos que lutar, temos que resistir», afirmou.

Para resistir o povo deve aderir a vacinação em curso. «Quero apelar a todos os santomenses, para aderirem sem hesitação ao processo de vacinação. Temos que estar unidos, determinados, para enfrentar esta pandemia», precisou Evaristo Carvalho.

O alerta lançado em crioulo fôrro começou a ecoar na cidade da Trindade e nos seus arredores.  Manuel Quaresma do Espírito(na foto em baixo ), antigo motorista de 74 anos é um dos idosos da cidade da Trindade que foi ao centro de Saúde para ser vacinado.

Vacinou e prometeu sensibilizar mais idosos que residem nos arredores da Trindade, a se protegerem contra a Covid-19, através da vacinação.

Também sem qualquer receio, os  profissionais de Saúde do distrito de Mé-Zochi, estão a aderir a esta primeira fase da campanha de vacinação.

Jackson Guimarães(na foto), é um dos profissionais de saúde de Mé-Zochi que foi vacinado, e disse estar a cumprir com a sua parte. Disse ao Téla Nón que após a vacinação não teve qualquer sintoma.

Segundo Elnauria Alves, enfermeira que coordena a campanha de vacinação contra a Covid-19 no centro de saúde do distrito de Mé-Zochi, dos 200 profissionais de saúde que trabalham no distrito, em apenas 48 horas de vacinação, quase metade dos profissionais já tinha sido vacinado.

Trindade, capital do distrito de Mé-zochi, onde também reside o Presidente da República Evaristo Carvalho, é a segunda região mais populosa do país, e consequentemente a segunda mais afectada pela Covid-19.  A população decidiu abraçar a campanha de vacinação em curso, para cortar a rede de transmisssão do vírus SARS-CoV-2.

Abel Veiga

    11 comentários

11 comentários

  1. Heleno

    17 de Março de 2021 as 18:53

    AstraZeneca ë uma vacina Australiana, desenvolvida pela Oxford. O ministro da Saúde da Australia tomou a vacina e foi hospitalizado. Há mais de 29 casos de reações adversas da vacina na população. E a campagna de vacinaçāo foi suspensa em alguns estados da Australia e tambem na Europa.

    O presidente da Tanzânia sempre se manifestou dúvida com relação a algumas dessas vacinas da Covid 19. Revolta-me a cultura dos dirigentes e do povo santomense de aceitar tudo que vem do estrangeiro como bom e aceitar cegamente desde que seja gratuito.

    A Igreja Catolica tambem fez oposiçāo a algumas dessas vacinas incluido a Moderna e a Johnson & Johnson. Informaçōes postas a circular alegam que a composiçāo de algumas dessas vacinas contêm celulas de fetos abortados. Por um lado há alegaçōes de conspiraçāo para o controlo remoto da populaçāo com o chip introduzido nas vacinas, tornando as pessoas em zombies. Por outro lado alegam esterilizar sexualmente ou causar infertilidade em ambos os sexos. Que eu saiba neste momento por fontes seguras a Pfizer e a Novavax sāo as únicas vacinas que eu recomendo.

    Por isso a Pfizer foi amplamente aplicada aos brancos nos Estados Unidos e na Inglaterra. É a vacina mais cara do que as outras e a mais segura. Nāo se verficando nela efeitos secundários ou ondulatórios.

    Um Ben haja
    Heleno Mendes

    • KK

      17 de Março de 2021 as 22:45

      Vai-te informar melhor antes de comentar barbaridades.
      Desde quando é que a vacina da Astrazeneca é Australiana?

      Por a caso és algum especialista para recomendares vacina A ou B?
      Vacinas foram feitas no laboratórios ou na Igreja católica?
      Enfim.

      • Lima

        18 de Março de 2021 as 16:21

        Pois é esse so sabe falar barato.Essa vacina nao é Australiana.Outra coisa esse tipo sabe alguma coisa da maneira como uma vacina é fabricada?Ele nao so ,nao fez num estudo ligado com a saude e nem talvez tem a capacidade de fazer investigacoes nesse dominio.Ele so esta fazendo propaganda de baixo nivel.
        Portanto Heleno pensa bem.

    • Ralph

      22 de Março de 2021 as 5:07

      Isso não é a verdade. A vacina AstraZeneca não é australiana. Porém, enquanto é verdade dizer que a Pfizer é a melhor (e presumivelmente mais cara), é também a mais difícil guardar e distribuir por causa da necessidade que a manter a uma temperatura abaixo dos negativos 70 graus centígrados. Isto é a razão pela qual a maioria dos países estão a optar por oferecer a vacina AstraZeneca às suas populações.

  2. jfernandes

    17 de Março de 2021 as 21:18

    Ja comeram dinheiro do branco !
    Depois querem arrastar todos outros para buraco

  3. X,Y

    18 de Março de 2021 as 7:47

    Deixa de treta, astrazeneca é uma vacina anglo-Sueca. Deixa de mentiras, tomei a vacina estou bem vivo se quer ja tomei as duas dozes…

  4. Fui

    18 de Março de 2021 as 7:55

    Teatro Patético!!!
    STP tem condições para defender alguma vacina, seja qual for?
    Até quando os nossos governantes deixarão de ser marionetes ao serviço do Mal, e em prejuízo do povo??
    COVID-STP tem mutações ainda não estudadas. Criemos nossos Laboratórios de Pesquisa, formemos nossos quadros para defender as nossas causas. Temos sim dinheiro para isso. Basta pararem de roubar o dinheiro do povo e a corrupção cada vez mais crescente.
    Tenham vergonha, senhores dirigentes!!!!!!!
    Não permitam que o povo Santomense seja feito Cobaia para testes diabólicos!

  5. Original

    18 de Março de 2021 as 8:24

    Este apelo é de alguém que já não tem nada a perder.Este senhor não sabe que estamos conectados ao mundo e estamos
    atentos ao que se passa? É uma grande oportunidade de ser servido como cobaia tal como todos corruptos desta terra
    que enfermam esta sociedade.

  6. mezedo

    18 de Março de 2021 as 11:29

    Grade especialista senhor Heleno Mendes
    Compra e envia a São Tomé, e para de dar Show

  7. rapaz de Boa Morte

    18 de Março de 2021 as 17:51

    Boa tarde senhor administrador do site ( Jornal Tela Nón ) , por favor faça uma triagem desta verborreia dos negacionistas ,pois isto poupa aos seus leitores ler coisas tão aberrantes . Podemos manifestar a nossa oposição à vacina , é um direito ,mas induzir os outros a não se vacinarem com argumentos de casca de banana ( sem cabeça nem pés) , a paciência tem limites .

    • Heleno Mendes

      19 de Março de 2021 as 8:11

      Tome nota:

      A maturidade requere alguma tolerância e paciência com os ignorantes. Haja paciência onde ha tão pouco conhecimento.

      Reconheço que nem toda a gente suporta a luz, porque a Luz faz calor. Por isso é que o articulante foi deveras perseguido no país e vítima de assassinato de caracter.

      Um dos grandes problemas de Sao Tome e Principe continua a ser a ignoräncia, decadência de valores, e a instalaçāo de varios interesses alguns dos quais mesquinhos.

      Eu acredito piamente de que os superiores interesses da naçāo devem ser salvaguardados. E que devem estar sempre acima dos interesses partidários e particulares.Independentemente da côr da camisola partidária que vista ou da bandeira que vergue. Seja você do MLSTP, do ADI, do PCD ou da UDD.

      Ninguém esta a dizer que a populaçāo nāo deva ser innoculada ou vacinada. A sugestāo ou recomendaçāo do tipo de vacina, nāo força ou obriga a ninguém a optar-se por este ou aquele tipo de vacina.

      1. É importante esclarecer de que o articulante nāo esta contra a vacinaçāo. Uma pessoa bem informada nāo precisa ser especialista para se opinar. A igreja católica nāo precisa de ter laboratórios para expressar opināo e preocupaçāo na forma como algumas vacinas estāo a ser concebidas e legitamente proteger os seus fiéis.

      2. Podemo-nos divirgir quanto ao proprietário da vacina, Astra-zeneca, Mas a verdade é que foi desenvolvida pela Universidade da Oxford no Reino Unido. O que importa nāo é quem é ou nāo o verdadeiro País de origen da vacina, mais sim a sua eficácia e segurança para a populaçāo, porque o virus da COVID 19 é mutåvel e há variantes.

      Alega-se indicios de coagulamento de sangue em alguns pacientes que foram vacinados com Astra-zeneca. Isto nāo implica que todas as pessoas terāo esta reaçāo. Mas ainda nāo há dados desponíveis para que se saiba com precisāo efeitos colaterais ao longo prazo. Se se poder evitar este ou aquele efeito secundário melhor.

      3. Desconheço o nível dos que reagiram a minha opiniāo, aliás alguns sāo anónimos mas que fique claro o articulante faz referência as alegaçōes e pontuou de que segundo as informaçōes postas a circular. Compreendo que o português é complicado.

      4. O ex-cientista e presidente da Pfizer que chama atençāo para os riscos da vacina de COVID 19 na fertilidade das mulheres, nāo é louco. Inclusive subsceveu uma petiçāo a Uniāo Europeia sobre o assunto.

      Para terminar, eu nāo tomo só ou assino só, só porque me deram. Eu consulto e faço perguntas, e acho prudente porque ninguem é detentor de todo o saber.

      Porquê que o presidente dos estados unidos e altos dirigentes de outros países optaram pela Pfizer?

      A Nova-Zelândia por exemplo escolheu todas as boas vacinas para a sua populaçāo. Porquê que o Rwanda por exemplo recebeu a Pfizer no quadro da iniciativa covax em parceria com a OMS?

      Ou pelo memos tenhamos alternativas caso haja reaçōes. O corpo de cada individuo é diferente e reage de forma diferente. Há pelo menos duas tecnologias diferentes nos grupos dessas vacinas. Astra-zeneca por exemplo usa vector-edenovirus alterado da gripe que propaga entre os chipanzés. Enquanto que a Pfizer não usa virus nenhuns e é uma tecnologia mais avançada.

      Sāo questōes de esclarecimento tecnico que o governo ou qualquer pesquizador pode e deve estar a altura.

      Um comentador disse que o articulante nāo tem nada a perder. Ja se perdeu muito em Sāo Tomé e Principe, alguns ainda se lembram do projecto Suéco á decadas atraz sobre o planeamento familiar. Hoje, a populaçāo de que Sāo Tomé e Principe nāo chega sequer a um milhāo de habitantes.

      Nāo há economia sem a populaçāo.

      Observaçāo
      Sejam quais forem as vacinas que tomarem é recomendável que nāo se faça nenhuma actividade intensiva antes e depois da vacinaçāo.

      Um bem haja.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo