Política

ADI acusa Delfim Neves de orquestração de golpe palaciano

A Assembleia Nacional ainda não aprovou o projecto de lei que fixa a data da segunda volta das eleições presidenciais. O maior partido político do país, no entanto na oposição a ADI, reagiu.

O Presidente da Assembleia Nacional Delfim Neves, é indicado pela ADI, como sendo o responsável pelo sucessivo adiamento das sessões plenárias da Assembleia Nacional onde os deputados deveriam aprovar o projecto de lei.

«Mais uma vez, o Presidente da Assembleia Nacional e candidato derrotado Delfim Neves, decidiu adiar mais uma reunião plenária da Assembleia Nacional….É inconcebível que um homem só, Presidente de um órgão colegial que é a Assembleia Nacional, decide sozinho adiar sessões parlamentares ….estamos aqui a acumular semanas de atraso em relação a realização da segunda volta das eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe…», declarou Américo Ramos, Secretário Geral do partido ADI.

Reunidos na sala da sua bancada parlamentar no edifício do parlamento santomense, os deputados e membros da direcção do partido ADI, consideraram que a tentativa de atrasar o processo eleitoral resulta da pressão, «que o senhor Delfim Neves está fazendo sobre o MLSTP…»

Uma pressão que segundo o partido ADI visa envolver o MLSTP, segundo maior partido no parlamento, numa estratégia a ser executada a partir de 3 de Setembro próximo.

«O Presidente da República tem o seu mandato findo no dia 3 de Setembro. A partir desta data quem torna Presidente de São Tomé e Príncipe, por um período não definido é o senhor Delfim Neves…», precisou o secretário-geral da ADI.

ADI diz que se insurge contra esta estratégia, porque não há nenhum respaldo constitucional que permite a ascensão do Presidente da Assembleia Nacional, ao cargo de Presidente da República, como consequência do mandato ter terminado, antes da eleição ou da tomada de posse do seu sucessor.

«Não há nenhum respaldo constitucional para que o senhor Delfim se auto proclame Presidente Interino de São Tomé e Príncipe no dia 3 de Setembro. Isso é um golpe de Estado…», pontuou Américo Ramos.

Para resolver a crise político-institucional e eleitoral que se instalou no país, ADI estende as mãos ao MLSTP.

«Nós não aceitamos e chamamos a atenção do MLSTP para não se tornar cúmplice aos olhos dos santomenses, e aos olhos da história, desse golpe de Estado que irá ter consequências gravíssimas para o futuro de São Tomé e Príncipe, para a estabilidade das nossas instituições, e para a paz social…», afirmou o secretário-geral do ADI.

ADI garante que se o MLSTP aliar-se ao plano estratégico do Presidente da Assembleia Nacional, Delfim Neves, que é também membro da coligação PCD-MDFM-UDD com 5 deputados no parlamento, será o partido liderado pelo Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, «o último e único culpado de tudo que irá acontecer em São Tomé e Príncipe…», sublinha a liderança da ADI.

Na declaração à nação a liderança da ADI, avisou ao MLSTP e à toda a comunidade internacional, que « São Tomé e Príncipe está a beira do colapso devido as manobras do senhor Delfim Neves …»

Abel Veiga

    7 comentários

7 comentários

  1. Sem+assunto

    13 de Agosto de 2021 as 17:59

    Aí dele! O povo de lá o retirará a paladas de manchins.
    Eu pessoalmente não apaio ninguém, porém não aceito bandidos e indivíduos mal encarados tomarem o poder a força. O povo ao votar e eleger, é uma coisa e outra coisa bem diferente é assaltar o poder.
    Poe te no teu lugar Delfim, podes sair muito mal misto, não nasceste para seres Presidente da Republica,és muito sinistro.

  2. Andorinha

    13 de Agosto de 2021 as 18:49

    Os partidos da nova maioria querem assaltar o poder a força, obrigado ADI por estar na vanguarda do povo não vamos deixar os bandidos batoteiros assaltar o poder, avante ADI o povo conta convosco e com o líder máximo Patrice Trovoada.

    • Vanplega

      13 de Agosto de 2021 as 22:35

      Voces ñ tenhem mesmo vergonha nesta cara. Depois de tudo que o ADI, fez e implantou neste pais.

      Com o Patrice TROVOADA, a fazer de Sao Tome e Principe, sua quinta. Falar ñ pode. Assaltaram assembleia da repubblica, mandaram tropas Ruandeses ao pais. Tentaram fazer-nos sua propriedades.

      Roubaram o pais e seu povo, tortas a direita.

      Cm esse povo pode esquecer tao rapido?

      Serà que jà nao existe verdadeiros foro neste pais?

      Aonde è que andam fòros de deixeram de Batèpa, vestido de luto, sem medo.

      Aonde andam voçes fòro?

      • Vanplega

        13 de Agosto de 2021 as 22:36

        Voces ñ tenhem mesmo vergonha nesta cara. Depois de tudo que o ADI, fez e implantou neste pais.

        Com o Patrice TROVOADA, a fazer de Sao Tome e Principe, sua quinta. Falar ñ pode. Assaltaram assembleia da repubblica, mandaram tropas Ruandeses ao pais. Tentaram fazer-nos sua propriedades.

        Roubaram o pais e seu povo, tortas a direita.

        Cm esse povo pode esquecer tao rapido?

        Serà que jà nao existe verdadeiros foro neste pais?

        Aonde è que andam fòros de deixeram de Batèpa, vestido de luto, sem medo.

        Aonde andam voçes fòro?

      • Vanplega

        13 de Agosto de 2021 as 22:43

        So ficaram mistura de raça, por contas da miseria que os politicos nos inpuseram. Principalmente Miguel TROVOADA e seu filho( o tal Pinta Cabra)

        Quero aqui dizer a esses politicos, que nòs havemos de resistir, os verdadeiros fòros ñ se entregaram.
        Havemos de mandar o Patrice para onde veio. Jà mais nos cortaram as linguas.

  3. Jorge+D'Alva

    13 de Agosto de 2021 as 22:08

    Na realidade o Delfim tem que por-se a pau. Ele está a gozar com o povo, gozar com o país, fazer todo o país seu refém, pondo o país ao mais baixo nível internacional e nem todos os santomenses estão dispostos a aturar este besta. Se ele continua a insistir nesta estratégia, ele vai ter que pagar, mas muito caro. Por tanto, peço ao Delfim que pense bem, pois estamos todos a ficar saturados. Não vamos assumir as consequências que poderão advir.
    Quem avisa amigo é.
    Bem Haja S.Tomé e Príncipe

  4. Matabala

    13 de Agosto de 2021 as 22:40

    Como fica MLSTP nesta situação? Não quero acreditar que vai continuar a ficar refém de DN e seu plano maquiavélico…Não há gente com dignidade e carácter para os lados do Riboque? São todos bandidos a defender seu tacho? Ponham vossa distância nessa maldade enquanto é tempo senão levam mesmo pior derrota de todos os tempos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo