Política

Presidente Eleito suspendeu militância na ADI

Numa comunicação na sua página oficial nas redes sociais, Carlos Vila Nova, na qualidade de Presidente da República Eleito, diz ao público que tomou parte na quarta – feira, numa reunião da Comissão Política do partido ADI. Uma reunião que marcou um momento histórico para o militante Carlos Vila Nova.

«Participei ontem(quarta feira) numa reunião da Comissão Política do partido que apoiou a minha candidatura, para fazer a entrega do meu cartão de militante, suspendendo a militância no Partido Acção Democrática Independente (ADI)», diz o Presidente da República Eleito, na sua comunicação nas redes sociais..

Agradeceu o apoio incansável da direcção da ADI durante toda a campanha eleitoral, que terminou com a sua eleição ao cargo de Presidente da República. Um cargo que faz Carlos Vila Nova ser o principal árbitro do jogo político e da democracia santomense. Um árbitro que segundo a Constituição Política, tem que ser imparcial, que não pode tomar partido. Um árbitro que deve atender, defender e proteger a todos, e não apenas uma das partes do jogo político.

«Como sempre defendi durante a minha campanha, passo a ser o Presidente de todos os São-tomenses e estarei aqui para servir a TODOS. Muito obrigado», diz a mensagem do Presidente da República Eleito.

Note-se que na mesma comunicação nas redes sociais, o Presidente da República Eleito, dá conta da recepção de várias mensagens de felicitações pela sua eleição como o mais alto magistrado da nação santomense. Destaques para as felicitações vindas de Portugal, através do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, de Angola enviada pelo Presidente João Lourenço, da Guiné Bissau pelo Presidente Umaro Sissoko Embaló, felicitações de Cabo Verde por parte do Presidente José Carlos Fonseca e do Primeiro Ministro Ulisses Correia, e de demais individualidades nacionais e estrangeiras.

Abel Veiga

    22 comentários

22 comentários

  1. Octávio Mendes

    9 de Setembro de 2021 as 21:59

    Ele nunca foi militante do ADI, mas sim simpatizante. Manda-lhe exibir o cartão de militante ou membro, seu mentiroso.
    Mentira tem perna curta.Antes de ser presidente já está a mentir.
    Vamos ver o que vai dar no futuro.

  2. Vexado

    9 de Setembro de 2021 as 22:01

    Tudo trafulheiros. Devia ter suspendido a militância antes de ter ganho as eleições.
    Neste caso, posser pode intentar uma providência cautelar para o impedir porque ele devia ter feito antes e não depois de ter ganho as eleições.

    • Guiducha

      11 de Setembro de 2021 as 7:10

      Concordo, Vexado. Estas eleições não foram transparentes como se pretende !

  3. Fuba cu bixo

    9 de Setembro de 2021 as 23:06

    Estamos a assistir uma nova era da política em S.tomé e Príncipe.S.tomé e Príncipe vai prosperar,só temos que fazer desaparecer o MLSTP em S.tomé e Príncipe nas próximas eleições vamos dar cartão vermelho ao MLSTP e polos na rua.

    • Célio Afonso

      10 de Setembro de 2021 as 10:27

      Não existe estado de direito, mormente democracia sem partidos políticos.
      MLSTP é um partido histórico, mas moribundo devido as ações e omissões dos seus dirigentes.
      Portanto, o partido precisa revitalizar se e inovar.

    • Guiducha

      11 de Setembro de 2021 as 7:11

      Fuba com bicho, é você que vai DESAPARECER 1o.

    • Maguitta

      12 de Setembro de 2021 as 12:14

      Pensar na eliminação de um partido político ser antidemocrático. As pessoas que defendem este ponto de vista, têm dificuldades em viver no ambiente democrático. Perspectivam o fim de partidos políticos de forma que o seu partido seja único. Mias essa realidade nunca acontecerá em S.T.P. Somos um país democrático e vamos continuar a sê-lo.

    • Maria Boa Morte Jesus

      15 de Setembro de 2021 as 21:41

      Nao se esqueca que MLSTP abriu o pais para o multipartidarismo ou seja muitos partidos politicos e, hoje temos um Pais democratico, onde Cada um pode exprimir suas ideias.
      VIVA MLSTP/PSD.

  4. ze+Maria+Cardoso

    10 de Setembro de 2021 as 3:55

    Em cada época e cada país, houve sempre alguém com a coragem de bater o martelo na história, escrevendo-a com as letras de ouro ao bem do seu povo e da Humanidade.
    Por princípio de livre consciência, o senhor engenheiro Carlos Vila Nova, não foi o meu voto.
    Ao dar este primeiro passo de mudança de mentalidade, a grande lição à nossa democracia e para lá das fronteiras, almejo-lhe, senhor Presidente da República, Carlos Vila Nova, toda a solidariedade do mundo para brilhar no cargo confiado-lhe pelos são-tomenses.
    Boa sorte senhor Presidente!

  5. Patrice Trovoada o Barrão de Água Izé

    10 de Setembro de 2021 as 4:46

    Isso não passa de uma grande encenação, adivinha-se tempo difíceis para governo. A grande pergunta minha é essa:

    O senhor Presidente vai continuar com Elísio Teixeira na presidência? Sabendo que este senhor é um grande criminoso um delinquente protegido! Continuara a trabalhar com esse tipo de gente? Haver vamos…

    • JUVENCIO+AMADO+OLIVEIRA

      10 de Setembro de 2021 as 8:55

      Prendeu-se o Américo Ramos que também estava na presidªência. Porque não se prendeu o Elísio Teixeira se é que ele é criminoso como dizes?

    • Guiducha

      11 de Setembro de 2021 as 7:13

      …mais CRIMINOSO que você existe Patrice TROVOADA ?

  6. Vigilante+da+Grota

    10 de Setembro de 2021 as 9:26

    Grande exemplo a seguir.
    Minhas felicitações.
    No entanto este gesto, esta atitude, este anuncio não deixa de ser um primeito golpe ao Patrice Trovoada. Ou seja, que o Patrice Trovoada começa já a tirar as suas elações. Ou seja ainda, é como quem diz, “não estarei aqui ao serviço desse senhor PT que pensa que vou ser pau mandado”.

  7. Mepoçom

    10 de Setembro de 2021 as 9:48

    Pelo resultado desta eleição é pela mensagem do presidente eleito, os cidadãos cultos e não cultos têm que começar a ter uma pedagogia construtiva da sociedade, tentar paulatinamente banir ódio, rancor, calúnia, jogo de interesse de forma a que todos juntos possamos cimentar uma reconciliação nacional, que é mais saudável a todos filhos da terra, isto é começando uma nova era. Continuar a comentar com crítica destrutiva, lançando gasolina na fogueira não é bem vindo. Na democracia todos têm suas ideias, mas devemos pensar numa família saudável. Caso contrário jamais uma sociedade de paz, onde somos todos primos.

  8. ZEMÉ+CABOCA

    10 de Setembro de 2021 as 11:06

    Se for mesmo verdade como parece que é, o Calos Vila Nova começa nos surpreender pela positiva, mostrando claramente o amor a terra que lhe viu nascer e a colocá-la em primeiro lugar, contrariando aquele que acham que é pau mandado. Não dei-lhe o meu voto, mas desde as suas primeiras palavras públicas de união, já granjeava minha admiração. Vamos ser diferente e fazer diferente, para nossa terra avançar, apesar dos partidos que somos militantes ou simpatizantes.

  9. Nini

    10 de Setembro de 2021 as 16:03

    Esta e’ uma atitude positiva e de louvar, embora, nao for necessario suspender a sua militância no Partido Acção Democrática Independente (ADI). Realmente, um presidente de um pais, deve representar de defender os interesses de todos os cidadaos, independentemente da afilhiacao partidaria de cada pessoa humana num estado de direito democratico com e’ RDSTP.

    O que fica pouco claro, e’ quando ele se recandidatar para o segundo mandato, se tiver interessado e qualificado para o tal, qual sera o partido politico que ele tera militancia para formalizar o endorsement”.

    O presidente eleito da republica o Sr. Eng. Vila Nova declara de forma honesta e correta: “…Um árbitro que segundo a Constituição Política, tem que ser imparcial, que não pode tomar partido. Um árbitro que deve atender, defender e proteger a todos, e não apenas uma das partes do jogo político.”

    Dizer e fazer sao coisas diferentes. E’ melhor esperar para ver e para crer…

    O povo Saotomense ira observar, analizar, e avaliar o trabalho de Vila Nova, so depois de algum tempo, podera decidir se ele merecera mais cinco anos ou nao. Qualquer que seja o grupo lobista ou grupo partidario que o ira dar suporte eventualmente que seja irrelevante.

    Se fosse ele, faria como fez o Mandela, retirar da vida politica depois de completar o termo (primeiro mandato) porque STP e muitos Saotomenses sao pessoas muito complicadas. STP tem muitos problemas, e e’ impossivel agradar toda a gente.

    Concluindo, nos todos Saotomenses com honra e dignidade e respeito, temos uma obrigacao moral e patriota de o desejar muito boa sorte e fazer o compromisso de o ajudar a suceder no desenvolvimento, progresso, e harmonia em STP, e tambem manter a solidariedade e amizade com os outros paises, sobretudo, os paises vizinhos.

    Atencao: Muita gente faz comentario sobre o Patrice Emery Trovoada, sobretudo (bias) criticas negativas. Eu comecei a acompanhar algumas noticias de STP, com mais frequencia, na altura em que ele estava no poder. Mas, tive uma idea geral sobre a ma gestao de coisa publica, corrupcao, roubos, muito antes do Patrice ser uma figura muito reconhecida no pais. Sem propaganda, e’ preciso dizer sobre as coisas boas e positivas que ele fez para o povo e para o pais, em geral, e nao so maus comentarios sobre as trafulhas que ele fez. Porque apesar d’aquilo que sabemos, devemos tratar deste individuo, da mesma forma como tratamos os outros que roubaram STP.
    Se Patrice Trovoada deve ser reu para defender as acusacoes que merece no tribunal, os outros bandidos que roubaram o povo e a nacao deveriam tambem prestar as contas.

    Sem escolher quem deve ser processado ou exonerado ou nao, na minha conviccao, todos aqueles implicados devem prestar contas e se for possivel, devolver ao pais algo que nao lhes pertence—qualquer gesto de boa fe’; mandar dinheiro ou assistir a financa e a economia de STP mesmo de forma anonima. Mandar dinheiro do estado ou envia-lo de forma segura ao banco central para ser reposto no orcamento geral do estado. O clima de vinganca e perseguicao nao da. Temos que perdoar e aprender com os erros do passado. Parece naive acreditar nesta utopia sem tomar em conta que algumas pessoas so poderao eventualmente devolver a riqueza do povo sem aplicar a forca do tribunal no julgamento dos factos.

    Eu acredito que as pessoas que roubaram STP devem voluntariamente devolver alguma massa ao estado de forma pacifica e consciente.

    Meus amigos e amigas, o dinheiro roubado que nao lhes pertencem, nao traz felicidade ou ambundacia ou bencao de Deus.
    O povo esta a sofrer e a padecer muito mal, temos que ter conscience disto e contribuir para aleviar a dor da nossa populacao. Devolva a metade que robou do povo e do pais, sera uma boa iniciativa positiva.

    Se fosse Vila Nova, nao me meteria na corrupcao, bandidagem, roubos de coisa publica, etc. Ter uma boa reputacao na governacao, um bom cadastro e’ algo de valor e estima. Ficamos a saber que o Covid e o limite de vida que nao levamos nada quando morremos, pois tudo isso sobre materialismo que da um conforto temporal, nao e’ eterno.

    Vamos encarrar a realidade e reflectir sobre o Divino.

    Ocupar um cargo de estado ou ser um cidadao comum, todos nos temos obrigacao moral de ajudar a nossa patria e amar o nosso pais, e o nosso povo.

    Karma

    P.S. Vai levar muito tempo (se nao quase impossivel) para mobilizar a massa rumo a mentalidade positiva e fazer o bem.

  10. Pedro António Costa

    10 de Setembro de 2021 as 16:42

    Ok, são truques de prache. Ele foi eleito pelo DI e deve Obediência ao ADI e ponto final.

    • Guiducha

      11 de Setembro de 2021 as 7:18

      António Pedro Costa é 1000% verdade. O VN deve obediência ao Patrice TROVOADA,porque foi eleito graças a ele.

    • A Pátria

      11 de Setembro de 2021 as 21:30

      Não deve obediência ao ADI de maneira nenhuma. Se na realidade ele quer unir e ser o presidente de todos os santomenses não deve seguir o padrão desse atual o chamado, assina só. Foi isso que arrumou com a nossa sociedade e prejudicou o seu mandato. Os governantes em STP devem deixar de lado, os interesses pessoais e partidários e se interessar-se mais pelos interesses do país. O jogo político está afetar grandemente a justiça, a economia e outros sectores chave. Ninguém se arrisca investir no pais enquanto a instabilidade persiste, e enquanto isso vamos registar apenas decadência na economia e sobretudo o emprego por inexistência de postos de emprego.

  11. Delinquentes no Palácio de povo nem pensarr

    10 de Setembro de 2021 as 21:36

    Se entregou cartão significa que vai um Presidente exemplar, como alguém ja disse será que pessoas delinquentes como Elísio Teixeira manterá no palácio do povo? Este Sr não esqueça que matou assinou uma pai de família sangue frio.

    Sr Presidente prometeu vida nova!

  12. Guiducha

    11 de Setembro de 2021 as 7:09

    Octavio Mendes, a MENTIRA e CORRUPÇÃO são os sinônimos do ADI.O chefão deste partido RANCOROSO & VINGATIVO,Patrice TROVOADA,é um safado, vagabundo, que regressou para STP com o OBJETIVO de encher os bolsos, enriquecer com os bens do país, vingar-se pelo ASILO da sua família após a tentativa de assassinato contra o presidente Manuel Pinto da Costa ( anos 70).
    Este vagabundo do PT é que influenciou e deu banho( como de costume),aquela franja de população miserável e imbecil( que o próprio PT despreza e trata de analfabeto , de alcólico),para votar no PAU MANDADO Vila Nova, continuando assim o seu projeto maquiavélico de DESTRUIÇÃO MASSIVA de STP, e pela mesma ocasião vai se protegendo da justiça pois que ele tem muita caçarola no seu dossiê judiciário (vai de delito ao crime máximo). Se PT regressar para STP há uma franja não CORROMPIDA desta mesma população ,que lhe exigera JUSTIÇA pelos vários atos cometidos durante o seu mandato/governo, cujo o MAIOR foi o assassinato cruel, atroz do economista Jorge Pereira dos Santos…queremos deixar aqui e bem claro, que nenhum presidente seja ele quem for, NUNCA,direi mesmo, JAMAIS poderá evitar ou proteger o PT à esta tão ESPERADA JUSTIÇA…MATARAM um HOMEM digno e honesro de maneira ATROZ e VIOLENTA.
    Queremos JUSTIÇA.

  13. Santo

    16 de Setembro de 2021 as 12:59

    Gostei da atitude. Foi um exemplo inédito em S. Tomé e Príncipe. Por acaso antes de ser empossado, está dando sinais de um presidente isento e imparcial de acordo com a constituição. Esperemos que assimseja.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo