Política

Evaristo Carvalho carregou a “Grande Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique”

24 horas antes de deixar de ser Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, foi condecorado pelo Estado português. O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, justificou a condecoração, com o mandato excepcional que Evaristo Carvalho desempenhou durante 5 anos, com destaque para o fomento das relações de cooperação e amizade entre São Tomé e Príncipe e Portugal.

«Esta homenagem é uma homenagem devida há muito tempo, pela pessoa de vossa excelência e devida também àquilo que representou durante um mandato excecional nomeadamente nas relações entre os dois países. Sempre soube prestar ao magistério que exercia uma elevação, uma dignidade que nos impressionou e que nos tornou seus admiradores. Assim, entrego hoje insígnias que representam a gratidão do povo português», declarou o Presidente de Portugal.

Na passada sexta feira, 1 de Outubro, e nas instalações da embaixada de Portugal, Evaristo Carvalho, recebeu a “Grande Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique”.

O ex-Presidente da República manifestou-se emocionado. Disse que se trata de uma honrosa homenagem. «É uma homenagem de elevado significado para mim e para o Estado santomense», pontuou Evaristo Carvalho.

Portugal homenageia Presidente Evaristo Carvalho, pelo seu empenho na dinamização das relações de amizade e cooperação entre os dois países. Note-se que Evaristo Carvalho, foi o único Presidente da República, que durante os 5 anos do seu mandato, não assinou e nunca publicou, qualquer decreto presidencial que exonerasse o governo.

Conviveu com dois governos constitucionais. O primeiro do ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada da ADI, e o segundo que continua em funções liderado pelo Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus do MLSTP.

Abel Veiga

6 Comments

6 Comments

  1. Viva Portugal

    3 de Outubro de 2021 at 12:12

    Evaristo merece colocou o interesse do país acima do interesse da familia Trovoada. Os Homens são julgados pelo seus actos.
    Está de parabéns!

  2. VILA NOVA

    3 de Outubro de 2021 at 12:20

    Espero que Vila Nova perceba bem o alcance deste acto. Vila nova deve seguir exemplos de Evaristo ser elegante ponderado e não cair na ratoeira dos Trovoadas. Porque tanto mlstp, adi e pcd não têm moral tudo farinha do mesmo saco.

  3. ademar castro

    3 de Outubro de 2021 at 15:01

    Parabéns e merecido, Presidente Evaristo Carvalho.
    Fez tudo mesmo contra vontade de Patrice Trovoada para que houvesse estabilidade em S. Tomé e Príncipe.
    A isto lhe custou represálias por parte Patrice Trovoada.
    Mesmo assim, Presidente Evaristo pôs o país e os Santomenses em primeiro lugar.

    • Guiducha

      3 de Outubro de 2021 at 20:54

      Ah bom? O Evaristo Carvalho já virou bom presidente que fez bem ao povo e a Nação são-tomense ? Ela já não é mais o Pau mandado do Patrice TROVOADA ?
      Preocupa-me e faz-me medo a conduta ambïgua e muito instável de certos individuos.
      Há dias fiz um comentário “não publicada” “( pelo donc do site),sobre a ministra Edite Ten Jua que denunciava uma situação grave e conhecida…preferiu-se fechar os olhos sobre o ASSUNTO que eu trouxe à baila e que interrogava quem era na verdade a senhora em questão.
      É tudo assim…gente em quem não podemos fiar e tão pouco contar, porque estão em constate MUTAÇÃO, OPINIÃO,ETC…

  4. Viva STP

    3 de Outubro de 2021 at 16:11

    Evaristo devia receber 1 milhão de dólares como prémio. Não caiu nos truques dos Trovoadas. O pai foi até palácio fazer birras dizendo que estão a lhe tirar fotos. Parabéns Sr Evaristo surpreendeu-me pela positiva.

  5. Corona Ta Pipocar

    5 de Outubro de 2021 at 23:16

    PT agora pensa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top