Política

“O país está enclausurado numa teia de corrupção, que passou a ser institucional”

Declaração do Presidente da República Carlos Vila Nova na mensagem à nação por ocasião do ano novo.

O Chefe de Estado disse à nação que o ano 2021 foi marcado por suspeitas, e denúncias directas e abertas de casos de corrupção.

«Sem que tenhamos o registo de um acto sério, vigoroso, decisivo de combate a corrupção», denunciou Carlos Vila Nova.

O Presidente da República alertou o país para o facto de que «corremos o risco que ela (a corrupção) se enraíze, se fortaleça, se torne natural e se naturalize. É preciso libertar o país da garra da corrupção e dos seus corruptores …», frisou.

Segundo o Presidente da República no ano passado (2021), a corrupção tornou-se desavergonhada em São Tomé e Príncipe.

«Não temos nenhuma dúvida de que o país está enclausurado numa teia de corrupção, que de banal, insignificante, camuflada passou a ser aberta, directa e institucional com proporções nunca dantes visto minando a estrutura do Estado», pontuou.

Com a estrutura do Estado minada pela corrupção, o Chefe de Estado, prometeu aos são-tomenses que o ano 2022 terá que ser de ponta pé de saída para a salvação da estrutura do Estado.

Reformas profundas deverão ser implementadas. Carlos Vila Nova, indicou o sector da justiça como um dos pilares do Estado que precisa urgentemente de reformas e profundas.

«O ano 2022 tem de necessariamente ser diferente e muita coisa tem de mudar…. Reformas e sem branduras…», reforçou o Presidente da República.

Para Carlos Vila Nova, São Tomé e Príncipe foi em 2021 um país parado, onde segundo o Presidente da República, a pandemia da Covid – 19 serviu de desculpas para todos os erros, negligências e desperdícios que foram cometidos.

O leitor deve ouvir na íntegra a mensagem do Presidente da República à Nação por ocasião do ano novo 2022 :

Abel Veiga

41 Comments

41 Comments

  1. paula

    1 de Janeiro de 2022 at 17:58

    Kkkkkk, só pode ser brincadeira e de mau gosto. Como é que está o teu processo no ministério público. Vai dormir pinta cabra do raio, nem vocês nem os andaploco e as galinhas. Tens k prestar conta, não é pk conseguirão enganar o povo, k és presidente k não presta conta. Claro tendo um Mp k te protege, estás bem.

    • C Pereira

      6 de Janeiro de 2022 at 17:22

      Aplauso meu caro ate porque este senhor nomeou pessoas indiciado pela justica e agora quer dar licao de moral a quem ? Ele e o executivo anterior em que ele fazia parte gozou e abusou das lei de Pais ao ponto de nem responder no PM

      Houve denuncia que o senhor tem um jeep doado por empresa e o senhor respondeu alguma coisa ?

      Vai dar banho ao cao

  2. luisó

    1 de Janeiro de 2022 at 18:29

    Já o escrevi aqui muitas vezes e desde há alguns anos.
    Repito: País sem futuro.

  3. Sem+assunto

    1 de Janeiro de 2022 at 18:57

    É um Presidente da República que não tem pudor de declarar guerra aberta ao governo do seu país. Falso combatente!
    De heroísmo isto não tem nada senhor Presidente, estas considerações devem ser feitas em off e se não forem frutiferas aí sim justifica uma abordagem desta natureza, mais ampla.
    Todo o seu expediente transborda uma campanhã politico-eleitoral a favor de quem ali o colocou, o senhor Patrice Trovoada.
    Caro Carlos Vila Nova, o senhor pode ser o princípio da mudança tanto almejado nesta terra, basta romperes com o presente; tempo este marcado por ódio e querelas politicas que aos bocados começas a fazer parte.
    Cuidado homem, a história apaga, sem piedades, nomes de homens corruptos, maus, cobardes, e marrionetados.

  4. Vanplega

    1 de Janeiro de 2022 at 19:57

    Este Presidente, è uma comédia.

    Sò este ano, senhor Presidente? E os 4 anos do governo do ADI, que o senhor fez parte!

    Nāo existiu? Andavas cego, de um olho ou os dois?

    Basta ver no que aconteceu no teu Ministèrio, cm por exemplos:

    EXEMPLOS:

    – EMAE
    – ENAPOR
    – ENASA e outros sobe tua tutela.

    Senhor Presidente, vai a Trindade,ver Cabra a tomar banho na lama

    • Farinhas do mesmo tacho

      2 de Janeiro de 2022 at 23:14

      Falta de coerência, menos de um ano de mandato deu para perceber que que não temos presidente temos sim um emissário de um partido político afinal a entrega do cartão de militante do ADI foi apenas show off. Nosso país tornou independente no dia azeago.

      Uns piores que os outros… ADI acha se sérios, mlstp acha se sérios pcd acha se sérios resumindo e concluindo são todos são bandos de ladrões corruptos incluindo o próprio Vila Nova.

  5. Palhaçada

    1 de Janeiro de 2022 at 20:26

    Olha quem fala de corrupção. Vila nova recebeu várias de comissões de obras, empresas como cunha Soares e Mota Engil deu a Vila Nova comissões e mais comissões por favorecimento nas obras públicas. A vossa sorte os políticos de STP é que o povo de sTp esquece muito rápido. São todos corruptos. Vila Nova recordas qual foi a empresa que lhe ofereceu o Toyota V8? Ainda lembras porquê?

    Vai dar banho a cão vocês todos.

  6. Não Complica

    1 de Janeiro de 2022 at 22:19

    São todos iguais shr presidente, o shr também não escapa dessa elite corrupta.
    Não vem atribuir culpas a ninguém porque o shr também tem rabo na estrada. Não existe até agora nenhum governante de cara levantada e com moral para libertar esse país da corrupção crônica. O presidente está a querer inventar e tentar manipular a justiça para fazer regressar o seu mandatário (PT). Ele que não se engane, porque a justiça está a espera que ele volte para ajustar as contas. Bando de corruptos.

  7. WXYZ

    1 de Janeiro de 2022 at 22:43

    “Sem que tenhamos o registo de um acto sério, vigoroso, decisivo de combate a corrupção” – Quando o proprio JBJ ja empunhara a sua BANDEIRA No.1 de combate a corrupção. E ele que mostra ser Cristao a confessar e a comungar.

  8. Gregorio+Furtado+Amado

    2 de Janeiro de 2022 at 6:05

    Se sabes quem lhe corrompeu oferecendo a ele uma viatura, porquê que não compilas os documentos e denuncia-lhe na justiça? Estao no poder ha 3 anos, porquê que o Estado não lhe denunciou? Mentiras demais e essas mentiras não vao vos levar a lado nenhum. Posser na política a quarenta tal anos a perder pra um que recentemente é que começou a sua participação na política? Que vergonha. Foi a mesma estratégia falhada utilizada nas presidenciais e vocês insistem? Muda, sejam criativos. Querem dobrar esse e está sendo difícil. Esse não é assina só que vocês foram pra assembleia marcaram a data que vos convinha pra eleições presidenciais e ele assinou só e hoje na boca do povo dizem que em troca de favores, o ex-presidente está no hotel e os cofres do Estado paga-lhe hotel cinco mil dólares mensal e depois dizem que país é pobre. Vocês devem ir as nossas praias lanchar e depois ir ao inferno que é o vosso lugar e nunca mais sair de lá para o povo santomense viver em paz.

  9. Célio+Afonso

    2 de Janeiro de 2022 at 9:36

    Coitado do meu país que nunca devia ascender a independência. O chefe do governo diz que o país é inviavel. O Presidente da Republica vem reconhecer publicamente que o país está capturado por corrupção institucional.
    Que futuro para o povo e, especialmente os jovens?
    De discursos bonitos o povo está farto.
    Queremos ações concretas para libertar o pais dos novos colonos.

  10. carlos vargas

    2 de Janeiro de 2022 at 12:42

    Explica ao povo de onde saiu o carro topo de gama que tem antes de ser Presidente?
    Ou quer que se peça informações a MotaEngil e o Ministério Público faça o seu trabalho.
    E já agora que o Vila Nova e o Nino Monteiro venham explicar aos Santomenses sobre os 800.000 Mil Euros da FIFA utilizados para campanha presidencial do Vila Nova.
    SOU do ADI, mais brincadeira tem hora…

    • Fuba cu bixo

      2 de Janeiro de 2022 at 15:23

      Kkkkkkk 2022 vocês vão gostar nova maioria duma figa bandidos kkkkk.

    • Joaninha

      2 de Janeiro de 2022 at 21:44

      Cuidado com excesso de confiança.

    • Guiducha

      16 de Janeiro de 2022 at 15:33

      Joaninha Torres tudo bem? Que tal a LEI do KARMA,da parte da Zadia. Lembras-te ?
      Bom ano e boa saúde.

  11. Vany

    2 de Janeiro de 2022 at 13:48

    Osvaldo abreu e o sr. Madival neves que o diga! Um assina os titulos de posse dos terrenos do estado, outro vai ao terreno realizar a sua venda, e ambos fazem a divisao dos lucros… retiram terrenos ao possuidores e vendem entre 20 a 30 mil euros.

  12. Fuba cu bixo

    2 de Janeiro de 2022 at 15:18

    O Jorge bom Jesus disse no princípio da sua governação que iria combater a corrupção até contratou um advogado que paga a peso de ouro, mas era só para perceguir militantes do ADI, estamos a ver roubo de contentores de medicamentos e sub-faturações roubos de arroz roubos de areia e Jorge bom Jesus esta a assobiar para o lado a fingir dormir.

    • Egoístas

      3 de Janeiro de 2022 at 19:07

      Patrice Trovoada disse no inicio da sua governação que ia transformar STP em Dubai, o que fez foi persegui pessoas assaltar assembleia nacional contratar mercenário de ruanda para matar pessoas dentre outras atrocidades, inventar golpes de estados prender inocentes e mais nada…

    • Guiducha

      4 de Janeiro de 2022 at 22:39

      Egoístas, é verdade o Patrice TROVOADA não só é CORRUPTO,como é também MAFIOSO e CRIMINOSO…eís porque se encontra FORAGIDO porque sabe que sem proteção de GRANDE CARGO de ministro, arrisca a sua vida porque o povo fará justiça com as suas mãos, já que o safado PT não respeita e não responde as convocações dos tribunais sobre os seus numerosos dossiês.
      Apesar de todos estes aspectos negativos este desgraçado do P.TROVOADA continua a dirigir STP através o novo presidente Carlos Vila Nova, que é um ADEPTO da seita ADI/TROVOADA.
      Bem haja!

  13. Pedro Costa

    2 de Janeiro de 2022 at 17:11

    Senhor Presidente !
    Seja firme, não vacile….. a onda de corrupção na Administração Pública e envolvendo altos dirigentes do País são imperdoaveis, independentemente de o senhor ter pertencido ao Governo do ADI o que importa é o momento actual, não podemos é continuar com praticas que lezem o País… Foi para defender o interesse do Estado que o senhor foi eleito. Força

    • Vanplega

      3 de Janeiro de 2022 at 12:26

      Cm poderà ver justiça desse jeito!

      Quando uma cabeça vazia tem esse pensamento

      Pobre Sao Tome e Principe

  14. Mal Empregado

    2 de Janeiro de 2022 at 18:55

    Infelizmente tão cedo Vila Nova está a mostrar que não é um pessoa concregadora. Mal empregado… Adivinhar é proibido!

  15. Triste distino que Deus deu ao meu STP

    2 de Janeiro de 2022 at 19:03

    Não gostei do discurso. Atenção que não tenho partido político, só votei no Vila Nova porque resto de candidatos não dizia me nada. Estou a vontade para vos dizer que Vila Nova não está no bom caminho como Presidente da República, a pressa para agradar Patrice Trovoada vai distruir a imagem do Presidente Vila Nova. Primeiro discurso de ano novo de novo Presidente sem uma letra de concórdia e paz para concregar a nação? Só acusações para uma pessoa que bem pouco tempo foi ministro? Não, não gostei!

    • Fuba cu bixo

      2 de Janeiro de 2022 at 22:11

      Doi mas passa aguenta.

  16. Januário

    2 de Janeiro de 2022 at 21:50

    Vila nova cuidado não se sinta tão seguro, não pense que outros estão destraidos. Aqui é m STP conhecemos a todos. Estás a confiar no fetiche da boquita? Cuidado esse mundo da volta

  17. Estou cansado

    2 de Janeiro de 2022 at 22:43

    Um alto funcionário da Presidecia da República garantiu me que vai fazer de tudo para que o Presidente da República não. Promulgue o Orçamento Geral do Estado o que significa que Vila Nova está a trabalhar com mentes alheios. Que vão bloqueiar tudo que vier do governo. Eu disse a ele claramente não concordo com isso STP não aguenta esses teatros políticos. Logo depois vila nova faz esse discurso triste.

    Povo de STP temos que sair à rua para tomar STP na mão dos partidos políticos nem MLSTP nem ADI nem PCD nenhum está preocupado com povo todos querem ir a poder para saber das suas vidas..

  18. Nuca mais votarei para Vila Nova

    2 de Janeiro de 2022 at 23:05

    Vi Patrice Trovoada a falar percebi que foi Patrice Trovoada que orientou a Vila nova para não receber o Primeiro Ministro de Portugal Antonio Costa. Vila nova pensei que o sr pensasse com sua cabeça. Infelizmente enganei me.

  19. Carlos Ribeiro

    3 de Janeiro de 2022 at 2:00

    Nada de estranho…
    Claro que os corruptos não gostaram de ouvir tal coisa

    A verdade amarga

  20. Gregorio+Furtado+Amado

    3 de Janeiro de 2022 at 2:41

    És do ADI mais é ovas. Vai durmir. Se tens certeza desse desvio, denuncia porque se for verdade compromete o país. Mas tudo mentira. Um presidente a querer combater corrupção e tantos a contestar é porque a corrupção está enraizada no nosso país. Força Presidente. Procure falar menos e levar prevaricadores a barra do tribunal para eles saberem que o caso não é para brincadeira.

    • Triste distino que Deus deu ao meu STP

      3 de Janeiro de 2022 at 8:53

      O problema é que o proprio presidente pertence a teia da corrupção. Presidente sabe bem o que é ser corrupto. Ele sabe que eu sei que ele é corrupto.

    • Vanplega

      3 de Janeiro de 2022 at 12:32

      Se ele è outro corrupto?

  21. Manuela Pedroso

    3 de Janeiro de 2022 at 8:36

    Todos os comentários acima escritos, são das pessoas que estão a defender os seus tachos no atual governo. Quem não sabe que existe a corrupção na atual governação. São os próprios juízes que vêm a comunicação social denunciar a corrupção ao mais alto nível no tribunal. É o próprio Tribunal de Contas que no seu relatório denuncia falcatrua nos orçamentos das obras públicas; É a própria polução que denuncia e sente na pele a destruição de Micoló e Fernão Dias pelo Deputado Jerónimo Papagaio do MLSTP. É o próprio Presidente do MDFM que denuncia corrupção no seio do Governo com a venda do arroz. Ele tá perguntou ao primeiro Ministro. Arroz Ganhou não ééé…?
    Então o Presidente da República denuncia estas coisas e vocês estão a gritar porque o Presidente mentiu?
    Querem continuar a roubar?
    O Povo vai vos ensinar já neste ano. Esperem só

    • meu STP

      3 de Janeiro de 2022 at 8:55

      Presidente trabalha com corrupto, pergunta ao presidente se ele não nomeou nino monteiro como seu conselheiro. Quer combater a corrupção aliado a corrupto?

  22. Antonio Martins

    3 de Janeiro de 2022 at 12:18

    Bom dia
    Qualquer governo em São Tomé tem as suas preferências e atitudes de roubar
    Assim foi comigo com antigo governo que nunca me pagou o que a emae roubou vendeu e recebeu dos habitantes a receita da venda da energia da Agostinho neto designada mente o safado do diretor corrupto
    Depois veio este governo em vez de pagar
    Arrombou a porta da central Agostinho neto e ofereceu aos chineses
    Ou seja uns não pagam outros roubam
    E assim uma grande parte dos políticos de são Tomé
    Incompetentes ladrões e vigaristas profissionais

  23. Anjo+do+Céu

    3 de Janeiro de 2022 at 12:19

    Só agora? Tarde demais.Também fez parte junto com Patrice Trovoada e outros.Conciencializem se sem ódio e sem rancor de fazer S.Tomé e Principe felizes onde pão e amor chegam pra todos, tanto interno como diaspora.Não comem sózinho pork a Biblia no seu 10 mandamentos da Lei de Deus já é um Sumario para levar adiante e pôr as coisa a funcionar.Deixar de ser egoista e nao comer sózinho. É Defeito dos santomenses. Dói mas fica engasagado e nao passa

  24. SEMPRE AMIGO

    3 de Janeiro de 2022 at 12:50

    Li…e ouvi a mensagem do fim do Ano de SUA EXCELÊNCIA SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA CARLOS VILANOVA.Li também os 27 comentários feitos por cidadãos desesperados, que já não estão nem aí, que já não acreditam nos dirigentes políticos do seu país, de STP. A situação é grave, altamente preocupante.A actual situação económica do país é um desastre,a situação política em debandada,a situação social é um calvário, um silencioso barril de pólvora com explosão adiada.Os primeiros indícios da pré-campanha das legislativas e autárquicas de 2022 são perceptíveis.Será mesmo que no país,STP,estão criadas condições objectivas e subjectivas suficientes que garantam a realização de eleições,sobretudo de eleições democráticas?E evidente que não.Nas condições actuais em que o país está mergulhado, agravado ainda mais com a pandemia descontrolada,só os apressados do poder podem querer “eleições” este ano..O ano 2022 não deve ser de eleições mas sim de acções,lideradas pelo…PR,para se traçar um novo rumo para STP.É esta a leitura-conclusão que faço do desabafo do PR VILA NOVA quando falando á imprensa nacional sublinhou:”Espero que JUNTEMOS AS MÃOS porque a DIMENSÃO DA TAREFA que temos pela frente é ENORME.”Tiro certeiro.UNIDOS FAZEMOS A FESTA,

  25. SEMPRE AMIGO

    3 de Janeiro de 2022 at 13:32

    Unidos na diversidade?DEMOCRACIA sem DIVERSIDADE é outra coisa, não é democracia.No caso específico de STP”onde todos são primos”,mesmo apoiados por uma maioria parlamentar,a busca de consensos alargados sobre assuntos estratégicos de interesse nacional criaria um clima saudável que facilitaria a convivência construtiva das DIVRSIDADES nacionais.Somos diferentes? Então vamos fazer diferente!

  26. DUDUNETO

    3 de Janeiro de 2022 at 13:37

    o Presidente da república deve primeiramente reunir todas as documentações envolvendo os atos de corrupção e entrega-los ao Ministério Público, para os seu devidos efeitos.
    Os documentos que dizem respeitos ao estado devem ser guardados nos setores próprios e não escondidos, porque isso também dá prisão, não vale a pena chegar ao tribunal e não responder as perguntas de um juiz, como aconteceu com o anterior Ministro das Finanças.
    Outra situação é que como o Presidente da República reconhece que existe Covid19, deve falar sobre isso na televisão, pois como sabe a nossa população não acredita na sua existência, dizem sempre ser invenção do atual governo. ou será que o Presidente também compartilha da mesma ideia.
    dizer que o Covid19 foi um pretexto do governo é um absurdo, será que havia formulas para resolver isso e simplesmente não se fez, a Onde estava a oposição? se havia alternativa qual é a razão que o Presidente da república não o apresentou ao parlamento, quando era militante da oposição.

  27. Cacóca+bô

    3 de Janeiro de 2022 at 21:44

    É o quê!?
    O Vila Nova foi eleito Presidente com o dinheiro desviado da Federação Santomense de Futebol em mais de 500.000,00 USD, deixando os órgãos da FSF sem salário há mais de 2 meses. Logo, foi eleito com o apoio do maior corrupto de STP, Nino Monteiro, por isso, não tem moral para falar da corrupção nesta República das bananas.

  28. Flavio Costa

    4 de Janeiro de 2022 at 8:41

    Sr Presidente Vila Nova
    Nunca e tarde demais. Tal como contribuimos todos para a independencia essa luta contra a corrupcao tera que obedecer os mesmos contornos. Estamos perante o grito de socoro. Falo pessoalmente de mim proprio em que fui vitima em perder os meus bens patrimonias porque foram vendidos arbitrariamente pela uma tal de Alice Carvalho coadjuvados pelo seu marido Aurelio Carvalho e outros tais como Adelino Izidro, Frederico Gloria e Leonel Pinheiro. Onde esta o exercicio da justica para ajudar os cidadaos incaustos. Enquanto continuarem as nossas instituicoes preenchidas por esses malfeitores incompetentes e cegos por dinheiro alheio jamais chegaremos tao cedo ao destino. Tem necessariamente de haver um saneamento geral desses imprudentes que nos cidadaos andamos a pagar.Doutro modo, ao continuarmos assim tao desprotegidos chegara provavelmente um momento em que cada um fara a justica pelas suas proprias maos
    Enfim…..

  29. palanca

    5 de Janeiro de 2022 at 11:05

    Brincadeira, Vila geradores velhos quado foi ministro e agora ta fala o quê.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

To Top