Política

ADI denuncia irresponsabilidade e mesquinhez do governo e dos partidos que o sustenta

Num comunicado que distribuiu à imprensa o partido ADI, líder da oposição, acusa o governo do Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus e os partidos que o sustenta no parlamento, nomeadamente o MLSTP, o PCD, o MDFM, e a UDD, de adoptaram um posicionamento irresponsável e mesquinho, «numa maquiavélica associação com pessoas e sectores alheios aos interesses reais e actuais do país e do povo, instrumentalizando vergonhosamente um acordo de crédito celebrado por um governo legítimo e democraticamente eleito, no uso das suas competências constitucionais», refere a ADI.

O acordo de crédito em causa tem a ver com os 30 milhões de dólares, que o governo da ADI arrecadou junto a uma empresa privada da China. com sede em Hong Kong. Acordo assinado no ano 2015 e que permitiu a São Tomé e Príncipes encaixar 10 milhões de dólares.

«O referido acordo de crédito vincula o Estado de São Tomé e Príncipe exclusivamente a aquela entidade e não revela quaisquer indícios de corrupção ou de apropriação indevida de recursos públicos, sendo certo e comprovado que todo o dinheiro transferido pelo dito Fundo foi para a conta do Tesouro Público e utilizado de acordo com as regras estabelecidas», relata o partido ADI.

O maior partido na oposição diz que o governo e os seus acólitos «dentro e fora do país, vem com a baixeza que lhes é costumeira, associar a República de Angola ao caso, quando na altura aquele país não foi intermediário, nem garante, na concessão do crédito em causa».

O leitor é convidado a ler na íntegra o conteúdo do comunicado do partido ADI, para melhor compreender o posicionamento político em torno do crédito de 30 milhões de dólares, e das alegadas irresponsabilidades e mesquinhez que tem marcado o comportamento do actual governo e dos partidos que o sustenta.

Clique –

Abel Veiga

13 Comments

13 Comments

  1. santomé cu plinxipe

    11 de Maio de 2022 at 11:43

    Doentes mentais, ipocritas

  2. Ana

    11 de Maio de 2022 at 12:12

    Vocês pinta cabra estão a rir, né. O povo na miséria. Sério? Da povo dinheiro dele. 30 milhões é muito dinheiro. Fonex. Pinta cabra e os andaploco, estão goza,. Fogo povo abre olho. Corre com esses pinta cabra de uma vez por todas. Vocês acham que o problema de São tome e Príncipe está no mlstp, vocês estão enganados. Se o povo continuar a deixar pinta cabra fazer dívida atrás de dívida, depois foge. Esse país com pinta cabra de certeza Não terá futuro. O futuro de São tome e Príncipe está na intelectualidade do Dr Jorge bom jesus. Acredita povo. Eu sei k vocês estão a ver i presente, mas o futuro é que interessa. Pagar as contas e organizar as finanças do estado, só depois podemos viver. Obrigado.

    • Andorinha

      11 de Maio de 2022 at 18:22

      Vocês da nova maioria não vai levar nada vai ver ponte de 280 mil que água mato levou vai ver ponte sem ferro que caio vai corer com cão no hospital ok.
      Dia 25 de Setembro vocês da nova maioria vão gostar.

    • Sofia

      12 de Maio de 2022 at 7:02

      Kkkk … deve ter grande comparação. 30 milhões euros…. por 280 mil euros… Vocês pinta cabra não batem bem com a bola toda.palhaçada. não é só 30 milhões. Geradores de emae, a vossa lista é longa, só para não falar em cidadão k foram baleados e enterrado na calada da noite em Monte café. Epa, o homem que foi baleado devido areia. Olha durante os últimos 4 anos de pinta cabra o povo sofreu mt. Só se o povo gosta de sofrer é que vai colocar o pinta cabra no poder outra vez. Brincadeira tem hora.

    • Andorinha

      13 de Maio de 2022 at 14:15

      O Presidente do MLSTP o Bana mão desse no congresso que ele governou para mudar a vida dos camaradas, vocês da nova maioria ficam a saber que S.tomé e Príncipe não é do vosso pai povo vai votar no Patrice Trovoada tal como votou no Vila Nova vocês do MLSTP vão correr com cão no hospital e lavar baro.

    • estevao leal

      16 de Junho de 2022 at 21:55

      o povo
      ja abriu olho e vai mandar para casa este falso profeta jorge jesus
      que nao conseguiu cumprir nenhuma das suas promessas
      e nem sei o que
      este juda vai prometer mais

  3. Tudologo

    11 de Maio de 2022 at 14:21

    Estou pronto para regressar ao lugar de onde nunca deveria ter saido e levar este pais ao mais alem
    PT, doutor em Tudologia, formado pelo ISI – Instituto de Estudos Incompletos

    • Célio Afonso

      12 de Maio de 2022 at 14:29

      Kkkkkkk
      STP, República das bananas.
      Aquilo é um autêntico palco de teatro
      Uma vergonha

  4. Fernando sousa rio

    11 de Maio de 2022 at 15:00

    Prontos? Fulu du Cú

  5. Margarida Lopes

    11 de Maio de 2022 at 22:26

    Povo quero lembrar-vos que se o Patrice TROVOADA & ADI existem hoje,é porque houve apoio das pessoas para eles lá chegar. Algumas delas foram formados/diplomados pelo MLSTP, tendo sido atribuídos as melhores bolsas de estudo por pertencerem a JOTA- MLSTP.Dois dos mais previligiados militantes deste formação, Gabriel Arcanjo Ferreira Costa e Afonso da Graça VARELA ( outros tantos), traíram o líder que ambos adulavam para irem do lado dos TROVOADA. Por esta e mais razão estimo que não é só o Patrice TROVOADA que é o responsável pelo situação política em que se encontra STP atualmente…não é mais segredo para ninguém.

  6. Tretas

    12 de Maio de 2022 at 11:17

    Sem vergonhas só de pensar que votei em vocês por duas vezes fico triste e arrependido…

    • Ziaurmarx Fernandes

      13 de Maio de 2022 at 11:42

      O meu País está num ponto, em que a política vale tudo, vale mais do que família, do que amigos, e do que tudo.
      Chegámos num ponto, em que, como diz o Prof. Leandro Karnal ” Eu seria feliz se o problema da corrupção estivesse num partido só, mas não, todos o MLSTP, ADI, MDFM, PCD, todos passaram por lá, e sempre houve denúncia de corrupção, o único partido que não foi chamado corrupto é aquele que nunca esteve no Poder”.

      A corrupção é um mal social, não apenas do governo.

      Gostaria que nós os jovens de São Tomé e Príncipe, olhássemos verdadeiramente para estas ilhas maravilhas, e víssemos para onde estamos indo.

      O país precisa de estruturas, dou exemplo do senhor Noria, que vinha vendendo flores, e foi obrigado a parar por falta de estrutura no aeroporto internacional, isso sim, deveria ser preocupação.

      Precisamos empreender, mas como, a falta de estruturas, a falta de energia.
      Isso sim seria preocupação da juventude não achar que estar no poder para delapidar os bens públicos é glorioso. E ainda por cima achar se melhor do que o outro por estar nesses cargos.

  7. Cóbó d'Anca

    16 de Junho de 2022 at 14:01

    Américo Ramos diz ao povo quanto ganhaste com os teus caminhões, no transporte de arroz de13 contos, enquanto pequenos a procuara de um pão ficavam nas alfandegas a seco, nem uma boca comiam pode vir vai sair na campanha.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top