Política

“A Criança Primeiro” – Vila Nova e Fátima ganharam um trotinete

“A Criança Primeiro”. É com este lema que o mundo assinala esta quarta feira o dia internacional das crianças.

“Eliminemos todas as práticas que prejudiquem o seu desenvolvimento”. É outro desafio lançado pelas Nações Unidas.

Em São Tomé e Príncipe o ministério da educação e do ensino superior, decidiu assumir o lema do dia mundial das crianças, para fomentar o lançamento do mês da criança.

No dia 31 de Maio, o Anfiteatro do Palácio dos Congressos, foi o palco do lançamento do mês da criança. Lançamento feito pelo presidente da República, Carlos Vila Nova.

Trotinetes

«O evento iniciou com a passeata das crianças das escolas públicas e privadas vinda de todos os distritos e da Região Autónoma do Príncipe, na rotunda em frente ao Estádio Nacional 12 de Julho até o Palácio dos Congressos», refere uma nota do Ministério da Educação e Ensino Superior.

Trotinete, um brinquedo, no passado a primeira bicicleta das crianças que habitam o interior da ilha de São Tomé, foi o transporte utilizado para lançar o mês da criança, e as celebrações do dia internacional.
«As trotinetes fizeram parte da passeata, simbolizando os nossos brinquedos tradicionais e a tocha com a chama que foi entregue por uma criança a Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, como símbolo da Vida, Pão, Paz e Amor que as crianças de São Tomé e Príncipe apelam e desejam as crianças do Mundo Inteiro», destaca a nota do ministério da Educação.

As crianças ofereceram um Trotinete ao Presidente da República Carlos Vila Nova e a sua esposa Fátima Vila Nova. O casal terá sido convidado pelas crianças para correr “zaza” na descida do bairro Dolores.

Trotinetes construídas em colaboração com as crianças

Segundo o ministério da educação no final das actividades outros representantes dos órgãos da soberania presentes na cerimónia também receberam trotinetes, incluindo os representantes do Sistema das Nações Unidas.

Abel Veiga

5 Comments

5 Comments

  1. Sem assunto

    1 de Junho de 2022 at 5:44

    Há sempre um caucaso (branco) no fundo a vigiar e com mãos metidas em tudo o que fazemos, que afronta! Vão se embora definitivamente do meu país car.lho, boa parte do nosso subdesenvolvimento é orquestrado por vocês com vossos projetos fakes, consultores do diabo.
    Sois racistas e xenófobos até a medula, sendo assim o que fazes nas terras dos povos que no vosso intímo nutrem aversão e desprezo?
    Hipócritas!

  2. Lucas

    1 de Junho de 2022 at 11:56

    Sem assunto falas bem
    Mas…pensa se os brancos fizerem o mesmo aos pretos que lá estão
    São todos humanos brancos ou pretos que tem o direito de se sentirem bem nas terras que escolheram para viver
    Sem assunto sim tu és racista paranoico e muito

  3. E

    2 de Junho de 2022 at 8:51

    Sem causa infelizmente o teu comentario nao tem nada haver com a noticia em causa..no conteudo do seu comentario vc parece ser aquilo que estas a condenar outro.. o nosso planeta pertence Deus e todos sao seus filhos e tenhem direito de viver aonde sejam felizes..e verdade que existe racismo a volta do mundo mas este mal tem que ser combatido com o bem nao com o mal.. tenha um bom dia..

  4. Mepoçom

    2 de Junho de 2022 at 17:01

    Respondendo o primeiro comentário, devo fizer: Como ele próprio atribue o seu nome “Sem Assunto”, vê-se mesmo que ele é um imbecil, e ainda vive na idade da pedra na fronteira sul da Sara. Um homem culto que vive no planeta Terra em pleno século XXI teria outra postura. Com o mundo globalizado, imagina que essa postura fosse generalizada! Não tenho a menor dúvida que seu comentário reside no medo. Há muita gente que não querem tirar o pé na lama, e como tal, critica negativamente tudo que é bom para confundir o seu podre. Todavia, encaixe na sua mente de uma vez por todas – os mestiços (mulatos) é que são os primeiros verdadeiros filhos da terra que nasceram no solo patrio, resultantes do cruzamento entre as escravas negras e os brancos que ali chegaram para povoar as ilhas que estavam disertas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

To Top